• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CRUZALTENSE PREFEITURA MUNICIPAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CRUZALTENSE PREFEITURA MUNICIPAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICÍPIO DE CRUZALTENSE PREFEITURA MUNICIPAL

Av. Pedro Álvares Cabral, 300 – Centro CEP: 99665-000 - Fone: (54) 3613-6117 Fax (54) 3366-1339 - CNPJ: 04.213.529/0001-44

E-mail: cruzaltense@cruzaltense.rs.gov.br

1

LICITAÇÃO 050/10

EDITAL DE LEILÃO Nº 003/2010

Marculino Luiz Fontana, Prefeito Municipal de Cruzaltense, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, em conformidade com a Lei Federal n.º 8.666/93, de 21 de junho de 1993, e o Decreto Federal n.º 99.658/90, torna publico, para conhecimento dos interessados, que fará realizar licitação na modalidade Leilão, do tipo maior lance ou oferta, no Auditório da Prefeitura Municipal, na sede da Prefeitura Municipal de Cruzaltense, localizada na Av. Pedro Álvares Cabral, 300, nesta cidade, no dia 15 de outubro de 2010, a partir das 9h, para a venda de máquinas e equipamentos industriais (Fábrica calçado); Veículo (Fiat Pálio Fire Flex- Ano/Mod 2007 – 5P/066CV – Ar Condicionado); Computadores, materiais de informática; e outros bens inservíveis à Administração Pública, todos em desuso, exceto o veículo Fiat Pálio Fire Flex, bens de propriedade do município de Cruzaltense, mediante as Condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

1.0 DO FUNDAMENTO JURÍDICO:

Este certame licitatório reger-se-á pela Lei Orgânica do Município, Lei Federal n.º 8.666/93, de 21 de junho de 1993 bem como suas alterações posteriores, e o Decreto Federal n.º 99.658/90.

2.0 DO OBJETO:

Os bens a serem leiloados constituem-se em lotes distintos, enumerados no Anexo I, compostos por bens usados de propriedade do Município de Cruzaltense, dos quais se destacam:

Equipamentos de informática. Serão vendidos no estado de conservação e nas condições de funcionamento em que se encontram, pressupondo-se que tenham sido previamente examinados pelos licitantes nas condições constantes dos itens abaixo, não havendo garantia de funcionamento. Importante ressaltar que a configuração informada no Anexo I deste Edital tão somente serve para ilustrar a configuração inicial do equipamento, sendo que, decorrente de uso, alguns componentes podem estar alterados ou ausentes.

Móveis, máquinas, equipamentos, pneus, bens diversos. Em estado recuperável, irrecupérável, antieconômico ou ocioso. Serão vendidos no estado de conservação e nas condições de funcionamento em que se encontram, pressupondo-se que tenham sido previamente examinados pelos licitantes nas condições constantes dos itens abaixo, não havendo garantia de funcionamento.

Veículos. Serão vendidos no estado em que se encontram, inclusive com multas, não havendo garantia de funcionamento.

Os interessados deverão tomar conhecimento junto ao Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul – DETRAN-RS da existência de multas e de emplacamento em atraso do veículo que deseja arrematar, a fim de obter pleno conhecimento do valor a ser pago por ocasião da transferência do mesmo para seu nome.

(2)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICÍPIO DE CRUZALTENSE PREFEITURA MUNICIPAL

Av. Pedro Álvares Cabral, 300 – Centro CEP: 99665-000 - Fone: (54) 3613-6117 Fax (54) 3366-1339 - CNPJ: 04.213.529/0001-44

E-mail: cruzaltense@cruzaltense.rs.gov.br

2

A Administração do Município de Cruzaltense poderá retirar lotes ou itens dos lotes de acordo com o interesse e a conveniência, avisando, quando possível, no site www.cruzaltense.gov.br, opção Notícias.

3.0 LOCAL, DATA E HORÁRIO:

O Leilão público realizar-se-á no Auditório da Prefeitura Municipal, na sede da Prefeitura Municipal de Cruzaltense, localizada na Av. Pedro Álvares Cabral, 300, nesta cidade, no dia 15 de outubro de 2010, a partir das 9h.

4.0 DO HORÁRIO E LOCAL PARA EXAME DOS BENS:

Os bens poderão ser examinados no período de 13/10/2010 até 14/10/2010 , nos horários de visitação das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Setor de Compras e Licitações, telefone de contato (54) 3613-6032-6117, não cabendo qualquer reclamação posterior quanto às suas qualidades intrínsecas ou extrínsecas.

No dia do Leilão, a critério do Leiloeiro, poderá ser concedido autorização para exame ou vistoria dos bens.

Não será permitida, em hipótese alguma, a visitação aos bens em datas e horários diferentes dos definidos neste edital.

5.0 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

Poderão oferecer lances Pessoas Físicas, inscritas no Cadastrado Nacional de Pessoas Físicas (CPF), maiores ou emancipados, capazes e Pessoas Jurídicas, inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Conforme determina o art. 9º, inciso III, da Lei nº 8.666/1993, os servidores do Quadro Permanente de Pessoal do Tribunal de Contas da União, bem como seus dirigentes/autoridades, não poderão participar, direta ou indiretamente, na aquisição dos bens objeto do presente Leilão.

Aberta a sessão, o licitante pessoa física ou o representante de pessoa jurídica deverá se credenciar perante o Leiloeiro.

Para o credenciamento dos licitantes perante o Leiloeiro, é necessária a apresentação dos documentos relacionados a seguir, cujas cópias serão parte integrante do processo:

a) CPF, se Pessoa Física ou CNH, e CNPJ, se Pessoa Jurídica;

b) Procuração do representante do licitante Pessoa Jurídica e do licitante Pessoa Física, caso os próprios não venham participar da fase de lances;

Os documentos explicitados nos subitens anteriores poderão ser exibidos no original ou por meio de cópia autenticada em cartório ou pelo Leiloeiro ou membro da equipe de apoio a partir do documento original.

Depois de examinados e feitas as anotações pertinentes, os documentos originais serão devolvidos no ato do pagamento.

6.0 DA ARREMATAÇÃO E PAGAMENTO:

Após a homologação do certame, o pagamento deverá ser efetuado mediante recolhimento no caixa da Tesouraria Municipal.

(3)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICÍPIO DE CRUZALTENSE PREFEITURA MUNICIPAL

Av. Pedro Álvares Cabral, 300 – Centro CEP: 99665-000 - Fone: (54) 3613-6117 Fax (54) 3366-1339 - CNPJ: 04.213.529/0001-44

E-mail: cruzaltense@cruzaltense.rs.gov.br

3

A guia será emitida em nome do arrematante com valor do lance vencedor.

O arrematante estará autorizado a retirar os bens arrematados no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, após a realização do referido pagamento.

No caso de pagamento em cheque, o bem arrematado somente será entregue após a devida compensação do mesmo.

Em caso de não pagamento pelo arrematante poderá o produto, a juízo do Leiloeiro, voltar a ser apregoado no mesmo evento.

Antes da retirada do produto, o Prefeito do Município de Cruzaltense poderá, no interesse público e desde que em decorrência de fato superveniente devidamente justificado, revogar este leilão, parcial ou totalmente, devendo, no caso de ilegalidade, anulá-lo, no todo ou em parte, em despacho fundamentado, quer de ofício, quer mediante provocação de terceiros.

O não pagamento dos bens constantes no prazo previsto implicará no cancelamento da venda, sem prejuízo das demais penalidades estabelecidas neste Edital.

7.0 DOS LANCES:

Os lances serão verbais, em reais, a partir do preço mínimo estabelecido, considerando-se vencedor o licitante que houver oferecido maior oferta por lote.

Na sucessão de lances, a diferença de valor não poderá ser inferior a R$ 10,00 (dez reais).

Será declarado vencedor o licitante que oferecer maior preço por lote.

Os lances iniciais serão feitos primeiramente por LOTE, caso não houver interessados, o Leiloeiro, a seu critério, poderá realizar o leilão por ITEM.

Os lances deverão ser de valor igual ou superior ao de cada uma das avaliações atribuídas a cada um dos bens à venda.

Não havendo lances maiores ou iguais aos atribuídos, o Leiloeiro, a seu critério, poderá ofertar os bens por valor menor.

Encerrada a sessão pública e declarado(s) o(s) licitante(s) vencedor(es), o procedimento administrativo será encaminhado ao Prefeito Municipal em exercício, para os fins de homologação e adjudicação.

Somente após a homologação do procedimento, o bem poderá ser entregue ao particular, observadas as disposições deste edital.

8.0 DAS OBRIGAÇÕES DO ARREMATANTE:

Correrão à conta do respectivo arrematante as despesas referentes à transferência da propriedade, bem como todas as despesas de tradição dos bens.

O adquirente deverá transferir junto ao DETRAN o veículo arrematado, para sua propriedade, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar de sua retirada, sob pena do veículo ser recolhido, conforme o art. 123, I e § 1º da Lei nº 9.503/97.

Obriga-se também o arrematante a remover qualquer elemento que identifique o veiculo, maquinas e outros bens como pertencente ao Município de Cruzaltense, após a concretização da alienação.

É proibido ao arrematante do lance vencedor, ceder, permutar, vender ou de alguma forma negociar o(s) seu(s) bem(s) antes do pagamento.

(4)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICÍPIO DE CRUZALTENSE PREFEITURA MUNICIPAL

Av. Pedro Álvares Cabral, 300 – Centro CEP: 99665-000 - Fone: (54) 3613-6117 Fax (54) 3366-1339 - CNPJ: 04.213.529/0001-44

E-mail: cruzaltense@cruzaltense.rs.gov.br

4

Os bens serão vendidos no estado de conservação em que se encontram, não cabendo ao Município qualquer responsabilidade quanto a consertos, reparos ou mesmo providências referentes à retirada e transporte dos mesmos.

É proibido ao arrematante do lance vencedor ceder, permutar, vender ou de qualquer forma negociar o bem antes de sua retirada.

9.0 PRAZO PARA A RETIRADA DOS BENS:

A retirada dos bens arrematados deverão ser feitas em até 5 dias úteis após efetuação do pagamento, nos seguintes horários: de segunda a sexta feira das 08:00 às 14:00 horas, não sendo aceitas reclamações posteriores a arrematação referente ao valor da arrematação ou estado do bem.

A entrega dos bens, quando veículos, será efetuada juntamente com o documento único de transferência – DUT, devidamente preenchido e com as assinaturas do arrematante e do representante do Município de Cruzaltense.

A não retirada dos bens pagos pelo arrematante no prazo de 05 (cinco) dias úteis, após a realização do leilão, implicará em multa diária no percentual de 0,25% (um por cento) sobre o valor do bem, não podendo ultrapassar 90 dias.

A não retirada do bem no prazo previsto neste edital, não gera direito de devolução do pagamento, sendo considerado como abandono, permanecendo ainda a incidência da multa e demais penalidades legais.

No caso de pagamento através de cheque, o prazo para a transferência será contado da data de recebimento/compensação do mesmo.

Ocorrendo força maior ou caso fortuito, no interregno de tempo entre a data da realização do leilão e a da retirada do bem, que impeça a entrega do mesmo, fica resolvida a obrigação mediante a restituição do valor pago.

Uma vez integralizado o pagamento, o Município de Cruzaltense, exime-se de toda e qualquer responsabilidade pela perda total, parcial ou avarias que venha a ocorrer com o bem arrematado, e não retirado dentro do prazo a que se refere este edital.

Será declarado abandonado o produto arrematado se não retirado do recinto armazenador no prazo de 5 dias úteis, contados da data de pagamento do bem arrematado.

10 DAS PENALIDADES:

Todo aquele que impedir, atrapalhar, perturbar, fraudar, afastar ou procurar afastar licitante por meio ilícito, estará sujeito às sanções previstas no art. 335 do Código Penal Brasileiro, sem prejuízo das sanções previstas na Lei 8.666/93.

A falta de pagamento do valor de arrematação sujeita o licitante ao pagamento de multa diária até o limite de 10% (dez por cento), conforme disposto neste edital, e às seguintes penalidades, previstas na Lei n.º 8.666 de 21 de junho de 1993:

a) suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a Administração do Município de Cruzaltense-RS , pelo prazo de até 2 (dois) anos;

b) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a licitante

(5)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICÍPIO DE CRUZALTENSE PREFEITURA MUNICIPAL

Av. Pedro Álvares Cabral, 300 – Centro CEP: 99665-000 - Fone: (54) 3613-6117 Fax (54) 3366-1339 - CNPJ: 04.213.529/0001-44

E-mail: cruzaltense@cruzaltense.rs.gov.br

5

ressarcir a Administração do Município de Cruzaltense-RS pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no subitem anterior.

c) multa correspondente a 20% (vinte por cento) do valor da arrematação.

Caso o arrematante não efetue o pagamento, perderá o direito sobre o bem, que poderá ser levado a novo leilão.

Comprovado impedimento ou reconhecida força maior, devidamente justificado e aceito pela Administração do Município de Cruzaltense-RS, a licitante vencedora ficará isenta das penalidades mencionadas.

As sanções de advertência, suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a Administração do Município de Cruzaltense-RS, e declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública poderão ser aplicadas à licitante vencedora juntamente com as de multa, descontando-a dos pagamentos a serem efetuados.

11 DO DIREITO DE PETIÇÃO

Observado o disposto no art. 109 da Lei n.º 8.666/1993, o licitante poderá apresentar recurso ao Leiloeiro, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de julgamento das propostas/lances, anulação ou revogação deste Leilão. Para efeito do disposto no § 5º do art. 109 da Lei n.º 8.666/1993, ficam os autos deste Leilão co m vista franqueada aos interessados.

Interposto, o recurso será comunicado aos demais licitantes mediante publicação de aviso no sítio eletrônico do Município de Cruzaltense www.cruzaltense.gov.br, opção “Notícias”, que poderão impugná-lo no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

Ao término do prazo, impugnado ou não o recurso, o Leiloeiro poderá, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, reconsiderar a sua decisão ou submetê-lo à consideração superior do Secretário de Administração do Município de Cruzaltense, devidamente instruído, que poderá rever a decisão do leiloeiro.

Quaisquer argumentos ou subsídios concernentes à defesa do licitante que pretender reconsideração total ou parcial das decisões do Leiloeiro deverão ser apresentados, exclusivamente, por escrito, anexando-se ao recurso próprio.

O recurso interposto deverá ser comunicado ao Leiloeiro, logo após ter sido protocolizado no Serviço de Protocolo e Expedição, situado no Setor de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de Cruzaltense.

12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A partir do pagamento do valor referente ao bem arrematado , correrão por conta do(s) arrematante(s) todas as despesas relativas à transferência e outras que porventura decorram de quaisquer gravames sobre os bens.

O Município de Cruzaltense não reconhecerá reclamações de terceiros com quem venha o arrematante a transacionar o produto adquirido no presente Leilão.

Em caso de dúvidas acerca das descrições e características dos bens licitados e das disposições da licitação, o interessado deverá entrar em contato com o Setor de Compras e Licitações, pelos telefones: (54) 3613-6032 e 3613-6117, e-mail compras@cruzaltense.gov.br, no horário das 9h às 16 horas.

(6)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICÍPIO DE CRUZALTENSE PREFEITURA MUNICIPAL

Av. Pedro Álvares Cabral, 300 – Centro CEP: 99665-000 - Fone: (54) 3613-6117 Fax (54) 3366-1339 - CNPJ: 04.213.529/0001-44

E-mail: cruzaltense@cruzaltense.rs.gov.br

6

As decisões do Leiloeiro serão comunicadas mediante publicação na página web do Município de Cruzaltense, no endereço www.cruzaltense.gov.br, opção “Notícias”.

A solicitação de esclarecimento de dúvidas a respeito das Condições deste Edital e de outros assuntos relacionados à presente licitação deverá ser efetuada pelos interessados em participar do certame até o 3º (terceiro) dia útil que anteceder a data estabelecida para abertura do certame.

A resposta do Leiloeiro ao pedido de esclarecimento formulado será divulgada mediante publicação de nota na página web do Município de Cruzaltense, no endereço www.cruzaltense.gov.br, opção “Notícias”, ficando interessados em participar do certame obrigados a acessá-la para a obtenção da resposta ao pedido de esclarecimento.

13 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

O presente Edital não importa em obrigação de venda, desde que as ofertas sobre o bem não atinjam o valor do lance inicial (lance mínimo) estabelecido no ANEXO I.

Encerrado o Leilão, será lavrada, ao final da reunião, ata circunstanciada em que constará os bens arrematados, bem como a correspondente identificação do arrematante e os trabalhos desenvolvidos na licitação, em especial os fatos relevantes.

A ata será assinada ao término da reunião pelo Leiloeiro, equipe de apoio e pelos arrematantes, se presentes.

A Prefeitura Municipal de Cruzaltense se reserva o direito de adiar, revogar ou anular a licitação, sem que do seu ato assista aos licitantes direito a qualquer indenização, ou ainda, retirar-se do leilão, caso seja constatada alguma irregularidade.

A participação do Leilão implica no conhecimento e aceitação, por parte dos concorrentes das exigências e condições estabelecidas no presente Edital. Os casos omissos serão resolvidos pelo departamento jurídico do Município de Cruzaltense.

Servidor designado pela municipalidade atuará como leiloeiro. 14 DOS ANEXOS

São partes integrantes deste Edital os seguintes Anexos:

ANEXO I- Lista com descrição dos lotes e valor dos lances míninos iniciais; 12 – DO FORO

As questões decorrentes da execução deste Instrumento, que não puderem ser dirimidas administrativamente, serão processadas e julgadas no Foro da Cidade de Erechim, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, salvo nos casos previstos no art. 102, inciso I, alínea “d”, da Constituição Federal.

Cruzaltense, 28 de setembro de 2010.

MARCULINO LUIZ FONTANA Prefeito Municipal

(7)

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNICÍPIO DE CRUZALTENSE PREFEITURA MUNICIPAL

Av. Pedro Álvares Cabral, 300 – Centro CEP: 99665-000 - Fone: (54) 3613-6117 Fax (54) 3366-1339 - CNPJ: 04.213.529/0001-44

E-mail: cruzaltense@cruzaltense.rs.gov.br

7 ANEXO I LOTE 01

ITEM QDE UND DESCRIÇÃO V. UNITÁRIO V. TOTAL Nº PART

01 1 UND Veículo Fiat Palio Fire Flex - Ano 2007 - Modelo 2007 - 5P/066CV - Cor Branca - Placa INV6663 - Ar Condicionado

14.000,00

14.000,00

Total do Lote Lance

Mínimo

14.000,00 LOTE 02

ITEM QDE UND DESCRIÇÃO V. UNITÁRIO V. TOTAL Nº PART

01 1 Máq cost col, 01 ag, TR triplo completa marca Siruba semi nova 840,00 840,00 1969

02 1 Máq cost col, 01 ag, TR triplo completa marca Siruba semi nova 840,00 840,00 1967

03 1 Máq cost col, 01 ag, TR triplo completa marca Siruba semi nova 840,00 840,00 1971

04 1 Máq cost col, 01 ag, TR triplo completa marca Siruba semi nova 840,00 840,00 1966

05 1 Máq de costura col, 02 ag completa marca Siruba semi nova 1.080,00 1.080,00 1968

06 1 Máq de overlok para palmilhas marca Sum Special 960,00 960,00 2312

07 1 Máq cost debruar, de braço, transporte triplo marca Nippon 900,00 900,00 2107

08 1 Máq de blaquear, 02 fios, completa marca Falan 2.100,00 2.100,00 2318

09 1 Máq de cortar tiras Zambelli 672,00 672,00 2014

10 1 Balancim eletro magnético Aço Real 1.200,00 1.200,00 1948

11 1 Esteira 18 metros 1 motor 1.080,00 1.080,00 1949

12 1 Máq de conformar 1.080,00 1.080,00 1950

13 1 Máq de apontar bico manual 3 pinças mca Tochetto 480,00 480,00 1947

14 1 Estufa pombal Master 120,00 120,00 1951

15 1 Coletor de po Master 270,00 270,00 1952

16 1 Estufa churrasqueira 60,00 60,00 1954

17 2 Torno de montar 96,00 192,00 1964/1965

18 1 Prensa chapa quente 480,00 480,00 1957

19 1 Estufa flash marca Master 180,00 180,00 1958

20 1 Estufa vento norte Master 210,00 210,00 1959

21 1 Máquina de virar palmilha 2.100,00 2.100,00 1960

22 1 Máquina de passar cola mca Khel 480,00 480,00 1961

23 1 Chanfradeira de couros 2 motores 480,00 480,00 1946

24 1 Máq cost col, 01 ag, TR triplo completa marca Siruba semi nova 840,00 840,00 1970

25 1 Maquina de bloquear 2.880,00 2.880,00 2013

26 1 Conjunto de Navalhas (Aproximadamente 150 unid) 360,00 360,00 2173

27 1 Conjunto de Formas (Aproximadamente 50 unid) 240,00 240,00 2174

Total do Lote Lance

Mínimo

21.804,00

LOTE 03

ITEM QDE UND DESCRIÇÃO V. UNITÁRIO V. TOTAL Nº PART

01 7 UND MONITOR (DIVERSOS) 18,00 126,00

02 3 UND IMPRESSORA (DIVERSOS) 15,00 45,00

03 6 UND MOUSE (DIVERSOS) 1,20 7,20

04 13 UND TECLADO (DIVERSOS) 3,00 39,00

05 3 PAR CAIXA DE SOM PARA PC (DIVERSOS) 3,00 9,00

06 7 UND CPUs (DIVERSOS) 24,00 168,00

07 3 UND ESTABILIZADOR (DIVERSOS) 3,00 9,00

Total do Lote Lance

Mínimo

403,20

Referências

Documentos relacionados

A metodologia utilizada no presente trabalho buscou estabelecer formas para responder o questionamento da pesquisa: se existe diferença na percepção da qualidade de

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Later on, Metzger [21] proved that each Rovella map admits a unique absolutely continuous (w.r.t. Lebesgue) invariant probability measure (SRB). We shall refer these measures as

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos