• Nenhum resultado encontrado

BOTHE, Andreas Heinrich Maurer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOTHE, Andreas Heinrich Maurer"

Copied!
115
0
0

Texto

(1)

BOTH, Frei Venâncio

Padre Franciscano que nasceu em Poço das Antas, diocese de Porto Alegre no dia 23 de maio de 1915.

Filho de Pedro Both e Ana Kuhn. Um irmão é padre jesuíta e duas irmãs são freiras da Divina Providência. Entrou para a ordem Franciscana, recebendo o respectivo hábito.

Sacerdote a 26 de Novembro de 1939, passando sete anos em Itanhaem, onde restaurou o velho convento. Removido para Amparo em São Paulo, passou até Janeiro de 1959.

Transferido para Rodeio como superior e vigário, faleceu quatro meses depois no dia 17 de maio de 1959, envenenado por “Pentaclorofenol” que se achava em sua cela e que fora confundido com o vinho que na véspera de pentecostes recebera de um paroquiano de presente e que levara à sua mesa na comunidade, no almoço do dia de Pentecostes.

(2)

BOTHE, Andreas Heinrich Maurer Em Brusque com 39 anos e viúvo.

Nasceu em 1° de março de 1842 em Badersleben/Magdeburg – Alemanha, filho de David Bothe e Sophie geb. Herling. Casou-se pelo pastor Sandrezcki em 18 de abril de 1881 em Badenfurt, com a viúva Margarethe Ana Petersen geb. Sass.

(3)

BÖTTGER, Louis Ulrich Zacharias Heinrich

Colono de Carijós. Com 28 anos, nascido em 27 de junho de 1855 em Joinville.

Filho de vendeiro Eduard Boettger e Fanny Maria Helene geb. Koehler, casou-se pelo pastor Sandrezcki em 16 de junho de 1884 em Blumenau com Auguste Johanna Margarethe Engicht.

(4)

BOTZMANN, Therese Auguste Mathilde

Com 16 anos, nascida em 29 de Fevereiro de 1864 em Klamin / Pommern – Alemanha.

Filha de Wilhelm Botzmann e Augustine geb. Zanke casou-se pelo pastor Sandrezcki em 27 de abril de 1880 em Blumenau com Otto Franz Gehsner.

(5)

BOUÇAS, Valentim F

Filho de imigrantes espanhóis, nascido em Santos. Educou-se naquela cidade paulista, onde fez o curso numa escola de comércio. Seu ingresso na vida pública, no setor da política econômica e financeira do país.

Em 1930 foi designado pelo governo federal para, juntamente com outros técnicos, proceder ao levantamento da situação de nossa dívida externa. No desempenho destas funções visitou os EUA, a Inglaterra e a França. Foi levantar junto aos credores brasileiros, o Estado real de nossos compromissos. Até então pagávamos o que nos era solicitado, pois não tínhamos sequer uma contabilidade controlada.

Partindo dos trabalhos então realizados tornou-se possível ao Brasil estabelecer um esquema real de sua vida financeira. Organizou-se no Ministério da Fazenda, o Conselho Técnico de Economia e Finanças, do qual o Sr. Bouças é secretário técnico desde os primeiros momentos. O conselho técnico tem não apenas cuidado da dívida externa, mas também da disciplinação da vida financeira dos Estados e Municípios, mediante a padronização da legislação orçamentária e contábil. A própria união está em vias de se ajustar ao padrão, tendo comparecido a recente Conferência Fazendária realizada no RJ.

(6)

O Sr. Valentim trabalhou ativamente nos estudos que determinaram os acordos de Washington, que prevaleceu durante a guerra. Tomou parte em conferências internacionais destacando-se a de Bretton Wods, de onde saiu o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.

Partidário de uma estreita participação do capital estrangeiro na economia nacional é adepto de uma igual participação da mão de obra e da técnica estrangeira.

Animador de estudos econômicos no país fundou em 1936 a revista “o Observador Econômico e Financeiro”, mantém uma biblioteca especializada franqueada aos estudos. É autor de numerosos volumes sobre a dívida externa, um dos quais, “História da Dívida Externa” foi recentemente reeditado.

(7)

BOULANGER, Luíz Aleixo

Professor de caligrafia e desenho do Imperador D. Pedro II VER – O Imperador e os Artistas de Guilherme Auler

(8)

BOUSON, João da Mata

Teatrólogo e poeta catarinense. Foi funcionário dos Correios em Florianópolis. Militou na Imprensa, sendo o fundador do “Anuário Catarinense” em 1948. Autor da peça teatral “O Amor Perdoa”.

(9)

BRAATZ, Alwine Minna Emilie Nasceu em 22 de Dezembro de 1887

Filha de August Braatz – colono e Auguste geb. Krueger

(10)

BRAATZ, August Friedrich

Colono em Blumenau, com 22 anos, nascido em 3 de Novembro de 1863 em Rupolsruh bei Repplin/Pommern, filho de Friedrich Ferdinand BRAATZ e Hanna Luise geb.Hoeft, casou-se pelo pastor Sandrezcki em 9 de maio de 1886 em casa de escola em Warnow com Auguste Krueger.

(11)

BRAATZ, Emil Carl Gustav

Nasceu em 22 de Fevereiro de 1888 em Blumenau.

Filho de Ferdinand BRAATZ – proprietário de uma serraria e Wilhelmine geb.Neimoeck. Padrinhos: Carl Rothenburg, Emilie Schulz, Hermann Braatz.

(12)

BRAATZ, Fernando

(13)

BRAATZ, Ferdinand

Viúvo, nascido em 6 de Setembro de 1845 na Alemanha com 44 anos, casou-se pelo pastor Runte com Hedwig Seiferts

(14)

BRAATZ, Wilhelm Julius

Nasceu em 19 de Novembro de 1877.

Filho de Ferdinand BRAATZ e Auguste geb. Junge. Padrinhos: Wilhelmine Curtius, Julius Matthias.

(15)

BRAATZ, Friederike Bertha Emilie

Nasceu em 17 de julho de 1886 em São Paulo

Filha de August BRAATZ – colono e Auguste geb. Krueger.

(16)

BRAATZ, Friedrich Ferdinand

Viúvo com 35 anos, nascido em 6 de Setembro de 1845 em Treptow bei Stargard /Pommern – Alemanha.

Filho de Christian Friedrich BRAATZ e Dorothea Sophie geb. Handigen casou-se pelo pastor Sandrezcki em 7 de junho em Warnow com Wilhelmine Neimock.

(17)

BRAATZ, Hermann Carl

Nasceu em 29 de junho de 1874.

Filho de Ferdinand BRAATZ e Auguste geb. John Padrinhos: Carl Weicke, Friedrich Carsten, Rosa John

(18)

BRAATZ, Leopold Ferdinand

Nasceu em 30 de Setembro de 1886 em Blumenau

Filho de Ferdinand BRAATZ – Schneidemueller e Wilhelmine geb. Neinoeck Padrinhos: Christian BRAATZ, Wilhelm Plautz, Hans Kroeger.

(19)

BRAATZ, Paul Emil Hermann

Nasceu em 14 de Dezembro de 1872 em Ribeirão Mulde. Filho de Ferdinand BRAATZ e Auguste geb. Junge.

(20)

BRAGA, Dom João Francisco

Nasceu em 24 de Agosto de 1868, em Pelotas – RS.

Filho do Dr. Manoel Vieira Braga, que durante 18 anos foi cônsul do Brasil em Montevidéu e de D. Maria Angélica Braga. Foi em 1880, mandada por seus pais para Hamburgo, a fim de cursar o “Johaneum” daquela cidade.

Regressou em 1885, exercendo o magistério em Porto Alegre. Fundou o jornal “A Província”. De 1889 a 1895 lecionou em Pelotas.

Em 1896 ingressou no seminário de Mariana – Minas, onde se ordenou a 17 de abril de 1900. Foi a Roma. Dali regressou ao RS, sendo nomeado secretário de Dom Cláudio José Pence de Leão, bispo de Porto Alegre.

Fundou o Ginásio Diocesano em 1915, além de muitos colégios católicos.

Dirigiu a “Folha do Sul”. Mal exerceu o cargo por um ano quando foi nomeado pela Santa Sé, bispo de Petrópolis, no Estado do RJ. Foi sagrado em Porto Alegre, na igreja das dores. Em 1908, foi removido para Curitiba.

(21)

Depois foi Arcebispo titular de Soterópolis e Arcebispo assistente da Cúria Romana, prelado doméstico de S. Santidade e Conde Romano. Faleceu em 13 de Outubro de 1937. Visitou Blumenau em 1917, aqui permanecendo 4 semanas participando da festa de São Francisco no dia 4 de Outubro. Está sepultado no cemitério de Petrópolis, onde faleceu após longa enfermidade, ficando quase cego (diabete).

(22)

BRAGA, Jacinto de Carvalho

Coronel natural de MG (Uberlândia).

Assumiu o comando do 1/23° R.I., em grande solenidade no respectivo quartel no dia 20 de Novembro de 1969, de seu antecessor Coronel Antônio Carlos Taborda e Silva

(23)

BRAGA, Juvêncio

Poeta e jornalista catarinense. Foi coletor em Canoínhas.

(24)

BRAGA, Rubem Escritor e jornalista

Faleceu em 19/12/1990, com 77 anos VER – Jornal de Santa Catarina pg.20

(25)

BRAGA, Sebastião Antônio Rodrigues

(26)

BRAGA, Tomé

Nasceu em 21 de Dezembro de 1862 em Rio Vermelho bairro da cidade de Salvador e faleceu em Blumenau em 17 de abril de 1950

Veio para Blumenau a convite de seu parente, o Superintendente Dr. José Bonifácio da Cunha. Aprovisionou-se como advogado pelo Superior Tribunal de Justiça do Estado em Novembro de 1910.

Já vinha advogando nesta cidade há muitos anos e continuou no exercício dessa profissão até sua morte. Advogado em Blumenau. era cunhado do Dr. José Bonifácio Cunha. Era como Bonifácio, natural da Bahia. Pela resolução 1577 de 20 de março de 1919 foi exonerado do cargo de Delegado de Polícia de Blumenau.

VER – Polêmica com Manoel Barreto em Blumenauer Zeitung de 1902 n°3. Blumenau em Cadernos TOMO VI, pg.51

(27)

BRAGA, Victorino

Filho do advogado Tomé BRAGA.

Em Janeiro de 1918, foi nomeado intérprete público, em substituição de Felipe Doerck, que solicitara demissão.

Foi durante muitos anos Escrivão de Paz e Oficial do Registro Civil de Blumenau, até aposentar-se nesse cargo. Secretário da junta de alistamento militar (1° de julho de 1924)

Foi Sócio-fundador do Brasil F. C. (Atual Palmeiras Esporte Clube).

Foi Sócio-fundador do Clube Náutico América, do qual também foi presidente. Exerceu também a profissão de Escrivão de Polícia. Nasceu em 1° de julho de 1897.

(28)

BRAILLE, Louis

Filho de pais humildes. Nascido na França em 1809 e morreu em 1852 com apenas 43 anos. Perdeu a visão com apenas 5 anos. Seus paios apesar de pobres reconheceram a genialidade de Braille e o mandaram para o Instituto de Cegos de Paris para receber uma educação melhor. Mais tarde tornou-se músico e professor do Instituto.

Francisco Lana e Barbier tentaram criar uma forma especial de alfabeto para o invidente. Lana era um jesuíta italiano que experimentara uma combinação de pontos e ângulos, muito semelhantes ao invento de Barbier, impraticável devido sua complexidade foi somente com a dedicação de Braille que o alfabeto tomou forma definitiva, mais simples e racional:

6 pontos em relevo dispostos em 2 colunas verticais, que formam 63 combinações convencionais formando o alfabeto e o sistema que hoje tem seu nome, chegando a aplicá-lo à notações musicais e aperfeiçoou ainda mais o sistema, baseando-se nas pesquisas de Braille, fazendo com que a França adotasse oficialmente o sistema. Hoje esse sistema é universal e a imprensa especializada prolifera por toda a parte, embora ainda em número insuficiente para atender as exigências do Mundo Moderno.

(29)

BRANDÃO, Arnaldo

Escritor e poeta. Nasceu em Itajaí. Iniciou seus estudos primários nessa cidade, como praticante de piloto. Atualmente é oficial da Secretaria do Supremo Tribunal Federal. É autor de muitos trabalhos literários. Suas principais obras: “Basfond” de 1951; “Poemas de Arbran” de 1951; “Um Brasileiro nos Caminhos da Europa” de 1952; “Sol Perpendicular” de 1953; “A Taverna do Gato Branco” de 54; “No Mundo da Lua” de 55; “O Vendedor de Pinhões” de 56; “Luz” de 57; “Cortina Amarela” de 59; “Bartolomeu” de 60.

(30)

BRANDENBURGER, Clemente (Clemens)

Nasceu em 10 de junho de 1879 em Fulda - Alemanha e morreu em Vassouras no Estado do RJ em 16 de Janeiro de 1947.

Autor de vários trabalhos publicados em jornais e calendários teuto-brasileiros.

Editou a firma Rotermund de São Leopoldo, da coleção “Südamerikanische Literatur”, os seguintes trabalhos de Brandenburger:

“Pernambuco und die Entwicklungs Brasiliens zur Sellständigkeit” n°3, da coleção e “Brasilische Prosa” n°14 e “Mythen Sagen und Märschen brasilianischer Indianer” n°23 e “Brasilien zu Ausgang der Kolonialzeit” n°33 e 34.

(31)

BRANDES, Berta

(32)

BRANDES, Carl Julius Gotthelf Nasceu em 3 de junho de 1877.

Filho de Gustav Adolf BRANDES – Bierbrauer e Caroline geb. Hohl Padrinhos: Julius Gaertner, Gotthelf Grahl

(33)

BRANDES, Carl Julius Gotthelf

Nasceu em 3 de junho de 1877 em Blumenau.

(34)

BRANDES, Curt

Professor em Pommerode.

Nasceu em Gaspar em 1° de junho de 1905, filho de Gustav Milda Bichels BRANDES. Henrique era seu irmão gêmeo além de duas irmãs e dois irmãos. Curt era neto de Gustav BRANDES e Carolina Holl BRANDES vindos em 1859 de Braunschweig – Alemanha, fixando Residência em Gaspar. Gustav BRANDES era dono de uma cervejaria, que passou depois para um dos filhos, também de nome Gustav. Este vendeu-a depois de algum tempo para seguir a carreira de professor. VER – Dados em “Pomerode, sua História, sua Cultura, suas Tradições” de 1991 vol. V pg. 11

(35)

BRANDES, Gustav Adolph

Nasceu em Esbeck/Braunschweig – Alemanha.

Carpinteiro com 30 anos, filho de Johann Heinrich Julius BRANDES e Wilhelmine Philippine Pechau, casou-se pelo pastor Hesse em 24 de junho de 1860 com Henriette Caroline Hohl.

(36)

BRANDES, Gustav Ludwig Emil

Nasceu em 23 de Agosto de 1874 em Blumenau

Filho de Gustav Adolf BRANDES e Caroline geb. Hohl. Padrinhos: Luis Altenburg Emil Gropp

(37)

BRANDES, Heinrich

Farmacêutico em Blumenau, com 34 anos, nascido em 17 de Dezembro de 1852 em Wunstdorf bei Hannover – Alemanha, filho de Landwirt Georg Heinrich BRANDES e Helene Sophie geb. Langenbeck. Casou-se com Johanna Bertha Schossland em 19 de Outubro de 1887 em Blumenau.

(38)

BRANDES, Heinrich

Nasceu em 12 de Fevereiro de 1868 em Blumenau

Filho de Gustav Adof BRANDES – Bierbrauer e Caroline geb. Hohl Residência: São Pedro Apóstolo – Gaspar,

(39)

BRANDES, Helene Bertha

Nasceu em 18 de Fevereiro de 1863

Filho de Gustav Adolph BRANDES Zimmerman e Henriette Caroline BRANDES geb. Hohl Padrinhos: Gottlieb Metzner, Johanne Hohl, Friederike Rinkis

(40)

BRANDES, Henrique

Era farmacêutico, com farmácia instalada na rua XV de Novembro. Faleceu no dia 12 de Setembro de 1908

(41)

BRANDES, Hermann

Nasceu em 21 de abril de 1865 em Blumenau

(42)

BRANDES, Marie Lina Else

Nasceu em 16 de Fevereiro de 1890 em Blumenau

Filha de Heinrich BRANDES – farmacêutico e Bertha geb.Schohsland Padrinhos: Marie Schossland, Lina Langenbeck, Lina BRANDES

(43)

BRANDES, Marie Therese Morando em Gaspar com 19 anos.

Nascida em 29 de Agosto de 1861 em Blumenau. casou-se pelo pastor Sandrezcki em 16 de Novembro de 1880 em Blumenau com Daniel Friedrich Ernst Haertel.

(44)

BRANDES, Max Hermann Georg

Nasceu em 2 de Agosto de 1888 em Blumenau

Filhos de Heinrich BRANDES – Farmacêutico e Bertha geb.Schohsland. Padrinhos: Sophie BRANDES, Max BRANDES e Hermann BRANDES

(45)

BRANDES, Minnette Johanna Luise Nasceu em 9 de maio de 1872 em Gaspar

Filha de Gustav BRANDES e Caroline geb.Hohl

(46)

BRANDIS, Marie Therese Nasceu em 29 de abril de 1861.

(47)

BRANDT, Albert Otto Hermann

Nasceu em 26 de março de 1889 em Pommernstrasse Filho de August BRANDT e Bertha geb. Kurth

(48)

BRANDT, Auguste Bertha Friederike

Nasceu em 11 de Setembro de 1872 em Benedito Filha de Hermann BRANDT e Caroline geb.Born

(49)

BRANDT, Hanne Wilhelmine Henriette

Com 18 anos, nascida em Joseritz/Arnhause – Pommern – Alemanha.

Filha de Hermann BRANDT e Auguste geb. Born, casou-se pelo pastor Sandrezcki em Schulhaus – Timbó em 21 de Fevereiro de 1881 com Wilhelm Eduard Hermann Brehmer.

(50)

BRANDT, Heinrich Julius Albert

Nasceu em 14 de Agosto de 1887 em Arapongas.

Filho de Joseph BRANDT – colono e Therese geb. Klemz.

(51)

BRANDT, Hermann August

Colono em Pommernstrasse, com 18 anos, nascido em 14 de junho de 1869 em Teipelskrug bei Naffin/Pommern.

Filho de Friedrich BRANDT e Wilhelmine geb. Pick casou-se pelo pastor Sandrezcki em 28 de Agosto de 1887 em casa de escola em Timbó, com Bertha Kurth.

(52)

BRANDT, Hermine Auguste Henriette Nasceu em 14 de abril de 1879

Filha de Hermann BRANDT e Caroline geb.Born.

(53)

BRANDT, Richard August Wilhelm

Nasceu em 30 de Novembro de 1887 em Pommermstrasse Filho de August BRANDT – colono e Bertha geb. Kurth

(54)

BRANDL, Joseph

Colono em Arapongas, com 25 anos, nascido em 14 de maio de 1860 em Friedrichstal bei Hirschau/Boehmen – Austria.

Filho de Mathias Brandl e Margarethe geb. Grohl, casou-se pelo pastor Sandrezcki em 26 de Dezembro de 1885 em Indaial com Therese Klemz

(55)

BRASIL, Alcebíades

Em 1910 era tenente do 55° Batalhão de Caçadores acantonado em Blumenau. Foi transferido para o RJ.

(56)

BRASIL, Francisco Sales Militar.

Em 1893 era deputado da assembléia Legislativa de Santa Catarina. Tomou parte saliente nos sucessos da revolução de 1893/94 em Santa Catarina. Devia suceder no governo do estado como presidente da Assembléia o tenente Manoel Machado, que havia sido deposto pela assembléia, mas acabou não aceitando o cargo. Cristovam Nunes Pires, foi o sucessor do tenente Machado que foi então nomeado comandante geral da Guarda Nacional de S. José do Norte.

(57)

BRASILEIRO, Pedro de Alcântara

Filho espúrio de D. Pedro I, com a francesa Josquina Henriqueta Mees. Nasceu em Paris em 28 de Agosto de 1829

(58)

BRATFISCH, Albert Hugo

Nasceu em 7 de Janeiro de 1873 em Encano.

Filho de August Bratfisch e Friederike geb.Morgenroth

(59)

BRATFISCH, Luise Auguste Nasceu em 25 de abril de 1875

Filha de August Bratfisch e Friederike geb. Morgenrot

(60)

BRATZ, Luis

Nasceu em 9 de Janeiro de 1876.

Filho de Ferdinand Bratz e Auguste geb. Junge

(61)

BRAUN, Adolf Gustav

Nasceu em 16 de Fevereiro de 1887 em Fortaleza

Filho de Bruno Braun – fabricante de fumo e Rosalie geb.Kayser Padrinhos: Gustav Kirsten e Emma Kegler

(62)

BRAUN, Franz Theodor

Nasceu em 30 de Setembro de 1861

Filho de Franz Theodor Braun – kolonist e Johanna Christine Braun geb. Dittrich Padrinhos: Johann Friedrich Huebers, Johanne Rosalie Gever, Gustav Laub.

(63)

BRAUN, Gustav Emil

Nasceu em 1° de Janeiro de 1873 em Encano

Filho de Theodor Braun – carpinteiro e Johanna Geb. Dietrich Padrinhos: Andreas Moseberg, August Arnold e Marie Schmauch

(64)

BRAUN, Hermann

Nasceu em 3 de Setembro de 1867 em Blumenau

Filho de Franz Theodor Braun e Johanne Christiane geb.Dietrich Residência: Encano

(65)

BRAUN, Hermann August

Nasceu em 23 de Dezembro de 1890 em fortaleza Filho de Bruno Braun e Rosalie geb. Kaiser.

(66)

BRAUN, Martha Klara

Nasceu em 17 de Fevereiro de 1889 em Itoupava Filha de Bruno Braun e Rosalie geb. Kaiser. Padrinhos: Otto Braun e Martha Sievers

(67)

BRAUN, Otto

Filho de Theodor Braun – carpinteiro e Johanna Geb. Dietrich

Nascido em 12 de abril de 1865 em Blumenau casou-se pelo pastor Runte com 25 anos em 11 de maio de 1890 com Martha Lewerenz.

(68)

BRAUN, 1 Sohn

Quefaleceu em 16 de Fevereiro de 1874

Nasceu em 22 de Novembro de 1873 em Encano

(69)

BRAUN, 1 Sohn

Nasceu em 25 de abril de 1863

(70)

BRAUN, 1 Sohn

Nasceu em 8 de março de 1874 em Encano

(71)

BREHMER, Bertha Caroline Luisa

Com 16 anos, nascida em 15 de junho de 1864 em Vehlingsdorf/Preussen – Alemanha. Filha de Wilhelm Friedrich Brehmer e Auguste Emilie geb. Boehme, casou-se pelo pastor Sandrezcki em 18 de Janeiro de 1881 em Blumenau com Joseph Kuypers

(72)

BREHMER, Hermann Erwin Gerhard

Nasceu em 13 de Janeiro de 1889 em Rodeio. Filho de Wilhelm Brehmer e Friederike geb. Kaun.

(73)

BREHMER, Otto Hugo Adolf

Nasceu em 13 de Janeiro de 1889 em Rodeio Filho de Wilhelm Brehmer e Friederike geb. Kaun

(74)

BREHMER, Wilhelm Eduard Hermann

Colono em Benedito, 19 anos, nascido em 27 de março de 1861 em Vehlingsdorf bei Freienwalde/Pommern – Alemanha.

Filho de Wilhelm Brehmer e August Wilhelmine BREHMER

Casou-se pelo pastor Sandrezcki em Schulhaus/Timbó em 21 de Fevereiro de 1881 com Hanne Wilhelmine Henriette Brandt

(75)

BREHMER, Wilhelm Heinrich Friedrich

Nasceu em 19 de Setembro de 1874 em Benedito Filho de August BREHMER e Auguste geb.Venzke

(76)

BREITENBACH, Wilhelm

Veio para o Brasil em 1880. Fixou-se em Porto Alegre - RS, onde foi professor e jornalista. Era dado às ciências naturais e como tal foi um dos colaboradores efetivos da revista “Kosmo”, então uma das mais reputadas publicações científicas da Europa.

Abeilard Barreto arrola cerca de 50 trabalhos de Breitenbach sobre o Brasil, entre os quais o opúsculo Ueber das Deutschtum in Süd-Brasilien, publicado em Hamburgo, pelo editor J. F. Richter, em 1887.

(77)

BREITHAUPT, Família

Numerosa família de alemão, da qual muitos descendentes estão ligados a Colonização de Blumenau

(78)

BREITHAUPT, Clara

Nasceu em 30 de junho de 1860.

Filha de Hans Heinrich BREITHAUPT – geometer e Friederike Christine BREITHAUPT geb.Boehme

Padrinhos: Wanda Hesse, Georgine v.Gilsa, Wilhelm Friedenreich

Casou-se em Blumenau pelo pastor Sandrezcki em 12 de maio de 1886 em Blumenau com o viuvo Luiz Altenburg.

(79)

BREITHAUPT, Hans Emil

Nasceu em 10 de Setembro de 1871 em Blumenau

Filho de Hans BREITHAUPT – agrimensor e Friedrke geb. Boehme. Padrinhos: Magdalene Hesse, Jenny Friedenreich, Emil Odebrecht

(80)

BREITHAUPT, Hans Heinrich Justus

Geometer que nasceu em 19 de agosto de 1824 em Watzum Brunswick – Alemanha.

Filho do pastor Theodor Wilhelm Friedrich Breithaup, casando-se em 4 de Setembro de 1862, pelo pastor Hesse com Friedrike Boehme.

Foi empregado como agrimensor na colônia pelo Dr. Blumenau em 1856 e confirmado pelo governo em 1860. Foi também auxiliar do Dr. Blumenau na direção da colônia.

(81)

BREITHAUPT, Jenny

Nasceu em 19 de Janeiro de 1863

Filha de Hans Heinrich BREITHAUPT – geometer e Friederike Christine BREITHAUPT geb.Boehme

(82)

BREITHAUPT, João

Agrimensor da Colônia Blumenau.

Foi em Setembro de 1882, nomeado interinamente para o cargo de primeiro comissário de Terras Públicas de Blumenau

VER – Relatório de 1870. Foi demitido em 5 de julho e reconduzido ao emprego em 8 de Novembro de 1870

(83)

BREITHAUPT, Maria

Nasceu em 30 de Janeiro de 1858.

Filha de Hans Heinrich BREITHAUPT e Friederike Christine BREITHAUPT geb. Boehme. Padrinhos: Frau Friedenreich, Frau Kegel, Hermann Wendeburg

(84)

BREITHAUPT, Marie

Nasceu em 31 de Janeiro de 1858

Pais: Hans Heinrich e Friederike Christiane n. Böhme Padrinhos: Regel Friedenrich e Hermann Wendeburg

(85)

BREITHAUPT, eine Tochter verstorben ohne Namen Nasceu em 20 de Dezembro de 1858

(86)

BREITHAUPT, 1 Tochter ungetauft verstorben Nasceu em 12 de Agosto de 1863

(87)

BREMER, Auguste Anna Wilhelmine Nasceu em 4 de março de 1877

Filho de August BREMER e Wilhelmine geb. Venzke.

(88)

BREMER, Friederike Carolina Minna

Nasceu em 16 de Fevereiro de 1887 em Benedito

Filha de Hermann BREMER – colono e Wilhelmine geb. Brandt Padrinhos: Friedrich Brandt, Caroline Brandt, Bertha Kuehl.

(89)

BREMER, Hermann Gustav Albert Nasceu em 12 de Outubro de 1878

Filho de August BREMER e Auguste geb. Venzke

(90)

BREMER, Wilhelmine Albertin Auguste Nasceu em 23 de Outubro de 1879.

Filho de Wilhelm BREMER e Friedrike geb. Kaun

(91)

BRETZKE, Adele Bertha Luise

Nasceu em 20 de março de 1879 – Gaspar Alto Filha de Carl BRETZKE e Auguste geb. fricke.

(92)

BRETZKE, August Heinrich

Nasceu em 15 de Agosto de 1877 em Gaspar. Filho de Carl BRETZKE e Auguste geb. Fricke.

(93)

BRETZKE, Else Friedrike Henriette

Nasceu em 20 de Agosto de 1887 em Gaspar Filha de Karl BRETZKE e Auguste geb. Fricke

(94)

BRETZKE, Thecla Linda Caroline

Nasceu em 14 de julho de 1889 em Garcia.

Filha de Hermann BRETZKE e Sophie geb. Korb. Padrinhos: Louis Klueger, Thecla Klueger, Linda Koth.

(95)

BRETZKE, Wilhelm Luis Hermann

Nasceu em 25 de maio de 1880 em Blumenau Filho de Hermann BRETZKE e Sophie geb. Korb.

(96)

BREVES, Dr. Joaquim Breves Filho

Diretor da Estrada de Ferro Santa Catarina. Em 1920 foi encarregado pelo ministério da Viação para estudar o contrato de arrendamento da estrada ao estado e o seu alongamento até Tromdudo. Chega em Novembro de 1920 a Blumenau para assumir a direção da Estrada de Ferro.

(97)

BRICH, Baltasar

Veio para Santa Catarina no “Marquez de Vianna” em 12 de Novembro de 1828. Subiu para São Pedro de Alcântara em 16 de abril de 1930. Tinha 34 anos e era casado com Lúcia Bloeser de 30 anos.

(98)

BRIDT, Thiago

(99)

BRIESE, Robert Albert Ferdinand

Nasceu em 9 de Agosto de 1879 em Rio Testo Filho de Julius Briese e Ernestine geb. Krueger

(100)

BRITO, Antero José Ferreira de

Marechal de Campo – Presidente da Província de Santa Catarina de 26 de abril de 1840 a 26 de Dezembro de 1948 (nomeado em 10 de junho de 1840)

(101)

BRITO, Antônio Ferreira de Oliveira Brito

Político. Nasceu em Pernambuco no dia 8 de Outubro de 1912.

Filho de Domingos Ferreira Brito. Foi ministro da educação no primeiro gabinete parlamentarista de 61.

(102)

BROCKES, Anna

Filha do naturalista Fritz Muller.

Em abril de 1907 depois de vender a seu atelier de modas de Blumenau seguiu para Pirenópolis, interior de Goiás onde estavam seus filhos que haviam adquirido uma mina de cobre/ouro de uma Sociedade Portuguesa, cuja exploração foi assumida por uma companhia Inglesa, os dois irmãos receberam 1000 contos pela mina e 1/3 das ações, sendo posteriormente destruído tudo pela revolução, paralisando a mina e todo o capital investido.

A família BROCKES é muito bem vista naquela região, por serem trabalhadores e de ótima reputação. As suas terras estão a 500 Km sertão adentro, a partir da estação de Vianópolis. Lá eles se dedicam a criação do gado em grande escala.

Seu Marido Augusto Brockes se mudou em 1908 para Goiás

VER – Correspondência que ele escreveu para “Der Urwaldsbote” n°96 de 1° de junho de 1910, pg.3

VER – Jornal Blumenauer Zeitung n°68 ano 47 5° feira, 30/8/1928 “Lokalnachrichten” (Notícias Locais)

(103)

BROCKES, Augusto

Genro de Fritz Muller. Era professor e também exercia procuratórios.

Maurício Holetz no “Blumenauer Zeitung” de 20 de maio de 1882 comunica que lhe entregara a Brockes para cobrança as contas que ainda não tinham sido pagas. Natural de Muenchen, emigrou para Argentina, estabelecendo-se em seguida no Paraguai, como estancieiro. Transferiu-se antes de 1880 para Blumenau, onde permaneceu até sua morte em30 de julho de 1884. Casou-se com uma das filha de Fritz Muller, Ana que viera em companhia de seus pais para Blumenau, em 1852 ano em que nascera. Em 1907 transferiu-se para Goiás onde faleceu em 1940 e onde viveu até a sua morte com interrupção de dois anos que passou no Estado de São Paulo.

(104)

BROCKES, August Ferdinand

Oficial de justiça com 35 anos, nascido em 8 de Novembro de 1844 em Berlin – Alemanha, filho de August Ferdinand BROCKES e Henriette nata Speers, casou-se pelo pastor Sandrezcki em 13 de Novembro de 1879 em Blumenau com Anna Mueller

(105)

BROCKES, Ferdinand Heinrich

Nasceu em 30 de Outubro de 1880 em Blumenau

Filho de August BROCKES – Gerichtsdiener e Anna geb.Mueller Padrinhos: Heinrich Brandes e Bertha Brandes

(106)

BROCKES, Helmut Friedrich

Nasceu em 6 de Setembro de 1882 em Blumenau

Filho de August BROCKES – Gerichtsdiener e Anna geb. Mueller Padrinhos: Agnes Mueller, H. F. Schmidt.

(107)

BRUCH, Anna Martha Emilie

Nasceu em 13 de abril de 1888 em Encano Filha de Carl Bruch e Lina Geb. Kuehn

(108)

BRUCH, Carl Emil August

Nasceu em 12 de junho de 1880 em Itoupavazinha Filho de Carl Bruch e Charlotte Bruch geb.Schneider

(109)

BRUCH, Carl Friedrich

Colono em Reifs-Tiefe. Com 22 anos, nascido em 23 de Fevereiro de 1865 em Blumenau.

Filho de Carl Bruch e Charlotte geb. Schneider, casou-se pelo pastor Sandrezcki em 2 de junho 1887 em Blumenau com Marie Therese BOETTCHER

(110)

BRUCH, Caroline Philippine Anna Nasceu em 27 de Agosto de 1878 Filha de Carl Bruch e Lina geb. Kuehn

(111)

BRUCH, Charlotte

Com 19 anos, nascida em 6 de abril de 1861 em Oberbrombach bei Birkenfeld – Alemanha, filha de Carl Bruch e Charlotte geb.Schneider, casou-se palo pastor Sandrezcki em 2 de Dezembro de 1880 em Blumenau com Heinrich Mette.

(112)

BRUCH, Emilie Albertine Marie

Nasceu em 8 de Setembro de 1873 em Itoupavazinha Filha de Carl Bruch e Charlotte geb. Schneider.

(113)

BRUCH, Friederike

Nasceu em 28 de Fevereiro de 1867 em Blumenau Filha de Carl Bruch e Charlotte geb. Schneider.

(114)

BRUCH, Heinrich

Filho de Carl Bruch e Charlotte geb. Schneider.

Nascido em 20 de Outubro de 1868 em Blumenau, casou-se pelo pastor Runte com 22 anos em 2 de maio de 1890 com Emma Ewald

(115)

BRUCH, Hermann Richard

Nasceu em 21 de Dezembro de 1877 em Itoupavazinha Filho de Carl Bruch e Charlotte geb. Schneider.

Referências

Documentos relacionados

• A Revolução Industrial corresponde ao processo de industrialização que teve início na segunda metade do.. século XVIII no

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Etapa 8 – Educação do Campo - Professor Substituto nas Séries Finais do Ensino Fundamental e Séries do Ensino Médio, das Disciplinas: Arte, Biologia, Ciências,

503 Servidor está sobrecarregado e não pode atender a solicitação do objeto Ajax.. • Retorna os dados do servidor no formato de texto puro. Sintaxe:. var retorno = ajax.. •

Aplicações:  Containers em geral;  Indústria farmacêutica;  Indústria química;  Transporte ferroviário;  Transporte uvial;  Transporte rodoviário; 

1. Se o Estado-Membro que procedeu à homologação verificar que um veículo, sistema, unidade técnica ou componente não está conforme com o tipo homologado, tomará as

Quando adquirir discos pré-gravados ou em branco para utilização num computador VAIO, certifique-se de que lê cuidadosamente os avisos existentes na embalagem do disco para verificar

A entrada da arte contemporânea chinesa no Brasil através da Bienal de São Paulo é objeto do próximo item desse documento.. O sucesso internacional dos artistas chineses também