• Nenhum resultado encontrado

Relatoria FENEX SP (14 e 15 de Junho de 2008)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatoria FENEX SP (14 e 15 de Junho de 2008)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Relatoria FENEX SP (14 e 15 de Junho de 2008)

Presentes: DENEM, ENEN, ENEFi, ENEENF, ExNETO, FEAB, ExNEEF, ENEF, ABEEF, ENEC, ExNEL

Informes:

- 29 de Junho a 5 de Julho – Encontro Regional dos Estudantes de Fisioterapia (tema: sociedade, saúde e fisioterapia, foco da saúde em Fundações Estatais de Direito Privado)

- 13 a 20 de Julho – Encontro Nacional dos Estudantes de Terapia Ocupacional (tema: Regulamentação do trabalho)

- 18 a 25 de Julho – Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia – UNEB (tema: saúde com foco nas Fundações Estatais de Direito Privado)

- 19 a 26 de Julho – Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física (tema: Educação e regulamentação do trabalho)

- 19 a 26 de Julho – Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem (Curitiba) - 20 a 27 de Julho – Congresso dos Estudantes de Agronomia (tema: educação popular, soberania alimentar e agroecologia)

- 27 de Julho a 2 de Agosto de 2008 – Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição na UFF(tema: Na luta por um Brasil sem fome)

- O Congresso da USP que integraria as três categorias (estudantes, funcionários e professores) não aconteceu na semana do dia 26/05 devido a não liberação dos funcionários pela Reitoria da USP para participar do evento. Em substituição foi realizada a Jornada de Lutas que finalizou com um plenária dos três setores

(2)

encaminhou a Luta por uma Estatuinte.Durante a semana, após piquete estudantil em frente a reitoria, foi chamado um conselho Universitário extraordinário que aprovou a retirada dos estudantes à força policial, entretanto o piquete foi finalizado antes da entrada da polícia no campus.

- Dia 13/06(sexta-feira) o prédio da Reitoria da UNIFESP foi ocupado por cerca de 50 estudantes, apenas a porta foi depredada.A polícia invadiu o local pouco tempo

depois, agrediu os manifestantes, roubou os celulares dos que filmavam e destruiu o local com objetivo de incriminar o movimento.Os estudantes foram levados à

delegacia e fichados.

- Foi aprovada paridade nos conselhos da UNB e eleições diretas.

- Dia 7/06 aconteceu a reunião da Frente de Lutas contra a Reforma Universitária em SP.Segundo informe o DCE USP não estava presente, posteriormente foi informado que o DCE USP esteve presente com mais de um diretor da entidade porém justificou-se que a reunião não foi puxada pela entidade por dificuldades internas.

- Aconteceu no mês de junho(?)a Jornada de Lutas do MST onde distribui-se alimentos e conversou-se com a população.Estudantes estiveram presentes.Há vídeos disponíveis no You Tube.

- Sexta-feira(13/06) aconteceu a reunião do Comitê contra FEDP(Fundações Estatais de Direito Privado) em SP.

- Plebiscito do REUNI foi um sucesso, principalmente na UERJ.Contabilizou mais de 30 mil votos durante a semana de 26/05 a 30/05.Teve espaço de perguntas sobre as FEDP e de perguntas específicas.

Pautas

Apresentação das Executivas

(3)

Universidades Pagas REUNI

Regulamentação do Trabalho ENADE

Representação estudantil no Ensino a Distância

Apresentação das Executivas

ENEC – surge em 1993, é legalizada em 2001.Sempre observadora no FENEX, atualmente tem participado mais ativamente. Tem tocado discussão sobre: software livre, a liberdade do

conhecimento(debate de propriedade privada do conhecimento) e EaD.

ExNEEF – Existe há 20 anos.Tem tocado discussão sobre Formação Profissional, Currículo. É contra a Regulamentação da Profissão.

ENEN – Existe legalmente há 10 anos. Esse ano fez um resgate da sua bandeira central: Fome. É a favor da Reforma Agrária, Contra Transgenia, A favor da Agricultura Familiar. Discute sobre Gênero, Diversidade Sexual e Etnia.

ExNETO – 1 º encontro em 1998. Esteve participando do VER-SUS em 2003 quando começou a articualr com outros movimentos.Organiza-se em 2004 em Salvador.Bandeira: Saúde (

profissão e políticas) e FEDP. Tema do Encontro Nacional desse ano: Trabalho.

ExNENF – Existe desde 1977.Em 1989 foi oficializada. Tema do encontro nacional: Formação ( Pró-Saude). É comtra a Regulamentação das Profissões, romperam com o Conselho de base em 2007. Prioridade do debate das Pagas.

ENEFi – Surge em 2001. Encontro Nacional debaterá: Saúde( analise marxista),

Educação.Trazem pauta das Pagas também. Não tem relações com Cosnelhos de Base, mas precisam ainda acumular no debate.

FEAB – Existe a 35 anos. Bandeiras: Ciência e Tecnologia, Agroecologia, Formação Profissional e Contra a Transgenia. Discute Soberania Alimentar. Articula com entidades naiconais e internacionais. Discute ainda gênero, sexualidade. Compõe a Via Campesina e Assembléia Popular. Rompeu com a UNE.

ABEEF – Existe a 30 anos. Discute: Questão Agrária, agroecologia, valores e gênero,

transgenico, soberania alimentar. Atualmente, PAC Amazônia. Atualmente em campanha junto da FEAB contra Transgenicos e a atuação da CTNBio.

(4)

DENEFONO – Forma-se em 2003.Pauta central: Saúde, FEDP, acumula sobre Regulamentação do trabalho e organização do M.E. Não disputa espaços específicos de saúde do Governo.

DENEM – 22 anos.Pauta: saúde, formação profissional e educação.Passa por um processo de rever sua atuação, se questionar e acumular. Participa de Cosnelhos de Saúde.

ExNEL – Existe há 20 anos.Milita dentro da esquerda desde 2006, antigamente estava nas mãos da UJS. Discute opressões, autofinanciamento do M.E, aliança operário-estudantil. Foi a

primeira entidade a romper com a UNE. Faz chamada para cosntruçãod e uma nova entidade. Participam da CONLUTE e CONLUTAS.

ENECOS – Bandeiras: Democratização da comunicação, educação, tem GET sobre opressões, discute sobre legalização das dorgas, tem GET de cultura popular.

FEDP – Fundações Estatais de Direito Privado

Foi discutido sobre a campanha contra as FEDP, sobre a produção de materiais e do lançamento da mesma (em Agosto)

- Proposta das Executivas, alem das de Saúde, articularem Comitês Locais. Segue divisão das localidades por Executiva presente (responsável pelo comitê local):

ENEN: RJ e AL DENEM: RJ e BA ExNEEF: SC, RS e PR FEAB: SC e RS ABEEF: MG ExNETO: MG

- Articular com outras entidades além do M.E

- Articular com o ANDES possível atividade sobre FEDP. Responsáveis: FEAB e DENEM.

(5)

- Indicativo: que a Frente de Lutas Contra Reforma Universitária se incorpore à luta contra as FEDP.

- Divulgação dos manifestos para os encontros nacionais dos movimentos que não abordarão o assunto, produzidos pela ENEN, ExNETO E DENEFONO. - Diagramação dos materiais da campanha, responsáveis: ENECOS.

- Indicativo: articular Atos Nacionais no mesmo dia com uma bandeira geral, respeitando as bandeiras específicas. Responsável:ExNEEF

Universidades Pagas

- Levantamento De cada Executivas com militantes em universidades pagas para apresentar no próximo FENEX.

- Indicativo de lançamento de campanha em universidades pagas com o possível eixo comum “Democracia nas Universidades”.

- Indicativo de debate nos encontros nacionais sobre o assunto.

Jornal REUNI

- Indicação deste material do FENEX para a Frente.

- Construção do Jornal até 15 dias antes do próximo FENEX.: 1. REUNI (EXNEL) – 1.100 toques

2. ENADE (DENEFONO) – 700 toques 3. MOBILIZAÇÕES(DENEM) – 700 toques 4. REPRESSÃO (FEAB) – 700 toques

5. PAGAS (ENEFi e ExNETO) – 800 toques 6. CALENDÁRIO DA FRENTE

Regulamentação do Trabalho

(6)

- Indicativo de seminário sobre Formação e Trabalho com objetivo de acúmulo, no próximo FENEX a Comissão irá apresentar uma proposta de

programação.Responsáveis: ENEENF, DENEFONO, ENEC, ExNEF. - Material de base para discussão do próximo FENEX disponível no site da

ExNEF(texto do HAJIME), levantamento de questionamentos pelas Executivas para próximo fórum.

ENADE

Foram produzidos 75.000 adesivos, 140.000 panfletos ( pequenas modificações em relação ao do ano passado). Estão nas regionais do Andes.Em Brasília ficaram 20.000 panfletos e 10.000 adesivos.

- Apresentação da Cartilha construida pela Executiva de Pedagogia com alterações e especificidades para este ano no próximo fórum.

Representação estudantil e posicionamento das executivas quanto aos estudantes dos cursos de EaD – ensino a distancia

Discutiu-se sobre a o surgimento das Escolas de ensino a distancia, como UAB (Universidade Aberta do Brasil) e a quantidade de estudantes que não fazem parte do M.E e que já começam a se organizar e pensar na construção de uma entidade que os represente. Segundo, informes, no Rj alguns DCEs não aceitam representar tais estudantes. E a UNE não os reconhece.

Não houve consenso sobre a representação desses estudantes e sobre o EaD enquanto avanço do capital. Foi questionado o EaD como exemplo de educação enquanto uma mercadoria e do cuidado como rebaixamento da pauta do M.E.

- Indicativo de discussão sobre EaD nos Encontros Nacionais.

- Espaço no próximo fórum sobre as problematizações trazidas por cada executiva ao discutir sobre a pauta proposta.

(7)

Próximo FENEX: 16 e/ou 17 de Agosto de 2008.

Local: BH

Responsáveis: ABEEF e FEAB

Próximas pautas:

Apresentação das Executivas

FEAB enviará junto com a Convocatória do próximo FENEX uma proposta de metodologia e tópicos a serem abordados durante a apresentação das entidades no próximo fórum.

FEDP – Fundações Estatais de Direito Privado

Apresentação dos manifestos que serão distribuídos nos encontros nacionais. (ENEN e DENEFONO)

Universidades Pagas (ExNETO e ENEFi)

Apresentação pelas Executivas da discussão em torno do assunto em seus Encontros Nacionais.

ENADE (ExNEPE)

Apresentação da Cartilha pela Executiva de Pedagogia.

Regulamentação do Trabalho (ENEC, ENEENF, DENEFONO, ExNEF)

Apresentação da proposta de Seminário sobre Formação e Trabalho.

EIV – Estágio Interdisciplinar de Vivências (FEAB e ENEF) Dar informe como andam os EIV’s e apresentar proposta.

(8)

Representação estudantil no Ensino a Distância (ENEC)

Apresentação das Executivas sobre seus posicionamentos acerca da representatividade dos estudantes de EaD.

Mobilização para Fórum Social Mundial (ENEC)

Discussão sobre a possibilidade de usar o Fórum Social Mundial como um

instrumento da luta estudantil organizando dentro deste espaço alguma atividade ou reunião.

Modelo de Universidade e Educação Popular (FEAB)

Aprofundamento.

Considerações:

- Considerou-se importante a pauta Avaliação Institucional, que não foi discutida nesse fórum e não pode ser encaminhada para o próximo por não haver

disponibilidade de nenhuma executiva em se responsabilizar por tal.

- FENEX são espaços que demoram muito.

(9)

Moção de Apoio

A reunião do Fórum Nacional das Executivas e Federações de Curso(FENEX) realizada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) nos dias 14 e 15 de Junho de 2008, repudia a atitude da reitoria que mandou a polícia militar retirar, de forma brutal, agredindo física e moralmente os estudantes que na noite de sexta-feira 13 de junho de 2008, ocuparam o prédio da reitoria acadêmica reivindicando a

destituição de todo seu gabinete envolvido junto às “fundações de apoio” em escândalos de corrupção.

A ocupação foi organizada em defesa da educação pública, gratuita e de

qualidade, contra as armas do governo Lula e do Banco Mundial de sucateamento e privatização das universidades. Portanto, além de demonstrar nossa solidariedade achamos fundamental engrossar a luta contra a repressão e punição dos estudantes.

FÓRUM NACIONAL DE EXECUTIVAS E FEDERAÇÕES DE

CURSO – FENEX

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA,

GRATUITA E DE QUALIDADE

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho procurou mostrar que a oviposição (i.e., o acto de depositar os ovos) da mosca-das-frutas é um dos principais agentes causadores de ferimentos

Se, como vimos, o estudo semasiológico do perfecto compuesto evidencia a polissemia dessa forma verbal, apontado inclusive, para usos semelhantes aos atribuídos à forma simples

The aim of this paper is to examine instances of address in European Portuguese and how these may connect to impoliteness in computer-mediated communication (CMC), namely

Para tanto, considera a formação continuada na perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade como um caminho possível a ser trilhado que possibilitará

reafirmando-a como universal e transparente, quanto para a emergência de um conhecimento, de uma epistemologia insurgente, de uma epistemologia trans instaurada a partir da presença

A forma como os professores se colocam no desafio da autoria docente pode nos revelar aspectos importantes sobre sua autonomia, coerência e alguns modos de controle sobre

Editora geral da revista Scripta : Raquel Beatriz Junqueira Guimarães Editora da revista Scripta de Linguística: Juliana Alves Assis.. Editora da revista Scripta de

Nesta edição, o dossiê que versa sobre tais noções ancora- se em diversos quadros teóricos, ou seja, os estudos aqui empreendidos são realizados sob a ótica de teorias constituídas