• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA / MONOGRAFIA/ ARTIGO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA / MONOGRAFIA/ ARTIGO."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC.

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA / MONOGRAFIA/ ARTIGO.

(2)

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC.

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TCC.

 APRESENTAÇÃO

Estas orientações possibilitam fornecer aos graduandos e Pós-Graduandos dos Cursos da FUPAC – Fundação Presidente Antônio Carlos, as informações necessárias para elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso, bem como as exigências a serem cumpridas desde o processo de orientação até a apresentação pública dos mesmos.

Alertamos para a necessidade do cumprimento de tais exigências, bem como do engajamento do corpo discente para que possam produzir trabalhos acadêmicos de relevância à instituição e para que procedamos ao crescimento na prática da pesquisa científica, critério de fundamental importância que distingue o Ensino Superior dos demais níveis de Ensino.

A Aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso é indispensável para a colação de grau de qualquer área de conhecimento, no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação.

2- INFORMAÇÕES INICIAIS PRÁTICAS

2-1 QUANTO AOS OBJETIVOS DA MONOGRAFIA/ARTIGOS

 Atestar a capacidade de lidar com metodologia de pesquisa científica do graduando e pós-graduando, proporcionando condições de conclusão de curso.

 Desenvolver pesquisa que incremente acervo das áreas, nos seus diversos ramos, capacitando o graduando e pós-graduando para o desenvolvimento de projetos a serem continuados em nível de pós-graduação Latu-Sensu.

2-2 QUANTO À FUNÇÃO DOS PROFESSORES ORIENTADORES

 Freqüentar as reuniões convocadas pelo Coordenador do NICE.

 Acompanhar os trabalhos dos alunos desde pré-elaboração da monografia/artigo até a apresentação pública (defesa).

(3)

 Analisar e avaliar os relatórios parciais, mensais que forem entregues pelos orientandos.

 Atender semanalmente seus alunos orientandos, em horários previamente estabelecidos.

 Informar sobre material bibliográfico pertinente ao tema escolhido e na medida do possível, viabilizar o acesso a tal material.

 Inteirar-se do projeto de pesquisa e conduzir o aluno para execução do mesmo, sem, contudo assumir a responsabilidade de redigir qualquer parte, nem tão pouco interferir na criatividade do redator, exceto em casos que firam o senso comum do método científico e as idéias gerais da área escolhida pelo aluno.

 Fazer revisões de texto, propondo complementações, acréscimos ou retiradas de elementos metodológicos e de conteúdos da matéria.

Consultar site www.docxweb.com e o programa copy spyder – google (fazer download) para verificação de plágio.

Assinar a Declaração de Aceite, Ficha de Acompanhamento Individual e o Termo de Autorização de depósito da monografia/artigo antes de o aluno protocolar.

 Assinar, juntamente com os demais membros das bancas examinadoras, as fichas das monografias/artigos e as atas finais das sessões de defesa.

 Após a apresentação em banca fazer as revisões do texto verificando se o acadêmico fez as correções apontadas pela banca examinadora - alunos aprovados com restrição.

 Assinar o Termo de Encerramento e protocolar para o coordenador do curso dar baixa na vida acadêmica do aluno, liberando-o para a colação de grau.

2-3 QUANTO À ESCOLHA DO TEMA E ORIENTADOR

 Fica assegurada ao aluno a livre escolha do professor orientador e do tema a ser desenvolvido na monografia/artigo, devendo restringir-se a assuntos diretamente ligados às disciplinas cursadas nos períodos letivos.

 A atividade de monografia/artigo é desenvolvida sob a coordenação de TCC.

 A escolha do professor orientador dar-se-á levando-se em conta a compatibilidade entre a sua formação com tema escolhido para o TCC. Em casos que não apresentem total compatibilidade, pode-se escolher um co-orientador, desde que o mesmo integre o corpo docente da Fundação.

(4)

 Pode o aluno contar com a colaboração de outro professor da Faculdade, que não o seu orientador, ou de profissional que não faça parte do corpo docente dos cursos de graduação da Faculdade, atuando como co-orientador, desde que obtenha a aprovação de seu orientador.

 O nome do co-orientador deve constar dos documentos e relatórios entregues pelo aluno.

A substituição do orientador só é permitida quando outro docente assumir formalmente a orientação, mediante aquiescência expressa do professor substituído. (O aluno deverá formalizar a mudança através de requerimento, via protocolo. Outros documentos deverão ser preenchidos) . Deve-se procurar um equilíbrio entre o número de orientandos para cada professor do Departamento disponível para essa atividade. (Máximo de dez orientandos para cada orientador)

 A monografia/Artigo deverá ser elaborada individualmente ou em grupo de acordo com o PPC de cada curso.

2-4 QUANTO ÀS ETAPAS DO TRABALHO

 Ver Manual de Normalização de Projetos, Monografias e Artigos no Site da UNIPAC-TO, link TCC/NICE/EXTENSÃO/TCC - anexos.

 Todas as etapas deverão ser acompanhadas pelo orientador.

 Os trabalhos que envolvam pesquisas de campo deverão ser enviados pelo site do CONEP - Plataforma Brasil, pelo orientador.

2-5 QUANTO À APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA MONOGRAFIA/ARTIGO

 O trabalho será apresentado por seu autor em sessão solene, aberta a interessados e julgado por uma banca examinadora composta de três professores da área ou afim, escolhido em comum acordo entre o orientador e a coordenação do curso.

 O professor orientador será o responsável pela solicitação em protocolo pelo material necessário para a apresentação do orientando: data-show, outros.

 O tempo máximo para a apresentação pública da monografia/artigo é de 60 (sessenta) minutos distribuídos da seguinte maneira:

- 15 (quinze) minutos para a exposição oral pelo autor;

- 05 (cinco) minutos para cada membro da banca examinadora fazer sua exposição, pedir esclarecimentos, fazer apreciações, etc.;

(5)

- 10 (dez) minutos para algum esclarecimento complementar pela banca ou pelo autor se necessário;

- 10 (dez) minutos para a banca se reunir e emitir um parecer final.

2- 6 QUANTO À AVALIAÇÃO PELA BANCA AVALIADORA

 A banca examinadora pautará a avaliação das monografias levando-se em conta os seguintes quesitos:

- Pertinência do conteúdo da monografia/artigo;

- Adequação do trabalho às exigências metodológicas da pesquisa; - Clareza na apresentação oral do trabalho (defesa da monografia/artigo); - Segurança do autor quanto ao trabalho desenvolvido.

 Cada membro da banca examinadora atribuirá um valor de 0 a 25 para cada um dos quesitos acima mencionados, ao final da apresentação pública, será extraída a média aritmética destes valores, enquadrando-se a monografia/artigo num dos resultados abaixo:

- De 0 a 59 – reprovado

- De 60 a 89 – aprovado com restrições (Nesse caso, havendo a necessidade de correção do TCC - o que será pontuado pela banca – o aluno terá o prazo de até 20 dias subseqüentes ao da defesa já realizada, para reformular os itens que foram apontados pela banca, juntamente com seu orientador).

- De 90 a 100 – aprovado com louvor (indicado para publicação).

Somente serão arquivadas na biblioteca, as MONOGRAFIAS e ARTIGOS com nota igual ou superior a 90.

 Não serão permitidos aos membros das bancas examinadoras tornarem públicos os conteúdos do trabalho de conclusão de curso antes de suas defesas.

3- DOS ALUNOS EM FASE DE REALIZAÇÃO DE MONOGRAFIA/ARTIGO:

Os alunos em obtenção de novo título que passaram por um processo de

elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso, também deverão cumprir todo o processo de apresentação de trabalho, salvo aqueles cujas áreas são afins.

O aluno em fase de realização da monografia/artigo tem, entre outros, os seguintes deveres específicos:

Freqüentar as reuniões convocadas pelo seu orientador para discussão e aprimoramento de sua pesquisa, devendo justificar eventuais faltas;

A freqüência mínima obrigatória às orientações é de 75%. O aluno que obtiver freqüência inferior a 75% estará sujeito à pena de perder o semestre letivo.

(6)

Cumprir o calendário divulgado para entrega de projetos, relatórios parciais e versão final da monografia/artigo.

Elaborar a versão definitiva de sua Monografia/Artigo, de acordo com o Manual de Apresentação de Trabalhos Científicos.

Comparecer em dia, hora e local determinados para apresentar e defender a Monografia/Artigo.

Zelar e manter a originalidade do texto.

Não reproduzir, através de plágios, textos ou conteúdos disponibilizados na Internet, salvo, se tratar de citações eletrônicas com expressa menção do site consultado, de acordo com as normas da ABNT.

Consultar site para verificação de plágio.

Assinar a Declaração de Originalidade e enviar via protocolo á Coordenação de TCC.

Assinar as folhas de freqüência após atendimento com o Professor Orientador.

Protocolar três vias encadernadas em espiral e uma cópia do relatório anti-plágio impresso colorido, juntamente com o termo de depósito.

Protocolar com antecedência o pedido de apresentação e avaliação em banca excepcional juntamente com uma declaração devidamente assinada pelo responsável. (No caso de Adventistas)

Os alunos deverão ficar atentos aos nomes dos componentes das bancas na folha de aprovação (fixado na sala com antecedência)

Os alunos aprovados com restrição deverão fazer a revisão sugerida pela banca junto ao orientador, no caso de Artigo assinar o termo de autorização para publicação de TCC.

4- DA ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DO ARTIGO / MONOGRAFIA:

 Após a defesa, o aluno deverá entregar a Monografia/artigo aprovado com nota superior a 90, de acordo com as normas estabelecidas: o trabalho deverá ser gravado em CD, adesivado com arte padrão da faculdade (modelo no Site) e protocolado para a Biblioteca.

 O registro oficial da nota atribuída ao artigo/monografia e a colação de grau ficará na dependência da entrega referida anteriormente.

Teófilo Otoni, 05 de março de 2018. Fernanda Franco de Oliveira Horário de Atendimento: 14h às 18h

(7)

Telefone: 3523-6170 – Ramal 205. NICE (Núcleo de Investigação Científica e Extensão.

Os prazos para a inscrição dos alunos e orientadores deverão ser obedecidos conforme determinação da Direção e Coordenação geral do TCC:

MATERIAL DATA

Protocolo de Monografia/artigo (03 vias - capa em espiral e 03 cópias do relatório anti-plágio impressão colorida)

21 e 22/05/18.

Entrega das Monografias/artigos para os membros das bancas

25/05/18 (sexta - feira) Apresentação e Avaliação em Banca 09/06/18 (sábado) Apresentação e Avaliação em Banca Excepcional

(Via protocolo)

08/06/18 (sexta-feira) Protocolo de Monografia e Artigo em CD – uma

cópia: usando modelo padrão da faculdade, somente para os alunos aprovados com nota igual ou superior a 90.

28/06/2017 (quinta-feira)

Referências

Documentos relacionados

Para as empresas exportadoras analisadas, pode-se sugerir o seguinte: (1) gerenciar de maneira estratégica seus relacionamentos com organizações (empresas e

ocasiões para entrar em contato com representantes desse mesmo segmento em diversos países; (2) os mercados internacionais foram desenvolvidos ao mesmo tempo, como, por exemplo,

Os elementos acessórios podem conter genes que conferem alguma vantagem seletiva para a bactéria, como os genes de virulência (ilhas de patogenicidade) ou resistência a drogas..

Sabendo-se que os ligantes β-dicetonas são os responsáveis pela transferência de energia para os íons TR 3+ , através do efeito antena, o sistema 3, despontou como grande

Em relação ao ACTH, foram observadas dife- renças significativas (p<0,05) entre os tempos P (an- tes de qualquer fármaco), M (após a medicação pré- anestésica) e I (após

PARA ALUNOS VETERANOS QUE JÁ PASSARAM POR ENTREVISTA COM ASSISTENTE SOCIAL EM ANOS ANTERIORES NO PAPFE: Preencher o formulário PAPFE/2018, concluir e enviar eletronicamente

Por quem Equipe Estendida, liderada pelo Desenvolvedor Semˆ antico Entreg´ avel Crit´ erios do teste do Modelo de Dom´ınio.. Desenvolvendo o Modelo

Nossa preocupação e objeto de trabalho principal neste artigo foi o de caracterizar as atitudes docentes a partir de uma reflexão sobre nossa própria prática como professora de ensino