• Nenhum resultado encontrado

Caderno de Questões ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caderno de Questões ( )"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Caderno de Questões ( https://www.tecconcursos.com.br/s/Q1KGHR )

Direito Administrativo

Questão 1: CEBRASPE (CESPE) - AJ (TJ PA)/TJ PA/Administração/2020

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Determinado contrato administrativo para prestação de serviços de limpeza e copa, no valor de R$ 150.000, foi assinado pelas partes no ano de 2019. Contudo, após três meses de vigência, descobriu-se que houvera conluio na licitação, além de não ter havido a publicação do resumo do contrato na imprensa oficial.

Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

a) A administração pública estava impedida de substituir o contrato por carta-contrato ou nota de empenho de despesa, dado que o valor estava acima do patamar previsto em lei.

b) Embora haja previsão legal, a ausência de publicação do resumo na imprensa oficial não bastaria, por si só, para anular o contrato, porquanto não é condição para sua eficácia.

c) É obrigatória a exigência de garantia nos contratos de terceirização, dado o elevado risco de descontinuidade contratual pela contratada.

d) A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente e impede os efeitos que ordinariamente deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos.

e) A administração pública, em razão do conluio, está dispensada de indenizar a contratada pelos serviços já prestados e não pagos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1119030

Questão 2: QUADRIX - Adm (CFO)/CFO/2020

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

A respeito da licitação pública, julgue o item.

A declaração de nulidade do contrato administrativo tem efeito ex tunc, não desconstituindo os efeitos jurídicos por ele já produzidos. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1127669

Questão 3: FEPESE - ACUrb (Pref Itajaí)/Pref Itajaí/2020

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Sobre os contratos administrativos, identifique as hipóteses que constituem motivo para a rescisão contratual:

1. o não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos. 2. o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.

3. a paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, com justa causa e prévia comunicaçãoà Administração. 4. a dissolução da sociedade ou o falecimento do contratado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1163712

Questão 4: IDIB - Mb CI (CM Gravatá)/CM Gravatá/2020

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Assinale abaixo a única alternativa que prevê um motivo legal para a rescisão do contrato administrativo.

a) O falecimento do contratado.

b) A paralisação da obra com ou sem justa causa.

c) Qualquer modificação da finalidade ou da estrutura da empresa contratada. d) A paralisação do serviço com justa causa.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1379018

Questão 5: FCC - AGA (Pref Recife)/Pref Recife/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Suponha que uma empreiteira contratada pela Administração para construção de uma estrada esteja pleiteando em juízo o ressarcimento de custos de desmobilização em função de rescisão do contrato celebrado para tal objeto. De acordo com o disposto na Lei nº 8.666/1993, tal pleito afigura-se

(2)

a) procedente em quaisquer hipóteses de rescisão unilateral pela Administração, assegurado à contratada também pagamento de perdas e danos, incluindo os lucros cessantes.

b) procedente na hipótese, por exemplo, de a rescisão ter ocorrido em face de caso fortuito ou força maior impeditivo da execução do objeto, verificada ausência de culpa da contratada.

c) improcedente, salvo se a rescisão se der em face de atraso dos pagamentos devidos pela Administração, por período superior a 90 dias.

d) improcedente, não sendo devido qualquer ressarcimento à contratada, o que não afasta a possibilidade de pagamento de indenização na hipótese de rescisão amigável a título de multa compensatória.

e) procedente na hipótese, por exemplo, de rescisão por iniciativa da contratada em face de quaisquer reduções quantitativas do objeto em relação ao valor originalmente pactuado.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/758315

Questão 6: FCC - AGA (Pref Recife)/Pref Recife/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Os contratos administrativos são informados por um regime jurídico especial que confere à Administração contratante prerrogativas em face dos contratados, exorbitante do direito comum. Não obstante, a Lei nº 8.666/1993 confere ao particular que contrata com a Administração o direito de

a) suspender, unilateralmente, o cumprimento de suas obrigações na hipótese de descumprimento das obrigações da Administração contratante, invocando a exceção do contrato não cumprido.

b) alterar unilateralmente o contrato, como forma de reestabelecer a equação econômico-financeira existente no momento da apresentação da proposta.

c) recusar acréscimos ou supressões aos montantes originalmente contratados, em quaisquer percentuais, com base no princípio da vinculação ao instrumento convocatório.

d) rescindir, judicialmente, o contrato diante de atraso superior a 90 dias dos pagamentos devidos pela Administração, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra.

e) retirar os equipamentos e instalações utilizados para a execução do objeto contratado na hipótese de recusa da Administração ao pagamento dos lucros cessantes devidos na hipótese de anulação do contrato.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/758316

Questão 7: IBFC - TCI (CGE RN)/CGE RN/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Dentre os motivos regidos pela Lei Federal nº 8.666/93 para rescisão do contrato, analise os itens abaixo e assinale a alternativa incorreta. a) A paralisação da obra, do serviço ou fornecimento, sem justa causa e prévia comunicação à Administração

b) O não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos

c) O atraso superior a 120 dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra , assegurado ao contratado o direito de situação

d) A dissolução da sociedade ou o falecimento do contratado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/763560

Questão 8: IDECAN - Adm (AGU)/AGU/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

A respeito dos contratos administrativos, assinale a afirmativa incorreta.

a) A rescisão administrativa ou amigável deverá ser precedida de autorização escrita e fundamentada da autoridade competente.

b) É permitido à Administração, no caso de concordata do contratado, manter o contrato, podendo assumir o controle de determinadas atividades de serviços essenciais.

c) A rescisão do contrato poderá ser amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência para a Administração.

d) Ocorrendo impedimento, paralisação ou sustação do contrato, o cronograma de execução será prorrogado por até 120 (cento e vinte) dias. e) A Administração rejeitará, no todo ou em parte, obra, serviço ou fornecimento executado em desacordo com o contrato.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/769353

Questão 9: CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

De acordo com a legislação pertinente, se o objeto de um contrato administrativo for a construção de uma estrutura essencial para um evento internacional a ser sediado pelo país e, injustificadamente, o contratado atrasar a execução desse contrato, de modo que a conclusão da obra não seja mais possível em tempo hábil para o evento, poderá a administração pública

a) alterar unilateralmente o contrato, sem a possibilidade de aplicação de multa contratual. b) rescindir unilateralmente o contrato, com a possibilidade de aplicação de multa contratual. c) rescindir unilateralmente o contrato, sem a possibilidade de aplicação de multa contratual. d) alterar unilateralmente o contrato, com a possibilidade de aplicação de multa contratual. e) aplicar a multa contratual, o que exclui a possibilidade de rescisão unilateral do contrato.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/776137

Questão 10: FCC - Ana Fom (AFAP)/AFAP/Crédito/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Durante a execução de um contrato administrativo celebrado entre determinado órgão da Administração pública e uma empresa prestadora de serviços, foi apurada insuficiência do atendimento do objeto contratado, pois a contratada não estava dando atendimento a todas as unidades abrangidas pelo contrato. Diante de tal cenário,

(3)

com base no disposto na Lei nº 8.666/1993, a Administração pública

a) deve primeiramente impor multa contratual à empresa, para, na recorrência da infração contratual, notificá-la sobre a rescisão do contrato.

b) deve acionar a garantia obrigatoriamente concedida pela empresa em favor do contratante, para que o valor se consubstancie em forma de remuneração da próxima empresa contratada, o que se dará mediante sucessão administrativa, escolhida em procedimento informal de seleção.

c) deve encampar o serviço outrora contratado, para garantir a continuidade e a não interrupção, sem prejuízo da imposição de multa à contratada, que também não faz jus ao recebimento de nenhuma remuneração.

d) deve rescindir o contrato unilateralmente, demonstrada a ocorrência de situação que autorize tal medida, providenciando o pagamento da contratada pelos serviços já executados, sem prejuízo da possibilidade de imposição de sanções à mesma.

e) pode optar entre a rescisão unilateral do contrato ou a imposição de sanções legais ou contratuais à contratada, caso em que será necessário aguardar nova hipótese para extinção do contrato.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/790798

Questão 11: VUNESP - Cont (CM Serrana)/CM Serrana/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

De acordo com a Lei no 8.666/93, art. 78, o atraso injustificado no início de uma obra, serviço ou fornecimento de produtos motivará

a) aditamento contratual. b) ajustamento do contrato. c) rescisão de contrato. d) pagamento de multa, apenas. e) inexigibilidade para novas contratações.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/807236

Questão 12: VUNESP - Adm (UFABC)/UFABC/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Constitui motivo para rescisão do contrato, com base na Lei nº 8.666/1993,

a) a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato.

b) razões de interesse público de conhecimento da Administração justificadas por mudança na liderança do órgão público contratante em razão do resultado de prévio pleito eleitoral.

c) a ocorrência de caso fortuito ou de força maior, quando meramente alegada pela Administração ou comprovada pelo contratado, impeditiva da execução do contrato.

d) a suspensão de sua execução, por ordem verbal da Administração, por prazo superior a 90 (noventa) dias, salvo em caso de calamidade pública. e) a decretação de recuperação judicial ou a instauração de processo de intervenção administrativa.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/812641

Questão 13: IAUPE - Adv (UPE)/UPE/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

A Administração Pública pode rescindir contratos. Assinale a alternativa que NÃO traz um motivo aceito pela Lei nº 8.666/93 para a rescisão das avenças administrativas. a) O não cumprimento de projetos ou prazos.

b) A violação positiva do contrato em virtude de cumprimento irregular de cláusulas contratuais. c) O atraso no início da obra em virtude de fato imputável à Administração Pública.

d) A paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, sem justa causa e prévia comunicação à Administração.

e) O desatendimento das determinações regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execução, assim como as de seus superiores. Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/819235

Questão 14: IBFC - Adv (MGS)/MGS/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

A Lei nº 8.666 de 1993 dispõe sobre Normas para Licitações e Contratos da Administração Pública e trata das hipóteses em que poderá haver rescisão unilateral do contrato administrativo por parte da Administração. Sabendo disso, assinale a alternativa que não apresenta uma das hipóteses de rescisão unilateral do contrato administrativo:

a) A subcontratação total ou parcial do seu objeto, a associação do contratado com outrem, a cessão ou transferência, total ou parcial, bem como a fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato

b) O desatendimento das determinações regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execução, assim como as de seus superiores c) O cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos

d) A alteração social da empresa contratada, em qualquer hipótese

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/822111

Questão 15: QUADRIX - Adm I (CRA PR)/CRA PR/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Julgue o item, relativo às normas e aos sistemas de licitação, compras e contratos da Administração Pública.

É vedado à Administração Pública rescindir determinado contrato, motivando a rescisão com o ritmo lento de execução do contrato, que suscita apenas a aplicação de multas.

(4)

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/822510

Questão 16: CEBRASPE (CESPE) - AAP (PGE PE)/PGE PE/Calculista/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Com relação a licitações e contratos administrativos e às disposições da Lei de Improbidade Administrativa, julgue o item que se segue.

Em razão da supremacia do interesse público, é permitido que a administração pública rescinda unilateralmente contrato administrativo por razões de interesse público de alta relevância e amplo conhecimento, ficando isenta de reparar o contratado por eventuais prejuízos regularmente comprovados.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/843817

Questão 17: IBFC - Ass Tec (IDAM)/IDAM/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Sobre o regime jurídico dos Contratos Administrativos, assinale a alternativa correta.

a) A rescisão dos contratos administrativos é prerrogativa da Administração Pública podendo fazê-lo, inclusive, de forma unilateral, por exemplo, no caso da contratada paralisar a obra sem justo motivo e sem prévia comunicação à Administração Pública. A rescisão tambémpode ser judicial ou amigável na forma do art. 79 da Lei de Licitações

b) A Administração Pública, nos casos de serviços prestados de forma continuada, poderá firmar contratos pela forma verbal

c) O contrato administrativo, dado o princípio da supremacia do interesse público, configura espécie de relação jurídica em que assistem vantagens e poderes apenas para uma das partes

d) A garantia do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, presente nas relações obrigacionais de Direito Privado, não se aplica aos contratos administrativos, posto que, nestes últimos, deve prevalecer apenas o interesse público, independentemente dos interesses do contratado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/861117

Questão 18: CEBRASPE (CESPE) - AssP (PGE PE)/PGE PE/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Acerca de gestão de processos e contratos, julgue o item.

