• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS

2º ANO

GAB LISTA - 13

Questão 7

a) Os solos considerados de boa potencialidade agrícola são aqueles mais profundos, bem drenados, com horizontes bem definidos, localizados em locais de topografia plana ou levemente ondulada. A associa-ção da qualidade do solo com a topografia plana favo-rece a mecanização.

• Exemplos: - solos de massapê encontrados na Zona da Mata do Nordeste brasileiro. - solos aluviais – são marginais aos rios e excelentes para as culturas irrigadas. - solos de terra roxa, extremamente férteis, predominantes nos estados de São Paulo e Paraná.

b) Problemas enfrentados: dentre outros, a exigên-cia de utilização maciça de corretivos e fertilizantes porque são solos muito arenosos (latossolos) que se instalaram em terrenos planos, deficientes em nu-trientes, porém ricos em ferro e alumínio, daí os solos determinarem a incidência de plantas com aparência seca entre os arbustos esparsos e gramíneas.

• Consequência: uso excessivo de fertilizantes traz ameaça ao equilíbrio ambiental por conterem subs-tâncias tóxicas nocivas aos seres humanos: poluição dos aquíferos, dos solos e dos cultivos.

Questão 8

Letra A

Questão 9

a) Processo muito lento.

b) Principal - horizonte A, composto por solos orgâ-nicos.

Questão 10

Letra B

Questão 11

Letra B

O Brasil é formado por planaltos, depressões e pla-nícies. Os planaltos apresentam variadas formas e es-truturas geológicas. Os diversos níveis de declividade nos planaltos com serras, morros, cuestas e chapadas estimulam a ação erosiva provocada pela água (chuva e rios) e pelo vento (eólica).

Questão 12

Letra B

O Domínio dos Mares de Morros é constituído por planaltos com mares de morros (formas mamelonares) e escarpas de falha (serras), dominância de latossolos e de argissolos, climas tropical litorâneo, tropical de al-titude e subtropical com prevalência da Mata Atlântica (floresta latifoliada perenefólia tropical ou floresta om-brófila densa).

Geografia

GABARITO

Questão 1

Letra B

Questão 2

Letra D

Questão 3

01 + 04 + 08 = 13.

01) CORRETA. Nas bacias sedimentares, são encon-trados registros fósseis de diferentes períodos geoló-gicos.

02) INCORRETA. A Plataforma Patagônica abrange a área meridional da estrutura da América do Sul. O país possui dois grandes escudos: Guianas e Brasileiro.

04) CORRETA. As bacias sedimentares formam-se a partir da era Paleozoica.

08) CORRETA. A formação dos escudos corresponde a 36% do arcabouço geológico brasileiro, composição rochosa que corresponde aos jazimentos de minérios metálicos.

16) INCORRETA. A bacia do Paraná abrange uma área que corresponde a estados ou parte de estados do centro-sul.

Questão 4

Letra A

Questão 5

Letra E

A região do Vale do Ribeira do Iguape localiza-se no sul do estado de São Paulo e se insere do ponto de vista geológico no Escudo Cristalino Brasileiro que inclui dobramentos antigos ou “faixas móveis” (Atlân-tico). O Vale do Ribeira apresenta grandes extensões de Mata Atlântica conservadas, embora tenham mu-nicípios com graves problemas sociais. Entre as comu-nidades tradicionais que vivem na região destacam-se os quilombolas concentrados no interior e os caiçaras na faixa litorânea.

Questão 6

Letra B

Os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná (anti-go Planalto Meridional) ocupa a porção centro-sul do território brasileiro. Sua estrutura geológica é formada por rochas sedimentares, como arenito, e rochas vul-cânicas, como o basalto. Sua superfície é dominada por colinas, e suas bordas, em contado com as depressões, são marcadas por cuestas – uma forma de relevo cuja

frente apresenta alta declividade e o reverso apresen-ta baixo declive. O talude continental é uma unidade

de relevo submarino íngreme, constitui o limite entre a plataforma continental e o assoalho oceânico.

(2)

LISTA DE EXERCÍCIOS

2º ANO

GAB LISTA - 14

Geografia

GABARITO

Questão 1

Letra C

Questão 2

Letra C

Questão 3

Letra E

Questão 4

Letra B

Questão 5

Letra D

O domínio da Caatinga é caracterizado por depres-sões interplanálticas, ou seja, presença pontual de chapadas, planaltos e inselbergs (morros residuais). O clima é semiárido, isto é, quente, com baixa amplitude térmica, baixos índices pluviométricos e secas prolon-gadas. Os solos são pouco desenvolvidos e a hidrogra-fia intermitente. E ecossistema dominante é a Caatin-ga, caracterizada por espécies xerófilas, vegetação já devastada em 45% devido à exploração de madeira e agropecuária. Assim, várias áreas estão com desertifi-cação instalada.

Questão 6

Letra A

A bacia hidrográfica do rio Paraguai (parte dos terri-tórios dos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) localiza-se em sua maior parte na Planície e Pantanal Mato-Grossense. Em rios de planície, o fluxo de água é mais lento, são favoráveis ao uso hidroviário, porém apresentam pouco potencial hidrelétrico.

(3)

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS

2º ANO

GAB LISTA - 15

Questão 6

Letra E

Questão 7

a) Os principais elementos do clima são a temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica.

b) Os principais fatores do clima são a altitude, a latitude, continentalidade e maritimidade.

Questão 8

Letra D

Geografia

GABARITO

Questão 1

Letra A

A região Norte apresenta o maior potencial hídri-co do Brasil, uma vez que apresenta clima equatorial (chuvas abundantes e bem distribuídas) e a bacia hi-drográfica do rio Amazonas, a maior do mundo. Po-rém, é a segunda região com menor população abso-luta e a com menor densidade demográfica do país.

Questão 2

Letra C

[IV] Incorreta, porque foz é o local em que o rio de-ságua em outro rio, mar ou lago.

As afirmativas seguintes estão corretas porque cor-respondem aos conceitos de hidrografia.

Questão 3

F – F – V – V – V.

FALSO – Ventos alísios se deslocam do paralelo 30ºN e 30ºS para a linha do Equador, levemente inclinados em direção oeste, contrário ao mostrado na figura, que identifica a Zona de Convergência Intertropical.

FALSO – O fenômeno mostrado na figura ocorre sobre a linha do Equador e não na porção centro sul da Amazônia. Resultam em chuvas convectivas e não frontais.

VERDADEIRO – A figura mostra a Zona de Conver-gência Intertropical, onde o ar aquecido (baixa pres-são) e úmido ascende a 10 mil metros de altitude. Em altas altitudes, o ar mais resfriado e seco forma os ventos contra-alísios que se estendem até os paralelos 30ºN e 30ºS. Ao descer à superfície da Terra se dirigem para a linha do Equador, passando a ser chamados de alísios e caracterizam-se por serem inclinados a oeste como resultado do efeito Coriolis, uma consequência do movimento de rotação.

VERDADEIRO – O ar aquecido da Zona de Conver-gência Intertropical provoca chuvas do verão ao ou-tono em parte do nordeste brasileiro, característica determinada pela classificação climática de Koppen como w’.

VERDADEIRO – O ar aquecido e, portanto, com grande umidade, ascende para altitudes mais eleva-das, criando condições para a formação de nuvens e chuvas convectivas.

Questão 4

Letra C

Questão 5

a) Os principais elementos do clima são a temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica.

b) Os principais fatores do clima são a altitude, a latitude, continentalidade e maritimidade.

(4)

LISTA DE EXERCÍCIOS

2º ANO

GAB LISTA - 16

Geografia

GABARITO

Questão 1

Letra A

Questão 2

Letra C

Questão 3

Letra D

Questão 4

Letra D

Questão 5

Letra C

Questão 6

a) O tipo de chuva identificado como frontal resulta do encontro de uma massa de ar quente com uma fria, cujas diferenças térmicas e de umidade desencadeiam ventos e precipitação. A massa de ar originada com esse fenômeno é a massa Polar Atlântica.

b) A “ilha de calor”, fenômeno resultante do aumento da temperatura em razão da grande presença de asfalto e concreto nas grandes cidades, aumenta a diferença térmica entre as massas, ampliando a velocidade dos ventos e intensificando a precipitação.

Questão 7

Letra E

Questão 8

Letra B

Questão 9

Letra A

Questão 10

Letra B

(5)

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS

2º ANO

GAB LISTA - 18

nante no Centro-Oeste do país. Os climas A e B apre-sentam baixa amplitude térmica anual, ou seja, pouca diferença entre a temperatura máxima e a tempera-tura mínima. O principal fator que justifica é a baixa latitude, ou seja, proximidade da linha do equador. Outro fator importante é a dominância de massas de ar quente, como a Equatorial continental, a Equatorial atlântica e a Tropical continental, no caso do Centro--Oeste.

Questão 14

Kuala Lampur, Malásia, localiza-se em condições climáticas equatoriais com elevadas temperatura e pluviosidade com baixa amplitude térmica e chuvas re-gulares o ano todo. Barrow, no Canadá, está em área temperada fria e continental com clima rigoroso, bai-xas temperaturas, baixa pluviosidade, chuvas de verão e grande amplitude térmica.

Questão 15

A temperatura mantém-se elevada o ano todo, pois as duas massas de ar que afetam a região são quentes. No inverno ocorre também o fenômeno da friagem, causada pelo avanço da Massa Polar Atlântica, resul-tando na queda de temperatura.

A pluviosidade é elevada no verão, período de in-fluência da Massa Equatorial Continental, que é úmi-da. Durante o inverno, a Massa Tropical Atlântica não consegue levar a umidade, causando uma redução na quantidade de chuva.

Geografia

GABARITO

Questão 1

Letra C

Questão 2

Letra D

Questão 3

Letra D

Questão 4

Letra C

Questão 5

Letra D

Questão 6

F – F – F – V – V

Questão 7

a) O gráfico 1 representa o clima tropical de altitude. Trata-se de um clima com duas estações bem definidas, verão chuvoso e inverno seco e frio. O gráfico 2 mostra o clima tropical semiárido sempre quente com baixo índice pluviométrico e chuvas irregulares.

b) O clima tropical de altitude aparece nas áreas serranas do Sudeste com Araucárias e Campos de Altitude e o clima tropical semiárido é associado à Caatinga, caracterizada por espécies xerófitas adaptadas à baixa umidade.

Questão 8

Letra A

Questão 9

Letra D

Questão 10

Letra D

Questão 11

Letra C

Questão 12

Letra B

Questão 13

O clima equatorial (A), quente, úmido e com chu-vas abundantes (exemplo: mais de 440 mm em janei-ro e março), é dominante na região Norte do Brasil, em grande medida, na Amazônia. O clima tropical (B), quente, com chuvas de verão e inverno seco, é

Referências

Documentos relacionados

Tabela 4 – Tipos, números, total de alterações e índice mutagênicos (IMG %) obtidos para os grupos controle negativo (Co-) e positivo (Co+) e os grupos tratados com as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

Assim, Andrade (2009), concebe o princípio da proteção social, como forma de fazer com que o direito do trabalho abarque a as relações de trabalho contemporâneas em

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Para a análise de dados optou-se por utilizar a escala de Likert nos questionários para medir o grau de inovação das empresas, sendo que: a pontuação 1,0 é

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o