• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS / NOVA MEDICAL SCHOOL

RELATÓRIO FINAL

DE ESTÁGIO

Maria de Jesus Ferro Coutinho Alves Monteiro

6º ano | Nº 2012275

(2)

AGRADECIMENTOS:

Agradeço aos Diretores de Serviço, aos meus Tutores e Médicos das suas equipas, os estágios concedidos, a forma profissional como me receberam e comigo partilharam os seus conhecimentos e experiência clínica. Assim, foram-me proporcionadas condições únicas de aprendizagem necessárias ao Estágio Profissionalizante.

(3)

ÍNDICE

1. Introdução ... 1

2. Estágio Profissionalizante ... 2

2.1. Ginecologia e Obstetrícia ... 2

2.2. Saúde Mental ... 3

2.3. Medicina Geral e Familiar ... 3

2.4. Pediatria... 4

2.5. Cirurgia ... 5

2.6. Medicina Interna ... 6

3. Estágio Clínico Opcional – Anestesiologia ... 6

4. Preparação para a Prática Clínica ... 7

(4)

1. INTRODUÇÃO

Quando entrei em Medicina, lembro-me de pensar que 6 anos a estudar, seria uma eternidade. A verdade é que a cada ano que passava, me ia apercebendo da dimensão de conhecimentos e de competências necessárias ao exercício da profissão. Afinal, o tempo era escasso, daí ter tentado aproveitar da melhor forma possível, recebendo os ensinamentos dos docentes, médicos e suas equipas hospitalares, com quem tive o privilégio de interagir ao longo deste percurso.

E, num relance, agora aqui estou eu, neste derradeiro e último ano letivo, em que o sentimento de estar cada vez mais próxima do final levantou dúvidas e receios: estarei eu à altura de assumir cada vez mais responsabilidades? Sendo um ano muito exigente, irei concluí-lo com sucesso?

Na verdade, o currículo do 6º ano desafiou-me a descobrir a resposta a estas questões. O seu Estágio Profissionalizante prevê a realização de um conjunto de seis componentes parcelares: Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Cirurgia e Medicina. Inclui ainda um Estágio Clínico Opcional numa área de interesse e uma Unidade Curricular (UC) Integradora, denominada Preparação para a Prática Clínica.

Sendo este conteúdo programático de teor essencialmente prático, a minha expetativa consistia em ser integrada como membro ativo das várias equipas médicas das especialidades, sob supervisão de médicos com larga experiência. Perspetivei ainda uma aproximação à prática clínica de forma progressiva e tutelada, privilegiando a abordagem ao doente de forma humanizada e personalizada, tendo em consideração os aspetos culturais e biopsicossociais de cada um.

Assim sendo, estabeleci os seguintes objetivos de índole formativa e pessoal:

• Sedimentar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, aplicando-os à prática clínica; • Aperfeiçoar a colheita de anamnese e realização de exame objetivo direcionados às patologias mais

frequentes;

• Adquirir prática na elaboração de hipóteses de diagnóstico, interpretação de exames complementares e estabelecimento de prognóstico;

• Desenvolver competências interpessoais de comunicação necessárias à carreira médica;

• Integrar os casos clínicos observados com os conhecimentos teóricos, contribuindo para a preparação da Prova Nacional de Acesso.

O presente relatório prossegue com uma descrição resumida das atividades desenvolvidas durante as atividades curriculares já atrás referidas. Termina com uma reflexão crítica e com a menção aos elementos valorativos que contribuíram para a minha formação académica e desenvolvimento pessoal.

(5)

2. ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

2.1. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O meu estágio de Ginecologia e Obstetrícia, tendo como regente a Prof. Doutora Helena Teresinha Simões, decorreu durante 4 semanas no Hospital Fernando Fonseca (10/09/2018 a 04/10/2018).

Fui integrada na equipa da tutora, Dra. Paula Ferreira, num período igualmente repartido de 2 semanas por cada componente da especialidade.

No que diz respeito à Obstetrícia, a minha atividade centrou-se em consulta de Diagnóstico Pré-Natal, ecografia obstétrica e internamento. Em consulta, acompanhei principalmente o primeiro trimestre de gravidez, em que aprendi a interpretar o rastreio combinado. Este exame, permite o cálculo do risco de aneuploidia fetal, sobre o qual se decide um eventual recurso à amniocentese, ou biópsia das vilosidades coriónicas para determinação do cariótipo fetal, tendo também assistido a ambas as técnicas. Em relação às ecografias obstétricas, aprendi a importância de uma adequada avaliação ecográfica, realizada por rotina no decorrer da gestação. No internamento, acompanhei maioritariamente o período pós-parto através da avaliação da regressão de alterações fisiológicas induzidas pela gravidez, entre as quais destaco a involução uterina e os lóquios.

Em relação à Ginecologia, a minha atividade foi dedicada a consulta de uroginecologia e Bloco Operatório (BO). Em consulta, observei maioritariamente casos de incontinência urinária de esforço. O facto de ter presenciado igualmente o tratamento cirúrgico, em casos refratários à terapêutica médica e com impacto significativo na qualidade de vida, proporcionou uma visão global das possibilidades de intervenção nesta patologia.

No Serviço de Urgência (SU), assisti maioritariamente a partos eutócicos, mas também distócicos e cesarianas, tendo tipo oportunidade de colaborar. Desta forma, aprendi as particularidades dos diferentes estadios do trabalho de parto, considerando a avaliação da progressão das contrações uterinas, modificação cervical, apresentação fetal e da monitorização do bem-estar fetal para a decisão do timing, eventual necessidade de indução e via de parto. Destaco o SU, como um momento em que exerci competências práticas de medição da altura uterina, auscultação do foco fetal, exame ginecológico com espéculo e toque bimanual.

Tive a oportunidade de apresentar numa sessão clínica o tema “ADN fetal livre no sangue materno”, a propósito de um método recentemente introduzido na prática clínica de rastreio pré-natal não-invasivo, complementar ou, eventualmente, constituindo alternativa ao rastreio combinado.

(6)

2.2. SAÚDE MENTAL

O meu estágio de Saúde Mental, tendo como regente o Prof. Doutor Miguel Talina, decorreu durante 4 semanas na Equipa Comunitária de Queluz do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca (08/10/2018 a 30/10/2018).

Tratou-se de um estágio essencialmente observacional, em que acompanhei a atividade da minha tutora, Dra. Eva Gonçalves, na atividade assistencial de consulta, incluindo também visitas domiciliárias e SU. Em ambiente de consulta, acompanhei doentes com patologia psiquiátrica crónica, tendo consolidado conhecimentos em relação às particularidades da sua entrevista, valorizando a importância do complemento da informação clínica por parte de um terceiro elemento, nomeadamente um familiar ou um cuidador. Destaco a perturbação depressiva e a esquizofrenia como as patologias mais frequentes.

É por mim valorizado o facto de ter presenciado a estrutura de funcionamento e as diferentes valências da equipa comunitária, cuja disponibilidade contribui para um acesso facilitado dos doentes aos cuidados de saúde mental, fomentando a sua integração na comunidade como membro ativo através de projetos desenvolvidos para o efeito.

Tive ainda a oportunidade de acompanhar o trabalho assistencial de serviço de apoio domiciliário, tendo como objetivo ultrapassar as dificuldades na gestão terapêutica e cumprimento. Para estes casos, destaco a importância de envolver alguém próximo no processo terapêutico, de modo a minimizar potenciais fatores precipitantes de descompensação.

Por último, no SU observei maioritariamente tentativas de suicídio por ingestão medicamentosa voluntária, em que aprendi os critérios de gravidade que identificam as situações com necessidade de internamento.