Por razões de interesse público, um contrato administrativo pode ser rescindido unilateralmente pela administração pública. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/874919

Questão 19: VUNESP - JE TJAC/TJ AC/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Com base no que dispõe a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 8.666/93), a declaração de nulidade de um contrato administrativo

a) é dotada de efeitos retroativos, impedirá os efeitos jurídicos que ele deveria produzir e desconstituirá os já produzidos, mas não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data da declaração e por outros comprovados prejuízos que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

b) é dotada de efeitos retroativos, impedirá os efeitos jurídicos que ele deveria produzir, mas não desconstituirá os já produzidos, e exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado pelo período do contrato e por outros comprovados prejuízos que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

c) não é dotada de efeitos retroativos, não cancela os efeitos jurídicos já constituídos ou produzidos e obriga a Administração a indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data da declaração e pelos prejuízos que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

d) é dotada de efeitos retroativos, impedirá os efeitos jurídicos que ele deveria produzir e desconstituirá os já produzidos, e exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado pelo período do contrato e por outros eventuais prejuízos, independentemente de sua culpa, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/878183

Questão 20: FUNDATEC - ALAA (Pinheiro Pto)/Pref Pinheiro Preto/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Segundo as disposições da Lei nº 8.666/1993, quando a rescisão de contrato administrativo com o contratado for pela ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva de execução do contrato, sem que haja culpa do contratado, será este ressarcido dos prejuízos comprovados que houver sofrido, tendo ainda direito a:

I. Pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão. II. Pagamento do custo da desmobilização.

III. Devolução de garantia.

Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II.

(5)

c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/906396

Questão 21: CEBRASPE (CESPE) - Ana Min (MPC TCE-PA)/TCE-PA/Controle Externo/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Determinado ministério, mediante adequado procedimento licitatório, contratou a empresa Serviços Gerais Ltda. A administração pública emitiu recebimento definitivo do serviço; posteriormente, no entanto, foram apuradas incompatibilidades entre o serviço executado e o projeto básico, o que configurou inexecução parcial do contrato. Nessa situação hipotética, a administração pública, após o regular processo administrativo,

a) não poderá pleitear administrativamente os prejuízos, devido à emissão do recebimento definitivo e à legítima expectativa gerada na contratada. b) poderá revogar, observado o prazo prescricional, o ato de recebimento definitivo do serviço e pleitear administrativamente o prejuízo apurado.

c) poderá anular, observado o prazo prescricional, o ato de recebimento definitivo do serviço, aplicar multa e descontar da garantia que foi necessariamente prevista em edital.

d) não poderá pleitear administrativamente os prejuízos caso já estejam ultrapassados três anos da emissão do recebimento definitivo, ante a preclusão administrativa.

e) poderá anular o ato de recebimento definitivo do serviço, aplicar multa e descontá-la da garantia eventualmente prestada.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/972984

Questão 22: FCC - Proc (SANASA)/SANASA/Jurídico/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Diante de situação de inexecução contratual inequívoca por parte de empresa contratada por uma autarquia por meio de licitação para a prestação de serviços, à contratante assiste, nos termos da Lei no 8.666/1993,

a) o direito de imposição de sanções à contratada e de prazo para finalização dos serviços, somente após o quê lhe será facultada a extinção do ajuste. b) o dever de rescindir o contrato, prosseguindo diretamente na execução dos serviços, vedada indenização ou remuneração à contratada.

c) o direito de encampar os serviços, desde que haja autorização do Chefe do Executivo e a contratada seja indenizada pelos prejuízos concretos comprovados. d) o poder de assumir as instalações da contratada para prestar os serviços diretamente, em razão da rescisão do contrato fundada na inexecução do objeto. e) a possibilidade de rescisão pelo descumprimento contratual, cabendo indenizar a empresa pelos serviços executados, vedada a imposição de multa, em razão da extinção da avença.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/989688

Questão 23: FEPESE - Cont Cons (Campos N)/Pref Campos Novos/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Considere que a Secretaria de Saúde firmou contrato administrativo com particular para o fornecimento durante um ano de material de limpeza para os postos de saúde. Decorridos três meses da execução do contrato ele foi declarado nulo. Nesse caso:

a) O contratado não tem direito ao recebimento dos valores já fornecidos, pois a nulidade implica o cancelamento dos atos praticados, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

b) Se a Secretaria de Saúde tiver realizado o empenho global da despesa referente ao contrato, então o contratado não tem direito ao recebimento dos valores já fornecidos, pois a dotação orçamentária foi comprometida.

c) A Secretaria de Saúde deve indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data da declaração de nulidade e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

d) O contratado tem direito ao recebimento do valor total do contrato, mesmo que só tenha fornecido durante três meses, desde que o tipo de empenho utilizado pela Secretaria de Saúde para atender à despesa tenha sido o ordinário.

e) O valor total do contrato deve ser inscrito em restos a pagar processados e a Secretaria da Saúde deve abrir procedimento interno para apurar a responsabilidade da nulidade do contrato.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/996999

Questão 24: CONSULPAM - AFTb (Pref Viana ES)/Pref Viana (ES)/Ciências Contábeis/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

O atraso superior a noventa dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras já recebidas assegura ao contratado:

a) O direito de suspender o cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra.

