• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE CREDENCIAMENTO SENAI/RR 02/2016. Credenciamento para Contratação de Empresas de Consultorias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE CREDENCIAMENTO SENAI/RR 02/2016. Credenciamento para Contratação de Empresas de Consultorias"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL

DE

CREDENCIAMENTO

SENAI/RR

02/2016

Credenciamento para Contratação

de Empresas de Consultorias

Boa Vista

Novembro/2016

(2)

2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO... 3

1 – OBJETO ... 3

2 – DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO ... 4

3 – DAS ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO ... 4

3.1 – DA PRIMEIRA ETAPA: INSCRIÇÃO ... 4

3.1.4.1. Habilitação Pessoa Jurídica ... 4

3.1.4.2. Regularidade Fiscal ... 5

3.1.4.3. Qualificação Técnica ... 5

3.1.4.4. Da Entrega do Envelope: ... 6

4 – DA SEGUNDA ETAPA: SELEÇÃO ... 6

5 – DA TERCEIRA ETAPA: FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ... 6

6 – DA INABILITAÇÃO E DO DESCREDENCIAMENTO ... 7

7 – DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS DA ANÁLISE DO CREDENCIAMENTO... 7

8 – VIGÊNCIA ... 8

9 – PREÇO, FORMA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO ... 8

(3)

3

PUBLICAÇÃO DO EDITAL SENAI/RR 02/2016

INTRODUÇÃO

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional

de Roraima com sede na Av. dos Imigrantes, 399, Bairro Asa Branca – Boa Vista/RR,

divulga que estão abertas a partir do dia 07 de novembro de 2016, as inscrições de CREDENCIAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS DE CONSULTORIAS, observando os dispositivos contidos em seu Regulamento de Licitações e Contratos, consolidado, publicado em 16.09.1998 no D.O.U., bem como as regras, requisitos técnicos e condições estabelecidas neste Edital.

O cadastramento terá duração de 15 dias podendo, a critério do SENAI, ser prorrogado por igual período.

1 – OBJETO

O objeto do presente credenciamento é o cadastramento exclusivo para empresas de consultorias, que atuam na área de Consultoria em Tecnologia que compreende:

- Consultoria em Processo Produtivo; Consultoria em Fontes Alternativas de Energia, Consultoria em materiais para moda, design, têxtil e confecção, Consultoria em modelagem de produtos confeccionados, Consultoria em Produtividade energética, Gerenciamento de custos em energia elétrica, Implantação de Programas de Produção mais Limpa, Otimização de Processos, Planejamento e desenvolvimento de coleções de produtos de moda, Soluções em adequação de leiaute, Soluções em cogeração de energia, Soluções em Eficiência Energética; Manual de Identidade Visual – MIV.

- Atendimento a Legislação, Normas e Regulamentos Técnicos; Consultoria em Segurança dos Alimentos, Implantação de normas de Segurança dos Alimentos, Projetos Arquitetônicos em Construção Civil, Projetos Arquitetônico de Prevenção de Combate a Incêndio para Apresentação e Homologação ao Corpo de Bombeiros; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

- Serviços Metrológicos que compreende:

- Ensaios de Proficiência; Açúcar, Água de hemodiálise, Águas, Águas subterrâneas, Biscoito, Cacau, Café, Calibração dimensional, Carne, Carne liofilizada, Carne úmida, Chocolate, Couro, Efluentes industriais, Farelo de soja, Farinha de carne, Farinha de trigo, Frango, Geleia de fruta, Gordura, Iodo galvânico, Leite em pó, Leite fluido, Manteiga, Óleo de soja, Pescado, Polímeros (Plástico, Borrachas), Queijo, Ração, Solo, Solução de ureia, Suco de frutas, Swab de arrasto, Tecido de Malha 100% Algodão, Tecido Plano 100% Algodão.

- Material de referência; Produção de Material de Referência.

- Certificação de Produtos;Berços infantis, Colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano, Eletrodomésticos e similares, Matérias-primas, acessórios e ferragens para

(4)

4 indústria moveleira (voluntária), Móveis de uso público (escritório) e residencial (voluntária), Panelas metálicas, Pino rei, Quinta roda, Telhas cerâmicas.

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que compreende:

- Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produto; Desenvolvimento de Embalagem, Desenvolvimento de formulações, Desenvolvimento de Máquinas e Equipamentos Industriais, Desenvolvimento de novos materiais, Desenvolvimento de produtos, Design for Environment, Design Estratégico.

Estas ações possibilitam o atendimento ágil e eficiente quando houver a demanda no SENAI/DR-RR.

2 – DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. A inscrição no processo de credenciamento implica em plena aceitação, sem ressalvas, das condições deste edital e nas normas nele inscritas.

2.2. Poderão se credenciar apenas pessoas jurídicas constituídas no País, operando nos termos da legislação vigente, cuja finalidade e áreas de atuação estejam em consonância com o objeto deste Cadastramento.

2.3. Não será admitida, a participação de pessoas jurídicas e físicas reunidas em consórcio.

2.4. É vedada a participação de pessoas jurídicas que:

2.4.1. Tenham sidas declaradas inidôneas pelo SENAI/DR-RR por contrariar os Procedimentos Institucionais.

3 – DAS ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO

As etapas para o credenciamento serão da seguinte forma:

Primeira Etapa: Inscrição. Segunda Etapa: Seleção.

Terceira Etapa: Formalização do contrato mediante a demanda do SENAI/DR-RR. 3.1 – DA PRIMEIRA ETAPA: INSCRIÇÃO

3.1.1. Formulário de Solicitação de Cadastramento da pessoa jurídica, Anexo II e Anexo V do Edital, devidamente preenchido, entregue a partir do dia 07 de novembro de 2016. 3.1.2. Somente serão consideradas as inscrições que vierem com todos os documentos solicitados e com informações suficientes que permitam análise.

3.1.3. Os documentos devem ser encaminhados através de envelope lacrado com o seguinte endereçamento: “Ao SENAI/DR-RR, Avenida dos Imigrantes, nº 399, Bairro:

Asa Branca. Boa Vista/RR. CEP: 69.312-296.”

3.1.4. Para efetuar sua inscrição, a pessoa jurídica deverá encaminhar além do formulário descrito no subitem 3.1.1., ao SENAI/DR-RR, os seguintes documentos reconhecidos em cartório competente, exceto aqueles obtidos pela internet:

3.1.4.1. Habilitação Pessoa Jurídica

a) Cópia da cédula de identidade e registro comercial no caso de firma individual;

b) Cópia do Contrato Social ou Estatuto Social atualizado (contendo as alterações realizadas, razão social, CNPJ, endereço completo e composição da diretoria), cuja

(5)

5 atividade pleiteada no CADASTRAMENTO esteja expressamente prevista em seu objeto social. No caso de sociedades por ações, acompanhados de documentos de eleição de seus administradores;

c) Cópia da ata de eleição ou do ato de designação das pessoas habilitadas a representar a pessoas jurídicas;

d) Cópia da carteira de identidade do(s) representante(s) legal(is) da empresa e prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda- CPF/MF.

e) Documentos de comprovação de vínculo dos profissionais com a pessoa jurídica (contrato social ou contrato de prestação de serviço o CTPS).

3.1.4.2. Regularidade Fiscal

a) Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ.

b) Inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, relativo ao domicílio ou sede da pessoa jurídica, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto do credenciamento;

c) Certidão de Regularidade para com o INSS, ou prova equivalente que comprove regularidade de situação para com a Seguridade Social;

d) Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), emitido pela Caixa Econômica Federal – CEF;

e) Certidão Conjunta, que comprove a regularidade fiscal quanto aos tributos administrados pela Receita Federal do Brasil – RFB e a Dívida Ativa da União administrada pela Procuradoria da Fazenda Nacional PGFN – Instrução Normativa Nº. 734 da RFB, de 02/05/2007;

f) Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual do domicílio ou sede da pessoa jurídica;

g) Prova de regularidade para com a Fazenda Municipal do domicílio ou sede da pessoa jurídica;

h) Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa (CNDT), nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.

3.1.4.3. Qualificação Técnica

a) No mínimo 01 (um) atestado de capacidade técnica expedida por pessoa Jurídica de direito público ou privado (este último, se for o caso, com firma reconhecida do signatário), de notório conceito, comprovando que a mesma executou ou vem executando serviços compatíveis com os serviços estipulados neste Edital em características, quantidades e prazos. É vedado o somatório de atestados. A Comissão de Credenciamento poderá demandar diligências para verificar a veracidade dos atestados:

I. O atestado deverá conter o timbre da emitente (pública ou privada), CNPJ, endereço, devendo ser datado e assinado por pessoa física identificada por seu nome e cargo na entidade, estando estas informações sujeitas a conferências;

II. Se o cliente atendido for o SENAI, a pessoa jurídica deverá procurar a Unidade onde foi feito o atendimento, para emissão do respectivo atestado.

(6)

6 b) Declaração da própria pessoa jurídica informando:

I. Não estar sofrendo nenhum processo de penalização por parte do Sistema FIER.

c) Relação de profissionais que irão compor a equipe técnica. (conforme modelo apresentado no Anexo IV).

3.1.4.4. Da Entrega do Envelope:

a) O prazo de inscrição será do dia 07 a 21 de novembro de 2016. Findo este prazo, as inscrições estarão automaticamente encerradas para o credenciamento que trata este Edital;

b) O envelope contendo os documentos relativos à empresa candidata já solicitados no item 3.1., deverá ser entregue no SENAI/DR-RR, conforme endereço discriminado no subitem 3.1.3. deste Edital, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos dias úteis de segunda a sexta-feira.

4 – DA SEGUNDA ETAPA: SELEÇÃO

4.1. O critério de seleção da empresa irá considerar os seguintes aspectos:

4.1.1. Demanda compatível com a competência técnica da empresa credenciada com expertises credenciada;

4.1.2. O tempo de experiência;

4.1.3. Documentação completa, de acordo com o exigido no presente credenciamento; 4.1.4. Objeto Social da empresa compatível com o trabalho que será realizado;

4.1.5. Análise do Portfólio;

4.2. Após a divulgação dos resultados, a pessoa jurídica não aprovada poderá entrar com recursos conforme cláusula 7;

4.3. Os resultados serão divulgados por meio de listagens afixadas no mural da sede do SENAI/DR-RR, bem como disponibilizados no endereço eletrônico do SENAI

(www.rr.senai.br).

5 – DA TERCEIRA ETAPA: FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

5.1. Os contratos de prestação de serviços entre o SENAI/DR-RR e as Pessoas Jurídicas selecionadas, deverão ser firmados em até 15 (quinze) dias, contados da data da homologação do resultado deste credenciamento. Findo este prazo, não haverá possibilidade de contratação, sendo necessária a participação da empresa em novo processo de credenciamento;

5.2. A elaboração do contrato de prestação de serviços ficará condicionada à análise da presença e da validade dos documentos relacionados no item 3.1., deste Instrumento Convocatório;

5.3. Todos os documentos deverão encontrar-se no prazo de suas respectivas validades. Os documentos para os quais o prazo de validade não estiver mencionado expressamente somente serão aceitos dentro do prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data de sua respectiva emissão;

(7)

7 5.4. Em nenhuma hipótese será permitida a apresentação de protocolos, ou de guias de recolhimento, em substituição aos documentos exigidos.

6 – DA INABILITAÇÃO E DO DESCREDENCIAMENTO

6.1. Estarão automaticamente eliminadas as pessoas jurídicas que:

6.1.1. Forem reprovadas no processo de avaliação ou desistir durante o mesmo; 6.1.2. Não apresentarem toda documentação solicitada;

6.1.3. Deixarem de atender as exigências integrais deste Edital;

6.2. Será inabilitada a pessoa jurídica que, por si, ou por qualquer dos profissionais que a integrem, direta ou indiretamente:

6.2.1. Tenham sofrido aplicação de penalidades por qualquer motivo derivado da participação, em licitação e contrato com o SENAI, porquanto perdurarem os motivos determinantes da punição.

6.2.2. Serão descredenciadas, mediante avaliação de comissão interna do SENAI/DR-RR, as pessoas jurídicas que:

6.2.2.1. Quando do recebimento de avaliações desfavoráveis por mais de 01 (uma) vez por parte dos clientes e/ou parceiros, com média abaixo de 85% de satisfação, conforme preconiza documento de Avaliação de Satisfação do Cliente;

6.2.2.2. Realizar a quarteirização, total ou parcialmente, dos serviços de consultoria tecnológica;

6.2.2.3. Faltar sem justificativa, interromper atividades em andamento e/ou atrasar constantemente compromissos assumidos com o cliente e/ou SENAI/DR-RR, não podendo participar pelo prazo de 02 (dois) anos de Processo de Credenciamento do Sistema Indústria;

6.2.2.4. Entregar e/ou divulgar material promocional de suas pessoas jurídicas e físicas e/ou de seus serviços, durante os contratos mantidos em nome do SENAI/DR-RR;

6.2.2.5. Organizar eventos ou propor aos grupos de clientes do SENAI/DR-RR que solicitem seus serviços, beneficiando-se, nestes casos, com a referida prestação de serviços;

6.2.2.6. Cobrar qualquer honorário profissional dos clientes, complementar ou não, relativos aos trabalhos executados em decorrência do cadastramento.

6.2.2.7. Não cumprir integralmente o estabelecido no contrato de prestação de serviços, e neste Edital;

6.2.2.8. Apresentar em qualquer fase do processo de cadastramento ou na vigência do contrato de prestação de serviços, documentos que contenham informações inverídicas.

7 – DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS DA ANÁLISE DO CREDENCIAMENTO

7.1. Os Resultados dos credenciamentos serão divulgados na Internet através do site www.rr.senai.br, no dia 23 de novembro de 2016;

7.2. Os recursos poderão ser interpostos no dia 24 de novembro de 2016 no horário de 08h às 12h e das 14h às 18h;

7.3. O recurso deverá ser formalizado em ofício do requerente, em 01 (uma) via impressa devidamente fundamentada que será recebido pela comissão de credenciamento, após a publicação do resultado da 1ª etapa;

(8)

8 7.4. O recurso deverá ser devidamente fundamentado com as seguintes informações essenciais: número do Edital de credenciamento, nome da empresa, CNPJ, identidade do(s) representante legal , CPF, endereço, telefone, e área que está sendo credenciado e assinatura do representante e o item questionado;

7.5. O representante da empresa em seu recurso deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será liminarmente indeferido;

7.6. A empresa poderá apresentar apenas um único recurso para cada um dos itens constantes no Edital;

7.7. Não serão aceitos recursos interpostos por fac-símile, telex, telegrama, internet ou outro meio que não seja o estabelecido no item 7.3.;

7.8. A interposição dos recursos não impedirá o regular andamento do cronograma do processo de credenciamento para contratação de consultores;

7.9. Os recursos julgados serão respondidos e divulgados no site www.rr.senai.br no dia 25 de novembro de 2016. Não será possível o conhecimento do resultado por meio de telefonema;

7.10. Após a análise e resposta de possíveis recursos interpostos, será divulgada a Relação Final das empresas credenciadas no site da Instituição no dia 28 de novembro de 2016.

8 – VIGÊNCIA

O banco de credenciados terá vigência de até 12 meses, podendo ser revogado e/ou prorrogado uma única vez por igual período a critério do SENAI/DR-RR.

9 – PREÇO, FORMA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

9.1. O pagamento efetuado pelo SENAI/DR-RR para as pessoas jurídicas que concluírem as demandas se dará conforme cronograma de execução dos serviços mediante apresentação da Nota Fiscal acompanhada de Certidões Negativas de Débitos-CNDs (FGTS, municipal, estadual, união e trabalhista) conforme recebimento das documentações pertinentes;

9.2. Tanto o pagamento das empresas clientes ao SENAI/DR-RR quanto o pagamento deste para as pessoas jurídicas que atenderão as demandas, se dará de acordo com o orçamento e cronograma estabelecidos no projeto;

9.3. Nada impede que as empresas demandantes paguem sua parcela de responsabilidade em uma única vez ao SENAI/DR-RR, no ato da contratação. O SENAI/DR-RR, todavia, efetuará o pagamento após conclusão da prestação dos serviços, conforme previsto no item 9.1.;

9.4. Os pagamentos do SENAI/DR-RR à pessoa jurídica prestadora de serviços serão efetuados conforme cronograma de Pagamento da Federação das Indústrias;

9.5. Para realizar os pagamentos devidos, o SENAI/DR-RR necessitará receber previamente:

9.5.1. Nota fiscal com a identificação da empresa demandante, a especificação dos serviços realizados, o período de realização dos serviços, o número do contrato de prestação de serviços; o local (cidade) da prestação dos serviços; o valor total, com a

(9)

9 informação dos impostos que incidem sobre a atividade; o banco, o número da agência e a conta corrente da pessoa jurídica executora;

9.5.2. Atestado/relatório de conclusão dos serviços e respectiva avaliação emitida, assinada e com o carimbo do CNPJ da empresa atendida;

9.5.3. Formulários/Relatórios formatados pelo SENAI/RR referentes aos serviços executados;

9.6. A definição da(s) categoria(s), bem como a quantidade de horas a serem pagas a empresa selecionada será estipulada, EXCLUSIVAMENTE, pelo SENAI/DR-RR, conforme abaixo:

9.6.1. Empresas cadastradas com consultores de nível técnico:

Tempo de Experiência efetiva com Consultoria Valor

Até com 02 anos 40,00

A partir de 03 anos 45,00

9.6.2. Empresas cadastradas com consultores de nível superior:

Tempo de Experiência efetiva com Consultoria Valor

Até com 02 anos 45,00

A partir de 03 anos 60,00

9.7. O valor acordado será pago, conforme item 9.4, mediante a apresentação de nota fiscal e CNDs conforme item 9.1 deste edital;

9.8. Os casos excepcionais serão analisados pela Direção Regional. Caso haja necessidade de deslocamento do serviço de consultoria dentro do estado de Roraima para a realização dos trabalhos, as despesas correrão por conta da empresa executora; 9.9. Os credenciados no edital 02/2016 serão enquadrados para efeito de cadastramento inicial e para fins de pagamento de honorários na execução dos serviços prestados, de acordo com a nota fiscal e CNDs e comprovação do tempo de experiência efetiva, a serem observados cumulativamente, em conformidade com a tabela acima.

10 – DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Em um único serviço é possível que seja indicada mais de uma categoria, considerando a sua necessidade e complexidade. Neste caso o SENAI/DR-RR poderá trabalhar com mais de uma empresa consultora no mesmo serviço, sendo que cada qual receberá a quantia relacionada à sua parte (categoria) de trabalho;

10.2. Caso o cadastro da empresa consultora tenha sido aprovado, o SENAI/DR-RR não garantirá a contratação imediata ou em qualquer tempo. A contratação da empresa consultora dependerá, sobretudo, da demanda da indústria e dos setores em relação à necessidade em desenvolver serviços em tecnologia e inovação;

(10)

10 10.2.1. Para a execução dos serviços objeto deste credenciamento, as empresas consultoras credenciadas em casos excepcionais (analisado pelo SENAI-RR) poderão exceder a carga horária máxima de 120 (cento e vinte) horas por mês;

10.3. O SENAI/DR-RR não assegura demanda a nenhuma pessoa jurídica credenciada. 10.4. Toda e qualquer alteração no contrato social da pessoa jurídica deverá ser informada, de imediato ao SENAI/DR-RR. Neste caso deve ser enviada, também, a documentação atualizada;

10.5. Em caso excepcional, se as empresas cadastradas não tiverem competência para prestação de serviços ao SENAI/DR-RR, e este julgar pertinente, poderá contratar outra pessoa jurídica para prestação do serviço por tempo determinado;

10.6. A contratação de empresas de consultoria para exercer as atividades descritas nesse credenciamento será por meio de projetos e, sempre, intermitente;

10.7. Conforme demandas dos serviços, o SENAI/DR-RR formalizará um Registro de Contrato independente para cada solicitação contendo a descrição das atividades, cronograma de execução, honorários e condições gerais, sendo emitida uma autorização de serviço;

10.8. O SENAI/DR-RR se reserva o direito de anular o credenciamento das empresas consultoras que não cumprirem as normas estabelecidas em relação ao pleno atendimento dos trabalhos;

10.9. Serão considerados motivos para o descredenciamento, além dos descritos na cláusula 6, o que segue:

10.9.1. Não entrega da documentação comprobatória do serviço;

10.9.2. Desistência de projetos em andamento, sem prévia apresentação de justificativa; 10.9.3. Descumprir termo de sigilo em relação às informações estratégicas e projetos em andamento;

10.9.4. Não seguir a metodologia de trabalho para desenvolvimento das atividades;

10.10. Não serão aceitos formulários de inscrição com rasuras e documentação incompleta;

10.11. Não serão aceitas inscrições via e-mail e ao portador;

10.12. As empresas candidatas são responsáveis, em qualquer época, pela fidelidade e pela legitimidade das informações constantes nos documentos apresentados;

10.13. Os casos omissos deste edital serão resolvidos pela Gerência de Serviços em Tecnologia e Inovação – GSTI do SENAI/DR-RR, com a aplicação das disposições do Regulamento de Licitações e Contratos da entidade;

(11)

11

Anexo I – Manual de linhas de serviços.

Anexo II – Formulário de cadastramento para credenciamento. Anexo III – Atestado de capacidade técnica.

Anexo IV – Relação de profissionais que irão compor a equipe técnica. Anexo V – Termo de compromisso.

Anexo VI – Declaração de desistência.

Anexo VII – Declaração de inexistência de penalidade.

Boa Vista – RR, 07 de novembro de 2016.

Tennessee Lucena Saraiva Arnaldo Mendes de Souza Cruz Gerente de Serviços em Tecnologia e Inovação Diretor Regional

Larissa Santos Ferreira Resp. por Contratos do SENAI/RR

Referências

Documentos relacionados

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

• Gerar nos alunos de Análise e desenvolvimento de software a capacidade de analisa, documentar e especificar sistemas computacionais de informação.. Estes devem fazer uso

• O ciclo de vida iterativo e incremental pode ser visto como uma generalização da abordagem em cascata: o software é desenvolvimento em incrementos e cada incremento é desenvolvido

• Deve-se avaliar o conjunto de requisitos essenciais para a definição do Documento de Visão do software e este deve incluir o escopo do projeto e suas limitações, bem como

• Depois de determinar os custos e benefícios para uma possível solução, você pode realizar a análise de custo- benefício.. Estudo

Gottardo e Cestari Junior (2008) efetuaram análise de viabilidade econômica na implantação de silo de armazenagem de grãos utilizando os seguintes modelos VPL,

O objetivo do trabalho prático é desenvolver as competências previstas na ementa da disciplina Desenvolvimento de Sistemas de Informações.. Neste contexto, o foco abrange os

 Uma rede Ad Hoc é um tipo especial de rede que não depende de uma infraestrutura fixa para a comunicação entre