• Nenhum resultado encontrado

Vivência. Krahô. FOTO: Leopoldo Silva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vivência. Krahô. FOTO: Leopoldo Silva"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

de 14 a 20 de abril de 2017

TOCANTINS

FOT O: Leopoldo Silva

Vivência

Krahô

(2)

EXPEDIÇÃO

FOTOGRÁFICA

VIVÊNCIA KRAHÔ

Tocantins - 2017

Ainda existem as comunidades que insistem em preservar seus costumes, como os índios Krahôs do estado do Tocantins, durante nossa convivência entre eles poderemos observar de perto detalhes cultura extremamente resistente e ainda tão forte mesmo diante da convivência com o homem branco.

Prepare-se para adentrar em uma cultura fascinante, de um povo hospitaleiro, rico em histórias e com suas tradições amplamente preservadas, em que iremos fazer parte da festa da batata. O encerramento será no dia do índio e você até poderá voltar de lá bati-zado com um nome Krahô.

Henrique Ferrera

Tudo foi pensado para a fotografia, locais de acampamento, horários, transporte

exclusivo, etc. Contaremos ainda com a presença indispensável do fotógrafo Leopoldo Silva e toda a sua experiência adquirida em mais de 10 viagens àquela comunidade, outra presença fundamental em nossa trupe será a antropóloga Verônica Maia que será nossa referência na aldeia, nos passando orientações sobre o convívio, as tradições e certamente nos contando muitas belas histórias sobre aquele povo.

Ficaremos em tempo integral a sua disposição e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que você retorne com muito mais do que belas imagens e novas técnicas de fotografia, queremos que você volte com muito mais conhecimento e com seu espirito

(3)

VIVÊNCIA KRAHÔ

KRAHÔ - 2017

NOSSO DESTINO:

Verônica Maia

A etnia Krahô costumava ser semi-nômade e atualmente vivem no nordeste do Estado de Tocantins, na Terra Indígena Krahôlandia, demarcada e homologada pela FUNAI, a terra indígena representa hoje a maior faixa contínua de Cerrado virgem ainda existente no Brasil. São uma comunidade indígena tradicional muito viva, que mantêm grande parte da cultura preservada. Durante nossa convivência entre eles poderemos observar de perto a diversidade e a força de uma cultura original do Brasil, mesmo diante da con-vivência com os processos de colonização. Vivendo de forma ordenada em 20 aldeias do território Krahô, numa área de 302 mil hectares, sobrevivem da plantação de mandioca, milho e banana, algumas criações de porcos, galinhas e ainda utilizam a caça para comple-tar a alimentação. O belo trabalho de artesanato dos krahôs também é uma fonte de renda: Eles produzem cestas, bolsas, colares, brincos, pulseiras e diversas peças que surpreendem pela beleza e pela riqueza de detalhes, para isso usam palhas de coqueiro, sementes variadas do cerrado e diversos outros objetos disponíveis em seu meio.

Os Krahô são conhecidos também pelo uso do maracá, um instrumento feito do fruto cuité, utilizado pelos homens para dirigir o canto das mulheres. Outra característica da etnia é a tradição dos hotxuás, que são os palhaços sagrados que cultivam o riso. As crianças, os jovens, os velhos Krahô sorriem muito, são felizes, no rio todos se banham, nadam, brincam e sorriem, a água é sagrada e não se pode contaminá-la.

São muitos os ritos Krahô, alguns promovidos coletivamente, com a presença de paren-tes de várias aldeias e visitanparen-tes em que são realizadas trocas de alimentos, de objetos e de gentilezas. Existem ainda os ritos relacionados ao ciclo anual e agrícola, como os que marcam a troca das estações, o plantio e as colheitas. Em nossa vivência participaremos da festa da batata, uma celebração que reúne várias aldeias Krahô em que poderemos ver a atuação dos hotxuás, que são os palhaços sagrados e representam um elemento de equilíbrio para os Krahô. Os hotxuás não são personagens, mas uma função social daque-les que ao nascer são escolhidos para cultivar o riso e atuar nas situações do dia a dia, brincando com as possibilidades de ver a vida sob outros ângulos.

Tribo Krahô Manoel Alves

Os nomes são considerados o maior bem que um Krahô pode possuir. Os padrinhos e madrinhas transmitem seus próprios nomes aos afilhados transmitindo-lhes também seu parentesco e posição social. Para os não indígenas, ganhar um nome Krahô é uma distinção honorífica, significa tornar-se Mehin, ingressar em uma família e estabelecer um compro-misso de reciprocidade com a comunidade.

(4)

VIVÊNCIA KRAHÔ

KRAHÔ - 2017

HOSPEDAGEM

PACOTE DATAS

Na viagem de ida haverá um pernoite na cidade de Miranorte.

INCLUI:

Transporte por via terrestre de ida e volta ( BSB / Aldeia Krahô / BSB ), saindo

de um ponto a ser determinado em Brasília na madrugada do dia 14 de abril e retornando para este mesmo ponto na noite do dia 20 de abril.

( por questões de segurança o local será informado apenas aos participantes )

Pernoite na viagem de ida

Toda a alimentação das viagens de ida e volta.

Toda a alimentação durante os dias na aldeia com 2 refeições completas,

café da manhã, água mineral e lanches e/ou frutas disponíveis em tempo integral aos participantes.

Entradas para a festa e estadias dentro da aldeia.

Colaboração do grupo a festa ( o Boi )

2 Fotógrafos disponíveis para orientações técnicas e 01 Antropóloga com experiência junto a comunidade indígena.

NÃO INCLUI:

Objetos de uso pessoal tais como:

Creme dental, repelentes, protetor solar, cremes hidratantes e afins. Barracas, sacos de dormir, cobertores, isolantes térmicos.