b) O direito de suspender o cumprimento de suas obrigações por prazo indeterminado, salvo em caso de calamidade pública ou guerra.

c) O direito de rescindir unilateralmente o contrato, com direito à indenização por danos emergentes, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra.

d) O direito de anular o contrato, com direito à indenização por danos emergentes, salvo em caso de guerra, grave perturbação da ordem ou calamidade pública. Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1030727

Questão 25: VUNESP - Ana GP (Campinas)/Pref Campinas/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

A empresa “ABC” firmou com o Munícipio um contrato administrativo, mas este, durante a sua execução, acabou sendo declarado nulo por circunstâncias alheias à vontade das partes contratantes. Nessa situação hipotética, considerando as características dos contratos administrativos, a Lei nº 8.666/1993 dispõe que a declaração de nulidade

(6)

a) não terá efeitos retroativos, preservando os efeitos jurídicos efetivamente produzidos até a declaração de nulidade do contrato, e a empresa “ABC”, por não ter dado causa ao cancelamento contratual, terá direito a ser indenizada pelo valor correspondente a todo o período do contrato.

b) não terá efeitos retroativos, preservando os efeitos jurídicos efetivamente produzidos até a declaração de nulidade do contrato, mas a empresa “ABC”, não terá direito a ser indenizada pelo que houver executado e nem pelo restante do período do contrato.

c) terá efeitos retroativos, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos, e a empresa “ABC” terá direito a ser indenizada pelo que já houver executado até a data da declaração de nulidade do contrato, desde que ela não seja a responsável pela nulidade.

d) terá efeitos retroativos, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos, e a empresa “ABC” terá direito a ser indenizada em dobro pelo valor previsto no contrato por ter sido prejudicada com o seu cancelamento.

e) terá efeitos retroativos, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos, mas a empresa “ABC” não terá direito a ser indenizada pelo que já houver executado, uma vez que a Administração não deu causa à nulidade contratual.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1033315

Questão 26: VUNESP - ACI (Campinas)/Pref Campinas/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Durante a execução de contrato administrativo de prestação de serviços celebrado nos termos da Lei federal nº 8.666/93 (Lei Geral de Licitações e Contratos), no momento de realizar o pagamento da fatura apresentada pela contratada, o departamento de administração do poder público contratante verifica que a empresa não mais possui certidão negativa de débitos tributários e da dívida ativa, apresentada por ocasião da habilitação em licitação. Nesse cenário hipotético, o poder público contratante poderá

a) anular o contrato administrativo. b) revogar o contrato administrativo. c) denunciar o contrato administrativo.

d) manter a execução do contrato e reter o pagamento devido à contratada, em sua integralidade. e) rescindir o contrato administrativo, assegurado o contraditório e ampla defesa.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1033411

Questão 27: CEBRASPE (CESPE) - ACE (TCE-RO)/TCE-RO/Direito/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

O TCE/RO celebrou contratos administrativos com as empresas Alfa, Beta, Gama e Delta. A empresa Alfa não está cumprindo as cláusulas contratuais. A empresa Beta está cumprindo irregularmente as cláusulas contratuais. A empresa Gama, injustificadamente, por motivos da própria empresa, está atrasada para o início do serviço contratado. A Delta não iniciou a obra contratada, porque a administração ainda não liberou o local para sua execução.

Nessas situações, de acordo com a Lei n.º 8.666/1993, a administração poderá rescindir o contrato unilateralmente e por escrito somente com as empresas a) Alfa e Beta.

b) Gama e Delta. c) Alfa, Gama e Delta. d) Alfa, Beta e Gama. e) Beta, Gama e Delta.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1037648

Questão 28: IDECAN - PEBTT (IF PB)/IF PB/Infraestrutura Construção Civil/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

O art. 79 das Lei de Licitações trata da rescisão contratual. Esta poderá ser, exceto

a) determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo 78 da mesma lei. b) amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência para a Administração. c) judicial, nos termos da legislação.

d) amigável, por acordo entre as partes, por intimação coletiva, desde que haja conveniência para a Administração. e) ser solicitada quando do não cumprimento dos prazos e especificações de projeto.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1045312

Questão 29: Unifil - Proc (Pref Sengés)/Pref Sengés/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Conforme disposto na Lei nº 8.666, de 21 de Junho de 1993 – Dos Contratos, assinale a alternativa incorreta.

a) A nulidade não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

b) A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, não desconstituindo os já produzidos.

c) É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado.

d) Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1058484

Questão 30: FCC - AJ TRF3/TRF 3/Judiciária/Sem Especialidade/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Nos termos da Lei nº 8.666/1993, a rescisão dos contratos administrativos

(7)

b) pode decorrer de alteração societária do contratado que prejudique a execução do contrato.

c) pode ocorrer de forma unilateral, pelo contratado, quando se configurar caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato.

d) pode decorrer de razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante, e necessariamente mediante processo judicial ajuizado para essa finalidade.

e) implica em imediata devolução da garantia, seja qual for a causa da rescisão.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1071488

Questão 31: FCC - Ana JD (DPE AM)/DPE AM/Ciências Jurídicas/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Determinado órgão da Administração Pública Estadual celebrou contrato de prestação de serviços de limpeza com determinada empresa, com prazo de vigência inicial de 15 meses. No quinto mês de execução do contrato, lei de iniciativa do Governador foi aprovada, determinando a absorção deste órgão por outro órgão estadual, de maior envergadura. Em decorrência dessa absorção, a repartição será desativada e os seus serviços serão transferidos para outro edifício, que já conta com o serviço de limpeza, por meio de outro contrato. Diante dessa situação, a Administração

a) não poderá rescindir o contrato, pois trata-se de ato jurídico perfeito. b) deverá anular o contrato, pois houve vício de motivo na contratação.

c) deverá manter o contrato que foi assinado em primeiro lugar, em virtude do princípio da antiguidade.

