• Nenhum resultado encontrado

Aprender Um Idioma Mais Rapido

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aprender Um Idioma Mais Rapido"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

P

Para todos aqueles que estão em busca de ara todos aqueles que estão em busca de um método deum método de estudo para aprender uma nova língua

estudo para aprender uma nova língua com rapidez,com rapidez, sem perder a qualidade.

sem perder a qualidade.

C

C

omo ap

omo ap

render

render

um idioma mais

um idioma mais

rápido 

(2)

● Introdução

03 

● Curiosidade sobre os idiomas

04 

● Dedicação

06 

● Hábitos que o aluno precisa ter para acelerar o processo

06 

● Estratégias que apoiam o processo de aprendizado

08 

● Enriqueça o seu vocabulário

10 

● Pronúncia

10 

● Escrita e Conversação

11

● Seja Bilíngue

14 

(3)

Introdução 

Como aprender um idioma

mais rápido, é voltado para

todos aqueles que estão em

busca de um método de

estu-do para aprender uma nova

língua com rapidez, sem

per-der a qualidade.

Em todo o processo de aprendizado é comum a pressa para alcançar bons resultados, mas a cobrança e a pressão exagerada não são o ca-minho para quem busca o sucesso. Dedicação e paciência são fatores fundamentais para obter o desempenho desejado.

O ebook

SIGA NOSSAS ORIENTAÇÕES

E BONS ESTUDOS! 

 /////////////////

(4)

04 

egundo o Ethonologue: Languages of the World , 6.912 idiomas são falados em todo o mundo. O idioma mais popular do planeta é o mandarim, o principal dialeto chinês, também conhecido como chinês tradicional com aproximadamente 840 milhões de falantes. Em segundo lugar o hindi, a língua oficial da Índia, falado por cerca de 500 milhões de pessoas. O espanhol é o terceiro idio-ma idio-mais falado, o inglês em quarto e o português em sexto. Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Edu-cação, Ciência e Cultura) metade dos idiomas falados hoje em dia pode sumir durante o século 21, por causa do predomínio do inglês nas páginas da internet. Segundo dados do Ethnologue, 497 línguas correm o risco de desaparecer em poucas décadas. O país com mais línguas no mundo é Papua Nova Guiné, onde são  falados 820 dialetos diferentes, a Indonésia é a vice-campeã, com 742 idiomas. No outro extremo, a Coréia do Norte é o único país onde só se fala uma língua. Em seguida, vem o Haiti, com dois idiomas. Para nós que falamos português, aprender as línguas derivadas do latim como o espanhol e italiano, são mais fáceis, ao contrário do inglês, que exige mais esforços devido ao sotaque e a pronún-cia das palavras. Independente do idioma escolhido, para obter o sucesso desejado é preciso conciliar estudos e exercícios. Isso sig-nifica dedicar tempo para realizar as tarefas referentes as novas lições aprendidas na Wizard e praticá-las no seu dia-a-dia.

CURIOSIDADE 

SOBRE OS 

IDIOMAS 

Fontes de pesquisa:

Ethonologue: Languages of the World é uma obra de referên-cia abrangente com todas as línguas vivas conhecidas do mundo catalogadas. www.ethnologue.com

Revista Mundo Estranho

(5)

otivos não faltarão para você aprender um novo idioma. Seja para conquistar o emprego dos sonhos, estudar em uma universidade conceituada lá fora, ou viajar e conhe-cer um outro país. Dominar um idioma é fundamental para se comunicar com as pessoas ao redor do mundo.

DOMIN AR UM IDIOM A

É F U N D A M E N A L 

Os professores da Wizard Blumenau, Wizard Trindade, Lagoa e In-gleses, trazem dicas que auxiliará você a incluir o idioma escolhido em situações simples do seu dia-a-dia.

(6)

06 

DEDICAÇÃO

#1

Para acelerar o processo de aprendizado, o primeiro passo é ter vontade de aprender e dedicação. Não se consegue bons resul-tados, muitos menos resultados rápidos, sem um bom contato diário com o idio-ma. Por isso é fundamental ser dedicado. No processo de aprendizado é comum a pressa em alcançar bons resultados. É fundamental ter consciência de que para acelerar o domínio de um novo idio-ma, é preciso ter disposição e dedicação. O aprendizado rápido e eficaz engloba tudo o que você faz intencionalmente para aprender: assistir às aulas, fazer exercí-cios, ler e ainda, incluir uma carga mínima de estudos diários.

É importante ter contato com a língua sem estar necessariamente estudando: filmes, músicas, livros ou bate-papos com estran-geiros enriquece a sonoridade, as estrutu-ras linguísticas e a pronúncia das palavestrutu-ras.

HÁBITOS QUE O ALUNO

PRECISA TER PARA

 ACELERAR O PROCESSO.

● Redes Sociais: alterar as configurações

e seguir páginas e perfis no idioma esco-lhido.

●  Eletrônicos: celulares, computadores e

tablets, configurar o idioma.

● Visuais: Assista a filmes,

seriados e vídeos trocando o dublado pelo legendado. Ao assistir um filme legenda-do, você trabalha e prepara seu ouvido para a compre-ensão oral. A medida que você vai internalizando pa-lavras, você vai sendo ca-paz de identifica-las quando alguém se expressa no idio-ma que você está estudando. Tente captar essas palavras avulsas, logo você será ca-paz de compreender o todo sem legenda.

●  Auditivos: Deixe o CD do

seu livro no rádio do carro para estimular o listening. Ouça rádios na internet de países que falam a língua do idioma estudado e pratique letras de música, pesquisan-do palavras interessantes ou desconhecidas. É interessan-te também acessar rádios de diferentes regiões para ter contato com os diferentes so-taques. Para quem gosta de  jogar video-game, a dica é jo-gar com outros jogadores pelo mundo que também falam o idioma que está aprendendo;

● Escrita: Se você usa agenda para anotar seus

compromis-sos ou fazer lista de compras, comece a escrever no idioma que está aprendendo.

(7)

 A curiosidade e uma virtude

de pessoas inteligentes

Pense em situações cotidianas no novo idioma o tempo todo. Busque vocabulário que

tem a ver com você, com seus hobbies e com a sua profissão.

Dica

importante: 

Procure ler artigos em outro idioma sobre assuntos que o interessa e seja curioso levando esses achados para a sala de aula, compartilhando com os colegas. Usando essas di-cas, você não tem como “se afastar” do idioma.

 //////////////////////////////

 ///////////////

(8)

08 

#1

É preciso vivenciar o idioma escutando, falando, lendo e escrevendo diariamente.

Compreender o idioma antes de falar e ler antes de escrever. Mantenha-se motivado. Lem-bre-se que a vontade de aprender é maior que tudo à sua volta.

 A curiosidade e o interesse

devem partir de você.

 /////////////////

#2 

#3 

#4 

Estipule quantidade de horas diárias em que você poderá se dedicar 100% aos estudos e crie um cronograma para ser se-guido com determinação. Lembre-se que é desafiador apren-der um novo idioma, porém não é impossível.

Exitem diversas metodologias que podem ser aplicadas para ajudar nos estudos, escolha a que melhor se adequa ao seu estilo. Cada pessoa possui uma forma de assimilar o que estu-da, algumas possuem facilidade em aprender ouvindo e outras lendo, ambas as maneiras são possíveis de aprender um novo idioma.

Dentro da sua metodologia, pode por exemplo haver horas de estudo específicas para rever o que aprendeu na última lição e a realização dos exercícios.

Estratégias 

QUE APOIAM O PROCESSO DE APRENDIZADO

Não existe uma receita para aprender um novo idioma, e sim métodos que ajudam no

processo. Quatro princípios são importantes no aprendizado, confira a seguir:

(9)

Especial

Se você se identifica mais com a leitura, faça exercícios que exija a escrita, ler e

escre-ver é uma ótima opção para absorescre-ver o que está aprendendo. Já os que se beneficiam

com a audição, ler em voz alta as explicações ou ouvi-las de alguém é uma excelente

atividade.

 //////////////////////////////

Você ainda pode potencializar os resultados dos estudos trazendo a língua para o seu

convívio, adaptando-se ao ler revistas, livros e sites no idioma que está aprendendo e

configurar a linguagem do computador e celular.

(10)

Enriqueça o

seu vocabulário 

O vocabulário é o elemento mais essencial na comu-nicação. Quanto mais palavras você conhecer, mais você poderá falar e entender.

 A primeira tarefa é estipular um cronograma de estudos com objetivo de aprendizado de novas palavras. Você pode começar aprendendo 10 pala-vras por dia e conforme for se adaptando ao mo-delo de estudo, ir aumentando o número. Essa ta-refa precisa se tornar um hábito e ser agradável. Quando você aprender uma nova palavra, certifique-se também de conhecer a sua pronúncia. Quanto mais tempo você pronunciar a palavra de forma in-correta, mais difícil será para mudar isso no futuro. Use o recurso das ferramentas disponíveis para aprendizado, como por exemplo, aplicativos para celular como oBusuu,menrise e o siteTuneIn.com,

que possuem uma vasta seleção de músicas e strea-ming de diferentes países para você praticar a língua.  Aproveite o momento de lazer para assistir a um  filme no idioma que está aprendendo, assim as

chances de aprender tornam-se ainda maiores.

Exercite a linguagem acompanhando as tendências em outros países, a rede social YouTube pode ser bem útil, Trends Map Blog Dashboard .

 Aprender a pronunciar uma nova língua no início parece complexo, mas não impossível. A pronúncia é uma habilidade física. Para isso, o passo mais im-portante seria aprender o alfabeto fonético do idio-ma desejado, uidio-ma vez que você sabe como pronun-ciar o alfabeto, você melhora a sua pronúncia.

 Antes de começar a tentar falar uma língua estran-geira, passe um tempo ajustando seus ouvidos e a linguagem. É importante entender a intonação de cada palavra, para isso é essencial que você compa-re sua pronúncia com filmes, músicas, vídeos e ou-tros meios de audição com pessoas nativas falando. Praticar é o melhor exercício para quem quer dominar. Para falar correto, precisamos falar várias vezes, nem que para isso seja necessá-rio repetir sequencialmente. A leitura de tex-to ajuda a desenvolver a pronúncia. Além de aprender novas palavras, você estará atento ao modo que as pessoas expressam suas opiniões. É importante saber que para formar sons, nossos dentes, nossa língua e a maneira como movemos os lábios interferem nesse som.

PRONÚNCIA

(11)

É natural no início pronunciar palavras

seme-lhantes incorretamente e para ajudar neste

de-safio, um bom dicionário on-line com recurso de

áudio, auxiliará você a ouvir a palavra de forma

adequada. Ler frases em voz alta com auxílio

de áudio e ouvir programas de TV em inglês

(mesmo sem entender, você assimila e aprende

com a velocidade, articulação e sonoridade das

palavras).

O dicionário

Cambridge

 é ideal para exercitar

a pronúncia do inglês britânico, inglês

america-no e inglês para negócios.

Melhore a sua pronúncia ouvindo podcasts.

O site

Podcasts in english

  oferece material

gratuito que auxilia a dominar o idioma. Outra

 forma de exercitar é gravando a si mesmo as

 frases que ouviu e comparando a pronúncia

ori-ginal com a sua.

essa razão, a fala e a escrita exigem

conheci-mentos diferentes. Assim como na pronúncia,

para melhorar a escrita é preciso muita prática.

Todo idioma é absorvido aos poucos. Portanto,

a rapidez é muito relativa. Não há nada melhor

para se aperfeiçoar em alguma habilidade do

que praticá-la. E com a escrita não é diferente.

É importante escrever, criando assim um

hábi-to. Quanto mais você escrever, maior serão as

possibilidades de melhorar, se surgem dúvidas

quanto a grafia, faça o uso de um dicionário.

É importante que os textos tenham começo,

meio e fim para que a ideia que você deseja

pas-sar na escrita fique clara para quem está lendo.

Já na conversação, fale bastante. Conversar é o

ideal, mas caso você não tenha com quem

con-versar, fale em voz alta com seu espelho. Leia

em voz alta e perceba o som que sai da sua

boca ao falar.

(12)

12 

● Faça listas de atividades diária por

escri-to e ao ler um livro faça o resumo, tudo no idioma que está aprendendo; Outra opção é escolher um texto no idioma, ler e copiar.

● Leia bastante, mesmo que sejam

fra-ses curtas ou textos pequenos e escre-va comentários sobre o que você leu.

● Gerenciar um blog, é uma excelente

opor-tunidade para você para interagir com pes-soas no idioma desejado. Você pode exercitar sua escrita e conversar com pessoas que tam-bém se identificam com o conteúdo e a língua.

● Participe de comunidades, grupos e fóruns

de algum hobby que você tenha interesse.

● Escolha jornais como The New York Times,

The Guardian e The Independent que inclusive costumam ter notícias do Brasil.

DE EXERCÍCIO

Dica

Não ter medo de errar é o segredo. As pessoas no geral, tendem a pensar mais nos erros do que nos acertos. Não se prenda muito à gra-mática e as questões técnicas, fale do jeito que sabe, e se errar alguma palavra, continue o dis-curso. A prática é a melhor forma de realmente aprender.

(13)

 ACOMPANHA MUITOS QUE ESTÃO INICIANDO

UM CURSO DE IDIOMAS.

1. Não tenha medo de errar. Entenda que errar faz parte do processo de aprendizagem. Você comete er-ros na sua língua materna, logo cometerá erer-ros no seu segundo idioma também.

2. A prática nos faz ficarmos melhores em tudo que  fazemos. Quanto mais você falar, melhor você vai fi-car. E quanto melhor você ficar, mais seguro você se sente. Fale em voz alta com seu espelho, converse com pessoas, fale muito. O importante é falar bastante e praticar todos os dias, pois o contato com o idioma deve ser diário, pelo menos uma hora por dia.

 ALGUMAS DICAS QUE O AJUDARÁ:

A insegurança

3. Seja humilde e pergunte. Não há pecado em não saber, muito menos em perguntar. O que não pode é  falar errado por insegurança de perguntar. Muito

me-nos não querer falar porque tem dúvida ou medo de errar. Se você não sabe como se fala algo, tente rodear o assunto, descrever o que você quer, até que alguém entenda e lhe responda.

4. Se tiver insegurança quanto ao som correto de cada palavra, grave e verifique com seu professor depois.

 Sigo arriscando, pois tenho me arrependido muito mais dos

meus medos que dos meus erros.

CRIS PRIZO

(14)

FALAR MAIS DE UMA LÍNGUA É UM DIFERENCIAL TANTO NO MERCADO DE

TRABALHO COMO NA VIDA PESSOAL. MAS POR QUE SER BILÍNGUE?

14 

● Boa memória e capacidade de concentração; ● É multitarefa;

● É menos agressivo e depressivo; ● Desenvolve melhor a língua-mãe;

● Possui maior facilidade em aprender a 3° língua. ● No campo profissional, existem várias áreas que

você pode atuar, como por exemplo ser intérprete, tra-dutor, professor, cargos empresariais, finanças, direi-to, jornalismo, T.I e marketing.

VANTAGENS

Se você deseja ser bilíngue, conheça os nossos cur-sos. Oito línguas para você escolher a que melhor se enquadra em seus objetivos de vida.

Finalizamos esse eBook indicando o nosso blog. Nele você descobre um novo universo em torno dos idio-mas que deseja aprender.

Extras 

 //////////////////////////////

Créditos 

●Leonardo Domingues Schlossmacher  ●Liliam Wisniewski 

●Priscilla Spredemann ●Didier Schreiber 

●Danielle Rodrigues Maia Ayres Silva ●Nataliá da Costa Flores de Souza ●Bruna Georgia Lorenzi 

●Raquel Lavratti Calsing

DESENVOLVIMENTO

www.portalwizardsc.com.br 

 A maior rede de escolas de idiomas do mundo.

Referências

Documentos relacionados

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

Combating illegal deforestation and land grabbing generates incentives for producers to improve their productivity, thereby inducing farmers to intensify their pastures or switch

O detalhe é que, ao oferecermos o ensino do alfabeto para uma criança sempre da mesma maneira, ou seja, proporcionando apenas uma via de aprendizagem, podemos correr

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

A ortografia se caracteriza por estabelecer padrões para a forma escrita das palavras.. 10 Atividades

Um eficiente planeja- mento de segurança para o condomínio irá cuidar não apenas de aspectos relacionados ao acesso pela porta- ria e monitoramento de áreas internas, ele deve

Já para os participantes com conta corrente em outros bancos, os valores abaixo de R$ 5.000,00 entrarão via DOC (Documento Ordem de Crédito), que leva um dia útil para ser compensado

A vantagem desta comparação é que, se você mora perto da cidade visitada e não teve nenhum supermercado de sua região avaliado, e quer saber qual o estabelecimento mais barato e