• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE HISTÓRIA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE HISTÓRIA

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO NA AMAZÔNIA

(LEHSTAM)

Relatório Anual de Atividades do Lehstam 2020

Macapá-AP, 18 de janeiro 2021

Esse Relatório foi elaborado em reunião ordinária dos membros do Lehstam, ocorrida em ambiente virtual, no dia 18 de janeiro de 2021, a partir das 15h. Nesta ocasião, ele também foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico deste Laboratório

Em atenção ao Art. 13 do Regimento do Lehstam, este Relatório é agora submetido à aprovação do Colegiado de História da Unifap.

► No final do ano de 2019 e ao longo de 2020 ingressaram no Lehstam 23 membros, sendo 21 vinculados à Unifap e dois a outras universidades brasileiras.

► Foram realizadas até o final de 2020 duas reuniões administrativas:

1) 12.09.2019: nesta reunião foram eleitos o coordenador e o vice-coordenador, respectivamente Sidney Lobato e Adalberto Paz, bem como os membros do Conselho Técnico-Científico: Higor Pereira, Marlos Vinícius Matos, Andreia Martel, Amanda Souza e Lara de Castro.

2) 03.03.2020: nesta reunião ocorreu o planejamento das atividades de estudo e pesquisa do ano de 2020.

(2)

► O Laboratório desenvolveu ao longo de 2020 pesquisas relativas ao projeto Mundos do Trabalho na Amazônia: história e historiografia dos trabalhadores amazônicos (do século XVII ao XXI), registrado junto ao Departamento de Pesquisa (DPq-Unifap) com o código PVH830-2019.

► Foram realizados quinzenalmente encontros com estudos dirigidos de textos sobre a História Social do Trabalho e com palestras de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras.

Obs.: Parte destes encontros não ocorreu, seja em decorrência da pandemia de Covid-19, seja por causa da crise do fornecimento de energia sofrida pelo estado do Amapá em novembro.

► Foi realizado, em ambiente virtual, nos dias 30 e 31 de outubro de 2020, o I Seminário de Pesquisas do Lehstam, com o tema “Os desafios da pesquisa histórica em tempos de pandemia”. Durante este evento foram realizadas 17 comunicações científicas, distribuídas em 4 simpósios temáticos. Como resultado do evento foi produzido e publicado um caderno de resumos.

► Segue abaixo breve descrição das produções científicas individuais dos membros do Lehstam:

● Alícia Manuela Santos Picanço de Miranda (aluna da Licenciatura em História da Unifap)

Participou da oficina “A Construção do documentário a partir da história oral e da memória social: desafios teóricos e metodológicos”, ocorrida no XX Encontro Nacional de História Oral “Narrativas orais, ética e democracia”, realizado pela Associação Brasileira de História Oral. Participou do Seminário de Pesquisa em Psicologia do Envelhecimento: velhices negras, realizado pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB), no dia 18 de setembro de 2020. Participou dos seguintes encontros: V Encontro Estadual de História da Anpuh-AM: Trabalho, Direitos Sociais e Democracia no Brasil e na Amazônia, nos dias 20 a 23 de outubro, apresentando o trabalho intitulado “Memórias e histórias de vida: as experiências rememorativas de trabalhadoras velhas macapaenses”; V Encontro Estadual da Anpuh-AP: “Por uma história pública e combativa”, comunicando a pesquisa

(3)

“Histórias de vida: as reminiscências de trabalhadoras velhas macapaenses”; Ciclo de Estudos Trilhas da Pesquisa, promovido no segundo semestre de 2020 pelo Lehstam; e I Seminário de Pesquisas do LEHSTAM que tinha como temática “Os desafios da pesquisa histórica em tempos de pandemia”, que ocorreu de 30 a 31 de outubro de 2020, e no qual apresentou o trabalho “Histórias de vida: desafios e possibilidades da pesquisa frente à pandemia”. Conquistou o 3º lugar na área das Ciências Sociais do Prêmio Destaque de Iniciação Científica 2020, no IX Congresso Amapaense de Iniciação Científica, realizado entre os dias 20 a 23 de outubro, com a apresentação do trabalho “Nas urdiduras da memória: histórias de vida de trabalhadoras senis macapaenses”

● Amanda Cristina Souza da Silva (Mestranda em História do PPGH-Unifap)

Participou do Minicurso Conservação de Acervos Arquivísticos, realizado pelo Centro Acadêmico de História Galba di Mambro da Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou do 8º Curso de Curta Duração - Feminismos Negros e a Luta Antirracista, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Apresentou, no V Encontro Estadual de História da Anpuh-AM, a comunicação “‘Não há escravos na região do Jari’: trabalho compulsório e relações de gênero no Projeto Jari (décadas finais do século XX)”, elaborada em co-autoria com Higor Pereira. No I Seminário de Pesquisas do Lehstam, apresentou a comunicação “Boemia e vida noturna: as prostitutas nas ocorrências policiais (1969)”. E no IV Encontro Estadual da Anpuh-AP apresentou “Desordem e embriaguez: o envolvimento de prostitutas em ocorrências policiais (1969)”.

● Andreia Martel (Mestre em Ensino de História pelo ProfHistória-Unifap) Dedicou os primeiros meses de 2020 à conclusão da dissertação de mestrado intitulada Deste lado do rio: interculturalidade e ensino de História na fronteira oiapoquense. Devido a situação pandêmica a dissertação foi defendida em outubro do corrente ano. A pesquisadora desenvolveu ainda atividades de docência na rede pública estadual de educação.

(4)

Participou do ciclo de estudos Trilhas da Pesquisa promovido pelo Leshtam. Apresentou sua pesquisa de iniciação cientifica intitulada “‘Território de liberdade’: comunidades quilombolas e as diferentes formas e relações de trabalho no Contestado Franco-Brasileiro”, na modalidade de exposição, no evento Universidade das Manas, realizado pelo coletivo Não Vamos Nos Calar e ocorrido na praça Floriano Peixoto, Macapá-AP, no dia 08 de março de 2020.

● Francinei Almeida da Costa (Mestrando em História do PPGH-Unifap) Participou como ouvinte das seguintes palestras: Gênero e Trabalho urbano: fontes e metodologias de pesquisa, que foi realizada em 15/08/2020; A reprodução social do trabalho: reflexões sobre trabalho de subsistência à luz de Marcel van der Linden, em 28/08/2020; Trabalho e Modo de Produção Capitalista em Marx, em 05/09/2020; Cunani e Amapá: comunidade de foragidos em uma região fronteiriça - Contestado Franco-Brasileiro da segunda metade do século XIX, em 11/09/2020; Histórias de uma pesquisa sobre História das mulheres da Amazônia, em 24/09/2020; Trabalho livre e não livres de indígenas, negros e mestiços na Amazônia entre os séculos XVIII e XIX; As fronteiras abissais: na origem do Estado de exceção na Guiana Francesa-17/10/2020. Participou do I Seminário de Pesquisas do Lehstam, apresentando a comunicação “Os ofícios dos Vaqueiros da floresta: boiadeiros, berranteiros e cozinheiros”. Ademais, apresentou o trabalho “De cozinheiro a cuidador de gado: os trabalhadores vaqueiros no distrito do Aporema-1970-1980”, no IV Encontro Estadual da Anpuh Amapá.

● Francisca Borges de Sousa (Mestranda em Ensino de História no ProfHistória-Unifap)

Iniciou pesquisa que pretende reconhecer e analisar lugares de vivências de trabalhadores da cidade de Macapá, objetivando pôr em evidência a importância desses lugares como constituintes da identidade da classe trabalhadora macapaense. Como este estudo se utilizará da metodologia em História Oral, cursou, no formato remoto, a disciplina “Ensino de História: história oral e narrativa”, ministrada por docente da Universidade Estadual da Bahia entre os meses de outubro e dezembro. Participou do Seminário Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação de RO/AC. Participou do I Seminário de Pesquisas do Lestham e

(5)

do IV Encontro Estadual da Anpuh-AP, apresentando em ambos resultados parciais da pesquisa citada.

● Higor Pereira (Mestrando em História do PPGH-Unifap)

Apresentou as seguintes comunicações científicas nos eventos listados: No XIII Encontro estadual da Anpuh Pernambuco, “Os peões e os gatos: aliciamento e trabalho compulsório no Projeto Jari”; no V Encontro de História da Anpuh-AM, “‘Não há escravos na região do Jari’: trabalho compulsório e relações de gênero no Projeto Jari (décadas finais do século XX)”; no ciclo de estudos Trilhas de Pesquisa, “A reprodução social do trabalho: reflexões sobre trabalho de subsistência à luz de Marcel Van der Linden”; no I Seminário de Pesquisas do Lehstam, “Os caminhos para o ‘El Dourado’: a aliança empresarial-militar e a ditadura no Amapá (1974-1979)”. Publicou, na Revista Nera, da Unesp, em coautoria com Sidney Lobato, o artigo “Educação para 'lavrar a liberdade': trabalho, sindicalismo rural e educação popular em Afuá-PA (1989-1994)”.

● Hugo Aguiar (Licenciado em História pela Unifap)

Participou do ciclo de estudos Trilhas da pesquisa. Assistiu as seguintes palestras: “Trabalho livre e não livre de indígenas, negros e mestiços na Amazônia entre os séculos XVIII e XIX: aspectos legais, étnicos e socioeconômicos”; “Cunani e Amapá: Comunidades de foragidos em uma região fronteiriça. Contestado Francobrasileiro da segunda metade so século XIX"; “Trabalho e Modo de Produção Capitalista em Marx”; e “Gênero e trabalho urbano: fontes e metodologias de pesquisa”. Também participou do I Seminário de Pesquisas do Lehstam, comunicando a o trabalho “Arranjos familiares na Amazônia pombalina: história e historiografia”, fruto de sua pesquisa de TCC.

● Karla Menezes Almeida (aluna da Licenciatura em História da Unifap) Em agosto de 2020 concluiu a pesquisa intitulada “Trabalho Feminino em Tempos de Ditadura: mulheres e mundo do trabalho na cidade de Macapá, entre 1967 e 1972”, vinculada ao Programa de Iniciação Científica na modalidade Provic/Unifap. No mês de setembro obteve bolsa do Programa de Iniciação Científica na modalidade Pibic (CNPq) por meio do plano de pesquisa intitulado “Trabalhadores em tempos de modernização autoritária: mundo do trabalho e

(6)

ditadura na Amazônia setentrional (1967-1972)” sob orientação do Prof. Sidney Lobato. Em outubro participou do V Encontro Estadual de História: Trabalho, Direitos Sociais, Democracia no Brasil e na Amazônia, promovido pela Anpuh Amazonas, no qual apresentou a comunicação “Trabalho Feminino em Tempos de Ditadura: mulheres e mundo do trabalho na cidade de Macapá, entre 1967 e 1972”. Ainda nesse mês apresentou a mesma pesquisa no XXII Encontro Regional de História da Anpuh-MG – História e produção do presente: narrativas, identidades, intermediações e projetos. Apresentou, no I Seminário de Pesquisas do Lehstam, a pesquisa intitulada “Mundo do trabalho e ditadura na Amazônia Setentrional: percalços na construção de uma pesquisa em um contexto de pandemia”. No mês de dezembro apresentou a comunicação “Trabalho em tempo de ditadura no Território Federal do Amapá (1967-1972)”, no XII Encontro de História da Anpuh-PA. Foi monitora do IV Encontro Estadual da Anpuh Amapá, evento no qual realizou a comunicação “Trabalho em tempos de ditadura militar no Território Federal do Amapá”. Além disso, também participou dos encontros do ciclo de estudos Trilhas de Pesquisa, promovido pelo Lehstam.

● Lasley Manuele Silva e Silva (aluna da Licenciatura em História da Unifap) Iniciou, em agosto de 2020, pesquisa sobre o trabalho doméstico no cotidiano de vila de Serra do Navio, durante a exportação do manganês pela Icomi S. A. Participou de palestras e encontros do Laboratório e apresentou no Encontro da Anpuh-AP a comunicação “Divisão sexual: o trabalho doméstico em Serra do Navio (1961-1967)”.

● Lyandra Beatriz Mendes Monteiro (aluna da Licenciatura em História da Unifap)

Em fevereiro de 2020, participou da oficina “Usos do arquivo do SNI para o estudo da ditadura no Amapá" Anpuh-AP. No referido mês organizou, por meio do Coletivo Não Vão nos Calar, na calourada do Curso de História, uma roda de conversa sobre assédio na Unifap. Em março, com o mesmo coletivo, deu início ao projeto Unimanas, que objetiva levar as pesquisas feitas por mulheres para fora da universidade. Devido à pandemia, apenas uma edição do projeto foi realizada até o momento. Concluiu a pesquisa de iniciação científica (IC) intitulada “Estudantes, classe e política: as lutas dos movimentos estudantis

(7)

contra a Ditadura na Amazônia setentrional (1964-1985)”, iniciada em 2019, sob a orientação do Prof. Sidney Lobato, e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esta pesquisa foi selecionada como uma das finalistas da área de Ciências Humanas na premiação concedida no IX Congresso Amapaense de Iniciação Científica (UEAP/UNIFAP/IEPA). A comunicação “Oposicionismo nato”: disputas de memória e atuação dos movimentos estudantis na Amazônia setentrional (1964-1968)”, que surgiu de uma parte da citada pesquisa de IC foi apresenta no V Encontro Estadual de História "Trabalho, Direitos Sociais e Democracia no Brasil e na Amazônia". No mês de dezembro, apresentou, no XII Encontro Estadual de História da Anpuh-PA, a comunicação “Entre a República de Gilead e o Brasil: O Conto da Aia como fonte para a análise de contextos atuais”. Participou do IV Encontro Estadual da Anpuh-AP, apresentando o trabalho “Memória dos Movimentos Estudantis: Distanciamentos de Narrativas e Invisibilização da Juventude Amazônida (1964-1968)”.

● Marlos Vinícius Gama de Matos (Mestrando em História do PPGH-Unifap)

Participou dos seguintes eventos: XXII Encontro Regional de História da Anpuh MG 2020 - História e produção do presente: narrativas, identidades, intermediações e projetos; XVII Encontro Regional de História (Anpuh-PR): “O Futuro do Futuro do Ensino de História”; II Encontro do ProfHistória - UEM e XXIV Semana de História - DHI/UEM. 2020; XIII Encontro Estadual da Anpuh-PE; V Encontro Estadual de História (Anpuh-AM): Trabalho, Direitos Sociais e Democracia no Brasil e na Amazônia; IV Encontro Estadual da Anpuh-AP; e do I Seminário de Pesquisas do Lehstam. Nestes dois últimos fez parte da comissão organizadora. Nestes eventos, apresentou 4 (quatro) comunicações: “Entre o quantitativo e o qualitativo: possibilidades de pesquisas em história com registros e fichas de funcionários da Icomi no Amapá. 2020”, no I Seminário de Pesquisas do Lehstam; no XXII Encontro da Anpuh-MG apresentou “Saúde e trabalho em um projeto mineral amazônico: o programa de saúde da Icomi no Amapá (1961-1975)”; no V Encontro da Anpuh-AM apresentou a comunicação “Não levo desaforo para casa”: Táticas de resistência operária durante o Projeto Icomi no Amapá (1953-1956); e no IV Encontro da Anpuh-AP “Jogos eletrônicos e regimes

(8)

de historicidade: a experiência do tempo em Sid Meier’s Civilization VI”. Diagramou 9 (nove) edições da revista Tempo Amazônico, (do vol. 4 n. 1 até o vol. 8 n. 1). Publicou na revista Mundos do Trabalho a resenha “Uma cidade dos trabalhadores, mas não para os trabalhadores: o processo de urbanização da cidade de Macapá”, do livro A cidade dos trabalhadores de Sidney Lobato. O artigo “Os usos do passado nos anos de chumbo: uma análise iconográfica e iconológica de um Atlas de Educação Moral e Cívica (1971)”, redigido em 2020, foi aceito para ser publicado na revista História e Cultura – Unesp, mais especificamente na edição do primeiro semestre de 2021.

● Poliane Conrado (aluna da Licenciatura em História da Unifap)

Participou do ciclo de estudos Trilhas da Pesquisa, realizado pelo Lehstam. Apresentou a pesquisa de iniciação cientifica intitulada “‘Fazer sindicato’: uma história da participação das mulheres trabalhadoras no Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Estado do Amapá – Sinsepeap (1990-2005)”, na modalidade de exposição, durante o Universidade das Manas, evento promovido pelo coletivo Não Vamos Nos Calar e ocorrido na Praça Floriano Peixoto na cidade de Macapá-AP, no dia 08 de março de 2020. Participou do curso online “Home ESA - Feminismo e Trabalho”, com carga horaria de 4 horas, realizado pela Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, no período de 25 de setembro a 02 de outubro de 2020, sob coordenação da Doutora Glaucia Fraccaro (PUC-Campinas). Por fim, atuou como monitora no IV Encontro Estadual da Anpuh-AP, realizado de forma online entre os dias 10 a 12 de dezembro de 2020, no qual também apresentou oralmente os resultados da pesquisa de iniciação científica.

● Sidney Lobato (Doutor em História pela USP e Professor da Unifap)

Coordenou o projeto de pesquisa “Mundos do Trabalho na Amazônia: história e historiografia dos trabalhadores amazônicos (do século XVII ao XXI)” (Unifap e CNPq). Concluiu as orientações de mestrado: de Karolliny Melo Ferreira Diniz, que defendeu a dissertação “Educação em missões jesuíticas francesas: saberes e fazeres híbridos na fronteira franco-portuguesa (1714-1765)”; e de Andreia Martel Torres, que defendeu a dissertação “Deste lado do rio: ensino de História e interculturalidade na fronteira oiapoquense”. Concluiu as orientações de iniciação científica: de Lyandra Beatriz Mendes Monteiro (Pibic), intitulada

(9)

“Estudantes, classe e política: as lutas dos movimentos estudantis contra a Ditadura na Amazônia setentrional (1964-1985)”; de Alícia Manuela Santos Picanço de Miranda (Provic), cujo título é “Nas urdiduras da memória: histórias de vida de trabalhadoras senis macapaenses”; e de Karla Menezes Almeida (Provic), intitulada “Trabalho feminino em tempos de ditadura: mulheres e mundo do trabalho na cidade de Macapá, entre 1964 e 1985”. Fez pareceres, avaliando artigos de várias revistas brasileiras de grande impacto na área de História. Integrou a Comissão de Avaliação do Qualis Periódicos da Área de História na CAPES. Proferiu as seguintes palestras: “As CEBs e os desafios da 'salvação integral' na Amazônia setentrional”, no IV Encontro Estadual da ANPUH Amapá; “Educação e futuridades amazônicas”, no Encontro Interestadual das ANPUHs Acre e Rondônia; “Entre projetos estatais e a sobrevivência cotidiana: a escolarização de trabalhadores na Amazônia setentrional (1944-1964)”, no V Colóquio da Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (PPGED-UFPA); “Futuros passados amazônicos: debates em torno das políticas desenvolvimentistas da Ditadura para a Amazônia”, VI Seminário Internacional História e Historiografia: Usos políticos do passado no Brasil contemporâneo; “Gênero e trabalho urbano: fontes e metodologias de pesquisa”, no ciclo de estudos Trilhas da Pesquisa (Lehstam-Unifap); “O lugar da teoria no ensino de História”, no III Sextou do ProfHistória-Unifesspa; e “Significados do tempo e ensino de história da Amazônia”, no VI Encontro Estadual da ANPUH Pará. Publicou os artigos: “Educação e mundo do trabalho: diretrizes e ações educativas da Icomi no Amapá (1964-1967)”, em co-autoria com Pollianna Pimentel; e “Educação para “lavrar a liberdade”: trabalho, sindicalismo rural e educação popular em Afuá-PA (1989-1994)”, em co-autoria com Higor Pereira. Publicou ainda o capítulo “Os empresários e a Amazônia: planejamento regional e protagonismo empresarial no início da Ditadura militar (1964-1966)”, na Coleção História do Tempo Presente (Editora da UFRR).

● Vanessa Lima dos Santos Assunção (Mestranda em Educação pelo PPGED-Unifap)

Iniciou pesquisa sobre as concepções de Educação rural e Educação do campo, enfocando seus marcos legais e bibliográficos. O andamento da pesquisa foi prejudicado pela pandemia do Covid-19 e pelo apagão ocorrido no Amapá, no mês

(10)

de novembro. Participou do ciclo de estudos Trilhas da pesquisa, promovido pelo Lehstam. No I Seminário de Pesquisas do Lehstam, apresentou comunicação sobre os desafios e perspectivas da relação entre trabalho e educação na Amazônia amapaense.

Sidney Lobato

(11)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE HISTÓRIA

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO NA AMAZÔNIA

(LEHSTAM)

Plano Anual de Atuação do Lehstam 2021

Macapá-AP, 18 de janeiro 2021

Esse Plano foi elaborado em reunião ordinária dos membros do Lehstam, ocorrida em ambiente virtual, no dia 18 de janeiro de 2021, a partir das 15h. Nesta ocasião, ele também foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico deste Laboratório

Em atenção ao Art. 13 do Regimento do Lehstam, este Plano é agora submetido à aprovação do Colegiado de História da Unifap.

As atividades planejadas para o ano de 2021 são as seguintes:

► Criação da página do Lehstam no site do Curso de História da Unifap Período: 1º quadrimestre de 2021

Responsáveis: Sidney da Silva Lobato, Higor Railan de Jesus Pereira, José Luís dos Santos Leal e Marlos Vinícius Gama de Matos

► Criação de conta do Lehstam no Instagram Período: 1º quadrimestre de 2021

Responsáveis: Sidney da Silva Lobato, Higor Railan de Jesus Pereira e Marlos Vinícius Gama de Matos

(12)

Objetivo: promover, por meio de palestras e estudos dirigidos, maior compreensão dos significados e das vivências do trabalho na Amazônia, da chegada de seus primeiros habitantes até o final do Período Colonial.

Organizadores: Sidney Lobato e Hugo Aguiar

Palestrantes convidados: Paulo Marcelo Cambraia da Costa (Gescam-Unifap), Rafael Ale Rocha (UEA), Bruno Barreto (Iepa).

Período: fevereiro e março de 2021 Local: Google.Meet

► Realização do Ciclo de Estudos “Terra e trabalho na Amazônia oitocentista” Objetivo: promover, por meio de palestras e estudos dirigidos, maior compreensão dos mundos do trabalho e dos conflitos por terra e território na Amazônia do século XIX.

Organizadores: Higor Pereira, Marlos Vinícius Matos, Francinei Costa, Poliane Conrado e Lasley Manuele Silva

Palestrantes convidados: Davi Avelino (Ufam) Período: abril de 2021

Local: Google.Meet

► Realização de reuniões de estudo

Objetivo: promover, meio da leitura e discussão de textos científicos, o maior entendimento dos instrumentais teóricos e metodológicos usados no estudo dos mundos do trabalho.

Responsáveis: todos os membros do Lehstam Período: maio e junho de 2021

Local: Google.Meet

► Realização de reunião de planejamento do 2º semestre de 2021

Objetivo: avaliar se haverá condições de retomada das atividades presenciais do Lehstam.

Responsáveis: todos os membros do Lehstam Período: junho de 2021

(13)

► Realização de reuniões de estudo

Objetivo: promover, meio da leitura e discussão de textos científicos, o maior entendimento dos instrumentais teóricos e metodológicos usados no estudo dos mundos do trabalho.

Responsáveis: todos os membros do Lehstam Período: de agosto a novembro de 2021 Local: Google.Meet

► Realização do II Seminário de Pesquisas do Lehstam

Objetivo: promover, por meio de simpósios temáticos, a socialização e debate das pesquisas produzidas no seio do Laboratório ao longo do ano de 2021.

Responsáveis: todos os membros do Lehstam Período: dezembro de 2021

Local: Google.Meet

Sidney Lobato

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE HISTÓRIA

Requerimento

À Coordenação do Curso de Licenciatura em História (Unifap)

Macapá-AP, 30 de janeiro de 2021.

Assunto: Pedido de aprovação do Relatório Anual e do Plano de Atuação do Lehstam-Unifap.

Senhor Coordenador,

Solicito a aprovação ad referendum do Relatório Anual e do Plano de Atuação do Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (Lehstam-Unifap), documentos que seguem em anexos. Peço ainda que estes documentos sejam encaminhados para a aprovação do Colegiado de História, na sua próxima reunião.

Cordialmente,

Sidney da Silva Lobato

Coordenador do Lehstam-Unifap

Ao Ilmo. Sr. Andrius Noronha

(15)

ENC: Requerimento

Andrius Noronha <andriusds@hotmail.com> Seg, 01/02/2021 05:30

Para: Markinhos Black <marcosalbuquerque@live.com>

3 anexos (446 KB)

Requerimento de Aprovação de Plano e Relatório Lehstam 2021.pdf; RELATÓRIO ANUAL DO LEHSTAM DE 2020.pdf; Plano de Atividades do Lehstam 2021.pdf;

De: Sidney Lobato <lobato.sidney@yahoo.com.br> Enviado: sábado, 30 de janeiro de 2021 14:56

Para: andriusds@hotmail.com <andriusds@hotmail.com> Assunto: Requerimento

 

Senhor Coordenador,

Solicito a aprovação ad referendum do Relatório Anual e do Plano de Atuação do Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (Lehstam-Unifap), documentos que seguem em anexos. Peço ainda que estes documentos sejam encaminhados para a aprovação do Colegiado de História, na sua próxima reunião.

Cordialmente, Sidney Lobato

Referências

Documentos relacionados

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

O objetivo deste artigo é mensurar as probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro ao longo do tempo, e avaliar a contribuição de cada uma delas para

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

ou sociedades recreativas à inglesa. Além do Fluminense Futebol Clube, ele viria a presidir o Iate Clube do Rio de Janeiro e seria um dos membros mais assíduos do Automóvel Clube

Assim, estes estudos podem ser empregados como parâmetros para o controle de qualidade da raiz de Acanthospermum hispidum como matéria-prima, observando-se a presença dos três tipos

A eficácia tanto do extrato de alecrim quanto do carnosol e do ácido carnósico também é significativamente influenciada pelo tipo de sistema testado (óleo ou emulsão), tipo de