d) poderá rescindir o contrato, mediante decisão justificada apresentada pela mais alta autoridade da esfera administrativa, exarada no processo administrativo do contrato.

e) deverá determinar a cessão do contrato à empresa que presta o serviço no novo endereço.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1072707

Questão 32: IBFC - Ana (FSA)/FSA/Administrativo de Contratos e Convênios/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Leia o texto abaixo:

“Os contratos administrativos poderão ser extintos por meio de______________, ou seja, quando tiver expirado o prazo de duração previsto; ou também por meio de quando o contrato é declarado nulo em razão da constatação de algum vício de nulidade de ordem insanável.”

a) Anulação / Rescisão

b) Rescisão / Conclusão do Objeto c) Advento do termo contratual / Anulação d) Conclusão do Objeto / Rescisão

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1074978

Questão 33: IBFC - AACC (FSA)/FSA/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Quanto aos contratos administrativos e aspectos de extinção, leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os contratos administrativos poderão ser extintos por meio de anulação: quando for executado o objeto contratual ou expirado o prazo de duração previsto. ( ) Os contratos administrativos poderão ser extintos por meio de rescisão judicial: quando o particular, nas hipóteses do art. 78, incisos XIII a XVI, requerer, via

demanda judicial, a rescisão do contrato por não ter obtido a aceitação amigável por parte da Administração

( ) Os contratos administrativos poderão ser extintos por meio de advento do termo contratual: quando o contrato é declarado nulo em razão da constatação de

algum vício de nulidade de ordem insanável.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. a) V, F, V

b) F, V, V c) F, F, F d) F, V, F

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1075581

Questão 34: IBFC - PNS (SMASDH Cuiabá)/Pref Cuiabá/Administrador/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Sobre as situações em que um Contrato Administrativo pode ser considerado nulo, assinale a alternativa incorreta.

a) Realizado sem concorrência, quando a lei a exige

b) Mediante concorrência fraudada no seu procedimento ou julgamento

c) Quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos d) Quando o ajuste contraria normas legais

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1118621

Questão 35: COVEST-COPSET - Ass (UFPE)/UFPE/Administração/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Constitui motivo para rescisão do contrato administrativo, exceto:

(8)

a) a subcontratação total ou parcial do seu objeto, não admitida no edital e no contrato. b) a decretação de falência ou a instauração de insolvência civil.

c) a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato.

d) a não liberação, por parte da Administração, de área, local ou objeto para execução de obra, serviço ou fornecimento, nos prazos contratuais.

e) o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração, decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, já recebidos ou executados, independentemente da causa.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1133719

Questão 36: MetroCapital - PJur (Pref Conchas)/Pref Conchas/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

No que se refere à Lei n. 8.666/1993, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – No caso de desfazimento do procedimento licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa. II – A anulação ou revogação da licitação não pode ser realizada de ofício, ainda que por motivo de ilegalidade. III – Toda anulação de procedimento licitatório gera obrigação de indenizar.

a) Apenas o item I é verdadeiro. b) Apenas o item II é verdadeiro. c) Apenas o item III é verdadeiro. d) Apenas os itens II e III são verdadeiros. e) Todos os itens são verdadeiros.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1141671

Questão 37: DIRECTA - PLeg (CM Cosmópolis)/CM Cosmópolis/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Sobre a rescisão contratual com a Administração Pública, é correto afirmar:

a) Poderá ser amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que o contratado assuma a responsabilidade sobre o serviço prestado.

b) Ocorrendo impedimento, paralisação ou sustação do contrato, o cronograma de execução poderá ser prorrogado por até 12 meses. c) A rescisão acarretará assunção imediata do objeto do contrato, no estado e local em que se encontrar, por ato próprio da Administração. d) A rescisão acarretará a execução da garantia contratual, para ressarcimento da Administração, com exceção dos valores das multas. e) É proibido à Administração, no caso de concordata do contratado, manter o contrato.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1150969

Questão 38: Instituto Consulplan - ProcM (Pitangueiras)/Pref Pitangueiras/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais e as previstas em lei ou regulamento. Segundo a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, constituem motivos para rescisão do contrato:

I. O não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos. II. O cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos. III. O atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.

IV. A paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, sem justa causa e prévia comunicação à Administração. V. A decretação de falência ou a instauração de insolvência civil.

Estão corretas apenas as afirmativas a) I, II, III, IV e V.

b) II e V, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, IV e V, apenas.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1166999

Questão 39: QUADRIX - AuxFF (CRP 8)/CRP 8 (PR)/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Com base na Lei n.º 8.666/1993, julgue o item.

A nulidade do contrato administrativo retroage à sua formalização, desonerando a Administração de indenizar o contratado pelos serviços já executados. Certo

(9)

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1201267

Questão 40: QUADRIX - AuxFF (CRP 8)/CRP 8 (PR)/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Com base na Lei n.º 8.666/1993, julgue o item.

As razões de interesse público, de alta relevância e de amplo conhecimento autorizam a rescisão do contrato administrativo pela Administração, dispensando a justificativa dada à notoriedade dos motivos ensejadores da extinção.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1201276

Questão 41: QUADRIX - Cont (CRP 8)/CRP 8 (PR)/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

À luz da Lei n.º 8.666/1993, julgue o item.

É admitida a rescisão consensual do contrato administrativo quando for conveniente para a Administração. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1201878

Questão 42: QUADRIX - Cont (CRP 8)/CRP 8 (PR)/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

À luz da Lei n.º 8.666/1993, julgue o item.

A rescisão do contrato administrativo não autoriza a retenção de créditos pela Administração para fazer frente a eventuais prejuízos, sendo dependente essa providência de decisão judicial.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1201879

Questão 43: QUADRIX - Ass (CRO AC)/CRO AC/Jurídico/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Quanto aos contratos administrativos, julgue o item.

Suponha‐se que os sócios administradores de uma determinada empresa, que possua um contrato administrativo em vigor com uma autarquia, tenham sido condenados definitivamente por crime doloso de frustrar o caráter competitivo da respectiva licitação. Nesse caso, o contrato poderá ser rescindido unilateralmente pela Administração, bem como poderá ser aplicada a sanção de declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1207255

Questão 44: FAFIPA - Ag ProfS (CREA PR)/CREA PR/2019

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Conforme disposto na Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93), a inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão. Desta forma, constituem, segundo essa Lei, motivo para rescisão de contrato:

a) A subcontratação total ou parcial do seu objeto, a associação do contratado com outrem, a cessão ou transferência, total ou parcial, bem como a fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato.

b) A paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, ainda que com justa causa e prévia comunicação à Administração. c) A alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, ainda que não prejudique a execução do contrato.

d) A suspensão de sua execução, por ordem escrita da Administração, por prazo superior a 90 (noventa) dias, inclusive em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, ou ainda por repetidas suspensões que totalizem o mesmo prazo, independentemente do pagamento obrigatório de indenizações pelas sucessivas e contratualmente imprevistas desmobilizações e mobilizações e outras previstas, assegurado ao contratado, nesses casos, o direito de optar pela suspensão do cumprimento das obrigações assumidas até que seja normalizada a situação.

e) A decretação de recuperação judicial ou a instauração de insolvência civil.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1335994

Questão 45: CEBRASPE (CESPE) - AMCI (CGM J Pessoa)/Pref João Pessoa/Auditoria, Fiscalização, Ouvidoria e

Transparência/Infraestrutura/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Para a construção de um prédio público, foi contratada uma empresa pelo regime de empreitada por preço global, mediante licitação regida pela Lei n.º 8.666/1993. Durante a execução do contrato, a fiscalização determinou a mudança de especificação do piso, de vinílico para porcelanato, visando à melhor adequação técnica, o que

(10)

gerou um aditivo contratual de acréscimo de valores. Além disso, a administração atrasou o pagamento em sessenta dias, período após o qual a empresa contratada decidiu unilateralmente paralisar a obra até a regularização dos pagamentos. Por falta de recursos para concluir a obra, a administração decidiu pela rescisão contratual. Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir à luz da lei nela mencionada.

A rescisão contratual por falta de recursos é considerada uma rescisão amigável, tendo a contratada direito a ser ressarcida por todos os prejuízos sofridos e, entre outros custos, ao pagamento da desmobilização.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/576880

Questão 46: CEBRASPE (CESPE) - AMCI (CGM J Pessoa)/Pref João Pessoa/Auditoria, Fiscalização, Ouvidoria e

Transparência/Infraestrutura/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Para a construção de um prédio público, foi contratada uma empresa pelo regime de empreitada por preço global, mediante licitação regida pela Lei n.º 8.666/1993. Durante a execução do contrato, a fiscalização determinou a mudança de especificação do piso, de vinílico para porcelanato, visando à melhor adequação técnica, o que gerou um aditivo contratual de acréscimo de valores. Além disso, a administração atrasou o pagamento em sessenta dias, período após o qual a empresa contratada decidiu unilateralmente paralisar a obra até a regularização dos pagamentos. Por falta de recursos para concluir a obra, a administração decidiu pela rescisão contratual. Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir à luz da lei nela mencionada.

A contratada atuou de forma legalmente correta ao paralisar unilateralmente a obra até a regularização dos débitos, pois ela tem o direito de fazê-lo quando o atraso de pagamento é superior a sessenta dias.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/576882

Questão 47: FUNDEP - Aud (TCE-MG)/TCE-MG/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Avalie a proposição (1) e a razão (2) a seguir.

1. A declaração de nulidade do contrato administrativo não obriga a Administração a indenizar o contratado, PORQUE

2. essa declaração de nulidade opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que o contrato administrativo, ordinariamente, deveria produzir, além de

desconstituir os já produzidos. Assinale a alternativa CORRETA.

a) A proposição e a razão são verdadeiras, e a razão justifica a proposição. b) A proposição e a razão são verdadeiras, mas a razão não justifica a proposição. c) A proposição é verdadeira, mas a razão é falsa.

d) A proposição é falsa, mas a razão é verdadeira. e) A proposição e a razão são falsas.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/578027

Questão 48: FUNRIO - Ass CI (CGE RO)/CGE RO/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Francisco, advogado da sociedade empresaria VCVC, é consultado sobre os termos da rescisão contratual nas relações com o Estado. De acordo com a Lei nº 8.666/93, a rescisão do contrato administrativo poderá ocorrer, dentre outros motivos, quando ocorrer o atraso superior a:

a) noventa dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras. b) oitenta dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras. c) setenta dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras. d) sessenta dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras. e) cinquenta dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/599895

Questão 49: FGV - AnaLM (CM Salvador)/CM Salvador/Administrativa/Serviços Gerais/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

A Câmara Municipal de Salvador, observados os ditames legais, contratou sociedade empresária especializada para prestação de serviços de paisagismo, jardinagem e dedetização da área externa, com fornecimento de materiais. No curso do contrato, ficou comprovado que o contratado, além de ter paralisado sem justa causa e prévia comunicação à Câmara a execução do serviço, não realizou a dedetização, na forma contratual.

Diante dos fatos narrados, a Câmara Municipal pode:

a) rescindir o contrato administrativo, desde que previamente recorra ao Poder Judiciário e comprove seu descumprimento parcial;

b) extinguir bilateralmente o contrato e aplicar ao contratado as sanções administrativas previstas em lei, desde que já tenha pago a integralidade do valor do contrato;

(11)

d) rescindir unilateralmente o contrato e aplicar ao contratado as sanções administrativas previstas em lei, garantida a prévia defesa, sem necessidade de prévia decisão judicial;

e) requerer ao Tribunal de Contas que autorize a imediata suspensão dos pagamentos relativos ao contrato, com o objetivo de evitar prejuízos ao erário.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/610947

Questão 50: FAUEL - Adv (SJ dos Pinhais)/Pref SJ dos Pinhais/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

De acordo com a Lei 8.666 de 1993, assinale, abaixo, hipótese que NÃO constitui motivo para a rescisão do contrato administrativo:

a) A suspensão de sua execução, por ordem escrita da Administração, por prazo superior a 120 (cento e vinte.) dias, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, ou ainda por repetidas suspensões que totalizem o mesmo prazo, independentemente do pagamento obrigatório de indenizações pelas sucessivas e contratualmente imprevistas desmobilizações e mobilizações e outras previstas, assegurado ao contratado, nesses casos, o direito de optar pela suspensão do cumprimento das obrigações assumidas até que seja normalizada a situação.

b) O atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação.

c) Razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante e exaradas em processo judicial.

d) A ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato.

e) A subcontratação total ou parcial do seu objeto, a associação do contratado com outrem, a cessão ou transferência, total ou parcial, bem como a fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/612020

Questão 51: CEBRASPE (CESPE) - OTI (ABIN)/ABIN/Área 5/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Determinada empresa foi contratada pela administração pública para construir um prédio. Durante a construção, houve atrasos no cronograma, para os quais a empresa apresentou as seguintes justificativas: alterações de projeto propostos pela fiscalização; dias de chuva durante a fase de terraplenagem e fundações, atividades críticas da obra; e dificuldades de obtenção de mão de obra qualificada na região.

No que se refere a essa situação hipotética, julgue o item seguinte, de acordo com a legislação vigente.

Se a contratada absorver os custos oriundos da dilação de prazo de execução, não haverá penalidades, ainda que as justificativas não sejam aceitas pela fiscalização. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/617711

Questão 52: FCC - TJ TRT6/TRT 6/Administrativa/"Sem Especialidade"/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Constatada pela Administração a inexecução do contrato pela empresa contratada, a Lei no 8.666/1993 autoriza a

a) rescisão do ajuste na hipótese de descumprimento total e a aplicação de sanções, previstas na lei e no instrumento convocatório, no descumprimento parcial, este que, no entanto, não autoriza a sua rescisão.

b) rescisão do contrato tanto na hipótese de descumprimento total como na de descumprimento parcial do ajuste.

c) aplicação de sanções, previstas na lei e no instrumento convocatório, não sendo possível a rescisão do ajuste, em razão do princípio da continuidade da prestação do serviço público.

d) anulação do contrato e o pagamento de indenização ao contratado pela parte executada do ajuste.

e) anulação do contrato e o levantamento da garantia prestada, esta como forma de indenização pela parte não executada do ajuste.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/618690

Questão 53: CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (TCM-BA)/TCM-BA/Infraestrutura/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Caso, por motivos devidamente registrados no processo, o contrato de uma obra pública tenha sido rescindido amigavelmente, sem culpa da contratada, de acordo com a Lei n.º 8.666/1993, a contratada terá direito a

a) devolução da garantia e pagamento de serviços realizados, mas arcará com os custos dos insumos adquiridos e não aplicados.

b) pagamento de serviços realizados, custos de desmobilização e demais custos comprovados, mas haverá retenção da garantia dada para cobrir os custos de rescisão.

c) devolução da garantia, pagamento de serviços realizados, custos de desmobilização e os demais custos comprovados. d) pagamento de serviços realizados, mas a contratada deve arcar com todos os demais custos da obra.

e) devolução da garantia, pagamento de serviços realizados, custos de desmobilização e demais gastos comprovados, além da multa pela rescisão contratual. Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/621410

Questão 54: CEBRASPE (CESPE) - Aud Est (TCM-BA)/TCM-BA/Infraestrutura/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Durante um processo licitatório ocorreu uma ilegalidade nas exigências do edital, e tal fato só foi constatado pelo controle no decurso da execução do contrato, não tendo a empresa contratada nenhuma responsabilidade direta pela ilegalidade. Nessa situação, a administração deve

a) manter o contrato vigente, pois já havia iniciado a sua execução. b) manter o contrato vigente, por não haver culpa ou dolo da contratada.

(12)

c) anular o contrato e penalizar a contratada, pois esta tem responsabilidade solidária por não constatar possíveis irregularidades no edital. d) manter o contrato vigente e penalizar a comissão de licitação pelo erro cometido.

e) anular o contrato e indenizar a contratada por todos os seus prejuízos comprovados.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/621413

Questão 55: CEBRASPE (CESPE) - AJ STJ/STJ/Judiciária/Oficial de Justiça Avaliador Federal/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

No que diz respeito a agentes públicos, licitações e contratos administrativos, improbidade administrativa e desapropriação, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Determinado município contratou, sem procedimento licitatório e com comprovada má-fé do contratado, um escritório de advocacia. Assertiva:

De acordo com o STJ, o contrato é nulo, contudo o ente público fica obrigado a pagar pelos serviços prestados. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/625383

Questão 56: FGV - AMCI (CGM Niterói)/Pref Niterói/Auditoria Governamental/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

A sociedade empresária José Barão de Andrade Engenharia Ltda., contratada pelo Município de Torre Alta para a construção de um posto de saúde, já está atrasada mais de um ano em relação ao cronograma pactuado, a despeito das inúmeras notificações que recebeu.

Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.

a) A situação descrita configura motivo para a rescisão do contrato administrativo, por ato unilateral e escrito da Administração, além de permitir a execução da garantia contratual, para ressarcimento dos danos causados.

b) O atraso da construtora não configura motivo para a rescisão do contrato administrativo, mas autoriza a execução de garantia contratual e a retenção de créditos decorrentes do contrato, até a regularização do cronograma.

c) O atraso da sociedade empresária contratada autoriza a rescisão do contrato, mas tal medida somente poderia ser tomada após a aplicação, sucessivamente, de advertência e multa, o que não ocorreu.

d) A situação descrita configura motivo para a rescisão do contrato administrativo, mas, em atenção aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, tal medida deve ser decretada judicialmente.

e) O atraso da construtora não configura motivo para a rescisão do contrato administrativo, mas autoriza a aplicação de multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/632472

Questão 57: FUNDEP - PJ (MPE MG)/MPE MG/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Assinale a alternativa INCORRETA:

a) As obras, serviços, compras e alienações, ressalvados os casos especificados na legislação, serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

b) Na licitação, a exigência de manutenção das condições efetivas da proposta guarda relação com a necessidade de respeito ao equilíbrio econômico-financeiro do contrato.

c) De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.

d) Nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, são nulos, e de nenhuns efeitos, os contratos verbais com a Administração Pública, salvo os pactuados com fornecedores internacionais para a aquisição de víveres em tempo de guerra ou de comoção intestina.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/652553

Questão 58: FCC - AFT I (São Luís)/Pref SL/Abrangência Geral/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Firmado contrato para fornecimento de refeições aos alunos da rede de ensino municipal e iniciada execução, começaram a chegar à Administração pública municipal denúncias sobre reiterados atrasos na entrega, bem como sobre desatendimento dos critérios de variedade estabelecidos desde o edital. Diante desse cenário fático, a Administração pública contratante

a) deverá rescindir o contrato judicialmente, considerando que se trata de prestação de serviços essenciais, protegidos da interrupção administrativa como forma de tutela do interesse público.

b) poderá multar a contratada com base em arbitramento administrativo, pois, em razão da natureza pecuniária da sanção, não é necessária previsão contratual. c) poderá rescindir o contrato administrativamente, sem prejuízo da imposição de multa e de outras sanções previstas no instrumento.

d) deverá assumir a prestação do serviço diretamente, independentemente de rescisão contratual, por se tratar de prerrogativa do ente público referida avocação de competências dos entes privados.

e) depende do transcurso de, pelo menos, 12 meses de execução contratual para impor rescisão unilateral, providenciando, até lá, o acionamento da garantia prestada pela concessionária.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/660031

Questão 59: CEBRASPE (CESPE) - Ana Port I (EMAP)/EMAP/Administrativa/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Acerca dos atos e dos contratos administrativos, julgue o item que se segue.

(13)

A comprovada inexecução do contrato administrativo em razão da ocorrência de caso fortuito é motivo de rescisão contratual por ato unilateral e escrito da administração.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/664222

Questão 60: CEBRASPE (CESPE) - Ana Port II (EMAP)/EMAP/Contratos/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Julgue o item seguinte, relativo a contratos administrativos.

A rescisão de contrato administrativo por ato unilateral do contratado motivado por culpa exclusiva da administração pública não é possível, restando ao contratado buscar o acordo com a administração ou recorrer à justiça.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/664847

Questão 61: CEBRASPE (CESPE) - Ass Port (EMAP)/EMAP/Administrativa/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Acerca de atos administrativos e de contratos administrativos, julgue o item a seguir.

A rescisão contratual, mesmo que amigável, isto é, acordada entre as partes, deverá ser precedida de autorização escrita e fundamentada de autoridade competente. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/666991

Questão 62: FGV - Ana (MPE AL)/MPE AL/Administrador de Banco de Dados/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

A sociedade empresária XK pretendia participar de licitação destinada ao fornecimento de serviços à Administração Pública. Ao analisar a minuta de contrato anexada ao ato convocatório, constatou a possibilidade de rescisão do contrato, ressalvadas certas exceções, caso haja atraso superior a 90 dias dos pagamentos devidos pela Administração Pública.

Segundo a sistemática da Lei nº 8.666/93, assinale a opção que indica o motivo que permite a rescisão do contrato administrativo. a) Fato da Administração.

b) Alteração unilateral. c) Fato do príncipe. d) Álea econômica. e) Álea ordinária.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/668323

Questão 63: FCC - Tec Leg (CL DF)/CL DF/Fotógrafo/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Considere hipoteticamente que a Administração pública celebrou contrato não precedido de procedimento licitatório, pois se cuidava de hipótese legal autorizativa de contratação direta, por dispensa de licitação. Durante a execução do ajuste, a contratada deixou de cumprir obrigações contratuais, fato que

a) não autoriza a administração a rescindir a avença, por se tratar de contratação direta.

b) autoriza apenas a aplicação de multa contratual caso a dispensa tenha se pautado no valor do ajuste.

c) obriga a Administração a rescindir o ajuste, independentemente da natureza do inadimplemento, em razão do princípio da supremacia do interesse público. d) autoriza a Administração a rescindir unilateralmente o ajuste e também a aplicar as sanções previstas na lei e no contrato, a depender do grau e natureza do inadimplemento, garantida a prévia defesa.

e) autoriza a aplicação de sanções previstas na lei e no contrato, independentemente de defesa prévia, por se tratar de contratação direta.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/682996

Questão 64: CRS (PM MG) - Of (PM MG)/PM MG/Cadete (CFO)/2018

Assunto: Extinção dos contratos (conclusão, anulação, rescisão - arts. 58, II, 59, 77 a 80, Lei 8666)

Marque a alternativa CORRETA. Nos termos da Lei n. 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, a rescisão do contrato administrativo poderá:

a) Ocorrer por ato informal unilateral da Administração, em qualquer caso.

b) Acarretar, a depender do caso, na ocupação e utilização do local, instalações, equipamentos, material e pessoal empregados na execução do contrato, necessários à sua continuidade.

c) Ocorrer de forma amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, desde que o objeto da avença seja inferior a R$8.000,00 (oito mil reais).

d) Ocorrer somente pela via judicial.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/688153

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Câmara dos Santos.. A pesquisa deste casal é divulgada no mundo a partir da publicação do primeiro artigo que tratava da teoria pelo Van Hiele na França, pois até então a teoria

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

repercussão geral da questão objeto de recurso extraordinário, a pré-existência da jurisprudência consolidada é ponto enfrentado, ainda que por motivos diversos.

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas