• Nenhum resultado encontrado

( ) O comprimento de onda dessas ondas de ultrassom nesse exame varia de 1,5 mm a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "( ) O comprimento de onda dessas ondas de ultrassom nesse exame varia de 1,5 mm a"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

5-Lista Efeito Doppler DUDU

1. (Acafe 2018) As ondas de ultrassom são muito utilizadas em um exame denominado ultrassonografia (USG). O exame é realizado passando-se um transdutor que emite uma onda de ultrassom, com frequências entre 1MHz e 10 MHz, numa velocidade das ondas de ultrassom nos tecidos humanos da ordem de 1.500 m s, que é refletida pelo órgão de acordo com sua densidade, sendo captado a onda refletida enviada ao computador que forma as imagens em função da densidade do órgão estudado. Com base no exposto a respeito do ultrassom, analise as proposições a seguir, marque com V as verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O comprimento de onda dessas ondas de ultrassom nesse exame varia de 1,5 mm a 0,15 mm.

( ) A realização do diagnóstico por imagem tem como base os fenômenos de reflexão e refração de ondas longitudinais.

( ) Também por ser uma onda pode-se usar o efeito Doppler para avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo, por exemplo.

( ) O ultrassom é uma onda eletromagnética, por esse fato pode penetrar nos órgãos e tecidos.

( ) O exame é comum para acompanhar as gestações, pois não utiliza radiações ionizantes. a) F - F - F - V - V

b) V - F - V - F - F c) F - V - F - F - V d) V - V - V - F - V

2. (Ufsc 2018) Quando estamos apaixonados, muitas vezes fazemos coisas improváveis que não faríamos em outras situações, tudo para chamar a atenção ou fazer a felicidade da pessoa amada. A análise de algumas dessas situações serve para melhor compreender os fenômenos físicos relacionados a tais eventos, como na situação a seguir. Um ciclista apaixonado se aproxima com velocidade de 36,0 km h da casa de sua namorada, que o observa parada na janela. Ao avistar a moça, o ciclista dá um toque na buzina da bicicleta, emitindo um som de

600,0 Hz. Considere a velocidade do som no ar igual a 340m s. Com base no exposto acima, é correto afirmar que:

01) o som ouvido pelo ciclista possui frequência maior do que o som emitido pela buzina da bicicleta.

02) o som ouvido pela namorada do ciclista tem velocidade de 350,0 m s.

04) o som ouvido pela namorada do ciclista tem frequência aproximada de 618,0 Hz. 08) o som refletido pela casa tem frequência de 600,0 Hz.

16) o comprimento de onda do som ouvido pela namorada do ciclista é maior do que o comprimento de onda do som emitido pela buzina da bicicleta.

32) o som refletido pela casa, e em seguida ouvido pelo ciclista, tem frequência aproximada de 636,0 Hz.

3. (Ufms 2008) Um veículo A está ultrapassando um veículo B em uma estrada retilínea e horizontal. Os dois veículos estão com suas buzinas acionadas emitindo sons de mesma intensidade I . e frequência 0 f .0 A velocidade V ,A do veículo A, é ligeiramente maior que a velocidade V , do veículo B B, de maneira que os dois condutores ouvem o fenômeno de batimentos gerados pelas duas buzinas acionadas, veja a figura.

(2)

Conforme essas considerações, é CORRETO afirmar:

01) A frequência do som, ouvido pelo condutor de um dos veículos, é igual à frequência do som emitido pela buzina do outro veículo.

02) O efeito dos batimentos é causado pelo efeito Doppler.

04) A frequência dos batimentos ouvidos pelos dois condutores é igual.

08) Um observador, que está em repouso no centro da pista, ouve o som emitido pelas buzinas de cada veículo com frequências iguais.

16) O comprimento da onda sonora, emitida pela buzina do carro A, e formada na frente dele, é menor que o comprimento da onda sonora, emitida pela buzina do carro B, e formada na frente dele.

4. (Udesc 2017) Uma fonte emite ondas sonoras com frequência f ,0 quando em repouso em relação ao ar. Esta fonte move-se com velocidade constante V em direção a uma parede que reflete totalmente as ondas sonoras que nela incidem. Considerando-se que o ar esteja em repouso em relação ao solo, e que vS seja a velocidade do som no ar, assinale a alternativa que fornece a frequência recebida pela fonte.

a) 0 S S v V f v V        b) S 0 S v V f v V        c) S 0 S v V f v V        d) S 0 S v V f v V        e) 0 S V f v V      

5. (Uepg 2016) Considere uma sirene fixa na parede de uma escola que é acionada a cada 50 minutos. O som produzido por ela tem frequência de 650 Hz. Em um dos intervalos, um aluno sai correndo da sala de aula pelos corredores, a uma velocidade de 2,6 m s no sentido da sirene, para chegar ao campo de futebol da escola.Dados: vsom 340 m s

Sobre o efeito Doppler-Fizeau, assinale o que for correto.

01) O aluno, quando sai da sala de aula correndo, ao se aproximar da sirene, perceberá a frequência do som com um valor igual a 650 Hz.

02) Em um dia muito frio, se o garoto fizer o mesmo trajeto correndo em direção ao campo de futebol, aproximando-se da sirene, a frequência do som percebida por ele será de 650 Hz. 04) Caso a sirene fosse móvel e se estivesse na mão de uma pessoa caminhando pelos

corredores da escola, a velocidade de propagação do som produzido (no meio) seria maior se a pessoa passasse a correr pelos corredores.

08) O efeito Doppler-Fizeau explica as variações que ocorrem na velocidade das ondas mecânicas com natureza transversal.

16) Caso o menino passe a correr como um atleta olímpico na direção da sirene, a uma velocidade de 10 m s, ele passará a ouvir um som mais agudo, com frequência de aproximadamente 669 Hz.

6. (Ufpa 2016) Um homem (observador) assiste sentado a uma corrida de fórmula 1,

localizado em uma arquibancada lateral à pista de corrida. O observador tem um aparelho que registra a frequência principal do motor dos carros tanto na aproximação quanto no

afastamento. Sabendo-se que a razão entre as frequências na aproximação e no afastamento é 3, pode-se afirmar, nesse caso, que a velocidade do carro de corrida (considerada

constante) é, em m s, igual a: Dado: a velocidade do som no ar é 340 m s. a) 170. b) 215. c) 290. d) 315. e) 415.

7. (Pucsp 2016) Uma jovem de 60 kg realiza seu primeiro salto de paraquedas a partir de um helicóptero que permanece estacionário. Desde o instante do salto até o momento em que ela aciona a abertura do paraquedas, passam-se 12s e durante todo esse tempo em que a jovem cai em queda livre, ela emite um grito de desespero cuja frequência é de 230 Hz.

Considerando a velocidade do som igual a 340 m / s e o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m / s , determine a frequência aparente aproximada desse grito, emitido no instante 2 12s, quando percebida pelo instrutor de salto situado no helicóptero. Despreze a resistência do ar até a abertura do paraquedas.

(3)

8.(Udesc 2009) Em 1997, durante o exercício militar Mistral I, os aviões Mirage III-E da Força Aérea Brasileira conseguiram ótimos resultados contra os aviões Mirage 2000-C franceses, usando a manobra "Doppler-notch". Esta manobra é utilizada para impedir a detecção de aviões por radares que usam o efeito Doppler (radares Pulso-Doppler). Ela consiste em mover o avião alvo a 90° do feixe eletromagnético emitido por este tipo de radar, conforme ilustrado no esquema a seguir.

Quando o avião B se move a 90° do feixe eletromagnético, o radar Pulso-Doppler do avião A não consegue determinar a diferença de frequência entre o feixe emitido e o feixe refletido porque:

a) há movimento do avião B na direção do feixe. b) não há movimento do avião B na direção do feixe. c) a velocidade do avião B aumenta bruscamente. d) a velocidade do avião B diminui bruscamente. e) não há feixe refletido no avião B.

9. (Ufsc 2015) Pedro, que é muito interessado em Física, está sentado em um banco às margens da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Ele observa diversos eventos e faz as seguintes anotações:

I. A frequência do som da sirene de um carro de polícia que se aproxima é diferente da frequência do som da sirene quando o carro está parado.

II. A frequência do som da buzina de um carro que se afasta, cujo motorista resolve fazer um buzinaço (ato de apertar continuamente a buzina), é diferente da frequência do som da buzina quando o carro está parado.

III. A frequência da sirene de um carro de bombeiros parado não sofre alterações.

IV. A frequência da sirene de um carro de bombeiros parado não sofre alterações, nem mesmo quando o vento sopra.

De acordo com o exposto acima, é CORRETO afirmar que:

01) a anotação I está correta porque, quando o carro de polícia se aproxima, o comprimento de onda do som da sirene é aparentemente encurtado e a frequência percebida é maior. 02) a anotação II está correta porque, quando o carro se afasta, o comprimento de onda do

som da buzina não se altera, apenas diminui o número de frentes de onda que passam por Pedro.

04) a anotação III está incorreta porque a velocidade relativa entre o carro de bombeiros e Pedro não é zero.

08) a anotação IV está correta porque o vento em movimento altera apenas a velocidade da onda, mas não altera a frequência do som da sirene do carro de bombeiros em repouso. 16) a anotação II está correta porque, quando o carro se afasta, o buzinaço provoca ondas de

choque que alteram a frequência do som da buzina.

10. (Esc. Naval 2013) Uma fonte sonora, emitindo um ruído de frequência f450Hz, move-se em um circulo de raio igual a 50,0 cm, com uma velocidade angular de 20,0 rad s. Considere o módulo da velocidade do som igual a 340 m s em relação ao ar parado. A razão entre a menor e a maior frequência (fmenor / fmaior) percebida por um ouvinte posicionado a uma grande distância e, em repouso, em relação ao centro do circulo, é

(4)

Gabarito:

Resposta da questão 1:[D]

[V] O comprimento de onda é dado pela razão entre a velocidade de propagação da onda e a frequência da mesma, portanto temos:

v f λ

Para a menor frequência:

3 1 1 6 1 1 v 1500 m s 1,5 10 m 1,5 mm f 10 Hz λ  λ  λ    

Para a maior frequência:

3 2 1 6 1 2 v 1500 m s 0,15 10 m 0,15 mm f 10 10 Hz λ  λ  λ     

[V] O ultrassom é uma onda longitudinal e os fenômenos do exame são baseados em refração e reflexão das ondas com a formação de imagem através das ondas refletidas pelos órgãos internos com o auxílio da computação.

[V] Usando-se o efeito Doppler pode-se também registrar a velocidade do fluxo sanguíneo nas artérias identificando doenças relacionadas a depósito de gordura ou cálcio acumulado nas artérias, devido ao efeito Venturi, pois o fluxo quando passa por uma restrição aumenta sua velocidade. Atualmente, existem exames como a tomografia de contraste que realiza essa tarefa de maneira bastante eficaz. [F] O ultrassom não é uma onda eletromagnética, mas uma onda mecânica longitudinal.

[V] O ultrassom não representa perigo, pois não utiliza radiação ionizante como o raio X e tomografia. Resposta da questão 2: 04 + 32 = 36.

[01] Incorreta. O som ouvido pelo ciclista possui frequência igual à do som emitido pela buzina da bicicleta, pois não há movimento relativo entre eles.

[02] Incorreta. O som ouvido pela namorada do ciclista tem velocidade de 340,0 m s. [04] Correta. Usando a expressão do efeito Doppler:

som bic ap fonte ap som v v 340 10 f f 600 f 618Hz. v 340       

[08] Incorreta. O som refletido pela casa tem frequência igual à do som recebido, aproximadamente, 618Hz.

[16] Incorreta. Se a frequência é maior, o comprimento de onda é menor. [32] Correta. som ap refl ap som bic v 340 f f 618 f 636Hz. v v 340 10        Resposta da questão 3: 02 + 16 = 18.

O efeito dos batimentos é uma consequência do efeito Doppler, ou seja, da alteração entre a frequência recebida e a frequência emitida devida a velocidade relativa dos veículos.

As ondas sonoras se comprimem a frente do veículo e se distendem atrás dele. Resposta da questão 4:[A]

(5)

O efeito Doppler relaciona a frequência aparente de uma onda sonora quando a fonte está em movimento em relação ao observador. Para fontes sonoras que se aproximam de um obstáculo a frequência aparente aumenta e ao se afastar a fonte sonora provoca uma redução da frequência. Assim, como a fonte percebe a própria reflexão da sua onda sonora, teremos que a velocidade do observador v0 e a velocidade da fonte vF são iguais a v na expressão do efeito Doppler, assim:

S 0 S v V f ' f v V       

  para fonte se aproximando de obstáculo e

S 0 S v V f ' f v V     

  para fonte se afastando do obstáculo.

Para o caso apresentado, a alternativa correta é a da letra [A]. Resposta da questão 5:16.

[01] Falso. Aplicando a fórmula do efeito Doppler para a situação descrita, temos:

som ob ap 0 ap som v v 340 2,6 f f 650 f 655 Hz v 340               

[02] Falso. Análogo ao item acima.

[04] Falso. O que mudaria neste caso seria a frequência aparente, não a velocidade de propagação do som.

[08] Falso. O efeito Doppler-Fizeau explica as variações nas ondas de natureza longitudinal. [16] Verdadeiro. Aplicando novamente a fórmula do efeito Doppler, temos:

ap ap 340 10 f 650 f 669 Hz 340         

Resposta da questão 6:[A]

Seja f0 a frequência emitida pelo motor e f1 e f2 as frequências detectadas pelo observador, que está em repouso, na aproximação e no afastamento, respectivamente. De acordo com o enunciado,

1 2

f 3 f .

Assim, sendo v340 m s a velocidade do som no ar e vc a velocidade do carro, aplicando a expressão do efeito Doppler às duas situações, vem:

1 0 c 1 c 2 c c c 2 c 2 c 2 0 c v f f v v f v v 3 f 340 v 4v 680 v 170 m s. v f v v f 340 v f f v v               Resposta da questão 7:[C]

Para calcular a frequência aparente f observada pelo instrutor no helicóptero, devemos primeiro obter a velocidade da fonte sonora v aos 12 s utilizando o movimento de queda livre, sem atrito.

2 0

vv gt  v 0 10 m / s 12 s v 120 m / s

A frequência aparente da fonte sonora se afastando do observador é dada por: som F som v f f v v         

(6)

Substituindo os valores referentes à frequência da fonte, velocidade do som e velocidade da fonte: 340 m / s f 230 Hz f 170 Hz 340 m / s 120 m / s          Resposta da questão 8: [B]

Se o avião B estiver numa direção perpendicular ao feixe, o avião não apresentará velocidade em relação ao feixe e desta forma não haverá, por efeito Doppler, variação na frequência do feixe refletido em relação ao feixe emitido.

Resposta da questão 9: 01 + 08 = 09.

[01] (Verdadeira) Este é chamado de efeito Doppler, pois sentimos mudanças aparentes nas frequências de buzinas de móveis se aproximando e se afastando.

[02] (Falsa) A frequência não muda na realidade, o que muda é a nossa percepção dela. [04] (Falsa) A afirmação [III] está correta, pois a frequência da fonte nunca é alterada. [08] (Verdadeira) A frequência da fonte é sempre a mesma.

[16] (Falsa) O afastamento da fonte provoca uma deformação na onda produzida, aumentando seu comprimento de onda e diminuindo sua frequência aparente, mas a frequência da fonte permanece a mesma.

Resposta da questão 10: [A]

Como a distância entre o observador e a fonte sonora é muito maior que o raio de curvatura descrito pela fonte, considera-se que o movimento se dá na reta que une observador e centro da curva, sendo unidimensional.

Velocidade linear da fonte (v) em MCU:

rad m

v R 20 0,5m 10

s s

ω

   

Cálculo das frequências aparentes (f ') :

som menor som fonte v 340 f ' f 450 v v 340 10       (1) som maior som fonte v 340 f ' f 450 v v 340 10       (2)

A razão será (1) dividido por (2):

menor maior

f ' 33

Referências

Documentos relacionados

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

Após uma avaliação estética extraoral, labial, periodontal e den- tal, foi constatada a presença de coroas curtas nos dentes ante- riores superiores (Figura 1) associada a uma

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

A frequência do som da buzina de um carro que se afasta, cujo motorista resolve fazer um buzinaço (ato de apertar continuamente a buzina), é diferente da frequência do som da

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um