• Nenhum resultado encontrado

AÇÕES DE EXTENSÃO DA ESAG As ações desenvolvidas pela extensão referem-se aos meses de maio a setembro de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AÇÕES DE EXTENSÃO DA ESAG As ações desenvolvidas pela extensão referem-se aos meses de maio a setembro de 2011"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AÇÕES DE EXTENSÃO DA ESAG

As ações desenvolvidas pela extensão referem-se aos meses de maio a setembro de 2011

MAIO

04/05/2011 Reunião da Comissão de Extensão do Centro, com a seguinte pauta: 1. Análise dos Relatórios Finais Sem Ônus; 2. Análise dos Projetos Sem Ônus para 2011; 3. VI Encontro de Extensão da UDESC; 4. Outros Assuntos.

06/05/2011 Seminário inaugural do Curso de Extensão em Gestão da Transparência em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ação do Programa ESAG Comunidade, coordenado pela Profª Carolina Andion, com Domingos Armani, consultor em Desenvolvimento Institucional de OSCs. O seminário desenvolvido em parceria com o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) contou com a participação de xx pessoas.

09/05/2011 Assinatura de Convênio entre a UDESC e a ESPM para intercâmbio nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão.

10/05/2011 Reunião da direção da extensão com a PROEX e representantes das Empresas Juniores da UDESC para revisão da minuta de resolução que regulamenta a política para criação e funcionamento de empresas juniores na UDESC no quadro da extensão universitária.

Atualização do site, do blog (http://extensaoesag.blogspot.com/) e do twitter (http://twitter.com/#!/extensaoesag) da direção de extensão da ESAG que divulgam as atividades da extensão no Centro.

Encaminhamento e aprovação de processo ad referendum pelo Reitor para pagamento de servidores que ministram aula no Curso de Extensão em Gestão da Transparência em OSCs.

12/05/2011 Início Curso de Extensão em Avaliação Econômica de Projetos Sociais com 25 alunos e 4 professores da ESAG/UDESC em parceria com a Fundação Itaú Social. O curso é uma ação do Programa ESAG Comunidade, coordenado pela Profª Carolina Andion.

(2)

MAIO 19 e 20/05/2011 Início do Curso Gestão de

Transparência em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em parceria com o ICOM, com a participação de 26 gestores de OSCs da Grande Florianópolis. O curso é uma ação do Projeto Redes Sociais, coordenado pela Profª Carolina Andion.

Aprovação do projeto apoiado pela PMO – ESAG (Escritório de Projetos) “Música de Câmara nas Escolas – Trio de Madeiras da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA)” que prevê a realização de 37 apresentações nas escolas públicas de ensino médio de Florianópolis possibilitando o contato dos alunos com um pouco da cultura musical brasileira pela lei municipal de incentivo à cultura.

19 e 20/05/2011 Realização do VI Encontro de Extensão da ESAG/UDESC no CCT em Joinville. Foram feitas 04 apresentações orais e 02 apresentações de banner por 02 professores coordenadores e 10 bolsistas da extensão que desenvolveram ações em 2010. O projeto Cadernos de Economia Regional, coordenado pela Profª Patricia Bonini recebeu premiação no evento, tendo sido convidado para ser apresentado no Seminário de Extensão da Região Sul – SEURS.

25/05/2011 – 25 alunos da ESAG Sênior, programa coordenado pela Profª Micheline Gaia Hoffmann, realizaram visita à Fábrica da Coca-Cola.

(3)

MAIO 26, 27 e 28/05/2011 – Realização do V

Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – EENAPEGS, evento de extensão coordenado pela Profª Paula Schomme. Sob a temática central Gestão social como caminho para a redefinição da esfera pública, cerca de 200 pessoas apresentaram e debateram 94 artigos, relatos de prática e oficinas, em oito eixos temáticos.

Parceria realizada entre o Projeto Ecoficiência, coordenado pelo Prof. Daniel Pinheiro, com o Jornal O Carona de Florianópolis tem permitido a divulgação

mensal de matérias sobre

sustentabilidade. Para conhecer as matérias já publicadas ver o blog da direção de extensão http://extensaoesag.blogspot.com/

JUNHO

Divulgação durante todo o mês do curso de Francês realizado em parceria com a Aliança Francesa para alunos de Florianópolis e Balneário Camboriú

05/06/2011 - Divulgação e mobilização da comunidade acadêmica pelo Grupo Conviver ESAG pelo o dia mundial do Meio Ambiente

(4)

JUNHO 07/06/2011 – 28 alunos da ESAG Sênior,

programa coordenado pela Profª Micheline Gaia Hoffmann, visitaram o showroom de sustentabilidade do Empreendimento Pedra Branca e tiveram uma palestra com a arquiteta Silvia Ribeiro Lenzi, que atuou desde o início do projeto da Cidade Sustentável

14/06/2011 – Reunião Comitê de Extensão UDESC 17/06/2011 – Aniversário de 02 anos do

Escritório de Projetos da ESAG (PMO-ESAG), coordenado pelo Prof. Leandro Schmidt

22 a 26/06/2011 – Participação da direção de extensão na preparação da delegação e na abertura no CERES em Laguna da abertura do JIUDESC 2011. Os alunos da ESAG ganharam 33 medalhas no Jiudesc 2011: sete medalhas de ouro, 14 de prata e 13 de bronze, com destaque para a equipe de Atletismo que trouxe 22 medalhas para Florianópolis

JULHO

Apoio à PROEX no encaminhamento das diligências feitas pela PROJUR na proposta de resolução para definição da política de criação e funcionamento das empresas juniores na UDESC.

Elaboração, em conjunto com a direção geral e demais direções (de ensino, administrativa e de pesquisa) do Balanço Social da ESAG 2010 e encaminhamento para a PROPLAN).

Apoio aos coordenadores atuais e novos no planejamento das ações de extensão para 2012. Divulgação durante todo o mês do curso de Francês realizado em parceria com a Aliança Francesa para alunos de Florianópolis e Balneário Camboriú.

Implantação pelo projeto Ecoeficiência, coordenado pelo Prof. Daniel Pinheiro, com o apoio da direção de administração, de coleta seletiva de resíduos na ESAG, que incluiu a instalação de lixeiras para separação do lixo, a

(5)

JULHO

01/07/2011 – Reunião do Grupo Conviver e planejamento das atividades para o 2º semestre de 2011

04/07/2011 – Reunião da Comissão de Extensão da ESAG, com a seguinte pauta: 1. Relatório Final Sem Ônus; 2. Análise Projeto Sem Ônus; 3.Mudança de Coordenação Projeto de Extensão; 4. Outros Assuntos.

05/07/2011 – Reunião da direção de extensão com coordenadores para acompanhamento das ações de extensão desenvolvidas em 2011.

Reunião de acompanhamento com bolsistas do CIPEX 07/07/2011 – Encerramento do Curso em elaboração de projetos promovido pelo PMO ESAG, coordenado pelo Prof. Leandro Schimidt. O curso formou de maio a julho 15 servidores públicos da Prefeitura de Florianópolis e possibilitou a concepção de 10 projetos pelos participantes.

25 e 26/07/2011 – Passagem da diretora de extensão nos departamentos de administração empresarial, pública e ciências econômicas para divulgação da nova política de extensão da UDESC e do Edital PAEX para apoio a ações em 2012.

27/07/2011 – Reunião com Thiago da comunicação da Reitoria para combinar estratégias de divulgação das ações de Extensão da ESAG/UDESC.

AGOSTO

Lançamento e divulgação do Edital PAEX 02/2011 para apoio a ações de extensão em 2012. Apoio aos coordenadores atuais e novos no planejamento das ações de extensão para 2012 e inserção no SIGPROJ.

01 a 07/08/2011 – Realização pelo Grupo Conviver da Semana do Calouro em Florianópolis com exposição de banners da extensão e realização de oficina de pesquisa e extensão para calouros de todos os cursos em 04/08/2011, em conjunto com a direção de pesquisa e pós-graduação.

11/08/2011 - Realização de oficina de pesquisa, extensão e mestrado para alunos de todos os termos de Balneário Camboriú, com conjunto com a direção de pesquisa e pós-graduação.

(6)

AGOSTO 10/08/2011 - Reunião Comitê de Extensão UDESC.

08 a 19/08/2011 - Início de curso de francês com três turmas em Florianópolis e três turmas de em Balneário Camboriú, em parceria com Aliança Francesa.

11/08/2011 - Encerramento do Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais promovido em parceria com a Fundação Itaú Social no quadro do Programa ESAG Comunidade, coordenado pela professora Carolina Andion. O curso propiciou a formação de 25 alunos e 04 professores na metodologia de avaliação de impacto e retorno econômico de projetos sociais, além de beneficiar 08 organizações da sociedade civil que foram avaliadas pelos alunos participantes.

15.08.11 - Assinatura pelo Reitor de Contratos de Prestação de Serviços com a Terra Forte e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR referentes à realização do Curso de Gestão de Cooperativas, curso de extensão coordenado pelo Prof. Valério Turnes.

22 e 23/08/2011 Promoção pela direção de extensão de 04 palestras com Gilles Mascle do Escritório de Imigração do Québec para alunos da ESAG/UDESC e para a comunidade em geral sobre procedimentos para imigração para o Québec/Canadá.

Divulgação e inscrição de alunos da ESAG no Programa de Auxílio Permanência Estudantil (PRAPE) promovido pela UDESC que visa propiciar auxílio financeiro aos alunos classificados em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ESAG teve 08 alunos inscritos no programa e desses 04 foram contemplados com o auxílio.

(7)

AGOSTO 29/08/2011 Promoção pelo projeto

Ecoeficiência, coordenado pelo Prof. Daniel Pinheiro da Palestra “Uma nova geração de líderes está surgindo. Você está entre eles?” com a Sra. Mariah Endo, presidente da ONG OpenLab (parceria UNITAR/ONU).

SETEMBRO

Divulgação e organização pelo Grupo Conviver ESAG dos Talentos ESAG – Mural Fotográfico.

Reestruturação da equipe de extensão da ESAG junto ao CIPEX Implantação pelo projeto

Ecoeficiência ESAG, coordenado pelo Prof. Daniel Pinheiro, em parceria com a direção administrativa do bicicletário da ESAG.

Divulgação das inscrições para Operações do Rondon da UDESC que será organizada em dezembro de 2011 e irá atingir 12 municípios do Planalto Serrano.

(8)

SETEMBRO

22/09/2011 Realização pelo Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos – LASP, coordenado pelo Prof. Ênio Spaniol, do II Encontro de Cidadania e Educação Fiscal.

22/09/2011 – Realização de mobilização coletiva pelo Dia Mundial sem Carro. A mobilização teve grande adesão da comunidade acadêmica e gerou uma ampla exposição da questão na mídia.

De 20 a 30 de setembro - Avaliação das ações de extensão submetidas no Edital PAEX – 02/2011 pelos professores da ESAG.

Aprovação Ad Referendum pelo Reitor de Processo que autoriza pagamento de servidores que ministrarão aula no Curso de Gestão de Cooperativas, coordenado pelo Prof. Valério Turnes, e realizado em parceria com o SENAR, a Terra Forte, o Banco do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o INCRA.

30/09/2011 e 01/10/2011 Início do Curso de Gestão de Cooperativas coordenado pelo Prof. Valério Turnes, e realizado em parceria com o SENAR, a Terra Forte, o Banco do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o INCRA. O curso, com duração de 13 meses, envolve a formação de 52 gestores de 26 pequenas cooperativas do Estado de Santa Catarina e 06 consultores que vão acompanhá-las durante a formação.

Equipe da Extensão:

Profª Carolina Andion – Diretora de Extensão Marina Nogueira – Coordenadora de Extensão Beatriz Konrad – Assistente da Direção Extensão

Referências

Documentos relacionados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Numa sala, a fase de claro ocorreu das 6h-18 h e a de escuro das 18h-6h (fotoperíodo natural); na outra sala, o fotoperíodo foi invertido, permitindo assim, o acompanhamento de 4

saúde (condicionamento físico): ginástica, hidroginástica, jogging aquático, natação, musculação, caminhada, corrida, lutas, educação física especial.. c.

Una característica de la maquina es el sistema de mordazas desarrollado para elastómeros, mediante el cual se consigue a través de minimas fuerzas de aprieto un

Destas vagas, 05 (cinco) vagas serão destinadas a inscrições amparadas no sistema de cotas, conforme previsto pelas Leis Estaduais 6.914/2014 e 6959/2015,

Vendedor: FAZENDA ÁGUA DO MOINHO Lote 001 PARCELA R$ 720,00 ZOMBADOR DO MAMADO MACHO 22/07/2018 31 MESES SIMENTAL PO P148217 500 kg 39 cm.. SOBERANO DO MAMADO SARJA

A) A quantidade de crianças que foram para a fazenda corresponde à metade da quantidade de crianças que foram para a praia;. B) A diferença entre a quantidade de crianças que

UFMS EM AÇÃO: REDE DE CIÊNCIA E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA