• Nenhum resultado encontrado

Tensulan Marjan Indústria e Comércio Ltda. Cápsulas gelatinosas moles

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tensulan Marjan Indústria e Comércio Ltda. Cápsulas gelatinosas moles"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Tensulan

Marjan Indústria e Comércio Ltda.

Cápsulas gelatinosas moles

palmitato de retinol (5000 UI) + cloridrato de piridoxina (100 mg) + acetato de

racealfatocoferol (300 mg)

(2)

APRESENTAÇÃO

Cápsulas gelatinosas moles em embalagem com 10 e 30 cápsulas.

VIA ORAL

USO ADULTO ACIMA DE 14 ANOS

COMPOSIÇÃO

Cada cápsula contém: (*) palmitato de retinol (vitamina A) ...5.000UI... 250% cloridrato de piridoxina (vitamina B6)...100mg... 7.692% acetato de racealfatocoferol (vitamina E)... 300mg ... 3.000%

Excipientes: óleo mineral, óleo vegetal hidrogenado, cera branca de abelha, lecitina de soja, glicerina, gelatina, dióxido de titânio, corante amarelo crepúsculo nº 6 e corante vermelho poceau 4R.

(*) Teor percentual do componente na posologia máxima relativo à Ingestão Diária Recomendada.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este medicamento é destinado à suplementação vitamínica e/ou mineral em dietas restritivas e inadequadas.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Tensulan atua como suplemento das carências de vitaminas A, E e B6. A deficiência das vitaminas A e B6 são consideradas causas da Síndrome Pré-Menstrual. A suplementação destas vitaminas, associadas à vitamina E que, dentre suas ações, auxilia a absorção e a utilização da vitamina A, melhora os sintomas relacionados a esta síndrome.

Tensulan

palmitato de retinol + cloridrato de piridoxina + acetato de racealfatocoferol

(3)

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento é contraindicado caso você tenha hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula, esteja com hipervitaminose A (excesso de vitamina A) ou em tratamento com retinoides (fármacos derivados da vitamina A).

Este medicamento é contraindicado para menores de 14 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Em caso de hipersensibilidade ao produto ou o não aparecimento da menstruação, recomenda-se a interrupção do tratamento. Em qualquer um dos casos, comunique o ocorrido ao seu médico.

Não ingerir doses maiores que as recomendadas.

Em mulheres em fase de amamentação, a vitamina B6 provoca a diminuição da produção de leite materno.

Tensulan deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal crônica.

A vitamina A em doses superiores à 10.000 UI/dia durante a gestação pode causar teratogenicidade (anomalia adquirida pelo feto durante a gestação) e embriotoxicidade (danos ao feto).

Não há restrições específicas para o uso de Tensulan em idosos e outros grupos especiais, desde que observadas as contraindicações e advertências comuns ao medicamento.

Este medicamento é contraindicado para menores de 14 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Interações Medicamentosas

Interações Tensulan - medicamento

Tensulan pode reduzir a eficácia do tratamento com levodopa isolada (fármaco utilizado no tratamento da doença de Parkinson). Se administrado com drogas hepatotóxicas (que podem causar intoxicação no fígado) ou anticoagulantes/antiplaquetários (substâncias que impedem a ação das plaquetas, que são elementos presente no sangue responsáveis pela coagulação sanguínea), o risco de doenças hepáticas (relacionadas ao fígado) e sangramento, respectivamente, pode estar aumentado.

(4)

Se administrado com os seguintes medicamentos, a farmacocinética (absorção, distribuição, metabolização e excreção) de um ou mais componentes de Tensulan pode ser alterada, afetando a eficácia do tratamento com este produto: contraceptivos orais, neomicina (tipo de antibiótico), estrógenos (hormônios femininos), cicloserina e isoniazida (fármacos antituberculosos), drogas quimioterápicas, óleos minerais e orlistate (agente antiobesidade).

Interações Tensulan – substâncias químicas

A ingestão crônica de álcool pode potencializar os efeitos adversos da vitamina A, principalmente a hepatotoxicidade (intoxicação do fígado).

Interações Tensulan – alimentos

A gordura presente na alimentação aumenta a absorção de vitamina A e vitamina E.

Interações Tensulan – exames laboratoriais

A vitamina A pode aumentar os níveis de hemoglobina (molécula responsável pelo transporte do oxigênio e do gás carbônico no organismo) em pessoas com anemia e baixos níveis séricos (sanguíneos) de retinol.

O resultado de testes para bilirrubina (pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina) e urobilinogênio (substância formada no intestino que confere a coloração marrom às fezes) com reagente de Ehrlich pode acusar resultado falso-positivo (resultado positivo de um exame cujo resultado correto seria negativo) quando houver tratamento com as vitaminas A e B6, respectivamente.

Interações Tensulan – doenças

Em casos de infecções intestinais, tais como ascaridíase (causada por lombrigas), giardíase (causada por giárdia) e salmonelose (causada por Salmonella), e em casos de doença celíaca (doença causada por intolerância ao glúten), fibrose cística (doença hereditária que afeta os sistemas digestivo e respiratório), doenças pancreáticas e cirrose no fígado há uma redução na absorção de vitamina A. Pacientes com doenças hepáticas (relacionadas ao fígado) podem ter um aumento no risco de hipervitaminose (excesso de vitamina no organismo) e hepatotoxicidade (intoxicação do fígado), especialmente se houver um consumo excessivo de vitamina A.

