• Nenhum resultado encontrado

Encarte de autores Edição 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Encarte de autores Edição 2015"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Edição 2015

(2)

Atriz, jornalista e gestora cultural. Doutoranda e Mestre em Políticas Públicas na UERJ. Foi Assessora da Funarte, Ouvidora e Chefe da Divisão de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Curadora e Coordenadora do Ciclo “Inter-Agir - Na Rua, Na Rede, Na Cena Contemporânea”, de duas edições do Ciclo/Seminário “A Teatralidade do Humano”, organizadora do livro de mesmo nome (Edições Sesc SP); do Ciclo Espaços de Reencantamento, Afetos e Utopias de um Novo Mundo e do Ciclo Ato Criador. Curadora e produtora de ciclos de palestras e debates na Rede Globo. Consultora/Analista da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Comissão de Cultura da Alerj. Foi apresentadora e âncora de programa de tv, repórter de jornal e rádio; Atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em Produção Cultural da UCAM e do MBA FGV em Bens Culturais: Economia, Cultura e Gestão.

Professora, Produtora e Gestora Cultural. Se formou em teatro pela Unirio e fez Pós graduação, também em Teatro, pela Faculdade de Letras da UFRJ; e mestrado pelo CPDOC da FGV. Foi sócia da Sarau Agencia de Cultura durante 16 anos, foi fundadora e membro do Colegiado da APTR por 6 anos. Na Gestão pública foi Gerente da Rede de Teatros Municipais (2009), Secretária Municipal de Cultura-RJ (2010-2011) e Coordenadora do projeto Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal-RJ (2011-2015). É Professora do Curso de Produção Cultural-IFRJ e sócia da Caseiras Produções Culturais.

ANA LÚCIA PARDO

(3)

Formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1975) e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina (1977), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1979), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin (2006). Professor titular da Universidade Federal da Bahia; docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Artes Cênicas, ambos da UFBA. Foi Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA e Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia.

Economista, formado pela Universidade Federal Fluminense, com MBA Executivo no COPPEAD/UFRJ Ocupou vários cargos de alta direção em órgãos da Administração Pública Federal e Estadual. Foi Diretor Executivo e Diretor de Administração na Fundação Casa de Rui Barbosa, do Ministério da Cultura. Foi integrante da Comissão do Fundo Nacional de Cultura 2014. Na Advocacia-Geral da União, órgão da Presidência da República, ocupou os cargos de Coordenador-Geral na Região Sudeste, Coordenador-Geral Nacional de Logística e de Planejamento. Atualmente exerce o cargo de Subsecretário Adjunto de Planejamento e Gestão, na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

ANTONIO ALBINO CANELAS RUBIM

CARLOS RENATO

(4)

Historiadora, atriz-bonequeira, gestora cultural, e tia de sete sobrinhos lindos. Licenciatura em Estudos Sociais pela Faculdade de Formação de Professores - FFP UERJ, graduação em História pela ASOEC, especialização em Políticas Culturais (UERJ), e Mestra em História Social e Política do Brasil. Pesquisadora com ênfase em História Cultural, História e Cultura, Políticas Culturais, Sociedade e Arte Educação. Ex-Secretária Municipal de Cultura de São Gonçalo, Fundadora e Presidente da Comissão de Gestores de Cultura - Comcultura RJ, atualmente responde pela Coordenação de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura do RJ.

Sou carioca da gema, fl amenguista e mangueirense!! Adoro todas as infi nitas combinações que a diversidade cultural brasileira é capaz de proporcionar. Tenho interesse em Produção e Gestão Cultural com ênfase em organizações do terceiro setor e pesquisas que refl itam sobre as atuações governamentais no campo da cultura. Sou Bacharel em Produção Cultural, em Comunicação Social, Especialista em Políticas Públicas e Mestre em História, Política e Bens Culturais. Nos últimos anos, desenvolvi pesquisas sobre os Pontos de Cultura e sua imensa diversidade de atividades.

Formada em Letras (Português – Literaturas) pela UFRJ (1987). Possui Mestrado em Educação pela PUC-Rio (1995) e Doutorado em Serviço Social pela PUC-Rio (2009). É diretora da Divisão de Integração Universidade Comunidade (DIUC), da UFRJ e fundou a Redes de Desenvolvimento da Maré em 1997, organização da sociedade civil a qual dirige desde então. Em 2012, publicou o livro Testemunhos da Maré (Aeroplano), que fala sobre a política de Segurança Pública da Maré. Tem vasta experiência no campo da mobilização local. CLEISE CAMPOS DEBORAH REBELLO LIMA ELIANA SOUSA SILVA

(5)

Pesquisadora, professora e consultora nos campos da Gestão Cultural, das Políticas Culturais e da Cultura Digital. Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV-Rio, onde coordena o MBA “Bens culturais: cultura, economia e gestão”. É doutoranda na UFRJ com pesquisa sobre redes culturais periféricas, território e ciberespaço. De 2003 a 2012, foi Gerente de Patrocínios da Petrobras. Autora do livro Jangada Digital (Ed. Azougue, 2011) e co-organizadora da coletânea De baixo para cima (Ed. Aeroplano, 2014).

Possui graduação em Pedagogia (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ (2007). Atualmente é diretora da Diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ/Consorcio CEDERJ. É coordenadora do Deptº de Recursos Pedagógicos do Colégio Santo Inácio/RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação à distância, formação de professores, comunidades de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem, informática educativa, professor refl exivo, e educação básica.

Engenheiro graduado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Foi Coordenador de Planejamento e Vice-Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Foi Gerente de Orçamento e Finanças da Agência Nacional de Cinema – ANCINE e Vice-Presidente e Presidente da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro – FUNARJ. Foi Secretário de Cultura do município de Maricá e Assessor da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É presidente do Conselho Fiscal da Fundação Teatro Municipal e Professor de “Gestão de Equipamentos Culturais por Organizações Sociais” do MBA de Gestão Cultural da Universidade Candido Mendes. Atualmente exerce o cargo de Subsecretário Adjunto de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

ELIANE COSTA

ELIZABETH BASTOS

EMANUEL DE MELO VIEIRA

(6)

Diretora executiva da Efi cher Projetos, é consultora de negócios e de gestão de empreendimentos culturais. Especialista em Cultura, fez parte do corpo de peritos da Lei de Incentivo à Cultura/2015 da Secretaria de Cultura de Sorocaba/SP; é pesquisadora e professora. Nos últimos anos, deu foco à pesquisa e aos projetos de inovação nas áreas da Economia Criativa e da Cultura. Como Gerente de projetos, tem em seu portfólio a gestão de projetos realizados no Brasil e experiência em gestão de projetos internacionais. É mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ/COPPE - Gestão e Inovação - com a pesquisa: A expressão cultural como um catalisador do desenvolvimento econômico: uma proposta metodológica.

Tem 41 anos, é agente cultural com mais de 20 anos de atuação nas áreas públicas e na sociedade civil. Formado em Produção Cultural, Licenciatura em Artes e Ciências Sociais, todos pela Universidade Candido Mendes – UCAM é Mestre em Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Concentra as suas atividades e pesquisas em direito à cultura e cidadania cultural , arte de rua, e ações culturais de base comunitária.

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, pesquisador e coordenador da área de Políticas Culturais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

EVELI FICHER

FLÁVIO ANICETO

(7)

Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestranda no programa de pós graduação em Cultura e Territorialidades da UFF (previsão de conclusão: setembro 2015). Atualmente vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: cultura e territorialidades, planejamento e gestão cultural, projetos culturais, cultura e economia.

Jornalista e doutor em ciências políticas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Juliano Borges é professor do IBMEC e estuda os impactos econômicos, políticos e culturais das novas tecnologias de comunicação. Ele é autor do livro ‘Webjornalismo: Política e jornalismo em tempo real’ (Editora Apicuri, 2009). Atualmente, é Assessor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Produtor cultural e consultor para elaboração de projetos. Foi gerente da área de cultura do Banco do Nordeste, sendo responsável pela criação e desenvolvimento do Programa BNB de Cultura, edital de patrocínios culturais e pela instalação da rede de centros culturais da estatal. É Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura desde o início de 2010.

HELOÍSA BUENO

JULIANO BORGES

(8)

Mestra em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela UCAM. Objeto de pesquisa: a participação da sociedade civil na política de cultura do município de Campos dos Goytacazes/RJ. Especialista em Letras e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Graduada em Letras. Professora com larga experiência na rede pública de ensino. Docente do IF Fluminense - Campus Campos Centro, no qual coordena a Arte e Cultura e o Curso de Licenciatura em Teatro. Experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Dramática há 20 anos, dirigindo e produzindo espetáculos com o Grupo Nós do Teatro do IF Fluminense. Conselheira de Cultura do município de Campos dos Goytacazes de 2012. 2014. Membro de quarto colegiados representando a cultura do IF Fluminense.

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora e chefe do setor de Estudos de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa – Minc e professora dos MBAs de Gestão e Produção Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FVG/RJ) e da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa.

KÁTIA MACABU DE SOUSA SOARES

(9)

Formado em economia na UFRJ e Mestrado em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ, suas pesquisas acadêmicas tiveram como foco a “Economia da Cultura” e a “Gestão Cultural”. Nos últimos anos participou como professor convidado na ESPM, no curso de pós graduação de gestão de negócios com ênfase em empreendedorismo e na PUC, na pós-graduação em Cidades criativas: empreendedorismo e inovação. Tem 17 anos de experiência na gestão de projetos culturais e nos últimos 12 anos é responsável pela Coordenação de Projetos do Museu Casa do Pontal, o que inclui o planejamento e desenvolvimento de parcerias que permitiram: a manutenção anual do Museu Casa do Pontal, a realização de exposições no Brasil e do exterior, fi lmes, seminários, eventos musicais e ações educacionais.

Doutoranda do Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Consultora e pesquisadora em economia criativa, desenvolvimento e políticas públicas de cultura. Professora do MBA de Gestão e Produção Cultural da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ), atuando no ensino superior há mais de 10 anos. Foi Diretora de Empreendedorismo, Gestã o e Inovaç ã o da Secretaria da Economia Criativa - SEC do Ministé rio da Cultura - MinC (2011 a 2013), assessora de marketing da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (2004 a 2006) e assessora de marketing e comunicaç ã o do Serviç o Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC-CE (2002 a 2003).

LUCAS VAN DE BEUQUE

(10)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1997). É professor titular do Departamento de Arte da UFF e Coordenador do mestrado em Cultura e Territorialidades. Vem atuando na área de Política e Gestão Cultural, tendo como linhas de pesquisa temas como: gestão cultural, políticas públicas de cultura, cidade e cultura, modernidade e espaço universitário. Coordena o Laboratório de Ações Culturais -LABAC/UFF e um dos representantes da UFF junto ao FIC/ Fórum Interuniversitário de Cultura. Presidiu o Conselho de Cultura de Niterói no biênio 2008-2010. Foi representante da UFF junto ao Programa Interinstitucional de Cultura das Universidades Públicas da Regional Sudeste - PRINC (2008-2010). É um dos editores de PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura. Pesquisador associado ao OBEC-RJ / Observatório de economia criativa do RJ.

Doutor em Planejamento Urbano Regional, pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional da UFRJ-IPPUR. Professor adjunto da faculdade Nacional de Direito da UFRJ.

LUIZ AUGUSTO

RODRIGUES

(11)

Mestre em Gestão Cultural e Projetos Sociais, pelo CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. Graduado em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Atualmente é diretor de Pesquisa e Documentação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro – Inepac, coordenador do Programa Integrado de Educação para o Patrimônio Cultural e coordenador dos Editais para produção de Livros e Inventários sobre o patrimônio cultural fl uminense, patrocinados pelo Inepac.

Gestora Cultural com foco na área de planejamento e políticas públicas para o setor. Coordenou diversos programas e projetos em instituições culturais do terceiro setor e públicas. Foi coordenadora internacional do Instituto Arte Viva (Brasil, Argentina e Espanha), Gerente de Desenvolvimento do Museu de Arte Contemporânea de Niterói-MAC. Atualmente e Superintendente da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

SERGIO LINHARES MIGUEL DE SOUZA

Referências

Documentos relacionados

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

O processo de pseudo-individuação (Stanton et al., 1988) evidencia-se claramente no caso apresentado. Por um lado, Ricardo sofre pressões para individuar-se. Sua família e

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Total Soluble Solids Content (TSSC: °Brix); Total titulable acidity (TTA: % Citric Acid); Reducing Sugar Content (RSC: mg Glucose Equivalent/ g Fruit Leather or Fruit Pulp);