• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N.º 29/ O candidato concorre unicamente pela vaga ofertada pelo supervisor que realizou o aceite no momento da inscrição.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N.º 29/ O candidato concorre unicamente pela vaga ofertada pelo supervisor que realizou o aceite no momento da inscrição."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Departamento de Biologia Celular e Departamento de Fisiologia Setor de Ciências Biológicas Universidade Federal do Paraná Instituto Carlos Chagas (ICC)

CENTRO POLITÉCNICO – CEP 81.531-990-JARDIM DAS AMÉRICAS - Caixa Postal 19031- CURITIBA -PR FONE: (41) 3361-1676 FAX (41)3266-2042 – email- pgbiocel@ufpr.br – www.pgbiocel.ufpr.br

EDITAL N.º 29/2016

Estabelece a abertura do processo Seletivo para selecionar um bolsista de Pós-Doutorado no Programa, pela modalidade PNPD/CAPES.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, no uso de suas atribuições, após acatar a decisão da comissão designada pelo Colegiado do Programa, constituída na reunião ordinária do dia 06 de Julho de 2016 para realizar este processo seletivo, vem tornar público a seleção de um bolsista de pós-doutorado, na modalidade PNPD (programa Nacional de Pós-Doutorado) da CAPES, com base no regimento específico publicado na Portaria CAPES 06/2013 de 03 de Julho de 2013.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O processo seletivo será regido por este edital e realizado pela comissão de seleção, estabelecida em reunião ordinária do colegiado do mês de julho de 2016.

2. DOS SUPERVISORES

2.1. O processo seletivo será para 1 (uma) bolsa, sendo que o candidato deverá se inscrever para 1 (um) dos supervisores/linhas de pesquisa abaixo:

Supervisor Linha de Pesquisa e Projeto

Andrea Senff Ribeiro Toxicologia Celular e Ambiental - Projeto a ser desenvolvido tem como objetivo a caracterização funcional e biológica da proteína TCTP (Translationally Controlled

Tumor Protein) do veneno de aranha marrom Loxosceles intermedia (LiTCTP) no

contexto do Loxoscelismo e do veneno loxoscélico, bem como a perspectiva de avaliar suas possíveis aplicações biotecnológicas

Bruno Dallagiovanna Biologia de Processos Celulares – Projeto a ser desenvolvido será na área de biologia celular e molecular em células-tronco, focando na regulação da expressão gênica que governa os processos de proliferação e diferenciação de células-tronco adultas humanas de diferentes origens e células-tronco pluripotentes (embrionárias e induzidas).

Ciro Alberto de Oliveira Ribeiro

Toxicologia Celular e Ambiental – Projeto a ser desenvolvido será na área da ecotoxicologia molecular, onde aspectos envolvidos com níveis menos complexos de organização biológica (bioquímica e molecular) serão aplicados na identificação e mensuração dos efeitos de xenobióticos em ambientes naturais, com fins a diagnóstico de contaminação ambiental e conservação dos ecossistemas aquáticos. Lucélia Donatti Toxicologia Celular e Ambiental - Projeto a ser desenvolvido tem o objetivo de avaliar

a plasticidade metabólica de peixes antárticos, frente a diferentes estressores como a temperatura, esgoto e metais pesados através de técnicas genômicas, proteômicas, bioquímicas e morfológicas (histológicas e ultraestruturais).

Silvio Sanches Veiga Toxicologia Celular e Ambiental – Projeto a ser desenvolvido tem como objetivo a clonagem, expressão heteróloga e avaliação funcional de toxinas do veneno da aranha marrom, estudando a relação estrutura molecular e funções biológicas de toxinas, como ênfase na identificação da mecanística destas toxinas.

2.2. O candidato concorre unicamente pela vaga ofertada pelo supervisor que realizou o

aceite no momento da inscrição.

(2)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Departamento de Biologia Celular e Departamento de Fisiologia Setor de Ciências Biológicas Universidade Federal do Paraná Instituto Carlos Chagas (ICC)

CENTRO POLITÉCNICO – CEP 81.531-990-JARDIM DAS AMÉRICAS - Caixa Postal 19031- CURITIBA -PR FONE: (41) 3361-1676 FAX (41)3266-2042 – email- pgbiocel@ufpr.br – www.pgbiocel.ufpr.br

3.1. As inscrições serão realizadas por email, enviadas para pgbiocel@ufpr.br (CC:

ffilipakneto@gmail.com, lia.nakao@ufpr.br) até 10 de Agosto de 2016. O

recebimento das inscrições será confirmado por email em até 1 dia útil.

3.2. Para se candidatar o candidato deverá enviar:

3.2.1. Comprovação de experiência prévia na área de atuação pretendida, por meio de

Cópia do currículo

lattes da plataforma do CNPq em formato “.pdf” ou equivalente,

no caso de candidato estrangeiro;

3.2.2. Declaração de aceite do possível supervisor, que ateste que o projeto a ser

desenvolvido está em consonância ao esperado pelo docente;

3.2.3. Projeto de Pesquisa, com no máximo 20 folhas digitado em fonte arial 11 e espaço

duplo, contendo: i) Resumo; ii) Estado da Arte, com breve descrição do projeto,

estratégias metodológicas para alcançar os objetivos propostos com destaque

para a inovação esperada; iii) Introdução; iv) Objetivos; v) Materiais e Métodos; vi)

Plano de Trabalho; vii) Cronograma e viii) Referências.

3.2.4. Cópia do Diploma ou documento comprobatório de conclusão do curso de

doutorado reconhecido pelo MEC. Em caso de diploma obtido em instituição

estrangeira, este será analisado pela comissão.

3.2.5. Carta de apresentação, endereçada ao coordenador do Programa, solicitando a

inscrição no processo seletivo, na qual é necessário ressaltar os motivos que o

levaram a participar do processo seletivo e destacar a motivação para o

desenvolvimento do projeto de pós-doutorado na linha de pesquisa e supervisor

escolhidos. Na carta o candidato deverá indicar a qual modalidade pretende

concorrer (ver artigo 4 inciso IV deste Edital).

4.

DAS EXIGÊNCIAS AO CANDIDATO

I – possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este será analisado pelo Programa.

II – disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo 1 deste edital.

III – não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

IV – O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

a) se brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) se estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) se docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

(3)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Departamento de Biologia Celular e Departamento de Fisiologia Setor de Ciências Biológicas Universidade Federal do Paraná Instituto Carlos Chagas (ICC)

CENTRO POLITÉCNICO – CEP 81.531-990-JARDIM DAS AMÉRICAS - Caixa Postal 19031- CURITIBA -PR FONE: (41) 3361-1676 FAX (41)3266-2042 – email- pgbiocel@ufpr.br – www.pgbiocel.ufpr.br

§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do inciso V, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa. § 4º Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V não poderão realizar o estágio pós-doutoral

na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício. 5. DAS EXIGÊNCIAS AO BOLSISTA

I - elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação do Programa de Pós-Graduação e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa; II - dedicar-se exclusivamente às atividades do projeto;

III - restituir os recursos recebidos irregularmente a CAPES, quando apurada a não observância das normas do PNPD, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia a sua vontade ou doença grave devidamente comprovada e fundamentada. A avaliação dessas situações fica condicionada à análise e deliberação pela Diretoria Executiva da CAPES, em despacho fundamentado.

6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

O processo de seleção será realizado por uma Comissão Julgadora constituída na reunião ordinária do mês de julho de 2016.

Os critérios para seleção são:

a) Análise de currículo, conforme tabela de pontuação em anexo. b) Análise do Projeto.

c) Entrevista (caso a comissão julgar necessária). 7. PERÍODO DE DURAÇÃO E VALOR DA BOLSA

A bolsa, com o valor mensal atual de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) a ser pago diretamente ao bolsista pela CAPES, terá início em setembro de 2016 (pagamento a partir de outubro 2016), com duração de 12 (doze) meses. Tendo interesse em prorrogação, e caso ainda haja cota de bolsa disponível, o bolsista deve encaminhar com até 60 dias de antecedência, um relatório circunstanciado, enfocando as etapas cumpridas, as dificuldades obtidas e estratégias de superação, bem como a produção no período. Após análise, a bolsa poderá ser renovada por mais doze meses, seguindo a mesma exigência para possíveis renovações nos anos subsequentes. No caso de candidato estrangeiro com doutorado realizado no exterior, uma vez selecionado, este deverá apresentar a validação do título de doutor pelo MEC para a solicitação de renovação.

Se houver desistência da bolsa no período de vigência, ela retornará ao Programa para que seja aberto novo processo seletivo.

8. RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO E IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA

Os resultados serão divulgados na homepage do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular (http://www.pgbiocel.ufpr.br) até dia 16 de Agosto de 2016. Os candidatos não selecionados terão 2 (dois) dias úteis para solicitarem pedido de reconsideração, que deverá ser

(4)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Departamento de Biologia Celular e Departamento de Fisiologia Setor de Ciências Biológicas Universidade Federal do Paraná Instituto Carlos Chagas (ICC)

CENTRO POLITÉCNICO – CEP 81.531-990-JARDIM DAS AMÉRICAS - Caixa Postal 19031- CURITIBA -PR FONE: (41) 3361-1676 FAX (41)3266-2042 – email- pgbiocel@ufpr.br – www.pgbiocel.ufpr.br

protocolado na secretaria do Programa. O resultado final, após julgamento dos recursos, se houver, será divulgado na homepage do Programa até o dia 19 de agosto de 2016.

O início das atividades do bolsista é em setembro de 2016. Para implementação da bolsa ainda em setembro, o interessado terá até o dia 5 para providenciar os documentos para implementação da bolsa (Anexo II a, II b ou II c da Portaria CAPES Nº 086) devidamente preenchidos, bem como fornecer os dados bancários (Banco do Brasil).

(5)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Departamento de Biologia Celular e Departamento de Fisiologia Setor de Ciências Biológicas Universidade Federal do Paraná Instituto Carlos Chagas (ICC)

CENTRO POLITÉCNICO – CEP 81.531-990-JARDIM DAS AMÉRICAS - Caixa Postal 19031- CURITIBA -PR FONE: (41) 3361-1676 FAX (41)3266-2042 – email- pgbiocel@ufpr.br – www.pgbiocel.ufpr.br

Anexos

Anexo I - Tabela de pontuação do CV (ver abaixo) Anexo II - Portaria CAPES Nº 86/2013 – PNPD 2013.

Anexo III - Modelo de CV para estrangeiros (no final da Portaria CAPES Nº. 86/2013)

Site da CAPES sobre a bolsa PNPD/CAPES:

http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes

Regulamento da bolsa PNPD/CAPES:

(6)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Departamento de Biologia Celular e Departamento de Fisiologia Setor de Ciências Biológicas Universidade Federal do Paraná Instituto Carlos Chagas (ICC)

CENTRO POLITÉCNICO – CEP 81.531-990-JARDIM DAS AMÉRICAS - Caixa Postal 19031- CURITIBA -PR FONE: (41) 3361-1676 FAX (41)3266-2042 – email- pgbiocel@ufpr.br – www.pgbiocel.ufpr.br

ANEXO I – Tabela de Pontuação

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA PONTUAÇÂO

Formação acadêmica/titulação

1. Segundo diploma de doutor ou certificado de sua conclusão 40 pts

2. Segundo diploma de mestre ou certificado de sua conclusão 20 pts

Formação Complementar

3. Curso de especialização (qualificação lato sensu) ou equivalente na área 10 pts / 360 h 4. Curso de aperfeiçoamento (qualificação lato sensu) ou equivalente na área 5 pts / 180 h

5. Curso de extensão ou atualização 1 pts /60 h

6. Atividade de Iniciação Científica 5 pts / 12 meses

7. Atividade de Monitoria 1 pts / 12 meses

8. Diploma de proficiência em língua inglesa

(Cambridge, Oxford, ESLAT, MICHIGAN, TOEFEL [min 550 pontos]) 15 pts

9.Conclusão de Curso de Inglês em escola de idiomas 7 pts

Atuação Profissional

10. Docência em curso de Graduação 6 pts /ano com 8 h/semana

(Max. 40 pts)

11. Docência em curso de Pós-Graduação stricto sensu 0,3 pt /h

12. Docência em curso de Pós-Graduação lato sensu 0,1 pt /h

(Máx. 10 pts)

13. Docência em Ensino Médio 3 pts /ano com 8 h / semana)

(Máx. 21 pts) 14. Participação em Comissões Administrativas

(colegiado etc)

1 pt /ano

15. Pós-doutorado no exterior 20 pts/ano

16. Pós-doutorado no Brasil 12 pts/ano

Prêmios e títulos

16. Premiação de projetos, trabalhos científicos e artísticos em concursos

promovidos por instituições de reconhecida credibilidade 4 pts

Produções

17. Fator H (Web of Science) das publicações (fator H)2 pts

18. Artigo de pesquisa como primeiro autor ou autor correspondente publicado em

revista indexada (com ISSN) 30 + [(Fator de Impacto x 10)] pts

19. Artigo de pesquisa como coautor publicado em revista indexada (com ISSN) 0,7 x {30 + [(Fator de Impacto x 10)]} pts 20. Artigo de pesquisa publicado como primeiro autor ou autor correspondente em

revista não indexada 10 pts (Máx. 30 pts)

21. Artigo de pesquisa publicado como coautor em revista não indexada 7 pts (Max. 20 pts)

22. Autor ou editor de livro internacional publicado na área (com ISBN) 60 pts

23. Autor ou editor de livro nacional publicado na área (com ISBN) 30 pts

24. Autor de capítulo de livro internacional publicado na área (com ISBN) 10 pts

25. Autor de capítulo de livro nacional publicado na área (com ISBN) 5 pts

(7)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Departamento de Biologia Celular e Departamento de Fisiologia Setor de Ciências Biológicas Universidade Federal do Paraná Instituto Carlos Chagas (ICC)

CENTRO POLITÉCNICO – CEP 81.531-990-JARDIM DAS AMÉRICAS - Caixa Postal 19031- CURITIBA -PR FONE: (41) 3361-1676 FAX (41)3266-2042 – email- pgbiocel@ufpr.br – www.pgbiocel.ufpr.br

27. Tradução de capítulo de livro publicado na área 0,2 pts

28. Comunicação de trabalho com resumo publicado (Máx. 40 pts) 1 pt (limitado a 3

trabalhos/evento) Apresentação de trabalhos

29. Conferências, palestras proferidas, mesas redondas 3 pts (Máx. 21 pts)

30. Cursos e Minicursos Ministrados 2 pts / 8 h

31. Publicação em sítio eletrônico de divulgação cientifica especializado

(INTERNET) 2 pts (Max. 20 pts)

32. Depósito em sequências em banco de dados eletrônicos 1 pts (Máx. 10 pts)

Bancas

33. Avaliador, membro de Bancas de IC, TCC ou monografias 1 pts

34. Membro de Bancas de mestrado 4 pts

35. Membro de Bancas de doutorado 8 pts

Eventos

36. Participação em Congresso, Simpósio, Conferência 0,1 pt

Orientações

37. Orientação de Monografias/ trabalhos de conclusão de curso graduação e

especialização 7 pts

38. Coorientação de monografia/ trabalho de conclusão de curso concluída 2 pts

39. Orientação de alunos de IC 4 pts/ano

40. Coorientação de alunos de IC 1,5 pts/ano

Patentes

41. Patente registrada 70 pts

42. Solicitação de Depósito de Patente 35 pts

Educação e Popularização de C & T

43. Artigo de divulgação cientifica (popularização da ciência) publicado em revista

cientifica impressa ou online. 5 pts

Não serão pontuados: 1- Palestras assistidas. 2- Estágio Curricular.

3- Atividades obrigatórias dentro de disciplinas regulares (graduação e pós-graduação). 4- Seminários / Palestras proferidas dentro do próprio grupo de pesquisa (lab meeting).

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

Conforme Schmidt (2002), para que um setor de controladoria possa exercer corretamente suas atividades, é preciso que sejam identificadas nas empresas, pelo menos, as