• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL NORMATIVO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SME - Nº 02 /2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL NORMATIVO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SME - Nº 02 /2013"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDITAL NORMATIVO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SME - Nº 02 /2013

A Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, estado de São Paulo, por sua Secretária Municipal Profª. Drª. Telma Antonia Marques Vieira, no uso de suas atribuições legais, faz saber que realizará processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva para eventual contratação de Professores da

Educação Básica I - na Rede Municipal de Ensino; que se dará sob o regime especial, em caráter temporário,

nos termos dos artigos 16, 17, 18 e 19 da Lei Complementar nº 138 de 28 de dezembro de 2001 e alterações posteriores. O presente processo seletivo reger-se-á pelas disposições contidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O processo seletivo simplificado, destinado à formação de cadastro de reserva para preenchimento de funções-atividade das classes de docentes, nos termos dos artigos 16, 17, 18 e 19 da Lei Complementar nº 138 de 28 de dezembro de 2001 e alterações posteriores;

1.2. As contratações temporárias serão realizadas nas seguintes hipóteses:

1.2.1. Para a regência de classes ou aulas cujo número reduzido, especificidade ou transitoriedade não justifiquem o preenchimento de cargo ou emprego público;

1.2.2. Para a regência de classes ou aulas distribuídas aos ocupantes de cargos, empregos ou de funções atividade, afastados a qualquer título;

1.2.3. Atuar em atividades de projetos da Secretaria Municipal de Educação.

2. DAS FUNÇÕES-ATIVIDADES

2.1. Seguem no quadro abaixo informações sobre as áreas/funções, códigos, requisitos mínimos.

Cód Funções Carga horária semanal Requisitos mínimos

101

Professor de

Educação Básica I

Até

40 h

Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil ou nas séries iniciais do Ensino

Fundamental, ou Curso Normal Superior ou Magistério em nível médio com

habilitação em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. 3. DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO

3.1. São requisitos para o exercício da função-atividade, os quais serão averiguados para a contratação:

3.1.1. ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, no caso de estrangeiro, gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições legais;

3.1.2. estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos; 3.1.3. estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; 3.1.4. ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos;

3.1.5. ser considerado apto física e mentalmente para o exercício das atribuições da função;

3.1.6. possuir os requisitos mínimos comprovados por certificado ou diploma, para o exercício da função-atividade elencados no quadro do Capítulo 2, do presente edital;

(2)

3.1.7. ter idade inferior a 70 anos.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição do candidato implica o conhecimento e a aceitação de todas as regras e condições estabelecidas neste edital, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

4.2. As inscrições para o processo seletivo simplificado serão realizadas exclusivamente por meio da internet; no

site www.riopreto.sp.gov.br/educacao, nos dias 21 a 25 de novembro de 2013 até as 17h.

4.3. Os candidatos se inscreverão somente para a função-atividade oferecida neste edital.

4.4. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar na Ficha de Inscrição o código e o nome da função. 4.5. O preenchimento correto da ficha de inscrição é de total responsabilidade do candidato.

4.6. Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração.

4.7. Eventuais erros de digitação de dados cadastrais, exceto número do RG, ocorridos quando da inscrição, deverão ser corrigidos no dia da prova objetiva, recorrendo-se ao fiscal de sala.

4.7.1. Cabe exclusivamente ao candidato as consequências de sua omissão em solicitar correções de seus dados cadastrais.

4.8. Para se inscrever no processo seletivo:

a) Nos dias 21 a 25 de novembro de 2013 até as 17h, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico

www.riopreto.sp.gov.br/educacao e, por meio dos links referentes ao processo seletivo, preencher a Ficha de

Inscrição, transmitir os dados pela internet e imprimir o comprovante.

b) No período de 26 a 28 de novembro de 2013, das 16h às 21h e no dia 29 de novembro das 13h às 18h, o candidato deverá efetivar a validação da inscrição, comparecendo a Rua General Glicério 3947, Redentora, São José do Rio Preto–SP, munidos de RG e CPF(original e cópia) e cópia autenticada dos Diplomas e Certificados da sua disciplina especifica de atuação, conforme o quadro do item 2.1.

4.8.1. As inscrições serão recebidas somente via internet no período das 09 horas do dia 21/11/2013 até as 17

horas do dia 25/11/2013 (horário de Brasília).

4.8.2. A Secretaria Municipal de Educação não se responsabiliza por solicitações de inscrições via internet não recebidas por motivo de falha técnica de computadores, falha de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como de outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

4.8.3. Para candidatos sem acesso à internet, o Programa Acessa São Paulo disponibiliza, gratuitamente, acesso à internet. Existem unidades do Programa Acessa São Paulo em diversas localidades da região. Em São José do Rio Preto está localizada na Unidade do Poupatempo, Rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro, e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, em dias úteis, das 8 às 17 horas, e aos sábados das 8 às 13 horas.

4.8.4. A validação da inscrição e entrega de RG, Diplomas / ou Certificados deverá ser realizada pessoalmente, ou por procurador legalmente constituído, com apresentação de documento de identidade e procuração original, não sendo aceito xerocópias, fax, email ou qualquer outra forma de cópia ou reprodução, conforme item 8.7 e 4.8, nos dias 26 a 28 de novembro 2013, das 16 h às 21 horas e 29 de novembro de 2013, das 13h às 18h, na Rua

General Glicério 3947, Redentora, São José do Rio Preto – SP.

4.8.5. As inscrições realizadas na internet e não validadas presencialmente com a documentação exigida,

(3)

5. DA SOLICITAÇÃO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DE PROVAS

5.1. Candidatos, com deficiência ou não, que necessitem de condições especiais para a realização das provas objetivas devem entregar, pessoalmente, requerimento assinado à Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua General Glicério 3947, Redentora, São do Rio Preto-SP, até o dia 28/11/2013.

5.2 O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.

6. DAS FASES

6.1. O Processo seletivo simplificado será composto de duas fases, sendo Fase Prova de Títulos e Fase Provas Objetivas.

7. PROVAS OBJETIVAS

7.1. A prova objetiva, visando avaliar habilidades e conhecimentos teóricos necessários ao desempenho das atribuições da função-atividade, tem caráter eliminatório e classificatório, será composta de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas cada e será avaliada na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos. 7.2. Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 50% (cinquenta por cento) dos pontos da prova.

7.3. O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(es) eventualmente anulada(s) em virtude de recurso será(ão) atribuído(s) a todos candidatos presentes à prova, desde que não tenham sido atribuídos anteriormente.

7.4. A prova versará sobre o conteúdo programático que é parte integrante deste Edital (Anexo I) e terá duração de 2h (duas horas).

7.5. As provas objetivas serão realizadas no dia 08/12/2013 às 9 horas, na UNORP – Centro Universitário do

Norte Paulista, localizado na Rua Ipiranga nº 3460, Jardim Alto Rio Preto, São José do Rio Preto- SP.

7.6. Havendo alteração deste Edital, esta será informada na imprensa escrita de São José do Rio Preto - SP e no site, www.educacao.sp.gov.br/educacao , sendo de responsabilidade do candidato sua atualização.

8. DA PROVA DE TÍTULOS

8.1. A prova de títulos tem caráter meramente classificatório e, portanto, não elimina do processo seletivo os candidatos que não apresentarem títulos.

8.2. A entrega de títulos é de responsabilidade do candidato, e será no mesmo momento da validação da inscrição.

8.2.1. Será permitida a entrega de títulos por procuradores legalmente habilitados, mediante apresentação do respectivo mandato, contendo poderes específicos para tanto, com firma reconhecida e apresentação de documento de identificação do procurador.

8.2.2. Os documentos e títulos que instruírem a inscrição serão numerados, relacionados e acondicionados em envelope pelo próprio candidato ou seu procurador.

8.2.3. O envelope será assinado pelo candidato ou seu procurador e o responsável pela recepção dos títulos. 8.2.4. As cópias dos títulos a serem entregues deverão ser autenticadas em cartório.

8.2.5. Após a entrega dos títulos, não será permitida substituição ou complementação em qualquer tempo.

8.3. Os títulos não serão recebidos fora da data, horário e local estabelecidos, isto é, no ato da validação da inscrição.

(4)

8.5. Serão considerados os títulos constantes do quadro a seguir, observados os critérios estabelecidos na

Resolução SME nº 09/2013.

TÍTULO COMPROVANTES VALOR

UNITÁRIO

QUANT. MAXIMA

VALOR MÁXIMO

Doutor na área da função pretendida, obtido até a data de apresentação do título.

Diploma devidamente registrado, ou habilitação legal equivalente, de curso de pós-graduação

stricto-sensu, em papel timbrado da instituição, com

assinatura e carimbo do responsável, número de horas e data do documento.

3,5 1 3,5

Mestre na área da função pretendida, obtido até a data de apresentação do título.

Diploma devidamente registrado, ou habilitação legal equivalente, de curso de pós-graduação

stricto-sensu, em papel timbrado da instituição, com

assinatura e carimbo do responsável, número de horas e data do documento.

3,0 1 3,0

Curso de Pós-Graduação – Especialização na área da função pretendida, com no mínimo 360 horas, concluído até a data de apresentação do título.

Certificado de conclusão de curso, em papel timbrado da instituição, com assinatura e carimbo do responsável, número de horas e data do documento. Nota de trabalho de conclusão de curso

1,25 2 2,50

Curso de Aperfeiçoamento na área da função pretendida, com no mínimo 180 horas, concluído até a data de apresentação do título.

Certificado de conclusão de curso, em papel timbrado da instituição, com assinatura e carimbo do

responsável, número de horas e data do documento. 0,5 2 1,0

Curso de Aperfeiçoamento de natação, música, teatro, recreação, dança,capoeira, e judô, com no mínimo 180 horas, concluído até a data de

apresentação do título.

Certificado de conclusão de curso, em papel timbrado da instituição, com assinatura e carimbo do responsável, número de horas e data do documento.

1,0 2 2,0

8.6. Os Diplomas e/ou Certificados obtidos no exterior deverão ser convalidados por universidades oficiais do Brasil, que mantenham cursos congêneres, credenciados nos órgãos competentes.

8.7. Não serão avaliados títulos não especificados no quadro do subitem 8.5.

8.8. A pontuação máxima que pode ser obtida na prova de títulos é igual a 12 (doze) pontos.

8.9. Os pontos obtidos na prova de títulos, para efeito de classificação final, serão somados ao total de pontos obtidos na prova objetiva.

8.10. Sem prejuízo das sanções penais e cíveis cabíveis, o candidato poderá ser excluído do processo seletivo se, verificada falsidade de declaração ou ilegalidade na obtenção dos títulos apresentados.

9. DA PRESTAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS

9.1. Ao candidato só será permitida a realização das provas na data, local e horário constantes no Edital.

9.1.1. Somente será admitido para realizar as provas o candidato que estiver munido de documento original de identidade;

9.1.2. Serão considerados documentos de identidade: as Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança (RG), pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores ou por Ordens e Conselhos de Classe, Carteiras Funcionais do Ministério Público, Carteiras Funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, tenham valor de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (emitida após a Lei 9.503/97, carteira nova com foto); 9.1.3. Não serão aceitos como documentos de identidade: Protocolos, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação (emitida anteriormente à Lei 9.503/97), Carteira de Estudante, Crachás,

(5)

Identidade Funcional de Natureza Pública ou Privada sem valor de identidade, Certidões de Casamento (mesmo com foto);

9.1.4. Na impossibilidade de apresentação de um dos documentos de identidade elencados no subitem 9.1.2., por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado boletim de ocorrência registrado em Órgão Policial, com data de expedição de, no máximo, 30 (trinta) dias;

9.1.5. O candidato que se enquadrar na condição estabelecida no item 9.1.4., ou ainda, aquele cuja identificação por meio de documento apresente dúvidas, será submetido à identificação digital, coleta de dados e assinaturas em formulário específico, para posterior verificação;

9.1.6. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza;

9.1.7. Não será admitido nos locais de provas o candidato que se apresentar após o horário determinado neste Edital para a realização das provas;

9.1.8. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado, para justificar o atraso ou a ausência do candidato;

9.1.9. O candidato deverá comparecer no local designado para a realização da prova objetiva munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

9.2. No ato da realização das provas objetivas, serão fornecidos aos candidatos o caderno de questões e a folha definitiva de respostas.

9.2.1. O candidato não poderá retirar-se da sala de prova levando a folha definitiva de respostas e o caderno de questões;

9.2.2. O candidato lerá as questões no caderno de questões e marcará suas respostas na folha definitiva de respostas;

9.2.3. Depois de preenchida, a folha definitiva de respostas deverá ser entregue ao fiscal da sala;

9.2.4. Não serão computadas questões não respondidas nem questões que contenham mais de uma resposta (mesmo que uma delas esteja correta), questões emendadas ou rasuradas, ainda que legíveis. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, sob o risco de prejuízo ao desempenho do candidato;

9.2.5. Durante as provas não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, nem a utilização de máquina calculadora, relógios com calculadora, agendas eletrônicas, telefone celular ou qualquer outro equipamento eletrônico;

9.3. Será excluído do processo seletivo o candidato que, além das hipóteses previstas neste Edital se: 9.3.1. apresentar após o horário estabelecido para a realização das provas;

9.3.2. não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado;

9.3.3. não apresentar um dos documentos de identidade exigidos nos termos deste edital, para a realização da prova;

9.3.4. ausentar da sala e/ou local de prova sem autorização;

9.3.5. ausentar do local de prova antes de decorrido o prazo mínimo de 45 (quarenta e cinco) minutos;

9.3.6. for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de calculadoras, livros, notas ou impressos não permitidos;

(6)

9.3.8. lançar mão de meios ilícitos para execução das provas; 9.3.9. não devolver integralmente o material solicitado; 9.3.10. perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos. 9.3.11. não efetivou a validação da inscrição conforme item 4.8.5.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1. Para efeito de classificação final, na hipótese de igualdade de pontuação, terá preferência, sucessivamente, na ordem de classificação, o candidato que:

10.1.1. obtiver maior pontuação na prova objetiva; 10.1.2. obtiver maior pontuação na prova de títulos; 10.1.3. tiver maior idade.

11. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

11.1. A classificação final dos candidatos aprovados será a pontuação final obtida nas provas objetivas acrescida dos pontos obtidos na prova de títulos.

11.2. Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final.

12. DOS RECURSOS

12.1. Será admitido recurso quanto ao resultado das provas objetivas e de títulos. Tal recurso deverá ser interposto até o primeiro dia útil subsequente à publicação dos resultados.

12.2. Não serão aceitos recursos sem fundamentação ou meramente protelatórios. 12.3. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato.

12.4. Os recursos apresentados serão julgados em até 2 (dois) dias úteis, a contar da data de encerramento do prazo de recebimento.

12.5. Os recursos deverão ser protocolados pessoalmente na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua General Glicério, nº. 3947, Bairro Redentora, São José do Rio Preto – SP, até às 16 horas.

12.6 Os recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas neste capítulo não serão avaliados. 12.7. O provimento de recurso interposto dentro das especificações poderá, eventualmente, alterar a classificação inicial obtida pelo candidato para uma classificação superior ou inferior, ou ainda, poderá ocorrer a desclassificação do candidato que não obtiver pontuação mínima exigida para aprovação.

12.7.1 Os recursos interpostos fora do prazo não serão aceitos. Será considerada, para tanto, a data do respectivo protocolo.

13. DA CONTRATAÇÃO

13.1. Serão convocados para a contratação os candidatos aprovados no certame, observada a classificação final, de acordo com a demanda da rede municipal de ensino, não sendo permitido ao convocado a escolha de local ou modalidade de ensino.

13.2. Somente serão efetivados contratos mediante declaração do próprio candidato de disponibilidade horário para atendimento da demanda da Secretaria Municipal de Educação e da Resolução SME nº 17/2011 e alterações posteriores.

(7)

13.3. Para a contratação, fica o candidato sujeito à aprovação em exame médico admissional que verifique a sua aptidão física e mental para o exercício da função.

13.3.1. O candidato aprovado deverá apresentar comprovantes dos requisitos para a contratação, elencados no item 3, do presente edital, mediante apresentação de diploma ou certificado.

13.3.2. Para a efetivação da contratação deverão ser apresentados comprovantes da escolaridade exigida devidamente reconhecidos pelos órgãos competentes, além de outros documentos que a Secretaria Municipal de Educação e Administração julgar necessários.

13.3.3. Caso o candidato contratado não se adequar aos horários conforme necessidades da escola e/ou normas Resolução SME 17/2011 e alterações posteriores, apresentar ausências constantes e ou mediante avaliação de desempenho diário insuficiente, o mesmo responderá administrativamente, podendo ter o contrato rescindido. 13.3.4. As convocações dos aprovados serão feitas por publicação no Diário Oficial do Município.

13.3.5. O candidato convocado que deixar de comparecer no local de convocação no prazo de 3 (três) dias úteis, será considerado desistente.

13.3.6. Os candidatos convocados terão prazo máximo de 20 (vinte) dias, contados a partir da publicação da convocação, para entrega dos documentos necessários no prédio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto-SP, localizado na Avenida Alberto Andaló, 3030, 3º andar.

13.3.7. Durante a vigência do contrato, os docentes atuarão em meses corridos, não tendo direito a recesso e férias escolares, estando à disposição da SME para atuarem nas escolas de tempo integral e outras atividades pedagógicas a critério da Secretaria Municipal de Educação.

13.3.8. Após a entrega de documentação conforme item 13.3.6, o candidato terá até 10 (dez) dias para assinatura do contrato junto à SMA sendo avisado através de e-mail.

13.3.9. O docente PEB I contratado que estiver substituindo eventualmente, estará à disposição do setor de substituição da SME na totalidade de sua carga horária, para atender a demanda das escolas da rede municipal de ensino.

13.3.10. O contrato poderá ser rescindido antes do seu término em caso de nomeação de professores efetivos,aprovados em concurso publico,seguindo a ordem decrescente dos classificados no processo seletivo. 13.3.11. No caso de necessidade de prorrogação de contrato nos termos do parágrafo 2º do artigo 16 da Lei Complementar 138/01 alterada pela lei 333/11, será considerado a avaliação no desempenho de suas atividades e assiduidade.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1. A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação das condições do processo seletivo simplificado, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nos demais a serem publicados.

14.2. A falsidade de afirmativas e/ou irregularidades de documentos, ainda que verificada posteriormente, eliminarão o candidato do certame, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição.

14.3. Sem prejuízo das sanções criminais cabíveis, poderá ser anulada a inscrição ou a prova do candidato, se verificada falsidade de declaração ou irregularidade na prestação das provas.

14.4. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no processo seletivo, valendo para esse fim, o resultado final homologado publicado no Diário Oficial do Município.

14.5. A aprovação do candidato neste processo seletivo não implicará na obrigatoriedade de sua contratação, cabendo à SME o direito de preencher as vagas de acordo com as necessidades da Administração Municipal, disponibilidade financeira e obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal.

(8)

14.6. No período entre a prestação das provas objetivas, homologação do resultado final e enquanto perdurar a validade do certame, o candidato obriga-se a manter atualizados seus dados pessoais junto à SME. A não atualização desses dados isenta a SME de qualquer responsabilidade pela não contratação devido à impossibilidade de comunicação com o candidato.

14.7. O docente de contratos anteriores que apresentar avaliação de desempenho insuficiente ou atitudes incompatíveis com as suas atribuições, apuradas em procedimento interno, não será reconduzido ao emprego público.

14.8. O processo seletivo simplificado terá validade até dia 10/12/2014.

14.9. O resultado final do processo seletivo simplificado será publicado pela Secretária Municipal de Educação no Diário Oficial do Município.

14.10. Todos os demais avisos e resultados do processo seletivo serão divulgados no site da SME

www.riopreto.sp.gov.br/educacao .

14.11. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

São José do Rio Preto, 19 de novembro de 2013.

Profª. Drª. Telma Antonia Marques Vieira

Secretária Municipal de Educação

(9)

ANEXO I

Professor da Educação Básica I

CONHECIMENTOS GERAIS PEDAGÓGICOS

1. Educação Inclusiva.

2. Parâmetros Curriculares Nacionais.

3. Projeto Político Pedagógico.

4. Avaliação.

5. Lei de Diretrizes e Bases.

6. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.

7. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Referências

Documentos relacionados

A luta de Caio Prado Júnior e Fernando Ferrari na criação de uma legislação trabalhista rural foi um importante capítulo no debate da questão agrária brasileira

A empresa destinou recursos ao FIA de Barão de Cocais, que foram repassados aos programas Mais Esporte – Novo Rumo e Toque de Orquestra e Cia, para a promoção de aulas de

O Brasil reclama uma reforma agrária que possibilite a revisão das relações jurídicas e econômicas entre os que trabalham a terra e os que detêm a propriedade rural, para que

As imagens JERS-1 foram utilizadas para análise visual e sobrepostas ao MDE, sendo que foram delimitados pacotes altimétricos a partir de valores de altitude

1.4 - multa de 0,3% (três décimos por cento) por dia de atraso e por ocorrência, até o máximo de 10% (dez por cento) sobre o valor total deste Contrato, quando a

O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias,

Na Fase 1, as seguintes etapas foram concluídas: 1.1 Nomeação da Comissão Executiva; 1.2 Elaboração do diagnóstico institucional; 1.3 Defi nição da versão preliminar

3º É fixado em 1.300 (mil e trezentos) o número mínimo de cooperados / associados para fins de enquadramento de cooperativas de trabalho médico na condição de fonte retentora