Maio 2001 Nº18 1- COMITÊ ESTADUAL DA RBMA DE SANTA CATARINA ARTICULA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA SERRA DE ITAJAÍ - SC

Texto

(1)

Maio 2001

Nº18

1- COMITÊ ESTADUAL DA RBMA DE SANTA CATARINA ARTICULA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA SERRA DE ITAJAÍ - SC

Já foram realizadas reuniões entre os representantes do CE – RBMA - SC, do IBAMA e do Ministério do Meio Ambiente para discussões sobre a proteção de uma área na Serra do Itajaí, que possui 56 mil ha de Mata Atlântica, abrangendo parcialmente 8 municípios.

No próximo dia 24 de maio, com a presença do Ministro do Meio Ambiente, durante a "Semana Mata Atlântica" em Joinvile, está prevista a assinatura do Termo de Cooperação entre o Ministério do Meio Ambiente, o IBAMA, a FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau e o CN-RBMA para a integração de esforços visando a criação do Parque Nacional da Serra de Itajaí.

2- ENCONTRO TÉCNICO NA ILHA DO CARDOSO EM DEFESA DO LAGAMAR

Foi realizado no dia 7 de abril no Parque Estadual Ilha do Cardoso – SP um Encontro Técnico com o objetivo de discutir, entre outros assuntos, o Plano de Gestão do PE da Ilha do Cardoso, o Projeto de Ecoturismo para a região, a Proposta de Reserva Extrativista da Ilha do Tumba, a ameaça de construção da Barragem do Tijuco Alto, a poluição proveniente de Iguape, o estímulo à criação de Comitês de Gestão de Parques e sua integração regional.

Participaram da reunião o Dr. Hamilton Casara - Presidente do IBAMA, Dr. José Pedro Costa -Secretário de Biodiversidade e Florestas -MMA, Dr. José Tadeu Weidlich Motta-Instituto Ambiental do Paraná/ Secretaria de Meio Ambiente do Paraná, Dr. Roberto Fernandes-Fundação Florestal de S. Paulo, Dr. Marcos Campolim-PE da Ilha do Cardoso, Dr. Rodrigo Mesquita-Agência Estado (Grupo Jornal “O Estado de São Paulo”), Dr. Clayton F. Lino - Presidente do CN-RBMA e lideranças locais.

3- PROJETO CORREDORES ECOLÓGICOS : CONTRATAÇÃO DE

CONSULTORES E OFICIALIZAÇÃO DOS COMITÊS DA RBMA COMO COMITÊS GESTORES DO PROJETO NOS ESTADOS

(2)

O Ministério do Meio Ambiente está desenvolvendo o Projeto Corredores Ecológicos, que visa contribuir com a conservação da biodiversidade brasileira. No momento, o Projeto prevê como prioridade a elaboração dos Planos de Gestão do Corredor Central da Amazônia e do Corredor Central da Mata Atlântica.

O Corredor Central da Mata Atlântica tem cerca de 8,6 milhões de ha situado ao norte do Espírito Santo e Sul da Bahia e terá os Comitês Estaduais da RBMA dos 2 estados exercendo as funções de Comitês Gestores do Projeto. O Plano de Gestão deve definir os limites, áreas prioritárias para ação, sistematizar e consolidar informação ambiental, econômica social e cultural, identificar atividades mais importantes, áreas degradas e uso inadequado de recursos hídricos relacionados à biodiversidade, unidades de conservação, desenvolvimento sustentável e gestão local, identificando parceiros para sua implementação

O Ministério do Meio Ambiente, através de sua Secretaria Executiva, vai contratar consultores para desenvolver estes trabalhos. Os interessados devem apresenta suas qualificações para a execução de cada um dos planos (Mata Atlântica e Amazônia).

