• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA da A.M. BEST

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "METODOLOGIA da A.M. BEST"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

M

ETODOLOGIA da

A.M. B

EST

Contatos Analíticos: Alfonso Novelo +52-55-1102-2720 Ramal 107 Alfonso.Novelo@ambest.com Carlos Wong-Fupuy +44 (0) 20 7397 0287 Carlos.Wong-Fupuy@ambest.com Meg Mulry +1 (908) 439-2200 Ramal 5446 Meg.Mulry@ambest.com Stephen Irwin +1 (908) 493-2200 Ramal 5454 Stephen.Irwin@ambest.com SR_2014_M_539 5 de setembro de

2014

Ratings da A.M. Best em Escala

Nacional

Um Rating de Crédito de Emissor (ICR- Issuer Credit Rating) da Best e uma opinião sobre a capacidade de um emissor/entidade cumprir as suas principais e atuais obrigações financeiras. O rating é baseado em avaliações abrangentes, quantitativas e qualificativas da solidez do balanço patrimonial, desempenho operacional e perfil comercial de uma empresa, bem como da gestão de risco da empresa e do impacto dos fatores de risco do país. O Rating de Crédito de Emissor atribuído pela Best é um rating global que permite comparar empresas de todos os países utilizando a mesma escala de crédito.

Para uma companhia de seguros, um rating de escala nacional oferece uma opinião relativa sobre a solidez financeira dentro de um país específico. Portanto, o rating de escala nacional atribuído a uma seguradora de um certo país não seria comparável a um rating de escala nacional atribuído a uma seguradora de outro país.

O motivo principal de se criar uma escala nacional e para abordar dois problemas relacionados: 1) o uso de apenas uma seção específica da escala de rating e 2) ratings que estão agrupados próximos uns dos outros, havendo menos diferenciação. Estes fenômenos refletem fatores limitantes, com as quais o setor se depara, em cada país específico, inclusive o risco dos sistemas econômicos, políticos e financeiros, e a falta de maturidade do setor de seguros. O rating de escala nacional permite a diferenciação máxima entre as seguradoras que operam em um determinado país.

O processo de atribuir um rating de escala nacional começa com um Rating de Crédito de Emissor atribuído pela Best. Cada empresa que entra no processo da A.M. Best para um rating de escala nacional receberá primeiro um rating global pela A.M. Best. O processo envolve as mesmas análises detalhadas, quantitativas e qualificativas da solidez do balanço patrimonial, desempenho operacional e perfil comercial de uma empresa, bem como a gestão de risco da empresa e o impacto dos fatores de risco país, que se aplicam a todas as empresas que recebem um rating da A.M. Best. Para uma consideração mais detalhada sobre as análises financeiras realizadas em nível de entidades seguradoras, por favor, consulte a Metodologia de Rating de Crédito da Best (BCRM - Best’s Credit Rating Methadology), onde pode encontrar mais detalhes sobre esse processo.

Estes critérios destacam as características singulares e considera as análises adicionais que são realizadas ao se atribuir um rating em escala nacional.

Visto que ratings em escala nacional somente podem ser comparados dentro de cada país específico, e não entre vários países, análises de imparidades não podem ser comparadas diretamente a um rating nacional. Não obstante, visto que o rating global é atribuído com base no rating nacional, taxas de imparidades podem ser inferidas.

O rating de escala nacional é um serviço que se enquadra nos Serviços Interativos de Rating de Crédito da A.M. Best. Neste momento, ratings em escala nacional serão oferecidos apenas em países com um Nível de Risco País (CRT - Country Risk Tier) entre 3 e 5, para os quais existe a disponibilidade de apropriados dados financeiros para se estabelecer um mapeamento da escala nacional, e cujos ratings de escala nacional já são aceites como cumprindo os

(2)

requisitos regulamentares para ratings ou já são atualmente usados no país pelos participantes no mercado.

Risco País e Ratings Nacionais

O risco país, junto com outros riscos específicos ao país ou relacionados ao setor, pode ter e tem um impacto sobre a solidez financeira do setor de seguros em geral, nesse determinado país. No entanto, visto que um rating em escala nacional é uma análise relativa das empresas dentro de um determinado país, esses riscos a nível macro é que afetam todas as empresas ativas no país não serão mais diferenciadores de ratings, visto que todas as seguradoras estão sujeitas aos mesmos riscos. Alguns exemplos podem incluir acesso limitado aos ativos de seguros nos quais se pode investir, ou limitações na maturidade do setor e/ou regulamentações. A remoção desses fatores permite a elaboração de uma escala específica a esse país.

Seria errado sugerir que o rating nacional exclui da análise o risco país. Conforme previamente mencionado, a atribuição de um rating em escala nacional é derivada de um rating em escala global, o qual incluiria os critérios da A.M. Best de risco do país (Avaliação de Risco País). Portanto, o rating de escala nacional capta o grau em que uma determinada empresa pode mitigar e gerenciar a sua exposição aos riscos do país. Por outras palavras, uma empresa que em sentido relativo gerencia o seu risco país de forma melhor que outras empresas seria mais forte do que as outras e, por isso, se todas as outras circunstâncias fossem iguais, essa empresa teria um rating nacional superior.

Elaborando o Mapeamento da Escala Nacional

A escala de cada país é elaborada individualmente. Quando o risco país é mais elevado, a distribuição de ratings desse país na escala de rating global fica mais longe topo da escala global. Para uma avaliação correta do mapeamento dos ratings, é necessário obter um entendimento da “média” dos ratings para o país, junto com a distribuição das empresas em volta dessa “média”. Utilizando informações específicas do país – inclusive o Nível de Risco País, a Classificação de Investimentos do País, a qualidade de crédito geral da potencial carteira de investimentos do setor e quaisquer ratings globais atuaisatribuídos dentro desse país – podemos calcular a média do rating da escala nacional.

Para determinar a distribuição de ratings em volta da média da escala nacional, é usada uma abordagem de dados públicos para analisar as seguradoras ativas no mercado.

A avaliação da distribuição de força financeira de um país é realizada pela análise detalhada de nove fatores individuais:

Anexo 1

Relação entre os Ratings e os CRTs

Rating na Média

CRT-1 aaa aa+ aa aa- a+ a a- bbb+ bbb bbb- bb+ bb bb- b+ b b- CRT-2 aaa aa+ aa aa- a+ a a- bbb+ bbb bbb- bb+ bb bb- b+ b b- CRT-3 aaa aa+ aa aa- a+ a a- bbb+ bbb bbb- bb+ bb bb- b+ b b- CRT-4 aaa aa+ aa aa- a+ a a- bbb+ bbb bbb- bb+ bb bb- b+ b b- CRT-5 aaa aa+ aa aa- a+ a a- bbb+ bbb bbb- bb+ bb bb- b+ b b-

(3)

• Valor do Capital e Superávit

• Caixa e Investimentos Fixos em Relação ao Total de Investimentos

• Índice de Alavancagem Bruta: (Prêmios Brutos Emitidos + Total Provisões Brutas/ Capital & Superávit)

• Valor dos Prêmios Brutos Emitidos • Retorno sobre o Patrimônio Líquido • Retorno sobre Ativos

• Índice de Retenção: (Prêmios Líquidos Emitidos/Prêmios Brutos Emitidos)

• Índice Combinado: (Índice de Perdas Incorridas & Despesas com Regulação de Sinistros [LAE - Loss Adjustment Expense] + Índice de Despesas de Subscrição)

• Valor Total dos Ativos

A média do setor para cada fator mencionado acima é calculada para o país que está sendo avaliado. A avaliação de cada empresa ativa nesse mercado é baseada na sua distância da média do setor para cada medida. O processo é baseado em uma média de três anos, e o resultado é uma distribuição de força financeira específica ao país e centrada na média do setor desse país.

Isso gera uma estimativa da distribuição da força financeira no mercado de seguros. Mercados diferentes têm distribuições diferentes. Uma distribuição comum é haver

um pequeno número de líderes no mercado, que são relativamente mais fortes do que o total do mercado. Outra distribuição comum é haver um grande número de empresas agrupadas em torno de um nível semelhante de rating global. O Anexo 2 ilustra essas duas potenciais

distribuições de força financeira.

Compreender o formato dessa distribuição permite a A.M. Best organizar de forma eficiente a curva de ratings globais dentro de um país, de forma a permitir a máxima utilização da escala de rating dentro do país, criando assim o maior grau de diferenciação entre os participantes do mercado nacional.

Esta abordagem para elaborar uma escala de rating nacional é consistente com a opinião da A.M. Best que fatores do país, embora obviamente importantes e capazes de terem um impacto negativo no rating global de uma seguradora, não deveriam servir como um teto para empresas na escala global.

A Escala Nacional no Processo de Rating da A.M. Best

Conforme previamente mencionado, a avaliação de uma seguradora começa com a atribuição de um Rating de Crédito de Emissor global atribuído pela Best.

Esse rating global será então “mapeado” a um rating de escala nacional, baseado no mapeamento de escala nacional específico ao país, desenvolvido para o país de domicílio da empresa. Nos casos onde um nível de ICR global é mapeado a mais de uma escala de rating nacional, um comitê de rating decidirá qual dos níveis de acordo com o mapeamento, será apropriado tendo em conta a solidez financeira da seguradora. A fim de indicar a diferença entre um rating global da A.M. Best e um rating em escala nacional da A.M. Best. O rating de crédito terá um “.XX”, onde XX representa

Solidez Financeira

% de Empr

esas

(4)

um código de duas letras para o país. Por outras palavras, para o México (mapeamento completo ilustrado no Anexo 3), um exemplo de rating em escala nacional é a+.MX.

Definições de Ratings

As seguintes são as definições dos ratings em escala nacional da A.M. Best, onde XX representa um código de duas letras para o país.

aaa.XX: Atribuído a seguradoras que, na opinião da A.M. Best, tem uma capacidade

excepcional de cumprir com suas obrigações financeiras seniores contínuas, em relação a outras entidades nacionais.

aa.XX: Atribuído a seguradoras que, na opinião da A.M. Best, tem uma capacidade superior

de cumprir com suas obrigações financeiras seniores contínuas, em relação a outras entidades nacionais.

a.XX: Atribuído a seguradoras que, na opinião da A.M. Best, tem uma capacidade excelente

de cumprir com suas obrigações financeiras seniores contínuas, em relação a outras entidades nacionais.

bbb.XX: Atribuído a seguradoras que, na opinião da A.M. Best, tem uma boa capacidade de

cumprir com suas obrigações financeiras seniores contínuas, em relação a outras entidades nacionais.

bb.XX: Atribuído a seguradoras que, na opinião da A.M. Best, tem uma capacidade satisfatória

de cumprir com suas obrigações financeiras seniores contínuas, em relação a outras entidades nacionais.

b.XX: Atribuído a seguradoras que, na opinião da A.M. Best, tem uma capacidade limitada

cumprir com suas obrigações financeiras seniores contínuas, em relação a outras entidades nacionais.

ccc.XX: Atribuído a seguradoras que, na opinião da A.M. Best, tem uma capacidade fraca de

cumprir com suas obrigações financeiras seniores contínuas, em relação a outras entidades nacionais.

cc.XX: Atribuído a seguradoras que têm, na opinião da A.M. Best, uma capacidade muito fraca

de cumprir com suas obrigações financeiras contínuas em relação a outras entidades nacionais.

c. XX: Atribuído a seguradoras que, na opinião da A.M. Best, tem uma capacidade inferior de

cumprir com suas obrigações financeiras seniores contínuas, em relação a outras entidades nacionais.

Uma Perspectiva é atribuída a um Rating de Crédito de Emissor Nacional (entre aaa e c) para indicar a potencial direção ao longo de um prazo intermediário, geralmente definido como 12 a 36 meses. Uma perspectiva pode ser:

Perspectiva Definição

(5)

Negativa Indica possível rebaixamento do rating devido a tendências financeiras/de mercado, desfavoráveis em rela ao atual nível do rating. Estável Indica pouca probabilidade de uma mudança do rating devido a tendências financeiras/de mercado estáveis.

Além disso, um rating em escala nacional pode ser colocado sob revisão e lhe ser Atribuído o seguinte modificador.

Modificador Descritor Definição

u Sob Revisão Indica que o rating pode mudar nos próximos períodos, tipicamente dentro de seis meses. Geralmente, essa mudança é acionada por eventos, com implicações positivas, negativas ou em desenvolvimento.

Mudanças do Rating em Escala Nacional

O rating de uma seguradora na escala nacional pode mudar por duas razões principais: • Uma análise da capacidade financeira

da empresa leva a uma mudança do rating dessa empresa.

• As características específicas do país- (e do setor-) levam a uma mudança no mapeamento geral da escala nacional do seu país de domicílio.

• Haverá revisões regularmente do mapeamento da escala nacional de cada país.

Anexo 3

Escala Global de ICR X Escala Nacional do

México, Atribuída pela Best

Escala Global de ICR Escala Nacional/México

a aaa.MX a- aa+.MXto aa.MX bbb+ aa-.MX bbb a+.MXto aMX bbb- a-.MX bb+ bbb+.MX to bbb.MX bb bbb-.MX bb- bb+.MX b+ bb.MX b bb-.MX to b+.MX b- b.MX CCC+ b-.MX to CCC+.MX CCC ccc.MX CCC- ccc-.MX cc cc.MX c c.MX

(6)

A.M. Best Rating Services, Inc. Oldwick, NJ

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO & PRESIDENTE Larry G. Mayewski VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO Matthew C. Mosher

VICE-PRESIDENTES SÊNIOR Douglas A. Collett, Edward H. Easop, Stefan W. Holzberger e James F. Snee

SEDES MUNDIAIS 1 Ambest Road, Oldwick, NJ 08858 Telefone: +1 908 439 2200 CIDADE DO MÉXICO Paseo de la Reforma 412, Piso 23, Cidade do México, México Telefone: +52 55 1102 2720

LONDRES 12 Arthur Street, 6th Floor, Londres, Reino Unido EC4R 9AB

Telefone: +44 0 20 7626 6264 DUBAI* Office 102, Tower 2, Currency House, DIFC

P.O. Box 506617, Dubai, UAE Telefone: +971 4375 2780

*Regulado pela DFSA como o escritório Representativo

HONG KONG Unit 4004 Central Plaza,

18 Harbour Road, Telefone: +852 2827 3400 SINGAPURA 6 Battery Road, #40-02B, Singapura Telefone: +65 6589 8400

específicas ou contratos específicos.

Uma Classificação de Crédito de Emissor da Best (ICR - Issuer Credit

Rating) é uma opinião independente da capacidade de uma entidade cumprir suas

obrigações financeiras recorrentes, podendo ser emitida para longo ou curto prazo. Uma Classificação de Emissão da Best (IR - Issue Rating) é uma opinião independente da qualidade de crédito atribuída a emissões que avalia sua capacidade de cumprir os termos da obrigação, podendo ser emitida para longo ou curto prazo (obrigações com vencimentos originais geralmente inferiores a um ano). Divulgação da Classificação: Uso e Limitações

Uma Classificação de Crédito da Best (BCR - Best’s Credit Rating) é uma opinião prospectiva independente e objetiva sobre a solidez financeira relativa de uma seguradora, de um emissor ou de obrigações financeiras. A opinião representa uma análise abrangente que consiste em uma avaliação quantitativa e qualitativa da solidez do balanço patrimonial da empresa, do desempenho operacional e do perfil empresarial ou, quando apropriado, da natureza específica e dos detalhes de um título mobiliário. Visto que a BCR é uma opinião prospectiva na data de sua divulgação, ela não pode ser considerada como um fator ou garantia de qualidade de crédito futuro e, portanto, não pode ser descrita como precisa ou imprecisa. Uma BCR é uma medida relativa de risco que implica a qualidade de crédito e é atribuída com a utilização de uma escala com população definida de categorias e degraus. As entidades ou obrigações que recebem o mesmo símbolo BCR elaborado com base na mesma escala não devem ser consideradas como completamente idênticas em termos de qualidade de crédito. Elas podem ser parecidas em categoria (ou degraus em uma categoria), mas visto que há uma progressão estabelecida de categorias (e degraus) usada na atribuição de classificações de uma população bem maior de entidades e de obrigações, as categorias (degraus) não podem refletir as sutilezas específicas de risco que são inerentes às entidades e obrigações com classificação similar. Embora uma BCR reflita a opinião da A.M. Best Rating Services Inc., (AMBRS) sobre solidez relativa, ela não é um indicador ou previsão de imparidade definida ou probabilidade de inadimplência com relação a qualquer seguradora, emissor ou obrigação financeira. Uma BCR não é uma recomendação para investimento, nem deve ser interpretada como um serviço de consultoria ou de assessoria; não se destina a ser utilizada como recomendação para comprar, reter ou encerrar nenhuma apólice de seguros, nenhum contrato, título mobiliário ou nenhuma outra obrigação financeira, nem se trata da adequação de nenhuma apólice ou contrato para determinado propósito ou comprador. Os usuários de uma BCR não devem depender dela para fazer decisão sobre investimentos; entretanto, se usada, a BCR deve ser considerada apenas como um fator. Os usuários devem fazer suas próprias avaliações de cada decisão sobre investimento. Uma opinião de BCR é fornecida em base “tal como se apresenta”, sem nenhuma garantia expressa ou implícita. Ademais, uma BCR pode ser modificada, suspensa ou retirada a qualquer momento, por qualquer motivo, por decisão exclusiva da AMBRS.

Referências

Documentos relacionados

Durante o primeiro semestre de 2007 o valor líquido da cifra de negócios (receitas) do negócio móvel e fixo alcança 746 milhões de euros, o que representa um crescimento de 46,9%

através da definição e normatização de processos de

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

NEWCOMB, Horace, Television: The Critical View, Oxford University Press, 2006, USA ØSTERGAARD, Bernt Stubbe, The Media in Western Europe – The Euromedia Handbook, Second Edition,

Objetiva-se, desse modo, compreender o fenômeno, elucidar questões ainda pouco discutidas, como saber se a pichação é uma forma de arte significativa, tanto quanto o

Quanto às variáveis utilizadas como representativas das Estratégias Corporativas, tem-se: (a) o perfil do endividamento – DIVCPT – que reflete a postura de longo ou curto

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Repetindo as observações "in vitro", o produto Iprodione controlou o patógeno em todas as concentrações usadas, nêo havendo, entre- tanto, diferenças