• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO PARA INGRESSO (MESTRADO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO PARA INGRESSO (MESTRADO)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO

EDITAL Nº 01/2018 – SELEÇÃO PARA INGRESSO (MESTRADO)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCS) dá publicidade ao processo de seleção para cursos de MESTRADO para ingresso no 2º semestre acadêmico de 2018, atendendo a regulamentação geral constante no Regimento do PPGCS:

1.Público alvo e perfil do aluno

O Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFRGS oferece cursos em nível de Mestrado e Doutorado primordialmente para estudantes e profissionais que busquem qualificação para o exercício das atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e difusão da Ciência do Solo. O curso de Mestrado objetiva capacitar o aluno, por meio de disciplinas especializadas e execução de projeto de pesquisa para concluir com uma dissertação.

Esta seleção está aberta prioritariamente para diplomados nas Ciências Agrárias e áreas conexas. O Programa e o processo seletivo em curso visam alunos que venham a ter dedicação integral, para o que um número variável de bolsas de estudo é disponibilizado anualmente através das agências oficiais CAPES e CNPq.

Adicionalmente, poderão participar do processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado alunos que estejam concluindo curso de graduação nas Ciências Agrárias e áreas conexas, desde que apresentem documentação comprobatória oficial da situação acadêmica, na qual seja prevista a colação de grau até 30 de agosto de 2018, emitida pela Instituição de Ensino Superior onde esta matriculado

2.Regime e duração do curso

O Regimento do PPGCS estabelece que o aluno no curso de Mestrado cumpra os 12 meses iniciais em regime integral de estudos na UFRGS. Adicionalmente, os contemplados com bolsa de estudos das agências de fomento da pós-graduação (CAPES e CNPq) deverão ter dedicação exclusiva e tempo integral durante o período de concessão da bolsa.

(2)

Página 2 de 6 3. Vagas

A destinação das vagas obedecerá rigorosamente à ordem de classificação obtida pelos candidatos por orientador, conforme na tabela abaixo.

Professor (Área ou Linha de Pesquisa) Vagas Claudia Peixoto Barros

(Manejo e Conservação do Solo e da Água)

1 Amanda Posselt Martins

(Química e Fertilidade do Solo) 2

Getúlio Coutinho Figueiredo

(Física do Solo) 2

Total 5

O PPGCS recomenda enfaticamente que os candidatos contatem previamente potenciais orientadores acima listados (com vagas abertas), buscando identificar convergência de interesses quanto às futuras atividades de pesquisa.

A disponibilidade de bolsas de estudo depende das agências de fomento. A distribuição das bolsas disponíveis será feita pela Comissão de Bolsas do PPGCS, após a divulgação dos resultados finais do processo seletivo.

4. DA INSCRIÇÃO 4.1. Documentação

A inscrição deverá ser apresentada em um único arquivo PDF, com no máximo 21 Mbytes, contendo a seguinte documentação:

a) Formulário de Inscrição para Processo de Seleção (Anexo I);

b) Curriculum Vitae documentado – deverá ser usado o Roteiro de Apresentação de

Curriculum (Anexo III), em cuja elaboração deverá ser rigorosamente observada a

ordem e a numeração dos quesitos solicitados.

OBSERVAÇÃO: Inscrições que não obedeceram rigorosamente a ordem e a

numeração deste Roteiro não serão avaliadas, sendo excluídas do processo seletivo. Informações não comprovadas por documentos serão desconsideradas na avaliação;

c) Histórico do curso de graduação;

d) Diploma do curso de graduação (cópia) ou documento da universidade atestando colação de grau até 1º de setembro de 2018;

4.2. Período e local de inscrição

A inscrição será submetida exclusivamente por e-mail. Este deverá incluir como anexo o arquivo PDF tratado no item 4.1, considerando o previsto no item 4.3. O e-mail de inscrição deverá ser enviado para ppgsolos@ufrgs.br no período de 1º de julho até 15 de julho de 2018. Não será aceita inscrição por outros meios.

(3)

4.3 Taxa de inscrição

O candidato deverá pagar uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) através do DOC de PAGAMENTOS para a UNIÃO, que pode ser obtido na página: http://www1.ufrgs.br/guiarecolhimento/pagamentoexterno.php. No item Descrição do

Recolhimento, marcar Taxa de inscrição Concurso e Processos Seletivos; no item Unidade Gestora, marcar Faculdade de Agronomia.

O DOC de pagamento deverá vir em primeiro lugar no arquivo único, juntamente com os demais documentos solicitados para a inscrição (item 4.1 acima).

4.5. Isenção da taxa

De acordo com o Lei 13656/2018, fará jus à isenção de pagamento da taxa de inscrição o candidato brasileiro que pertencer a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, da base do Cadastro Único existente no Ministério do Desenvolvimento, cuja renda seja inferior a ½ salário mínimo nacional.

Adicionalmente, candidatos estrangeiros poderão ter isenção de pagamento da taxa pela impossibilidade de utilizar a GRU para pagamento, por não terem obrigatoriamente inscrição junto ao CPF da Receita Federal.

A isenção deverá ser solicitada por e-mail (ppgsolos@ufrgs.br) conforme o cronograma (item 5), usando o formulário (Anexo V), no qual deverá ser indicado o Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo Cadastro Único. O simples preenchimento dos dados no formulário anexo V não garante isenção do pagamento da taxa. Caso o candidato apresente divergências cadastrais, o Sistema de Isenção de Taxa de Inscrição (SISTAC) da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC) negará a solicitação de isenção.

5. CRONOGRAMA

1º/06/2018 Publicação do Edital (página eletrônica do PPGCS/UFRGS) 1º a 15/7/2018 Inscrições

1º a 7/7/2018 Período para solicitação da isenção da taxa de inscrição

9/7/2018 Divulgação do resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição (página eletrônica do PPGCS)

16/7/2018 Divulgação do local e horário das provas e das entrevistas (página eletrônica do PPGCS)

24 /7/2018 Prova de conhecimentos (14h) a ser realizada na FAGRO/UFRGS 26/7/2018 Divulgação dos resultados preliminares na página eletrônica do

PPGCS

27/7/2018 Entrevistas (a serem realizadas na FAGRO/UFRGS ou via Skype) 28/7/2018 Divulgação dos resultados preliminares na página eletrônica do

(4)

Página 4 de 6 29 a 30/7/2018 Período para interposição de recursos

31/7/2018 Julgamento dos Recursos e divulgação dos resultados finais página eletrônica do PPGCS

3/08/2018 Prazo final para confirmação da aceitação da vaga pelo candidato

Observação: a página eletrônica do PPGCS referida acima, onde serão disponibilizados os

documentos e publicações referentes a este processo seletivo é

http://www.ufrgs.br/agronomia/joomla/index.php/ppgsolo-inscricao-selecao

6. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

Os candidatos serão selecionados com base na pontuação conferida segundo os quesitos abaixo:

Quesitos Pontuação

máxima

Curriculum Vitae subdividido em 50

-atividades de formação 15 -produção técnico-científica 15 -apresentações e participações 10 -experiência profissional 10 Entrevista 50 Prova de Conhecimentos* 50 Total 150

A Prova de Conhecimentos abrangerá temas correntes no ensino da Ciência do Solo em cursos de Graduação na área das Ciências Agrárias no Brasil, conforme a bibliografia sugerida (Anexo IV). A prova será individual, sem consulta. Durante a realização da prova não será permitido nem acesso qualquer material escrito, uso de smartphones, notebooks, calculadoras, relógios digitais e/ou qualquer outro equipamento eletrônico. A Prova de Conhecimentos constará de 17 (dezessete) questões objetivas (escolha simples) e 2 questões dissertativas: (1) sobre um tema específico em Ciência do Solo; (2) interpretação de fragmento (s) de artigo(s) científico(s) escrito em língua inglesa. A Prova de Conhecimentos terá a pontuação abaixo:

Prova de Conhecimentos Pontuação Máxima questões objetivas (escolha simples) 34

questões dissertativas 16

(5)

A Entrevista tem por objetivo complementar as informações fornecidas no Currículo, avaliar o candidato à luz do perfil desejado pelo Programa (item 1 acima), sua experiência científica pregressa (Iniciação Científica, Mestrado e/ou atuação profissional) e convergência de objetivos acadêmico-científico entre Programa, orientadores e candidato (futuro orientado). Esta terá uma duração máxima de 15 minutos, podendo ser realizada por videoconferência (preferencialmente com o sistema Skype) mediante consulta prévia ao PPGCS. (ppgsolos@ufrgs.br).

6.1. Esclarecimentos sobre as Provas de Conhecimentos

A Prova de Conhecimentos será realizadas na data e local estabelecidos no Cronograma (item 5 deste Edital), com início às 14 h, e terá duração de 3h. Os candidatos deverão comparecer no local de prova 30 minutos antes do início previsto, apresentando carteira de identidade ou outro documento oficial para verificação pelos representantes do PPGCS no local. O não cumprimento do horário acima implicará na desclassificação do candidato.

O candidato que não atingir 50% de aproveitamento (50% de acertos) na Prova de Conhecimentos será desclassificado. A ausência na Prova de Conhecimentos também implicará na desclassificação do candidato.

7. DA APROVAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS

Os candidatos que obtiverem pontuação final (soma da pontuação de currículo, prova e entrevista) igual ou superior a 75 pontos serão considerados aprovados.

Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente de pontuação por Orientador (conforme indicado no Formulário de Inscrição), até que todos as vagas disponibilizadas (conforme Item 3 acima) sejam ocupadas

Havendo número de candidatos aprovados superior ao número de vagas, os candidatos excedentes serão considerados como suplentes.

Se o número de candidatos aprovados for inferior ao número de vagas oferecidas, as vagas restantes serão declaradas como não preenchidas.

No caso de dois ou mais candidatos obterem a mesma pontuação, serão consideradas as notas dos seguintes itens, nesta ordem, para desempate: 1º) Prova de Conhecimentos; 2º) Entrevista; 2º) Curriculum Vitae.

(6)

Página 6 de 6 7.1 Aproveitamento de vagas não preenchidas

Após o preenchimento das vagas conforme oferta pelos orientadores (item 3, acima), os candidatos aprovados remanescentes poderão ser consultados pela Comissão de Seleção do PPGCS quanto ao interesse em realizar o curso pretendido com outro orientador que não tenha todas as vagas preenchidas. Para tant, será obedecida rigorosamente a ordem de classificação no Processo Seletivo. O candidato que não aceitar uma opção de alteração de orientador/linha de pesquisa/áreas de concentração será automaticamente reclassificado para o último lugar da lista dos aprovados.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

A seleção será conduzida pela Comissão de Pós-Graduação do PPGCS, que atuará como Comissão de Seleção, tendo responsabilidade plena na elaboração da lista final de candidatos selecionados e no julgamento de quaisquer recursos, bem como a resolução de casos omissos.

Porto Alegre, 30 de maio de 2018.

Carlos Gustavo Tornquist

Coordenador do PGCS (gestão 2017-19)

Anexo I – Formulário de Inscrição para Processo de Seleção;

Anexo II – Áreas de Concentração, Linhas de Pesquisa e Orientadores;

Anexo III – Roteiro de Apresentação de curriculum vitae e Pontuação a Ser Considerada; Anexo IV – Temas/Tópicos para a Prova de Conhecimentos;

Referências

Documentos relacionados

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210209/CA.. pode no máximo produzir conceitos e representações, sendo incapaz de alcançar a realidade em si mesma. Deste modo, o

O tempo de Keynes nos tempos do capitalismo | Luiz Gonzaga Belluzzo – São Paulo: Editora Contracorrente, 2016.. ISBN: 978-85-69220-09-1 Inclui

contínua de massa muscular (com perda ou ausência de perda de massa gorda), que não pode ser totalmente revertida pela terapia nutricional convencional,. conduzindo

[r]

O Portal Acadêmico é o ambiente virtual utilizado para acessar todas as fer- ramentas do seu curso, tais como: agenda da disciplina; notícias; referências biblio- gráficas e sites

Os conceitos de FOCO, DIFUSÃO e ENFORCEMENT podem ser ilustrados através do seguinte exemplo: Uma empresa que busca competir em menor preço, idealmente deve

v)os projectos de biocombustíveis de 2ª geração com preponderância de financiamento nacional; vi)as redes eléctricas inteligentes tem um número significativo de projectos;.

Os  coeficientes  de  repetibilidade  (r)  nos  ciclos