• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

RELATÓRIO

FINAL

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

Duarte Nuno Alves Spinola Barreto | 2012229

Ano Lectivo 2017/2018

(2)

2 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

ÍNDICE

I. INTRODUÇÃO ... 3

II. ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 5

A. PEDIATRIA ... 5

B. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ... 5

C. SAÚDE MENTAL ... 6

D. MEDICINA GERAL E FAMILIAR ... 6

E. MEDICINA INTERNA ... 7

F. CIRURGIA GERAL ... 7

G. GASTRENTEROLOGIA – ESTÁGIO OPCIONAL ... 8

III. REFLEXÃO CRÍTICA ... 9

IV. ANEXOS ... 11

A. TRABALHOS APRESENTADOS NOS ESTÁGIOS PARCELARES ... 11

B. CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO NO CURSO – TEAM ... 12

(3)

3 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

I.

INTRODUÇÃO

O Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa é constituído por seis estágios parcelares: Medicina, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar. O Estágio Opcional complementou a base da formação médica realizada ao longo do 6ºano do MIM.

O presente relatório tem como finalidade descrever, sucintamente, as actividades realizadas em cada um dos estágios e enumerar objectivos pessoais e específicos.

Como objectivos pessoais para o 6º ano do MIM destaco: sentir-me capaz de exercer medicina de forma autónoma e responsável, sem esquecer limitações e dúvidas naturalmente existentes num médico recém formado. Com este objectivo pretendo: tornar-me progressivamente mais capaz de relacionar conhecimentos teóricos, facilitando o exercício de raciocínio clínico, inerente à medicina, para a resolução de casos clínicos mais frequentes; aperfeiçoar a avaliação de um doente através da história clínica e exame objectivo completos; formular hipóteses de diagnóstico precisas e desenvolver estratégias adequadas para as explorar; e implementar um plano de abordagem terapêutica adequado a cada situação. Paralelamente, quis aproveitar a maior autonomia e integração nas equipas médicas dadas ao aluno de 6º ano, com o objectivo de exercer a medicina o mais humanamente possível, sem esquecer uma abordagem biopsicossocial dos doentes e procurando desenvolver uma boa relação com os diferentes profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados de Saúde.

Para o estágio profissionalizante destaco os seguintes objectivos específicos: 1. Consolidar conhecimentos adquiridos previamente e aplicá-los na prática clínica;

2. Desenvolver competências clínicas e aptidões técnicas necessárias ao exercício autónomo e responsável da Medicina;

(4)

4 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

3. Conquistar um maior nível de autonomia e confiança na realização de actos médicos, que considero essencial às próximas etapas do meu percurso profissional;

4. Desenvolver a capacidade de comunicação com profissionais de saúde, doentes e familiares;

5. Aperfeiçoar competências de exposição e transmissão eficaz de conhecimentos;

6. Reconhecer a logística dos serviços de saúde e os determinantes do seu funcionamento; 7. Valorizar a auto-aprendizagem e explorar formas de complementar a minha formação; 8. Aprimorar competências humanas necessárias a uma compreensão global do doente e

princípios éticos inerentes à prática médica.

Definidos os objectivos pessoais e específicos, o corpo do relatório englobará uma breve descrição das actividades desenvolvidas ao longo de cada estágio realizado. No final será apresentada uma reflexão crítica global do 6º ano do MIM, com a finalidade de: aferir o cumprimento dos objectivos propostos, realizar uma breve análise a cada estágio e reflectir sobre os ganhos e aprendizagem ao longo deste ano lectivo. Ainda como parte integrante deste relatório, no final será apresentada uma secção com anexos, na qual se inclui: os temas dos trabalhos apresentados nos diferentes estágios, o certificado do curso TEAM e o certificado de um estágio clínico extracurricular que não foi objecto de prévia avaliação e classificação ao longo do curso.

(5)

5 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

11 de Setembro de 2017 a 6 de Outubro de 2017

9 de Outubro de 2017 a 3 de Novembro de 2017

II.

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

A. PEDIATRIA

O estágio parcelar de Pediatria, com a duração de 4 semanas e sob regência do Prof. Dr. Luís Manuel Varandas, foi realizado no Hospital Dona Estefânia (HDE), na Unidade de Infecciologia sob orientação da Dra. Flora Candeias.

