• Nenhum resultado encontrado

Banco do Brasil. O Conselho Monetário Nacional (CMN) é a entidade máxima do sistema financeiro brasileiro, ao qual cabe

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Banco do Brasil. O Conselho Monetário Nacional (CMN) é a entidade máxima do sistema financeiro brasileiro, ao qual cabe"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Prova 2014

Banco do Brasil

Correção

No Brasil, a condução e a operação diárias da política monetária, com o objetivo de estabilizar a economia, atingindo a meta de inflação e mantendo o sistema financeiro funcionando adequadamente, são uma respon-sabilidade do(a)

(A) Caixa Econômica Federal

(B) Comissão de Valores Mobiliários (C) Banco do Brasil

(D) Banco Central do Brasil

(E) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Resposta: Letra D. A condução e a operação diárias da política monetária é responsabilidade do Banco Central do Brasil, de acordo com as diretrizes e regras do Conselho monetário Nacional.

Resposta: Letra C. Cabe ao CMN autorizar a emissão de papel moeda, cabendo ao Banco Central o monopólio desta emissão. Em relação às instituições financeiras ilíquidas, o Banco Central realizará a fiscalização e def-inirá a penalidade cabível de acordo com as normas do CMN; a metra de inflação é anunciada pelo CMN para o ano e não mensalmente; a taxa de juros interbancária é definida pelo próprio mercado; orçamento do setor público é assunto de política fiscal e não tem participação do CMN.

Resposta: letra E. O subsistema normativo é composto pelo CMN, Banco Central e CVM. O subsistema de inter-mediação é composto de bancos comerciais, bancos múltiplos, Caixa, bancos cooperativos, cooperativas de crédito, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento regionais, BNDES, financeiras, SCI, APE, SAM, BM&F BOVESPA, corretoras e distribuidoras, entre outros.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é a entidade máxima do sistema financeiro brasileiro, ao qual cabe (A) intervir diretamente nas instituições financeiras ilíquidas.

(B) apurar e anunciar mensalmente a taxa de inflação oficial. (C) autorizar a emissão de papel-moeda.

(D) fixar periodicamente a taxa de juros interbancária. (E) aprovar o orçamento do setor público federal.

O Sistema Financeiro Nacional é composto de dois grandes subsistemas: Subsistema Normativo e Subsistema de Intermediação. Tendo em vista essa classificação, fazem parte do Subsistema

(A) de Intermediação o Banco Central do Brasil e o Banco do Brasil.

(B) de Intermediação os Comitês de Política Monetária (Copom) dos bancos comerciais. (C) Normativo o Banco Central do Brasil e o Banco do Brasil.

(D) Normativo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a Comissão de Valores Mobiliários. (E) de Intermediação as Bolsas de Valores e de Mercadorias e Futuros atuantes no Brasil.

(2)

Prova 2014

Banco do Brasil

Correção

Um gerente participa de processo de treinamento sobre títulos de créditos e garantias do Sistema Financeiro Nacional. Durante a avaliação dos itens abordados no treinamento, o gerente, que se dedicou com afinco aos estudos, responde, apropriadamente, que o aval, nos termos do Código Civil,

(A) gera direito de regresso contra o avalizado em caso de pagamento pelo avalista. (B) é garantia típica dos contratos bancários.

(C) pode ser parcial quando firmado em título de crédito.

(D) pode ser considerado até declaração judicial quando cancelado. (E) deve ser subscrito exclusivamente no anverso do título.

Nesta questão duas respostas estão corretas (a e c): sendo passível de anulação. A Letra a está correta, con-forme gabarito preliminar. Entretanto a letra c também está correta, pois em alguns títulos, como letra de câm-bio e a nota promissória o aval parcial é permitido. Segundo o artigo 897 do C.C. "é vedado o aval parcial", esta vedação como informam os autores da nova lei, justifica se sob o argumento de que a execução do aval parcial oferecia dificuldades de ordem pratica. Entretanto, como descreve o artigo 903 do mesmo diploma "salvo disposição diversa em lei especial, regem se os títulos de crédito pelo disposto neste artigo", ou seja, tal vedação é afastada das letras de câmbio e das notas promissórias, ampla e suficientemente reguladas pela lei uniforme, a qual em seu artigo 30 permite expressamente o aval parcial.

