• Nenhum resultado encontrado

1. DOS OBJETIVOS 2. DO FORMATO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. DOS OBJETIVOS 2. DO FORMATO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

1

O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as regras que regerão o evento Be The Maker, a ser promovido pela Universidade de São Paulo, por meio da Agência USP de Inovação, pessoa jurídica de direito privado, regularmente inscrita no CNPJ/MF sob nº 63.025530/0101-77, estabelecida na Avenida Torres de Oliveira, 76, Jaguaré, São Paulo/SP, 05347-020.

1.

DOS OBJETIVOS

1.1. Nascido no ambiente de inovação da USP Leste e idealizado pela EACH Social e pelo Hub Empreendedorismo Escola - HubEE, o Be The Maker é um movimento de caráter universitário com o objetivo de unir o mundo dos negócios, startups e inovação às demandas sociais da Zona Leste de São Paulo, estimulando a cultura maker e promovendo a integração universitária dentro e para além dos muros da USP.

1.2. O movimento possui por missão impactar e despertar o interesse no empreendedorismo e na transformação social em universitários, além de gerar experiências práticas para a criação e desenvolvimento de um negócio.

2.

DO FORMATO

2.1. Inspirado nos programas e eventos de desenvolvimento de negócios, o Be the Maker será realizado nos dias 03, 10 e 11 de outubro de 2015.

2.2. Sob o tema da inovação social, o objetivo do evento é estimular geração de ideias de negócios transformadores e de impacto social nas áreas de saúde, lazer e educação. Para tanto, será(ão):

2.2.1. Transmitidas metodologias de resolução de

problemas mais usadas nos grandes centros de inovações do mundo, como o Vale do Silício,

(3)

2

bem como ferramentas de modelagem de negócios, como, por exemplo, Lean Startup, Canvas e Design Thinking.

2.2.2. Incentivada a importância do ambiente

interdisciplinar para gerar inovação e criar negócios de impacto.

2.3. O evento será dividido em duas partes, sendo que a primeira, doravante denominada Pré-Evento, ocorrerá no dia 03 de outubro e a segunda, doravante denominada Imersão, acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro.

2.4. Os participantes serão divididos em equipes de até 5 (cinco) integrantes durante o Pré-evento e alocados de acordo com a problemática escolhida, a partir de dinâmicas que serão realizadas.

2.5. Ao final do evento, espera-se que os participantes, além de vivenciarem a prática do empreendedorismo, apresentem uma forma de validação do Negócio proposto a ser avaliado pela banca julgadora e que concorrerá a premiação, conforme os critérios definidos no item 6 – DA SELEÇÃO DOS NEGÓCIOS.

2.6. A programação completa com os horários do evento está disponível em www.bethemaker.com.br e é parte integrante deste regulamento.

3.

DOS LOCAIS

3.1. A fim de estimular o contato dos participantes com a realidade da Zona Leste, o Be The Maker será realizado em dois lugares distintos, a saber:

3.1.1. No dia 03 de outubro, no Instituto Alana

localizado na Rua Erva do Sereno, 548, Jardim São Martinho, São Paulo/SP, próximo à Estação Itaim Paulista da CPTM.

3.1.2. Nos dias 10 e 11 de outubro, na Escola de

(4)

3

localizada na Rua Arlindo Béttio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo/SP, próximo à Estação USP Leste da CPTM.

4.

DOS PARTICIPANTES

4.1. Poderão participar do evento, alunos de graduação de cursos de ensino superior que, regularmente matriculados, estejam cursando o semestre corrente em uma das instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação e Cultura (“MEC”), sejam elas públicas ou privadas.

4.2. Os participantes irão formar equipes de até 5 membros durante o Pré-Evento, de acordo as respostas dadas no momento da inscrição, bem como conforme a área de interesse da cada um.

4.3. Uma vez definidas as equipes, fica vedado a substituição ou alteração de membros, salvo em casos especiais a serem avaliados pela organização.

4.4. Cada aluno poderá se inscrever e participar de somente uma equipe ao longo do evento.

5.

DAS INSCRIÇÕES

5.1. Para se inscrever no evento, o aluno deve acessar o site www.bethemaker.com.br, clicar no link inscreva-se, preencher o formulário e efetuar o pagamento.

5.1.1. As inscrições estarão abertas a partir

do dia 24 de agosto 2015 e terminarão às 23h59min do dia 10 de setembro de 2015.

5.1.2. Serão abertas 70 (setenta) vagas, sendo,

preferencialmente, destinadas a universitários da Zona Leste de São Paulo. Parte das vagas também serão destinadas a universitários de outras regiões de São

(5)

4

Paulo, a fim de promover a interdisciplinaridade.

5.1.3. Critério de seleção: com objetivo de

criar equipes multidisciplinares, serão considerados tanto o curso de graduação quanto as experiências e motivações dos participantes para aprovação no processo seletivo.

5.1.4. Uma vez encerrado o período de inscrição,

os universitários selecionados serão notificados via e-mail e receberão o boleto bancário para realizar o pagamento.

5.1.5. O prazo para efetuar o pagamento será até

21 de setembro de 2015, devendo o

participante enviar cópia do comprovante para contato@bethemaker.com.br.

5.1.6. O custo de inscrição é de R$ 20,00 (vinte

reais).

6.

DA SELEÇÃO DOS NEGÓCIOS

6.1. No último dia do evento, os participantes deverão apresentar um projeto final que sintetize a ideia de negócio produzida ao longo da Imersão para a Banca Julgadora.

6.1.1. É importante que os grupos demonstrem

durante a apresentação uma preocupação com a Identidade Visual do negócio, definição do Modelo de Negócio e uma forma de validação do produto/serviço.

6.2. A Banca Julgadora será composta por 7 (sete) jurados, sendo 2 (dois) professores da EACH, 2 (dois) empreendedores sociais, 1 (um) investidor e 2 (dois) representantes da comunidade da Zona Leste de São Paulo.

(6)

5

6.3. Os projetos apresentados serão avaliados, nas seguintes categorias: Equipe motivada; Impacto Social; Inovação; e Sustentabilidade.

6.3.1. O jurado deverá atribuir a cada categoria uma

nota de 0 (zero) a 5 (cinco), sendo os pesos iguais.

6.3.2. A pontuação final será o somatório das notas

atribuídas pelos jurados em todas as categorias.

6.3.3. Entende-se por Equipe motivada aquela que

demonstrou engajamento e animação com o projeto, bem como demonstrou estar disposta a dar continuidade ao projeto.

6.3.4. Entende-se por Impacto Social o projeto que

oferecer, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda.

6.3.5. Entende-se por Inovação o projeto que

apresentar um produto/serviço que rompa com a os padrões atuais ou que ofereça incrementos a produtos ou serviços existentes, tornando-os mais eficientes.

6.3.6. Entende-se por Sustentabilidade o projeto que

demonstre ser viável financeiramente no longo prazo, suprindo as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, bem como possuir os seguintes pilares: social, econômico e ambiental.

(7)

6

7.

DA PREMIAÇÃO

7.1. Os projetos apresentados serão avaliados conforme definido no item 6 e classificados de acordo com a pontuação final.

7.2. As equipes que obtiverem a maior pontuação em cada área (Sáude, Lazer e Educação) serão consideradas vencedoras.

7.3. Como prêmio às equipes vencedoras, será oferecido um acompanhamento pós evento conduzido pela Yunus Negócios Sociais em parceria com a SenseLab, para que as equipes possam viabilizar o projeto apresentado e torna-lo em um negócio de impacto. Ademais, haverá um acompanhamento da Confia.ME durante esse processo, para que havendo a possibilidade e maturidade, as equipes consigam receber o investimento necessário para o desenvolvimento do negócio.

8.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. O Be The Maker não se responsabiliza por quaisquer custos que as equipes porventura tenham que arcar durante a participação no evento.

8.2. Os participantes concordam em ceder sua imagem para quaisquer meios de mídia que venham a ser utilizados pela equipe organizadora, como: Impressa, televisionada, virtual, entre outras e também permitem a vinculação de sua imagem com o evento e ao Be The Maker.

8.3. Fica também claro que, ao participar da competição, os participantes autorizam o Be The Maker a divulgar dados pessoais, como nome, e-mail, curso e ano às empresas parceiras sob a garantia de que esses dados serão utilizados apenas com o intuito de divulgação

(8)

7

da empresa parceira, sendo proibido qualquer outro tipo de utilização.

8.4. Os participantes confirmam que os respectivos projetos apresentados são de sua própria autoria e que não violam quaisquer direitos autorais, sendo de responsabilidade dos mesmos responder por quaisquer alegações de plágio ou reivindicações de violaçãode direitos autorais e isentando o Be The Maker a responsabilidade por suas ações.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

ü The germination tests must be conducted at constant temperature 30ºC for 28 days; ü The addition of gibberellic acid and alternating temperature were ineffective for seed

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Do ponto de vista didáctico, ao sujeitarmos a experiencia científica e o trabalho experimental a urna tentativa de questionamento tipo popperia- no, estamos a convidar os alunos

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

Ou seja, o ajuste de contas pode ser compreendido como um mecanismo legal e próprio do sistema jurídico do FUNDEB que permite corrigir a Complementação financeira que a