• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 10/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PESSOA JURÍDICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA Nº 10/2010 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PESSOA JURÍDICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO DE ORIENTAÇÃO AS COOPERATIVAS DO NORDESTE –

ASSOCENE

Projeto de Difusão da Tecnologia Social PAIS para 540 Famílias da Zona da

Mata de Pernambuco, Municípios Próximos ao Porto de SUAPE

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 10/2010

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PESSOA JURÍDICA

COMPONENTE: ASSISTÊNCIA TÉCNICA

OBJETIVO: contratar cooperativa de profissionais da área

técnica para assistência técnica a 540 (quinhentos e

quarenta) famílias da agricultura familiar beneficiadas com

o Projeto de Difusão da Tecnologia Social PAIS para 540

Famílias da Zona da Mata de Pernambuco, Municípios

Próximos ao Porto de SUAPE.

(2)

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 10/2010

1. Introdução

No Estado Pernambuco, os municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Moreno e Escada, apesar do grande potencial, ainda apresentam indicadores sociais e econômicos preocupantes e que precisam ser revertidos, com índices de pobreza da população de até 44,44%, notadamente nos municípios em que o setor agropecuário ainda emprega elevado contingente de mão de obra na produção de alimentos. Especialmente, pelo fato de alguns destes municípios já terem representado em outras épocas uma economia significativa, uma vez que existiam algumas das maiores Usinas de Cana-de-açúcar, como é o caso do município de Barreiros (Grupo Othon Bezerra de Melo) e que pela falência dessas indústrias a população ficou praticamente da dependência de empregos públicos e programas sociais.

Assim, as atividades produtivas rurais desenvolvidas nos 09 (nove) municípios situados nas regiões Mata Sul e Metropolitana do Estado de Pernambuco não são suficientes para alcançar a melhoria e transformações das condições sociais e econômicas dos (as) agricultores (as) familiares, os (as) quais, ao longo dos anos, lutam por ascensão econômica e melhorias na qualidade de vida.

Entende-se, que a questão das melhorias de qualidade de vida das populações que vivem em estado de pobreza está também relacionada à mudança de atitude e incorporação de novos valores, à capacidade e habilidade da população de saber extrair da natureza e potencializar os recursos disponíveis; de produzir associando tecnologias simples e adaptadas à sua realidade econômica, social, ambiental e cultural; e de saber agregar valor e comercializar a produção com rentabilidade e competitividade, para obtenção da renda necessária ao provimento das suas necessidades.

A criação de oportunidades de acesso a mudanças fundamentais e demandadas pelo agricultor, no próprio ambiente em que vivem torna-se uma das estratégias para combater a pobreza rural e contribuir para manutenção do trabalhador no campo com qualidade de vida. Uma das oportunidades de mudança poderá ser viabilizada com a difusão e implementação nas unidades produtivas de tecnologias sociais com a Produção Agroecológica e Sustentável – PAIS que prioriza o desenvolvimento de métodos de cultivo simplificado que pouco depende de insumos externos à propriedade, voltado para uma agricultura mais próxima do cultivo tradicional natural, com elevado aproveitamento integrado dos recursos naturais disponíveis. A base de sustentabilidade econômica desse modelo é sedimentada na oportunidade de se ter o melhor aproveitamento da capacidade e aptidão do solo e com isto melhorando e/ou recuperando a produtividade, na diversificação dos produtos, no baixo custo de produção e no avanço do consumo de alimentos saudáveis, de boa qualidade e sem riscos de contaminação dos recursos naturais.

(3)

Com esta perspectiva e visando reverter os indicadores sociais negativos vigentes dos 09 (nove) municípios citados anteriormente a Assocene propõe, para obtenção de parceria da FBB, Projeto Agronegócios com Produção Agroecológica Integrada Sustentável e de Mercado nas regiões da Mata Sul e Metropolitana do Estado de Pernambuco.

O projeto apresenta relevância econômica, social e ambiental, pois prevê o desenvolvimento de ações voltadas para melhoria dos sistemas e da infra-estrutura de produção, para profissionalização produtores familiares contribuindo, de forma estratégica, para o desenvolvimento sustentável e sócio-econômico de todas as comunidades beneficiárias. Conseqüentemente alinha-se às diretrizes e prioridades estratégicas da FBB, bem como da entidade proponente e reforça a política de combate à fome e ao desemprego implementada pelos governos Federal, Estadual e Municipais, favorecendo a inclusão social, a manutenção destes cidadãos em suas localidades, servindo de referência para outras comunidades pela repercussão e visibilidade dessa ação de responsabilidade social.

O público-alvo direto a receber a implementação do PAIS é constituído por 540 (quinhentos e quarenta) famílias de agricultores (as), que terão oportunidade de desfrutar de novas tecnologias de cultivo e produção agroecológica por intermédio da instalação de 540 (quinhentos e quarenta) unidades PAIS em comunidades rurais.

As atividades previstas no projeto prevêem mobilização e sensibilização das comunidades rurais e Assentamentos, instalação das unidades PAIS, formação de multiplicadores, assessoria técnica, capacitação das famílias de agricultores (as) rurais, consultoria para o desenvolvimento e a sustentabilidade das unidades PAIS, promoção e difusão de conhecimentos e informações, acompanhamento, monitoramento e avaliação.

A Associação de Orientação as Cooperativas do Nordeste - ASSOCENE, Fundação Banco do Brasil, Banco do Brasil através do DRS, dentre outros, serão os parceiros juntamente responsáveis pela difusão dos conhecimentos e pela execução do projeto.

O resultado esperado do projeto reflete o uso adequado da água e do solo proporcionando um eficiente manejo e cultivo da produção agroecológica, a sustentabilidade dos recursos naturais, a capacidade de organização dos produtores perante o mercado e o incremento da renda das famílias de agricultores (as) rurais. A partir daí, pretende-se contribuir com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos beneficiários e, conseqüentemente, com a inclusão social e o acesso aos direitos da cidadania.

A elaboração de um contrato de prestação de serviços para a Assistência Técnica se dá para municiar as famílias beneficiadas de orientações técnicas no campo social, econômico e ambiental, e, transversalmente político-institucional. Buscando desenvolver com as famílias um modelo de gestão coerente baseado no planejamento estratégico para a propriedade.

(4)

2. Objeto da Contratação

Este Termo de Referência tem por objeto contratar cooperativas de profissionais da área das ciências agrárias para assistência técnica a 540 (quinhentos e quarenta) famílias da agricultura familiar beneficiadas com o Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável em 09 (nove) municípios próximos ao Porto de SUAPE na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. 3. Produtos Esperados

3.1. Capacitação de 540 (quinhentas e quarenta) famílias, na tecnologia social Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS;

3.2. Instalação de 540 (quinhentas e quarenta) unidades PAIS distribuídas nos municípios de São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Escada e Moreno;

3.3. Prestação de Assistência Técnica a 540 (quinhentas e quarenta) famílias nas dinâmicas social, ambiental, econômica, organizacional;

3.4. Alimentação do Sistema de Monitoramento (SIG) com os instrumentos de monitoramento (Agenda de Atividades, Marco Zero, Visita Técnica e Atividades diversas).

4. Diretrizes a serem observadas

4.1. As empresas proponentes deverão comprovar experiência na área de Produção Agroecológica Integrada Sustentável;

4.2. Caberá à Coordenação Executiva do Projeto, neste caso, a ASSOCENE, entidade executora, as articulações em nível estadual e nacional;

4.3. Os documentos gerados durante a vigência do contrato deverão ser entregues em versão impressa e em formato digital compatível, só podendo ser divulgado com a autorização da ASSOCENE;

4.4. O Projeto só será representado pela ASSOCENE, a (s) cooperativa (s) contratada (s) apenas executará as atividades planejadas e demandadas pela Coordenação, não podendo se colocar como executora nos municípios aos quais estiver desenvolvendo as ações;

4.5. A Coordenação Geral e de Monitoramento e Avaliação do Projeto será de responsabilidade da entidade executora e contratante dos serviços a ser prestada pela cooperativa selecionada, no caso, a ASSOCENE;

4.6. Todo e qualquer material que divulgue o Projeto só poderá conter as logomarcas da Fundação Banco do Brasil – FBB, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Associação de Orientação as Cooperativas do Nordeste – ASSOCENE.

5. Conteúdo do Plano de Trabalho com:

5.1. Descrição detalhada da metodologia a ser utilizada e fluxo de coleta das informações necessárias;

(5)

5.3. Cópia do Estatuto Social, Certidões Negativas dos Órgãos Federais, Estaduais e Municipais, e Cartão com CNPJ da Cooperativa.

6. Relatórios

Mensalmente a (s) cooperativa (s) deverá encaminhar a ASSOCENE um relatório contendo todas as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados, acompanhado dos relatórios dos (as) técnicos (as).

A cada 04 (quatro) meses a (s) cooperativa (s) deverá encaminhar um relatório sistematizado contemplando todas as atividades realizadas, dificuldades encontradas, oportunidades surgidas e estratégias desenvolvidas.

7. Qualificação Profissional

A (s) cooperativa (s) deverá comprovar experiência específica na área temática do trabalho com atestado de capacidade técnica comprovada para desenvolver atividades inerentes ao projeto em conformidade com os objetivos propostos.

Será dada preferência a organizações que tenham experiências comprovadas e façam parte de Redes e que apresente uma equipe multidisciplinar.

Na análise do currículo profissional da (s) cooperativa (s) serão considerados:

a) Tempo de experiência. Para cada profissional será considerado o tempo de experiência, conforme a somatória dos tempos de duração das atividades exercidas, medida em meses, de trabalhos que tenham identidade com os requeridos no escopo deste TDR;

b) Adequação dos trabalhos realizados em relação aos requeridos no escopo deste TDR. 8. Supervisão

O trabalho deverá ser realizado em conjunto e de forma harmônica com a ASSOCENE, devendo seguir a metodologia traçada pela entidade CONTRATANTE para a execução das atividades do Projeto, tendo a flexibilidade no que tratar de dinâmicas metodológicas que aperfeiçoem o processo participativo.

A supervisão das atividades em campo em qualquer das etapas do trabalho estará sendo diretamente orientada pela Coordenação do Projeto que terá pleno acesso a todas as informações e atividades realizadas pela (s) cooperativa (s) contratadas.

A avaliação técnica e aprovação dos relatórios apresentados pela (s) cooperativa (s) serão realizadas pela Coordenação do Projeto. Ficando a (s) cooperativa (s) contratada (s) com o compromisso de ajustar, e complementar informação, quando necessário. Essas solicitações de informações complementares e alterações serão efetuadas por escrito.

(6)

9. Seleção

O recebimento dos currículos das Cooperativas e documentos será até o dia 16 de Agosto de 2010.

A seleção da (s) cooperativa (s) será baseada na análise do currículo da entidade e de seu quadro técnico, bem como na qualidade da proposta. Vencendo àquela (s) que apresentar (em) a melhor qualificação e proposta.

10. Vigência e Prazos

A vigência do contrato será de 13 meses a contar da data da assinatura do Contrato. A (s) cooperativa (s) contratada (s) passará por um período de experiência de três meses e avaliação de desempenho no período.

Os produtos previstos pelo presente Termo de Referência deverão ser entregues durante os 13 (treze) meses, a partir da contratação, observando os seguintes prazos:

 Relatório Mensal – até o dia 30 de cada mês;

 Alimentação do Sistema de Monitoramento – até o dia 01 do mês seguinte deverão constar no SIG todas as atividades realizadas durante o mês anterior, bem como, deverão estar anexadas fotos, documentos e listas de presença.

11. Forma de Pagamento

O pagamento se dará mediante recebimento do Relatório nas condições relatadas no item 6 deste TDR.

Sendo por cada Técnico será paga a quantia de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) mais o pagamento direto de 15% de Encargo Patronal, sendo recolhidos os impostos pela ASSOCENE e apresentada Guia de Recolhimento quitada as Cooperativas. Será pago também o valor referente à diária de R$ 300,00 (trezentos reais) por cada técnico.

12. Forma de envio da proposta

Os currículos devem ser entregues em envelope lacrado em atenção a Débora Costa, até o dia 16 de agosto de 2010 às 18h00.

Recife, 05/08/2010.

Mônica Correia Domingues de Araújo Diretora Executiva

Referências

Documentos relacionados

3.4 A(s) empresa(s) declarada(s) provisoriamente vencedora(s) da presente contratação, deverá (ão) encaminhar à Gerência de Compras, via e-mail ou na própria

O pagamento será efetuado através de depósito em conta bancária ou via TED (transferência eletrônica disponível), cujas tarifas extras correrão por conta da Contratada. O

1.1 - Constitui objeto do presente Termo de Referência a Contratação de Empresa especializada na prestação de serviços de assistência técnica e manutenção, do equipamento

A proposta final de preços deverá ser encaminhada no prazo máximo de 1 (uma) hora, após a solicitação do Pregoeiro e deverá conter: razão social, endereço,

5.3.1.2 multa de 10% sobre o valor global deste registro caso não assine o contrato no prazo de cinco dias úteis após ser, até o limite de 20% (vinte por cento), por

O objeto deste Termo de Referência consiste na contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços de vigilância eletrônica a distância, denominado

1.1 Constitui o objeto do presente Termo de Referência a CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NA ÁREA

O pagamento será efetuado através de depósito em conta bancária ou via TED (transferência eletrônica disponível), cujas tarifas extras correrão por conta da Contratada. O