Nossa expedição será entre os dias 14 de abril (saida de Brasília) e 20 de Abril (Chegada em Brasília).

Durante toda nossa estada na aldeia dormiremos em nossas confortáveis barracas que devem ser de boa qualidade e resistirem a chuvas ( existe a possibilidade de haver uma área coberta para instalação das barracas, porém estamos indo para um local com poucos recursos em que toda a trupe tem que ser autônoma com seus agasalhos, capas de chuva para si e para o equipamento, barracas em boas condições, sacos de dormir e isolantes térmicos.

DETALHAMENTO

Toda a equipe da organização estará disponível em tempo integral para todo o apoio logístico.

(5)

EXPEDIÇÃO

FOTOGRÁFICA

VIVÊNCIA KRAHÔ

Tocantins - 2017

ROTEIRO

1º Dia: Saída de Brasília em comboio 14 abril 5h

Rodaremos por todo o dia no sentido Palmas

Faremos nosso pernoite a aproximadamente 1.000 km de Brasília na com pretensão de chegada por volta das 18h.

2º Dia: 15 abril

Café da manhã as 7h.

partida as 8h rumo a aldeia Krahô com chegada prevista para as 12 horas da manhã, porém antes da chegada na aldeia almoçaremos na cidade de Itacajá-TO, após o almoço seguiremos para a aldeia Krahô Manoel Alves nosso destino final.

A partir daí serão 5 dias de atividades e muita fotografia.

Corrida de tora Cantorias, Pintura indígena Batismo Krahô

No último dia da festa acontece seu ponto máximo a apresentação do palhaço hotchuá e suas brincadeiras.

7º Dia: 20 de abril

cidade de Miranorte

A festa é composta por várias cerimônias no decorrer destes 5 dias, alguns exemplos:

Preparo do paparuto ( alimento tradicional da festa feito com mandioca e carne )

Levantar acampamento antes do raiar do sol, nos despedirmos de nossos novos amigos e colocar o pé na estrada, nossa viagem de retorno será em apenas uma perna, com pretensão de chegada em Brasília por volta das 23 horas do mesmo dia ( 20 ).

(6)

EXPEDIÇÃO

FOTOGRÁFICA

VIVÊNCIA KRAHÔ

Tocantins - 2017

R$ 2.890,00 por pessoa. ( Dois mil, oitocentos e noventa reais )

Pagamento a vista com 10% de desconto

ou em até 5x sem juros no pag seguro ( na máquina ou via site ) .

( link disponivel no site www.henriqueferrera.com/autoral/expedições )

PREÇO E FORMAS DE PAGAMENTO

Devido a limitações impostas pela aldeia e para que possamos dar a devida atenção a todos o número de vagas será limitado.

É necessário um número mínimo de 6 participantes para a confirmação da viagem, a confirmação se dará até a data de 05 de março, em caso de cancelamento todos os valores pagos serão devolvidos integralmente.

(7)

VIVÊNCIA KRAHÔ

KRAHÔ - 2017

O que levar :

Repelente e protetor solar

Deve se levar cadeados para trancar as barracas durante sua ausência. Deve se verificar o cartão de vacinação.

( Não há registros de casos de febre amarela na região mas é sempre um cuidado importante quando se viaja para locais mais isolados.)

Não é permitido o consumo de álcool no interior da aldeia. Lanternas ( dar preferência as lanternas de cabeça pois elas

facilitam o manuseio e leitura dos equipamentos )

Barraca e colchonete ou saco de dormir.

Agasalhos eficientes, capas de chuva para o corpo e para o equipamento Calçado confortável ( dar preferência as botas e calçados

( atenção: Não é recomendado andar sem proteção nos pés nem tampouco com os pés descalços )

de cano longo )

Kit para higiene pessoal

Mochilas adequadas para o transporte do equipamento e

para eventuais incursões na mata.

objetos pessoais

Dinheiro em espécie para compra de artesanatos vendidos no local.

Cuidados especiais :

PROTEÇÃO E CONFORTO

Cortes de tecido ( 2 x 1 mt ) tem muito valor no local, assim como missangas que

podem ser usados para troca pelo belo artesanato Krahô.

Toda a negociação para a participação de nosso grupo na festa foi longa e cuidadosa, temos autorização do cacique da aldeia em que acontecerá a festa pois esta não é aberta ao publico em geral, os indivíduos da aldeia são de forma geral receptivos e amigáveis, porém a festa contará com a participação de outras tribos convidadas e de eventualmente um ou outro grupo de visitantes portanto é muito importante manter todo

seu equipamento junto ao seu corpo ou nos carros da organização.

O participante deve estar ciente de que estamos indo para uma região de poucos recursos e portanto deve seguir as recomendações acima. Deve também estar ciente de que estamos indo para um local em meio a natureza em que se deve ter atenção redobrada com a fauna local, principalmente com animais peçonhentos e jamais sair sozinho para incursões na mata ou nos rios.

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, o concurso previu: estabelecer a relação do castelo com o jardim ; promover a relação com o restaurante, a Marktplatz (praça no centro da cidade)

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

The molecule was mixed with the cationic lipid DOTAP (Figure 1) to form stable vesicles with small sizes due to the two polar heads and the long carbon chain present

Assim, com a unificação do crime de estupro e do atentado violento ao pudor em um único tipo penal, os condenados que tiveram suas penas aumentadas em razão do

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

Aplicar um curativo no local da punção (Manual Técnico do PNTN bvsms. Armazenamento: Após o período de secagem de 3 horas na posição horizontal, as amostras devem

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados