• Nenhum resultado encontrado

Caderno de Prova. P23a. Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação. Processo Seletivo Edital 001/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caderno de Prova. P23a. Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação. Processo Seletivo Edital 001/2013"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Processo Seletivo • Edital 001/2013 http://educasaojose2013.fepese.org.br

Caderno

de Prova

junho

9

9 de junho das 15 às 18 h 3 h de duração* 30 questões

Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta. * A duração da prova inclui o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Instruções

Para fazer a prova você usará: ƒ este caderno de prova;

ƒ um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscri-ção e espaço para assinatura.

Verifique, no caderno de prova, se:

ƒ faltam folhas e a sequência de questões está correta. ƒ há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas.

Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Atenção!

ƒ Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova.

ƒ Para cada questão são apresentadas 5 (cinco) alternativas dife-rentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. ƒ A interpretação das questões é parte integrante da prova, não

sendo permitidas perguntas aos fiscais. ƒ Não destaque folhas da prova.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova comple-to e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado.

(2)
(3)

1. Qual dos autores abaixo defende a ideia de que o

único bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento?

a. ( ) Freud b. ( ) Piaget c. ( ) Skinner d. ( X ) Vigotski e. ( ) Montessori

2. De acordo com a Proposta Curricular de São José, o trabalho docente, nas instituições de educação infantil, demanda que os educadores atuem no sentido de:

1. Promover o desenvolvimento físico, emocio-nal, intelectual e social da criança.

2. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma interdisciplinar.

3. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma disciplinar.

4. Promover a apropriação do conhecimento científico e dos bens culturais produzidos pela humanidade, através de currículo trabalhado de forma linear, interdisciplinar e homogênea. 5. Desvelar as desigualdades sociais, trabalhando

com a criança os conflitos existentes, na busca de transformações alicerçadas em um novo relacionamento ético, político e afetivo. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5. c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Legislação e conhecimentos gerais

sobre educação

(14 questões)

3. No artigo 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, consta que na educação infantil a avaliação far-se-á mediante:

a. ( X ) acompanhamento e registro do seu desen-volvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. b. ( ) acompanhamento e registro do seu desenvol-vimento, com o objetivo de promoção para o ensino fundamental.

c. ( ) acompanhamento e registro quantitativo do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

d. ( ) registro quantitativo do seu desenvolvimento intelectual, com o objetivo de promoção para o ensino fundamental.

e. ( ) observações e registros fotográficos que comprovem o desenvolvimento intelectual e motor das crianças.

4. A respeito das diversas dimensões humanas que são exploradas na educação infantil, consta nos docu-mentos oficiais do MEC que “as maneiras de andar,

correr, arremessar, saltar resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados têm sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades cor-porais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história”.

Nesse sentido pode-se dizer que tais movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa:

a. ( ) cultura estética. b. ( X ) cultura corporal.

c. ( ) atividade corporal mecânica. d. ( ) atividade corporal condicionada. e. ( ) representação social estereotipada.

(4)

8. No ano de 1998, foi elaborado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) no contexto da definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais que atendiam ao estabelecido no artigo 26 da LDB em relação à necessidade de uma base nacio-nal comum para os currículos.

O RCNEI consiste:

a. ( X ) Num conjunto de referências e orientações pedagógicas.

b. ( ) Num conjunto de normas e leis pedagógicas que constitui base obrigatória à ação docente. c. ( ) Num conjunto de referência e orientações

pedagógicas que constitui base obrigatória à ação docente.

d. ( ) Num documento que não apresenta ele-mentos que possam contribuir com a ação docente.

e. ( ) Num documento elaborado pelos gestores escolares que deve ser seguido obrigatoria-mente pelos professores.

9. De acordo com as Diretrizes da Política Nacional da Educação Infantil é correto dizer que a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada:

a. ( ) Por profissionais especializados em clínicas particulares.

b. ( ) Separadamente das demais crianças, assegu-rando-lhes o atendimento educacional espe-cializado mediante avaliação e interação com a família.

c. ( X ) Em conjunto com as demais crianças, assegu-rando-lhes o atendimento educacional espe-cializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade.

d. ( ) Em um espaço educacional especializado fora das instituições de educação infantil mediante avaliação e interação com a família e a comunidade.

e. ( ) Em conjunto com as demais crianças com necessidades especiais, fora das instituições de educação infantil, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família. 5. De acordo com a legislação vigente, a Educação

Infantil é:

a. ( ) Direito da criança e dever da família. b. ( ) Etapa obrigatória da educação básica.

c. ( ) Dever da família e etapa obrigatória da educa-ção básica.

d. ( X ) Direito da criança, opção da família e dever do Estado.

e. ( ) Direito da criança, dever da família e opção do Estado.

6. De acordo com os pressupostos teóricos de Vigotski é correto dizer que:

(1) de desenvolvimento (2) caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, e (3) de desenvolvimento (4) caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

a. ( ) (1) A zona ; (2) proximal ; (3) o nível ; (4) potencial b. ( ) (1) A zona ; (2) proximal ; (3) o nível ; (4) real c. ( X ) (1) O nível ; (2) real ; (3) a zona ; (4) proximal d. ( ) (1) O nível ; (2) emocional ; (3) a zona ; (4) real e. ( ) (1) O nível ; (2) potencial ; (3) a zona ; (4) proximal 7. A perspectiva de aprendizagem fundamentada nas ideias do materialismo histórico dialético é denomi-nada de Psicologia: a. ( ) Genética. b. ( ) Relativista. c. ( ) Construtivista. d. ( ) Comportamental. e. ( X ) Histórico-Cultural.

(5)

12. A teoria que fundamenta a prática pedagógica na Proposta Curricular de São José sustenta seus pressu-postos nas ideias de:

a. ( X ) Vigotski e Wallon b. ( ) Vigotski e Skiner c. ( ) Skiner e Wallon d. ( ) Skiner e Freinet e. ( ) Wallon e Montessori

13. Consta na Proposta Curricular de São José que

“a organização do trabalho no interior da instituição baseia-se em diferentes competências e responsabilida-des entre os profissionais, quer sejam membros dirigen-tes, educadores, quer sejam auxiliares e demais profissio-nais envolvidos”.

Nesse sentido é correto dizer que o trabalho do educador:

a. ( ) Está pautado na realização de atividades de ordem cognitiva e disciplinar.

b. ( ) Deve centrar suas ações no processo de desenvolvimento da dimensão intelectual das crianças.

c. ( ) Deve propor situações e estratégias que pos-sam preparar a criança para entrar no ensino fundamental.

d. ( ) Precisa organizar situações para que a criança aprenda a importância da disciplina para melhor aprender os conceitos trabalhados. e. ( X ) Desenrola-se em uma dinâmica que está

vinculada a diferentes instâncias de organi-zação inter e extragrupo, da instituição e da comunidade.

14. Os estudos de Vigotski trazem contribuições fun-damentais para entender o processo de:

a. ( ) Formação corporal do sujeito. b. ( X ) Formação do psiquismo humano. c. ( ) Desenvolvimento biológico do ser. d. ( ) Constituição dos esquemas corporais. e. ( ) Aprendizagem centrada em práticas

espontâneas. 10. A Proposta Curricular de São José apresenta

uma concepção de infância fundamentada em uma perspectiva: a. ( ) Inatista. b. ( X ) Histórica. c. ( ) Biológica. d. ( ) Positivista. e. ( ) Comportamental.

11. Tomando por base as políticas já existentes, as dis-cussões realizadas em torno da elaboração da LDB, as demandas de estados e municípios e tendo em vista suas prioridades, o Ministério da Educação, em 1995, definiu a melhoria da qualidade no atendimento edu-cacional às crianças de 0 a 6 anos como um dos prin-cipais objetivos e, para atingi-lo, apontou as seguintes linhas de ação:

1. Incentivo à elaboração, implementação e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares.

2. Fiscalização das ações docentes por meio de relatórios mensais a serem enviados às secre-tarias de educação de cada município. 3. Promoção da formação e da valorização dos

profissionais que atuam nas creches e nas pré-escolas.

4. Definição das atribuições por meio de leis que regulamentam e diferenciam as funções do professor e do auxiliar de sala.

5. Apoio aos sistemas de ensino municipais para assumirem suas responsabilidades com a Educação Infantil.

6. Criação de um sistema de informações sobre a educação da criança de 0 a 6 anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 6. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4, 5 e 6. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. e. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 5 e 6.

(6)

Conhecimentos Específicos

(16 questões)

15. A estratégia criativa do “re-arranjo” no ensino de

música estabelece dois objetivos pedagógicos cen-trais e concomitantes: o desenvolvimento da atividade criadora e a promoção de uma reapropriação ativa e significativa da vivência cultural dos alunos.

Tal proposta é apresentada pelos educadores: a. ( ) Alda de Oliveira e Cristina Tourinho. b. ( X ) Maura Penna e Vanildo Mousinho Marinho. c. ( ) Teca Alencar de Brito e Marisa Fonterrada. d. ( ) Margarete Arroyo e Helena Lopes da Silva. e. ( ) Sérgio Luiz F. Figueiredo e Cláudia Ribeiro

Bellochio.

16. Keith Swanwick (2003) argumenta que o discurso musical, embora inclua um elemento de reflexão cultural, também torna possível a refração cultural, ver e sentir de novas maneiras. Nós não somos meramente “receptores” de cultura, mas também intérpretes culturais.

Nessa perspectiva, o ensino musical está comprome-tido com as tradições em um caminho vivo e criativo, em uma rede de conversações que possui muitos sotaques diferentes.

Porque

Nessa conversação, todos nós temos uma “voz” musi-cal e também ouvimos as “vozes” musicais de nossos alunos.

Considerando essas duas afirmativas, é correto afirmar:

a. ( ) As duas são falsas.

b. ( ) A primeira é falsa e a segunda é verdadeira. c. ( ) A primeira é verdadeira e a segunda é falsa. d. ( X ) As duas são verdadeiras e a primeira justifica a

segunda.

e. ( ) As duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

17. A educadora Maura Penna apresenta uma cena de educação musical, apontando características desse modelo de aprendizado:

“De olho na partitura, a menina “cata” as teclas do piano, “tirando” uma nova música. Mas ela não é capaz de ‘imaginar’ a música antes de fazer o piano soar; é a partitura que indica a ação motora sobre o instru-mento, da qual os sons resultam” (PENNA, 2008, p. 56). Segundo a autora, esse é um modelo de (1) , con-figurando um tipo de aprendizagem em que estão envolvidos os modos de conhecer simbólico (a nota-ção), e (2) (a ação motora), ficando (3) o modo icônico, relacionado com o chamado “ouvido interior”.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

a. ( ) (1) aprendizagem significativa ; (2) ativo ; (3) relegado b. ( ) (1) adestramento visual-motor ; (2) significativo ; (3) em evidência c. ( X ) (1) adestramento visual-motor ; (2) ativo ; (3) relegado

d. ( ) (1) ensino centrado no aluno ; (2) ativo ; (3) evidenciado

e. ( ) (1) adestramento visual-motor ; (2) significativo ; (3) evidenciado

18. Assinale a alternativa correta.

a. ( ) Os alaúdes pertencem à categoria dos idiofones. b. ( ) O bombo é um instrumento musical

originá-rio do México.

c. ( ) O tambor de aço é um instrumento musical contemporâneo originário da costa do Chile. d. ( ) O harmônio é um instrumento de corda

per-cutida, tal como o piano.

e. ( X ) Os idiofones de lâmina incluem o xilofone, a marimba, o vibrafone e também os instru-mentos de lâmina do gamelão indonésio.

(7)

21. O planejamento de um professor de música na escola focaliza atividades em que os alunos passeiam pelo seu bairro, ouvindo e registrando a paisagem sonora do ambiente. Posteriormente, é abordada a problemática contemporânea da poluição sonora e o seu impacto ambiental no ambiente.

Assinale a alternativa que nomeia um educador musi-cal que poderia estar fundamentando o planejamento descrito acima. a. ( ) Lucy Green b. ( ) John Paynter c. ( ) Patricia Campbell d. ( ) Keith Swanwick e. ( X ) Murray Schafer

22. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base na Pedagogia Crítica para a Educação Musical – PCEM (ABRAHAMS, 2005).

( ) A PCEM para a Educação Musical é fundamen-tada nos ensinamentos de Paulo Freire. ( ) Nessa abordagem, o planejamento das aulas

deve partir do cotidiano dos alunos, visando transformar essa visão culturalmente limitada em conhecimentos valorizados tradicional-mente na escola.

( ) A Pedagogia Crítica sugere que a música tem o poder de liberar os alunos e os seus profes-sores dos estereótipos atuais sobre músicas e músicos, incentivando o desenvolvimento de posicionamentos críticos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. ( ) V – V – V b. ( ) V – V – F c. ( X ) V – F – V d. ( ) V – F – F e. ( ) F – F – V 19. Analise o texto abaixo:

A avaliação da percepção musical apresenta estudos que indicam a necessidade de elaborar testes que, além dos aspectos (1) da música, avalie as habi-lidades dos estudantes de maneira mais abrangente, incluindo aspectos (2) , estruturais e (3) da música. Segundo Cristina Grossi, “no contexto qualita-tivo da experiência musical, estas [respostas] poderiam emergir de forma imaginativa e criativa” (2003, p. 138). Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

a. ( ) (1) formais ; (2) técnicos ; (3) teóricos b. ( ) (1) analíticos ; (2) sonoros ; (3) harmônicos c. ( ) (1) expressivos ; (2) melódicos ; (3) rítmicos d. ( X ) (1) técnicos ; (2) expressivos ; (3) contextuais e. ( ) (1) perceptivos ; (2) contextuais ; (3) históricos 20. Analise o texto abaixo:

“A consciência rítmica é de natureza dinâmica, motora; ela é, na música, a representação de forças vitais que animam o reino vegetal: propulsão, crescimento, respiração, pulsação da seiva, etc. […] A consciência especificamente melódica é de natureza muito dife-rente, rica de tudo que a vida afetiva comporta de variedade anímica […] Só o ser humano pode praticar a harmonia […] Ela é necessariamente do domínio da consciência reflexiva”. (PAREJO, 2011, p. 94).

Assinale a alternativa que identifica corretamente o autor da citação acima.

a. ( ) Zoltán Kodály b. ( X ) Edgar Willems c. ( ) Shinichi Suzuki d. ( ) Maurice Martenot e. ( ) Émile Jaques-Dalcroze

(8)

25. Com base em Souza, Fialho e Araldi (2005), ana-lise as afirmativas a seguir:

1. O hip hop é um movimento que congrega quatro manifestações fundamentais: o rap, o grafite, o breakdance e o disk-jóquei (DJ). 2. O scratch e a mixagem são técnicas

funda-mentais de performance dos DJs.

3. Em sua origem, no gueto do Bronx (Nova Iorque), o hip hop apresenta, por meio da arte, experiências vividas na periferia, permitindo à juventude negra sentir-se capaz de expor seus ideais e se orgulhar da sua origem e cultura. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1. b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.

c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

26. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F )

( ) Turandot é considerada uma obra-prima do compositor Giuseppe Verdi.

( ) Richard Strauss compôs o poema sinfônico

Also sprach Zarathustra.

( ) Os Concertos de Brandenburgo foram com-postos por Johann Sebastian Bach.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. ( ) V – V – V b. ( ) V – V – F c. ( ) V – F – V d. ( X ) F – V – V e. ( ) F – F – V 23. O etnomusicólogo Bruno Nettl (1997), ao discutir

algumas contribuições da área para o ensino de músi-cas do mundo, afirma que os etnomusicólogos traba-lham intensamente para convencer seus públicos de que todas as pessoas podem aprender a tocar músicas de outras culturas.

Porque

A maneira como um nativo cultural compreende a sua música pode ser facilmente transmitida no ensino formal de música.

Considerando essas duas afirmativas, é correto afirmar:

a. ( X ) As duas são falsas.

b. ( ) A primeira é falsa e a segunda é verdadeira. c. ( ) A primeira é verdadeira e a segunda é falsa. d. ( ) As duas são verdadeiras e a primeira justifica a

segunda.

e. ( ) As duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

24. Segundo John Blacking (1973), a principal utili-dade da música na socieutili-dade é a expressão de atitu-des sociais e processos cognitivos.

Porque

Tais atitudes e processos somente são úteis e efetivos quando a música é escutada por “ouvidos preparados e receptivos” de pessoas que tenham compartilhado, ou possam compartilhar de alguma forma, as experi-ências culturais e individuais dos seus criadores.

Adaptado de Blacking (1973, p. 54)

Considerando essas duas afirmativas, é correto afirmar:

a. ( ) As duas são falsas.

b. ( X ) A primeira é falsa e a segunda é verdadeira. c. ( ) A primeira é verdadeira e a segunda é falsa. d. ( ) As duas são verdadeiras e a primeira justifica a

segunda.

e. ( ) As duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

(9)

29. Estudos sobre Música e Sociedade discutem as funções sociais da música.

Vanda Bellard Freire (2011, p. 30) apresenta a categori-zação da qual resultam dez categorias principais: fun-ção de expressão emocional; funfun-ção de prazer esté-tico; função de divertimento; função de comunicação e função de representação simbólica, entre outras. Essa categorização foi proposta por:

a. ( ) Anthony Seeger. b. ( X ) Allan Merriam. c. ( ) John Shepherd. d. ( ) Leonard Meyer. e. ( ) Christopher Small. 30. Analise o texto abaixo:

Segundo Luis María Pescetti (2005, p. 24-25), o elemento mais importante na definição do caráter “infantil” de uma música é a presença (1) . Nesse

sentido, (2) permite que materiais complexos não dirigidos às crianças sejam apresentados a elas e o clima “infantil” seja preservado.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

a. ( X ) (1) do jogo ; (2) a ludicidade b. ( ) (1) da dança ; (2) o movimento

c. ( ) (1) da brincadeira ; (2) a expressão corporal d. ( ) (1) do aspecto didático ; (2) a didática adequada e. ( ) (1) da temática ligada ao universo da criança ;

(2) a temática 27. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V )

e as falsas ( F ), com base nos estudos de Lucy Green (2008) sobre a aprendizagem de músicos populares.

( ) A aprendizagem de músicos populares ocorre principalmente no contexto de uma “comuni-dade de pares”.

( ) “Tocar de ouvido” a partir de gravações é um processo importante para promover a aprendizagem.

( ) Abordagens informais geralmente envolvem uma integração entre atividades de escuta musical, performance, improvisação e compo-sição no decorrer do processo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a. ( X ) V – V – V b. ( ) V – V – F c. ( ) V – F – V d. ( ) F – V – V e. ( ) F – V – F

28. Analise as afirmativas abaixo com base no livro “Em sintonia com a Música” (HENTSCHKE et al., 2006):

1. A audição musical pode ser mais profunda e detalhada quando prestamos atenção a três elementos musicais: expressão, matéria-prima e estrutura.

2. Uma música pode comunicar ideias expres-sivas diferentes daquelas intencionadas pelo compositor porque nossas experiências musi-cais anteriores entram em cena no momento em que se ouve música.

3. Quando somos invadidos por sentimentos de alegria, tristeza ou medo ao ouvir uma música, estamos prestando atenção aos instrumentos musicais que provocam essas emoções. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2. b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.

c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

(10)

Página

em Branco.

(rascunho)

Página

em Branco.

(rascunho)

(11)
(12)

Referências

Documentos relacionados

Cabe a cada um de nós identificar esses perfis, estimular aqueles que são naturalmente gamechangers ou que desejam assumir essa postura dentro das organizações, treiná- los

Os diversos índices disponíveis na literatura para descrever a diversidade funcional podem ser classificados em índices baseados em grupos funcionais, dissimilaridade funcional

principais responsáveis pela baixa produtividade das culturas. Estes solos exigem a aplicação de corretivos para elevar o seu pH, neutralizar os efeitos dos elementos tóxicos,

1 DADOS REFERENTES ÀS ESCOLAS ESTADUAIS DO CAMPO DO NRE DE.. FRANCISCO BELTRÃO – 2020 1 MUNICÍPIO

--- --- Foi presente, na reunião, a informação número trinta e três, datada de catorze de Dezembro de dois mil e onze, subordinada ao assunto supra mencionado e

O teste G, com o fator de correção de William (G adj ), foi utilizado para comparar a riqueza de espécies das quatro áreas, a abundância de espécies (IPA X 100) que ocorreram em mais

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para