• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Fevereiro 2013; revisto em Julho/Agosto 2016 Parte 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Fevereiro 2013; revisto em Julho/Agosto 2016 Parte 3"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Fevereiro 2013; revisto em Julho/Agosto 2016 Parte 3

O Livro de Apocalipse dá-nos uma imagem Daquele Rei Majestoso que virá com a glória e poder do Pai. Sim, Este é O Rei vingador (mas também Galardoador dos fiéis) que está prestes a chegar. Eis o relato e a visão que foi mostrada a João, o apóstolo evangelista:

Apocalipse 19:11-21 – “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue [ler Isaías 63:2-3]; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus [Aquele que veio até nós como O Cordeiro de YHWH]. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso [O Executor da vontade do Pai]. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes [os mortos do Senhor serão multiplicados]. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército [ler Zacarias 14:1-7].

(2)

E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes”.

Não é este um relato impressionante que O nosso Elohim nos dá acerca do dia em que Ele Se apresentará perante todo o mundo para galardoar uns e castigar outros? Sim, Ele apresentar-se-á ao mundo no dia da batalha do Grande Elohim (Armagedão). Ali Ele mostrará a Sua força e a Sua ira perante toda a rebeldia e arrogância humanas. A destruição que causará entre os Seus inimigos e inimigos do Seu povo não será comparável com a mortandade que o homem já causou em batalhas do passado. Os mortos do Senhor serão incontáveis, pois a Palavra fala-nos de um grande exército formado por muitas nações que virão no fim dos dias contra a nação de Israel. Os dias da batalha do Armagedão estão sucintamente descritos pelos profetas. Exemplo:

Ezequiel 39:17-22 – “Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor DEUS, dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde, congregai-vos de toda parte para o meu sacrifício, que eu ofereci por vós, um sacrifício grande, nos montes de Israel, e comei carne e bebei sangue. Comereis a carne dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra; dos carneiros, dos cordeiros, e dos bodes, e dos bezerros, todos cevados de Basã. E comereis a gordura até vos fartardes e bebereis o sangue até vos embebedardes, do meu sacrifício que ofereci por vós. E, à minha mesa, fartar-vos-ei de cavalos, de carros, de poderosos, e de todos os homens de guerra, diz o Senhor DEUS. E eu porei a minha glória entre os gentios e todos os gentios verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas tiver descarregado. E saberão os da casa de Israel que eu sou YHWH seu Deus, desde aquele dia em diante”.

Por isso dizemos que não haverá comparação entre este acontecimento derradeiro e as grandes matanças que o homem causou no passado (e.g. só na 2ª Guerra Mundial estima-se que as forças em presença causaram 60 milhões de mortos). Ora a Palavra em Ezequiel 38:9 diz-nos que este tão grande exército inimigo de Israel virá como uma nuvem: “virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo”. Basta lembrar o que diz Apocalipse 9:16 – “E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões”. É este grande e poderoso exército humano que irá procurar travar batalha contra O Rei dos reis…mas que acabará servindo de pasto às aves dos céus e aos animais do campo. Por isso a Palavra de YHWH nos diz que os Seus mortos serão multiplicados – Isaías 66:15-16. Falando do castigo/juízo que cairá sobre Gog/Magogue e a multidão que o acompanha, diz-nos que estes grandes exércitos encontrarão sepultura nos montes de Israel e no vale da multidão de Gog. O povo das cidades de Israel acenderá fogo durante sete anos (sem necessidade de apanharem lenha) com o material que este grande exército deixar no terreno – Ezequiel 39.

(3)

Após os dias do aperto (os dias da tribulação de Satanás e seus seguidores), virá então O Leão da tribo de Judá com todo o poder e glória do Pai para receber a Noiva do Cordeiro, a Israel de YHWH, o remanescente fiel, com quem celebrará depois (já no Seu reino milenar) as Bodas do Cordeiro. Este remanescente fiel inclui os que já estão no pó-da-terra há muito tempo (desde Abel, o justo) e os fiéis que estiverem vivos no momento da Sua vinda gloriosa. Estes são os chamados bem-aventurados que farão parte da 1ª ressurreição na vinda gloriosa de Yeshua, O Rei e Noivo. Quando Ele vier trará consigo o prémio dos justos, a vida eterna. Sim, a recompensa dos justos virá com O Rei Yeshua (João 14:1-3; Apocalipse 22:12).

Vida eterna para poucos (o tal remanescente – a Israel de YHWH)… mas destruição para a larga maioria, para todos os rebeldes que estiverem vivos no momento da Sua vinda gloriosa, dado que os rebeldes que já estão no pó-da-terra só serão julgados no final do reino milenar de Yeshua, quando vier o julgamento final. Porém, agora, Ele virá com fogo e abaterá a muitos (Isaías 66:15-16), transformando a Sua ira em furor:

Romanos 2:5-10 – “Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem [i.e., em guardar a Sua Lei/Torá e as palavras dos profetas e a fé de Yeshua], procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade [à Lei/Torá, cf. a Salmo 119:142] e obedientes à iniquidade [o mesmo que pecado ou transgressão da Lei/Torá]; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem [a Lei/Torá]; primeiramente ao judeu e também ao grego”.

Lembremos que as riquezas deste mundo de nada valerão no dia da ira do Todo-Poderoso – Provérbios 11:4. Porém, a justiça do Altíssimo, i.e. a Sua Lei/Torá como padrão de vida na vida de cada um dos Seus fiéis e a confiança no poder resgatador do sangue do sacrifício de Yeshua, livram-nos da morte eterna! Já os iníquos deste mundo entesouram para si mesmos a ira do Altíssimo que sobre eles será derramada “naquele dia”.

João 6:39-44 – “E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. Esta 1ª ressurreição dos mortos ocorrerá ao toque da 7ª e última trombeta com a instantânea transformação dos fiéis que estiverem vivos na Sua vinda gloriosa. Esta é chamada a “ressurreição do último dia”, a qual ocorrerá no chamado “dia do Senhor”.

(4)

Tudo isto ocorrerá quando Ele Se apresentar perante todo o mundo com todo o poder e glória do Pai…e em que todo o olho O verá – Apocalipse 1:7.

O apóstolo Paulo diz-nos:

1.Tessalonicenses 4:14-18 – “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem [na sepultura], Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus [a sétima]; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares [este é o arrebatamento da Noiva do Cordeiro…na Sua segunda vinda gloriosa], e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”. O mesmo é confirmado também em:

1.Coríntios 15:51-54 – “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos [nem todos estarão na sepultura], mas todos seremos transformados [seremos iguais aos anjos, cf. a Lucas 20:34-36]; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta [a sétima]; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade [a qual pertence somente a YHWH, cf. a 1.Timóteo 6:16]. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

Reparemos que a palavra que Paulo usa para a transformação maravilhosa dos nossos corpos terrenos em corpos celestiais é explicada desta maneira: “sermos revestidos” por algo que permanece por toda a eternidade e que só ao Todo-Poderoso pertence – a imortalidade. Tal revestimento implica que passamos a deter, por dádiva eterna, uma das propriedades únicas que só O nosso Elohim possui: a imortalidade, conforme a 1.Timóteo 1:17; 6:16. Não devemos pensar que nos tornaremos imortais. Não! Não é isso que a Palavra nos diz, porque só a YHWH pertence a imortalidade como já vimos. O que nos é ensinado é que seremos iguais aos anjos fiéis a YHWH (Lucas 20:34-36) e semelhantes ao Filho do Altíssimo 1.João 3:2. Os seres celestiais criados e fiéis a YHWH não são imortais, pois também eles estão revestidos da imortalidade que só a YHWH pertence.

Mas não podemos ficar por aqui, pois sabemos que para O Eterno “um dia é como mil anos e mil anos como um dia” – 2.Pedro 3:8; Salmo 90:4, o que nos leva a aceitar que este “Dia do Senhor” cobre igualmente o período de mil anos do reinado de Yeshua na Terra – o tempo do refrigério (de que o Sábado de descanso semanal é uma imagem).

(5)

Este reino milenar é também chamado o tempo da restauração de tudo o que o homem delapidou (Actos 3:20-21), o qual se completará quando YHWH vier a colocar todos os inimigos do Filho Yeshua debaixo dos Seus pés (Marcos 12:36).

Mas, tal como já antes vimos, a expressão “o Dia do Senhor” está também associada ao período de tempo em que será derramada a ira do Cordeiro sobre toda a maldade e desobediência, o que acontecerá antes Dele começar a reinar sobre todas as nações da Terra. Entendemos que o período do derramamento da ira do Cordeiro durará um ano, como nos é ensinado em Isaías 34:8; 63:4.

E a sentença final que será pronunciada sobre todos os ímpios e iníquos, a qual será dada no julgamento do grande trono branco que terá lugar no final do Milénio do reinado de Yeshua, implicará a destruição de todos os Seus inimigos no lago de fogo que arde com enxofre – Apocalipse 20:4-15, onde nada deles restará…para todo o sempre…não ficando deles sequer a memória, nem dos seres humanos rebeldes nem do diabo e dos seus anjos decaídos/demónios – Mateus 25:41.

Mil anos, que é o tempo do reinado terreno de Yeshua (o 7º milénio), poderá parecer muito tempo à escala humana, mas já houve quem vivesse perto desse marco. Para O Eterno não existe qualquer limitação de tempo. Dois mil anos estão passados desde a primeira vinda de Yeshua HaMashiach. O tempo está cumprido pelo padrão profético que o profeta nos deu: Amós 6:2. Então, não nos desviemos dos caminhos santos que O Altíssimo nos deu e em que os servos fiéis do passado também andaram, pois em guardar os Seus preceitos há grande recompensa (Salmo 19:7-11). Estamos nós preparados para receber O Rei na Sua vinda gloriosa (Amós 4:12) ou estamos como os rebeldes que foram destruídos nos tempos de Noé e de Lot?

Algumas congregações evangélicas continuam a enganar os seus fiéis ensinando que O Rei Yeshua já veio (e até apontam datas…e depois acabam mudando essas datas) mas que veio, dizem eles, de forma encoberta, não visível… Mas é isto que a Palavra do Eterno nos ensina? Claro que não, pois a vinda gloriosa de Yeshua será bem visível e audível, (Ele virá com estrondo e forte sonido de trombeta), com a voz poderosa de muitas águas… e todo o olho O verá – Apocalipse 1:7. Vamos confirmar o que a Palavra nos diz e não o que os homens erradamente ensinam:

Mateus 24:27 – “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem”. Porventura o relâmpago não é visível por todos os que estão por muitos quilómetros em redor? Só que a vinda do Eterno é mais poderosa que muitos relâmpagos juntos. Dizem-nos os profetas do Altíssimo que Adonai fará ouvir a Sua voz majestosa “naquele dia”: Isaías 30:30; Lucas 17:24; 29-30. Dúvidas?

Diz-nos ainda A Palavra que no tempo em que O Cordeiro derramar a Sua ira, Ele abaterá a muitos e os mortos do Eterno serão multiplicados: Isaías 66:15-16. Ainda que se escondam nas rochas e nas cavernas da Terra (bunkers) a humanidade rebelde terá de enfrentar O Eterno. E “horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”, como nos aponta Hebreus 10:31.

(6)

Isaías 2:10-12, 17-21 – “[Diz Ele aos ímpios:] Entra nas rochas, e esconde-te no pó, do terror de YHWH e da glória da sua majestade. Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; e só YHWH será exaltado naquele dia. Porque o dia de YHWH dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido… E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só YHWH será exaltado naquele dia. E todos os ídolos desaparecerão totalmente. Então os homens entrarão nas cavernas das rochas [“bunkers”], e nas covas da terra, [procurando esconder-se e escapar] do terror de YHWH, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem. E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror de YHWH, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra”. A Palavra não nos fala em medo, mas sim em furor e terror! Quem Lhe poderá resistir? Esta mesma pergunta é feita pelo profeta:

Malaquias 3:2 – “Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque Ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros”.

2.Pedro 3:5-7 – “Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios”.

Mas, antes do juízo final (o julgamento do grande trono branco que terá lugar no final do reino milenar de Yeshua) haverá um tempo de grande castigo sobre toda a humanidade rebelde, tempo que decorrerá imediatamente após a vinda gloriosa do Rei Yeshua ao toque da 7ª trombeta. Dias terríveis serão estes (o tempo de um ano em que será derramada a ira do Cordeiro) para todos os ímpios/iníquos e altivos de coração. Serão consumidos pelo fogo do Altíssimo. Os seus corpos far-se-ão em cinza, como nos diz a Palavra em:

Malaquias 4:1-3 – “Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz YHWH dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz YHWH dos Exércitos”.

(7)

Nada nem ninguém Lhe poderá resistir, porque O Cordeiro vem com todo o poder do Pai para derramar a ira que foi sendo acumulada e reservada para este tempo de juízo/castigo. Nem o relato do que aconteceu no tempo do dilúvio universal nem o que sucedeu a Sodoma e Gomorra servem de exemplo para os incrédulos dos nossos dias. Tal como muitos castigos do passado ocorreram repentinamente, também o que está prometido para os nossos dias ocorrerá de forma repentina, pois a humanidade descrente dos nossos dias não está à espera Daquele que disse que viria como o ladrão de noite (de surpresa) – Mateus 24:42-44. Sim, Ele virá de surpresa para o mundo descrente, mas não para os fiéis que O esperam e que conhecem a Sua Palavra. Mas ai dos ímpios e dos rebeldes e daqueles que tendo conhecido o caminho da salvação acabaram voltando para trás:

Hebreus 10:29-30 – “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo”. Tomemos o exemplo das férteis e irrigadas campinas de Sodoma e Gomorra como eram antes da sua repentina destruição. Eram tão apetecíveis que foi esse o território que Lot escolheu para ali viver com a sua família (Génesis 13:10-13). Como é que esses campos ficaram depois do castigo divino? Ficaram um deserto estéril onde nada sobrevive até hoje!

Atentemos nas palavras proféticas dos servos do Altíssimo:

2.Pedro 3:10-12 – “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão [Ele trará o fogo purificador]. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?”

1.Tessalonicenses 5:1-3 – “Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações

[Heb. “moedim”, as solenidades do Altíssimo, cf. a Levítico 23], não

necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão”.

Nós cremos nestas palavras! Por isso se torna muito difícil abarcarmos toda a amplitude da catástrofe humana que estará subjacente ao derramamento da ira do Cordeiro sobre toda a Terra. Nem um filme apocalíptico de Hollywood conseguiria dar-nos uma ideia da extensão desta destruição vindoura, a salvo da qual já estará a Noiva do Cordeiro – Isaías 26:20; Apocalipse 11:12.

(8)

Salmo 50:3 – “Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele”.

Se O Espírito do Eterno nos revela com bastante antecedência as coisas que ainda hão-de suceder, então preparemo-nos hoje para sermos dignos de evitar a Sua ira e estarmos em pé diante do “Filho do Homem” no dia da Sua vinda gloriosa. Desejamos, sim, que Ele continue a olhar para nós com misericórdia e nos guarde dos terríveis acontecimentos que hão-de ocorrer em toda a Terra e não sermos merecedores da Sua ira, pois Ele não destinou os fiéis para a ira – 1.Tessalonicenses 5:9. Para que possamos ser poupados, temos de Lhe pertencer já hoje. Leiamos o que nos diz o profeta acerca dos dias que hão-de preceder a iminente vinda do Rei Yeshua:

Joel 2:28-32 – “E há-de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões [Actos 2:17]. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue [as “tetrads”?], antes que

venha o grande e terrível dia de YHWH [Joel 2:31]. E há-de ser que todo aquele que invocar o nome de YHWH será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse YHWH, e entre os sobreviventes, aqueles que YHWH chamar”.

Recentemente tivemos prova desses sinais nos céus através de eclipses do Sol e de Luas de sangue (as “tetrads”) que ocorreram em dias solenes do calendário de Israel, sinais há muito anunciados pelos profetas e que haveriam de ser manifestados nos céus antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor (e.g. Joel).

Lembremos ainda as palavras do Altíssimo que veio até nós em carne:

Oseias 5:15 – “Irei e voltarei ao meu lugar [junto do Pai, cf. a João 17:5-18], até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão”.

Sim, quando Israel estiver em grande aflição perante a força tremenda dos seus inimigos, nos dias do fim, em plena batalha de Armagedão, então se voltará para Aquele que os irá livrar…porque Ele prometeu que o faria. A Sua Palavra e promessas e também o seu socorro são firmes. Ele batalhará naqueles dias e destruirá os Seus inimigos e os inimigos do Seu povo. Confiemos nestas promessas porque não faltarão. A Sua Palavra é fiel.

Ora vem Adonai Yeshua. Haja paz sobre Jerusalém.

AlleluYAH

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus; 5porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Ao mesmo tempo, assumindo ele a posição de analista, o próprio Francisco sugeriu uma diferença entre os Aché e o universo dos blancos, ao menos no que se refere à alimentação:

Nessa abordagem, para Kergoat (1996, p.21), as relações sociais de sexo repousam em uma ruptura radical com as explicações naturalistas e biologizantes das diferenças

Fazer a mulher participar do trabalho produtivo social, libertando-a da “escra- vidão doméstica”, libertando-a do jugo bruto e humilhante, eterno e exclusivo, da cozinha e do

Embora o contexto escolar fosse constantemente marcado pela vivência da sexualidade dos jovens, assim como de casos de gravidez, tais realidades presentes e explícitas na

Objetivou-se tomar o contexto das emoções como elemento central na análise das experiências afetivo-sexuais vividas por essas jovens, o que implicou a interpretação dos