• Nenhum resultado encontrado

PESQUISA GLOBAL DAS PMEs ÍNDICE DE CONFIANÇA EM TI RESULTADOS AMÉRICA LATINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PESQUISA GLOBAL DAS PMEs ÍNDICE DE CONFIANÇA EM TI RESULTADOS AMÉRICA LATINA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)PESQUISA GLOBAL DAS PMEs ÍNDICE DE CONFIANÇA EM TI RESULTADOS AMÉRICA LATINA 2013.

(2) SUMÁRIO. 3. INTRODUÇÃO. 4. METODOLOGIA. 5. ÍNDICE DE CONFIANÇA DAS PMEs EM TI. 6. CARACTERÍSTICAS DAS PMEs TOP-TIER. 8. MELHORES RESULTADOS PARA PMEs TOP-TIER. 11. O CAMINHO PARA O SUCESSO. 2.

(3) INTRODUÇÃO. Atualmente, a informática é uma faca de dois gumes para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Embora várias iniciativas possam melhorar a produtividade e permitir às PMEs concorrer com empresas maiores, elas também exigem gerenciamento sofisticado e podem implicar sérios riscos. Apesar desses desafios, não há dúvida de que até mesmo as empresas menores estão fazendo mais uso de tecnologias como mobilidade e computação na nuvem para fazer negócios e se manterem competitivas. Estamos presenciando o desenvolvimento de uma relação sem precedentes entre a TI e os objetivos de negócios das organizações. Essa ênfase crescente na TI está provocando um salto radical na complexidade da computação de negócios. Para examinar como as PMEs estão lidando com esse mundo de negócios cada vez mais centrado na tecnologia, a Symantec encomendou a Pesquisa Global das PMEs 2013.. 3.

(4) METODOLOGIA. Com a ReRez Research, pesquisamos globalmente 2.452 PMEs com 10 a 250 funcionários. As organizações em nossa pesquisa representam 20 países nas Américas, Europa Ocidental/Oriente Médio e na região da Ásia/Pacífico. Este relatório concentrase especificamente nas 200 respostas da América Latina. Em todos os casos, conversamos com funcionários profundamente envolvidos no gerenciamento de tecnologia nas empresas. Globalmente, a pesquisa tem confiabilidade de 95 por cento, com margem de erro de dois por cento para mais ou para menos. Na América Latina, a margem de erro é de sete por cento para mais ou para menos.. 2.452 organizações globais 20 países 4.

(5) ÍNDICE GLOBAL DE CONFIANÇA DAS PMEs NA TI. A partir de 17 perguntas da pesquisa, compilamos as respostas das PMEs em um único “Índice de Confiança em TI”, que serve de medida para o grau de confiança de como as PMEs lidam com a informática. Dividimos as PMEs em grupos de maior confiança em TI, ou “top-tier”; grupos que confiam medianamente na TI, ou “middle-tier”; e os grupos que confiam menos na TI, ou “bottom-tier”, com base em seus índices de confiança (do mais para o menos elevado). O contraste entre as empresas top-tier e as bottom-tier forma a base das nossas principais descobertas.. 5.

(6) CARACTERÍSTICAS DAS PMEs TOP-TIER. A diferença na confiança começa no topo. Um componente importante é a atitude do sócio-fundador, cuja experiência profissional anterior influencia significativamente as filosofias de TI em 74 por cento das empresas com maior confiança em TI (TopTier), contra 61 por cento das PMEs Bottom-Tier – 68 por cento na América Latina. Como o sócio-fundador de uma das PMEs observou em um grupo focal que discutia a pesquisa: “Eu era extremamente interessado [em informática] naquela época e tenho ainda mais interesse agora”. Provavelmente como resultado dessa atitude, 83 por cento das organizações Top-Tier consideram a informática estrategicamente importante para seu avanço – contra apenas 44 por cento das empresas que têm menor confiança em sua TI (Bottom-Tier) e 77 por cento na América Latina. As PMEs Top-Tier também têm maior probabilidade de investir em uma infraestrutura de TI de alta qualidade e tirar proveito de plataformas de computação avançadas.. 6.

(7) CARACTERÍSTICAS DAS PMES TOP-TIER. Ao discutir a importância de ter as ferramentas certas, um parceiro em um fundo multimercado de Wall Street afirmou: “Não poupamos gastos em equipamentos”. Essas empresas reconhecem a necessidade de se destacarem da concorrência adotando tecnologias inovadoras como nuvem e mobilidade. “Ter dispositivos móveis equipados para administrar downloads de documentos e também processar cartões de crédito deu um grande impulso em nossos negócios”, relatou o presidente de uma pequena empresa de manufatura. As empresas Top-Tier também reconhecem mais que iniciativas de TI avançadas valem o risco para gerar um diferencial competitivo. A tecnologia certa também ajuda as PMEs a superar suas preocupações. “O segmento de impressão é muito competitivo. As margens ficaram muito apertadas nos últimos anos e isso é uma coisa que me preocupa”, afirmou o sócio de uma empresa do segmento. No geral, as empresas Top-Tier pesquisadas citaram a economia, a incerteza nos negócios e a concorrência como os desafios que provocam mais pressão atualmente. As empresas da América Latina citaram a incerteza dos negócios, a concorrência e o aumento da complexidade como seus principais desafios. Enquanto isso, a segurança, o preparo para desastres e a proteção dos dados foram considerados os problemas de computação mais significativos. Como declarou o presidente de uma pequena empresa de manufatura: “Se um servidor fica indisponível, ele pode afetar até US$ 150.000 em volume de negócios para nós em qualquer momento”. Na América Latina, os maiores desafios de TI foram a segurança, o preparo para desastres e acompanhar novas tendências tecnológicas, como nuvem e mobilidade.. 7.

(8) MELHORES RESULTADOS PARA PMEs TOP-TIER. Felizmente, constatamos que as empresas que mais investiram em informática (“Vivemos e morremos por meio do computador”, segundo uma delas) estão vendo um efeito mais positivo na conquista de seus objetivos de negócios. Por exemplo, 81 por cento das empresas top-tier relataram que o uso da informática para promover avanços estratégicos nos negócios foi eficaz no aumento da participação de mercado, que é um importante objetivo de negócios. Em contrapartida, apenas 35 por cento das empresas bottom-tier achavam que essa era uma tática eficaz. Setenta e um por cento das empresas da América Latina compartilhavam essa percepção.. Esse padrão se confirmou em todas as diferentes iniciativas de TI e objetivos de negócios. Além disso, as PMEs classificadas como Top-Tier são as que têm mais confiança em sua segurança. Isso é mais importante do que nunca. De acordo com o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet da Symantec, Volume 18, os ataques voltados às PMEs triplicaram no último ano. Mas adotar uma abordagem mais confiante para a informática está compensando. Segundo a nossa Pesquisa de PMEs, mais de três quartos (78 por cento) avaliaram-se como razoavelmente seguras, contra apenas 39 por cento das PMEs Bottom-Tier e 60 por cento na América Latina. As PMEs Top-Tier também reportam menos ataques virtuais, em geral. E quando são atacadas, sofrem menos danos. A perda de receita decorrente desses ataques é 51 por cento menor do que a das empresas Bottom-Tier.. 8.

(9) MELHORES RESULTADOS PARA PMEs TOP-TIER. As PMEs também reportam que a complexidade da informática é um problema sério, ao criar maiores desafios para garantir disponibilidade consistente das informações e aplicativos nas plataformas, mesmo na ocorrência de desastres. Conforme relatado na pesquisa “Pesquisa 2013 sobre os Custos Ocultos da Nuvem da Symantec”, metade das PMEs está usando três ou mais soluções de backup, consequência da implantação de uma combinação de recursos físicos e virtuais. As empresas TopTier, porém, estão reportando menos desafios em áreas como administração de armazenamento, intervalos de backup e preparo para desastres, em geral. Em nosso grupo focal, o presidente de uma pequena empresa de manufatura afirmou: “Eu não acho que [a complexidade da informática] teve efeitos negativos sobre os negócios”.. 9.

(10) MELHORES RESULTADOS PARA PMEs TOP-TIER. Por fim, e ao contrário do que se esperava, a PME Top-Tier típica gasta sete por cento menos com informática do que as organizações Bottom-Tier. Isso pode ser devido ao seu compromisso em investir na tecnologia certa desde o começo, tendo em mente as necessidades futuras. Um dono de uma pequena empresa expressou o seguinte: “Se você está confiante… sabe o que comprar. Você sempre quer ser capaz de crescer e acrescentar, para não ter de ficar trocando de ferramenta o tempo todo. As pessoas que não sabem tendem a reiniciar e começar do zero”.. 10.

(11) O CAMINHO PARA O SUCESSO. Dizem que a sorte favorece aos arrojados e o “Índice Global de Confiança das PMEs na TI” confirma isso. Existem vantagens significativas em adotar uma atitude de vanguarda para a informática, desde que seja adotada para fins estratégicos em vez de ser tratada simplesmente como um mal necessário. Como podemos aprender com as PMEs top-tier? A resposta é pensar como os sócios-fundadores dessas empresas. A Symantec recomenda seguir estes passos: Tudo começa com a sua atitude em relação aos gastos de TI. Embora seja importante implementar soluções econômicas, é igualmente vital considerar o verdadeiro valor de um produto ou serviço, além da simples despesa inicial. Apesar de uma solução ter um custo menor no curto prazo, como a implantação de tecnologia gratuita ou voltada ao consumidor, ferramentas mais robustas frequentemente provam ser mais valiosas no longo prazo. O presidente de uma PME que produz baterias afirmou: “Nós nos empenhamos muito em fazer escolhas de investimento que forneçam o valor mais alto com o tempo e não o preço mais baixo hoje”. O próximo passo para pensar como um sócio-fundador é tirar proveito da TI não só para ajudar os funcionários a fazer seu trabalho diariamente, mas também voltar a atenção para os objetivos de negócios centrais e reais. O segredo é relacionar as iniciativas de TI aos objetivos de negócios correspondentes. Se, por exemplo, você tem a meta de aumentar a inovação dos seus negócios (como a maioria das empresas pesquisadas), você deve voltar sua atenção para as iniciativas de TI avançadas nas quais as empresas Top-Tier mais se envolvem, incluindo nuvem, virtualização e mobilidade. Mais de três quartos delas constataram que a mobilidade era importante para ajudar a promover a inovação dos negócios. Elas também estão com foco na eficiência, usando ferramentas como colaboração online e videoconferência para reduzir as despesas de viagem.. 11.

(12) O CAMINHO PARA O SUCESSO. Por fim, você deve adotar todas as medidas possíveis para proteger seus dados. Como a Symantec mostra em seu Relatório de Ameaças à Segurança na Internet, 31 por cento dos ataques direcionados miram agora as PMEs. O número é três vezes maior do que em 2011, pois os criminosos virtuais estão desviando seu foco para empresas com segurança mais fraca. As PMEs top-tier, porém, compreendem a importância da segurança dos dados para proteger suas operações, bem como seus clientes e parceiros de negócios. Elas têm maior probabilidade do que as empresas Bottom-Tier (81 por cento contra 49 por cento) de adotar uma abordagem mais agressiva para a segurança. E isso se estende também ao backup e ao preparo para desastres.. A necessidade de tecnologias nos negócios não vai desaparecer tão cedo. Mas ao abraçar a TI e procurar áreas em que a informática pode contribuir ativamente para o fortalecimento de sua empresa, você pode pensar mais como um sócio-fundador e obter melhores resultados, gastando menos no final das contas.. 12.

(13) Copyright © 2013 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. Symantec, o logotipo da Symantec, o logotipo da Checkmark e Norton são marcas comerciais ou marcas registradas da Symantec Corporation ou de suas afiliadas nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários. EXCLUSÃO DE GARANTIA. A Symantec disponibiliza este documento NO ESTADO e não oferece nenhuma garantia quanto à sua exatidão ou uso. As informações contidas neste documento podem incluir imprecisões ou erros tipográficos, e podem não refletir os desenvolvimentos mais atuais. A Symantec não representa nem garante que essas informações sejam completas, exatas ou atuais, e não oferece nenhum certificado de garantia com respeito a qualquer opinião expressa neste documento ou em qualquer referência apresentada. A mudança nas circunstâncias pode alterar a exatidão do conteúdo deste documento. As opiniões apresentadas neste documento refletem o julgamento feito na época da publicação e estão sujeitas a alterações. Qualquer uso das informações contidas neste documento corre por conta e risco do usuário. A Symantec não assume nenhuma responsabilidade por erros, omissões ou danos resultantes do uso ou confiança nas informações aqui contidas. A Symantec reserva-se o direito de fazer alterações a qualquer momento sem prévio aviso. Nenhuma parte desta publicação pode ser copiada sem permissão expressa por escrito da Symantec Corporation, 350 Ellis Street, Mountain View, CA 94043.. 13.

(14)

Referências

Documentos relacionados

“Como se verifica, a legislação autoriza o creditamento em relação às despesas de aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos pagos a pessoa jurídica, utilizados nas atividades

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

Analisou-se os acompanhamentos das refeições servidas, que no caso são arroz branco polido (n=16), arroz integral (n=16) e feijão (n=15) das Unidades a partir da realização de

Núbia Ivete Monteiro de Oliveira, constituída pela Portaria nº 290/2012, publicada no DOE de 20/06/2012,alterada pela Portaria SEGESP nº 023/2013, publicada no DOE de

Será utilizado para a realização da presente licitação, o sistema Cidade Compras, que consiste em um apoio eletrônico que auxiliará pregoeiro e equipe de

A amplificação das regiões contendo os marcadores foi feita através de PCR utilizando se termocicladores Veriti 96 poços nas seguintes condições de termociclagem: 95ºC

Esse artigo traça em termos metodológicos, o processo de construção do patrimônio, esboçado em práticas institucionais desenvolvidas por determinados atores, a