• Nenhum resultado encontrado

ASSEMBLEIA GERAL ICOMOS-PORTUGAL 15 DE DEZEMBRO DE 2015 (FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSEMBLEIA GERAL ICOMOS-PORTUGAL 15 DE DEZEMBRO DE 2015 (FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA)"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ASSEMBLEIA GERAL ICOMOS-PORTUGAL – 15 DE DEZEMBRO DE 2015 (FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA)

Relatório de Actividades – ICOMOS-PORTUGAL – 2011-2015

2011

Organização do Congresso “Cuidar das Casas”, Biblioteca Almeida Garrett, Porto 8 de Fevereiro - Domingas Vasconcelos, Esmeralda Paupério, Teresa Ferreira, Luísa Ambrósio, José Aguiar, Ana Paula Amendoeira, Xavier Romão, Francisco Barata, Rui Póvoas.

Participação na reunião do Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO, 30 de Março.

Organização, em colaboração com o GECoRPA, Grémio do Património, do Seminário “Água, Cultura e Património”, Museu Nacional de Etnologia, 18 de Abril (integrado nas comemorações oficiais do dia Internacional dos Monumentos e Sítios criado pelo ICOMOS) - Cláudio Torres, Ana Paula Amendoeira, José Aguiar, Maria Ramalho, Maria Fernandes, Jorge Custódio.

Participação de Ana Paula Amendoeira no programa “Encontros com o Património” da TSF/IGESPAR sobre o dia Internacional dos Monumentos e Sítios sobre o tema o Património da Água.

Participação em várias reuniões de apoio técnico à candidatura da Universidade de Coimbra à lista do património mundial - Ana Paula Amendoeira e José Aguiar.

Entrevista de Ana Paula Amendoeira ao Jornal I em Abril, denunciando as intervenções realizadas no Alto Douro (barragem de Foz Tua) e Quarteirão das Cardosas no Porto, falhas graves em instrumentos de gestão e planeamento obrigatórios nos centros históricos de Évora entre outros casos de atentados ao património mundial português.

Representação do Conselho de Administração no Grupo de Trabalho ICOMOS-PT/ Alto Douro Vinhateiro (technical evaluation of the WH área) com visita ao Douro/Tua e elaboração de relatório final – Esmeralda Paupério, Luís Ambrósio, Teresa Ferreira, Domingas Vasconcelos e Orlando Sousa.

Actualização da base de dados dos membros do ICOMOS-PT actuais e antigos, que ficou disponível na internet a partir de Maio, num sítio criado pelo ICOMOS internacional - Miguel Brito Correia.

Produção de conteúdos, consultáveis no sítio de internet do ICOMOS-PT em http://www.icomos.fa.utl.pt - Orlando Sousa e Miguel Brito Correia.

Participação com texto publicado no debate sobre a Cultura no Alentejo, organizado pela revista Alentejo 14 de Maio - Évora - Ana Paula Amendoeira.

Participação do ICOMOS-PT no processo de avaliação da Torre Pelli em Sevilha indicando o perito José Aguiar para integrar a missão reactiva da UNESCO/ICOMOS (Junho).

(2)

Participação no Colóquio Internacional "Itinerários Culturales: Planes de Manejo Y turismo Sustentable", organizado pelo Instituto Nacional Mexicano de Antropologia e História, com a comunicação "Património mundial e Itinerários culturais" San Miguel de Allende, México,13 a 15 de Julho - Ana Paula Amendoeira como membro votante no Comité Científico Internacional dos Itinerários Culturais do ICOMOS.

Acompanhamento da missão de Avaliação técnica do ICOMOS realizada pelo perito Philipe Bragard, da candidatura de Elvas a Património Mundial em 15, 16 e 17 de Setembro - Ana Paula Amendoeira.

Participação no “I Congresso Internacional da Rota do Românico”, Lousada em 28 de Setembro – Ana Paula Amendoeira (apresentação de comunicação), Orlando Sousa.

Colaboração na organização do “II Seminário Património Hospitalar de Lisboa: Propostas de Salvaguarda para a Colina de Santana”, Hospital de S. José (Lisboa), 23 de Setembro - José Aguiar, Maria Ramalho e Maria João Torres da Silva.

Participação do ICOMOS-PT na 35ª sessão do Comité do Património Mundial em Paris, integrando a delegação portuguesa chefiada pelo Embaixador Andressen Guimarães - Ana Paula Amendoeira.

O ICOMOS-PT passou a partir deste ano a integrar a delegação portuguesa às reuniões do Comité do Património mundial da UNESCO (representado por Ana Paula Amendoeira).

Participação de Vitor Cóias, membro do International Scientific Committee for the Analysis and Restoration of Structures of Architectural Heritage (ISCARSAH).

Participação de diversos membros do Conselho de Administração e membros individuais do ICOMOS-PT na XVII Assembleia Geral ICOMOS, “O Património como motor do desenvolvimento”, Paris, 27 Novembro a 3 Dezembro. Ana Paula Amendoeira foi convidada como Presidente do ICOMOS-PT para relatora de um dos temas do congresso internacional organizado paralelamente à AG com o tema em referência (actas e relatório publicados e disponíveis em linha no sítio do ICOMOS.org. Vários colegas do ICOMOS-PT apresentaram também comunicações neste congresso, e estiveram presentes nas reuniões de vários Comités Científicos Internacionais.

Implementação do sistema de recolha antecipada de quotas do ano seguinte, mês de Dezembro - Miguel Brito Correia.

O Centro de Documentação do ICOMOS-PT vai recebendo periodicamente novos livros, revistas, documentos e CDs que enriquecem o seu espólio, consultável na sede.

2012

Reunião com o Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, a seu pedido, mês de Fevereiro. Elaboração do relatório dirigido ao ICOMOS internacional denunciando a intervenção da Sociedade de Reabilitação Urbana/Câmara Municipal do Porto no “Quarteirão das Cardosas” zona inserida no perímetro classificado, mês de Abril.

Renovação do Gabinete do ICOMOS-PT na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, (mês de Abril).

Participação no “Congresso da Europa Nostra”, que decorreu no Museu do Oriente, em Lisboa, 31 de Maio a 2 de Junho. Representação na cerimónia oficial de entrega dos prémios Europa Nostra pelo Presidente da

(3)

República Portuguesa e Príncipes das Astúrias, Mosteiro dos Jerónimos, 1 de Junho - Ana Paula Amendoeira e Rafael Alfenim.

Participação com comunicação no I Congresso Internacional de Estudos Rurais do Norte Alentejano: Novas dinâmicas territoriais e reconfigurações da ruralidade: o futuro do mundo rural em questão. Organização do Instituto Politécnico de Portalegre e Universidade de Évora, Portalegre 31 de Maio - Ana Paula Amendoeira.

Participação com conferência no Ciclo de Encontros l Património Reabilitação Urbana, Coimbra 2012 - José Aguiar.

Participação na organização do Debate promovido pelas Comissões portuguesas do ICOMOS-PT e do ICOM-PT: “A nova orgânica da Cultura na área do Património Cultural e dos Museus”, 23 de Junho.

Organização da oficina de Rua "Janelas com Tinta têm muito + Pinta”, em colaboração com o Instituto da Construção da FEUP e pelo Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura do Porto - Domingas Vasconcelos, Esmeralda Paupério, Teresa Ferreira, Xavier Romão.

Reunião em 30 de Julho no Porto da Presidente do ICOMOS-PT, Ana Paula Amendoeira com a missão internacional da UNESCO/ICOMOS reactiva sobre o dossiê da barragem do Tua e o bem Alto Douro Vinhateiro. Nessa reunião o ICOMOS-PT apresentou a sua posição crítica e enviou o documento extenso de fundamentação elaborado por Ana Paula Amendoeira com os contributos de Fernando Azevedo Pádua e Orlando Sousa, enviado para o Centro do Património Mundial.

Participação no programa “Encontros com o Património” da TSF sobre a inscrição das Fortificações de Elvas na lista do Património Mundial da UNESCO, 8 de Setembro - Ana Paula Amendoeira.

Participação com conferência nas Jornadas Europeias do Património, Seminário: “Território – A Memória do Futuro”, Direção-Geral do Território, 28 de Setembro - José Aguiar.

Acompanhamento da missão de avaliação do ICOMOS Internacional da candidatura de Coimbra à lista da UNESCO - Ana Paula Amendoeira, Cláudio Torres, José Aguiar, Walter Rossa.

Registo do domínio “icomos.pt”, e criação de endereços institucionais (Setembro), - Orlando Sousa e Francisco Faure.

Participação no “Encontro Internacional sobre Iluminação em Monumentos e Zonas Históricas”, realizado em Alcobaça, 26 de Outubro - Ana Paula Amendoeira.

Participação com comunicação publicada nas “I Jornadas Internacionales sobre la Frontera Hispano Portuguesa y sus fortificaciones”, Badajoz, 8, 9 e 10 de Novembro - Ana Paula Amendoeira.

Participação com conferência no Ciclo Reabilitação De Áreas Urbanas. Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos, 12 a 17 de Novembro - José Aguiar.

Participação no “Congresso das Organização das Cidades Património Mundial”, sobre as alterações climáticas e em que o ICOMOS-PT foi entidade apoiante, Sintra, 29 de Novembro - Ana Paula Amendoeira. Participação na sessão de trabalho em Évora do projecto “Cidade piloto, aplicação de metodologia de planeamento uso público”, proposta UNESCO-WHPO, 30 de Novembro - Ana Paula Amendoeira.

(4)

Participação na Tertúlia “Reabilitação o Futuro” com a apresentação da Posição do ICOMOS-PT sobre o futuro da reabilitação urbana no Porto, Porto, 7 de Dezembro - Teresa Ferreira.

Participação no Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO 19 de Dezembro. Este conselho elegeu por unanimidade a presidente do ICOMOS-PT Ana Paula Amendoeira para relatora das reuniões (duas reuniões anuais).

Elaboração de artigo: «Architecture de terre. La conservation et l’avenir», na Revista Thema & Collecta. Documentation du patrimoine. Revue de L’ICOMOS, Wallonie-Bruxelles, Nº 2 Décembre 2012. Bruxelles: ICOMOS, 2012, pp. 142-151.

Participação de Vitor Cóias membro do ISCARSAH na reunião em Wroclaw (Polónia), 14 Outubro.

Participação no “International Scientific Committee on Earthen Architectural Heritage” (Comissão científica internacional do património arquitetónico em terra) - Maria Fernandes.

Integração de representantes do ICOMOS-PT no Conselho Consultivo da publicação: “Anuário do Património boas práticas de conservação e restauro”, promovida pela editora Canto Redondo e pelo Gecorpa-Grémio do Património.

Elaboração dos pareceres do ICOMOS-PT para o ICOMOS Internacional e Centro do Património Mundial sobre a candidatura de Elvas a património mundial.

2013

Participação em várias reuniões de apoio técnico à fase final da candidatura da Universidade de Coimbra à lista do Património Mundial da UNESCO - Ana Paula Amendoeira.

Participação do ICOMOS-PT no Projecto WHPO com o Turismo de Portugal, DGPC, Universidade de Coimbra e Centro do Património Mundial com a participação dos países com património de influência portuguesa no mundo. Sessões de trabalho no Mosteiro dos Jerónimos e Évora em várias datas. Sessão de encerramento na Escola de Hotelaria de Lisboa em 24 de Janeiro -Em todas as sessões de trabalho e na de encerramento o ICOMOS-PT foi representado por Ana Paula Amendoeira.

Organização do Seminário "Cuidar das Casas. A conservação do património do século XX", Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), 8 de Fevereiro - Ana Paula Amendoeira, José Aguiar, Domingas Vasconcelos, Teresa Ferreira, Rui Póvoas, Esmeralda Paupério, Luisa Ambrósio, Xavier Romão e Maria Fernandes. Na sessão de abertura deste colóquio Ana Paula Amendoeira anunciou publicamente a intenção do ICOMOS PT em apresentar uma proposta de candidatura da obra do arquitecto Álvaro Siza Vieira à lista indicativa portuguesa do património mundial.

Realização de reunião em Lisboa com colegas do ICOMOS-Argentina, 28 de Fevereiro.

Conferência no Doutoramento de Arquitectura na Universidade de Évora sobre a Convenção do Património Mundial em representação do ICOMOS-PT, 13 de Março - Ana Paula Amendoeira.

Intervenção sobre o ICOMOS-PT no movimento associativo no âmbito do encontro organizado pelo ICOM PT, Museu da Ciência, Lisboa 16 de Março - Ana Paula Amendoeira.

Participação e colaboração com conferências com o Colóquio "Ignorância e Esquecimento ", C. M. Odemira, 12 e 13 de Abril - José Aguiar e Ana Paula Amendoeira.

(5)

Organização em conjunto com a DGPC das comemorações oficiais do Dia internacional dos Monumentos e Sítios, coordenação do Seminário “Património da Educação e Identidade, Universidade de Coimbra, 18 de Abril. Nesta iniciativa participaram vários membros do Conselho de Administração com apresentação de comunicações e moderação de debates. O ICOMOS-PT associou ainda a esta iniciativa as comemorações dos 500 anos da Biblioteca da Universidade de Coimbra. Antecipou-se também a inscrição da Universidade de Coimbra na Lista do Património Mundial o que viria a acontecer em Junho desse ano.

Participação no programa “Encontros com o Património” da TSF/DGPC assinalando o dia Internacional dos monumentos e sítios do ICOMOS, sobre o tema património da educação - Ana Paula Amendoeira.

Publicação de artigo do ICOMOS-PT no primeiro número da revista da DGPC “RP-Revista do Património” sobre os 40 anos da Convenção do Património Mundial - Ana Paula Amendoeira.

Participação na Exposição Percursos e Memórias da Escola José Afonso, Loures, Maio - Rui Remígio. Participação em várias reuniões desde 2010, de apoio técnico ao processo de Candidatura da Paisagem Cultural do Montado a património mundial - Ana Paula Amendoeira.

Participação como relatora na reunião do Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO, 3 de Maio - Ana Paula Amendoeira.

Novo modelo de recibo de quotas e novo modelo de ficha de sócio.

Conferência na DGPC sobre os “40 anos da Convenção do património Mundial e a lista portuguesa”, 10 de Maio - Maria Fernandes e Ana Paula Amendoeira.

Participação em representação do ICOMOS-PT na conferência debate "Conservação e Salvaguarda do Centro Histórico de Évora-uma metodologia para a delimitação da sua zona tampão”, organizado pelo Grupo Pró-Évora, 17 de Maio - Ana Paula Amendoeira.

Participação na apresentação pública do KIT pedagógico da UNESCO para o Património Mundial, Alfândega Porto, 20 de Maio- Orlando Sousa.

Apresentação de documento e participação na discussão pública sobre os 4 projetos de loteamento para os antigos conventos/hospitais da Colina de Santana, Lisboa, Julho. Foram elaborados quatro documentos de análise crítica detalhada dos projetos propostos para os hospitais de São José, Santa Marta, Capuchos Miguel Bombarda - Maria Ramalho, José Aguiar, Maria João Torres da Silva, Ana Paula Amendoeira.

Participação oficial nas comemorações do dia 10 de Junho em Elvas - Ana Paula Amendoeira.

Participação do ICOMOS-PT na Audição Parlamentar sobre reabilitação urbana, Lisboa 11 de Junho - Walter Rossa.

Participação com intervenção publicada na sessão solene comemorativa da inscrição de Coimbra na Lista da UNESCO em 4 de Julho no colégio do Carmo em Coimbra, a convite do Reitor e do Presidente do Município - Ana Paula Amendoeira.

Participação em Sessão pública de preparação do quadro de financiamento europeu Portugal 2020, Évora, CIMAC, tema cultura e património, 15 de Julho - Ana Paula Amendoeira.

(6)

Participação em Sessões Públicas sobre o centro histórico de Évora, gestão e salvaguarda, a convite da CDU e do PSD e CDS, no âmbito da campanha eleitoral para as autarquias locais, 17 de Julho.

Participação na reunião promovida pela Reitoria da Universidade de Coimbra para discussão pública sobre a inscrição na lista do património mundial - Ana Paula Amendoeira 22 de Julho.

Participação de Vitor Cóias membro do Comité Científico Internacional das Estruturas na reunião deste comité em Guimarães, 23 de Julho (nesta reunião foi visionado o filme sobre a Casa do Passal).

Participação na reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Coimbra sobre a inscrição da Universidade Alta e Sofia na lista da UNESCO- Ana Paula Amendoeira 24 de Julho.

Acompanhamento, em conjunto com a CNU, da missão de avaliação do ICOMOS e da IUCN da candidatura da Arrábida a Património Mundial, Setembro - Ana Paula Amendoeira.

Participação em representação do ICOMOS-PT no Encontro/debate Internacional de “Arquitectura Contemporânea em Ciudades Históricas”, organizado pelo comité do ICOMOS das Cidades e vilas históricas e Junta de Andaluzia realizado em Sevilha em 17. 18 e 19 de Setembro - Ana Paula Amendoeira, Alexandra Gesta e Ricardo Rodrigues.

Participação com comunicação no Segundo Seminário Internacional "Cidade e Alteridade: Convivência Multicultural e Justiça Urbana”, organizado pelo CES da Universidade de Coimbra nos dias 27 e 28 de Setembro, em Lisboa - Ana Paula Amendoeira.

Participação com intervenção na Conferência Internacional da INURA-International Network for Urban Research and Action que este ano se realizou em Lisboa, organizado pelo CES da Univ. Coimbra, sobre Cidade e Alteridade. Apresentação do caso da Colina de Santana, da Torre Peli em Sevilha e das Cardosas no Porto - comunicação realizada por Ana Paula Amendoeira.

Participação na Assembleia Geral da UNESCO em Paris em representação do ICOMOS-PT para a reunião de eleição de Portugal como estado membro do Comité do Património Mundial (2013-2017), 19 e 20 de Novembro. Participação na primeira reunião informativa dos novos membros do Comité - Ana Paula Amendoeira.

Participação do ICOMOS-PT no Comité Científico da “Conferência Internacional de Arquitectura Vernácula (CIAV)” organizado pela Escola Superior Gallaecia, 16 a 20 de Outubro. Participação na sessão de Abertura com intervenção no dia 16 de Outubro - Ana Paula Amendoeira. Nesta Conferência Internacional participaram vários membros do ICOMOS-PT e internacional com comunicações.

Organização do Seminário “Porto Património Mundial boas práticas em reabilitação urbana” com a participação de vários membros do Conselho de Administração no painel de oradores e moderadores. Cinema Passos Manuel, Porto, 25 de Outubro. Publicação da Declaração do ICOMOS-PT sobre boas práticas em reabilitação Urbana - Maria Ramalho, Ana Paula Amendoeira, Orlando Sousa, Bernardo Amaral.

(7)

Elaboração de proposta do ICOMOS-PT à Comissão Nacional da UNESCO para actualização da Lista Indicativa Portuguesa do Património Mundial - Novembro. Esta proposta foi aceite pela CNU e foi decidido o início do processo.

Participação no encontro sobre classificação de Património com a comunicação "Porque classificamos património?" em Ourique, 21 de Novembro - Ana Paula Amendoeira.

Participação no primeiro congresso da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego com a comunicação "A Importância da valorização do património para o desenvolvimento social e económico dos lugares”, 23 de Novembro - Ana Paula Amendoeira.

2014

ICOMOS-PT passa a integrar a Secção de Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura, tendo participado em todas as reuniões e elaborado diversos pareceres (mês de Fevereiro). Artigo no Jornal Diário de Notícias sobre a posição do ICOMOS-PT sobre os projectos propostos para a Colina de Santana, “O ICOMOS e a Colina: de Santana a Lisboa”, 12 de Fevereiro – Maria Ramalho

Miguel Brito Correia do ICOMOS -PT foi co-autor do livro “Património cultural, critérios e normas internacionais de proteção”, que contém a tradução para português de diversas Cartas do ICOMOS, 24 de Fevereiro.

Participação na elaboração da declaração conjunta das Comissões portuguesas do ICOMOS-PT e do ICOM-PT, “Em defesa da liberdade científica e técnica e da qualificação da Administração Pública”(mês de Março).

Realização da Primeira reunião do Grupo de trabalho para a actualização da Lista Indicativa com a participação do ICOMOS-PT em todas as reuniões realizadas até agora com excepção de duas. Foram realizadas até agora cerca de 20 reuniões e audições técnicas com os promotores das várias candidaturas ao nível nacional. O ICOMOS-PT elabora pareceres sobre uma parte dessas propostas para avaliação do plenário do grupo. Estão em avaliação mais de vinte propostas de candidaturas, mês de Março - Ana Paula Amendoeira.

Criação do sítio em linha www.icomos.pt – Orlando Sousa, Francisco Faure. Criação de página no Facebook do ICOMOS-PT – Ana Costa e Orlando Sousa.

Posição pública do ICOMOS-PT relativamente à atribuição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conferido pela “Revista Vida Imobiliária” à intervenção no Quarteirão das Cardosas, Centro Histórico do Porto – Património Mundial.

Co-organização com Ordem dos Médicos do Debate Cívico (em parceria) “Colina de Santana-existem Alternativas! Lisboa com + cultura + conhecimento + saúde”, com a participação de vários membros do Conselho de Administração no painel de oradores. Sociedade de Geografia de Lisboa, 29 de Março - José Aguiar, Maria Ramalho, Maria João Torres da Silva, Ana Paula Amendoeira.

Participação na conferência: Boas Práticas na Reabilitação Urbana, GECoRPA; “Semana da Reabilitação Urbana”, 26 de Março - José Aguiar, Maria Ramalho.

Participação nas Sessões de Debate da Assembleia Municipal de Lisboa “Debater Lisboa – Colina de Santana” com apresentação de documentos sobre a posição do ICOMOS-PT (Dez. 2013- Março 2014)- Ana

(8)

Paula Amendoeira, José Aguiar, Maria Ramalho. Participação no Debate: O impacto das propostas na memória e identidade histórica da Colina de Santana – José Aguiar (mês de Fevereiro).

Conferência a convite do Goethe Institut: Colina de Santana. Património Urbano, Paisagem Urbana Histórica e o Futuro da Cidade: do medo de perder a memória ao medo de perder o futuro! – 11 Fevereiro - José Aguiar.

Participação em reuniões com diversas ONG e apoio à elaboração do documento sobre a posição do ICOMOS-PT sobre o “Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua e os seus impactos na Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro” (mês de Maio) - Maria Ramalho, Maria João Torres da Silva, José Aguiar Ana Paula Amendoeira.

Representação do ICOMOS-PT na cerimónia de entrega do Prémio de Arquitectura do Douro 2013/2014, Sabrosa, 12 de Maio – Orlando Sousa.

Coordenação do Seminário “Conversas à Volta do Espírito do Lugares”, Igreja de São Tiago, Montemor-o-Novo, 31 de Maio – Maria Ramalho. Participação com comunicação - Ana Paula Amendoeira e José Aguiar. Participação do ICOMOS-PT na 38ª reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO em Doha no Qatar, integrando a Delegação Portuguesa no mandato de Portugal como membro do Comité - representado por Ana Paula Amendoeira. Nesta reunião o ICOMOS-PT deu assessoria no domínio da avaliação do estado de conservação dos sítios na lista do património mundial e nas intervenções do Estado português na avaliação dos bens candidatos ao património mundial, 16 a 26 de Junho.

Apoio na tradução do «Glossário das formas de deterioração da pedra» da Comissão Científica Internacional para a Pedra (ISCS) (mês de Julho) - Soraya Genin.

Participação da Presidente do ICOMOS-PT com conferência "A Carta de Veneza uma visão crítica sobre a sua ligação à Convenção do Património Mundial de 1972 na Conferência Internacional "Los Nuevos Paradigmas de la conservación del Patrimonio Culutral" 50 Años de la Carta de Venecia, organizado pelo Instituto Nacional de Antropologia e História, Cidade do México, Julho - Ana Paula Amendoeira.

Participação na organização do Congresso "Cultural HELP 2014 - Cultural Heritage and Loss Prevention", - Esmeralda Paupério e Xavier Romão do Comité Científico Internacional do ICOMOS para a prevenção de riscos. Neste Congresso houve várias intervenções especializadas de membros do ICOMOS-PT. Ana Paula Amendoeira participou com intervenção na sessão de encerramento. Biblioteca Almeida Garrett, Porto, 6-7 Outubro.

Apresentação de artigo em nome do ICOMOS-PT para o jornal Público “Discutir os modelos de gestão dos bens culturais propriedade do Estado”, 30 de Outubro – José Aguiar, Maria João Torres Silva, Maria Ramalho.

Apresentação de artigo na Revista Pedra & Cal, n.º 56, pp. 38-31: “Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial. Índices socioeconómicos: Balanço de uma Década.”- Paupério, E., Romão, X., Vasconcelos, D.,

Ferreira, T.

Apresentação de parecer (desk review) sobre uma proposta de candidatura a Património Mundial a pedido do ICOMOS internacional. Natália Fauvrelle foi a perita indicada pelo ICOMOS-PT, (mês de Outubro).

Participação de diversos membros do Conselho de Administração e membros individuais do ICOMOS-PT na XVIII Assembleia Geral de Florença sobre o lema: “Património e Paisagem como direitos e valores humanos”, 9 a 14 Novembro.

(9)

Participação na reunião da Comissão Científica Internacional para a Pedra (ISCS), Florença, Novembro de 2014 - Soraya Genin.

Participação no Conselho Consultivo da Missão Douro Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, 1ª Reunião, Peso da Régua, 10 de Dezembro – Orlando Sousa.

2015

Participação no Debate “Palácios Históricos de Lisboa – Memória, Ruína ou Futuro”, organização do Fórum Cidadania Lisboa/Instituto de História de Arte da FCSHUNL”, 24 de Janeiro – Maria João Torres. Apoio Institucional ao Seminário “Património Edificado do Bussaco”, Palace Hotel do Bussaco, 27 de Março.

Participação no Processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Cascais (mês de Março) – Maria Ramalho, Soraya Genin.

Contributo do ICOMOS-PT no âmbito da participação pública sobre o projeto de revisão do Plano Diretor Municipal de Cascais, 28 de Março.

Disponibilização no youtube de todas as palestras apresentadas no Seminário “Porto Património Mundial boas práticas em reabilitação urbana” (realizado em Outubro 2013).

Participação na coordenação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril sobre o lema: “Conhecer, Explorar e Partilhar”. Ana Paula Amendoeira.

Participação de Ana Paula Amendoeira no programa da rádio TSF “Encontros com o Património” sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, no qual também participou, por proposta e a convite do ICOMOS-PT, o membro da Comissão Executiva Internacional do ICOMOS, Vitor Salinas Fernandes.

Participação na organização do Colóquio “Baixa Pombalina a Património Mundial: Ainda é possível?”, Sede do Banco de Portugal, Lisboa, 21 de Abril - Ana Paula Amendoeira, Luís Ramos, Paulo Lourenço, Graça Vasconcelos.

Apresentação de pareceres (External Review) sobre candidaturas ao programa da World Monuments Watch - 2016, da World Monuments Fund (mês de Maio).

Tradução da versão atualizada da Declaração de Compromisso Ético do ICOMOS, resultante da última Assembleia Geral do ICOMOS, em Florença (em curso) - Soraya Genin.

Introdução de capítulo do livro sobre a Reabilitação do Palacete Bensaúde no Campus do Lumiar, obra decorrida entre 2010-2014, editado pelo IAPMEI - Soraya Genin.

Apresentação de artigo para o Jornal Público “Novo Plano Director Municipal de Cascais – uma proposta sem futuro”, 9 de Junho - Maria Ramalho, Soraya Genin.

Participação na “Conferência Internacional - Bom Jesus: Vozes e Contributos à Candidatura a Património Mundial”, Braga, 26 e 27 de Junho – Com comunicação de Orlando Sousa.

(10)

Participação de Ana Paula Amendoeira como Presidente do ICOMOS-PT com a conferência Património Mundial e Turismo. Iniciativa ZTalk´s – Diálogos com a Europa e o Futuro (conversas na Rede Pública de Bibliotecas). Projeto organizado pelo Gabinete do Euro-deputado Carlos Zorrinho. Participação a convite do Presidente da Câmara de Elvas, 27 de Junho, Biblioteca Pública de Elvas.

Participação de membros do Conselho de Administração na missão técnica conjunta à zona de Catmandu atingida pelo sismo de Abril. Organização do ICORP/ICOMOS, ICCROM, ICOM e Smithsonian Institut), Nepal, Maio e Junho - Esmeralda Paupério e Xavier Romão.

Participação na 39ª reunião do Comité do Património Mundial integrando a delegação de Portugal membro votante do Comité, Bona Alemanha 28 de Junho a 4 de Julho Ana Paula Amendoeira em representação do ICOMOS-PT.

Participação de membros do Conselho de Administração no curso “FIRST AID TO CULTURAL HERITAGE FOR RECOVERY AND RISK REDUCTION” co-organizado pelo ICORP/ICOMOS, ICCROM, ICOM, Smithsonian Institute, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Instituto da Construção da FEUP e o National Centre for Safety of Heritage Structures do IIT Madras (mês de Julho) - Esmeralda Paupério e Xavier Romão.

Participação na 2ª reunião do Conselho Consultivo da Missão Douro Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, Vila Real, 17 de Julho - Fernando Pádua Azevedo.

Parceria na organização do II Encontro dobre História da Construção. Lisboa, 6 de Novembro - João Mascarenhas Mateus.

Conferência de Ana Paula Amendoeira, como Presidente do ICOMOS-PT, no Seminário Internacional Usos del Património: Nuevos Escenários, organizado pelo Instituto Nacional Mexicano de Antropologia e História, Guanajuato, México, 25 de Setembro.

Apoio institucional e apresentação de conferência no Colóquio “Alfredo de Andrade (1839-1915) entre Itália e Portugal: cidade, arquitectura, património”. Consulado de Itália, Porto, 30 de Outubro; Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, 29 de Outubro – Teresa Ferreira, José Aguiar

Moderação da sessão de apresentação do Manual para Professores Património para a Paz e a Reconciliação, Salvaguardar o Património Subaquático da Primeira Guerra Mundial, Universidade Nova de Lisboa FCSH. Convite da Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Lisboa, 17 de Novembro – Ana Paula Amendoeira.

Participação na Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO, dia 19 de Novembro.

Apresentação da proposta de candidatura da obra de Álvaro Siza Vieira à lista Indicativa Portuguesa do Património Mundial ao grupo de trabalho para atualização da lista indicativa portuguesa ao património mundial - Proposta apresentada por Ana Paula Amendoeira e José Aguiar.

Participação com conferência de Ana Paula Amendoeira na primeira sessão pública para a elaboração do Plano de Gestão da Zona Central de Angra do Heroísmo, classificada na lista do Património mundial da UNESCO. Convite do Governo Regional dos Açores, 3 de Dezembro.

(11)

Participação no Conselho Consultivo da Missão Douro Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, 3ª Reunião, Sabrosa, 14 de Dezembro – Fernando Pádua Azevedo.

Presidente do Conselho de Administração,

Ana Paula Amendoeira

(12)

ASSEMBLEIA GERAL ICOMOS PORTUGAL – 15 DE DEZEMBRO DE 2015 (FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA)

Relatório Financeiro 2011-2015

• A fonte de receitas, quase exclusiva, do ICOMOS-Portugal são as quotas dos seus membros.

• A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa comparticipa nas despesas de correio e proporciona, sem custos para a associação, um espaço (gabinete) que é usado como sede.

• No início do mandato do atual Tesoureiro havia 7.289,53€ de saldo nas contas bancárias no Millennium BCP, que foram fundidas numa única conta. Este valor inicial proporcionou uma “almofada financeira” muito importante para o ICOMOS-Portugal.

• Entre 1990 e 1996 a média de quotas pagas pelos membros individuais era de 15 por ano, tendo atingido 44 quotas pagas em 1997, 33 em 1998 e 79 em 1999

• Entre 2000 e 2006 a média de quotas pagas pelos membros individuais passou para 26 por ano • Entre 2007 e 2010 a média de quotas pagas pelos membros individuais passou para 60 por ano • Em 2011 foram pagas 93 quotas, até agora o melhor ano de sempre

• Em 2012 o número foi 82 e em 2013 baixou para 76 • Em 2014 subiu para 87

• E em 2015 voltou a atingir 92 quotas, no segundo melhor ano de sempre

Prestação de Contas do primeiro ano de mandato (23.03.2011 e 22.03.2012)

Receitas Despesas

1. Saldo no banco em 23.03.2011 12.680,62 € 1. Pagamentos ao SI de quotas 2011 -3.720,00 € 2. Quotas individuais 2010 (2 x 50€) 100,00 € 2. Despesas bancárias (transferências) - 39,70 € 3. Quotas individ. 2011 (16 x 50€) 800,00 € 3. Despesas bancárias (cheques) - 16,00 € 4. Quotas instituc. 2011 (3 x 210€) 630,00 € 4. Despesas administrativas - 40,00 € 5. Quotas individ. 2012 (54 x 50€) 2.700,00 €

5. Encontro "Patrim. de Origem

Portug." - 219,80 €

6. Quotas instituc. 2012 (1 x 210€) 210,00 € 6. Participação de membros do 7. Quota não identificada 50,00 € Conselho de Administração em

reuniões com entidades externas - 172,21 € 7. Encontro "Dia Int. Mon. e Sítios" - 318,77 € 8. Assembleia Geral em Paris -1.300,00 € 8. Total de receitas (1+2+…+7) 17.170,62 € 9. Total de despesas (1+2+...+8) -5.826,48 € Nota 1: em 22.03.2011 já havia 77 quotas de 2011 pagas. Nesse ano foram pagas mais 16 quotas (total 93) Nota 2: as quotas 2012 contabilizadas são só as que foram pagas até 22.03.2012

(13)

Prestação de Contas do segundo ano de mandato (23.03.2012 e 22.03.2013)

Receitas Despesas

1. Saldo no banco em 23.03.2012 11.344,14 € 1. Pagamentos ao SI de quotas 2012 -3.440,00 € 2. Quotas individ. 2012 (23 x 50€) 1.150,00 € 2. Despesas bancárias (transferências) - 24,10 € 3. Quotas individ. 2013 (58 x 50€) 2.900,00 € 3. Despesas administrativas - 25,00 € 4. Quotas instituc. 2013 (1 x 210€) 210,00 € 4. Nova parede divisória na Sede -1.137,75 €

5. Participação de membros do Conselho de Administração em

reuniões com entidades externas - 550,00 € 6. Encontros "Dia Int. Mon. e Sítios" - 686,25 € 7. Tradução de texto para UNESCO - 270,60 € 8. Domínio internet "ICOMOS.pt" - 79,95 € 9. Despesas a anular (ver nota 4) - 124,00 € 10. Encontro "Cuidar das Casas 2" - 221,00 € 5. Total de receitas (1+2+…+4) 15.604,14 € 11. Total de despesas (1+2+...+10) -6.558,65 € Nota 1: em 22.03.2012 já havia 57 quotas de 2012 pagas. Nesse ano foram pagas mais 25 quotas (total 82) Nota 2: as quotas 2013 contabilizadas são só as que foram pagas até 22.03.2013

Nota 3: o saldo no banco em 22.03.2013 é de 9.045,49€ (15.604,14€ - 6.558,65€)

Nota 4: estas despesas referem-se a um erro do Banco BCP que autorizou um débito direto de outro cliente. A situação ficou resolvida em 23.04.2013

Prestação de Contas do terceiro ano de mandato (23.03.2013 e 22.03.2014)

Receitas Despesas

1. Saldo no banco em 23.03.2013 9.045,49 € 1. Pagamentos ao SI de quotas 2013 -3.040,00 € 2. Quotas individ. 2013 (18 x 50€) 900,00 € 2. Despesas bancárias - 49,18 € 3. Quotas instituc. 2013 (1 x 210€) 210,00 € 3. Despesas administrativas - 30,00 € 4. Seminário no Porto (25.10.2013) 1.040,00 € 4. Participação de membros do

5. Quotas individ. 2014 (56 x 50€) 2.800,00 € Conselho de Administração em

6. Quotas individ. 2015 (1 x 50€) 50,00 € reuniões com entidades externas -1.100,00 € 7. Receitas que anulam despesas 5. Encontro "Dia Int. Mon. e Sítios" - 184,50 € feitas por engano em Fevereiro 6. Seminário no Porto (25.10.2013) -1.760,61 € e Março e Abril 2013 (ver nota 3) 186,00 € 7. Despesas a anular em Abril 2013 - 62,00 € 8. Total de receitas (1+2+…+7) 14.231,49 € 8. Total de despesas (1+2+...+7) -6.226,29 € Nota 1: em 22.03.2013 já havia 58 quotas de 2013 pagas. Nesse ano foram pagas mais 18 quotas (total 76) Nota 2: as quotas 2014 contabilizadas são só as que foram pagas até 22.03.2014

Nota 3: estas despesas referem-se a um erro do Banco BCP que autorizou um débito direto de outro cliente. A situação ficou resolvida em 22.04.2013

(14)

Prestação de Contas do quarto ano de mandato (23.03.2014 e 30.11.2015)

Receitas Despesas

1. Saldo no banco em 23.03.2014 8.005,20 € 1. Pagamentos ao SI de quotas 2014 -3.480,00 € 2. Quotas individ. 2014 (31 x 50€) 1.550,00 € 2. Pagamentos ao SI de quotas 2015 -3.680,00 € 3. Quotas instituc. 2014 (2 x 210€) 420,00 € 3. Despesas bancárias - 38,58 € 4. Quotas individ. 2015 (89 x 50€) 4.450,00 € 4. Despesas administrativas - 29,90 € 5. Quotas individ. 2016 (42 x 50€) 2.100,00 € 5. Participação de membros do

6. Quotas individ. 2017 100,00 € Conselho de Administração em

reuniões com entidades externas - 606,61 € 6. Debate sobre a Colina de Sant’Ana - 25,00 € 7. Deslocação de Ana Paula Amend.

à Assembleia Geral em Itália - 550,00 € 8. Seminário no Porto (25.10.2013) - 80,00 € 9. Encontro "Dia Int. Mon. e Sítios" - 539,41 € 10. Participação na reunião do Comité

do Património Mundial, em Bona - 308,00 € 11. Domínio internet "ICOMOS.pt" - 18,93 € 7. Total de receitas (1+2+…+6) 16.625,20 € 12. Total de despesas (1+2+...+11) -9.356,43 € Nota 1: em 22.03.2014 já havia 56 quotas de 2014 pagas. Nesse ano foram pagas mais 31 quotas (total 87) Nota 2: as quotas 2016 contabilizadas são só as que foram pagas até 30.11.2015

Nota 3: o saldo no banco em 30.11.2015 é de 7.268,77€ (16.625,20€ - 9.356,43€)

Referências

Documentos relacionados

This highly sensitive approach permits identification and quantification of a wide variety of amino acid misincorporations, but does not produce a comprehensive view of

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de