2.3. MEDICINA GERAL E FAMILIAR

O meu estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar, tendo como regente a Prof. Doutora Maria Isabel dos Santos, decorreu durante 4 semanas na USF São Martinho de Alcabideche (05/11/2018 a 30/11/2018). Acompanhei a minha tutora, Dra. Ana Paes de Vasconcellos, na atividade assistencial de consultas de Saúde do Adulto, de Saúde Infantil, de Saúde Materna, de Planeamento Familiar, de Avaliação Familiar e ainda no âmbito de visitas domiciliárias. O ambiente de consulta, proporcionou-me condições únicas para o aperfeiçoamento de competências pessoais na relação com o doente, já que tive a oportunidade de avaliar os doentes sob supervisão. Presenciei maioritariamente consultas de vigilância de doentes com múltiplos fatores de risco cardiovascular, tais como diabetes, dislipidémia e hipertensão arterial.

(7)

Pude também envolver-me em projetos promovidos pela USF, entre os quais destaco a colaboração na organização e dinamização de um rastreio de hipertensão arterial e diabetes, a propósito do Dia Mundial da Diabetes. Em relação aos programas da Unidade de Cuidados Comunitários, assisti a aulas de preparação para o parto, tendo colaborado no apoio à realização de alguns exercícios. Tive ainda oportunidade de visitar o Espaço S, que é um local que confere apoio multidisciplinar direcionado a jovens, assegurando a confidencialidade, onde estes são esclarecidos em relação a questões acerca da sua vida sexual e reprodutiva e alertados para os cuidados a tomar para evitar a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Numa sessão formativa, apresentei um trabalho intitulado “Antiagregação nas Doenças Cardiovasculares”, que consistiu numa revisão das mais recentes indicações relativas à terapêutica antiagregante plaquetária, estabelecida como prevenção secundária de eventos cardiovasculares.

2.4. PEDIATRIA

O meu estágio parcelar de Pediatria, tendo como regente o Prof. Doutor Luís Varandas, decorreu durante 4 semanas na Unidade de Infecciologia do Hospital Dona Estefânia (03/12/2018 a 11/01/2019).

Tendo sido orientada pela Dra. Flora Candeias, a minha atividade incidiu no internamento da Unidade de Infecciologia, consulta de Imunodeficiências, consulta de Imunoalergologia e SU. Na enfermaria, participei ativamente, sob supervisão, no trabalho diário de avaliação de crianças e adolescentes, bem como na realização de diários clínicos, notas de entrada e notas de alta. Recebi formação sobre as medidas de isolamento para as diferentes patologias com as quais contactei, da qual destaco a tuberculose pulmonar pela sua maior frequência de casos. Fiquei ainda sensibilizada para a importância da sinalização das doenças transmissíveis de declaração obrigatória em Portugal ao SINAVE, de modo a permitir uma monitorização contínua da sua ocorrência para a implementação de medidas de prevenção e controlo.

Em consulta de Imunodeficiências, aprendi as particularidades do seguimento do doente pediátrico com VIH, com especial enfoque na avaliação de sintomas, na realização de exame objetivo e na interpretação do valor dos linfócitos T CD4+ e da carga viral, com o objetivo de definir o esquema terapêutico antirretroviral mais adequado.

Na consulta de Imunoalergologia, pratiquei a leitura e interpretação de testes de sensibilidade cutânea por picada, bases orientadoras para a definição de medidas profiláticas, de forma a evitar a exposição futura a determinado alergénio.

No seminário final de estágio, apresentei o tema “Dependência de Internet e Videojogos”, em conjunto com os colegas Carolina Soares, Duarte Carapinha e Luís Correia.

(8)

2.5. CIRURGIA

O meu estágio parcelar de Cirurgia, tendo como regente o Prof. Doutor Rui Maio, decorreu durante 8 semanas no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital CUF Infante Santo (21/01/2019 a 15/03/2019).

Tratou-se de um estágio essencialmente observacional, em que tive a oportunidade de acompanhar as diferentes valências da atividade assistencial do meu tutor, Dr. Nelson Silva. Estas englobavam BO, Consulta de Cirurgia Geral, Consulta de Proctologia, Enfermaria, SU, bem como Reunião Multidisciplinar de Oncologia. A maior parte do meu tempo de estágio, foi dedicado ao acompanhamento dos doentes no BO, que iam ser submetidos a uma intervenção cirúrgica por via laparoscópica, robótica ou via aberta, tendo participado como 3º ajudante, utilizando a ótica e o manipulador uterino. Entre as mais frequentes patologias observadas, destaco a hérnia inguinal e a neoplasia colorretal. Esta última, consistiu o mais habitual motivo de consulta, essencialmente de seguimento, na qual se procedia ao acompanhamento da evolução clínica dos doentes através do recurso a exames imagiológicos e da monitorização de biomarcadores tumorais. Em consulta de proctologia, contactei principalmente com casos de patologia proctológica benigna, predominantemente hemorroidária. Das técnicas empregues, saliento a realização de toque retal e exame do canal anal com anuscópio.

A presença nas acima mencionadas reuniões foi um momento importante de aprendizagem, em que assisti à partilha de conhecimentos e discussão conjunta entre diferentes especialidades, de forma a chegar a um consenso em relação à melhor estratégia terapêutica para cada doente com patologia oncológica colorretal. A propósito de um caso clínico de tuberculose gastrointestinal que acompanhei ao longo do período de estágio, apresentei o trabalho “NOT a Sushioma” em conjunto com as minhas colegas Alexandrina Silva e Daniela Raposo. De momento, estamos a colaborar no processo de elaboração do artigo para fins de publicação.

(9)

2.6. MEDICINA

O meu estágio de Medicina, tendo como regente o Prof. Doutor Fernando Nolasco, decorreu durante 8 semanas na Unidade de AVC do Serviço de Medicina IV do Hospital São Francisco Xavier (18/03/2019 a 17/05/2019).

A atividade, tutelada pela Dra. Teresa Mesquita, foi centrada no internamento da Unidade de AVC, consulta de AVC, consulta de Diabetes, consulta de Doenças Auto-imunes e SU. Fui integrada na equipa médica, tendo participado ativamente na elaboração de diários clínicos e notas de alta, sob supervisão. Apresentei ainda doentes na visita médica, o que contribuiu para o desenvolvimento de competências de transmissão de informação clínica.

Como principal patologia observada em tempo de estágio, destaco o AVC isquémico e hemorrágico, tendo assim aumentado os conhecimentos em relação à correlação de sintomatologia e sinais focais do doente com os achados imagiológicos. Valorizei o facto de ter assistido ao funcionamento e articulação da equipa de profissionais de saúde da Via Verde de AVC, em que se avaliava a elegibilidade para início de terapêutica vascular de fase aguda com trombólise e/ou trombectomia. Aprendi os exames complementares de diagnóstico a requisitar, bem como a sua respetiva interpretação, para efeitos de estudo etiológico do AVC, permitindo delinear a melhor estratégia de prevenção secundária de eventos futuros. Acompanhei ainda o seguimento destes doentes em consulta, em que se procedia à reavaliação de défices neurológicos sequelares e ao controlo de fatores de risco.

Por fim, quero destacar que apresentei um trabalho intitulado “Trombectomia no AVC agudo - Decisão além de Timing” numa sessão clínica, que consistiu na aplicação de um artigo científico recente a um caso clínico que acompanhei ao longo do estágio.

3. ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL – ANESTESIOLOGIA

O meu Estágio Clínico Opcional em Anestesiologia, sob orientação da Dra. Teresa Máximo, decorreu no Centro Hospitalar de Lisboa Central (20/05/2019 a 31/05/2019). Sendo esta uma área de meu particular interesse pessoal, aproveitei a oportunidade para complementar o tempo já lecionado no 4º ano do curso. Ao longo de 2 semanas, um esquema rotativo por vários hospitais englobados neste Centro Hospitalar, permitiu-me ficar com uma visão abrangente de diferentes áreas de intervenção desta especialidade: BO, Consulta de Dor Crónica e SU.

Em relação à atividade no BO, experienciei maioritariamente o apoio anestésico em diferentes contextos de cirurgia eletiva. Desta forma, o espectro de técnicas anestésicas a que assisti foi bastante amplo, englobando anestesia geral e anestesia locorregional, abrangendo esta última bloqueios do neuroeixo, de plexos e de

(10)

nervos periféricos. Consoante o tipo de intervenção cirúrgica e as particularidades de cada doente, incluindo o pediátrico, aprendi as especificidades de abordagem à via aérea, bem como os aspetos que condicionam a escolha dos fármacos para efeitos de hipnose, analgesia e relaxamento muscular.

No âmbito do SU, presenciei casos de via aérea difícil, em que se procedeu a intubação endotraqueal com recurso a fibroscópio e videolaringoscópio. Na consulta de Dor Crónica, assisti à infiltração de nervos periféricos guiada por ecografia, técnica complementar à terapêutica farmacológica e psicológica destes doentes, de forma a otimizar o seu controlo álgico. Valorizei ainda o facto de ter tido a possibilidade de intubar e ventilar doentes com máscara e insuflador manual, o que me permitiu ter contacto com a componente prática desta especialidade.

4. PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA CLÍNICA

A UC “Preparação para a Prática Clínica”, tendo como regente o Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis, integra e consolida conhecimentos adquiridos ao longo do curso, permitindo um melhor aproveitamento da vertente prática dos estágios clínicos. Durante um semestre, com periodicidade quinzenal, assisti a seminários teórico-práticos, em que foram apresentadas as particularidades da abordagem a sinais e sintomas sob a perspetiva de diferentes especialidades. A discussão de casos clínicos, constituiu um momento pedagógico e interativo de raciocínio, estando implícita a utilização do espírito crítico e do bom senso.

5. REFLEXÃO CRÍTICA

Após ter concluído o ensino secundário na Escola Alemã de Lisboa, o meu percurso académico iniciou-se no ano letivo 2012/2013, em que ingressei no 1º ano de Medicina na Otto-von-Guericke Universität em Magdeburgo na Alemanha. Na mesma altura, fiquei também colocada e matriculada na Faculdade de Ciências Médicas.

Encarei esta experiência no estrangeiro, que teve a duração de um ano, como uma oportunidade de sair da minha zona de conforto e de conhecer mais profundamente uma nova cultura e metodologia de trabalho. Explorei esta oportunidade num espectro abrangente de atividades para além da vertente académica, o que me permitiu crescer enquanto pessoa e desenvolver competências sociais e humanas. Durante o período em que estive em Magdeburgo, fiz voluntariado num lar de idosos como membro da equipa de organização de eventos lúdicos. Fui convidada para formadora de português do centro de línguas da universidade, tendo sido integrada num projeto de criação de uma plataforma interativa informática de tradução.

(11)

Como parte integrante do plano curricular primeiro ano do curso em Magdeburgo, realizei um estágio de enfermagem no Serviço de Cirurgia Pediátrica Universitário, no qual tomei contato com a realidade hospitalar alemã a esse nível, o que considero ter sido bastante enriquecedor na minha formação. Através da componente prática do ensino alemão da Anatomia exclusivamente em cadáveres, ganhei uma noção visual e espacial da relação entre as estruturas anatómicas. Este fator possibilitou-me uma aprendizagem consolidada desta matéria, que contribuiu para que me tornasse monitora de Anatomia quando regressei a Portugal após um ano, por opção pessoal, para continuar a minha formação médica integrada no primeiro ano da Faculdade de Ciências Médicas, considerando as equivalências concedidas.

Passando para o tempo presente, neste último ano do curso, estagiei nos diferentes Serviços, numa posição já atuante, sob supervisão. Desta forma, foram criadas condições únicas para exercer e aprofundar os conhecimentos obtidos nas atividades curriculares dos anos anteriores. À medida que fui sendo exposta a novos desafios, fui encontrando as respostas quanto às minhas dúvidas iniciais. Fui assumindo naturalmente e progressivamente cada vez mais responsabilidades, dissipando um dos meus principais receios. A certo ponto, já estava a escrever diários, notas de entrada, notas de alta, ou mesmo nos balcões a avaliar um doente e a escrever o episódio de urgência, claro que sob supervisão. Estas atividades constituíram uma experiência com valor acrescentado, em que tive sempre orientação e apoio próximo. Senti que mereci um voto de confiança para desempenhar tais tarefas de maior aproximação à prática clínica, o que satisfez as minhas melhores expetativas.

Considero que mantive sempre um elevado grau de proatividade e empenho, de modo a poder potenciar ao máximo os ensinamentos e aprendizagens que me foram proporcionados ao longo do curso, finalizando agora com a sua aplicação prática neste Estágio Profissionalizante. Considero ter atingido com sucesso os objetivos a que me propus inicialmente.

Destaco ainda que me foi possível desenvolver competências de comunicação com os profissionais de saúde, com os doentes e seus familiares de forma clara e humanizada. Na minha futura atividade profissional, irei ter em consideração a importância fundamental de um comportamento adequado em ambiente hospitalar, numa atitude de respeito perante o doente. Considero igualmente muito positivo ter observado a articulação operacional entre as diferentes especialidades, particularmente em contexto de reuniões multidisciplinares para decisão da terapêutica a aplicar em cada situação clínica. Levo esta prática de trabalho em equipa como modelo para a minha futura carreira.

Um ciclo a terminar, contemplando múltiplos desafios que encarei como oportunidades enriquecedoras para o processo contínuo e progressivo da minha aprendizagem. É com sentido de responsabilidade e humildade, que irei abraçar a próxima etapa, colocando o interesse e bem-estar do doente sempre em primeiro plano. É este o meu compromisso daqui em diante e para toda a minha vida enquanto médica.

(12)
(13)

Anexos

I. Cronograma do Ano Letivo 2018/2019

II. Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante III. Atividades Extracurriculares

I. CRONOGRAMA DO ANO LETIVO 2018/2019

UNIDADE CURRICULAR REGENTE DURAÇÃO LOCAL/TUTOR

E ST Á G IO S P A R CE LA R ES DO ES TÁ G IO P R O FIS SIO N A LIZA N TE

Ginecologia e Obstetrícia Prof. Doutora Helena Teresinha Simões 10/09/2018 - 04/10/2018

4 Semanas

Hospital Fernando Fonseca Dra. Ana Paula Ferreira

Saúde Mental Prof. Doutor Miguel Talina 08/10/2018 - 30/10/2018

4 Semanas

Hospital Fernando Fonseca Dra. Eva Gonçalves

Medicina Geral e Familiar Prof. Doutora Maria Isabel dos Santos 05/11/2018 - 30/11/2018

4 Semanas

USF São Martinho de Alcabideche Dra. Ana Paes de Vasconcellos

Pediatria Prof. Doutor Luís Varandas 03/12/2018 - 11/01/2019

4 Semanas

Hospital Dona Estefânia Dra. Flora Candeias

Cirurgia Prof. Doutor Rui Maio 21/01/2019 - 15/03/2019

8 Semanas

Hospital CUF Infante Santo Dr. Nelson Silva

Medicina Prof. Doutor Fernando Nolasco 18/03/2019 - 17/05/2019

8 Semanas

Hospital São Francisco Xavier Dra. Teresa Mesquita

Estágio Clínico Opcional

Anestesiologia Prof. Doutor José Delgado Alves

20/05/2019 - 31/05/2019 2 Semanas

Centro Hospitalar de Lisboa Central Dra. Maria Teresa Máximo Preparação para a

Prática Clínica Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis

07/02/2019 – 16/05/2019

2º Semestre NOVA Medical School

II. TRABALHOS REALIZADOS NO ÂMBITO DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

ESTÁGIO TEMA AUTORES

Ginecologia e Obstetrícia “ADN fetal livre no sangue materno” Maria Alves Monteiro

Medicina Geral e Familiar “Antiagregação nas Doenças Cardiovasculares” Maria Alves Monteiro

Pediatria “Dependência de Internet e Videojogos” Carolina Tavares, Duarte Carapinha,

Luís Correia, Maria Alves Monteiro

Cirurgia “NOT a Sushioma” Alexandrina Silva, Daniela Raposo,

Maria Alves Monteiro

(14)

III. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Académico

A) Trabalho “Rastreio Pré-Natal não invasivo”: candidato a representar a FCM/NMS-UNL no I Congresso de Investigação em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas – 2017;

B) Monitora de Anatomia da FCM/NMS-UNL: ano letivo 2014/2015;

C) Frequência com aproveitamento do 1º ano de Medicina: Universidade Otto-von-Guericke de Magdeburgo (Alemanha) – ano letivo 2012/2013;

D) Estágio de Enfermagem em Cirurgia Pediátrica: Hospital Universitário de Magdeburgo – 2013; E) Ensino de Português: Centro de Línguas da Universidade de Magdeburgo – 2013;

Ação Social

F) Equipa “Rastreio de Hipertensão Arterial e Diabetes”: Saldanha Residence – 2019; G) Organização e Dinamização do “Dia Mundial da Diabetes”: USF S.M. Alcabideche – 2018; H) Voluntariado: Lar “Lebenswohnart” em Magdeburgo – 2013;

Congressos/Formações

I) “PedDay”: Associação de Estudantes da FCM (AEFCM) – 2019.

J) “I Curso Neurologia de Internos para Internos - Demências”: H. Fernando Fonseca (HFF) – 2019; K) “Portugal eHealth Summit” – 2019;

L) “Ansiedade, do sintoma ao síndrome”: Hospital da Luz – 2019; M) Curso ”Trauma Evaluation and Management” (TEAM) – 2019;

N) “I Encontro do Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACRJ)”: ACES Cascais – 2018; O) “II Jornadas de MGF”: USF S.M. Alcabideche – 2018;

P) “I Encontro da Rede de Saúde Mental de Sintra”: HFF – 2018;

Q) “Imed Conference” com participação em Workshop “Ear, Nose and Throat”: AEFCM – 2018; R) “Unknown: Cancer in Young Women”: Fundação Champalimaud – 2018;

(15)

A) Trabalho “Rastreio Pré-Natal não invasivo”: candidato a representar a FCM/NMS-UNL no I Congresso de Investigação em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas

(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)

G) Organização e Dinamização do “Dia Mundial da Diabetes”: USF S.M. Alcabideche

(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)

M) Curso “Trauma Evaluation and Management” (TEAM)

N) “I Encontro do Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACRJ)”: ACES Cascais

(29)

O) “II Jornadas de MGF”: USF S.M. Alcabideche

(30)

Q) “Imed Conference” com participação em Workshop “Ear, Nose and Throat”: AEFCM

(31)

Referências

Documentos relacionados

Alimento Premium que se afunda, adequado para todos os peixes que não são estrita- mente vegetarianos e procuram o alimento no fundo, tais como as botias e os peixes- gato..

· Método subjetivo: se o estudo for realizado com crianças (sobre quem ocorreu a maioria das investigações), o mesmo é feito com base nos relatos dos

Ao analisar o conjunto de empresas de dois segmentos da BM&FBOVESPA –Energia Elétrica e Bancos –, verifi cando as métricas fi nanceiras de rentabilidade e risco Nunes, Nova

Sendo assim, para que uma série de diluições seja considerada válida e para que os seus dados sejam considerados no cálculo da concentração de odor, estas têm que obedecer

Inquirimos alguns dos clientes e visitantes do Palace Hotel do Bussaco para verificarmos até que ponto é que eles ao se hospedarem e visitarem este hotel o fizeram devido

Mandado de Segurança Em andamento Ciesp Fiesp SUPERINTENDENTE DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL NA 8ª REGIÃO FISCAL/DELEGADO ESPECIAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL DE ADMINISTRAÇÃO

O módulo da VITABOX, sob o qual incide este relatório, tem como função a comunicação entre a VITABOX e a TV, o desenvolvimento da interface de interação na TV, desde

Pesquisa Simples fácil resultados rápidos não intimidar Pesquisa Avançada fácil resultados rápidos flexível sofisticada E m 2 0 0 0 E m 2 0 0 0.2. Inquérito junto