• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SILVA, Gabriela Simões; SOUZA, Cindy Valim de; CELY, Elizângela.

Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, out/2018, p. 66 - 70.

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

The importance of the teacher of physical education and play activities in child education

Gabriela Simões Silva1 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Cindy Valim de Souza2 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Elizângela Cely3 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

INTRODUÇÃO

Segundo Sant’Anna e Nascimento (2011), “a palavra lúdico se origina do latim ludus que significa brincar” (p.20). As atividades lúdicas incluem o jogo, o brinquedo e a brincadeira. O jogo pode ser relacionado com um sistema de regras, com um objeto e/ ou com um sistema linguístico, enquanto resultado dentro de um contexto social. O brinquedo possui relação direta com uma imagem ou objeto, que o jogador pode manipular, relacionado ao imaginário infantil. E a brincadeira é o lúdico em ação, ou seja, é considerada o momento em que a criança mergulhará no lúdico e concretizará as regras do jogo em sua ação (KISHIMOTO, 1994).

É notória a influência positiva das atividades lúdicas, na Educação Infantil, para que haja o desenvolvimento integral da criança, pois o brincar que sempre esteve presente na vida da criança, quando utilizado como estratégia de ensino e aprendizagem, evidenciará o lúdico, propiciando à criança o sentir, criar, recriar e experimentar situações (SCHOLZE; BRANCHER; NASCIMENTO, 2007).

Alguns estudos (ANJOS, 2013; FARIA; COSTA, 2016; MOREIRA et al., 2017; D’AVILA; SILVA, 2018) destacam a importância das atividades lúdicas ministradas

1 Graduanda em Educação Física; gabssimoes9@gmail.com 2 Graduanda em Educação Física; cindyvalim5@gmail.com

3 Mestre em Educação; Professora da rede municipal de Itaguaí e da SEEDUC-RJ; edfisicaelizangela@gmail.com

(2)

pelos professores de Educação Física e suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança.

Sendo assim, essa pesquisa justifica-se na medida em que proporcionará conhecimento mais aprofundado acerca da temática, com o que se espera contribuir com intervenções mais eficazes na área da Educação Física Escolar, na Educação Infantil.

O estudo desenvolvido objetivou apresentar a importância do professor de Educação Física e a importância de adotar as atividades lúdicas como estratégia pedagógica para auxiliar no desenvolvimento integral (físico, intelectual, social e emocional) das crianças.

METODOLOGIA

O estudo teve abordagem qualitativa, utilizando como técnica metodológica uma revisão narrativa da literatura. Os estudos foram selecionados por meio de uma busca na base de dados Scielo e Google Acadêmico, realizada entre setembro/ novembro de 2017 e agosto/ setembro de 2018, utilizando o tema do resumo expandido, assim como as palavras-chave: ludicidade, crianças, brincar, como descritores. Os critérios de inclusão na amostra foram estudos que abordassem a importância e contribuições das atividades lúdicas e do professor de Educação Física na Educação Infantil. Foram excluídos estudos que não abordassem tais importâncias.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao nos remetermos à infância na Educação Infantil é indispensável mencionar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/1996), quando em seu artigo 29, alterado pela lei 12.796/2013, a Educação Infantil é apresentada como a primeira etapa da

Educação Básica e “tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de

até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social”. E, além

disso, no artigo 26, § 3° descreve que “a educação física, integrada à proposta

(3)

SILVA, Gabriela Simões; SOUZA, Cindy Valim de; CELY, Elizângela.

Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, out/2018, p. 66 - 70.

(BRASIL, 1996). Com isso, além de destacar a importância do desenvolvimento integral da criança, salienta que a educação física é componente curricular também para essa etapa do ensino, e consequentemente, deverá contribuir para o desenvolvimento da criança.

Segundo Almeida (2000), o brincar é uma experiência humana, complexa e rica e é considerado uma necessidade básica e um direito de todos. Frota (2007), afirma que a infância é considerada “o melhor tempo da vida” e para isso é necessário que as crianças estejam felizes, alegres e com condições pertinentes ao seu desenvolvimento. Sendo assim, para que o desenvolvimento da criança aconteça de maneira efetiva e prazerosa, as práticas educativas devem ser planejadas e sistematizadas, proporcionando vivências diversificadas. Nesse momento, vê-se grande importância do professor de Educação Física e das atividades lúdicas para o desenvolvimento integral da criança.

Para propiciar o desenvolvimento integral da criança, as atividades lúdicas –

jogo, brincadeira e brinquedo, são ferramentas primordiais, na qual a criança aprenderá de forma prazerosa e agradável, consciente e inconsciente, desenvolvendo a autonomia, autoconfiança, criatividade, interiorizando regras, aprendendo a compartilhar, respeitar as diferenças, e reproduzindo situações do dia a dia a partir da brincadeira (KISHIMOTO, 1994).

Os resultados da pesquisa foram muito interessantes, bem como reveladores, indicando que para desenvolver os aspectos supracitados, na Educação Infantil, considera-se importante que o professor de Educação Física possibilite à criança o contato com diversas experiências da cultura corporal do movimento, construindo experiências motoras diversas e desenvolvendo-se corporalmente, utilizando seus conhecimentos prévios e construindo novas aprendizagens (KISHIMOTO, 1994, p. 19; D’AVILA; SILVA, 2018). Nessa fase, esse contato precisa ser trabalhado de forma específica, nos aspectos motor, cognitivo e afetivo social, fato que ressalta a

importância do professor de Educação Física – professor específico nesta área do

conhecimento. Além disso, a importância do professor, nessa etapa, refere-se também à forma direcionada pedagogicamente para as peculiaridades das crianças de 0 a 5 anos. Afinal, para ser bem-sucedido nessa ao lecionar a essa faixa etária, o

(4)

professor precisará se envolver no processo ensino-aprendizagem, repensar seus conteúdos, planejar e sistematizar suas aulas, construir um ambiente agradável e adotar uma educação lúdica e criativa (D’AVILA; SILVA, 2018).

CONCLUSÕES

A partir da análise dos artigos, conclui-se que a Educação Infantil – primeira

etapa da educação básica tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, desenvolvimento este que pode ser alcançado, de forma prazerosa e natural, ao adotar as atividades lúdicas como estratégia de ensino. Essa prática pedagógica lúdica tende a aumentar a relação social, imaginação, criatividade, autonomia, visando o desenvolvimento motor, cognitivo, físico e afetivo das crianças. Para isso, o professor de Educação Física será responsável por observar, analisar e avaliar as crianças, planejando as aulas, atendendo suas necessidades e interesses, contribuindo para o desenvolvimento integral e considerando as três dimensões de ensino (conceitual, procedimental e atitudinal). Além disso, o professor deve buscar aproximar-se ao máximo do mundo da criança e construir um ambiente agradável para que a aprendizagem aconteça.

Dessa forma, conclui-se que, as atividades lúdicas ministradas na Educação Infantil carregam consigo contribuições efetivas para o desenvolvimento integral das crianças de forma natural e prazerosa.

Já adentrando em outro bojo de discussão, a pesquisa aponta para uma necessidade de se investigar o porquê de não haver professores (as) de Educação Física na maioria das turmas de Educação Infantil, mesmo sendo considerada componente curricular obrigatório na Educação Básica. Essa problemática, ao vir de encontro com o exposto neste trabalho, revela possíveis perdas no desenvolvimento integral da criança com a ausência do professor de Educação Física nessa fase de formação.

(5)

SILVA, Gabriela Simões; SOUZA, Cindy Valim de; CELY, Elizângela.

Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, out/2018, p. 66 - 70. REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M.T.P. Os Jogos Tradicionais Infantis em Brinquedotecas Cubanas e Brasileiras. São Paulo: USP, 2000. (Dissertação de Mestrado)

ANJOS, J. A. dos. A importância das atividades lúdicas nas aulas de educação física no processo ensino aprendizagem. Universidade de Brasília, Polo Ariquemes – RO, 2013.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. D’AVILA, A. S.; SILVA, L. O. Educação Física na Educação Infantil: o papel do professor de Educação Física. Revista Kinesis, v.36, n.1, p. 44-57. Centro de Educação Física e Desporto – UFSM. Santa Maria, jan.– abr. 2018.

FARIA, B. B.; COSTA, C. R. B. Educação Física e atividade Lúdica: O papel da ludicidade no desenvolvimento Infantil. Revista Científica Multidisciplinar. Núcleo do Conhecimento. Ano 1., v. 9. p. 136-155, out/ nov, 2016.

FROTA, A. M. M. C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 147-160, abr. 2007.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Perspectiva, v. 12, n. 22, p. 105-128, 1994.

MOREIRA, A. C. A. et al. A Importância Do Lúdico na Educação Física Para O Desenvolvimento Integral e Inclusivo. Centro Universitário Ítalo Brasileiro, 2017.

SANTANNA, A; NASCIMENTO, P. R. A história do lúdico na educação. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 1981-1322, Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011.

SCHOLZE, D.; BRANCHER, V.; NASCIMENTO, C. O papel da ludicidade no processo de aprendizagem infantil. Revista da Faculdade de Educação. Ano V, n. 7/8, jan./ dez, 2007.

Referências

Documentos relacionados

É muito importante o brincar na Educação Infantil, pois através do brincar o professor relaciona as brincadeiras ao conteúdo a ser aplicado, e com desempenho trazendo as

O desenvolvimento mental de uma criança é conscientemente regulado, sobretudo pelo controle de sua relação precípua e dominante com a realidade, pelo controle de

O presente estudo objetivou analisar o uso de práticas lúdicas na Educação Infantil, enfatizando a importância do brincar no desenvolvimento da aprendizagem, na qual

Nesse sentido, pode se afirmar que é fundamental ter um profissional de Educação Física do lado para monitorar e orientar a prática em academias, pois ele é a pessoa mais indicada

Por ter o conhecimento da importância das atividades lúdicas na prática escolar, o foco dessa pesquisa é voltado para as brincadeiras na educação infantil,

A vida em família é onde inciamos a aprendizagem emocional, nesse caldeirão intimo aprendemos como nos sentir em relação a nós mesmos e como os outros vão reagir a eles,

A participação dos candidatos neste processo de seleção não implica obrigatoriedade de sua contratação, cabendo ao SESI/GO a avaliação da conveniência e oportunidade de

O Lúdico na educação Infantil, é fator contribuinte no desenvolvimento integral da criança, sendo o mesmo uma fonte mediadora de aprendizagem, acessível a todo público, facilitando