Maiores informações para apresentação das qualificações dos profissionais interessados podem ser obtidas das 9 às 11 e das 15 às 17 horas até o dia 18 de junho de 2001-05-16 com

Militão Ricardo- Coordenador do Projeto Corredores ecológicos Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente

Departamento de Articulação Institucional - Agenda 21 Esplanada dos Ministérios BL.B - 8º andar - 833

70.068 - 900 Brasília -DF

Tel. ++ 61 317 11 25 - Fax ++ 61 224 58 05 E-mail militão@wbr.com.br

4- COMITÊ ESTADUAL DA RBMA - PERNAMBUCO ELEGE NOVA DIRETORIA

Foi realizada eleição no último mês de Abril, do CE-RBMA-PE e foram eleitos: Presidência - SNE - Dorinha Melo (reeleição) - (ECOTEC - Eliane Bryon)

Vice presidência - Comunidade Científica UFPE - Kátia Porto (suplente Osvaldo Lira)

Secretaria Executiva - CPRH (reeleição) conselheiros:

Novos representantes - MST(Movimento Sem Terra); Usina Trapiche; Associação ; Refúgio Charles Darwin; Prefeitura de Caruaru

Permanentes: CPRH (Companhia de Meio Ambiente do Meio Ambiente); IBAMA; CIPOMA (Companhia Independente de Polícia do Meio Ambiente);INCRA;

Continuam: Prefeitura de Itapissuma; CRB (Conselho Regional de Biologia); Centro Agroecológico - SABIA; ALCOA

(3)

O CN-RBMA dá boas vindas aos novos representantes e cumprimenta os reeleitos, com a certeza da continuidade do excelente trabalho que o CE-RBMA de Pernambuco vem realizando.

Já foram iniciadas as atividades de planejamento das ações para o ano de 2001, incluindo as comemorações dos 10 anos da RBMA.

5- A CÂMARA TÉCNICA DA MATA ATLÂNTICA NO CONAMA

Foi realizada no dia 8 de maio a 47ª Reunião da Câmara Técnica da Mata Atlântica. Foi elaborada a Pauta da Reunião Extraordinária do CONAMA sobre a Mata Atlântica, que será realizada em Joinvile-SC no dia 24 de maio, durante a Semana Mata Atlântica.

Foram discutidos, entre outros, os seguintes assuntos: • A implementação da Agenda Nacional para a Mata Atlântica. • Informações sobre o Sub-programa Mata Atlântica

• Informações sobre o Grupo de Trabalho de Carcinicultura

Informações sobre o Programa Nacional de Florestas e sua relação com aMata Atlântica

• Os Planos de Manejo Florestal da Bahia e Santa Catarina e seus impactos sobre a biodiversidade.

Estavam presentes à reunião p Dr. José Pedro de Oliveira Costa , Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do meio Ambiente e o Dr. Hamilton Casara, Presidente do IBAMA, que comprometeu-se a suspender os Planos de Manejo da Bahia e Santa Catarina, aprovados pelo IBAMA nos 2 estados até que sejam criados novos indicadores baseados não apenas em critérios de exploração madeireira, mas também que assegurem a sustentabilidade ambiental do ecossistema como um todo.

A Câmara Técnica preparou ainda uma Minuta de Resolução para ser aprovada na Reunião Extraordinária do CONAMA, em Joinvile, que , entre outras providências, determina ao IBAMA a suspensão das autorizações para corte e exploração de espécies ameaçadas de extinção, em populações naturais , até que sejam estabelecidos critérios técnicos cientificamente embasados que garantam a sustentabilidade da exploração e a conservação genética das populações exploráveis.

6- 10 REUNIÃO DO "BUREAU" DO CN- RBMA

Será realizada em São Paulo no próximo dia 22 de maio a 10ª ª Reunião do "Bureau" do CE-RBMA.

Entre outros assuntos serão discutidos:

• Proposta de pauta da 10ª Reunião Ordinária do CN-RBMA, que deverá ser realizada em outubro, em Santa Catarina.

• Política Nacional para a Mata Atlântica.

• Proposta de regulamentação dos Postos Avançados da RBMA. • Indicações ao Prêmio Muriqui 2001

(4)

7- SEMANA MATA ATLÂNTICA - JOINVILE -SC DE 22 A 27 DE MAIO

Serão realizados durante a “Semana Mata Atlântica”, em Joinvile de 22 a 27 de maio, vários eventos de grande interesse para a Mata Atlântica como por exemplo a Reunião da Rede de ONGs da Mata Atlântica e a apresentação dos projetos Bilaterais com o Governo Alemão através do KFW.

Entre os eventos mais importantes da Semana está a realização do Seminário "Mata Atlântica - A preservação como oportunidade de negócios e investimentos" , com o objetivo de estimular a formação de parcerias e intercâmbios e formar um amplo pacto para alcançar o Desmatamento Zero na Mata Atlântica.

Na abertura do Seminário, com a presença do Ministro do Meio Ambiente, dia 24 às 19 hs. no Centreventos Cau Hansen será assinado o Termo de Cooperação visando a criação do Parque Nacional da Serra de Itajaí.

Nesta solenidade , o CN-RBMA estará entregando o Prêmio Muriqui referente ao ano 2000 ao Governo Alemão – Prêmio Institucional, ao Fotógrafo Sebastião Salgado – Prêmio Personalidade e à Professora Judith Cortesão – Prêmio Especial.

A “Semana Mata Atlântica” foi organizada pelo Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Estado de Santa Catarina, e a Rede de ONGs da Mata Atlântica. O evento têm o apoio do CN-RBMA e do CE-RBMA-SC.

8- CÓDIGO FLORESTAL - A BATALHA CONTINUA!

Está prevista para o dia 30 de maio a votação do parecer do Deputado Moacir Micheletto do PMDB-PR, relator da comissão que analisa as modificações propostas no Código Florestal.

Como era de se esperar, o parecer do Deputado permite a ampliação de desmatamentos em todo o país.

Merece, portanto, o repúdio de todos os que lutam pela preservação ambiental no país.

Para maiores informações visite os sites do Instituto Sócio Ambiental – ISA

www.isa.org.br ou www.socioambiental.org.br

9-

EM DEFESA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO EM SANTA CATARINA

Na contramão dos grandes avanços ocorridos recentemente no Estado de Santa Catarina, como a criação e instalação do CE-RBMA, vem tramitando na Assembléia Legislativa daquele Estado o Projeto de Lei nº 469/00, de autoria do Deputado Lício Mauro da Silveira que dispõe sobre a desanexação de importante área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

O CN-RBMA, articulado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Santa Catarina e a FATMA, propõe a todos os parceiros da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica que se manifestem contra esse projeto altamente prejudicial à conservação da biodiversidade, solicitando não só a retirada do Projeto de Lei

(5)

Nº 469/00, como também esforços concentrados para ampliação e implantação efetiva do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro incluindo, conforme proposta do CE-RBMA de Santa Catarina, parte da Baixada do Massiambu e as áreas originais a leste da BR 101.

As mensagens poderão ser enviadas, urgentemente, para: - Exmo. Sr.

Deputado Estadual Onofre Santo Agostini

Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina e-mail: onofre@alesc.sc.gov.br

- Exmo. Sr.

Deputado Estadual Lício Mauro da Silveira (autor do Projeto de lei nº 469/00)

e-mail: licio@alesc.sc.gov.br

- Exma. Sra.

Deputada Estadual Ideli Salvatti

(pediu vistas ao processo e o está analisando) e-mail: ideeli@alesc.sc.gov.br

- Exmo. Sr.

Dr. João Omar Macagnan

Secretario de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente- SDM e-mail: gabs.sdm@email.sc.gov.br e sdm@sdm.sc.gov.br

- Ilmo Sr.

Dr. Lauro Eduardo Bacca

Coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica de Santa Catarina

E-mail: rbiosfera@furb.br

Imagem

temas relacionados :