• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DE INFORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DE INFORMAÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

AFR/RC/65/INF/01 21 de Outubro 2015

SEXAGÉSIMA QUINTA SESSÃO DO COMITÉ REGIONAL AFRICANO DA

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

N’DJAMENA (REPÚBLICA DO CHADE), 23 A 27 DE NOVEMBRO DE 2015

BOLETIM DE INFORMAÇÃO

(2)
(3)

AFR/RC65/INF/01 Página 1

SITUAÇÃO E CLIMA

O Chade, o 4.º país mais vasto do continente africano, com uma superfície de 1 284 000 km², é um país sem costa marítima, situado entre os 7º e os 24º de latitude Norte e os 13º e os 24º de longitude Este. O Chade estende-se por 1 700 km de Norte a Sul e

1 000 km de Leste a Oeste.

O Chade tem três zonas climáticas. Na parte norte, desértica, as precipitações anuais são insignificantes (25 mm em Faya-Largeau). A parte central, saheliana, é mais pluviosa (250 a 500 mm por ano). Na região meridional, o clima é tropical (1 200 mm).

Tanto no centro como no sul, há três estações distintas: a estação quente, de Março a Julho; a estação das chuvas, de Julho a Outubro e a estação fresca durante o resto do ano. A temperatura média diurna em N’Djamena varia de 33°C, em Dezembro (14° C durante a noite), a 42°C em Abril (23°C durante a noite).

O centro do país é coberto por uma estepe propícia ao pasto e, no Sul, esta dá lugar a uma savana com árvores onde se encontra a maior parte das terras aráveis. O Sul detém uma importante jazida de petróleo na região de Doba, cuja exploração começou em Outubro de 2003 através do oleoduto que liga os poços chadianos ao terminal de Kribi (Camarões).

O Chade é o berço da Humanidade, como se comprova com a descoberta do fóssil de Sahelanthropus

Tchadensis, denominado « Toumaï ». O País de Toumaï acolheu três grandes Reinos sahelianos, que são

o Kanem-Bornou, o Baguirmi e o Ouaddaï.

República autónoma em 1958, o Chade acede à independência a 11 de Agosto de 1960. As décadas a seguir à independência deste país são marcadas por uma grande instabilidade política, alimentada por conflitos sangrentos entre o governo chadiano e os grupos rebeldes. Este período de instabilidade conduz ao aparecimento, em Dezembro de 1990, do Movimento Patriótico de Salvação, liderado pelo Presidente Idriss Deby Itno. Actualmente, o país conta com 23 regiões administrativas, uma das quais é a comuna de N’Djamena.

A sexagésima quinta sessão do Comité Regional Africano da Organização Mundial de Saúde (RC65) é a primeira Reunião dos Ministros Africanos da Saúde organizada em N’Djamena, com o apoio técnico e financeiro do Escritório Regional da OMS para a África. Esta importante reunião realizar-se-á de 23 a 27 de Novembro de 2015 no Palais du 15 Janvier, situado a 5kms do Aeroporto Internacional Hassan Djamouss, no centro da cidade de N’Djamena. O transporte dos participantes do aeroporto para os respectivos hotéis e daí para o local da Conferência (Palais du 15 Janvier) será assegurado por autocarros.

(4)

Francês: http://www.afro.who.int/fr/soixante-cinquième-session.html Inglês: http://www.afro.who.int/en/sixty-fiftieth-session.html Português : http://www.afro.who.int/pt/sexagesima-quinta-sessao.html

INFORMAÇÕES PRÁTICAS 1. ELECTRICIDADE

A electricidade no Chade é de origem térmica sendo a tensão média de 220 volts e a frequência de 50 hertz.

2. LÍNGUAS E RELIGIÕES

A população é estimada em mais de 12 milhões de habitantes, é constituída por 51% de mulheres. Apenas 20% da população vive em zonas urbanas e a população nómada representa 3,4%. O francês e o árabe são as duas línguas oficiais do país. As religiões são o Islão (53,8%), o Cristianismo (35,7%), o Animismo (7,4%) e outras crenças religiosas (3,1%).

3. DIVISA

A moeda oficial da República do Chade é o Franco CFA, disponível em notas de 10 000, 5 000, 2 000, 1 000 e 500 francos. As taxas de câmbio com o dólar americano ($USD) e o euro são respectivamente:

 1 $USD equivale a cerca de 480 FCFA ;

1 Euro equivale a cerca de 655 FCFA. São igualmente utilizadas moedas de francos CFA.

4. SERVIÇOS BANCÁRIOS

O Chade dispõe de vários bancos internacionais (ECOBANK, SGT, UBA, BSIC, ORABANK, BCC, CBT) que serão acessíveis por autocarros de ligação. Serviços bancários e agências de câmbio serão deslocalizados nos locais da Conferência. Alguns hotéis dispõem de caixas automáticas (VISA, AMEX, MASTERCARD), operacionais 24 horas por dia. As transacções fora dos bancos ou dos hotéis são ilegais e fortemente desaconselhadas.

5. VISTO DE ENTRADA

No âmbito da sexagésima quinta sessão do Comité Regional da OMS em N’Djamena, são tomadas todas as disposições administrativas práticas para facilitar a concessão de vistos a todos os participantes nos seus países de origem (Embaixada do Chade) ou à sua chegada ao aeroporto.

O custo de obtenção de visto no aeroporto, com validade de um mês é de 15 000 FCFA. Os detentores de passaporte diplomático estão isentos de visto.

O Secretariado da 65.ª Sessão enviará a cada participante uma nota de acompanhamento emitida pelas Autoridades dos Serviços de Imigração.

(5)

AFR/RC65/INF/01 Página 3

Em conformidade com o quadro do Regulamentos Sanitário Internacional, os participantes devem apresentar um boletim internacional de vacinação actualizado. Sendo o paludismo endémico no Chade, deve ser feita a profilaxia antipalúdica.

Em colaboração com a OMS, o Ministério da Saúde Pública criou um dispositivo especial de assistência médica aos participantes no local da Conferência (Palais du 15 Janvier) e nos hospitais certificados da Capital. Ambulâncias, assim como equipas médicas, estão disponíveis 24h por dia para qualquer eventualidade, inclusive nos hotéis. Consulte a lista de pessoas de referência mencionadas no Ponto 12.

7. FORMALIDADES ADUANEIRAS

A entrada na República do Chade está sujeita aos controlos aduaneiros. No entanto, os participantes da sexagésima quinta sessão do Comité Regional beneficiarão de uma assistência adequada para a entrada das bagagens e material de trabalho.

Para os equipamentos e materiais que a OMS leva ao país, a Representação da OMS no Chade deve, previamente, entregar uma lista dos mesmos às autoridades aduaneiras a fim de obter a respectiva autorização.

8. RECOLHA E TRANSPORTE DE BAGAGENS

À chegada, os participantes devem identificar as suas bagagens na área de recolha de bagagens. Os membros do Comité de Organização facilitarão as formalidades de recolha e de transporte de bagagens. A mesma assistência será prestada à partida de N’Djamena.

9. SEGURANÇA

O Estado chadiano compromete-se a garantir a segurança dos participantes 24 horas por dia, durante todo o período da sexagésima quinta sessão. A segurança em N’Djamena está, actualmente, a um nível de risco aceitável de acordo com a avaliação do Sistema das Nações Unidas, sendo, no entanto, são recomendadas medidas de prudência mínimas. Todavia, recomenda-se aos participantes que depositem os seus objectos de valor e o seu dinheiro nos cofres ou os confiem à recepção dos hotéis.

10. HOTÉIS

A lista dos principais hotéis escolhidos para a sexagésima quinta sessão do Comité Regional da OMS figura em anexo.

Recomenda-se vivamente às personalidades que fiquem alojadas nos hotéis a seguir indicados, que cumprem os parâmetros e as normas necessárias para uma estadia mais agradável no Chade:

- Kempinski - Novotel

Solicita-se aos participantes que façam a sua reserva através do secretariado da sexagésima quinta sessão do Comité Regional da OMS (RC65) através do seguinte endereço: afrc65confirmation@who.int O nome das pessoas a contactar no Chade para os hotéis são:

- Dr. Abderamane Mbodou Choukou, Inspector-geral do Ministério da Saúde Pública; Tel. +235 66 27 10 33; Email: abderamanchou@yahoo.fr

- Bichara Ahmat Saleh, Director do Turismo e Hotelaria, Presidente da Subcomissão de acolhimento e alojamento Tel: 66 25 88 28, Email: bichara.ahmatsaleh@gmail.com

(6)

11. RESTAURANTES

O almoço será oferecido gratuitamente a todos os participantes no local da reunião.

A Subcomissão do Protocolo dispõe de uma lista dos restaurantes recomendados na cidade de N’Djamena. Se necessário, contacte o balcão de informação do local da conferência ou dos hotéis autorizados.

12. PRINCIPAIS CONTACTOS  Hospitais

Os principais hospitais postos à disposição da sexagésima quinta sessão do Comité Regional são:

- Hôpital de la Renaissance;

- Hôpital Général de Référence Nationale; - Hôpital Mère-Enfant;

- Hôpital de l’Amitié Tchad Chine; - Centro de Saúde das Nações Unidas; - Serviços de Urgência.

 Serviço médico

Em caso de necessidade e para qualquer problema de saúde, os participantes devem contactar as pessoas abaixo indicadas, nos números seguintes:

 Dr. Djabar Hamid, DGAS Adjunto do Ministério da Saúde, Tel: 66 25 40 40; jabarhamid2003@yahoo.fr

 Dr. Rizet Roland: conselheiro médico do Escritório Regional da OMS/AFRO, Tel: 00 242 066 606 808

 Dr. Abdoulaye Adam Djorou, Presidente da subcomissão médica, Tél: 66 29 06 38; Email:tidiguine2@yahoo.fr  Segurança  Polícia 63 91 00 01/63 91 00 02  FSO (UN): 66 09 86 49/66 43 23 04  Número Verde: 20 20  Bombeiro 1: 22 52 12 11 ou Bombeiro 2: 18 52 12 12

 Ministério da Saúde Pública

 Dr. Wadak M. Annour, Secretário Geral, Tel.: 66 26 07 87; wadakourak@yahoo.fr

 Dr. Abderamane Mbodou Choukou Inspector-geral do Ministério da Saúde Pública; Tel. 66 27 10 33; Email: abderamanchou@yahoo.fr

 OMS

- Dr. Jean-Marie V. YAMEOGO, Representante da OMS, Tel: 62 00 22 62 Email: yameogoj@who.int

(7)

AFR/RC65/INF/01 Página 5

- François Bertrant Akoa, Funcionário dos Serviços Administrador da OMS, Tel: 63.10.78.16

Email: akoaf@who.int

PARA UMA ÁFRICA SAUDÁVEL!!

(8)
(9)

AFR/RC65/INF/01 Página 1

LISTA DE HOTÉIS RECOMENDADOS EM N’DJAMENA

N.º Hotéis Tipo Número de quartos Quatos disponíveis Tarifa (em FCFA) Pequeno-almoço e taxas Restaurante S/N Outros serviços Internet/ WIFI Forma de pagamento (Dinheiro/ Cartão de crédito Cofre S/N Multib anco 1 Chez Wou

Av. Moctar Ould Dada Contacto: Agnes YU Tel. :+235 66361120 chezwoutchad@gmail.com Simples Duplo Suite 33 33 S=60 000 Frs D=70 000 Frs SU= 95 000 Frs Incluído A la carte Limpeza a seco (por conta do cliente) Sim

DINHEIRO A pedido Não

2

Novotel La Tchadienne

Av. Moctar Ould Dada Contacto: Gisèle Seyrah ALIBA Tel. : +235.22.52.06.13/22.52.59.43 +235 66 42 22 22 /91767232 Ho957-sl@accor.com Simples Suite 104 69 S=100 000 Frs SU=120 000 Frs Incluído Bufete (excepto aos Domingos) A la carte Serviço de transporte Sim VISA AMEX Sim Sim SGT 3

Mercure Le Chari (Ex Méridien le Chari)

Rue du Colonel Molle Contacto: Leila GAM Tel. : 66281744 gamleila@outlook.com Simples Suite 61 including 04 suites 50 S=100 000 Frs SU=200 000 Frs Incluído Bufete A la carte Serviço de transporte (a pedido) Sim VISA AMEX Sim Sim SGT 4 Shanghai Hôtel Ex le Palmeraie-Bololo Contacto: Lian XEHUA Tel. : +23566401111 +235 99401111 +23566662266 +23568889888 Hotel-shangai@hotmail.com VIP Simples Duplo 15 41 10 66 VIP= 55 000 Frs S=45 000 Frs D=60 000 Frs Incluído Sim Limpeza a seco (por conta do cliente) Sim

DINHEIRO Sim Não

5

Kempinski

Quartier Diguel

Contacto: Laguerre MOUSSA Tel. : +235.22.531.253 Or +235 66 201 213 Laguerre.moussa@kempinski.com www.kempniski.com/ndjamena Standard (vista cidade) Standard (vista psicina) Suite Twin 57 86 20 14 177 S=186.500 Frs S=186.500 Frs SU=271.500 Frs (+ taxa da cidade de 6500 FCFA / dia e por pessoa)

Incluído Sim, Bufete e à la carte

Serviço e transporte Limpeza a seco, Ginásio Sim VISA AMEX Sim UBA

(10)

N.º Hotéis Tipo Número de quartos Quatos disponíveis Tarifa (em FCFA) Pequeno-almoço e taxas Restaurante S/N Outros serviços Internet/ WIFI Forma de pagamento (Dinheiro/ Cartão de crédito Cofre S/N Multib anco 6 Soluxe Hôtel Quartier Djari, BP 2359 Contacto: Zhang SHONG Tel. : +235 22 53 18 88 Reservation-ndjamena@soluxeint.com Standard Duplo (2 camas) Suite Júnior Suite Executiva 100 S=78000 Frs D=78000 Frs JS=117000 Frs ES=169000 Frs (+taxa da cidade de 6500 FCFA / dia e por pessoa)

Incluído Sim, continental e chinês

Piscina, Ginásio, Limpeza a seco

Sim DINHEIRO Sim Sim, SGT

7

Hôtel la Résidence 1

Airport Road

P.O. Box 50136- N’Djamena Direcção: Poret ERICK

Tel : +235 60 27 13 00/ +235 90963200

Laresidencendj1@gmail.com

Standard 60 60 S=81.000 Frs Incluído Sim

Serviço de transporte Limpeza a seco, Ginásio

Sim VISA Sim Sim, SGT

8

Hôtel « GUERI »

Airport Road P.O. Box 300

Contacto: Abdelrazac SOUMAINE Tel. : +235 66 22 75 47/

60271354

Hotel.gueri@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

Encaminhe-se à Procuradoria Geral do Município, para as providências cabíveis ao caso em questão e à Secretaria Municipal de Saúde, para emissão da respectiva nota de

Este serviço está disponível nas seguintes seções: Na Seção do cidadão e Seção de promoção do bem-estar da criança na prefeitura, nos Centros Comunitários e nos Centros

Na maior parte das aplicações para escoamentos multifásicos, a parte real da impedância elétrica (complexa) de um sensor corresponde à valores de capacitância muito baixos (entre

A capacitância medida entre dois eletrodos instalados em uma seção não condutiva de um tubo onde o escoamento é bifásico, pode ser correlacionada com a fração de vazio média

Apesar da importância do etanol no transporte de veículos leves no Brasil, muito pouco é divulgado sobre o potencial de melhoria que o seu uso em motor adequado,

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

Carlos Lentini destacou os membros, as atividades de pesquisa, e a quantidade e qualidade das publicações do Grupo de Oceanografia Tropical (GOAT), do qual é membro;

24 também tiveram como obje- tivo investigar os efeitos agudos da OOAF sobre os parâmetros cardiorrespiratórios em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, por meio