• Nenhum resultado encontrado

Guia de Início Rápido do SecureLinx SLC Console Managers

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Início Rápido do SecureLinx SLC Console Managers"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

CONTEÚDO DO GUIA DE INÍCIO RÁPIDO DO

SECURELINX™ SLC CONSOLE MANAGERS

Visão Geral do Sistema...2

O que está na caixa...3

Conectando o SLC...4

Instalando o SLC...4-5

Endereço de IP...5

Configurando ajustes da Rede (IP)...6-7

Fazendo o Login...7-9

(3)

Guia de Início Rápido

SLC Console Managers

VISÃO GERAL DO SISTEMA

O Securelinx Console Managers (SLC) permite aos profissionais de TI administrar remotamente e com segurança servidores e equipamentos de rede.

Nivelando o console ou porta de gerenciamento de emergência construídos na maioria dos servidores e equipamentos de rede, o SLC provê acesso remoto de qualquer lugar, a qualquer hora. Tudo que é requerido é um console disponível, AUX, ou porta serial (RS-232) no equipamento anexo. Usando gerenciamento na banda, você pode gerenciar equipamentos sobre a rede virtualmente de qualquer lugar, usando ferramentas familiares como Telnet ou Secure Shel (SSH). Gerenciamento fora da banda provê acesso de um terminal local ou através de um cartão PC opcional ou um modem externo.

O número de portas seriais RS-232 (dispositivo) incluídas na unidade distingue o modelo específico. Todos os modelos apresentam duas conexões de rede 10-Base T/ 100-Base TX (RJ45), dois slots para cartões PC e uma porta console dedicada.

Todos os modelos são compatíveis com uma variedade de equipamentos, incluindo:

• Servidores; •Switches; •Roteadores; • Sistemas UPS; • Sistemas PBX; •Switches Telecom.

Este Guia de Início Rápido explica o básico: como conectar e configurar sua unidade para que ela funcione na rede; como configurar usuários locais; e como acessar portas do equipamento. Para informações mais detalhadas, veja o guia do usuário no CD-ROM fornecido com este produto ou no website da Lantronix: www.lantronix.com

O QUÊ ESTÁ NA CAIXA

Além do SLC, a caixa contém os seguintes itens:

PART Number dos DESCRIÇÃO DO COMPONENTE ADAPTADORES:

200.2066A Adaptador:DB25M (DCE) para RJ45, Sun com fêmea DB25

200.2067A Adaptador:DB25F (DCE) para RJ45,Sun com macho DB25 e alguns HP9000

200.2069A Adaptador:DB9M(DCE) para RJ45, SGI Onyx

200.2070A Adaptador:DB9F (DCE) para RJ45, HP9000, SGI Origin, IBM RS6000 e Servidores com base Unix/Linux.

ADP010104-01 Adaptador RJ45 serial rolado, 0,1m para Cisco ou Sun Netra.

CABOS:

200.0063 Cabo: RJ45 para RJ45 (2 m) 500-153 Cabo: Loopback

FIOS:

500-041 Para modelos AC únicos: um fio de energia AC Para modelos AC duplos: dois fios de energia AC

083-011 Para modelos DC duplos: um kit acessório, contendo conectores plugue DC e instruções.

Nota: Um adaptador opcional para modem externo também está disponível pela Lantronix: 200.2073 Adaptador DB25M (DCE) para RJ45, modems externos.

DOCUMENTAÇÃO: Caixa de CD com CD-ROM e Guia de Início Rápido contendo o guia do usuário do SecureLinx Console Managers.

(4)

SLC Console Managers

CONECTANDO O SLC

A porta do console permite que um terminal ou PC com software de emulação de terminal acessar localmente as funções de gerenciamento e dispositivos conectados.

INSTALANDO O SLC (Continuação)

2. Conecte o equipamento às portas numeradas do dispositivo na parte traseira da unidade usando os cabos e adaptadores

apropriados.

3. Instale quaisquer cartões PC que você pretenda utilizar (opcional). Se você instalar um cartão modem, conecte a linha telefônica.

4. Conecte a unidade à rede através da porta de Rede #1. 5. Conecte o cabo de energia e aplique energia.

6. Espere cerca cerca de um minuto e meio para que o processo de boot termine.

Quando o processo de boot terminar, o nome do modelo SCL e o relógio aparecerão no display LCD, Falhas detectadas ou mensagens de processo também podem ser exibidas.

Portas do dispositivo permitem conexões simples e flexíveis para dispositivos seriais usando adaptadores e cabo CAT5 padrão. Conecte uma ponta do cabo CAT5 à porta do dispositivo, e a outra ponta a um adaptador que conecte ao

console serial do sistema alvo.

Os parâmetros default de comunicação para as portas do dispositivo e as portas do console são: •9600 baud •8 bits de dados •Sem paridade • 1 stop bit • Sem controle de fluxo

Por exemplo, para conectar um PC à porta do console do SLC, você precisa de um adaptador fêmea DB9 (Part # 200.2070ª) e um cabo CAT5 padrão, ambos fornecidos com sua unidade.

ENDEREÇO IP

Ambas portas de rede do SLC (Eth1 e Eth2) tem endereços IP default atribuídos para DHCP. Se você quiser atribuir um endereço IP diferente, ele deve estar dentro de uma faixa válida, única para a sua rede, e com a mesma máscara subnet que a sua estação de trabalho.

Para configurar o SLC, você precisa das seguintes informações: Endereço IP (se ainda não estiver atribuído): ___.___.___.___ Máscara subnet: (se ainda não estiver atribuída): ___.___.___.___ Gateway: ___.___.___.___

DNS: ___.___.___.___ INSTALANDO O SLC

1. Instale a unidade em um rack de 19 polegadas.

Aviso: Tenha cuidado para não bloquear as saídas de ar nas laterais da unidade. Se você o montar em um rack fechado, recomendamos que o rack tenha um ventilador.

(5)

Guia de Início Rápido

SLC Console Managers CONFIGURANDO OS AJUSTES DE REDE (IP)

O jeito mais rápido de estabelecer parâmetros básicos de rede é utilizando o teclado e mostrador do painel frontal.

Nota: Se preferir, você pode começar seguindo um script do Quick Setup na interface linha de comandousando Telnet ou SSH, ou conectando um terminal diretamente à porta do console (RS-232). A interface web page também fornece uma página Quick Setup. Veja a configuração rápida (Quick Setup) no Guia do usuário para instruções.

• Use os botões seta direita e esquerda para navegar de uma opção a outra. • Use os botões seta para cima e para baixo para navegar entre parâmetros dentro de uma opção ou para aumentar ou diminuir um valor numérico. • Use o botão Enter no centro para entrar ou sair do modo de edição e para salvar alterações.

Nota: se nenhum botão for pressionado por 30 segundos, o tempo de exibição do painel frontal sem aceitar as alterações não-salvas e retorna para a visualização do nome do host e relógio.

Por exemplo, para mudar as configurações de IP:

1. Pressione o botão seta direita para exibir a opção Network Settings e o endereço IP atual.

2. Pressione o botão Enter para entrar no modo de edição; 3. Use os botões seta para cima e para baixo para incrementar ou

decrementar o endereço IP indicado pelo cursor.

4. Use os botões seta direita e esquerda para mover e para alterar os dígitos restantes do endereço IP. Pressione o botão Enter para sair do modo de edição quando terminar.

5. Pressione o botão seta para baixo para exibir o ajuste Subnet Mask. 6. Edite a Subnet Mask da mesma forma que o endereço IP e

pressione a seta para baixo. 7. Edite os ajustes de Gateway e DNS.

8. Pressione a seta para baixo após o ajuste DNS 3 e vá para o prompt Seve Settings? Yes or No.

CONFIGURANDO OS AJUSTES DE REDE (IP) – Continuação 9. Selecione Yes e pressione Enter para salvar as alterações. Repita os passos 1 a 8 para outras opções (porta do console e data/hora).

Nota: Outra opção, a liberação, é para restaurar os padrões de fábrica. A senha padrão para essa ação é 999999.

Depois de salvar os valores para o seu console manager, as alterações passam a ter efeito imediatamente.

FAZENDO LOGIN NA PÁGINA WEB SLC

Esta seção inclui instruções para acessar ambos, a página web e as interfaces linha de comando. Você pode usar qualquer um destes métodos para configurar todos parâmetros.

Para fazer login na página web SLC:

1. Abra um navegador (Netscape 8.1 Navigator ou Internet Explorer 6.0 ou mais)

(6)

2. No campo URL, digite https:// seguido do endereço IP do seu SLC. 3. No primeiro login, entre sysadmin (todas minúsculas) como usuário e PASS (todas maiúsculas), a senha default de fábrica.

A primeira vez que você fizer o login, a página de configuração rápida do SLC aparecerá. Logins posteriores exibem a home page do SLC (para exibir novamente a página de configuração rápida, clique na aba de configuração rápida (Quick Setup).

4. Faça um dos seguintes:

• para pular a página de configuração rápida e ir diretamente

configurar o SLC, clique na caixa Accept defaul Quick Setup settings e clique em Apply (applicar).

Atualize os parâmetros básicos de rede, se desejado, e clique em

Apply.

FAZENDO LOGIN NA INTERFACE LINHA DE COMANDO Para acessar a interface linha de comando

1. Faça um dos seguintes:

Com uma conexão de rede, use um programa Telnet ou SSH para

Telnet ou SSH xx.xx.xx.xx (o endereço IP em notação dot quad), e pressione Enter. Você deve estar no pront de login. Nota: Por default, Telnet está desabilitado. Para habilitar Telnet, use a página web Serviços, uma conexão terminal serial, ou uma conexão SSH.

• Com umaconexão terminal serial, quando a linha de comando for exibida, pressione Enter.

2. Entre sysadmin como nome do usuário e pressione Enter.

3. Entre PASS como senha e pressione Enter. A primeira vez que você fizer o login, o script Configuração Rápida abre automaticamente. Logins posteriores exibem apenas o comando prompt (para obter o script Quick Setup novamente, use o comando admin quicksetup).

Nota: Mude a senha default assim que possível para evitar acesso de pessoal não autorizado. Logins posteriores requerem o nome do usuário sysadmin e a senha appropriada para logar como administrador do sistema.

Continuação

4. Se aparecer o script do Quick Setup, atualize parâmetros básicos da rede, como desejado. Ou então, apenas pressione Enter até que que o prompt comando apareça. Ao pressionar Enter, você está aceitando as configurações atuais.

Notas:

• Para ajuda com a interface linha de comando, digite help command line.

Para ajuda com comando específico, digite help seguida do

comando, por exemplo, help set network ou help admin firmware.

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Para questões e suporte técnico, por favor, nossa base de conhecimento online em www.lantronix.com/support

Lantroxix

15353 Barranca Parkway, Irvine, CA 92618, USA Fone: (949) 453-3990 ou Fax (949) 453-3995 www.lantronix.com

Referências

Documentos relacionados

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Para se candidatar ao apoio o cidadão nacional tem de ter emigrado até dia 31 de dezembro de 2015, inclusive. No caso de ser familiar de emigrante para se candidatar não precisa de

OBS : Devemos diferenciar também características radiológicas dos achados da atelectasia pulmonar e do derrame pleural: enquanto que no primeiro as estruturas mediastinais

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Idealmente, a melhor comparação para as UC tratadas viria do grupo de UC tratadas, ou seja, o grupo que receberam as ações de EE, mas na situação em que eles não tivessem