• Nenhum resultado encontrado

O Lar dos Velhinhos. Autora: Raquel Bianchi Zandoná R.A.: Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Lar dos Velhinhos. Autora: Raquel Bianchi Zandoná R.A.: Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O Lar dos Velhinhos

Autora: Raquel Bianchi Zandoná

R.A.: 077026

Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Artes

Introdução:

Esse projeto de desenvolvimento tem como tema a vida dos idosos num asilo. O aumento do número de idosos no mundo, devido ao aumento da expectativa de vida, colocou o assunto de seus direitos em pauta em muitas discussões, porém eles ainda continuam esquecidos, desrespeitados e deixados de lado.

Diferentemente de muitos, sempre me interessei por essa categoria da sociedade por ainda ter meus avós e me preocupar com eles. Quando pequena freqüentei por algum tempo um asilo da minha cidade, o asilo “São Vicente de Paula”, na companhia de meu avô, o qual, em todos os domingos, levava doces e bolachas para os moradores dessa imensa “casa”. Nessas visitas, percebi que nem todos que ali estão recebem a atenção de seus familiares, ou, se recebem, ela não é freqüente. Muitos sentem muito e sofrem por essa carência familiar. Talvez por falta de informações dessa situação ou por mero descaso da população, nada é feito. Para, de certa maneira, fazer algo por estes “velhinhos”, propus produzir um vídeo musicado composto por fotografias que serão captadas no asilo referido acima. Através desse produto, a realidade desses velhinhos estará à disposição de quem queira ver e, talvez, após essa experiência passe a se interessar e cuidar mais de perto daqueles que fazem parte de sua vida e de sua história, seus avós. Ou seja, essa produção será uma forma de divulgar o cotidiano da vivência num asilo, o qual não é de conhecimento de muitos, mas também uma alerta para as famílias e uma

homenagem a essa categoria da sociedade tão esquecida e, muitas vezes, classificada como inútil. Porém, isso só poderá ser feito se as autoridades responsáveis pelo asilo me permitiram retratar

seus moradores.

Assim, o principal objetivo desse projeto era produzir um vídeo através do programa do Windows, o Movie Maker, com a duração de no máximo 2 minutos. Tal vídeo seria composto por fotos, as quais seriam acompanhadas por uma música a ser escolhida durante a produção do mesmo. Tais fotos seriam captadas no próprio asilo, nesse caso, o “São Vicente de Paula”, com o uso de uma câmera digital, o que facilitaria, pois as fotos não teriam a necessidade de serem reveladas e digitalizadas para, só assim, iniciar-se a produção do vídeo. Após a captação, seriam

(2)

Resultado do Projeto:

A pré-produção consistia em pedir autorização para os responsáveis pelo asilo para iniciar o processo de captação das fotografias dos idosos. Após a captação das imagens com uma câmera digital, o que não duraria mais que um dia, elas seriam descarregadas no computador e, a partir disso, haveria uma seleção das melhores Estas selecionadas seriam encaminhadas para o programa Movie Maker, no qual haveria a edição do vídeo. Durante essa tempo, a trilha sonora também seria escolhida e adaptada no tempo de duração do vídeo. Porém, por não ter sido possível pedir a autorização ao responsável por este não ter sido encontrado, as fotos não puderam ser captadas e a pré-produção foi modificada.

Então, esse processo que precedia a produção se iniciou com a busca de fotos de idosos na

web, especificamente no Google. Terminada essa busca, a qual foi exaustiva e durou mais horas

que o previsto para captar as fotos se fosse obtida a autorização dos responsáveis pelo asilo, iniciou-se o processo de seleção das fotos. Muitas fotos interessantes e que cabiam à proposta do projeto foram encontradas, porém, na proposta do projeto foi explicitado que o vídeo não possuiria muitas fotos, então essa seleção foi extremamente necessária. Ao fim da escolha das fotos a comporem o vídeo, foi iniciado o trabalho com o programa Movie Maker, ou seja, a produção do vídeo. Como não havia nenhum conhecimento de como trabalhar com esse programa, houve uma pequena dificuldade inicial. Dessa forma, o primeiro dia de trabalho se resumiu em aprender e analisar como tal programa funcionava.

A produção e a edição do vídeo começou de fato no segundo dia trabalho com o Movie

Maker. Nesse dia já se sabia os passos a serem seguidos para tal produção, como inserir as fotos

no storyboard, na seqüência desejada para o vídeo, acrescentar os efeitos desejados, como

fade-in, e acrescentar a música que faria a trilha sonora do mesmo. A escolha da música durou

algumas horas, pois houve uma dificuldade para encontrar a música, por faltas de programas para baixá-la no computador do Laboratório Virgílio Noya Pinto, no Instituto de Artes, local onde ocorreu o desenvolvimento do projeto. Após muito auxílio, a música foi adicionada às fotos. Esse passo durou, aproximadamente uma tarde. Inserida a música ao vídeo, este pôde ser concluído. Ao todo, foram três dias de montagem de fotos, escolha de uma trilha sonora e finalização do projeto de desenvolvimento. Apesar de não estar previsto para que ocorresse e indicado na proposta, um texto foi inserido ao início e ao fim do vídeo. Tal texto é a letra de uma música chamada “Velhice”, do grupo “Dorsal Atlântica”. Ela foi encontra no site Vagalume, e sua busca ocorreu simultaneamente à busca da trilha sonora do vídeo.

Terminada a produção, iniciou-se a pré-produção, a qual consistia em postar o produto no Teleduc, para que ficasse à disposição do professor e da classe; e em fazer esse relatório do projeto de desenvolvimento.

Devido ao obstáculo da liberação do asilo para a captação de fotos, a qual não ocorreu, o cronograma foi comprometido e atrasado. No entanto, o prazo para que as tarefas ocorressem duraram menos que o programado, o que recompensou o tempo perdido.

(3)

Pré-produção

Busca das fotos dos idosos

Produção do vídeo: Fotos inseridas no storyboard

(4)

Inserindo efeitos (fade-in) e a música

Finalização do produto

(5)

Pontos negativos:

O maior ponto negativo foi a não liberação do asilo para a captação das fotos. Sem essa liberação foi impossível a aproximação com os velhinhos, o que seria interessante que ocorresse nesse projeto. Esse ponto negativo gerou, por sua vez, outro que poderia ter comprometido todo o desenvolvimento do projeto: o atraso do cronograma. Porém, tais pontos foram devidamente solucionados através e não afetaram demasiadamente a produção do vídeo.

Pontos Positivos:

Um ponto positivo foi ter trabalhado com o programa Movie Maker e, assim, entender seus mecanismos para um próximo trabalho. Outro ponto positivo foi a qualidade e diversidade das fotos encontradas no Google, o que enriqueceu o vídeo. As fotos também eram de melhor qualidade do que seriam àquelas captadas por uma câmera digital.

Conclusões:

O principal objetivo desse projeto, o qual era produzir um vídeo composto por fotos de velhinhos foi alcançado com êxito. Porém, as fotos dos velhinhos do asilo que seriam captadas e comporiam o vídeo, por sua vez, também faziam parte do objetivo do projeto, o que indica que o objetivo não teve sucesso em sua totalidade, mas em sua principal questão, a qual era a produção desse vídeo.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas durante a pré-produção, relacionadas à impossibilidade de conseguir a liberação para captação das fotos nas dependências do asilo, e com a dificuldade lidar com o programa de Movie Maker, durante a produção do produto, a intenção de fazer o vídeo não foi afetada. Só não pôde ter sido feita com fotos dos velhinhos do asilo São Vicente de Paula, porém, foi feito com fotografias de velhinhos encontradas no Google. Essa impossibilidade da captação das fotos nas dependências do asilo também interferiu no contato com os moradores do asilo, o qual poderia ter ocorrido durante a tarde em que se passaria fotografando-os. Poderia ter sido uma maneira de dar-lhes importância, nem que só por uma tarde. No entanto, no que se refere a intenção declarada na introdução de tornar a realidade dos velhinhos disponível para quem quiser ver foi muito bem suprida através das imagens obtidas no Google. Essas eram tão ou mais sensibilizantes e bonitas do que as que seriam fotografas no

(6)

que o vídeo pudesse ser efetuado e terminado até o prazo indicado pelo professor para a entrega do relatório final.

Tal vídeo poderá ser a ponte para uma campanha, através da qual busque uma melhor qualidade de vida para nossos velhinhos, os quais, em sua grande parte, são tratados como empecilhos e com descaso por parte de suas famílias e do Estado.

Bibliografia:

Anônimo, Google > Disponível em:

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=idosos&ie=UTF-8&oe=UTF-8&um=1&sa=N&tab=wi. Acessado em: 25/06/2007

Anônimo, Vagalume > Disponível em:

http://vagalume.uol.com.br/dorsal-atlantica/velhice.html. Acessado em: 28/06/2007

Anexos:

Dorsal Atlântica - Velhice (Carlos Lopes) Se eu não trabalho então eu não existo

Se eu não servir de produção, estou morto estando vivo? Não é assim que vocês raciocinam ?

Penso que ainda existe vida nos retratos amarelos Eu vejo, eu falo, eu ouço, eu penso

Sou carne viva, sangue circulando Tenho sentimentos até mesmo na velhice A dor de querer e tentar ser útil

e ninguém prestar atenção

Eu me sinto como um retrato amarelo Não quero que tenham dó de mim Eu não preciso desse tipo de caridade

Mãos enrrugadas, trêmulas, proféticas incomodam e parecem carregar uma peste sem cura

Velhice é uma criança que retorna e preocupa Amigos se vão, o pano cai, a peça sai de cartaz Ser esquecido na poltrona do canto da sala paisagem adormecida de uma vida longínqua lembranças minhas que não interessam à ninguém

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais