Guia do Usuário de Serviços de Colaboração de Aplicativos de Cliente Avaya

18  Download (0)

Full text

(1)

Guia do Usuário de Serviços de

Colaboração de Aplicativos de Cliente

Avaya

Versão 6.3

02-604208

Edição 02.01

Dezembro de 2013

(2)

© 2013 Avaya Inc.

Todos os direitos reservados. Aviso

Apesar dos esforços empenhados para garantir a abrangência e a fi-dedignidade das informações presentes neste documento por ocasião da impressão, a Avaya não se responsabiliza por eventuais erros. A Avaya reserva-se o direito de fazer alterações e correções nas infor-mações deste documento sem obrigação de notificar nenhuma pessoa ou organização sobre tais alterações.

Isenção de responsabilidade quanto à documentação

“Documentação” refere-se a informações publicadas pela Avaya em meios diversificados que podem incluir informações do produto, ins-truções de operação e especificações de desempenho que a Avaya geralmente disponibiliza aos usuários de seus produtos. A Documen-tação não inclui materiais de marketing. A Avaya não se responsabiliza por quaisquer modificações, adições ou exclusões efetuadas na ver-são original publicada deste documento, a menos que tais modifica-ções, adições ou exclusões tenham sido realizadas pela Avaya. Os usuários finais concordam em indenizar e isentar a Avaya, os seus agentes e os seus funcionários de todas as queixas, ações judiciais, processos e sentenças decorrentes de ou relacionados a modifica-ções, adições ou exclusões subsequentes realizadas nesta documen-tação pelo Usuário final.

Isenção de responsabilidade quanto a links

A Avaya não é responsável pelo conteúdo nem pela confiabilidade de qualquer site que possua links de referência neste site ou na docu-mentação fornecida pela Avaya. A Avaya não se responsabiliza pela precisão de nenhuma das informações, declarações ou conteúdo for-necido nestes sites e não necessariamente apóia os produtos, serviços ou informações descritas ou oferecidas por eles. A Avaya não pode garantir o funcionamento constante desses links e não tem controle sobre a disponibilidade das páginas vinculadas.

Garantia

A Avaya fornece garantia limitada a seu Hardware e Software (“Pro-duto(s)”). Consulte o contrato de venda para conhecer os termos da garantia limitada. Além disso, o idioma padrão da garantia da Avaya, assim como as informações referentes ao suporte deste produto, des-de que sob garantia, estão disponíveis aos clientes da Avaya e outras partes no site de suporte da Avaya: http://www.avaya.com/support. Observe que se o(s) Produto(s) foi(foram) adquirido(s) de um reven-dedor autorizado da Avaya fora dos EUA ou do Canadá, a garantia é fornecida pelo dito revendedor e não pela Avaya. O termo “Software” significa programas de computador no código de objeto, fornecidos pela Avaya ou por um Parceiro de Canal da Avaya, tanto como pro-dutos autônomos ou pré-instalados em propro-dutos de hardware, e quais-quer upgrades, atualizações, correção de erros ou versões modifica-das.

Licenças

OS TERMOS DA LICENÇA DE SOFTWARE DISPONÍVEIS NO SITE DA AVAYA, HTTP://SUPPORT.AVAYA.COM/LICENSEINFO/ SÃO APLICÁVEIS A TODOS QUE BAIXAM, USAM E/OU INSTALAM SOFTWARE AVAYA, COMPRADO DA AVAYA INC., DE QUALQUER AFILIADA DA AVAYA OU DE REVENDEDOR AVAYA AUTORIZADO (CONFORME APLICÁVEL) SOB ACORDO COMERCIAL COM A AVAYA OU REVENDEDOR AUTORIZADO. A MENOS QUE AUTO-RIZADO POR ESCRITO PELA AVAYA, A AVAYA NÃO ESTENDE ESTA LICENÇA SE O SOFTWARE FOI OBTIDO POR OUTRO MEIO QUE NÃO PELA AVAYA, UMA EMPRESA AFILIADA OU UM RE-VENDEDOR AUTORIZADO AVAYA E SE RESERVA O DIREITO DE TOMAR AS AÇÕES LEGAIS CONTRA VOCÊ E QUALQUER OUTRA PESSOA QUE USE OU VENDA O SOFTWARE SEM UMA LICENÇA. AO INSTALAR, EFETUAR O DOWNLOAD, UTILIZAR O SOFTWARE, OU AUTORIZAR TECEIROS A UTILIZÁ-LO, VOCÊ, EM SEU NOME E EM NOME DA ENTIDADE PARA QUAL O SOFTWARE ESTÁ SEN-DO INSTALASEN-DO OU UTILIZASEN-DO (REFERISEN-DO AQUI

ALTERNADA-MENTE COMO “VOCÊ” E “USUÁRIO FINAL”), CONCORDA COM ESSES TERMOS E CONDIÇÕES E CRIA UM CONTRATO VINCU-LADTIVO ENTRE VOCÊ E A AVAYA INC. OU O ASSOCIADO AVAYA APLICÁVEL (“AVAYA”).

A Avaya concede a você uma licença dentro do escopo dos tipos de licença descritos abaixo, com exceção do Software Herdado da Nortel, para o qual o escopo da licença está detalhado abaixo. Quando a do-cumentação do pedido não identificar expressamente o tipo de licença, a licença aplicável será a Licença para os Sistemas Designados. O número aplicável de licenças e de unidades de capacidade em que a licença é concedida será 1 (um), salvo se uma quantidade diferente de licenças ou de unidades de capacidade estiver especificado na docu-mentação ou em outros materiais disponíveis para você. “Processador designado” refere-se a um dispositivo de informática único e indepen-dente. “Servidor” refere-se a um Processador designado que hospeda um aplicativo de software que pode ser acessado por vários usuários. Tipos de licença

Licença para os Sistemas Designados (DS). O Usuário Final pode ins-talar e usar cada cópia do Software somente em um número de Pro-cessadores Designados menor ou igual ao indicado no pedido. A Avaya pode solicitar que o(s) Processador(es) Designado(s) seja(m) identificado(s) em ordem por tipo, número de série, chave de recurso, localização ou por outra designação específica, ou que essas identifi-cações sejam fornecidas pelo Usuário Final para a Avaya pelos meios eletrônicos estabelecidos por ela especificamente para essa finalida-de.

Licença de Usuários Simultâneos. O Usuário Final pode instalar e usar o Software em vários Processadores Designados ou em um ou mais Servidores, contanto que apenas o número licenciado de Unidades esteja acessando e usando o Software em um determinado momento. Uma “Unidade” refere-se à unidade na qual a Avaya, a seu critério exclusivo, baseia a determinação de preço de suas licenças e que po-de ser, sem se limitar a, um agente, uma porta ou um usuário, uma conta de e-mail ou de correio de voz no nome de uma pessoa ou uma função na empresa (por exemplo, webmaster ou suporte técnico), ou uma entrada de catálogo no banco de dados administrativo utilizado pelo Software que permite a um único usuário fazer a interface com o Software. As unidades podem estar vinculadas a um Servidor especí-fico e identificado.

Licença de Banco de Dados (DL). O Usuário Final pode instalar e usar cada cópia do Software em um Servidor ou em vários Servidores, des-de que cada um dos servidores no qual o Software estiver instalado se comunique com apenas uma instância do mesmo banco de dados. Licença de CPU (CP). O Usuário Final pode instalar e usar cada cópia do Software em um número de Servidores menor ou igual ao indicado no pedido, desde que a capacidade de desempenho dos Servidores não exceda a capacidade de desempenho especificada pelo Software. O Usuário Final não poderá instalar ou operar o Software em servido-res com capacidade de desempenho maior sem a autorização prévia da Avaya e o pagamento de uma taxa de atualização.

Licença de Usuário Nomeado (NU). Você pode: (i) instalar e usar o software em um único servidor ou processador designado por usuário nomeado (definido abaixo); ou (ii) instalar e usar o software em um servidor contanto que apenas usuários nomeados autorizados aces-sem e uaces-sem o software. “Usuário nomeado” refere-se a um usuário ou dispositivo expressamente autorizado pela Avaya a acessar e usar o Software. A critério exclusivo da Avaya, um “Usuário Nomeado” pode ser, sem restrições aplicáveis, designado por nome, função na em-presa (por exemplo, webmaster ou helpdesk), uma conta de e-mail ou correio de voz no nome de uma pessoa ou uma função na empresa, ou uma entrada de catálogo no banco de dados administrativo utilizado pelo Software, que permita a um único usuário fazer interface com o Software.

Contrato de Adesão (SR). Você pode instalar e usar o Software con-forme os termos e condições dos acordos de licença aplicáveis, como licenças de “shrinkwrap” ou “clickthrough” que acompanhem ou sejam aplicáveis ao Software (“Licença de Shinkwrap”).

2 Guia do Usuário de Colaboração de Navegador e Office Dezembro de 2013

(3)

Software Herdado da Nortel

“Software Herdado da Nortel” significa o software adquirido pela Avaya como parte da aquisição da Nortel Enterprise Solutions em dezembro de 2009. O Software Herdado da Nortel, disponível atualmente para licença pela Avaya, é o software contido na lista de Produtos herdados da Nortel localizada em http://support.avaya.com/LicenseInfo no link “Heritage Nortel Products (Produtos herdados da Nortel)”. Para Soft-ware Herdado da Nortel, a Avaya concede ao Cliente uma licença de uso do Software Herdado da Nortel, fornecido pelo presente unica-mente conforme a ativação autorizada ou nível de uso autorizado, ex-clusivamente para os fins especificados na Documentação, e unica-mente como incorporado em, para execução em, ou (caso a Docu-mentação aplicável permita a instalação em equipamentos de outros fabricantes) para comunicação com equipamentos Avaya. As cobran-ças para o Software Herdado da Norte podem se basear na ativação de uso autorizada, conforme especificado em um pedido ou fatura. Direitos autorais

Salvo quando expressamente declarado em contrário, nenhum uso deve ser feito de materiais contidos neste site, Documentação, Soft-ware ou HardSoft-ware fornecidos pela Avaya. Todo o conteúdo neste site, na documentação e no Produto fornecidos pela Avaya, inclusive a se-leção, organização e design do conteúdo, é de propriedade da Avaya ou de seus licenciados e está protegido por direitos autorais e por ou-tras leis de propriedade intelectual, inclusive os direitos sui generis re-lativos à proteção de bancos de dados. Você não pode modificar, co-piar, reproduzir, republicar, fazer upload, postar, transmitir ou distribuir de qualquer forma qualquer conteúdo, total ou parcial, inclusive quais-quer códigos e software, a menos que expressamente autorizado pela Avaya. A reprodução, transmissão, disseminação, armazenamento ou uso sem o expresso consentimento por escrito da Avaya pode ser considerado crime, assim como um delito civil nos termos da legislação aplicável.

Virtualização

Cada vAppliance terá seu próprio código de pedido. Observe que cada instância de um vAppliance deve ser solicitada separadamente. Se o cliente usuário final ou o Business Partner quiserem instalar 2 dos mesmos tipos de vAppliances, então 2 vAppliances desse tipo devem ser solicitados.

Cada Produto tem seu próprio código de pedido. Observe que cada instância de um Produto deve ser solicitada separadamente. “Instân-cia” significa uma única cópia do Software. Por exemplo, se o cliente usuário final ou o Business Partner quiserem instalar 2 dos mesmos tipos de Produtos, então 2 Produtos desse tipo devem ser solicitados. Componentes de Terceiros

Os “Componentes de Terceiros” significam que alguns programas, ou suas partes, incluídos no Software podem conter software distribuído (incluindo software de código aberto) de acordo com contratos de ter-ceiros (“Componentes de Terter-ceiros”), que contêm termos referentes aos direitos de uso de determinadas partes do Software (“Condições de Terceiros”). As informações a respeito de código-fonte do SO Linux (para Produtos que distribuíram código-fonte do SO Linux) e a identi-ficação dos detentores dos direitos autorais dos Componentes de Ter-ceiros e as Condições de TerTer-ceiros aplicáveis estão disponíveis na Documentação ou no site da Avaya em: http://support.avaya.com/ Copyright. Você concorda com as Condições de terceiros para qual-quer Componente de terceiros.

Nota para Provedor de Serviços

O Produto pode utilizar Componentes de Terceiros que tenham Con-dições de Terceiros que não permitem a hospedagem e podem preci-sar de licenças independentes para essa finalidade.

Prevenção contra fraudes tarifárias

“Fraude Tarifária” é o uso não autorizado do sistema de telecomuni-cações por uma parte não autorizada (por exemplo, uma pessoa que não seja funcionário, agente, prestador de serviços ou que não traba-lhe em nome de sua empresa). Esteja ciente de que há risco de fraude

tarifária associado a seu sistema e que essas fraudes podem resultar em despesas adicionais significativas pelos serviços de telecomuni-cações.

Intervenção da Avaya contra Fraudes

Caso suspeite de estar sendo vítima de fraudes tarifárias e precise de assistência ou suporte técnico, ligue para a linha direta de intervenção contra fraudes de tarifação do centro de assistência técnica da Avaya através do telefone +1-800-643-2353 nos Estados Unidos e Canadá. Para obter números adicionais de suporte por telefone, consulte o site de suporte da Avaya: http://support.avaya.com. As suspeitas de vul-nerabilidades de segurança dos produtos Avaya devem ser relatadas à Avaya pelo e-mail: securityalerts@avaya.com.

Marcas comerciais

As marcas registradas, logotipos e marcas de serviço (“Marcas”) exi-bidas neste site, na Documentação e no(s) Produto(s) fornecido(s) pe-la Avaya são marcas registradas ou não registradas da Avaya, suas afiliadas ou terceiros. Não é permitido aos usuários utilizar tais Marcas sem a autorização prévia por escrito da Avaya ou de terceiros propri-etários da Marca. Nada contido neste site, na documentação e no(s) Produto(s) deve ser entendido como concessão, por implicação, pre-clusão, ou de outra forma, de qualquer licença ou direito de e às Mar-cas sem a expressa permissão por escrito da Avaya ou de terceiros aplicáveis.

Avaya é uma marca registrada da Avaya Inc.

Todas as marcas registradas da Avaya pertencem aos seus respecti-vos proprietários, e “Linux” é uma marca registrada de Linus Torvalds. Download da documentação

Para obter as versões mais recentes da Documentação, consulte o site de suporte da Avaya: http://support.avaya.com.

Contato com o suporte da Avaya

Consulte o site de suporte da Avaya, http://support.avaya.com, para obter avisos e artigos sobre o produto, ou para informar um problema com o seu produto Avaya. Para obter uma lista de números de telefone e endereços de contato, vá para o site de suporte da Avaya, http:// support.avaya.com, role a página para baixo e selecione Contato com o suporte da Avaya.

(4)

4 Guia do Usuário de Colaboração de Navegador e Office Dezembro de 2013

(5)

Conteúdo

Capítulo 1: Serviços de colaboração...

7

Painel Configurações... 7

Configuração da ponte de conferência... 8

Configuração dos detalhes da ponte de conferência... 8

Capítulo 2: Recursos de aplicativo do Office...

11

Clicar-para-chamar... 11

Recursos do cartão de contato do Outlook... 12

Conferência Clique-para-entrar... 13

Limitações: clique para participar da conferência... 14

Capítulo 3: Recursos de aplicativo de Navegador...

15

Habilitando o aplicativo de Navegador... 15

Painel de configurações de aplicativo de navegador... 15

Fazendo uma chamada... 16

Cartão de contato do aplicativo de Navegador... 16

(6)
(7)

Capítulo 1: Serviços de colaboração

Avaya Client Applications Serviços de Colaboração combinam os aplicativos complementares de Nave-gador e Office para permitir a comunicação do Microsoft Office e naveNave-gadores da Web. Os Serviços de Colaboração oferecem recursos como a inicialização de chamadas de voz e vídeo, agendamento de reuniões com um contato, clicar para participar ou organizar uma conferência, além de mensagens ins-tantâneas e presença.

Os Serviços de Colaboração podem interagir com um dos seguintes clientes de UC: • Avaya Lync Integration

• Avaya one-X® Communicator

Nota:

Os recursos de mensagem instantânea e presença não são atualmente suportados com Avaya one--X® Communicator.

Use o ícone dos Serviços de Colaboração em sua barra de tarefas para: • Acessar documentação e informações de ajuda

• Visualizar e modificar as configurações de aplicativo de Navegador e Office.

Painel Configurações

As seguintes guias estão disponíveis no painel Configurações dos Serviços de Colaboração. Você pode acessar o painel Configurações na barra de tarefas em sua área de trabalho.

Preferências

Use essa guia para selecionar o idioma da interface dos Serviços de Colaboração. Você pre-cisará fazer isso somente se o idioma da interface que desejar aplicar for diferente do idioma padrão de seu sistema operacional.

Configuração de conferência

Use essa guia para acessar o Assistente da Ponte de Conferência.

Você pode também acessar o Assistente da Ponte de Conferência no menu Iniciar, em

Pro-gramas > Avaya > Aplicativos de Cliente > Serviços de Colaboração

Suporte

(8)

Sobre

Use essa guia para obter informações da versão e lançamento dos Serviços de Colaboração.

Configuração da ponte de conferência

Use o Assistente da Ponte de Conferência Avaya para editar os detalhes da sua ponte de conferência. Você pode utilizar esses detalhes da ponte de conferência para:

• Agendar uma reunião com um contato do Microsoft Outlook

• Participar ou organizar uma conferência a partir de um navegador da Web, Microsoft Outlook ou Lync Integration (se estiver instalado)

• Se estiver utilizando o Lync Integration, compartilhe os detalhes da ponte de conferência com os contatos em uma conversa de mensagem instantânea (MI)

Depois de instalar o os Serviços de Colaboração, o Assistente da Ponte de Conferência Avaya aparece na primeira vez em que você abre o Microsoft Outlook. Para acessar o Assistente da Ponte de Conferência Avaya outras vezes, execute uma destas ações:

• No menu Iniciar, selecione Programas > Avaya > Aplicativos de Cliente > Serviços

de Colaboração > Assistente da Ponte de Conferência.

• Selecione a guia Configuração da Conferência no painel Configurações dos aplica-tivos de Colaboração.

Configuração dos detalhes da ponte de conferência

Use o procedimento a seguir para adicionar, modificar e excluir seus detalhes de conferência da ponte e da Web.

Pré-requisitos

• Verifique se o Assistente da Ponte de Conferência Avaya está aberto.

Procedimento

1. Leia as informações da tela de Boas-vindas e clique em Avançar.

2. Na tela Verificando dados de ponte de conferência, o assistente procura em seu calendário do Outlook informações de ponte de conferência que você inseriu ao criar novas solicitações de reunião.

a. Para procurar informações de ponte de conferência no calendário do Outlook, clique em Verificar.

A opção de verificação tenta detectar automaticamente seus detalhes da ponte de conferência e inserir essas informações no Assistente da Ponte de Confe-rência. É necessário verificar as telas restantes no Assistente para garantir que

Serviços de colaboração

8 Guia do Usuário de Colaboração de Navegador e Office Dezembro de 2013

(9)

os detalhes obtidos da verificação estejam corretos e para preencher os deta-lhes faltantes que não foram detectados.

b. Para ignorar a verificação e seguir para a próxima tela do assistente, clique em

Avançar.

3. Na tela Detalhes de ponte do conferência, você adiciona, modifica e exclui nú-meros de telefone de ponte de conferência.

É possível configurar diversas pontes e diversos números de acesso para cada ponte.

Dica:

Se estiver usando o recurso de Colaboração no Lync Integration, use essa tela para especificar qual número de acesso da ponte é o número padrão. Assim, se você clicar duas vezes no ícone de Colaboração na barra do Lync Integration sem selecionar um número de acesso da ponte para ligar, o Lync Integration irá automaticamente ligar para o número padrão adequado.

a. Para adicionar uma ponte de conferência, clique em Adicionar. Na janela Ponte de conferência, insira as seguintes informações:

• No campo Descrição, digite um nome para sua ponte de conferência. Se aplicável, inclua a localização ou país da ponte nesse campo (por exem-plo, ponte dos EUA).

• No campo Números de acesso, clique em Adicionar para inserir um novo número de acesso para a ponte.

A ferramenta Configuração de ponte de conferência reconhece números de telefone locais com base na localização do seu computador. Ao inserir um nú-mero de telefone local, aceite a notificação perguntando se você deseja trocá--lo para o formato E.164. Uma mensagem de aviso aparecerá se o número de telefone inserido parecer inválido.

b. Para modificar um nome de ponte de conferência ou número de acesso, sele-cione a entrada da ponte de conferência e clique em Modificar. Na janela Ponte de conferência, insira as seguintes informações:

• Edite o nome da ponte de conferência no campo Descrição

• Clique em Modificar para atualizar um número de acesso existente para a ponte de conferência

• Clique em Excluir para excluir um número de acesso existente para a ponte de conferência

c. Para excluir uma entrada da ponte de conferência, selecione-a e clique em

Excluir.

4. Ao adicionar uma nova ponte, na tela Detalhes da Ponte de Conferência, insira os códigos do participante e do anfitrião.

• Em Senha do participante, insira a senha da ponte de conferência do participante.

(10)

• Em Senha de moderador, insira a senha da ponte de conferência do host. 5. Clique em Avançar para seguir para a próxima tela do assistente.

6. Na tela Detalhes do Web Collaboration, insira os detalhes da sua conferência na Web.

• Em URL do participante Web Collaboration, insira o link da conferência na Web do participante.

• Em Moderador Web Collaboration, insira o link da conferência na Web do host.

Para verificar o link de conferência na Web do participante ou do host, clique no botão Testar ao lado do link que deseja verificar.

7. Em seguida, clique em Concluir para sair do Assistente de Ponte de Conferência.

Serviços de colaboração

10 Guia do Usuário de Colaboração de Navegador e Office Dezembro de 2013

(11)

Capítulo 2: Recursos de aplicativo do

Offi-ce

A comunicação do aplicativo dos Serviços de Colaboração do Office habilita os pacotes Microsoft Office 2007, 2010 e 2013. No Outlook ou Sharepoint, você pode iniciar uma chamada clicando no nome ou endereço de e-mail de um contato. Os Serviços de Colaboração também fornecem uma Marca inteligente que reconhece nomes de pessoas e números de telefone em documentos do Word, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint e no corpo de e-mails exibidos no Outlook.

Clicar-para-chamar

Use o recurso clicar-para-chamar nos aplicativos do Office para iniciar de modo rápido e sim-ples uma chamada de voz ou vídeo para um número de contato selecionado. O Suplemento do Office fornece uma Marca inteligente que, quando ativada, reconhece nomes de pessoas e números de telefone dentro de documentos do Word, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint ou no corpo de e-mails no Outlook.

Ative o recurso clicar-para-chamar usando um dos modos a seguir:

• Dentro de um item do Outlook (E-mail, Calendário, Contatos, Tarefas), execute as se-guintes ações para chamar um contato:

- No Outlook 2007, clique com o botão direito do mouse no endereço de e-mail do contato e selecione Ações adicionais > Chamar.

- No Outlook 2010 e 2013, passe o mouse sobre o contato e clique no número de telefone para efetuar a chamada a partir do cartão de contato.

• Passe o mouse sobre o contato para visualizar o cartão de contato. É possível iniciar uma chamada de vídeo ou voz no cartão de contato.

• De um contato aberto, clique no botão Chamar contato na faixa de opções do inspetor para iniciar uma chamada para o contato.

• Em uma janela de Lembrete, selecione um contato ou um item de lembrete de email e clique no botão Chamar ( ) para ligar para o contato ou para o remetente do e-mail. Você pode também iniciar uma chamada de vídeo.

Suporte a Marcas inteligentes

O recurso clicar-para-chamar está disponível em qualquer aplicativo do Office que suporte Marcas inteligentes, como Word, Excel, PowerPoint e Outlook. No Office 2007, quando a Marca inteligente reconhece um nome de pessoa ou número de telefone, o sistema marca o

(12)

nome ou o número com um indicador de Marca inteligente ou um sublinhado pontilhado púr-pura. No Office 2010, o texto não é automaticamente reconhecido por uma Marca inteligente e não é sublinhado por uma linha pontilhada roxa. Em vez disso, você deve ativar o reconhe-cimento selecionando o texto e clicando em Ações adicionais no menu de contexto.

Para ver as ações adicionais, mova o ponto de inserção sobre o texto com um indicador de Marca inteligente até que o botão Ações de Marca inteligente seja exibido. Clique no botão para ver o menu de ações.

Clique no item de menu apropriado para acessar o recurso clicar-para-chamar, como a seguir: • Selecione Chamar para fazer uma chamada para o número marcador. Observe que a

Marca inteligente normaliza o número para o formato E.164 de acordo com a localidade do texto atual. Por exemplo: se a localidade do seu documento do Office for o Reino Unido, um número local do Reino Unido contido no documento será marcado, normali-zado para o formato E.164, e apresentado no item de menu Chamar.

• Selecione Remover esta Marca inteligente para remover somente esta instância de Marca inteligente.

• Selecione Parar de reconhecer ”<número>” para parar de reconhecer um número de telefone.

Recursos do cartão de contato do Outlook

Nos cartões de contato do Outlook 2010 e 2013, você pode acessar os seguintes recursos: • Efetuar uma chamada de vídeo ou voz para um contato

• Visualizar o status de presença

• Enviar uma mensagem instantânea (MI)

Importante:

A funcionalidade de presença e mensagens instantâneas não é atualmente suportada no Avaya one-X® Communicator. Determinadas implementações do Avaya one-X® Commu-nicator também não suportam chamadas através de um cartão de contato do Outlook, então é necessário iniciar uma chamada clicando com o botão direito do mouse no contato e selecionando Ações adicionais.

Você pode acessar os recursos dos cartões de contato do Outlook clicando nos devidos ícones nesses cartões. Você também pode expandir o cartão de contato para ver os números de telefone do contato e clicar em seu endereço de mensagem instantânea para iniciar uma sessão de MI.

O recurso de presença e mensagens instantâneas não está disponível no Outlook 2007. No Outlook 2010 e 2013, os Serviços de Colaboração devem ser implementados com o Lync Integration para uso da funcionalidade de Presença e Mensagens Instantâneas.

Recursos de aplicativo do Office

12 Guia do Usuário de Colaboração de Navegador e Office Dezembro de 2013

(13)

Conferência Clique-para-entrar

Use o recurso de Conferência Clique-para-entrar para ser participante ou moderador de uma conferência a partir de um lembrete ou item de compromisso do Outlook.

Adicionando ou removendo detalhes da ponte de conferência de uma

solicita-ção de reunião do Outlook

Ao criar um novo compromisso ou solicitação de reunião no Outlook, clique em Adicionar

detalhes da conferência no canto superior direito da janela para adicionar os detalhes da

ponte de conferência. Se você configurou mais de uma ponte, deve selecionar a ponte a ser usada a partir da lista suspensa que aparece ao clicar no botão Adicionar Detalhes da

Con-ferência. O número da ponte padrão, senha e link da conferência na Web aparecem no campo Localização se este campo estiver vazio. Todos os outros detalhes, como números

alterna-tivos de acesso da ponte, aparecem no corpo da mensagem da reunião ou compromisso. O corpo da mensagem também inclui links de conferência que você pode usar para rapidamente participar da conferência em um navegador da Web, dispositivo móvel ou tablet.

É possível remover detalhes da ponte de conferência anteriormente inseridos de uma solici-tação de reunião ou compromisso clicando no botão Remover detalhes da conferência.

Participando ou organizando uma conferência a partir de um lembrete do

Out-look

Selecione um compromisso na janela Lembrete. Se o compromisso apresentar detalhes da ponte e da conferência na Web, clique na seta suspensa ao lado do botão de conferência clique-para-entrar ( ) e selecione uma das opções a seguir:

• Selecione a ponte a chamar.

• Clique em Iniciar Web Collaboration para inserir a conferência na Web.

Selecione um contato ou lembrete de mensagem na janela de Lembrete e clique no botão chamar ( ) para o recurso clicar-para-chamar acionar o contato ou o remetente da mensagem.

Participando ou organizando uma conferência a partir de uma janela de

inspe-ção de compromissos

Abra um compromisso. Se o item de calendário apresentar os detalhes da ponte de confe-rência, selecione o botão disponível na faixa de opções do inspetor:

• Participar da conferência para participar de uma conferência quando você não é o organizador do compromisso.

• Moderar conferência para moderar a conferência quando você é o organizador do compromisso.

Se o item apresentar muitos detalhes da ponte de conferência, selecione o número de acesso da ponte adequado para ligar na lista suspensa do botão Participar da conferência.

(14)

Participando ou organizando uma conferência a partir de um menu de contexto

de compromissos

Na exibição do calendário do Outlook, clique com o botão direito em um item de calendário selecionado que contenha detalhes da ponte de conferência. Selecione a opção disponível no menu de contexto:

• Participar da conferência para participar de uma conferência quando você não é o organizador do compromisso.

• Moderar conferência para moderar a conferência quando você é o organizador do compromisso.

Se o item de calendário apresentar muitos detalhes da chamada de conferência, selecione o número de acesso da ponte adequado para ligar na lista suspensa Participar da

conferência.

Tópicos relacionados:

Configuração dos detalhes da ponte de conferência na página 8

Limitações: clique para participar da conferência na página 14

Limitações: clique para participar da conferência

Problemas de suplementos do Outlook

Se outros suplementos, como o suplemento win-zip, forem habilitados no Outlook, você po-derá não conseguir participar ou organizar uma conferência clicando com o botão direito do mouse no convite da reunião. Caso enfrente esse problema, execute uma das seguintes ações:

• Desabilite outros suplementos no Outlook temporariamente

• Participe da conferência através do lembrete ou da janela de inspeção de compromissos

Recursos de aplicativo do Office

14 Guia do Usuário de Colaboração de Navegador e Office Dezembro de 2013

(15)

Capítulo 3: Recursos de aplicativo de

Na-vegador

O aplicativo de Navegador dos Serviços de Colaboração estende a capacidade dos navegadores Internet Explorer (IE), Google Chrome e Firefox. Por exemplo, você pode iniciar uma chamada diretamente a partir de uma página da Web que contenha números de telefone válidos (números de telefone válidos são números que possuem o formato adequado à localidade da página da Web). O aplicativo de Nave-gador pesquisa automaticamente a página e marca os números de telefone válidos. Ao posicionar o mouse sobre o número de telefone marcado, é exibido um botão no qual você pode clicar para iniciar uma chamada a partir do seu dispositivo preferencial. Você pode também usar o cartão de contato do aplicativo de Navegador para efetuar chamadas de vídeo e voz, visualizar o status de presença do contato e enviar uma mensagem instantânea a ele.

Habilitando o aplicativo de Navegador

Procedimento

Se você precisa habilitar o aplicativo de Navegador em seu navegador da Web, exe-cute uma destas ações:

a. No IE, clique com o botão direito do mouse na barra de ferramentas e selecione

Serviços de Colaboração de Aplicativos de Cliente Avaya.

b. No Google Chrome, navegue para Configurações > Extensões e habilite

Ser-viços de Colaboração de Aplicativos de Cliente Avaya.

c. No Firefox, navegue para Gerenciador de suplementos e habilite Serviços de

Colaboração de Aplicativos de Cliente Avaya.

Painel de configurações de aplicativo de navegador

É possível acessar o painel de configurações de aplicativo de Navegador na barra de ferra-mentas próxima à parte superior da janela do navegador.

Nas guias na parte superior do painel de configurações de aplicativo de Navegador, você pode acessar os seguintes recursos:

(16)

Ícones Recurso

Selecionar o país ou localização correto. Use essa opção quando precisar substituir a localização automaticamente detectada. Ver e editar sites bloqueados. Nesses sites, o aplicativo de Na-vegador não detecta números de telefone

Acessar as informações da versão e do lançamento

Fazendo uma chamada

Use o aplicativo de Navegador para iniciar uma chamada de um número de telefone listado na sua página da Web. O aplicativo identifica e marca automaticamente os números que você pode chamar.

Clique no ícone de telefone ( ) para estabelecer uma chamada para o número de telefone em destaque.

Cartão de contato do aplicativo de Navegador

Ao passar o mouse sobre o número de telefone de um contato em seu navegador, os Serviços de Colaboração exibem seu cartão de contato.

Nesse cartão de contato, você pode visualizar o status de presença do contato e acessar os seguintes ícones:

Ícones Recurso

Iniciar uma chamada de voz Iniciar uma chamada de vídeo Enviar um e-mail

Agendar uma reunião com o contato Enviar uma mensagem instantânea (MI) Recursos de aplicativo de Navegador

16 Guia do Usuário de Colaboração de Navegador e Office Dezembro de 2013

(17)

Para utilizar os recursos de Presença e Mensagens Instantâneas, os Serviços de Colaboração devem estar implementados com o Lync Integration.

Importante:

A funcionalidade de presença e mensagens instantâneas não é atualmente suportada no Avaya one-X® Communicator.

Clique-para-conferência

Use o aplicativo de Navegador para participar ou organizar uma conferência a partir de um navegador da Web. O aplicativo de Navegador destaca os números de telefone da ponte de conferência nas páginas da Web ou na ferramenta de Acesso à Web do Outlook. Para discar para uma ponte de conferência, passe o mouse sobre o número de telefone da ponte de conferência e clique no ícone de conferência ( ) ao lado do número.

Tópicos relacionados:

Configuração dos detalhes da ponte de conferência na página 8

(18)

Recursos de aplicativo de Navegador

18 Guia do Usuário de Colaboração de Navegador e Office Dezembro de 2013

Figure

Updating...

References