No contexto da enfermaria, tive a oportunidade de acompanhar a equipa médica na observação dos doentes, na elaboração do diário clínico e na discussão de diagnósticos e planos. Por diversas vezes elaborei notas de entrada e de alta, após a observação do doente em questão. Acompanhei a minha tutora nas Consultas de Imunodeficiências que foram importantes para aprender como abordar um doente com HIV, em contexto pediátrico. No Serviço de Urgência pude observar várias crianças, onde interessava sobretudo avaliar a gravidade da situação clínica e ponderar tratamento em ambulatório ou internamento, assim como triar os casos emergentes em que é preciso actuar no momento. O estágio teve também uma componente mais teórica com sessões clínicas, aulas teórico-práticas de Imunoalergologia e seminários de apresentação de trabalhos dos alunos do 6º ano.

B. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, com a duração de 4 semanas e sob a regência da Prof. Dra. Teresa Ventura, foi realizado no Hospital Beatriz Ângelo, sob a orientação da Dra. Leonor Aboim.

Desenvolvi a maioria das actividades deste estágio através da observação de Consultas Externas, distribuídas pelas vertentes de Ginecologia e Obstetrícia. Tive oportunidade de observar no bloco operatório diversos procedimentos, e participei como ajudante em quatro cirurgias. No Serviço de Urgências, para além de ter acompanhado a minha tutora na observação de doentes nos consultórios, pude assistir aos diferentes passos da fase final da gravidez, desde a indução do trabalho de parto até aos cuidados pós-parto imediatos. Na enfermaria tive a

(6)

6 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

6 a 29 de Novembro de 2017

4 de Dezembro de 2017 a 12 de Janeiro de 2018 oportunidade de observar grávidas e puérperas internadas no serviço de Ginecologia e Obstetrícia. Pude também assistir à realização de ecografias na vertente Ginecológica e Obstétrica. Assisti às reuniões de serviço, nas quais eram discutidos casos que mereciam mais atenção por parte dos vários elementos do serviço.

C. SAÚDE MENTAL

O estágio parcelar de Saúde Mental, com a duração global de quatro semanas e sob a regência do Prof. Dr. Miguel Cotrim Talina, foi realizado no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, no Serviço de Reabilitação, sob orientação da Dra. Safira Hanemann.

Nos dois primeiros dias do estágio foram leccionadas aulas teórico-práticas sobre o “Estigma da Doença Mental” entre a comunidade médica, tendo os restantes dias sido constituídos pelas actividades realizadas no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e SU do Hospital de São José. Tive a oportunidade de acompanhar várias entrevistas clínicas, seguidas de discussões sobre o diagnóstico, terapêutica e sinais/características referentes às patologias dos doentes entrevistados. Participei nas reuniões multidisciplinares, reuniões de serviço e reuniões comunitárias. Realizei uma história clínica de um caso de Esquizofrenia. Acompanhei a minha tutora nas consultas externas cujo objectivo é o seguimento de doentes que já tiveram alta do serviço de reabilitação. Também nestas consultas são observados doentes internados num ambiente mais calmo. Além do serviço de reabilitação foi possível observar doentes nos Serviços de Agudos, Residência e Urgências.

D. MEDICINA GERAL E FAMILIAR

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar, com a duração de 4 semanas e sob a regência da Professora Dra. Maria Isabel Santos, foi realizado na Unidade de Saúde Familiar das Conchas, sob orientação da Dra. Ana Magalhães. Tive a oportunidade de assistir a consultas de saúde de adultos, planeamento familiar, saúde materna, saúde infantil e consulta aberta, nas quais pude realizar por diversas vezes o exame objectivo em função da anamnese. Ao longo do estágio foi-me dada autonomia para dirigir consultas quer de forma autónoma, quer com o apoio

(7)

7 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

22 de Janeiro de 2018 a 16 de Março de 2018

19 de Março de 2018 a 18 de Maio de 2018 da minha tutora. Tive ainda a oportunidade de acompanhar 3 visitas ao domicilio com a minha tutora e respectiva equipa. No final do estágio realizei o “Diário de Exercício Orientado‟, que foi objecto de avaliação oral.

E. MEDICINA INTERNA

O estágio parcelar de Medicina, com a duração global de 8 semanas e sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, foi realizado no Hospital de São Francisco Xavier, no serviço de Medicina III, sob orientação da Dra. Susana Jesus.

O trabalho na Enfermaria constituiu a base das actividades deste estágio, caracterizado essencialmente pela observação diária de doentes, realização de diário clínico e participação nas discussões de tomada de decisões relativas aos doentes. O Serviço de Urgência permitiu-me observar uma grande variedade de patologia, sempre com o intuito de avaliar a gravidade da situação. Destaco a minha participação numa reanimação no Serviço de Urgências. Acompanhei a minha tutora nas Consultas Externas. Na sua maioria, tratavam-se de doentes crónicos, previamente internados no serviço, pelo que o objectivo principal era avaliar o grau de controlo de doenças crónicas, realizar ajustes de forma a optimizar a terapêutica sempre que necessário e pedir MCDT’s quando justificados. Observei vários procedimentos dos quais destaco a colocação de um CVC ecoguiado e realizei outros mais simples como gasimetrias arteriais.

Este estágio contou com uma componente teórica, com aulas leccionadas por vários elementos do Serviço de Medicina IV, bem como uma componente teórico-prática, com seminários leccionados, semanalmente, na Faculdade de Ciências Médicas.

F. CIRURGIA GERAL

O estágio parcelar de Cirurgia, com a duração global de oito semanas e sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio, foi realizado no Hospital Beatriz Ângelo, sob a orientação da Dra. Mónica Oliveira. A primeira semana teve um carácter mais teórico e formativo, onde foram leccionadas aulas teóricas e teórico-práticas. As restantes semanas constituíram a componente prática do

(8)

8 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

21 de Maio de 2018 a 1 de Junho de 2018 estágio – 4 semanas dedicadas à Cirurgia Geral, 2 semanas dedicadas à Gastrenterologia e 1 semana dedicada ao Serviço de Urgências.

Na enfermaria tive a possibilidade de contactar com doentes em contexto pré e pós-cirúrgico, acompanhando a evolução daqueles a cargo da equipa, bem como discutindo alguns casos particulares com a minha tutora. Fui solicitado a observar, realizar o exame objectivo e posteriormente escrever os diários de alguns doentes internados a cargo da minha tutora. No Bloco Operatório pude observar várias cirurgias e tive a oportunidade de me desinfectar e participar em duas delas. No Serviço de Urgências pude observar o primeiro contacto com o doente sob um ponto de vista cirúrgico, incluindo a marcha diagnóstica, os procedimentos a realizar e a avaliação da necessidade de intervenção cirúrgica. Realizar uma nota de entrada e assisti semanalmente às reuniões de serviço. No que diz respeito ao Estágio de Gastrenterologia, observei um doente internado e realizei o respectivo resumo clínico com plano terapêutico, que posteriormente discuti com a equipa. Tive também a oportunidade de assistir a Consultas Externas e a diversas Técnicas Endoscópicas.

No último dia do estágio, no âmbito do Mini-Congresso de Cirurgia, foram apresentados diversos casos clínicos pelos alunos.

G. GASTRENTEROLOGIA – ESTÁGIO OPCIONAL

A unidade curricular opcional, com a duração global de duas semanas e sob a regência do Prof. Doutor José António Pereira Delgado Alves, foi realizada no Serviço de Gastrenterologia no Hospital Nélio Mendonça, sob orientação do Dr. Nuno Ladeira.

Durante o estágio, pude frequentar as diversas áreas da especialidade, sendo que realizei actividades na Enfermaria, Consulta de Gastrenterologia, Consulta de Hepatologia e Técnicas de Gastrenterologia. Dentro da área das técnicas pude assistir à realização de Endoscopias digestivas altas e baixas, CPRE’s e colocações de próteses.

(9)

9 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

III.

REFLEXÃO CRÍTICA

Todos os Estágios clínicos contribuíram para a concretização dos objectivos pessoais a que me propus no início do ano lectivo. Sinto que acabo o 6º ano do MIM preparado para exercer medicina de forma mais autónoma e responsável, com uma atenção especial para a importância da boa relação médico-doente e entre todos os profissionais de saúde.

Por existirem muitos factores que condicionam o nosso trabalho como alunos, nos serviços onde se realizam os estágios, considero que as mais-valias retiradas de cada estágio dependem sobretudo da iniciativa e do empenho do aluno. Tendo isto em conta, tentei ser sempre o mais proactivo possível e integrar-me nas equipas para que me fosse dada mais autonomia nas tarefas que desempenhei, de forma a tirar o máximo proveito de cada estágio. Posto isto, farei uma breve reflexão sobre cada um dos estágios.

Comecei o ano com o estágio de Pediatria, no qual realizei diversas notas de entrada e alta, tendo-me esforçado para: estabelecer uma comunicação com a criança, adolescente e sua família de forma a efectuar uma boa anamnese; realizar um exame objectivo cuidado e consultar o processo clinico através dos programas informáticos de forma a resumir a informação do doente em questão. Todo este processo foi fundamental para o desenvolvimento de autonomia e consolidação de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso. O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, devido à boa planificação, permitiu-me contactar com diversas valências de Serviço, tendo desta forma proporcionado uma visão mais abrangente sobre as patologias desta especialidade. Como ponto menos positivo destaco o facto de as actividades, na sua maioria terem tido um carácter meramente observacional. Do estágio de Saúde Mental queria destacar a minha excelente integração com toda a equipa do serviço, constituída por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e auxiliares. Este foi um óptimo exemplo, com o qual reconheci a importância das dinâmicas de uma equipa multidisciplinar bem coordenada e focada na melhor prestação de cuidados possível aos doentes internados. No estágio de Medicina Geral e Familiar procurei ser o mais proactivo possível,

(10)

10 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

tendo comunicado à minha tutora o desejo de dirigir consultas autonomamente, o que possibilitou que sempre que possível e oportuno fosse convidado a realizar essa tarefa. Este exercício, que considero fundamental para o desenvolvimento de autonomia e estabelecer uma boa relação médico-doente, evidenciou alguns aspectos a melhorar e permitiu-me desenvolver e aperfeiçoar a conduta e capacidade de dirigir uma consulta. Outro estágio que considero ter sido muito positivo para a minha formação foi o de Medicina Interna, nomeadamente com as actividades desenvolvidas na enfermaria e no serviço de Urgências. A possibilidade de pela primeira vez, assumir autonomamente um doente internado, foi fundamental para o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade necessárias para o meu futuro como médico. Procurei sempre ter uma postura proactiva, o que proporcionou que por diversas vezes fosse solicitado a realizar procedimentos básicos contribuindo desta forma activamente para o desempenho da equipa. Pelo trabalho desenvolvido nas diferentes áreas do serviço aliado às sessões teóricas e ao mini-congresso o estágio de Cirurgia Geral proporcionou a consolidação de conhecimentos teóricos e práticos. Considero que o ratio tutor:aluno, de 1:3 limitou algumas actividades, das quais destaco a participação em procedimentos cirúrgicos. Lamento também o facto de não ter tido a oportunidade de suturar na Pequena Cirurgia. O Estágio Clínico Opcional de Gastrenterologia foi uma excelente oportunidade de conhecer um serviço de uma especialidade pela qual tenho um interesse particular, pertencente a um Hospital que não consta no plano de estágios parcelares.

Queria destacar dois aspectos transversais a todos os estágios: evolução a nível profissional e pessoal e identificação de necessidades de aprendizagem. Considero de extrema importância este último aspecto, porque através de formações e revisões teóricas e práticas, o médico procura a resolução das dúvidas que vão surgindo no seu percurso. Pretendo portanto preservar esta postura ao longo da minha carreira médica.

Termino agradecendo a todos os Mestres, Tutores e Professores que contribuíram para a minha formação profissional e também pessoal, e à minha família e amigos, que sempre me apoiaram ao longo deste percurso.

(11)

11 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

IV.

ANEXOS

A. TRABALHOS APRESENTADOS NOS ESTÁGIOS PARCELARES

ESTÁGIO TEMA E AUTORES

Pediatria “Afogamento na Idade Pediátrica”

- Duarte Barreto, Luís Ferreira, Ricardo Noronha

Ginecologia e Obstetrícia “Antenatal corticosteroid Therapy for Fetal Maturation” - Carolina Maganete, Duarte Barreto, Tiago Moreira

Medicina Geral e Familiar “Abordagem da Osteoporose”

- Duarte Barreto

Medicina Interna

“Guidelines de 2018 para a abordagem precoce de doentes com AVC isquémico agudo da AHA/ASA”

- Clara Picão, Duarte Barreto, Patrícia Amaral, Rita Afonso, Sofia Carvalho

Cirurgia Geral “Suboclusão Intestinal”

(12)

12 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

(13)

13 Duarte Nuno Alves Spinola Barreto

Relatório Final – Estágio Profissionalizante

Referências

Documentos relacionados

They reported that patients who received fluconazole were less likely to have abdominal colonization or infection (peritonitis) with Candida species, but they were unable to

The clinical presentations of both Hif and Hie disease are almost identical and similar to that of ncHi infections in that almost half the cases occurred among persons >65

Classificação das hemocromatoses Mutações nos genes: Tipo de Hemocromatose Hereditária Hemocromatose primária (hereditária) Associada ao gene HFE HFE: C282Y/C282Y

Lindström.how to build a salutogenic society .The international health promotion research forum and the 5th salutogenesis reserach seminar... Dahlgren G (1991) ; Whitehead M

Evidência Resposta às necessidades Comunicação de resultados Supranacional Nacional LOCAL Investigação-ação Promoção da Saúde NM 2012 Decisão Politicas de

In general, the results revealed that the partial replacement of MMA by EHA led to beneficial changes in curing parameters (there was a reduction of the peak

Por isso, é assinalável que ainda recentemente o governo tenha decidido confiar ao INSA verba do orçamento deste Ministério para a promoção de investigação prioritária em saúde,