• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

PROGRAMA DE APOIO INSTITUCIONAL À EXTENSÃO

PROJETOS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº. 01/2018-PROEX/IFNMG

UNIDADE PROPONENTE

Campus: MOC Foco Tecnológico:

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto:

CURSO BÁSICO DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR (AUTOCAD, SKETCHUP E REVIT) Grande Área de Conhecimento:

ENGENHARIAS Área de Conhecimento:ENGENHARIA QUÍMICA

Área Temática:

Tecnologia e Produção Tema:Inovação Tecnológica

Período de Execução:

Início: 01/06/2018 | Término: 21/12/2018 Possui Cunho Social:Não Nome do Responsável (Coordenador):

Cabriella Novello de Andrade Titulação:MESTRE+RSC-III (LEI 12772/12 ART 18) Matrícula:1821573 Vínculo:Voluntário Departamento de Lotação:

DENMOC Telefone: E-mail:

CARACTERIZAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS

Público Alvo Quantidade Prevista de Pessoas a Atender Quantidade de Pessoas Atendidas Descrição do Público-Alvo

Público Interno do Instituto 15 -

-Organizações de Iniciativa Pivada 20 -

-EQUIPE PARTICIPANTE

PROFESSORES E/OU TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFNMG

Membro Contatos Bolsista Titulação

Nome:

Cabriella Novello de Andrade Matrícula:

1821573

Tel.:

E-mail: Não MESTRE+RSC-III (LEI 12772/12 ART 18)

DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO

Resumo

Hoje em dia, existem diversas empresas que patentearam o seu formato de Desenho Assistido por Computador – CAD. Neste projeto almeja-se possibilitar o uso de três dos mais usados desses softwares para CAD: o AutoCAD[1], SketchUp[2] e o Revit[3], ressalta-se que o orientador juntamente ao bolsista poderá, ao fazer o diagnóstico dos participantes, priorizar (ou enfatizar) mais aplicações de um dos programas supracitados, observando qual se adequa melhor à turma. Estes

softwares foram selecionados por serem utilizados mundialmente para a criação de projetos em computador, permitem a integração de outros programas de análises

(2)

Desta forma, essa proposta que baseia-se em um curso de Extensão em software(s) de Desenho Assistido por Computador (AutoCAD,SketchUp e Revit), visa a apresentação do ambiente de trabalho do programa (s), além das bibliotecas e execução de desenhos técnicos. O curso terá carga mínima de 50 horas, e uma vez apresentada a importância desses recursos computacionais para a engenharia, o público-alvo será os acadêmicos de engenharia química do IFNMG Campus Montes Claros e os estudantes de engenharia química ou áreas afins de outras Instituições de Ensino Superior (IES) de Montes Claros.

[1] O AutoCAD é um softwarecriado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D)

[2] O SketchUpé um software CAD(Desenho auxiliado por computador), que opera num ambiente em 3D e possibilita os usuários criarem desde esboços até projetos com precisão de forma fácil e tridimensionais.

[3] O Revit inclui recursos par aprojeto arquitetônico, engenharia de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos, engenharia estrutural e construção. Oferece suporte a um processo de projeto colaborativo e multidisciplinar.

[4] O BIM constitui o programa de Modelagem de Informação da Construção

Justificativa

Para que os egressos possam atuar em equipes multidisciplinares, as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam engenharias devem aprimorar o processo de ensino-aprendizagem acrescentando novas técnicas e tecnologias. Segundo Alves et al. (2013), as Tecnologias de Informação e Comunicação oferecem novas possibilidades e soluções para impasses clássicos, como exemplo, eles citam a adoção de objetos para demonstrar fenômenos físicos e químicos.

De acordo com Kaur et al. (2015, CASTELLAN et al., 2016), o interesse comum é que a educação deva desenvolver conhecimentos de expertise para a vida profissional e, para isso, são listados quatro requisitos: habilidade para formular problemas de engenharia, habilidade para usar um computador na solução de problemas de engenharia, um bom entendimento do processo de design e manufatura e, o mais importante, a prática.

Conforme Diniz et al. (2015), as disciplinas como estática, resistência dos materiais, dinâmica de sistemas, elementos de máquinas, projeto de mecanismo, introdução à teoria de controle, mecânica dos fluídos e transferência de calor e massa poderiam ter aulas práticas assistidas por computador. É válido ressaltar que todos os componentes citados são requisitos obrigatórios na grade curricular de Engenharia Química nos cursos ministrados no Brasil, inclusive no do IFNMG – Campus Montes Claros.

O acréscimo de práticas de Desenho Assistido por Computador como base comum nos cursos de engenharia requer infraestrutura de laboratórios de informática e desenho técnico manual. Observa-se, porém, que isso não constitui um empecilho, visto que entre a infraestrutura recomendada para implantação do curso, o Ministério da Educação, através dos Referenciais para Cursos de Engenharia, prevê esses dois itens.

Outro item que denota a viabilidade econômica para a inclusão de CAD em graduações é a diversidade de softwares gratuitos disponíveis. A Autodesk, por exemplo, assumindo a sua responsabilidade social com estudantes, professores e instituições ofertantes de cursos na área da engenharia têm disponibilizado versões gratuitas com licença de até 3 (três) anos para utilidade educacional. Além disso existem softwares gratuitos, entre os quais é possível citar o QCAD e o LibreCAD. De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2014 a 2018, o IFNMG tem incorporado, de maneira progressiva, os avanços às atividades acadêmicas, além de estimular o uso, entre os docentes, de ferramentas informatizadas que permitem o acesso dos discentes aos textos e a outros materiais didáticos em mídias eletrônicas. Além disso, segundo o documento, a instituição estimula a participação do corpo docente e técnico-administrativo capacitações e eventos relacionados ao aprendizado de novas tecnologias. O trecho destacado abaixo elucida o uso do patrimônio do IFNMG para o desenvolvimento tecnológico:

Os servidores técnico-administrativos, docentes e discentes possuem também, à sua disposição, os recursos tecnológicos convencionais empregados no processo ensino-aprendizagem, como computadores, data show, equipamento de multimídia, tablets, lousa interativa, web, videoconferência e conexão à internet. Estes recursos podem ser utilizados para proporcionar melhorias e inovações no âmbito dos cursos, sendo importantes mecanismos para alcançar uma educação de excelência. (PDI IFNMG 2014-2018; Grifo nosso)

O Plano ainda defende que a extensão no IFNMG deve ser concebida como instância fundamental para que haja o aprimoramento e fortalecimento do processo educativo, cultural e científico e, ainda, como um componente que se articula ao Ensino e à Pesquisa de forma indissociável, buscando assim, viabilizar uma relação dinâmica e transformadora entre o Instituto e a sociedade. Também é ressaltado que na articulação deve-se valorizar a troca de saberes sistematizados, acadêmicos e populares, fundamentando-se numa postura dialética da relação teoria/prática.

A extensão ramifica-se entre vários segmentos de projetos, entre eles, destaca-se os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). No PDI do IFNMG (2014-2018) é possível verificar a importância dada à promoção dessa modalidade educacional e à necessidade da integração dos diversos sistemas utilizados pela instituição. O curso proposto por esse documento será cadastrado na Coordenação de Extensão do IFNMG – Campus Montes Claros, como sendo de Formação Continuada, apresentando as características já citadas anteriormente. Dessa forma, com a execução deste projeto de extensão outra diretriz institucional estará sendo cumprida.

No projeto político-pedagógico do curso de Engenharia Química do IFNMG são previstas duas disciplinas obrigatórias, onde o conhecimento de AutoCAD e do

SketchUp aprimoraria o processo de aprendizagem dos discentes. Em “Desenho Técnico” (1° período), como último tópico da ementa, tem-se o item “introdução à

computação gráfica”, que em um curso a parte poderia ser tratado com mais detalhes. E, por último, o software colaboraria capacitando os estudantes para melhor projetarem na disciplina “Projeto de Processos e Instalações Químicas” (8° período), onde são feitas organizações de plantas industriais.

Segundo Grepino (2015), em um mercado competitivo e cada vez mais exigente, é necessário que o profissional de Engenharia Química recém-formado esteja capacitado para enfrentar os vários desafios que o trabalho na indústria pode apresentar. Diversas multinacionais, principais responsáveis pela geração de empregos para essa área, são completamente exigentes no processo de seleção e recrutamento de profissionais, cursos de qualificação, como o de CAD, tornam-se diferenciais para a contratação. Ao propor um curso básico, apresenta-se aos estudantes a necessidade da qualificação profissional.

Fundamentação Teórica

No projeto político-pedagógico do curso de Engenharia Química do IFNMG são previstas duas disciplinas obrigatórias, onde o conhecimento de AutoCAD,

SketchUpe Revitaprimoraria o processo de aprendizagem dos discentes. Em “Desenho Técnico” (1° período), como último tópico da ementa, tem-se o item

“introdução à computação gráfica”, que em um curso a parte poderia ser tratado com mais detalhes. E, por último, o software colaboraria capacitando os estudantes para melhor projetarem na disciplina “Projeto de Processos e Instalações Químicas” (8° período), onde são feitas organizações de plantas industriais.

Objetivo Geral

Ampliar os conhecimentos dos acadêmicos de Engenharia Química, utilizando software(s) de Desenho Assistido por Computador (AutoCAD, SketchUp e Revit), que é (são) largamente empregado(s) em projetos arquitetônicos, assim como obras e instalações de industrias e residências.

Incentivar a qualificação de graduandos para que, em futuro próximo, eles possam atuar em equipes multidisciplinares, projetando, supervisionando e coordenando atividades em plantas industriais;

Produzir, disseminar e aplicar o conhecimento tecnológico e acadêmico, para a formação cidadã, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão;

Colaborar de forma efetiva na formação dos graduandos, no que tange à revisão e fixação de conteúdos fundamentais em cursos superiores de Engenharia Química; Ensinar de forma minuciosa os fundamentos do tópico “introdução à computação gráfica” da ementa de desenho técnico do Projeto Político Pedagógico do curso de Engenharia Química do IFNMG – Campus Montes Claros, aprovado no ano de 2011;

Metas

1 - Promover maior embasamento teórico entre os membros do projeto

2 - Qualificar discentes para que eles possam disseminar conhecimento aos participantes 3 - Facilitar o processo de ensino-aprendizagem através de texto explicativo

4 - Adequar laboratório do IFNMG para o curso

5 - Listar os acadêmicos do IFNMG e outras IES que irão participar do curso 6 - Aprimorar conhecimentos vistos outrora pelos participantes

(3)

7 - Provocar reflexões técnico-científicas sobre aspectos relacionados ao desenho 8 - Qualificar todos os alunos participantes do curso

9 - Despertar nos alunos a crítica relacionada à praticidade ao desenhar com ferramentas computacionais em relação ao croqui à mão 10 - Aplicar o Desenho Assistido por Computador à realidade das futuras profissões dos participantes do curso

11 - Conferir documento oficial aos concluintes que poderão utilizar o curso para atividades complementares na graduação e/ou no currículo 12 - Apresentar os resultados parciais à Coordenação de Extensão

13 - Disseminar as experiências e resultados obtidos com a execução da proposta

Metodologia da Execução do Projeto

A execução do projeto de extensão requer algumas etapas básicas: 1. Revisão bibliográfica e Capacitação inicial

Nessa etapa, o orientador apresentará aos membros do projeto, as referências bibliografias de Desenho Assistido por Computador, cuja leitura pode os munir de maiores informações acerca de particularidades do conteúdo que fundamenta a proposta. Assim que listados os principais livros, o bolsista deverá cuidar de ler todos, fazendo fichamentos e textos com citações que apresentam técnicas modernas para facilitar na aprendizagem e no ensino do conteúdo. Caso o aluno, através do estudo minucioso, seja acometido por dúvidas sobre alguns aspectos, ele recorrerá ao coordenador do projeto para que ela seja sanada, esse cuidará de mostrar os detalhes.

2. Confecção de material didático e instalação do software

A partir da revisão bibliográfica o bolsista junto ao seu orientador irá confeccionar um material didático para que os participantes tenham maior entendimento do curso. Uma vez que o software possui diversas ferramentas e leva-se um tempo para relacionar o ícone à função, a apostila os ajudarão em termos de possíveis consultas, em casos de dúvidas. Além disso, quando o curso terminar, eles poderão sempre verificar/revisar o que eles outrora haviam absorvido.

Como etapa precedente ao início do curso tem-se a de instalação do software. Essa fase significará a integração entre o projeto e a contrapartida institucional. Sendo assim, verificar-se-á o incentivo institucional às propostas de extensão. Com a colaboração do IFNMG e do setor de Tecnologia da Informação, os participantes instalarão em 30 computadores a versão educacional gratuita do AutoCAD, SketchUp e Revit.

3. Divulgação do curso e seleção dos participantes

Após o término das duas etapas preliminares que constituem os preparativos para o curso, será feita a divulgação do curso, o convite para os acadêmicos de Engenharia Química acontecerá por meio de veículos midiáticos, como o sítio eletrônico do IFNMG e redes sociais (através de grupos e páginas que tenham ligação com a instituição). A seleção será realizada pelos membros do projeto (orientador, bolsista e participante). Ela ocorrerá através de um edital onde constarão as seguintes informações:

1. Número do cadastro do projeto na coordenação de extensão; 2. Diretrizes que fundamentam a proposta;

3. Caracterização do público-alvo; 4. Requisitos para a participação; 5. Quantidade de vagas;

6. Período em que se receberá as inscrições;

7. Forma de inscrição e documentos de identificação e comprovação necessários; 8. Critérios de classificação e divulgação dos resultados;

9. Cronograma do curso; 0. Disposições finais.

Entre os tópicos que serão regimentados pelo edital, o que já fica firmado por esse documento é que serão trinta vagas para o curso, sendo que: 50% serão destinadas aos acadêmicos de Engenharia Química do IFNMG – Campus Montes Claros e 50% serão ocupadas por acadêmicos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem o curso de Engenharia Química ou áreas afins. Importante salientar que os representantes das IES não serão procurados pelos membros do projeto para selecionar ou indicar seus estudantes, esses que ficarão responsáveis pela inscrição (via formulário na internet) para concorrer a uma vaga do curso. Outra questão que já ficará pré-definida por esse documento é a que entre os critérios de seleção a serem colocados no edital, terá o que evidenciará a preferência dada aos acadêmicos que estarão fazendo ou farão em futuro próximo, alguma disciplina em que a aplicação dos softwares se mostrará útil. Para esse fim, a disciplina de “desenho técnico” será desconsiderada, visto que ela constitui o requisito mínimo para a participação (todos os inscritos deverão ter no mínimo já cursado).

Dessa forma, no curso de Engenharia Química do campus Montes Claros, os estudantes que estiverem no período da disciplina “Projetos de processos e instalações químicas” ou próximo dele serão priorizados em relação aos outros inscritos. A seleção externa acontecerá de forma análoga, observando a utilidade do curso para disciplinas na graduação do inscrito. Em caso de empates, será observada a ordem em que foram realizadas as inscrições e/ou um sorteio, a ser definido pelo edital. 4. Curso

O curso constitui uma das etapas do projeto. Como existem as fases em que cada parte do conteúdo terá maior ênfase, subdivide-se em tópicos esses estágios que os participantes passarão para aprender a desenhar no computador e receber o certificado com as atividades correspondentes.

1. Revisão de conceitos básicos necessários

No início do curso, o bolsista deverá fazer uma sucinta revisão de conceitos básicos de desenho. Para isso, ele irá discorrer sobre os tópicos da ementa da disciplina Desenho Técnico alocada no primeiro período do curso bacharelado em Engenharia Química.

DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO Ementa:

Desenho em Engenharia: Vistas ortográficas. Cortes e seções. Perspectivas. Normas para desenho. Dimensionamento. Desenho de elementos de ligação. Desenho de edificações. Desenho de estruturas. Desenho de tubulações. Desenho de instalações elétricas. Introdução à computação gráfica.

Bibliografia Básica:

1. ABNT. NB-08 Norma Geral de Desenho Técnico, 1970. - NBR 5094/80.

2. LEAKE, J.; BORGERSON, J. L. Manual de Desenho Técnico para Engenharia. São paulo: LTC, 2010. 3. SILVA, A; RIBEIRO, C. T.; DIAS, J.; SOUSA, L. Desenho Técnico Moderno. 4 ed. São Paulo: LTC, 2006. Fonte: Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Engenharia Química do IFNMG, 2011.

2. Elaboração de croqui

Com a revisão da disciplina de desenho, os estudantes estarão aptos para fazer o croqui de uma planta baixa a ser proposta pelos membros do projeto. Tendo por base, que o curso a ser ministrado será a nível básico, não havendo a necessidade de que o desenho a ser sugerido seja complexo, no entanto, o mesmo deverá abordar os detalhes necessários para que os participantes possam aplicar uma quantidade de ferramentas considerável, quando o projeto for transferido pelo

software.

3. Apresentação do software e ferramentas de CAD e do SketchUp

Concluída a parte convencional mais conhecida pelos participantes, far-se-á uma introdução ao software, com a apresentação das ferramentas de CAD mais utilizadas. Nessa etapa, o bolsista cuidará de explicar a forma como se transfere um desenho para o computador, fazendo com que os estudantes associem o ícone de cada ferramenta à sua respectiva função (visto que muitas versões não são traduzidas, o item torna-se extremamente relevante).

4. Utilização do software para desenho do croqui feito

A partir do momento em que o coordenador e bolsista perceberem que os estudantes tiverem o embasamento teórico necessário, eles irão propor aos 30 participantes a transferência do conteúdo do croqui feito à mão para o computador com a utilização dos softwares de AutoCAD, SketchUp e Revit apresentado nas etapas

(4)

anteriores. Considera-se essa etapa como um “produto” resultante do projeto feito com os acadêmicos de Engenharia Química, portanto, essa será a última fase em que haverá o contato coordenador/bolsista com os participantes.

5. Confecção dos certificados

O coordenador do projeto, junto à coordenação de extensão, elaborará e assinará declaração em que haverá a certificação dos alunos que participarem do curso ministrado. Nesse certificado, deverá conter as seguintes informações:

1. Nome do projeto e finalidade;

2. Nome, e se necessário, outros documentos que identifiquem o participante; 3. Carga horária realizada durante o curso (mínima de 50h);

4. Assinatura do coordenador do projeto; 5. Assinatura do coordenador de extensão; 6. Data e cidade em que foi feita a declaração.

O aluno para receber o certificado deverá preencher alguns requisitos mínimos durante o curso, entre eles destacam-se: 1. Compromisso e assiduidade com as atividades realizadas no curso (Deverá apresenta-la ao bolsista e ao coordenador); 2. O curso será presencial com frequência mínima de 75% da carga horária total;

Para verificar quais os participantes preencheram esses requisitos, o coordenador e bolsista farão controle de presença e participação das atividades. Assim que constatada a efetiva participação, pelos tópicos supracitados, os certificados serão assinados pelo orientador e encaminhado à Coordenação de Extensão, depois que finalizado o processo interno, será encaminhado email aos alunos avisando-os que as suas declarações encontram-se prontas.

6. Sobre os relatórios mensais

A cada mês durante o andamento do projeto, o bolsista deverá encaminhar ao coordenador o relatório que deverá constar as atividades realizadas durante o tempo transcorrido. A partir da análise e assinatura do orientador, o documento deverá ser protocolado para a Coordenação de Extensão do campus Montes Claros. Essa etapa é importante devido ao fato do coordenador poder avaliar se o cronograma está ocorrendo da forma almejada ou se está havendo morosidade.

7. Apresentação dos resultados do projeto

A conclusão do projeto se dará por meio de apresentação dos resultados à toda comunidade acadêmica do campus Montes Claros por evento científico ou de extensão e através de uma reunião previamente marcada.

Observando essa metodologia de trabalho adotada, nota-se que a infraestrutura necessária para a realização do projeto não é complexa e já existe no IFNMG – Campus Montes Claros.

2. PLANO DE TRABALHO EM EQUIPE

O plano da equipe constitui o compromisso e responsabilidade de cada membro do projeto para que o mesmo siga todas as diretrizes previstas e seja concretizado com o sucesso almejado. Entre as tarefas a serem desempenhadas nos 8 meses de curso da proposta de extensão, divide-se a do coordenador e a do bolsista, que estão relacionadas abaixo:

1. Coordenador

O coordenador, na função de detentor das principais experiências e conhecimentos relacionadas ao assunto que constitui a proposta, deverá auxiliar o bolsista no que tange à etapa de capacitação inicial. O orientador também resguardará que os subitens da contrapartida institucional serão assegurados. Posteriormente, quando o curso estiver em andamento, o professor responsável deverá acompanhar as atividades, fazendo a supervisão das aulas e verificando se o conhecimento está sendo propagado da forma correta. Por último, o coordenador cuidará de declarar a participação dos bolsistas e, junto à Coordenação de Extensão, certificar aqueles participantes que tenham feito todos os requisitos do curso.

2. Bolsista

O bolsista, em sua posição de receptor das experiências e conhecimentos relacionados ao assunto que constitui a proposta, deverá participar dos encontros para capacitação inicial. O estudante deverá aplicar as orientações do professor, através de pesquisa feita por bibliografias indicadas. Após isso, tendo o embasamento necessário, ele poderá confeccionar o material didático. Com o auxílio de profissional do setor de tecnologia de informação do IFNMG, o bolsista deverá fazer a instalação dos softwares gratuitos em 30 computadores do laboratório de informática no campus Montes Claros. Por último, o aluno deverá ministrar o curso, fazer a confecção de relatórios mensais do início ao término do projeto e apresentar os resultados alcançados. O participante voluntário irá colaborar em todas essas atividades relacionadas ao bolsista.

Resultados Esperados e Disseminação dos Resultados

Com a execução do projeto “Curso Básico de Desenho Assistido por Computador (AutoCAD,SketchUp e Revit)” espera-se contribuir de forma efetiva na formação acadêmica e cidadã dos acadêmicos de Engenharia Química que participarem. Além disso, almeja-se que os seguintes benefícios sejam as consequências da proposta de extensão:

Maior compreensão dos participantes, por meio da prática, do conhecimento teórico apresentado na componente curricular obrigatória;

· Entendimento da proposta, por parte dos acadêmicos: Que, agora, terão o interesse de pesquisarsoftwares gratuitos cujas áreas de aplicação é a Engenharia; · Aprimoramento da formação profissional dos acadêmicos, desenvolvendo habilidades para trabalharem em equipes multidisciplinares;

· Capacidade de reconhecer diversas ferramentas de softwares de Desenho Assistido por Computador (AutoCAD,SketchUp e Revit); Compreensão de todas as etapas do desenho de plantas, instalações e equipamentos que envolvem a Engenharia Química.

Por último, aspira-se que a metodologia de trabalho e o cronograma sejam executados com êxito, para que assim os objetivos sejam permanentemente alcançados.

Referências Bibliográficas

ALVES, I. F.; SCHIMIGUEL, J.; ARAUJO, M. S. T. Vantagens do uso de simuladores gráficos no curso de programação em CNC para alunos de engenharia mecânica, Revista de Ensino de Engenharia, v. 32, n. 1, p. 31-42, 2013 – ISSN 0101-5001.

CASTELAN, J.; MILANEZ, A.; FRITZEN, D. Aprendizagem em engenharia utilizando métodos analíticos e numéricos, Revista de Ensino de Engenharia, v. 35, n. 2, p. 37-43, 2016 – ISSN 0101-5001.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução 11/2002 - Institui diretrizes curriculares nacionais dos cursos de engenharia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf>. Acesso em: 11 de janeiro de 2017.

DEPARTAMENTO DE ENSINO DO IFNMG. Projeto político pedagógico de do curso de graduação em engenharia química, 2011. Disponível em: <http://www.ifnmg.edu.br/ noticias-moc/noticias-2012/3377-curso-de-graduacao-em-engenharia-quimica>. Acesso em: 11 de janeiro de 2017.

DINIZ, I. S.; SOUZA, W. A.; GOES, L. C. S. Engenharia assistida por computador (CAD-CE): Implementação na grade curricular de curso de engenharia do Brasil. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente. Universidade Federal do Ceará, 2013.

DUARTE, A. P. S.; ORELLANA, M. H. B.; CAMPOS, R. P. O. Uso do software livre aplicado a engenharia química. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

EVANS, M. et al. Digital sketching and haptic sketch modelling during product design and development. International Journal of Product Development, v. 20, n. 3, p. 239-263, 2015.

FRANCISQUETTI, M. C. C. Modelagem, simulação e otimização de processos usando o software EMSO (Environment for Modeling, Simulation and Optimization). Monografia – Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.

GREPINO, P. H. F.; RODRIGUES, F. A. Utilização de softwares livres no ensino de engenharia química, Revista de Engenharia Química e Química, v. 1, n. 2, ISSN 0016-029, 2015.

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018. Montes Claros – MG, dezembro de 2013. Disponível em: <http://www.ifnmg.edu.br/documentosinstitucionais/portarias/2013-portarias>. Acesso em: 11 de janeiro de 2017.

KUR, J.; KIVILUOMA, P.; KUOSMANEN, P. CAD and CAE in Mechanical Engineering Education at Aalto University. Aalto University (Finland), p. 189-194, 2015.

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. Lei 5.194 - Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências, 24 de dezembro de 1966. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5194.htm>. Acesso em: 11 de janeiro de 2017.

PINTO, D.; OLIVEIR, V. Reflexões sobre a prática do engenheiro-professor. Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, COBENGE, Belém, PA, 2012.

(5)

POUBEL, W. M.; LIMA, R. M. Importância do uso do software livre aplicado à engenharia química. In: Anais XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. Universidade de Campinas, Campinas, 2015.

SARTORI, M. P. L.; RUTKOWSKI, E. W.; MONTEIRO, A. M. G.; ASSIS, A. E. S.; ZUFFO, A. C. Governança no processo de formação do engenheiro, Revista de Ensino de Engenharia, v. 35, n. 1. p. 3-10, 2016 – ISSN 0101-5001.

VELASCO, A. D. Um ambiente multimídia na área de expressão gráfica básica para engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 29, n. 1, p. 51-64, 2010. YIXIAN, D. et al. CAD/CAM courses integration of theoretical teaching and practical trainning. 5th World Conference on Educational Sciences – WCES 2013, Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 4.297-4.300, 2014.

ZOCRATTO, B; W.; LIMA, C. E. R. M.; LOUZADA, M. C.; LEITE, P. M. S.; CARVALHO, S. R.; PERILLI, T. A. O software livre no ensino da engenharia química. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Meta Atividade Especificação Indicador(es) Qualitativo(s) Indicador Físico Período de Execução Unid.de Medida Qtd. Início Término 1 1 Promover maior embasamento teórico entre osmembros do projeto Revisão bibliográfica relacionada aotema livros 6 01/06/2018 31/07/2018 2 2 Qualificar discentes para que eles possamdisseminar conhecimento aos participantes Capacitação inicial aulas 4 01/06/2018 31/07/2018 3 3 o processo de ensino-aprendizagem através detexto explicativo Confecção de material didático apostila 1 01/07/2018 31/08/2018 4 4 Adequar laboratório do IFNMG para o curso Instalação dos softwares em 30computadores do IFNMG aoftweres 3 01/07/2018 31/08/2018 5 5 Listar os acadêmicos do IFNMG e outras IESque irão participar do curso Seleção dos participantes academicos 30 01/09/2018 30/09/2018 6 6 Aprimorar conhecimentos vistos outrora pelosparticipantes Revisão da ementa da disciplinadesenho técnico topicos 12 01/10/2018 30/11/2018 7 7 Provocar reflexões técnico-científicas sobreaspectos relacionados ao desenho Elaboração de Croqui desenho 7 01/10/2018 30/11/2018

8 8 Qualificar todos os alunos participantes docurso Apresentação ferramentas de AutoCAD,SketchUp edos softwares e

Revit aulas 10 01/10/2018 30/11/2018 9 9 Despertar nos alunos a crítica relacionada àpraticidade ao desenhar com ferramentas

computacionais em relação ao croqui à mão

Utilização dos softwares para desenho

do croqui feito à mão plantas 4 01/10/2018 30/11/2018

10 10 Aplicar o Desenho Assistido por Computador àrealidade das futuras profissões dos participantes do curso

Aplicar o Desenho Assistido por Computador à realidade das futuras profissões dos participantes do curso

desenho de

equipamento 1 01/10/2018 30/11/2018

11 11

Conferir documento oficial aos concluintes que poderão utilizar o curso para atividades complementares na graduação e/ou no currículo

Confecção dos certificados para os

participantes certificados 30 01/12/2018 20/12/2018

12 12 os resultados parciais à Coordenação deExtensão Relatórios de atividades mensais relatorios 6 01/06/2018 20/12/2018 13 13 Disseminar as experiências e resultados obtidoscom a execução da proposta Apresentação comunidade acadêmicados resultados à resumoexpandido/artigo 1 01/12/2018 20/12/2018

PLANO DE APLICAÇÃO

Classificação da Despesa Especificação PROEX (R$) DIGAE (R$) Campus Proponente (R$) Total (R$) 339018 Auxílio Financeiro a Estudantes 0 0 4800.00 4800.00

TOTAIS

0

0

4800.00

4800.00

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

Despesa Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 339018 - Auxílio Financeiro a Estudantes 400.00 400.00 400.00 400.00 400.00 400.00 0 0 0 0 0 0

(6)

MEMÓRIA DE CÁLCULO

CLASSIFICAÇÃO DE DESPESA ESPECIFICAÇÃO UNIDADE DEMEDIDA QUANT. UNITÁRIOVALOR VALORTOTAL 339018 - Auxílio Financeiro a

Estudantes Bolsa de extensão para João Paulo SilvaFernandes bolsas 6 400.00 2400.00

Referências

Documentos relacionados

O gando ovino e cabrún achega á produción de carne un valor a prezos do produtor de 5.906,57 miles de euros, que ao engadirlles as subvencións aos produtos acada un valor de

III - ser ou ter sido sócio ou diretor de ETC ou CTC. Para fins de cumprimento do requisito de tempo de atividade profissional, poderá ser utilizada qualquer combinação dos

Therefore, the analysis of suitability of the existing transportation network for riding bicycle in Coimbra should address two important aspects: (i) identifying

No presente estudo avaliamos a composição, riqueza, abundância, diversidade e similaridade das comunidades de invertebrados em 11 cavernas calcárias situadas no município de

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Considering that bacteria, as have already been described, can have a key role in CWs and that the bacterial community can be affected by a diversity of contaminants, the present