Doses de 1.000 UI por dia de vitamina E podem diminuir os fatores de coagulação dependentes de vitamina K e exacerbar os distúrbios hemorrágicos. A suplementação com vitamina E poderá também piorar os defeitos de coagulação em pessoas com deficiência de vitamina K.

(5)

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Você deve conservar Tensulan em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Este medicamento tem validade de 24 meses a partir da data de sua fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

As cápsulas de Tensulan são gelatinosas, alongadas e de coloração laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Você deve tomar as cápsulas com líquido, por via oral.

Posologia: 1 cápsula ao dia, ingerida durante ou após as refeições. O tempo de tratamento é de dois a três meses.

Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, que não a oral, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo promover danos ao seu usuário.

Este medicamento não pode ser aberto ou mastigado.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

(6)

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Você pode tomar a dose deste medicamento assim que se lembrar. E não exceda a dose recomendada para cada dia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, de seu médico ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

O uso de Tensulan pode ocasionar como reações adversas os seguintes sintomas: Distúrbios Cutâneos – reações alérgicas e erupção cutânea (manchas na pele). Distúrbios Endócrinos – perda de apetite.

Distúrbios Gastrintestinais – diarreia; náusea (enjoo); vômito; dor abdominal e cólicas intestinais. Distúrbios Musculares – fadiga (cansaço) e fraqueza muscular.

Distúrbios do Sistema Nervoso – cefaleia (dor de cabeça); sonolência e neuropatia sensorial (doença que afeta os nervos que levam informações das sensações das várias partes do corpo para o cérebro).

Outros – disfunção gonadal (alteração na função dos ovários e testículos) e creatinúria (presença anormal de creatinina na urina).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA NESTE MEDICAMENTO?

Sintomas de intoxicação incluem:

Distúrbios Cutâneos – rubor (vermelhidão).

Distúrbios Gastrintestinais – náusea (enjoo); vômito e desconforto abdominal. Distúrbios Hematológicos – hemorragia (sangramento excessivo).

Distúrbios Musculares – descordenação muscular e fadiga (cansaço).

Distúrbios do Sistema Nervoso – cefaleia (dor de cabeça); vertigem (sensação de movimento irregular ou giratório); irritabilidade; sonolência; mal-estar e apatia (ausência de emoção com atividade reduzida, indiferença).

(7)

Distúrbios Urogenitais – redução no fluxo menstrual.

Outros – febre; unhas quebradiças; gengivite (inflamação da gengiva) e perda de cabelo.

Em caso de superdosagem suspender imediatamente a ingestão do medicamento. Como não existe tratamento específico, utilizar medidas para aliviar os sintomas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

DIZERES LEGAIS

Reg. M.S. nº: 1.0155.0204

Farmacêutico Responsável: Regina Helena Vieira de Souza Marques CRF/SP nº 6394

Registrado e Fabricado por: Marjan Indústria e Comércio Ltda. Rua Gibraltar, 165 • Santo Amaro – São Paulo/SP

CEP: 04755-070

CNPJ nº 60.726.692/0001-81 Indústria Brasileira

SAC 0800 55 45 45

(8)

HISTÓRICO DE ALTERAÇÃO PARA A BULA_TENULAN

Número do Expediente Nome do Assunto Data da Notificação/Petição Data de Aprovação da Petição Itens Alterados

NA 10454 – ESPECÍFICO - Notificação de alteração de Texto de Bula - RDC 60/12 26/06/2013 26/06/2013 Apresentação 0230973/13-4 10454 – ESPECÍFICO - Notificação de alteração de Texto de Bula - RDC 60/12 (inclusão inicial)

Referências

Documentos relacionados

n) O transporte dos equipamentos e dos gases deverá ser realizado pela CONTRATADA em caminhões especiais, seguindo o estabelecido no Decreto Lei N.º 96.044 de 18/05/88

Visando demonstrar de modo quantitativo quais dimensões da imagem da carne de frango mais contribuem para a intenção de compra, um instrumento composto por 71 questões relativas

Ressaltamos que o Guia do Estudante não substitui a função da Agenda Marista , utilizada por todos os estudantes e educadores dos Colégios Maristas de todo o Brasil, para

CLÁUSULA 30ª - HORÁRIO BANCÁRIO: A Fundação Casa concederá 2 horas por mês (dentro do horário bancário) para atividades bancárias aos servidores que exercem jornada de 40

INFECTADO ATUAL: Caso confirmado para COVID-19, com infecção ativa, que ainda não completou 14 dias em isolamento domiciliar, a contar da data de início dos sintomas, ou, em caso

A intervenção da Mãe não é uma intercessão de salvação, mas mais que isso é uma disponibilidade total de Maria à obediência, qual figura de Israel que

com a caminhada de fé dos jovens é fundamental para que o Setor se torne um suporte para a evangelização na Diocese, ajudando os diversos segmentos a ampliar sua ação

Diante disso, neste estudo identificou-se a formação pedológica de uma topossequência do solo no bioma cerrado para relacioná-lo com a vegetação na área.. Foram identificadas