• Nenhum resultado encontrado

MUSEU VIRTUAL DA EDUCAÇÃO EM ANÁPOLIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUSEU VIRTUAL DA EDUCAÇÃO EM ANÁPOLIS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MUSEU VIRTUAL DA EDUCAÇÃO EM ANÁPOLIS

Mayara Marce Guimarães1,4; Cynthya Pires Monteiro de Mesquita2,4; Mirza Seabra Toschi3,4

1 Bolsista PIBIC/CNPq 2 Bolsista PVIC 3 Pesquisadora – Orientadora 4

Curso de Pedagogia, Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas, UEG.

RESUMO

Este projeto tem por intuito compilar os dados da história da Educação em Anápolis, visto que existem poucos registros sobre a mesma. Fotos e objetos estão sendo selecionados e serão digitalizados, pois constituirão o site que será divulgado na Web, o que ampliará a busca de informações sobre a cidade. Presenciamos uma era da sociedade que muito valoriza as tecnologias da informação e comunicação e com ela, juntamente o uso da Internet. Conforme Santaella (1997), a Int ernet é a criação de uma cultura telemática multidirecional, de conectividade global de pessoas e lugares. No decorrer da pesquisa encontramos pessoas que acompanharam o início educacional da cidade, o que e muito favorecerá na construção do Site, tendo em vista que estas estarão nos viabilizando entrevistas e filmagens. O Projeto será concluído em Julho de 2006, tendo por finalidade a exposição de fonte de pesquisa e informação a todos os interessados em apreciar a história de Anápolis num contexto social, político, cultural, econômico e educacional.

Palavras-chave: História da Educação; Tecnologia e Educação, Pesquisa e Informação.

Introdução

Segundo Sancho (1998), fazemos parte de um mundo cada vez mais artificial e dominado pelos objetos construídos industrialmente. Contudo, os indivíduos e grupos mais do que desenvolver e utilizar as tecnologias para adaptar às suas necessidades, têm ainda que

(2)

desenvolver ou mesmo adquirir capacidades e habilidades consideradas cada vez mais complexas, para então entender o mínimo do que compõe seu próprio ambiente.

A História da Educação em Anápolis tem muito a ser pesquisada, o que torna esse projeto uma proposta de conhecimento dessa história, que será divulgada e disponibilizada na Internet, por meio de um Museu Virtual da Educação em Anápolis. Este projeto se justifica por apreciarmos a Internet como um meio eficiente para busca e atualização dos conhecimentos. Destacamos a concretização desta relevante, por fazer todo um resgate histórico da sociedade anapolina, colaborando assim, para a conservação da identidade de uma cultura, de um povo.

Encontramos registros da história Educacional de Anápolis nas obras de Borges (1975) e Ferreira (1981), as quais descrevem gradativamente esses processos. O conteúdo que será disponibilizado no site se refere a pesquisas sobre as escolas, professores, gestores, alunos, tipos de educação, materiais, objetos, arquiteturas das construções, cursos oferecidos e outros aspectos avaliados como condizentes durante a investigação. O site encontrar-se-á disponível, em Julho de 2006, com informações concernentes às práticas desenvolvidas nas escolas, livros, cadernos, materiais pedagógicos, mobiliários, registros iconográficos, depoimentos orais, diários e outros, que possam despertar o int eresse pelas práticas educativas enquanto manifestações culturais.

Gostaríamos de salientar ainda, que o trabalho de coleta está sendo árduo, na medida que estamos ponderando os dados relativos à educação da cidade, que se perdeu com o passar dos anos e se dispersou com o crescimento e o progresso da cidade. A localização e identificação de acervos documentais sobre a história educacional muito exigem da equipe, tendo em vista que a preservação da memória da cidade se dá pela coleta dos depoimentos das pessoas que acompanharam seu desenvolvimento, registrando o que têm gravado em suas memórias como: fatos, histórias, casos e detalhes da vida educacional.

Segundo Peixoto (2000), alguns pesquisadores consideram que a conservação de acervos documentais é um atraso perante os inúmeros recursos tecnológicos disponíveis, mas mesmo a modernização de um acervo não dispensa a necessidade de se ordenar tecnicamente seus documentos. “A máquina não substitui o homem” e as novas tecnologias servem para transformar a maneira pela qual o trabalho será realizado.O anseio dos pesquisadores desse estudo é a integração do Museu da Educação com a Sociedade das Redes”.

Diante do exposto, finalizaremos com uma breve citação de Castells (2003, p.255), que ressalta que a Internet é o tecido de nossas vidas nesse momento. Não é futuro. É presente (...). É um meio de comunicação, de interação e de organização social. Todavia, o

(3)

essencial da pesquisa, está na preservação do acervo histórico e na sua disponibilização ao público, de modo que ele conheça e compreenda a respeito do assunto.

Material e Métodos

Após realizarmos o levantamento do existente sobre a educação em Anápolis que são os livros de Ferreira (1981) e Borges (1975) partimos para a investigação de materiais, documentos, fotos, objetos correlacionados à história da educação em Anápolis, faltando porém, a seleção e digitalização destes e a gravação do testemunho oral das pessoas que vivenciaram a educação na cidade. A concretização da pesquisa é de interesse de toda a população anapolina pois, reuniremos no site toda a história da educação de Anápolis.

Para desenvolver o projeto entramos em contato com pessoas que vivenciaram a educação na cidade. As pessoas que localizamos para cooperar com a pesquisa foram: o professor João Asmar (professor aposentado da UEG e também ex-professor do curso de direito da UniEvangélica); Nadir Andrade (ex-diretora do Colégio Antensina Santana); Olímpio Ferreira Sobrinho (ex-diretor e atual ouvidor da Evangélica); e Ana Miotto (professora da educação básica, aposentada pela rede estadual).

Os locais que possuem estreita ligação com a educação em Anápolis, foram pesquisados e visitados, propiciando uma eficiente coleta de dados. Destes locais enquadra-se: o Museu Histórico de Anápolis, a Secretaria Municipal de Educação, a Sub-Secretaria Estadual de Educação, o Colégio Estadual Antensina Santana, primeiro grupo escolar da cidade, criado em 1925, e os outros Colégios Estaduais que se formaram no início da fundação da cidade.

É conveniente enfatizar que a pesquisa foi e está sendo desenvolvida com a parceria da UnUCSEH da UEG, com a Associação Educativa Evangélica juntamente com a Prefeitura Municipal de Anápolis, via Secretaria Municipais da Cultura, Educação Ciências e Tecnologias, por meio de convênio firmado com as instituições.

Resultados e Discussões

Ao iniciar a pesquisa as bolsistas fizeram um embasamento teórico, participaram de reuniões de estudo, apresentações de leituras, elaborações de textos, resumos e pôsteres. As leituras incluíram várias áreas de conhecimento. Lemos as seguintes obras: Borges (1975);

(4)

Ferreira (1981); Faria Filho (2000); Peixoto (2000); Ong (2001) e outros artigos e obras que contribuirá para o projeto.

As bolsistas e a orientadora apresentaram o estudo em três eventos acadêmicos: Jornada de Iniciação Cientifica da UnUCSEH; no IV Simpósio d Estudos e Pesquisa da Educação da FE/ UFG, IV encontro da ANPAE região centro oeste, como participaram como ouvintes de outros eventos científicos.

A pesquisa de campo foi iniciada com a presença da orientadora. Atualmente as bolsistas já possuem autonomia para realizar a mesma. Os resultados obtidos ainda não estão disponíveis em site, pois não findamos a realização desta, todavia, o trabalho está sendo desenvolvido. Salientamos que mesmo finalizado a pesquisa, esta não tem fim, pois a tendência do acervo é de estar sempre crescendo, acompanhando o progresso da cidade e incorporando novos documentos responsáveis por enriquecer nossos arquivos, bem pela realização de novos estudos.

Conclusão

A concretização do projeto se deve a colaboração de pessoas que não medem esforços para alcançar um único propósito: disponibilizar por meio da Internet um site, que tem por objetivo a publicação de um Museu Virtual da Educação em Anápolis, que estará acessível em Julho de 2006. No acervo em construção, buscaremos selecionar toda uma documentação, fotos, objetos, lugares visitados e entrevistas de pessoas que acompanharam o desenvolvimento da cidade. Com o auxílio da máquina fotográfica, pretendemos registrar imagens e com a filmadora captar sons e movimentos.

Com a publicação do site na Internet, propagaremos todas as informações coletadas, que, conectadas em uma “Sociedade de Redes,”que viabiliza apresentar toda a história de um povo, sua cultura e educação. Consideramos pertinente ressaltar, que este trabalho foi, e está sendo, bastante proveitoso, pois estamos desenvolvemos por meio da teoria e prática nosso cognitivo, o que favorece para o nosso desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.

Por fim, é pertinente enfatizar que a equipe encontra-se ainda em formação, tanto no que se refere aos meios tecnológicos como aos estudos teóricos, pois acreditamos que a formação continuada é de extrema relevância.

(5)

Referências Bibliográficas

BORGES, Humberto Crispim. História de Anápolis. Ed. Cerne, 1975.

CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede In: MORAES, Denis de (org.) Por uma outra comunicação - mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro. Record, 2003.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Arquivos, Fontes e Novas Tecnologias: Questões para a História da Educação. Ed. Autores Associados, 2000.

FERREIRA, Haydee Jayme. Anápolis – Sua vida, seu povo. Brasília, 1981.

ONG, Walter J. Oralidad y escritura – tecnologías de la palabra . Traduccí de Angélica Scherp. México/DF: Fondo de Cultura Economica, 2001.

PEIXOTO, Ana Maria C. O Museu da Escola de Minas Gerais face aos desafios das novas tecnologias. In: FARIA FILHO, Lucino Mendes de (ORG). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questão para a história da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

SANCHO, Joana M. Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre: Artmed , 1998.

SANTAELLA, Lúcia. A arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo, SP: Ed. da Unesp, 1997.

Referências

Documentos relacionados

Total Outros Descontos, Incluindo os de Ordem Pessoal (7). Contribuição

PG

Transporte de pacientes a Belo Horizonte... PG

Viagens a Belo Horizonte para conduzir pacientes.. Reunião de Secretários

Realização de curso de capacitação... PG

Congresso Mineiro de Municípios Expominas.. XX MARCHA DOS PREFEITOS EM

FICHA/CODIGO DA DESPESA FONTE DE RECURSO NOME DO CREDOR NOTA FISCAL VLR PAGAMENTO. SENAT, no período de 03/07 a 07/07, em

SEJA DIGITAL, no dia 19/05,em Belo Horizonte. Costa, refente a participação na Ofícina