A resposta correta é a letra d. Hipoteca é garantia de bens imóveis, mas pode incluir navios e aeronaves. A letra a está errada porque quando um imóvel é hipotecado isso inclui as acessões (melhorias realizadas no imóvel); a letra b está errada porque relaciona-se a bens imóveis e não a títulos de crédito; o bem hipotecado pode ser alienado desde que o comprador quite a dívida correspondente. Pessoa absolutamente incapaz não está apta a realizar, entre outras, operações de hipoteca.

A resposta correta é a letra c. O Banco do Brasil atuou como autoridade monetária durante muito tempo, in-clusive após a criação do Banco Central em 1964. Atualmente, o Banco do Brasil é um banco múltiplo e con-corre com os demais bancos no seu segmento, mas ainda exerce atividades diferenciadas, a exemplo da exe-cução da política de preços mínimos de produtos agropecuários; da exeexe-cução da compensação de cheques e outros papéis, da atuação como agente pagador e recebedor do Governo Federal, etc.

Um bancário, almejando promoção na carreira, realiza diversos cursos propostos pelo seu empregador. Ao final de um desses cursos, foi apresentada uma questão exigindo do aluno o conhecimento de que a hipoteca

(A) é inaplicável sobre as acessões do imóvel hipotecado. (B) é relacionada aos títulos de crédito documentados. (C) acarreta a proibição de alienação do imóvel hipotecado. (D) pode incidir sobre navios e aeronaves.

(E) pode ser realizada por pessoa absolutamente incapaz.

O Banco do Brasil é considerado um agente financeiro especial do Governo Federal, devido a algumas ativi-dades que desempenha, como a(o)

(A) seguro de bens imóveis

(B) fiança bancária para investidores em bolsa

(C) execução da política de preços mínimos de produtos agropecuários (D) extensão de crédito direto ao consumidor

(E) concessão de cartões de crédito ao público

(3)

Prova 2014

Banco do Brasil

Correção

Atualmente, as instituições financeiras oferecem aos seus clientes diversos tipos de investimentos, dentre os quais está o investimento em ações de companhias abertas que podem ser negociadas na Bolsa de Valores. A característica mais atrativa do investimento em ações é a

(A) possibilidade de ganhos superiores aos oferecidos em fundos de investimento (B) isenção de imposto sobre operações financeiras no ato de negociação das ações (C) baixa probabilidade de perdas financeiras

(D) alta probabilidade de perdas financeiras (E) isenção de imposto de renda

Resposta correta: letra a. Como se trata de investimento de risco, a atratividade está na possibilidade de auferir maiores ganhos do que em outros investimentos, como fundos de investimentos, caderneta, CDB, etc. O ganho ou perda de capital depende das características da ação adquirida e não se pode generalizar se há alta ou baixa probabilidade de perda financeira. As operações com ações não têm IOF sobre o ganho de capi-tal, mas têm IR de 15%.

De acordo com gabarito preliminar a resposta correta é a letra b. Nesta questão cabe recurso. Não é atividade do COPOM definir a taxa de juros interbancários. O CDI é a taxa média praticada nas operações interfinancei-ras, apurada pela CETIP. O COPOM, ao executar a política monetária, define a meta da Taxa Selic e seu even-tual viés. A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financia-mentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê.

Resposta correta: letra a. O SELIC é um sistema de liquidação gerido pelo Banco Central. As demais atividades são reguladas e fiscalizadas pela CVM.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil estabelece as ações que definem a políti-ca monetária do governo. O Copom

(A) administra as reservas em divisas internacionais do Brasil.

(B) determina periodicamente a taxa de juros interbancários de referência, a taxa Selic. (C) é presidido pelo Ministro da Fazenda.

(D) impõe limites mínimos de capitalização aos bancos comerciais. (E) impede a entrada de capitais financeiros especulativos no país.

O poder regulatório e fiscalizador da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) se estende a várias entidades e atividades. NÃO constituem uma dessas entidades ou atividades

(A) os Sistemas de Compensação de Títulos Públicos Federais – Selic (B) os Mercados de Balcão Organizados de Valores Mobiliários

(C) as Bolsas de Mercadorias e Futuros (D) as Auditorias de Companhias Abertas

(E) as Entidades de Compensação e Liquidação de Valores Mobiliários

(4)

Prova 2014

Banco do Brasil

Correção

Nos termos da Lei de regência, cabe ao Conselho Monetário Nacional determinar recolhimento de determinado percentual do total dos depósitos e/ou outros títulos contábeis das instituições financeiras, seja na forma de subscrição de letras ou obrigações do Tesouro Nacional, seja na compra de títulos da Dívida Pública Federal, ou ainda, através de recolhimento em espécie. Esse percentual corresponderá a até

(A)60% (B) 50% (C) 20% (D) 30% (E) 40%

Resposta correta: letra a. Cabe ao CMN determinar recolhimento de até 60% do total dos depósitos e/ou outros títulos contábeis das instituições financeiras, podendo este:

I- adotar percentagens diferentes em função das regiões geoeconômicas; das prioridades que atribuir às aplicações; da natureza das instituições financeiras.

II- determinar percentuais que não serão recolhidos, desde que tenham sido reaplicados em financiamentos à agricultura, sob juros favorecidos e outras condições fixadas pelo Conselho Monetário Nacional.

Resposta correta: letra d. O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, destinada a administrar mecanis mos de proteção a titulares de créditos contra instituições financeiras.

Resposta correta: letra a. A Lavagem de dinheiro é uma atividade que visa colocar na economia formal um recurso oriun-do de atividade ilícita. No gabarito oficial a resposta é a letra A, mas cabe recurso. De acororiun-do com a circular em referên-cia:

Art. 1º As operações ou as situações descritas a seguir, considerando as partes envolvidas, os valores, a frequência, as formas de realização, os instrumentos utilizados ou a falta de fundamento econômico ou legal, podem configurar indícios de ocorrência dos crimes previstos na Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, passíveis de comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf):

X - situações relacionadas a pessoas suspeitas de envolvimento com atos terroristas:

a) movimentações financeiras envolvendo pessoas relacionadas a atividades terroristas listadas pelo Conselho de Segu-rança das Nações Unidas;

b) realização de operações ou prestação de serviços, qualquer que seja o valor, a pessoas que reconhecidamente tenham cometido ou intentado cometer atos terroristas, ou deles participado ou facilitado o seu

cometimento;

O Fundo Garantidor de Crédito foi criado para, dentre outras finalidades, proteger depositantes e investidores no âmbito do sistema financeiro, até os limites estabelecidos pela regulamentação. Tal fundo é pessoa jurídica caracterizada como (A) sociedade por ações

(B) sociedade de economia mista (C) autarquia especial

(D) associação civil (E) empresa financeira

Nos termos da circular no 3.542/2012, NÃO está inserida nas hipóteses de controle de situações relacionadas com ativida-des internacionais a

A) existência de recursos pertencentes ou controlados, direta ou indiretamente, por pessoas que reconhecidamente nham cometido atos terroristas.

(B) realização de transferências unilaterais que, pela habitualidade, valor ou forma, não se justifiquem ou apre sentem atipicidade.

(C) utilização de operações complexas e com custos mais elevados que visem a dificultar o rastreamento dos recursos ou a identificação da natureza da operação.

(D) realização de pagamentos de importação e recebimentos de exportação, antecipados ou não, por empresa sem dição ou cuja avaliação econômico-financeira seja incompatível com o montante negociado.

(E) realização de pagamentos a terceiros não relacionados a operações de importação ou de exportação .

(5)

Prova 2014

Banco do Brasil

Correção

Os títulos de capitalização são emitidos pelas sociedades de capitalização e têm por objeto o depósito perió-dico de prestações pecuniárias pelo contratante, o qual terá, depois de cumprido o prazo contratado, os direi-tos de concorrer a sorteio de prêmios em dinheiro e o de

(A) resgatar o valor do título mediante lance em leilões periódicos.

(B) resgatar parte dos valores depositados corrigidos por uma taxa de juros. (C) aplicar parte dos recursos em ações das bolsas de valores.

(D) concorrer a imóveis nos feirões da casa própria. (E) concorrer a prêmios em barras de ouro.

A resposta correta é a letra b. Vale ressaltar que a taxa de juros citada na questão é a TR.

Resposta correta: letra c. No PGBL o participante pode deduzir o valor das contribuições da sua base de cálculo do Imposto de Renda, com limite de 12% da sua renda bruta anual. Assim, poderá reduzir o valor do imposto a pagar ou aumentar sua restituição de IR. Sobre o valor do resgate ou no recebimento como renda o participante paga o imposto de renda sobre o valor integral e não sobre a renda auferida, como ocorre no VGBL.

Resposta correta: letra d. As coberturas previstas na letra a e b referem-se a seguro de automóvel; a letra c diz respeito a seguro saúde; a letra e trata de seguro residencial.

Os planos de previdência PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) são produtos de Previdência Complementar que visam à acumulação de recursos e à transformação de tais recursos em uma renda futura.

Na modalidade PGBL, o imposto de renda incide sobre o (A) ganho das aplicações financeiras

(B) valor futuro calculado para a data do resgate (C) total resgatado ou recebido como renda

(D) total de rendimentos bruto na data da aplicação (E) valor da aplicação inicial

O mercado de seguros é cada vez mais crescente no Brasil. As seguradoras oferecem uma gama diferenciada de produtos e subprodutos para atender a essa grande demanda. O seguro de acidentes pessoais, por exemplo, garante o pagamento de indenização em caso de

(A) colisão do automóvel do segurado com veículos de terceiros, desde que esteja estipulado na apólice. (B) perda total do veículo sem danos ao segurado, desde que especificado na apólice.

(C) paralisação das atividades laborais do segurado durante o período de uma eventual internação hospitalar causada por doença crônica.

(D) invalidez permanente, total ou parcial, por acidente, ou indenização ao beneficiário em caso de falecimento do segurado.

(E) incêndio, enchente ou qualquer outro tipo de fenômeno climático que danifique a residência do segurado.

Referências

Documentos relacionados

Uma coisa é certa: não se pode, ainda, dizer- se de plano ou categoricamente que existe manifesto crime. A propósito, noto, ainda, que o querelado, em momento algum,

Na ideia de fundir o popular com erudito, o regional com o cosmopolita, a cultura de massas com a alta cultura, o tropicalismo mistura os conceitos que até então dividiam a

Pré-candidato a prefeito de São Caetano do Sul pelo Parti- do Novo, o empresário Mario Bohm usou as redes sociais na quinta-feira (24) para avisar que o plano de governo está

E) Derivação prefixal, derivação parassintética e composição por aglutinação. Aprendemos palavras para melhorar os olhos". As orações destacadas podem ser

unidades com antecedência mínima de 10 (dez) dias corridos da data de inicio da viagem nacional, e de 15 (quinze) dias corridos da data de inicio da viagem internacional, ou seja,

Os dados de área e porcentagens de área sobre as observa- ções quanto ao aspecto das culturas, relevo e ocorrência de erosão, são simples estimativas, pois a separação das

Esses grupamentos são inseridos na superfície do óxido como consequência de uma reação paralela do ácido sulfúrico do meio reacional com alguns terminais

O adquirente do estabelecimento, salvo disposição em contrário, responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados,