• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. Título do Curso

Desenvolvimento de Aplicações Móveis 2. Justificativa

O crescimento acentuado de dispositivos móveis como celulares,

smartphones, tablets e outros, e as mudanças no comportamento dos consumidores

que utilizam tais dispositivos, resultam em um mercado de oportunidades para profissionais e empresas que desejam investir nesta área.

Uma estimativa realizada pela Gartner (www.gartner.com) aponta para um valor de 6.8 bilhões de dólares em vendas de aplicação para esse segmento em 2010 com uma receita de 4.5 bilhões de dólares, e uma elevação para 29.5 bilhões de dólares e com uma receita de 21.8 bilhões de dólares em 2013. Isso demonstra o potencial desse mercado assim como a demanda que surgirá por profissionais especializados no segmento.

A plataforma Móvel, devido a sua evolução e inserção em vários segmentos tecnológicos, tem demandado cada vez mais a atenção de empresas e desenvolvedores. Essa evolução tende a acentuar o aumento na complexidade e exigência nos softwares a serem desenvolvidos, exigindo maiores esforços para a conquista de padrões de desenvolvimento e utilização de mecanismos de

middleware.

Dentre as iniciativas mais efetivas para alcance das exigências atuais tem-se a instalação de uma rede educacional com especial ênfase no aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nas áreas de desenvolvimento de aplicações corporativas móveis multiplataforma, pois a garantia quanto à valorização e incorporação de padrões de desenvolvimento, geralmente, se conquista através de profissionais altamente qualificados.

A proposta de uma pós-graduação em Desenvolvimento de Aplicações Móveis surgiu da constatação, cada vez mais frequente, da necessidade de profissionais preparados para atuar no desenvolvimento de aplicações móveis utilizando as plataformas Android e iOS (que são as plataformas líderes de mercado) para grandes corporações. As aplicações Corporativas precisam ser concebidas e gerenciadas mediante a aplicação dos mais modernos padrões de desenvolvimento, levando em consideração as novas exigências do mercado.

3. Objetivos

O objetivo desta Especialização é, portanto, capacitar estudantes e profissionais das áreas de computação para o desenvolvimento de aplicativos para

(2)

as plataformas móveis mais disseminadas no mercado, através de estudos de conceitos teóricos, métodos, técnicas e tecnologias.

Além disso, pretende-se promover competências para a pesquisa, idealização, prototipação, análise e desenvolvimento de aplicativos para plataformas móveis, com base em práticas de Design Centrado no Usuário e o emprego eficaz de métodos computacionais e linguagens de programação voltados à concepção e execução de aplicativos funcionais, eficientes e úteis.

4. Ementa

O curso apresenta aspectos voltados ao planejamento e produção de sistemas de informação na plataforma móvel, bem como sua aplicação e gestão de informação em ambientes corporativos e de alta necessidade de automação e acesso aos seus processos, de forma flexível e com acessibilidade.

Neste sentido, as disciplinas do curso oferecem um espectro abrangente de conceitos, enfatizando a análise, projeto e concepção de um sistema de informação móvel em diferentes plataformas, bem como aspectos de segurança de informação e arquitetura de transmissão. Os grandes temas cobertos são:

 Fundamentos de Computação Móvel, Transmissão de dados em Redes móveis e aspectos de arquitetura de redes móveis;

 Construção e modelagem de Sistemas Computacionais, utilizando técnicas de Engenharia de Software, modelagem de dados e processos;

 Sistemas operacionais móveis, Android e iOS, com suas arquiteturas gerais, APIs, características específicas e aspectos de instalação e execução de aplicativos e processos.

 Desenvolvimento de Aplicações Móveis utilizando plataformas líderes de adoção pelo mercado. Ferramentas de desenvolvimento, estrutura de projetos, linguagens empregadas, acesso a banco de dados e concepção de produtos de software e aplicativos de jogos;

 Segurança de informação em sistemas móveis, conceitos e implementação de M-Commerce e Marketing para sistemas móveis.

5. Perfil do Especialista

Profissional com sólidos conhecimentos em Sistemas de Informação aplicados ao desenvolvimento de aplicações móveis comerciais, no que tange às técnicas, métodos e processos para a implementação de aplicações corporativas e comerciais móveis, além de uma visão em gestão de projetos web móveis em

(3)

amplitude suficiente para identificar demandas e propor soluções computacionais nesta plataforma.

6. Carga horária total 500 horas

7. Duração (em meses) 17 meses

8. Público-alvo

Voltado para profissionais graduados em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia em Redes de Computadores e Desenvolvimento Web, Processamento de Dados e áreas afins, o curso de pós-graduação em Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis habilita o profissional para desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, bem como o prepara para atuar em empresas de software, garantindo a qualidade dos aplicativos desenvolvidos.

9. Módulos

Fundamentos de Computação Móvel e Redes Carga-horária: 24 horas

Ementa: Introdução a computação móvel: questões relacionadas à mobilidade e aplicações; Conceitos básicos: tecnologias, infraestrutura de comunicação e protocolos; Computação Ubíqua; Gerenciamento de mobilidade; Sistemas de transmissão sem fio; Arquiteturas de sistemas: redes ad-hoc, MANETs, mesh, redes de sensores; Modelos de desenvolvimento de software: arquiteturas de software; Problemas em Computação Móvel; Protocolos: TCP/IP e o impacto da computação móvel, roteamento IP, Protocolos de acesso ao meio, IP móvel, mobilidade, tunelamento, multicast. Percepção de Contexto; Aspectos de Segurança.

Professor: Elcio Castro, Espec.

Tecnologias de Transmissão em Redes Móveis Carga-horária: 24 horas

Ementa: Sistemas analógicos como o AMPS – 1G. Sistemas digitais como o GSM, CDMA (IS-95-A) ou TDMA IS-136 – 2G. Sistemas celulares que oferecem serviços de dados por pacotes e sem necessidade de estabelecimento de uma conexão (conexão permanente) a taxas de até 144 kbps. Constitui-se um passo intermediário na evolução para 3G. Os principais sistemas são o GPRS e extensões do CDMA - 2,5G. Sistemas celulares que oferecem serviços de dados por pacotes e taxas de até 2 Mbps. Os principais sistemas são o WCDMA e o CDMA 1xEVDO - 3G. Evolução da tecnologia GSM e CDMA.

(4)

Professor: Elcio Castro, Espec.

Usabilidade e Projetos de Interface com HTML 5, Javascript e JSON. Carga-horária: 32 horas

Ementa: Desenvolvimento de páginas para navegadores de dispositivos móveis como smartphones e tablets. Implementação de aplicações ricas para dispositivos móveis utilizando exclusivamente tecnologias para web como HTML, CSS e Javascript. Estratégias de implementação e convenções para desenvolvimento de interfaces específicas para dispositivos móveis. Interoperabilidade e persistência de aplicações utilizando JSON.

Professor: Igor Knopp, M.Sc.

Análise e Projeto para Aplicações Móveis - UML e Padrões Carga-horária: 32 horas

Ementa: Plataformas/ambientes de software, ferramentas e ferramentas de desenvolvimento para dispositivos móveis. Análise e projeto de aplicações para dispositivos móveis. Restrições a serem consideradas no projeto para dispositivos móveis. Aplicações de desenvolvimento para dispositivos móveis.

Professor: Marco Antonio Pereira Araujo, D.Sc. Banco de Dados para aplicações Móveis Carga-horária: 24 horas

Ementa: Introdução a bancos de dados para dispositivos móveis. Princípios de BD na computação móvel (localização, transações, recuperação de falhas e segurança). Modelos e tipos de dados. Plataformas e ferramentas. Banco de dados SQLite. SGBDs para dispositivos móveis. Exemplos de aplicações baseadas em bancos de dados para dispositivos móveis.

Professor: Evaldo de Oliveira da Silva, M.Sc. Programação Orientada a Objetos com Java Carga-horária: 32 horas

Ementa: Linguagem de programação orientada a objetos: classes, objetos, herança, polimorfismo, encapsulamento. Arquitetura da linguagem de programação. Modelagem orientada a objetos: aplicações, applets.

Professor: Giuliano Prado de Morais Giglio, M.Sc. Aplicações Java Mobile e J2ME

Carga-horária: 32 horas

Ementa: Ambientes de desenvolvimento: Java e JME. A arquitetura J2ME, seu uso e ambiente. MIDlets e suas fases do desenvolvimento de um MIDlet. Programação com CLDC e MIDP, GUI em MIDlets, gerenciamento de I/O em MIDlets, redes com MIDP, sistema de administração de registros e recursos avançados do J2ME.

Professor: Marcos Alexandre Miguel, Espec. Fundamentos do sistema Operacional Android Carga-horária: 16 horas

(5)

Ementa: Introdução a Android, ambiente de desenvolvimento, interface com usuário, serviços, armazenamento de dados persistentes, localização e mapeamento, comunicação entre processos, acesso a recursos de telefonia.

Professor: Luiz Felipe C. Mendes, M.Sc.

Desenvolvimento de Aplicações para Android SDK Carga-horária: 40 horas

Ementa: Serviços para execuções em segundo plano. A linguagem AIDL. Tarefas em segundo plano sem Threads. Banco de Dados. Compartilhamento de dados entre aplicações. Mapas e GPS. Acesso ao Google Maps. Adição de pontos a um local do mapa. Exibição da localização com GPS. HTTP e Web Services Acesso de informações na internet via HTTP. Web Services. SMS. Envio e recepção de mensagens de texto. Manipulação de áudio e vídeo. Acesso à câmera. Como disponibilizar serviços e estabelecer conexão. Comunicação entre dispositivos. Professor: Luiz Felipe C. Mendes, M.Sc.

Fundamentos do sistema Operacional iOS Carga-horária: 16 horas

Ementa: Introdução a IOS, ambiente de desenvolvimento, interface com usuário, serviços, armazenamento de dados persistentes, localização e mapeamento, comunicação entre processos, acesso a recursos de telefonia.

Professor: Marcos Alexandre Miguel. Espec.

Desenvolvimento de Aplicações para iOS com Objective-C Carga-horária: 40 horas

Ementa: Linguagem Objective-C e sua sintaxe da prática; Uso da IDE XCode com produtividade; Layouts e componentes do iOS; Padrões de navegação de telas; Manipulação de dados em memória, em arquivos e no SQLite com Core Data; Uso de Mapas e GPS; Integração com telefone, e-mail, câmera, gestos e mais;Avançando com UIKit. Barra de Tabulação. TableView o NavigationBar o Picker. UIActionSheet o UIAlertView. UISwitch. Introdução ao OpenGL ES e TouchScreen. Desenhando na tela com OpenGL ES. Tratando eventos de touch.

Professor: Marcos Alexandre Miguel. Espec. Metodologia Científica

Carga-horária: 16 horas

Ementa: Tipos e métodos de pesquisa. Conteúdo e estrutura do texto técnico científico. Técnicas de elaboração de relatórios de pesquisa. Definição e organização de um projeto. Apresentação do projeto. Estrutura e organização do artigo final do curso.

Professor: Luciana Viana Lima Haider. M.Sc. Consumo de Serviços Mobile

Carga-horária: 16 horas

(6)

móveis, fazendo com que o aluno desenvolva as habilidades necessárias para fazê-lo utilizando as melhores práticas de pesquisa, documentação e desenvolvimento. SOA (Service-Oriented Architecture). SOAP (Simple Object Access Protocol). REST (Representational State Transfer).

Professor: Daniel Frank, Espec.

Desenvolvimento de Jogos para dispositivos móveis Carga-horária: 32 horas

Ementa: Aspectos da produção de um jogo eletrônico: concepção e projeto do jogo, confecção da arte e programação do jogo com OpenGL ES. Aplicação prática.

Professor: Luiz Felipe C. Mendes, M.Sc.

Segurança de Sistemas de Informação Mobile Carga-horária: 24 horas

Ementa: Estudo dos processos e sistemas de segurança dentro do contexto de uma visão ampla de políticas de segurança para aplicações mobile. Estudo dos aspectos ligados às vulnerabilidades típicas dos sistemas de informação mobile e suas respectivas ameaças e ataques. Análise de risco e estudo avançado sobre técnicas e mecanismos de defesa para sistemas de informação e segurança de dados e redes. Estudo de estratégias de segurança para aplicações e sistemas móbile.

Professor: Ely Mattos, M.Sc.

Marketing para Aplicações Mobile Carga-horária: 16 horas

Ementa: Fundamentos do Marketing. Marketing Móvel. Oportunidades e Desafios para o mercado móvel no Brasil. Aplicativos móveis – comunicadores, redes sociais. Geolocalização (GPS), Comunicação e Mobilidade. Mobile Games. Modelos de Negócios para Mobilidade. QR Code. Realidade Aumentada. Impactos da Mobilidade no M-Commerce. Ubiquidade e Convergência Midiática. Roteiro para Novas Mídias. Professor: Empresa Appta Desenvolvimento e Aplicativos Web

Fundamentos e implementação de um M-Commerce Carga-horária: 24 horas

Ementa: Arquitetura de um M-Commerce. Novos dispositivos de consumo: Tablets, móveis. Análise dos diferentes dispositivos móveis existentes e sua relação com o comércio eletrônico mobile. Conceito de M-Commerce dando ênfase nas oportunidades que oferecem os smartphones como nova forma de compra. Introdução e Estratégias em M-commerce. Usabilidade e criação de conteúdos para lojas virtuais mobile. Estratégias em compras coletivas e Empreendedorismo Digital. Estratégias de pagamentos na Internet. O perfil do novo M-consumidor. Análise de plataformas. CRM, M-procurement e gestão de projetos em M-commerce. Mídias Sociais, E-mail Marketing, Mídia Display, Programas de afiliados. Facebook Marketing e F-Commerce. Estratégias de varejo no Google. Tendências do comércio eletrônico móbile.

(7)

Trabalho de Conclusão de Curso

Duas modalidades envolvidas, onde o aluno poderá optar:

1. Desenvolvimento de aplicações móbile com supervisão e orientação dos professores do quadro docente;

2. Desenvolvimento de trabalho científico em formato de artigo ou monografia, com temas relacionados ao conteúdo estudado nos módulos, com orientação dos professores do quadro docente do curso.

10. Corpo Docente (titulação e disciplina para a qual foi indicado)

NOME TITULAÇÃO DISCIPLINA

Elcio Castro Especialista Fundamentos de Computação e Redes Móveis

Elcio Castro Especialista Tecnologias de Transmissão em Redes Móveis Igor Knopp Mestrado

Usabilidade e Projetos de Interface com HTML 5,

Javascript e JSON. Marco Antônio Pereira

Araújo Doutorado

Análise e Projeto para Aplicações Móveis - UML e

Padrões Evaldo de Oliveira da

Silva Mestrado

Banco de Dados para aplicações Móveis Giuliano Prado Mestrado Programação Orientada a

Objetos com Java

Marcos Miguel Especialista Aplicações Java Mobile e J2ME Luiz Felipe Mendes Mestrado Fundamentos do sistema

Operacional Android Luiz Felipe Mendes Mestrado Desenvolvimento de Aplicações

para Android SDK Marcos Miguel Especialista Fundamentos do sistema

Operacional iOS

Marcos Miguel Especialista Desenvolvimento de Aplicações para iOS com Objective-C Luciana Haider Doutorado Metodologia Científica

Daniel Frank Consumo de Serviços Mobile

Luiz Felipe Mendes Mestrado Desenvolvimento de Jogos para dispositivos móveis

(8)

Informação Móveis

Renan Marketing para Aplicações

Mobile

Giuliano Prado M. Giglio Mestrado Fundamentos e implementação de um M-Commerce Giuliano Prado M. Giglio Mestrado Trabalho de Conclusão de

Referências

Documentos relacionados

 01 computador (desktop ou notebook);  01 impressora multifuncional.. Exigências mínimas: copiadora, scanner e impressora. • GPS de navegação para cada 02

Dada a relevância da temática nos cursos de formação de professores, a fim de se problematizar as questões culturais, questionando e refletindo sobre as diferenças e

• Estabelecer os princípios de um modelo baseado em valores de troca para a avaliação de situações

Com base nisto, valorizando as relações entre comunicação e cultura, a presente pesquisa visa, através dos estudos culturais, aliado ao conceito de identidade e

Os microrganismos necessitam de um ambiente propício com todos os constituintes físicos e químicos necessários para seu crescimento. As substâncias ou elementos retirados

6º do CP definiu o lugar do crime conforme a chamada Teoria da Ubiquidade, ou seja, o lugar do crime pode ser considerado aquele onde se operou a conduta do agente ativo,

Com o intuito de contribuir com o ensino- aprendizagem dos alunos surdos que estudam na educação básica realizamos o presente minicurso que tem como objetivo

Se você vai cozinhar, você precisa de alguns materiais de cozinha, que devem ser tão bons quanto os ingredientes, mas na minha casa não havia nenhum deles e eu não podia convidar