• Nenhum resultado encontrado

Protocolo n.º 0728/11 REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO DE IDIOMAS Nº. 239/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protocolo n.º 0728/11 REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO DE IDIOMAS Nº. 239/2011"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

EPA

Página 1 de 18

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE SERVIÇOS NA

ÁREA DE ENSINO DE IDIOMAS Nº. 239/2011

O SESI – Serviço Social da Indústria adiante designado simplesmente SESI-PR, torna público o presente REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO DE IDIOMAS, com observância às condições estabelecidas neste Regulamento.

1. OBJETO DO REGULAMENTO

1.1 O presente regulamento tem por objeto o CREDENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS (Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas) para ministrar aulas e elaborar conteúdos para os cursos de línguas estrangeiras oferecidos pelo Centro de Línguas e Culturas SESI, de acordo com as características exigidas neste regulamento e seus Anexos.

1.2 Os profissionais CREDENCIADOS integrarão o Cadastro de Professores e Técnicos de Ensino do Centro de Línguas e Culturas SESI, e poderão ser chamados para prestarem serviços quando houver demanda do SESI em todo o estado do Paraná.

1.3 Caso haja necessidade de deslocamentos para outros municípios para a realização dos serviços, o SESI-PR reembolsará as despesas com hospedagem e transporte, mediante prestação de contas dentro de limites e condições estabelecidos em Norma Interna do SESI-PR, relativa a viagens dos seus funcionários.

1.4 O credenciamento não gera para os cadastrados qualquer direito de contratação, tendo como objetivo, tão somente, a construção de um banco de CREDENCIADOS.

2. PRAZO DE VIGÊNCIA E PEDIDO DE CREDENCIAMENTO

2.1 O presente regulamento entra em vigor na data de sua publicação e vigorará pelo prazo de 12 (doze) meses. Poderá solicitar credenciamento qualquer pessoa jurídica ou pessoa física durante este período, desde que cumpra os requisitos previstos neste instrumento e anexos. O prazo de vigência deste instrumento poderá ser prorrogado, a critério do SESI-PR.

2.2 Os interessados deverão apresentar os documentos relacionados no item 3, na COORDENAÇÃO DE COMPRAS – SESI-PR, na Avenida Cândido de Abreu, nº. 200 – CEP 80.530-902 – Centro Cívico – Curitiba, Paraná, ou encaminhá-los através dos Correios com Aviso de Recebimento – AR.

2.3 Não poderão solicitar credenciamento nem realizar contrato, os dirigentes ou empregados do SESI/SENAI-PR.

(2)

EPA

Página 2 de 18

2.4 Após a análise da documentação, e estando esta em conformidade com os requisitos estipulados neste regulamento, o candidato ao credenciamento será convidado para assinar o Termo de Credenciamento – Anexo III. Em caso de indeferimento do pedido, o interessado poderá interpor recurso, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da notificação de indeferimento.

2.5 O Profissional CREDENCIADO fica obrigado a manter as mesmas condições de cadastro quando da celebração do termo de credenciamento.

2.6 O CREDENCIADO deverá atender as demandas do CONTRATANTE, mediante prévia Autorização de Prestação de Serviços – APS que serão emitidas pelo SESI-PR, antecipadamente. 2.7 Será admitido o credenciamento de um mesmo professor ou técnico de ensino para mais de um idioma ou curso, desde que o interessado cumpra os requisitos legais editalicios para cada serviço. 2.8 Os serviços serão distribuídos conforme as especificidades que cada curso exigirá. Essa especialidade será definida de acordo com as demandas identificadas pelos clientes do produto.

3. REQUISITOS PARA O CREDENCIAMENTO:

3.1 Para ser CREDENCIADO, o profissional Pessoa Jurídica deverá apresentar a seguinte documentação:

a) Carta conforme modelo Anexo I, endereçado a Coordenação de Compras do SESI-PR, redigida em papel timbrado, assinada por representante legal, na qual seja solicitado seu credenciamento, concordando com as disposições constantes neste Regulamento. Encaminhar A/C de Anay Ribeiro de Mello, conforme endereço mencionado no parágrafo 2.2.

b) Comprovante de Inscrição no CNPJ.

c) Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativa a Tributos e Contribuições Federais e à Dívida Ativa da União.

d) Certidão Negativa de Débito de Tributos Estaduais. e) Certidão Negativa de Débito de Tributos Municipais. f) Certidão Negativa de Débito do INSS.

g) Certidão de Regularidade do FGTS.

h) Registro Comercial, no caso de empresa individual.

i) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores.

j) Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

k) Certidão negativa de pedidos de falência ou concordata, expedida por distribuidor judicial, da sede da empresa, com antecedência máxima de 30 dias da data de apresentação.

(3)

EPA

Página 3 de 18

l) Para o cargo de Professor de língua estrangeira, cópia do Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Letras com habilitação em língua estrangeira, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

m) Para o cargo de Técnico de Ensino, cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio e currículo atualizado com a descrição da experiência em ensino técnico para área industrial.

n) Outros documentos e informações conforme exigências desse Edital.

3.2 Para ser CREDENCIADO o profissional Pessoa Física deverá apresentar a seguinte documentação:

a) Carta conforme modelo Anexo I, endereçado a Coordenação de Compras do SESI/SENAIPR, devidamente assinada, na qual seja solicitado seu credenciamento, concordando com as disposições constantes neste Regulamento. Encaminhar A/C de Anay Ribeiro de Mello, conforme endereço mencionado no parágrafo 2.2.

b) Cópia da Carteira de Identidade; c) Cópia do CPF;

d) Comprovante de endereço;

e) Cópia do número do PIS (caso tenha o credenciamento aprovado);

f) Alvará de Autônomo, constando atividade convergente ao objeto do credenciamento, com comprovante de pagamento do ISS (se possuir);

g) Dados bancários (caso tenha o credenciamento aprovado);

h) Para o cargo de Professor de língua estrangeira, cópia do Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Letras com habilitação em língua estrangeira, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

i) Para o cargo de Técnico de Ensino, cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio e currículo atualizado com a descrição da experiência em ensino técnico para área industrial.

j) Outros documentos e informações conforme exigências desse Edital.

4. DAS CONDIÇÕES PARA O CREDENCIAMENTO

4.1 Apresentar pelo menos uma ou mais das exigências abaixo:

4.2 Comprovação que possui experiência na profissão, através de Currículo Vitae, relacionando os principais eventos em que prestou os serviços referentes ao credenciamento desejado (professor ou técnico de ensino (Idioma e/ou área técnica, data, local e contato do responsável).

5. OBRIGAÇÕES DOS CREDENCIADOS

5.1 Atender às Autorizações de Prestação de Serviços – APS, previamente encaminhadas pelo SESI-PR, de acordo com os prazos indicados.

(4)

EPA

Página 4 de 18

5.2 Emitir a nota fiscal, especificando os detalhes dos serviços e período em que foram prestados conforme os dados constantes na Autorização de Prestação de Serviços Serviço – APS. Quando pessoa jurídica, anexar para cada nota fiscal às cópias de Certidões Negativas do FGTS e INSS. Apresentar a nota fiscal referente aos serviços prestados, sempre entre os dias 01 e 20 de cada mês. 5.3 Assumir o pagamento de todos os tributos, taxas, contribuições previdenciárias e necessárias ao cumprimento deste credenciamento.

5.4 Comunicar ao Gestor do SESI-PR qualquer problema que contrarie os procedimentos desse credenciamento.

5.5 Prestar serviços dentro dos parâmetros e rotinas estabelecidos, observando-se as recomendações de boa técnica, norma e legislação.

5.6 Comunicar ao Gestor, por escrito, quando verificar condições inadequadas ou a iminência de fatos que possam prejudicar a perfeita prestação dos serviços.

5.7 Responsabilizar-se integralmente pelo fiel cumprimento dos serviços contratados.

5.8 Executar diretamente os serviços contratados, sem transferência de responsabilidade ou subcontratação.

5.9 Adotar medidas de segurança adequadas, no âmbito das atividades sob seu controle, para a manutenção do sigilo relativo ao objeto dos serviços.

5.10 Manter sigilo, sob pena de responsabilidade civil, penal e administrativa, sobre qualquer assunto de interesse do SESI-PR ou de terceiros de que tomar conhecimento em razão da execução dos serviços.

5.11 Prestar prontamente todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo SESI-PR, cujas reclamações se obriga a atender.

6. OBRIGAÇÕES DO SESI-PR

6.1 Nomear um Gestor para esse Credenciamento que será o responsável pelo relacionamento e informações entre as partes.

6.2 Pagar ao CREDENCIADO os valores especificados no Anexo V deste regulamento, em até 10 (dez) dias após a apresentação de nota fiscal, e desde que a mesma esteja de acordo com a Autorização de Prestação de Serviços – APS.

6.3 Registrar os serviços do Credenciado Pessoa Física no sistema de gestão de RPA – observando os procedimentos internos de pagamentos de Pessoas Físicas, especificando todos os detalhes dos serviços e conforme os dados constantes da Autorização de Prestação de Serviços – APS.

6.4 Não haverá em hipótese nenhuma o pagamento adiantado.

(5)

EPA

Página 5 de 18

6.6 Colocar à disposição do CREDENCIADO todas as informações necessárias a execução dos serviços.

6.7 Promover o acompanhamento e a fiscalização da prestação dos serviços, com vistas ao seu perfeito cumprimento, sob o aspecto quantitativo e qualitativo, anotando em registro próprio as falhas detectadas e comunicando ao CREDENCIADO as ocorrências de quaisquer fatos que exijam medidas corretivas.

6.8 Disponibilizar material de suporte para as aulas, tal como folha para impressão de material didático, mídias, giz ou marcador para quadro branco, apagador, encadernação de apostilas e demais materiais necessários para as aulas.

7. HIPÓTESES PARA DESCREDENCIAMENTO

7.1 Descumprimento das exigências previstas neste regulamento, no Termo de Credenciamento e nas Autorizações de Prestação de Serviços - APS; oportunizada defesa prévia.

7.2 Negligência, imprudência, descumprimento de prazos, e problemas relacionados à qualidade dos serviços realizados.

7.4 Fica facultada a defesa prévia do CREDENCIADO, no caso de descredenciamento ou aplicação de penalidades, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da notificação.

7.5 O Termo de Credenciamento poderá ser rescindido por qualquer uma das partes, mediante notificação com 30 (trinta) dias corridos de antecedência.

8. SANÇÕES E PENALIDADES

8.1 A inexecução total ou parcial do objeto contratado sujeitará a CONTRATADA, garantida a prévia defesa, às seguintes penalidades: multa, rescisão e suspensão do direito de licitar ou contratar com o Sistema FIEP por prazo não superior a 2 (dois) anos, nas formas adiante especificadas. 8.2 Será cabível pena de multa:

8.2.1 Em caso do não cumprimento do prazo de entrega, aplicação de multa de 2% (dois por cento) e juros de 0,03% ao dia de atraso sobre o valor atualizado contrato, ensejando, a critério do SESI-PR, a rescisão contratual;

8.2.2 Na hipótese de inexecução parcial, será aplicada multa de 5% (cinco por cento) da importância apurada no período de vigência contratual, ensejando, a critério do SESI -PR, a rescisão do ajuste. 8.2.3 Em caso de inexecução total, multa no percentual de 10% (dez por cento) do valor atualizado do objeto contratado e ensejando, a critério do SESI-PR, a rescisão contratual;

(6)

EPA

Página 6 de 18

8.4 Caberá a penalidade de suspensão do direito de licitar, pelo prazo máximo de 2 (dois) anos, contados a partir de sua aplicação, nos casos de inexecução total ou parcial de que decorra rescisão contratual, a critério do SESI-PR.

8.5 Aos proponentes que ensejarem o retardamento da execução do credenciamento, não mantiverem a proposta, falharem ou fraudarem na execução do objeto deste processo, comportarem-se de modo inidôneo, deixarem de entregar documentação exigida, fizerem declaração falsa ou cometerem fraude fiscal, poderão ser aplicadas, conforme o caso, as sanções previstas, sem prejuízo da reparação dos danos causados ao SESI-PR .

8.6 As multas poderão ser descontadas dos recebimentos a que a contratada tiver direito ou cobradas judicialmente, caso não haja pagamento espontâneo.

8.7 As penalidades poderão ser aplicadas tantas vezes quantas forem as irregularidades constatadas. 8.8 No caso de atraso da entrega do objeto, sem prejuízo da aplicação das penalidades previstas neste instrumento, o contrato poderá ser imediatamente rescindido, a critério dos CONTRATANTES. Nesta situação, os CONTRATANTES poderão convocar outro fornecedor para execução do contrato, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos do SESI-PR.

8.9 Fica facultada a defesa prévia da empresa, em qualquer caso de aplicação de penalidade, no prazo de 05 (cinco) dias úteis (consideradas horas úteis das 08hs às 18hs, de segundas-feiras a sextas-feiras), contados da intimação do ato.

9 HOMOLOGAÇÃO DO CREDENCIAMENTO

9.1 O Diretor Superintendente do SESI-PR realizará a homologação de cada credenciamento, após a decisão da Comissão de Credenciamento.

9.2 Todos aqueles que preencherem os requisitos constantes deste Regulamento, terão suas propostas de credenciamento acatadas pela Comissão de Credenciamento, sendo submetidas à homologação do Diretor Superintendente do SESI-PR.

10 PREÇO, FORMA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

10.1 Pela prestação de serviços objeto deste Regulamento o Credenciado será remunerado com um valor variável, que dependerá da especialidade técnica para a qual o profissional/empresa credenciada venha a ser convidado a prestar o serviço, respeitado o valor mínimo de R$ 30,00 (trinta Reais) e o teto máximo de R$ 55,00 (cinqüenta e cinco reais) a hora, conforme tabela constante no Anexo V, parte integrante desse regulamento.

10.2 O valor total da prestação de serviços objeto deste Regulamento será a somatória das horas acordadas entre o SESI-PR e o Credenciado, para as horas de pesquisa de conteúdo e elaboração do material didático, mais as horas de preparação da aula e as horas das aulas ministradas, devidamente formalizadas através da Autorização Prestação de Serviços, e pago mensalmente.

(7)

EPA

Página 7 de 18

10.3 O valor total a ser pago pela prestação de serviços, pelo SESI-PR ao Credenciado, será dividido pelo número de meses em que o serviço for prestado, por Autorização de Prestação de Serviços. 10.4 O pagamento dos serviços prestados será efetuado por depósito em conta-corrente da pessoa jurídica prestadora do serviço, à qual o profissional credenciado esteja vinculado na condição de sócio/funcionário, conforme item 3.1, ou, em nome da pessoa física prestadora do serviço, conforme item 3.2, mediante apresentação de nota fiscal, após a conclusão dos trabalhos ou nas condições estabelecidas no contrato.

10.4.1 A nota fiscal deve estar preenchida com as seguintes informações: a) especificação dos serviços realizados; (nº de horas)

b) data de realização dos serviços; c) número do contrato;

d) local (cidade) da prestação dos serviços;

e) valor total da nota fiscal, com destaque para a retenção de acordo com legislação vigente; g) informações para o depósito em conta corrente: número do banco, número da agência e número da conta-corrente conforme item 10.4.

10.5 Caso haja necessidade de deslocamentos para a realização dos trabalhos, o SESI-PR reembolsará as despesas com hospedagem e transporte, mediante prestação de contas dentro de limites e condições estabelecidos em Normas Internas do SESI-PR relativa à viagens de seus funcionários.

10.6 O valor do serviço à ser pago ao CREDENCIADO, ocorrerá da seguinte forma:

10.6.1 Para cursos de 40 (quarenta) horas, o profissional terá que cumprir a carga horária total de 120 (cento e vinte) horas, sendo 80 (oitenta) horas para pesquisa, elaboração de material didático e planos de aulas, e 40 (quarenta) horas para ministrá-las.

10.6.2 Para cursos com duração menor, deverá ser mantida a mesma proporção, ou seja, para cursos de 15 (quinze) horas, serão adicionados 30 (trinta) horas para pesquisa, elaboração de material didático e planos de aulas.

10.6.3 Em todos os cursos contratados, o valor da hora de aula será correspondente à faixa de valores por especialidade técnica presente no Anexo V.

10.6.4 A fórmula a ser aplicada para a remuneração do CREDENCIADO será: Remuneração = Valor por hora x (Carga Horária do Curso x3) – Impostos

11. INCIDÊNCIAS FISCAIS E DEMAIS ÔNUS

Dos valores devidos à CONTRATADA serão descontados os encargos sujeitos, por disposição legal, à retenção na fonte, quais sejam:

a) Determinado na Instrução Normativa do MPS/SRF n° 0 3, INSS – retenção de 11% sobre o total da nota fiscal de prestação de serviço, conforme de 14/07/2005 e suas respectivas alterações (artigos 92 – inciso VI, 143, 144 e 146 – inciso XXIII); quando a credenciada atender ao disposto no artigo 148 da

(8)

EPA

Página 8 de 18

respectiva Instrução Normativa quanto à dispensa da retenção do INSS, a mesma deverá encaminhar, a cada nota fiscal de prestação de serviço, uma declaração mencionando a base legal da dispensa da respectiva retenção na fonte, devidamente assinada pela representante legal, (a assinatura deverá estar identificada com nome e CPF do responsável);

b) IR – retenção de 1,5% conforme Decreto n° 3000/99, artigo 647;

c) PIS/COFINS/CSLL – retenção de 4,65% conforme Instrução Normativa n° 459, de 18/10/2004, artigo 1°, e suas respectivas alterações;

c) ISS – deverá ser observada a legislação do município onde o serviço for efetivado.

d) Para as empresas que contemplem imunidade ou isenção tributária nas esferas federal, estadual, municipal ou previdenciária deverão apresentar, anexa a cada nota fiscal/fatura, declaração conforme modelo expedido pela RFB, atestando os dispositivos legais para dispensa da retenção de impostos na fonte, conforme mencionado nos tópicos anteriores. A respectiva declaração deverá contemplar como data de emissão a mesma apresentada na nota fiscal/fatura, e estar devidamente assinada pelo representante legal e esta identificada com nome e CPF.

12. DAS HIPÓTESES DE RESCISÃO CONTRATUAL

a) O contrato poderá ser rescindido por qualquer uma das partes, mediante notificação, com 30 (trinta) dias corridos de antecedência.

b) O contrato poderá ser rescindido, nas hipóteses de seu descumprimento, nos termos do item 8 deste Regulamento.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 O SESI-PR poderá alterar ou revogar o presente regulamento, a qualquer tempo, desde que justificado.

13.2 A existência de pessoas jurídicas e pessoas físicas credenciadas, não obriga o SESI-PR a firmar as contratações que poderão advir ficando facultada a realização ou utilização de licitações, sendo assegurada, em igualdade de condições, preferência a credenciada.

13.3 Esse Regulamento de Credenciamento será publicado e ficará disponível no site www.fiepr.org.br/licitacao/html (Regulamento de Credenciamentos).

13.4 Não poderão participar do credenciamento nem contratar com o SESI/SENAI-PR, dirigente ou empregado do Sistema FIEP.

13.5 O contrato que será firmado não implica nenhum vínculo trabalhista ou previdenciário, tendo as CREDENCIADAS responsabilidade única, exclusiva e total pelos serviços prestados, em nada correlacionado com o SESI-PR.

13.6 Os recursos orçamentários para as despesas decorrentes deste Regulamento estão previstos em conta própria da dotação orçamentária do SESI-PR, para o ano em curso.

(9)

EPA

Página 9 de 18

13.7 O proponente deverá, obrigatoriamente, apresentar os documentos exigidos, em original ou cópia autenticada, sendo que as Certidões apresentadas deverão estar em condições de aceitabilidade quanto ao “prazo de validade”. Caso as validades das Certidões não estejam expressas, será considerado o prazo de validade de 60 (sessenta) dias da emissão da Certidão. 13.8 O SESI-PR reserva-se ao direito de, a qualquer tempo, efetuar auditoria técnica ou administrativa nos serviços prestados pelas credenciadas, objeto deste Regulamento, e gerar relatórios sucintos destas auditorias que deverão ser vistados pela credenciada, atestando, desta forma, conhecimento do teor dos mesmos.

13.9 Qualquer esclarecimento ou informação complementar a respeito deste Edital, poderá ser obtido através de correspondência entregue na Rua: Candido de Abreu, 200 – Centro Cívico -Coordenação de Compras, ou pelo e-mail anay.mello@pr.senai.br

Curitiba, 01 de Julho de 2011.

JOSÉ ANTONIO FARES Diretor Superintendente do SESI/PR

(10)

EPA

Página 10 de 18

ANEXO I

MODELO DE SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO DE IDIOMAS Nº. 239/2011

À COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - SESI-PR.

A Empresa/Profissional ____________________________________ com sede e foro na ____________ (rua,bairro,etc) da cidade de ___________ Estado ___ por seu representante Sr.(a)___________ (cargo) ___________________, que a esta subscreve, vem solicitar seu credenciamento para Prestação de Serviços de Elaboração e Aplicação das Aulas do curso _________________, no Centro de Línguas e Culturas SESI.

Concordamos em nos submeter a todas às disposições constantes do Regulamento de Credenciamento de Serviços de Elaboração e Aplicação de aulas para o produto Idiomas SESI Sob Medida nº 239/11.

Entrego anexo os documentos e informações exigidos para esse credenciamento. Contatos: Telefone Fixo: _____________________ Telefone Celular: ___________________ E-mail: ___________________________ Atenciosamente. Curitiba, de de 2011. _______________________________________________________________ CNPJ ou CPF, NOME E ASSINATURA DO PROFISSIONAL

(11)

EPA

Página 11 de 18

ANEXO II – TERMO DE DECLARAÇÃO

Ref.: CREDENCIAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO DE IDIOMAS Nº 239/2011

A Empresa/Profissional ________________________, inscrita no CNPJ/CPF sob n.º ________________, Inscrição Estadual n.º ____________________, propõe a essa entidade o credenciamento para Prestação de Serviços na Área de Ensino de Idiomas.

DECLARAMOS QUE:

I) nos serviços oferecidos estão incluídas todas as despesas com material de consumo, equipamentos, encargos sociais, seguros, taxas, tributos e contribuições de qualquer natureza ou espécie, salários e quaisquer outros encargos necessários à perfeita execução do objeto do credenciamento;

II) que os preços contratados são justos e certos, podendo sofrer reajuste apenas nas hipóteses e condições previstas no instrumento contratual, cuja minuta conhecemos;

III) estamos cientes e de acordo que os pagamentos pelos serviços prestados serão resultantes do valor constante Anexo V deste regulamento de credenciamento, deduzidos os encargos legais nele previstos.

IV) examinamos cuidadosamente o Regulamento do Credenciamento e seus anexos e nos inteiramos de todos os seus detalhes e com eles concordamos, bem como, todas as dúvidas e/ou questionamentos formulados foram devidamente esclarecidos. Estamos cientes e aceitamos todas as condições do Regulamento do Credenciamento e a elas, desde já nos submetemos.

V) que todas as cópias de documentos apresentados são fiéis aos originais.

___________________, _____ de ______________ de ______.

Assinatura do Profissional ou Representante Legal da Empresa CPF:____________________________________________ Nome legível: _____________________________________

(12)

EPA

Página 12 de 18

ANEXO III - MINUTA DO TERMO DE CREDENCIAMENTO

TERMO DE CREDENCIAMENTO REFERENTE AO REGULAMENTO Nº 239/2011 PROCESSO N.º: 0728/11

Pelo presente instrumento de Termo de Credenciamento, de um lado, como CONTRATANTE, o SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - DEPARTAMENTO REGIONAL DO PARANÁ, inscrito no CNPJ sob n.º __________________, com sede em Curitiba, Paraná, sito à Rua Candido de Abreu, nº 200, e, de outro, como CONTRATADA, ______________________, inscrita no CNPJ nº.

____________________, com sede na Rua/Cidade/Estado

_____________________________________, todos por seus representantes legais ao final assinados, têm justo e acordado o adiante exposto, em cláusulas e condições.

CLÁUSULA PRIMEIRA – OBJETO

I – O objeto do presente contrato refere-se à PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE ENSINO DE IDIOMAS.

II – É parte integrante deste contrato o Regulamento de Credenciamento nº. 239/2011 e seus Anexos.

CLÁUSULA SEGUNDA: FORMA

I – O presente contrato, no concernente a seu objeto e demais implicações, foi autorizado pelos Diretores Superintendente e Regional do SESI-PR, no Processo Interno nº. 0728/2011, consoante documentação correspectiva, integrante deste.

CLÁUSULA TERCEIRA – OBRIGAÇÕES DAS PARTES

São obrigações da CREDENCIADA

I - Atender às Autorizações de Prestação de Serviços – APS, previamente encaminhadas pelo SESI-PR, de acordo com os prazos indicados.

II - Emitir a nota fiscal, especificando os detalhes dos serviços e período em que foram prestados conforme os dados constantes na Autorização de Prestação de Serviços Serviço – APS. Quando pessoa jurídica, anexar para cada nota fiscal às cópias de Certidões Negativas do FGTS e INSS. Apresentar a nota fiscal referente aos serviços prestados, sempre entre os dias 01 e 20 de cada mês. III - Assumir o pagamento de todos os tributos, taxas, contribuições previdenciárias e necessárias ao cumprimento deste credenciamento.

IV - Comunicar ao Gestor do SESI-PR qualquer problema que contrarie os procedimentos desse credenciamento.

V - Prestar serviços dentro dos parâmetros e rotinas estabelecidos, observando-se as recomendações de boa técnica, norma e legislação.

VI - Comunicar ao Gestor, por escrito, quando verificar condições inadequadas ou a iminência de fatos que possam prejudicar a perfeita prestação dos serviços.

VII - Responsabilizar-se integralmente pelo fiel cumprimento dos serviços contratados.

VIII - Executar diretamente os serviços contratados, sem transferência de responsabilidade ou subcontratação.

(13)

EPA

Página 13 de 18

IX - Adotar medidas de segurança adequadas, no âmbito das atividades sob seu controle, para a manutenção do sigilo relativo ao objeto dos serviços.

X - Manter sigilo, sob pena de responsabilidade civil, penal e administrativa, sobre qualquer assunto de interesse do SESI-PR ou de terceiros de que tomar conhecimento em razão da execução dos serviços.

XI - Prestar prontamente todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo SESI-PR, cujas reclamações se obriga a atender.

São obrigações do CONTRATANTE:

I - Nomear um Gestor para esse Credenciamento que será o responsável pelo relacionamento e informações entre as partes.

II - Pagar ao CREDENCIADO os valores especificados no Anexo V deste regulamento, em até 10 (dez) dias após a apresentação de nota fiscal, e desde que a mesma esteja de acordo com a Autorização de Prestação de Serviços – APS.

IV - Registrar os serviços do Credenciado Pessoa Física no sistema de gestão de RPA – observando os procedimentos internos de pagamentos de Pessoas Físicas, especificando todos os detalhes dos serviços e conforme os dados constantes da Autorização de Prestação de Serviços – APS.

V - Não haverá em hipótese nenhuma o pagamento adiantado.

VI - Distribuir os serviços de acordo com a ordem de credenciamento em sistema de rodízio.

VII - Colocar à disposição do CREDENCIADO todas as informações necessárias a execução dos serviços.

VII - Promover o acompanhamento e a fiscalização da prestação dos serviços, com vistas ao seu perfeito cumprimento, sob o aspecto quantitativo e qualitativo, anotando em registro próprio as falhas detectadas e comunicando ao CREDENCIADO as ocorrências de quaisquer fatos que exijam medidas corretivas.

VIII - Disponibilizar material de suporte para as aulas, tal como folha para impressão de material didático, mídias, giz ou marcador para quadro branco, apagador, encadernação de apostilas e demais materiais necessários para as aulas.

CLÁUSULA QUARTA - PRAZO DE VIGÊNCIA

I – O prazo de vigência do presente Termo de Credenciamento será de __ (________) meses, a iniciar em __/__/__ e finalizar em ___/___/___, podendo, mediante acordo entre as partes, ser prorrogado através de Termo Aditivo.

CLÁUSULA QUINTA – PREÇO, FORMA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

I - Pela prestação de serviços objeto deste Regulamento o Credenciado será remunerado com um valor variável, que dependerá da especialidade técnica para a qual o profissional/empresa credenciada venha a ser convidado a prestar o serviço, respeitado o valor mínimo de R$ 30,00 (trinta Reais) e o teto máximo de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais) a hora, conforme tabela constante no Anexo V, parte integrante desse regulamento.

II - O valor total da prestação de serviços objeto deste Regulamento será a somatória das horas acordadas entre o SESI-PR e o Credenciado, para as horas de pesquisa de conteúdo e elaboração do material didático, mais as horas de preparação da aula e as horas das aulas ministradas, devidamente formalizadas através da Autorização Prestação de Serviços, e pago mensalmente. III - O valor total a ser pago pela prestação de serviços, pelo SESI-PR ao Credenciado, será dividido pelo número de meses em que o serviço for prestado, por Autorização de Prestação de Serviços. IV - O pagamento dos serviços prestados será efetuado por depósito em conta corrente da pessoa jurídica prestadora do serviço, à qual o profissional credenciado esteja vinculado na condição de

(14)

EPA

Página 14 de 18

sócio/funcionário, conforme item 3.1, ou, em nome da pessoa física prestadora do serviço, conforme item 3.2, mediante apresentação de nota fiscal, após a conclusão dos trabalhos ou nas condições estabelecidas no contrato.

A nota fiscal deve estar preenchida com as seguintes informações: a) especificação dos serviços realizados; (nº de horas)

b) data de realização dos serviços; c) número do contrato;

d) local (cidade) da prestação dos serviços;

e) valor total da nota fiscal, com destaque para a retenção de acordo com legislação vigente; g) informações para o depósito em conta corrente: número do banco, número da agência e número da conta corrente conforme item IV acima.

V - Caso haja necessidade de deslocamentos para a realização dos trabalhos, o SESI-PR reembolsará as despesas com hospedagem e transporte, mediante prestação de contas dentro de limites e condições estabelecidos em Normas Internas do SESI-PR relativa à viagens de seus funcionários.

VI - O valor do serviço à ser pago ao CREDENCIADO, ocorrerá da seguinte forma:

a) Para cursos de 40 (quarenta) horas, o profissional terá que cumprir a carga horária total de 120 (cento e vinte) horas, sendo 80 (oitenta) horas para pesquisa, elaboração de material didático e planos de aulas, e 40 (quarenta) horas para ministrá-las.

b) Para cursos com duração menor, deverá ser mantida a mesma proporção, ou seja, para cursos de 15 (quinze) horas, serão adicionados 30 (trinta) horas para pesquisa, elaboração de material didático e planos de aulas.

c) Em todos os cursos contratados, o valor da hora de aula será correspondente à faixa de valores por especialidade técnica presente no Anexo V.

d) A fórmula a ser aplicada para a remuneração do CREDENCIADO será: Remuneração = Valor por hora x (Carga Horária do Curso x 3) – Impostos

CLÁUSULA SEXTA- PENALIDADES

I- A empresa será descredenciada nas seguintes hipóteses:

a) A inexecução total ou parcial do objeto contratado sujeitará a CONTRATADA, garantida a prévia defesa, às seguintes penalidades: multa, rescisão e suspensão do direito de licitar ou contratar com o Sistema FIEP por prazo não superior a 2 (dois) anos, nas formas adiante especificadas.

II - Será cabível pena de multa:

a) Em caso do não cumprimento do prazo de entrega, aplicação de multa de 2% (dois por cento) e juros de 0,03% ao dia de atraso sobre o valor atualizado contrato, ensejando, a critério do SESI-PR, a rescisão contratual;

b) Na hipótese de inexecução parcial, será aplicada multa de 5% (cinco por cento) da importância apurada no período de vigência contratual, ensejando, a critério do SESI -PR, a rescisão do ajuste. c) Em caso de inexecução total, multa no percentual de 10% (dez por cento) do valor atualizado do objeto contratado e ensejando, a critério do SESI-PR, a rescisão contratual;

d) A multa poderá ser aplicada isolada ou cumulativamente com as demais sanções.

e) Caberá a penalidade de suspensão do direito de licitar, pelo prazo máximo de 2 (dois) anos, contados a partir de sua aplicação, nos casos de inexecução total ou parcial de que decorra rescisão contratual, a critério do SESI-PR.

f) Aos proponentes que ensejarem o retardamento da execução do credenciamento, não mantiverem a proposta, falharem ou fraudarem na execução do objeto deste processo, comportarem-se de modo inidôneo, deixarem de entregar documentação exigida, fizerem declaração falsa ou cometerem fraude

(15)

EPA

Página 15 de 18

fiscal, poderão ser aplicadas, conforme o caso, as sanções previstas, sem prejuízo da reparação dos danos causados ao SESI-PR .

g) As multas poderão ser descontadas dos recebimentos a que a contratada tiver direito ou cobradas judicialmente, caso não haja pagamento espontâneo.

h) As penalidades poderão ser aplicadas tantas vezes quantas forem as irregularidades constatadas. i) No caso de atraso da entrega do objeto, sem prejuízo da aplicação das penalidades previstas neste instrumento, o contrato poderá ser imediatamente rescindido, a critério dos CONTRATANTES. Nesta situação, os CONTRATANTES poderão convocar outro fornecedor para execução do contrato, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos do SESI-PR.

j) Fica facultada a defesa prévia da empresa, em qualquer caso de aplicação de penalidade, no prazo de 02 (dois) dias úteis (consideradas horas úteis das 08hs às 18hs, de segundas-feiras a sextas-feiras), contados da intimação do ato.

CLÁUSULA SÉTIMA – RESCISÃO

I – O presente Termo de Credenciamento poderá ser rescindido, por qualquer uma das partes, bastando para tanto a notificação à parte contraria com antecedência de 30 (trinta) dias, respeitando agendamentos em curso.

II – O presente Termo de Credenciamento poderá ser rescindido nas hipóteses de seu descumprimento, nos termos do item 7 do regulamento.

III – Os casos de rescisão contratual serão formalmente motivados nos autos do Processo, assegurado à prévia e ampla defesa.

IV – A rescisão motivada por inadimplemento de uma das partes acarretará a esta a aplicação das penalidades previstas na cláusula anterior.

CLÁUSULA OITAVA - DAS RESPONSABILIDADES

I – Este contrato não implica nenhum vínculo trabalhista ou previdenciário, tendo a CREDENCIADA responsabilidade única, exclusiva e total pelos serviços prestados, em nada correlacionado com o SESI-PR.

II – O SESI-PR não responderá por quaisquer ônus, direitos ou obrigações vinculados à legislação tributária, trabalhista, previdenciária, securitária, e decorrentes da execução do presente contrato, cujo cumprimento e responsabilidade caberão, exclusivamente, à CONTRATADA.

III – A CREDENCIADA manterá, durante toda a execução do contrato, as condições de habilitação e qualificação que lhe foram exigidas para o credenciamento.

CLÁUSULA NONA – DO GESTOR DO CONTRATO

As partes designam, neste ato, o Sr(a). XXXXXXXXXXXX do SESI -PR e o Sr(a). (nome do responsável da

empresa pelo serviço) para atuarem na condição de gestores do CONTRATANTE e da CONTRATADO,

respectivamente, que tornam-se responsáveis por acompanhar a execução do objeto deste contrato e manterão, entre si, relacionamento direto.

(16)

EPA

Página 16 de 18

CLÁUSULA DÉCIMA – FORO

I – As partes elegem o Foro de Curitiba – Paraná, para dirimir qualquer dúvida oriunda deste contrato.

E, por estarem de acordo com as cláusulas e condições estipuladas neste instrumento, assinam o presente em 03 (três) vias de igual teor e forma, na presença de duas testemunhas, para que surtam todos os efeitos legais.

CONTRATANTE : _________________________________________________ (nome e cargo do gestor do Contrato)

CREDENCIADA: _________________________________________________ (nome e cargo do gestor do Contrato)

TESTEMUNHAS:

Nome: CPF:

Nome: CPF:

(17)

EPA

Página 17 de 18

ANEXO IV

DESCRIÇÃO DO PERFIL DOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO DE IDIOMAS

Profissionais técnicos de ensino ou professores graduados 2624-05 - Técnico de Ensino

Profissional com ensino médio completo com experiência profissional em algum setor indústria e com experiência comprovada no currículo na área da docência e fluência na língua estrangeira alvo.

2624-10 - Professor de língua estrangeira

Profissional graduado em letras com habilitação para línguas estrangeiras. Experiência comprovada na área do ensino de línguas por meio do currículo atualizado do profissional.

(18)

EPA

Página 18 de 18

ANEXO V – VALORES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

TABELA I – FAIXA DE VALORES POR ESPECIALIDADE TÉCNICA

CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES E TÉCNICOS DE ENSINO

FORMAÇÃO DO PROFESSOR

VALOR POR

HORA

Graduado em Letras sem experiência de ensino de línguas

estrangeiras técnicas e elaboração de material próprio.

Até R$ 30,00

Graduado em Letras com experiência em elaboração de

material didático

Até R$ 35,00

Graduado em Letras com experiência de ensino de línguas

estrangeiras técnicas e elaboração de material próprio.

Até R$ 45,00

Técnico de ensino da área industrial do curso com fluência

em línguas estrangeiras.

Até R$ 50,00

Técnico de ensino da área industrial do curso com fluência

em línguas estrangeiras e com experiência internacional na

área industrial relacionada ao curso.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

[r]

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento