• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Perindopril Farmoz 8 mg Comprimidos

Perindopril, tert-butilamina

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

-Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico.

-Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas.

-Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O que é Perindopril Farmoz e para que é utilizado 2. Antes de tomar Perindopril Farmoz

3. Como tomar Perindopril Farmoz 4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar Perindopril Farmoz 6. Outras informações

1. O QUE É Perindopril Farmoz E PARA QUE É UTILIZADO

Perindopril Farmoz é um medicamento que se apresenta sob a forma de comprimidos, contendo 8 mg de perindopril sal de tert-butilamina como substância activa.

Categoria farmacoterapêutica

Perindopril Farmoz pertence ao Grupo farmacoterapêutico: 3.4.2.1 Inibidores da enzima de conversão da angiotensina.

Perindopril Farmoz está indicado para:

Tratamento da hipertensão arterial e redução do risco de eventos cardíacos na doença arterial coronária estável, em doentes com história de enfarte do miocárdio e/ou revascularização.

2. ANTES DE TOMAR Perindopril Farmoz Não tome Perindopril Farmoz

-se tiver mais do que três meses de gravidez (também é preferível não tomar Perindopril Farmoz no início da gravidez – ver secção Gravidez);

(2)

-se tem alergia (hipersensibilidade) ao perindopril, a qualquer um dos excipientes ou a qualquer outro inibidor da ECA;

-se tem antecedentes de angioedema associado a uma terapêutica prévia com inibidores da ECA;

-se tem angioedema hereditário ou idiopático. Perindopril Farmoz não está indicado em crianças. Tome especial cuidado com Perindopril Farmoz

-Em caso de insuficiência renal, de dieta rigorosa sem sal, de tratamento com diurético. Nestes casos deverá prevenir o médico.

-Em caso de intervenção cirúrgica. Deverá prevenir o anestesista da toma de Perindopril Farmoz.

-Especialmente durante o primeiro mês de tratamento com um IECA, deverão ser cuidadosamente monitorizados os níveis de glicemia no diabético previamente medicado com antidiabéticos orais ou insulina.

Deve informar o seu médico se pensa estar grávida (ou planeia engravidar). Perindopril Farmoz não está recomendado no início da gravidez e não deve ser tomado após o terceiro mês de gravidez, uma vez que pode ser gravemente prejudicial para o bebé se utilizado a partir desta altura.

Ao tomar Perindopril Farmoz com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

A fim de evitar interacções entre vários medicamentos, deve informar sistematicamente o seu médico ou farmacêutico de qualquer outro tratamento em curso, particularmente se se tratar de um diurético, neuroléptico ou dum antidepressivo imipramínico, lítio, anti-inflamatórios não esteróides, anti-hipertensores e vasodilatadores.

A administração concomitante de inibidores da ECA e antidiabéticos orais ou insulina pode potenciar o efeito de diminuição da glucose sanguínea com risco de hipoglicemia. Este fenómeno pode ocorrer com maior frequência:

-durante as primeiras semanas de tratamento -em doentes com insuficiência renal.

Ao tomar Perindopril Farmoz com alimentos e bebidas

É recomendado tomar Perindopril Farmoz uma vez por dia, de manhã antes da refeição. Gravidez e aleitamento

(3)

Gravidez

Deve informar o seu médico se pensa que está grávida (ou planeia engravidar). O seu médico normalmente aconselhá-la-á a interromper Perindopril Farmoz antes de engravidar ou assim que estiver grávida e a tomar outro medicamento em vez de Perindopril Farmoz. Perindopril Farmoz não está recomendado no início da gravidez e não deve ser tomado após o terceiro mês de gravidez, uma vez que pode ser gravemente prejudicial para o bebé se utilizado a partir desta altura.

Aleitamento

Deverá informar o seu médico de que se encontra a amamentar ou que pretende iniciar a amamentação. Perindopril Farmoz não está recomendado em mães a amamentar, especialmente se o bebé for recém-nascido ou prematuro; nestes casos o seu médico poderá indicar outro tratamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Durante a condução de veículos ou utilização de máquinas deve ser tido em consideração que podem ocorrer ocasionalmente tonturas ou cansaço.

Informações importantes sobre alguns componentes de Perindopril Farmoz

Este medicamento contém lactose mono-hidratada. Se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

3. COMO TOMAR Perindopril Farmoz

Tomar Perindopril Farmoz sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Hipertensão arterial:

A posologia recomendada é de 4 mg por via oral, numa toma matinal, mas que pode ser aumentada, se necessário, após 1 mês de tratamento, para 8 mg.

Redução do risco de acidente cardiovascular:

Em doentes com doença coronária estável, Perindopril Farmoz deve ser iniciado com a dose de 4 mg uma vez por dia durante 2 semanas e depois, dependendo da função renal, aumentar para 8 mg uma vez por dia.

Os doentes idosos devem receber 2 mg uma vez por dia durante 1 semana, aumentar para 4 mg uma vez por dia na semana seguinte e, dependendo da função renal, aumentar para 8 mg uma vez por dia (ver “Em caso de insuficiência renal”).

Em caso de insuficiência renal: a posologia de Perindopril Farmoz será reajustada ao grau de insuficiência renal. Nestes doentes, a prática clinica normal compreende um controlo periódico do potássio e da creatinina.

(4)

Clearance da creatinina Posologia recomendada

≥ 60 ml/min 4 mg/dia

Entre 30 e 60 ml/min 2 mg/dia

Entre 15 e 30 ml/min 2 mg dia sim/dia não < 15 ml/min 2 mg no dia da diálise Se tomar mais Perindopril Farmoz do que deveria

No caso de ter tomado mais Perindopril Farmoz do que deveria, deve recorrer ao seu médico, ou a um Centro de Informação Anti-Venenos.

Os dados disponíveis sobre a sobredosagem no Homem são limitados. Os sintomas associados a uma sobredosagem com inibidores da ECA podem incluir hipotensão, choque circulatório, alterações electrolíticas, falência renal, hiperventilação, taquicardia, palpitações, bradicardia, vertigens, ansiedade e tosse.

O tratamento recomendado para a sobredosagem é a administração por perfusão intravenosa de uma solução salina normal.

Se ocorrer hipotensão o doente deve ser colocado em posição de choque. Se disponível, pode também ser considerado o tratamento por perfusão de angiotensina II e/ou catecolaminas por via intravenosa. O perindopril deve ser removido da circulação geral por hemodiálise. Recomenda-se terapêutica pacemaker em caso de bradicardia resistente à terapia. Os sinais vitais, electrólitos no soro e concentrações de creatinina devem ser monitorizados permanentemente.

Caso se tenha esquecido de tomar Perindopril Farmoz

Não tome uma dose a dobrar para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como todos os medicamentos, Perindopril Farmoz pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Em certas pessoas, quando da utilização de doses normais, Perindopril Farmoz pode provocar efeitos:

(5)

-Frequentes: dor de cabeça, tontura, vertigem, parestesia (sensação de formigueiro), distúrbios de visão, zumbidos, hipotensão, tosse, dispneia, náuseas, vómitos, desconforto abdominal, disgeusia (alteração do sabor dos alimentos), dispepsia (alteração da digestão), diarreia, obstipação, cãibras, astenia (cansaço), rash (erupção cutânea), prurido (comichão).

-Pouco frequentes: alteração do humor ou perturbações do sono, broncoespasmo, angioedema, urticária, insuficiência renal, impotência, sudação, secura de boca.

-Raros: diminuição da hemoglobina e do hematócrito, trombocitopenia (diminuição do n.º de plaquetas), leucopenia (diminuição do n.º de leucócitos)/neutropenia (diminuição do n.º de neutrófilos), agranulocitose (diminuição do n.º de granulócitos) ou pancitopenia (diminuição do n.º de elementos do sangue), aumento das enzimas hepáticas e da bilirrubina.

-Muito raros: Confusão, arritmia, angina de peito, enfarte do miocárdio, acidente cardiovascular (AVC), pneumonia eosinófila, rinite, pancreatite, hepatite citolítica ou colestática, eritema multiforme, falência renal aguda, anemia hemolítica.

5. COMO CONSERVAR Perindopril Farmoz Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Perindopril Farmoz após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, a seguir a VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação. Conservar na embalagem de origem.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de Perindopril Farmoz

-A substância activa é perindopril (sob a forma de sal de tert-butilamina).

-Os outros componentes são: celulose microcristalina, lactose mono-hidratada, sílica coloidal anidra, estearato de magnésio.

Qual o aspecto de Perindopril Farmoz e conteúdo da embalagem

(6)

Perindopril Farmoz apresenta-se em embalagens de 10, 14, 30 e 60 comprimidos. É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante FARMOZ – Sociedade Tecnico-Medicinal, S.A.

Rua Professor Henrique de Barros, Edifício Sagres, 3º A 2685 – 338 Prior Velho

Tel.: 210 414 124/5 Fax: 219 412 157

E-mail: dmk.fz@farmoz.pt Fabricante

Atlantic Pharma - Produções Farmacêuticas, S.A. Rua da Tapada Grande, n.º 2, Abrunheira

2710-089 Sintra Portugal

Referências

Documentos relacionados

Os resultados do gráfico 2 apresentam a percentagem de variação de lesões de MC por tempo: o Grupo A apresentou na sexta semana diminuição de 31% no número de lesões, ficando

9.2 Se a vencedora da Cotação de Preços não apresentar situação regular, no ato da contratação, não apresentar a documentação exigida para celebração

Pretende-se, assim, realizar uma revisão da evidência encontrada sobre as estratégias de intervenção terapêuti- ca no molusco contagioso na idade pediátrica, no que se refere a

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGBIOQ/UFRGS), de acordo com o

koren-&gt;desni = dodaj_u_stablo (koren-&gt;desni, naziv, cena); /* Ako je stablo neprazno, i koren sadrzi naziv koji je leksikografski veci od datog naziva, vrednost se umece u

Quanto, pois, os gentios, que não têm lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram

Na análise do quadro das Despesas Correntes por Grupo e Elemento de Despesa dos Créditos Recebidos por Movimentação, pode ser observado nas Despesas de Pessoal

Os corticosteróides são a pedra angular da terapêutica imunossupressora, representando os fármacos imunossupressores mais comummente usados na prática