• Nenhum resultado encontrado

PESQUISA DE COLIFORMES NA ÁGUA DAS CAIXAS D ÁGUA DE POÇOS SEMIARTESIANOS NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PESQUISA DE COLIFORMES NA ÁGUA DAS CAIXAS D ÁGUA DE POÇOS SEMIARTESIANOS NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PESQUISA DE COLIFORMES NA ÁGUA DAS CAIXAS D’ÁGUA DE POÇOS SEMIARTESIANOS NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA

INVESTIGATION OF THE PRESENCE OF COLIFORMS IN THE WATERS IN RESERVOIRS OF SEMIARTESIAN WELLS IN THE MUNICIPALITY OF TEIXEIRA

DE FREITAS, BAHIA, BRAZIL

SANTOS, Claudiane Reis dos1; SILVA, Karla Daniele Araújo da1; FORTUNA Jorge Luiz2

Resumo

Em relação à qualidade da água é necessário atenção por parte das autoridades sanitárias e dos consumidores, em particular à água dos mananciais como poços, nascentes, lagos, já que a contaminação por excreções humana e outros animais pode se tornar veículo de transmissão de doenças. Objetivos deste trabalho: pesquisar presença de coliformes totais e termotolerantes na água de quatro caixas de poços semiartesianos no município de Teixeira de Freitas-BA; verificar, no momento da coleta, a temperatura e o pH da água; realizar a Contagem de Bactérias Heterotróficas Aeróbias Mesófilas (CBHAM); realizar levantamento, através de questionário, para verificar o perfil dos usuários, as formas de utilização da água, nível confiabilidade dos frequentadores e tratamento que a mesma recebe, pelos usuários, antes de ser consumida; confeccionar e fornecer aos usuários um prospecto com informações dos principais métodos de purificação da água. Foram analisadas 24 amostras de água. Todas se apresentaram dentro dos padrões para coliformes totais e termotolerantes. Porém sete (29%) amostras apresentaram-se com CBHAM acima do padrão. Faz-se necessário o monitoramento adequado ou uma intervenção efetiva por parte dos responsáveis pelos serviços de saneamento, no que se refere às condições higiênico-sanitárias do local.

Palavras-chave: Água; Coliformes; Poços Semiartesianos. Abstract

Water quality should be the object of attention of health authorities and consumers alike. The contamination of water from natural sources like wells, springs and lakes by human excretion and of other animals may become the pathway of transmission diseases that directly affect health. The main objective of the present study was to analyze the microbiological quality of the water stored in reservoirs of semiartesian wells in Teixeira de Freitas city. The presence of total and thermotolerant coliforms was assessed in four reservoirs of semiartesian wells. On collection, temperature and pH of water were measured. Also, mesophilic aerobic heterotrophic bacteria. A questionnaire was prepared to assess water user profile, the ways water is consumed, the reliability of the people when collecting water, and any supplementary treatment strategies adopted by individual consumers prior to consumption. A set of instructions was prepared containing information about the main methods to purify water prior to consumption. Twenty-four water samples were analyzed. All presented acceptable results of total and thermotolerant coliforms. Seven samples exhibited counts above the acceptable limit. The results show the need for sanitation authorities to monitor or to more effectively intervene to improve hygienic and sanitary conditions of water in the site.

Keywords: Water; Coliforms; Semiartesian Wells.

1 Licenciadas em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X, Teixeira de

Freitas-BA.

2

Professor Adjunto da área de Microbiologia do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X. Laboratório de Microbiologia. Av. Kaikan, s/n – Universitário. Teixeira de Freitas-BA. CEP: 45.992-294.

(2)

Introdução

A água é o mais importante recurso natural do mundo. Sem ela a vida não poderia existir e o seu fornecimento em quantidade e qualidade é fundamental para a perfeita manutenção da vida humana. Contudo, apesar de todos os esforços para armazenar e diminuir seu consumo, a água está se tornando um bem escasso e sua qualidade se deteriora cada vez mais rápido (FREITAS; ALMEIDA, 1998).

Macêdo (2001) relatou que somente 30% da população mundial possui água tratada, sendo que os 70% restantes dependem de poços ou de outras fontes de abastecimento possíveis de contaminação.

De acordo com Silva e Araújo (2003), até a década de 70, pensava-se que as águas subterrâneas estavam naturalmente protegidas da contaminação pelas camadas de solo e rochas. Porém, a partir de então, foram detectados certos traços da presença de contaminantes em águas subterrâneas, e diversos estudos têm sido conduzidos no sentido de avaliar a sua seguridade. Atualmente sabe-se que vários fatores podem comprometer sua qualidade. O destino final do esgoto doméstico e industrial em fossas e tanques sépticos, a disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos e industriais, postos de combustíveis e de lavagem e a modernização da agricultura representam fontes de contaminação das águas subterrâneas por bactérias e vírus patogênicos, parasitas e substâncias orgânicas e inorgânicas.

Observa-se que não é somente a qualidade da água a partir da fonte de suprimento que deve ser controlada, mas também é importante garantir que esta qualidade mantenha-se nas diferentes formas de manuseio.

O principal problema de saúde pública na água destinada ao consumo é a ocorrência de contaminação fecal, pois esta aumenta a possibilidade da existência de microrganismos patogênicos intestinais (GOMES et al., 2005).

Franco e Landgraf (2002) apontaram a Escherichia coli, como o principal indicador de coliformes termotolerantes. O seu uso como indicador de contaminação de origem fecal presentes em água, foi proposto em 1982, sendo esse microrganismo encontrado no conteúdo intestinal do homem e de outros animais de sangue quente.

Conforme descrito na Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde (MS), de 12 de dezembro de 2011, entende-se por água potável, a água destinada ao consumo humano, cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos, atendam aos padrões de potabilidade, não oferecendo riscos à saúde (BRASIL, 2011).

Sendo assim, segundo Salgueiro et

al. (2008) é de grande importância o

controle e monitoramento da qualidade da água nas diversas etapas de utilização, no que se refere ao preparo dos alimentos, ao consumo, a higiene dos manipuladores de alimentos, as operações de limpeza e sanitização, com a intenção de oferecer esclarecimentos em relação às características e a garantia da qualidade.

É preciso que exista uma preocupação e cautela em relação à qualidade da água que é um bem universal, exigindo atenção por parte das autoridades sanitárias e de todos os consumidores, em particular nos casos de uso humano, que se refere à água dos mananciais como poços, nascentes, lagos, entre outros, já que a contaminação por excreções humana e outros animais pode se tornar um veículo de transmissão de doenças que influenciam diretamente a saúde da população.

O objetivo principal desse trabalho foi analisar a qualidade microbiológica da água de caixas d’água de poços semiartesianos no município de Teixeira de Freitas-BA, comparando-as com os padrões de potabilidade exigidos pela legislação vigente. Como objetivos específicos: pesquisar a presença de coliformes totais e termotolerantes na água de quatro caixas de poços semiartesianos que abastecem os bairros Vila Caraípe, São Lourenço,

(3)

Liberdade II e Loteamento Zé da Mata no município de Teixeira de Freitas-BA; verificar, no momento da coleta, a temperatura e o pH da água; realizar a contagem de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas (CBHAM) nas amostras da água das caixas d’água dos respectivos poços; realizar levantamento, através de um questionário, para verificar o perfil dos usuários, as formas de utilização da água, bem como o nível confiabilidade dos frequentadores e o tratamento que a mesma recebe, pelos usuários, antes de ser destinada para o consumo; e confeccionar e fornecer aos usuários um prospecto com informações dos principais métodos de purificação da água antes do consumo. Material e Métodos

Foram coletadas e analisadas um total de 24 amostras de água no período de um mês, sendo três amostras no período da manhã e três amostras no período da tarde para cada uma das quatro diferentes caixas d’água dos poços semiartesianos, localizados em chafarizes dos quatros diferentes bairros do município de Teixeira de Freitas-BA (Vila Caraípe, São Lourenço, Liberdade II e Loteamento Zé da Mata). As análises foram realizadas no mês de setembro de 2013.

Para a coleta de amostras de água de abastecimento foram utilizados frascos de vidro esterilizados, com capacidade de 250 mL, sendo utilizados 2/3 do frasco.

A água foi coletada das torneiras da fonte após três minutos de escoamento, sendo transportados em recipiente isotérmico, com gelo, até o Laboratório de Microbiologia do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde foram submetidos às análises microbiológicas.

No momento da coleta das amostras de água foram mensuradas a temperatura, utilizando um termômetro digital com laser infravermelho (Suryha®), e logo após o pH com o auxílio da fita Universalindikator pH (Merk®).

Os métodos empregados foram baseados em Silva et al. (2007). As amostras de água foram submetidas à pesquisa de coliformes termotolerantes pela técnica do Número Mais Provável (NMP) e à contagem de Bactérias Heterotróficas Aeróbias Mesófilas (CBHAM).

Após a homogeneização da amostra, transferiu-se, com o auxílio da pipeta, 1,0 mL da amostra para tubo de ensaio contendo 9,0 mL de Solução Salina Peptonada (SSP) a 0,1% de modo a obter uma diluição de 10

-1

. Em seguida, retirou-se 1,0 mL desta diluição de 10-1 transferindo para outro tubo contendo 9,0 mL de SSP a 0,1%, obtendo assim a diluição de 10-2. Repetiu-se o mesmo método com a diluição de 10-2, obtendo-se assim a diluição de 10-3 (SILVA

et al., 2007).

A partir das diluições de SSP transferiu-se alíquotas de 1,0 mL em duas placas de Petri para cada diluição (10-1; 10-2; 10-3), respectivamente, onde verteu-se de 15 a 20 mL do meio Ágar Padrão para Contagem (APC) – método de semeadura em profundidade (“pour plate”). Após a homogeneização, e solidificação do meio, as placas foram incubadas, em posição invertida, em estufa com temperatura de 35°C por 24 a 48 horas para a contagem de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas (CBHAM) (SILVA et al., 2007).

Foram três séries de três tubos, com tubo de Durhan, contendo 10 mL de Caldo Lauril Sulfato Triptose (LST), onde foram adicionados 1,0 mL de cada diluição, e incubados à 35ºC/24-48 h. Aqueles que apresentarem formação de gás no interior do tubo de Durhan e tornarem o meio turvo, serão considerados positivos, portanto seguiram para a próxima etapa (SILVA et

al., 2007). De cada tubo positivo de LST,

transferiu-se uma alíquota, através de alça bacteriológica, para tubos contendo Caldo Verde Brilhante Bile Lactosado (VBBL) com tubos de Durhan invertidos, que foram incubados na estufa seca a 35ºC/24-48 h, para a contagem de coliformes totais; e tubos contendo Caldo para Escherichia coli (EC), que foram incubados em estufa

(4)

banho-maria à 45ºC/24-48 h, para contagem de coliformes termotolerantes. Os tubos positivos do Caldo VBBL e do Caldo EC foram conferidos nas tabelas de Número Mais Provável (NMP) para a enumeração de coliformes totais e termotolerantes (SILVA

et al., 2007).

Foi aplicado um questionário (figura 1) a 15 usuários de cada um dos poços (totalizando 60 usuários), para verificar o perfil e a forma de armazenamento de água, além de verificar o tratamento que a mesma recebe, pelos usuários, antes de ser destinada para o consumo.

Figura 1 - Questionário avaliativo da população que utiliza a água dos Chafarizes.

Para calcular o tamanho da amostragem da população que foi entrevistada foram tomados os seguintes parâmetros (FONSECA; MARTINS, 1993; ARANGO, 2005): frequência esperada de contaminação da água (p) de 10,0% (0,1); erro máximo (absoluto) aceitável (e) de 15,0% (0,15) e nível (grau) de confiança (Z) de 95% (1,96).

A determinação do tamanho mínimo da amostragem necessária para a estimativa de uma proporção empregando intervalo de confiança com um determinado grau de confiança (Z) e para uma margem de erro absoluto (e) resultou-se a partir da seguinte fórmula, segundo Arango (2005) e Rodrigues (2002):

Onde: n = amostra (tamanho mínimo da amostra); Z = grau (nível) de confiança; p = estimativa preliminar da verdadeira proporção ou frequência esperada; q =

100-p; e = margem de erro absoluto (máximo),

precisão.

Para as entrevistas foi utilizada amostragem acidental. Segundo Fonseca e Martins (1993) trata-se de uma amostra formada por aqueles elementos que vão aparecendo, que são possíveis de se obter até completar o número de elementos da amostra. Geralmente utilizada em pesquisa de opinião, em que os entrevistados são acidentalmente escolhidos.

Após as análises microbiológicas da água foi confeccionado, no programa

Word®, e depois fornecido aos usuários dos chafarizes dos quatros diferentes bairros, um prospecto com informações dos principais métodos de purificação da água antes do consumo (Figura 2).

(5)

Figura 2 - Prospecto com informações dos principais métodos de purificação da água antes do consumo.

Nesse estudo os dados das variáveis, tanto da qualidade da água quanto do questionário, foram apresentados e analisados através da frequência absoluta e percentual (estudo de frequência).

Resultados e Discussão

Verificou-se que as 24 (100%) amostras analisadas apresentaram-se dentro dos padrões para coliformes totais e termotolerantes (Tabela 1) segundo a Portaria n° 2.914 (BRASIL, 2011).

Através dos dados, foi possível constatar que uma (4%) amostra apresentou a presença de coliformes totais, sendo este, aceitável como padrão de potabilidade, em 100 mL de água destinada para o consumo humano, na ausência de bactéria do grupo de coliformes termotolerantes, onde caso ocorra devem ser realizados procedimentos investigatórios para verificar a origem e tomar as devidas providências imediatas, de modo a corrigir a contaminação e prevenir problemas posteriores e só então realizar uma nova análise.

Ribeiro et al. (2012) realizaram a análise microbiológica da qualidade da água abastecida no município de Açailândia-MA, verificando que 100% das amostras analisadas estavam de acordo com os padrões de potabilidade legais brasileiros. Esse resultado também é descrito por Ratti

et al. (2011), em sua pesquisa de coliformes

totais e termotolerantes em amostras de água coletadas no bairro Zona Sete, na cidade de Maringá-PR onde os resultados indicaram que, em todos os casos, as amostras estavam livres de coliformes, portanto, sem indicativo de contaminação fecal.

Porém Justen et al. (2010), avaliaram a qualidade microbiológica da água de poços tubulares profundos de abastecimento publico rural e verificaram que dos 20 poços tubulares de abastecimento público rural do município de Santa Helena–PR indicaram a presença de microrganismos coliformes fora dos padrões de potabilidade vigentes, em ambos os períodos de avaliação. Constatou-se que ouve um aumento expressivo e preocupante de poços contaminados por coliformes termotolerantes (400%) de 2004 para 2008, e ainda em 2008, 50% dos poços

(6)

tubulares profundos analisados estavam contaminados por Escherichia coli, bactéria indicadora de fezes, associada a um elevado número de patologias. Esta mesma pesquisa

aponta ainda que o crescimento de atividades geradoras de dejetos na zona rural está contaminando o solo, e por infiltração, atingindo as águas subterrâneas.

Tabela 1 - Resultados das análises microbiológicas e físico-químicas das amostras de água.

AMOSTRAS

DATA DA COLETA

PERÍODO LOCAL pH TEMP. (°C) Coliformes Totais (NMP/100 mL) Coliformes Termotolerantes (NMP/100 mL) CBHAM (UFC/mL) 1 03.09.13 Manhã Vila Caraípe 6,0 26,0 Ausente Ausente <1,0x10 2 03.09.13 Tarde Vila Caraípe 6,0 25,4 Ausente Ausente 2,0x10²

3 04.09.13 Manhã São

Lourenço 6,0 25,4 Ausente Ausente 4,0x10¹

4 04.09.13 Tarde São

Lourenço 6,0 26,6 Ausente Ausente 4,5x10¹ 5 05.09.13 Manhã Liberdade II 6,0 26,5 Ausente Ausente 1,5x10¹ 6 05.09.13 Tarde Liberdade II 6,0 26,5 Ausente Ausente <1,0x10 7 06.09.13 Manhã Zé da Mata 6,0 25,5 Ausente Ausente 1,3x10⁴ 8 06.09.13 Tarde Zé da Mata 6,0 25,1 Ausente Ausente <1,0x10

9 10.09.13 Manhã São

Lourenço 6,0 25,0 Ausente Ausente 4,0x10¹

10 10.09.13 Tarde São

Lourenço 6,0 25,5 Ausente Ausente 4,1x10² 11 11.09.13 Manhã Vila Caraípe 6,0 26,5 Ausente Ausente 3,6x10² 12 11.09.13 Tarde Vila Caraípe 6,0 25,5 Ausente Ausente 2,5x10¹ 13 12.09.13 Manhã Liberdade II 6,0 24,3 Ausente Ausente 2,0x10¹ 14 12.09.13 Tarde Liberdade II 6,0 26,6 Ausente Ausente 8,4x10² 15 13.09.13 Manhã Zé da Mata 6,0 26,1 Ausente Ausente 9,0x10¹ 16 13.09.13 Tarde Zé da Mata 5,0 28,1 Ausente Ausente 5,0x10¹ 17 17.09.13 Manhã Zé da Mata 6,0 26,1 Ausente Ausente 3,0x10¹ 18 17.09.13 Tarde Zé da Mata 6,0 27,4 Ausente Ausente <1,0x10 19 18.09.13 Manhã Liberdade II 6,0 25,1 2,3x10³ Ausente 1,5x10² 20 18.09.13 Tarde Liberdade II 6,0 27,2 Ausente Ausente 6,5x10⁶ 21 19.09.13 Manhã Vila Caraípe 6,0 26,5 Ausente Ausente 6,5x10⁶ 22 19.09.13 Tarde Vila Caraípe 6,0 27,3 Ausente Ausente 6,5x10⁶

23 20.09.13 Manhã São

Lourenço 6,0 27,4 Ausente Ausente 6,5x10⁶

24 20.09.13 Tarde São

Lourenço 6,0 27,3 Ausente Ausente 6,5x10⁶ PADRÃO¹ --- --- --- 6,0-9,0 --- ---² Ausente 5,0x10² ¹ Portaria n° 2.914 MS (BRASIL, 2011).

² Sem padrão para coliformes totais em águas não tratadas (Brasil, 2011). Obs. Em negrito amostras fora dos padrões.

Santos et al. (2010) realizaram pesquisa de coliformes termotolerantes, através da técnica do Número Mais Provável (NMP), em poços escavados de domicílios que não apresentam rede de água de esgoto e constataram, a partir da análise da água dos poços do Bairro Residencial dos Pioneiros, que um percentual de 25% das amostras se encontravam impróprias para o consumo humano de acordo com o

estabelecido pela Ministério da Saúde e credita-se aos fatores de contaminação da água, a falta de distanciamento mínimo entre as fossas e os poços analisados e a não vedação apropriada da tampa dos poços. Os resultados obtidos, se comparados com a pesquisa em questão, que se trata de poços tubulares semiartesianos, podem ser justificados também, pois os poços escavados não apresentam uma grande

(7)

profundidade, onde a água utilizada é superficial possibilitando aos poços e as fossas estarem em níveis de profundidade próximos. Ainda segundo os dados apresentados pelos autores, todas as amostras contaminadas se referem a poços com distância média inferior a 15 metros das fossas apresentaram resultados positivos.

O problema segundo Mattos e Silva (2002), é quando se relaciona com falta de saneamento básico e principalmente o manejo inadequado de dejeções humanas e de animais incorporadas ao solo, que são os fatores mais importantes de contaminação dos recursos hídricos, essa afirmação também é descrita por Alessio e Moura (2007), onde demonstraram que outro problema muito grave esta relacionado com as infiltrações de fossas, onde estas comprometem os lençóis freáticos.

Os resultados acima diferem da pesquisa realizada com poços semiartesianos no município de Teixeira de Freitas, pois estes localizam-se na zona urbana, região povoada em sua maioria por residências, sem intensa atividade comercial e que não apresentam crescimento de atividades geradoras de dejetos nas proximidades, evitando uma significativa contaminação do solo. As residências localizadas nas proximidades não apresentam fossas, descartando assim, a possível relação de contaminação da água.

Nos dados apresentados, a determinação da concentração dos coliformes totais e termotolerante assumem importância como parâmetro indicador da possibilidade da existência de microrganismos patogênicos, responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica, tais como febre tifóide, febre paratifóide, disenteria bacilar e cólera (Roitman et al. 1988).

A presença de coliformes totais constatada na água da amostra 19, ressalta a importância desse grupo de bactérias como indicador de precárias condições higiênico-sanitárias. Segundo Michelina et al. (2006), a ocorrência desse grupo microbiano em

águas dá subsídios à discussão sobre falhas no sistema de tratamento de água ou distribuição, uma vez que esses microrganismos podem ser encontrados em diversos ambientes naturais, mas não na água potável.

Das 24 amostras analisadas sete (29%), encontraram-se fora dos padrões microbiológicos recomendados para bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas (Tabela 1) sendo estas com valores superiores a 6,5x106 UFC/mL em relação à potabilidade do consumo humano apresentando elevado número de colônias, pois segundo a Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde (MS), de 12 de dezembro de 2011, o padrão recomendado é 5,0x10² UFC/mL. Ainda segundo a mesma, quando a amostra apresentar nível elevado ou acima do usual devem ser realizadas ações para investigar a identificação de irregularidade e providências devem ser adotadas para o restabelecimento da integridade do sistema de distribuição (BRASIL, 2011).

Ribeiro et al. (2012), em trabalho realizado sobre a análise microbiológica da qualidade da água abastecida no município de Açailândia-MA, verificaram as contagens de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas de 1,9x10² UFC/mL para a amostra I, 1,9x10² UFC/mL para a amostra II, 2,6x10³ UFC/mL para a amostra III e 1,1x10³ para a amostra IV, constando-se que a as duas últimas se encontram fora dos padrões microbiológicos recomendados.

Diferente do exposto acima, Mondini

et al. (2011) realizaram análise microbiológica da água do poço artesiano do distrito de São José-PR, e foram realizadas análises de bactérias heterotróficas das 28 amostras sendo que houve crescimento bacteriano em apenas três da saída de tratamento com valores de contagem abaixo do permitido pela portaria, ou seja, as amostras foram consideradas potáveis para o consumo.

Com relação aos resultados de CBHAM nesta pesquisa, verificou-se que essa contaminação elevada pode estar

(8)

relacionada ao estado de conservação em que alguns poços se encontram: mal conservados, apresentando torneiras quebradas, saídas de água entupidas e até mesmo sujas, indicando ausência de manutenção constante.

É importante observar que a detecção deste grupo de microrganismos numa amostra de água não a torna imprópria para o consumo humano, mas permite uma avaliação das condições higiênico-sanitárias das amostras analisadas (COELHO et al., 2007). A maioria das bactérias heterotróficas, geralmente, não é patogênica. Entretanto alguns membros desse grupo, incluindo Legionella spp., Micobacterium spp., Pseudomonas spp. e Aeromonas spp., podem ser patógenos oportunistas (QUIROZ, 2002).

Os microrganismos heterotróficos presentes na água, quando em grande número, além de representarem um risco à saúde, podem ocasionar outros problemas, tais como: deterioração da qualidade da água, com desenvolvimento de odores e sabores desagradáveis e, ainda, formação de limo ou películas (COMPANHIA DE

TECNOLOGIA DE SANEAMENTO

AMBIENTAL, 1978).

Algumas bactérias heterotróficas podem exercer influência inibidora sobre alguns organismos, podendo impedir a detecção de coliformes, seja devido à produção de fatores de inibição, seja por um desenvolvimento mais intenso destes organismos, sobrepujando uma menor população de coliformes (COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL, 1978). Estudos realizados revelam que quando a contagem deste grupo aumenta até um nível de 5,0x10² UFC/mL, a frequência na detecção de coliformes também aumenta; porém, quando a população bacteriana excede a 1,0x10³ UFC/mL, a frequência na detecção de coliformes decresce (BURBARELLI, 2004; COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL, 1978).

Foi possível observar que a temperatura da água dos poços analisados

apresentou uma média de 26,1°C, sendo a mínima 24,3°C e a máxima 28,1°C. Este resultado pode ser atribuído à peculiaridade desta região, que registra temperaturas altas no período em que foram feitos os estudos. Em seu trabalho Gomes et al. (2005) observaram que a temperatura propicia uma maior proliferação de bactérias em estações mais quentes, como na primavera, já em estações com temperatura amena (inverno), há uma menor proliferação de bactérias.

O pH 6,0 permaneceu praticamente constante indicando uma água de característica próxima a neutralidade, e dentro dos padrões de normalidade de águas destinadas ao consumo humano que deve ser mantida na faixa de 6,0 a 9,5 (BRASIL, 2011). Esta também se encontra de acordo com o pH das águas subterrâneas que variam geralmente entre 5,5 e 8,5 (SANTOS, 1997). Apenas a amostra 16 registrou um baixo pH da água (5,0) o que aumenta a sua corrosividade, e que pode se tornar um problema principalmente quando a água é armazenada e transportada por sistemas metálicos.

Bueno et al. (2009), em pesquisa de Análise das águas dos poços artesianos do

Campus Conjunto Agrotécnico Visconde da

Graça (CAVG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) observaram que a temperatura da água dos poços analisados foi em média 22°C, este resultado também é atribuído a região, que registra temperaturas altas no período da primavera, estação em que foram feitos os estudos. O pH oscilou entre 6 e 7, indicando uma água também de característica neutra estando de acordo pH das águas subterrâneas.

Em relação ao questionário (Figura 1) aplicado nas quatro diferentes fontes de abastecimento, pode-se notar o percentual de tempo que os frequentadores utilizam as águas, conforme a Tabela 2 que os moradores dos diferentes bairros responderam em grande maioria que consomem a água mais de três anos (Liberdade II 80%, São Lourenço 73,3% e Vila Caraípe 80%), com exceção do Loteamento Zé da Mata que 66,6%

(9)

responderam que utilizam a água daquela fonte de abastecimento de um a três anos considera-se o fato de que essa fonte tem pouco tempo de utilização.

Tabela 2 - Percentual de tempo que os frequentadores utilizam a água das diferentes fontes de abastecimento.

POÇOS TEMPO n (%) Liberdade II Menos de 1 ano De 1 a 3 anos Mais de 3 anos 2 (13,3 %) 1 (6,7%) 12 (80%) Loteamento Zé da Mata Menos de 1 ano De 1 a 3 anos Mais de 3 anos 5 (33,3%) 10 (66,7%) 0 (0%) São Lourenço Menos de 1 ano De 1 a 3 anos Mais de 3 anos 0 (0%) 4 (26,7%) 11 (73,3%) Vila Caraípe Menos de 1 ano De 1 a 3 anos Mais de 3 anos 1 (6,7%) 2 (13,3%) 12 (80%) TOTAL Menos de 1 ano De 1 a 3 anos Mais de 3 anos 8 (13,33%) 17 (28,33%) 35 (58,33%)

Sobre a forma de utilização dessas águas os moradores dos diferentes bairros responderam em grande maioria que utilizam essas águas principalmente para beber e cozinhar devido ao fato de considerarem a mesma de boa qualidade para o consumo humano, conforme a Tabela 3. Morais (2011) em análise da relação oferta/ demanda de água potável na cidade de Angicos-RN destaca de forma positiva a qualidade da água fornecida pelo município, onde a grande maioria dos entrevistados (75%) afirmaram que a água fornecida é de boa qualidade, sendo utilizada pela população para fins domésticos.

Outro ponto investigado foi se os entrevistados realizavam algum tratamento para purificação de água. Grande parte não realiza nenhuma forma de tratamento antes de consumi-la (Tabela 4) sendo a outra parcela submetida a processos de filtragem. Amaral et al. (2003) em pesquisa sobre água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais, observaram que 100% das pessoas entrevistadas consideraram a água das propriedades de

boa qualidade, o que pode justificar a ausência de qualquer tratamento da água consumida e o pequeno número de residências que utilizavam filtros. Tal postura está relacionada ao consumo da água das fontes por longos períodos sem a ocorrência de problemas evidentes, além de a água apresentar um bom aspecto o que proporciona aos consumidores uma sensação de pureza, fazendo com que os mesmos não realizem nenhuma forma de tratamento.

Tabela 3 - Percentual de formas de utilização da água. POÇOS FORMAS DE UTILIZAÇÃO n (%) Liberdade II Beber e cozinhar Beber

Beber, cozinhar e lavar

7 (46,6%) 4 (26,7%) 4 (26,7%) Loteamento Zé da Mata Beber e cozinhar Beber

Beber, cozinhar e lavar

5 (33,3) 10 (66,7%) 0 (0%) São Lourenço Beber e cozinhar Beber

Beber, cozinhar e lavar

9 (60%) 5 (33,3%) 1 (6,7%) Vila Caraípe Beber e cozinhar Beber

Beber, cozinhar e lavar

14 (6,7%) 1 (93,3%) 0 (0%) TOTAL Beber e cozinhar Beber

Beber, cozinhar e lavar

35 (58,33%) 20 (33,33%) 5 (8,33%)

Tabela 4 - Percentual sobre o tratamento da água. POÇOS FORMAS DE TRATAMENTO n (%) Liberdade II Filtragem Fervura Não realiza tratamento

3 (20%) 1 (6,7%) 11 (73,3%) Loteamento Zé da Mata Filtragem Fervura Não realiza tratamento

7 (46,7%) 0 (0%) 8 (53,3%) São Lourenço Filtragem Fervura Não realiza tratamento

8 (53,3%) 1 (6,7%) 6 (40%) Vila Caraípe Filtragem Fervura Não realiza tratamento

3 (20%) 0 (0%) 12 (80%) TOTAL Filtragem Fervura Não realiza tratamento

21 (35,0%) 2 (3,33%) 37 (61,67%)

(10)

Em relação a utilização das formas de higienização dos vasilhames pelos moradores entrevistados nos diferentes bairros, notou-se que a grande maioria realiza a lavagem dos vasilhames somente com água (Tabela 5). A outra parte faz uso de água e/ou cloro e uma pequena parcela dos entrevistados não realiza nenhum tipo de procedimento sendo sujeito a possível contaminação, podendo ser não diretamente da água coletada, porém por falta de uma higienização adequada dos vasilhames.

Tabela 5 - Percentual de higienização do vasilhame.

POÇOS FORMAS DE

HIGIENIZAÇÃO n (%)

Liberdade II

Lava com água Lava com água e sabão

Lava com água e cloro Não realiza 13 (86,6%) 1 (6,7%) 0 (0%) 1 (6,7%) Loteamento Zé da Mata

Lava com água Lava com água e sabão

Lava com água e cloro Não realiza 10 (66,6%) 4 (26,7%) 1 (6,7%) 0 (0%) São Lourenço

Lava com água Lava com água e sabão

Lava com água e cloro Não realiza 4 (26,7%) 10 (66,6%) 1 (6,7%) 0 (0%) Vila Caraípe

Lava com água Lava com água e sabão

Lava com água e cloro Não realiza 7 (46,7%) 2 (13,3%) 5 (33,3%) 1 (6,7%) TOTAL

Lava com água Lava com água e sabão

Lava com água e cloro Não realiza 34 (56,67%) 17 (28,33%) 7 (11,67%) 2 (3,33%) Conclusão

De acordo com os resultados obtidos através da pesquisa de coliformes totais e termotolerantes da água de caixas da água dos poços semiartesianos dos diferentes bairros no município de Teixeira de Freitas-BA constatou-se que as 24 (100%) amostras analisadas foram consideradas próprias para o consumo humano.

Em relação a Contagem de Bactérias Heterotróficas Aeróbias Mesófilas (CBHAM) 29% das amostras encontravam-se fora dos padrões microbiológicos recomendados.

Com relação ao pH a grande maioria das amostras (95,8%) apresentaram o pH dentro do padrão estabelecido, porém uma amostra (4,2%) apresentou-se abaixo, sendo considerada fora dos padrões microbiológicos.

A partir dos resultados encontrados, faz-se necessário o monitoramento adequado ou uma intervenção mais efetiva por parte dos responsáveis pelos serviços básicos de saneamento, no que se refere às condições higiênico-sanitárias do local, uma vez que algumas amostras apresentaram alto índice de CBHAM servindo como mecanismo de precaução contra problemas futuros, a fim de minimizar os riscos a saúde da população que consomem essa água.

Outro ponto de destaque se refere a utilização de vasilhames durante o momento de coleta da água, onde deve-se tomar precauções acerca da higienização dos recipientes para retirar a água, pois estes podem ser considerados veículos de contaminação. Sugere-se como estudo posterior, uma análise dos possíveis indicadores de contaminação na água dos recipientes utilizados no momento da coleta.

Referências Bibliográficas

ALESSIO, C. E; MOURA, A. C. Avaliação microbiológica das águas das principais fontes de praças e parques de Cascavel-PR, em relação à presença de coliformes totais, termotolerantes e mesófilos aeróbios. 2007. Monografia. Faculdade Assis Gurgacz. Cascavel-PR.

AMARAL, L. A.; et al. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais. Revista de Saúde Pública. v. 37, n 4, p. 510-514, 2003.

ARANGO, H. G. Bioestatística. Teórica e Computacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Portaria n° 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

BUENO, R. M.; et al. Análise das águas dos poços artesianos do campus CAVG-UFPEL. 2009.

(11)

<http://www2.ufpel.edu.br/cic/2009/cd/pdf/CE/CE_0 0480.pdf>. Acesso em 12 de novembro de 2013.

BURBARELLI, R. C. Avaliação da qualidade da água subterrânea e microbiologia do solo em área irrigada com efluente de lagoa anaeróbia. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas-SP.

COELHO, D. A.; et al. Avaliação da qualidade microbiológica de águas minerais comercializadas em supermercados da cidade de Alfenas, MG. Revista Higiene Alimentar. v. 21, n. 151, p. 88-92, 2007.

COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Contagem padrão de colônias de bactérias. São Paulo. 1978. 11 p. (Normatização Técnica – L5.201).

FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de Estatística. 4. ed. São Paulo: Atlas. 1993.

FRANCO, B. D. G. M.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos Alimentos. São Paulo: Editora Atheneu. 2002.

FREITAS, M. B.; ALMEIDA, L. M. Qualidade da água subterrânea e sazonalidade de organismos coliformes em áreas densamente povoadas com saneamento básico precário. In: Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Anais... São Paulo-SP. 1998.

GOMES, P. C. F.; et al. Análise físico-química e microbiológica da água de bebedouros de uma IFES do Sul de Minas Gerais. Revista Higiene Alimentar. v. 19, n. 133. 2005, p. 63-65.

JUSTEN C. G.; et al. Avaliação da qualidade microbiológica da água de poços tubulares profundos de abastecimento público rural. 2010.

[online]. Disponível em:

<http://sistemas.ib.unicamp.br/be310/index.php/be31 0/article/viewFile/282/218> Acesso em 01 de novembro de 2013.

MACÊDO, J. A. B. Águas e Águas. São Paulo: Livraria Varela. 2001.

MATTOS, M. L. T; SILVA, M. D. Controle da qualidade microbiológica das águas de consumo na microbacia hidrográfica Arroio Passo do Pilão. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Comunicado Técnico 61. 2002.

MONDINI, J.; et al. Análise microbiológica da água do poço artesiano do distrito de São José, PR. In: VII EPCC – Encontro Internacional de Produção

Científica Cesumar. Anais... Paraná-PR. 25 a 28 de outubro de 2011.

MICHELINA, A. F.; et al. Qualidade microbiológica de águas de sistemas de abastecimento público na região de Araçatuba, SP. Revista Higiene Alimentar. v. 20, n. 147, 2006, p. 90-95.

MORAIS, A. A. B. Análise da relação oferta/demanda de água potável na cidade de Angicos. 2011. Monografia. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Angicos-RN.

QUIROZ, C. C. Água embotellada y su calidad bacteriológica. Água Latinoamérica. 2002. [online]

Disponível em:

<http://www.agualatinoamerica.com/docs/PDF/9-10-02aguaemb.pdf>. Acesso em 11 de novembro de 2013.

RATTI, A. B.; et al. Pesquisa de coliformes totais e fecais em amostras de água coletadas no bairro zona sete, na cidade de Maringá-PR. In: VII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar. Anais... Paraná. 25 a 28 de outubro de 2011.

RIBEIRO, L. C.; et al. Análise Microbiológica da Qualidade da Água abastecida no Município de Açailândia-MA. In: VII Congresso Norte Nordestino de Pesquisa e Inovação. Anais... Tocantins. 19 a 21 de outubro de 2012.

RODRIGUES, P. C. Bioestatística. 3. ed. Niterói: EDUFF. 2002.

ROITMAN, I.; et al. Tratado de Microbiologia. São Paulo: Manole. 1988.

SALGUEIRO, A.; et al. Fatores de riscos de contaminação na água para consumo humano. Revista Higiene Alimentar. v. 22, n. 4, 2008, p. 81-85.

SANTOS, A. C. Hidrologia: Conceitos e Aplicações. Fortaleza: CPRM/LABHID-UFPE. 1997.

SANTOS, C. J.; et al. Pesquisa de coliformes termotolerantes em água de poços escavados de domicílios que não apresentam rede de água e esgoto. Revista Higiene Alimentar. v. 24, n. 188/189. 2010, p. 160-168.

SILVA, N.; et al. Manual de Métodos de Análises Microbiológicas de Alimentos. 3 ed. São Paulo: Varela. 2007.

SILVA, R. C. A.; ARAÚJO, T. M. Qualidade da água do manancial subterrâneo em áreas urbanas de

(12)

Feira de Santana (BA). Ciência & Saúde Coletiva. v. 8. 2003, p. 1019-1128.

Referências

Documentos relacionados

A autorização do FUNDO significa que a CMVM considera a sua constituição conforme com a legislação aplicável, mas não envolve da sua parte qualquer garantia

The presence of cellulose acetate contributed considerably to the increase of specific surface area in carbonized samples comparing with HPC derived samples.

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Não se pode portanto concluir por uma relação evidente entre a noção de autonomia destes autores e as teorias liberais (discutidas no caps. 3 e 4), até porque em

• Aprovado em Reunião de Câmara de 19 de Fevereiro o apoio da Câmara Muni- cipal de Sines ao evento organizado pela Associação Portuguesa da Classe Hobie Cat, a realizar entre

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Neste modelo macroeconômico (graf. 4), de quatro equações com quatro incógnitas, emprego, renda nominal, preços e salário nominal, a resolução se inicia no mercado de trabalho

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua