• Nenhum resultado encontrado

TECNOLOGIAS NO ENSINO DO DESENVOLVIMENTO DE MALHAS CIRCULARES: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO EM TÊXTIL DO IFSC CAMPUS ARARANGUÁ.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TECNOLOGIAS NO ENSINO DO DESENVOLVIMENTO DE MALHAS CIRCULARES: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO EM TÊXTIL DO IFSC CAMPUS ARARANGUÁ."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TECNOLOGIAS NO ENSINO DO DESENVOLVIMENTO DE MALHAS CIRCULARES: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO EM TÊXTIL DO IFSC CAMPUS ARARANGUÁ

1

Kuasne, A.M., 2Geraldo, A.C.F.e 3 Otto, I.R.

Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – Santa Catarina – Brasil – 88905-112 – angelam@ifsc.edu.br1, anacristina@ifsc.edu.br2, ingo@ifsc.edu.br3

Resumo

No presente trabalho foram identificadas as dificuldades existentes no ensino e aprendizagem do processo de análise da malha na disciplina de Desenvolvimento de Malhas Circulares do curso técnico em Têxtil do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) – Campus Araranguá através da utilização do método tradicional de ensino da disciplina. O objetivo principal consistiu em identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos e propor um novo método com a utilização de um microscópio USB, possuindo como propósito solucionar as dificuldades para que desta forma o aluno tenha uma melhor compreensão e aproveitamento do processo de análise de malhas circulares.

Palavras chaves: Têxtil, Design de Produto e Tecnologias no Ensino.

Abstract

In this study it was identified the difficulties in teaching and learning of the analysis process of the knitting stitch in Circular Knitting Development discipline of technical course in Textile IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) - Campus Araranguá by using the traditional method of teaching discipline. The main objective was to identify the main difficulties encountered by students and propose a new method using a USB microscope, having the purpose to resolve the difficulties so that in this way the student has a better understanding and use of the review process of circular knitting.

Keywords: Textile, Product Design and Technologies in Education.

Introdução

O presente artigo se propôs a investigar a hipótese de que a utilização do método tradicional para o ensino-aprendizagem da análise de tecidos de malha na disciplina de

(2)

Desenvolvimento de Malhas Circulares do curso técnico em Têxtil do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Campus Araranguá não apresentava eficiência.

Neste viés, este projeto se iniciou através de um projeto de extensão apoiado pela própria instituição, o IFSC e investigou as principais dificuldades sob a ótica dos alunos da disciplina, propôs e testou uma nova metodologia para o processo em questão.

Apresentam-se na sequência, a estruturação desta investigação, bem como, seus resultados.

Problema de Pesquisa e Objetivos

Questionou-se com este trabalho, quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Desenvolvimento de Malhas Circulares, através do método tradicional e também se propôs a inserção de uma nova metodologia de ensino para a referida disciplina de forma a amenizar a maioria das dificuldades elencadas.

Nesta perspectiva, para a realização deste trabalho determinou-se o objetivo geral, bem como, definiram-se os objetivos específicos que deram norte a esta pesquisa. O objetivo geral consistiu em elencar dentre os alunos as principais dificuldades encontradas no processo de aprendizagem do processo de análise de malhas no Desenvolvimento de Malhas Circulares através do método tradicional de ensino utilizado no curso técnico em Têxtil do IFSC – Campus Araranguá e, verificar qual a porcentagem de eliminação destas dificuldades, mediante o uso de uma nova metodologia de ensino.

Os objetivos específicos para alcançar o objetivo geral foram:

 Elencar dentre os alunos as principais dificuldades do método de ensino tradicional de

análise de malhas;

 Aplicar o novo método de ensino análise de malhas;

 Verificar a porcentagem de eliminação das dificuldades elencadas pelos alunos.

Revisão Bibliográfica

De acordo com o ICSID (International Council of Industrial Design), o “design é uma atividade criativa cujo propósito é estabelecer um conjunto multifacetado de qualidades nos objetos, processos, serviços e sistemas na totalidade de seu ciclo de vida”.

(3)

Na indústria têxtil, o design é um dos fatores cruciais, pois, nos dias atuais o ato de se vestir tornou-se algo mais do que apenas cobrir nosso corpo. O vestuário hoje expressa opiniões, sentimentos, desejos e principalmente a personalidade do indivíduo que o utiliza.

Segundo Wilson (2001, p. 20), “todo produto têxtil é projetado (designed)”, ou seja, ele é feito especificamente para uma utilização. Assim, percebemos que decisões de design são tomadas em todas as fases do processo de fabricação. Podemos tomar como exemplos: quais fibras devem ser utilizadas nos fios, quais fios em um tecido, o peso (gramatura) do tecido a ser produzido, quais as cores que os fios ou tecidos devem possuir, quais estruturas de tecido devem ser utilizadas para determinadas aplicações, etc.

Para projetar com sucesso um produto têxtil, a equipe responsável deve antes de tudo possuir o conhecimento específico tanto do design como da produção têxtil. A aquisição deste conhecimento se dá através de treinamentos na própria empresa ou através de cursos de formação profissional.

No ensino profissional da área têxtil, mesmo que os cursos possuam a maioria dos laboratórios e equipamentos necessários para a realização plena das atividades práticas constantes nos programas de ensino das disciplinas, algumas metodologias não obtêm o sucesso esperado no processo de ensino e aprendizagem.

Uma destas metodologias é a utilizada atualmente no processo de ensino do desenvolvimento de malhas circulares. Esta disciplina faz parte do currículo do curso técnico em Têxtil do IFSC – Campus Araranguá, sendo este um curso concomitante ao ensino médio com duração de quatro semestres.

O referido curso possui por objetivo geral, formar profissionais técnicos aptos para atuarem em indústrias têxteis específicas na produção de malharia, estamparia e confecção. O profissional egresso é capaz de:

 Executar, administrar e supervisionar as atividades técnicas da produção de indústrias

de malharia, estamparia e de confecção;

 Atuar no controle da qualidade e o processo de produção de tecidos de malha,

estamparia e de confecção em geral, desde a aquisição da matéria prima até o produto final;

(4)

Na disciplina estudada por esta pesquisa, qual seja Desenvolvimento de Malhas Circulares, o aluno aprende a reconhecer e a desenvolver os dados técnicos de construção de um tecido de malha de trama circular, para reproduzi-los no processo de tecelagem de malhas, sendo este um conhecimento necessário para o profissional que deseja atuar em design têxtil.

Com base no dia a dia em sala de aula, percebeu-se o surgimento de diversos problemas, e, por experiência se constatou que as maiores dificuldades encontravam-se no processo de ensino e aprendizagem do reconhecimento da evolução do fio no tecido de malha. Tradicionalmente, utilizam-se para o processo de ensino desta disciplina os seguintes equipamentos de visualização dos tecidos:

 Lupa conta-fios com ou sem iluminação;

 Lupa de mesa articulada com iluminação.

Os equipamentos acima mencionados, além de promoverem pouco aumento da amostra original não permitem que professor e aluno compartilhem a mesma visualização, ou seja, a visualização da evolução do fio no tecido. Esse fato é o motivo pelo qual não há garantias de que o aluno está visualizando exatamente aquilo que o professor deseja mostrar.

Estas dificuldades aparecem com mais intensidade nos resultados das avaliações realizadas pelo professor. Nestas avaliações a maioria dos alunos demonstra não ter aprendido a reconhecer a evolução do fio no tecido.

Na tentativa de promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos nesta disciplina, este trabalho propôs a inserção de um novo equipamento para visualização da evolução do fio no tecido, onde aluno e professor podem visualizar simultaneamente a mesma imagem.

O equipamento utilizado nesta pesquisa consiste em um microscópio USB que possui aumento de até 200 vezes, podendo filmar e fotografar a amostra. Além disso, o equipamento permite que o professor simule a análise e desenvolvimento do tecido projetando a imagem do processo em equipamentos multimídia para que todos os alunos possam acompanhar.

Metodologia

O campo de estudo desta pesquisa é a disciplina Desenvolvimento de Malhas Circulares do curso Técnico em Têxtil do IF-SC – Campus Araranguá, onde o aluno deve

(5)

aprender a desenvolver artigos e/ou coleções de tecidos malhas circulares, considerando as tendências de moda, mercado e viabilidade produtiva/comercial.

As habilidades requeridas pelo programa da disciplina são:

1. Mobilizar corretamente conhecimentos de tendências da moda, fontes de tendências e recolhimento de informações relativas às características de mercado para criar e desenvolver artigos ou coleções de malhas retilíneas;

2. Analisar a padronagem de tecidos de malha e reproduzi-las nas fichas técnicas específicas;

3. Desenvolver e organizar as coleções de malhas circulares para a sua apresentação; 4. Apresentar o projeto do artigo de malha circular e/ou da coleção aos responsáveis pela empresa, com vista à sua aprovação e proceder a eventuais adaptações.

O trabalho realizado foi uma pesquisa de campo do tipo pesquisa ação. Para Marconi e Lakatos (2007, p. 83), “pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese que se queira comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles”.

Sobre a pesquisa ação, de acordo com Gressler (2004, p. 63):

“O principal objetivo da pesquisa em ação é investigar problemas e suas possíveis soluções, visando resolvê-los com a direta e imediata aplicação de seus resultados, o que caracteriza uma intervenção. Pode ser utilizada para levantar elementos para embasar mudanças e desenvolver eficientemente a prática educativa em sala de aula, por exemplo”.

Desta forma, a pesquisa foi dividida em três fases:

Na primeira fase, pesquisou-se dentre quinze alunos matriculados nos 3ª e 4ª módulos do curso técnico em Têxtil, quais as principais dificuldades encontradas por eles na aprendizagem da análise de malhas na disciplina Desenvolvimento de Malhas Circulares. Para a realização desta fase foi aplicado um questionário misto com duas questões fechadas e uma questão aberta.

Na segunda fase do estudo, realizaram-se com as turmas pesquisadas, aulas da disciplina Desenvolvimento de Malhas Circulares com a utilização da nova metodologia. Nesta nova metodologia, o microscópio USB foi utilizado para capturar as imagens do

(6)

processo de análise da malha e um computador juntamente com um equipamento multimídia para projetá-la a todos os alunos simultaneamente. Os tecidos de malha analisados nesta fase do estudo foram: (Monofrontura) Meia Malha, Moletom, Piquet Lacoste Duplo e Gauffré; (Duplafrontura) Gorgurão, Ribana 1 x 1, Ribana 2 x 1 e Ponto Roma. Nesta fase os alunos também puderam manusear o equipamento para análise individualmente.

Enfim, na terceira fase da pesquisa, foi aplicado um questionário Escala Likert de 5 pontos para verificar a porcentagem de eliminação das dificuldades elencadas pelos alunos na primeira fase. Terminada a pesquisa de campo seguimos com a tabulação dos resultados e a discussão.

Análise dos Resultados

Primeira Fase: O primeiro passo da pesquisa consistiu em reunir os alunos dos 3º e 4º módulos do curso técnico em Têxtil e aplicar um questionário com questões abertas e fechadas.

Após a conclusão desta etapa, realizou-se a análise de dados que segundo Bardin (1977, p. 96), pode ser dividida em: a pré-análise, a exploração do material, tratamento, inferência e interpretação dos resultados.

Na pré-análise, após o primeiro contato com os dados categorizamos os resultados conforme seguem abaixo:

 Conclusão da disciplina;

 Encontrou dificuldades no aprendizado da disciplina;

 Principais dificuldades encontradas no aprendizado da disciplina.

Segundo as categorias extraídas do estudo obtivemos os seguintes resultados:

 Categoria 1 – Conclusão da Disciplina:

Como se pode observar pela figura 1, 40% dos alunos pesquisados já concluíram a disciplina, enquanto que 60% dos alunos participantes da pesquisa ainda não concluíram a mesma.

(7)

Figura 1 – Conclusão da Disciplina.

Fonte: Dados da pesquisa.

 Categoria 2 – Percepção de dificuldades no aprendizado da disciplina.

Nos dados apresentados na figura 2 observou-se que 20% dos alunos pesquisados não encontraram dificuldades no aprendizado da disciplina. Já 80% dos participantes responderam que encontraram dificuldades no aprendizado da referida disciplina.

Figura 2 – Percepção de Dificuldades no Aprendizado da Disciplina.

(8)

 Categoria 3 – Principais dificuldades encontradas no aprendizado da disciplina.

Na sequência da atividade de pesquisa com os alunos, foram questionados quais eram as principais dificuldades percebidas por eles no processo de ensino e aprendizagem da análise de malhas na disciplina Desenvolvimento de Malhas Circulares.

A respeito destas dificuldades, percebemos a existência de uma pequena variedade de problemas como apresentado na ilustração abaixo:

Figura 3 – Principais Dificuldades Encontradas no Aprendizado da Disciplina.

Fonte: dados da pesquisa.

Segunda fase: Neste momento da pesquisa, as turmas participaram de aulas da disciplina Desenvolvimento de Malhas Circulares com a utilização de uma nova metodologia. Nesta nova metodologia, foi utilizado como recursos um microscópio USB para capturar as imagens do processo de análise da malha, um computador e um equipamento multimídia para projetá-la as imagens a todos os alunos simultaneamente.

No decorrer da referida aula, os alunos demonstraram apreciar o novo método proposto e satisfatoriamente utilizaram o equipamento para visualizar a evolução da análise de malha com diversas amostras preparadas para esta aula.

Durante a realização desta aula alguns alunos participantes da pesquisa, conseguiram esclarecer a maioria de suas dúvidas quanto ao processo de análise de malha. Dúvidas essas que eles não conseguiam esclarecer através do método tradicional.

(9)

Terceira fase: Na sequência das atividades desenvolvidas foi aplicado um questionário Escala Likert de 5 pontos para verificar dentre os alunos qual a porcentagem de eliminação das dificuldades por eles elencadas (Fig. 4).

Figura 4 – Porcentagem de Eliminação das Dificuldades Elencadas pelos Alunos.

Fonte: dados da pesquisa.

Como se pode observar na figura 4, 80% dos alunos pesquisados considera que o novo método de ensino proposto para a disciplina Desenvolvimento de Malhas Circulares elimina totalmente as dificuldades por eles elencadas na primeira fase da pesquisa e 20% apontaram que o novo método elimina em grande parte as dificuldades elencadas.

Também podemos observar que nenhum dos alunos pesquisados considerou as alternativas “razoavelmente”, “muito pouco” e “nem um pouco”. Este resultado indica que o novo método foi apreciado por todos os alunos pesquisados e que as dificuldades podem ser reduzidas ao máximo no decorrer do ensino da disciplina Desenvolvimento de Malhas Circulares.

Conclusão

Com a análise dos resultados desta pesquisa pode-se concluir que: primeiramente a maioria dos alunos pesquisados encontrou uma grande dificuldade no aprendizado do processo de análise da malha através da metodologia tradicional comumente utilizada no processo de desenvolvimento de malhas. Este fato, já podia ser percebido pelos professores que ministravam a disciplina e as causas podiam ser isoladas ou até mesmo combinadas.

(10)

Segundo os alunos, o pequeno espaço da lupa conta-fios, a pouca ampliação da visualização, a luz, problemas de visão, ou até mesmo a combinação de vários destes fatores contribuíam para um desempenho ineficiente do processo de ensino-aprendizagem da análise de malhas.

Em contrapartida, conclui-se com os resultados desta pesquisa, que a nova metodologia proposta para a disciplina de Desenvolvimento de Malhas Circulares elimina a maioria das dificuldades elencadas pelos alunos. A nova metodologia, oferecendo uma imagem maior (em tela de computador ou projetor multimídia), com maior iluminação e ampliação da área da amostra analisada e o fato de professor e aluno visualizarem a mesma tela ao mesmo tempo, eliminou quase que completamente qualquer empecilho ao processo de ensino-aprendizagem em questão aumentando a eficiência dos alunos na análise de malhas.

No sentido de estimular o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da disciplina Desenvolvimento de Malhas Circulares, bem como, outras disciplinas específicas da área, indica-se como principal recomendação que o curso técnico em Têxtil do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Araranguá, não apenas adote a nova metodologia, mas que equipe adequadamente os laboratórios para execução da disciplina e avance no intuito de buscar novas tecnologias que apoiem o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem das disciplinas específicas da área têxtil.

Bibliografia

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à Pesquisa: Projetos e Relatórios. 2. Ed. São Paulo: Loyola, 2004.

ICSID (International Council of Industrial Design). Definition of Design. Disponível em: http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm. Último acesso em: 13 de junho de 2014. MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2007.

WILSON, Jacquie. Handbook of Textile Design: principles, processes and practice. New York: Woodhead Publishing Ltd and CRC Press LCC, 2001.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

A figura 4.31 ilustra este cenário, onde é possível notar que para um sistema multicelular, mesmo quando são utilizados có- digos com entrelaçadores maiores, o algoritmo não

Inicialmente, foi feita a documentação fotográfica (câmeras com filme e digitais) das áreas atingidas pelos liquens em três abrigos com pinturas rupestres no Parque: Abrigo Norte

No Brasil e no mundo, é elevado o número de turistas interessados nesse tipo de atividade, em busca de conhecimentos e aventuras em cavernas e demais paisagens cársticas,