• Nenhum resultado encontrado

150ª SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "150ª SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

150ª

SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

Washington, D.C., EUA, 18-22 de junho de 2012

Tema 6.1 da agenda provisória CE150/26 (Port.)

17 de abril de 2012 ORIGINAL: INGLÊS

MODIFICAÇÕES DO REGULAMENTO E ESTATUTO DO PESSOAL DA RSPA

1. O Estatuto do Pessoal da Repartição Sanitária Pan-Americana (RSPA) pode ser suplementado ou modificado pelo Conselho Diretor ou pela Conferência Sanitária Pan-Americana da Organização Pan-Pan-Americana da Saúde (OPAS), em conformidade com o parágrafo 12.1 do Estatuto do Pessoal.

2. De acordo com o artigo 020 do Regulamento do Pessoal da RSPA, o Regulamento pode ser modificado pelo Diretor, sujeito a confirmação pelo Comitê Executivo da OPAS.

3. Assim, a Diretora apresentará para confirmação da 150ª Sessão do Comitê Executivo as modificações do Estatuto do Pessoal por ela emitidas desde a 148ª Sessão do Comitê (Anexo A∗).

4. As modificações descritas na Seção I deste documento baseiam-se nas decisões tomadas pela Sexagésima Sexta Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2011 (Resolução A/RES/66/235), que, por sua vez, baseiam-se nas recomendações feitas pela International Civil Service Commission (ICSC).

5. As modificações descritas na Seção II deste documento são consideradas necessárias à luz da experiência e para uma boa gestão dos recursos humanos.

6. A Seção III deste documento contém uma proposta de modificação do parágrafo 3.1 do Regulamento do Pessoal, a ser submetida à aprovação da Conferência Sanitária Pan-Americana de acordo com o artigo 12.1 do Estatuto do Pessoal. Propõe-se essa modificação para manter a coerência e reduzir o número de questões administrativas apresentadas para aprovação do Conselho Diretor ou da Conferência Sanitária Pan-Americana.

(2)

CE150/26 (Port.) Página 2

7. As implicações financeiras das modificações no biênio 2012-2013 são insignificantes (aproximadamente US$ 65.000 por ano em todo o sistema).

SEÇÃO I

Modificações do Regulamento do Pessoal consideradas necessárias à luz das decisões tomadas na Sexagésima Sexta Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas com base nas recomendações da ICSC

Remuneração das categorias profissional e superior

8. A ICSC recomendou à Assembleia Geral das Nações Unidas um aumento de 0,13% na atual escala de salários básicos/mínimos para as categorias profissional e superior mediante o método ordinário de aumentar o salário líquido e reduzir de forma equivalente o multiplicador do reajuste por lugar de destino (ou seja, aplicando a fórmula “sem perda nem ganho”); o aumento entraria em vigor em 1º de janeiro de 2012.

9. As correspondentes modificações do Apêndice 1 do Regulamento do Pessoal foram preparadas e constam no Anexo A deste documento.

Salários de cargos sem classificação e salário do Diretor

10. Como resultado da modificação do salário do pessoal das categorias profissional e superior, também é preciso efetuar uma revisão semelhante do salário para os cargos de Diretor, Diretor Adjunto e Subdiretor.

11. Em consequência, foram realizados os reajustes correspondentes no salário desses três cargos, aplicando o mesmo método de consolidação do multiplicador do reajuste por lugar de destino no salário básico e segundo a fórmula “sem perda nem ganho”. Em conformidade com o parágrafo 330.4 do Regulamento do Pessoal, se solicitará ao Comitê Executivo que aprove as modificações resultantes do salário do Diretor Adjunto e do Subdiretor e que recomende à 28ª Conferência Sanitária Pan-Americana que efetue a revisão correspondente do salário do Diretor.

Redução da taxa de contribuição do pessoal

12. A fim de abordar o excedente que se havia acumulado no Fundo de Igualação de Impostos, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma redução em vigor a partir de 1º de janeiro de 2012 na taxa de contribuição do pessoal para os salários básicos brutos correspondentes às categorias profissional e superior. Isto resulta em uma redução de 6,7% nos salários brutos. No Anexo A deste documento apresenta-se a modificação correspondente do parágrafo 330.1.1 do Regulamento do Pessoal.

(3)

CE150/26 (Port.) Página 3

SEÇÃO II

Modificações do Regulamento do Pessoal consideradas necessárias à luz da experiência e para uma boa gestão dos recursos humanos

Aumento dentro do mesmo grau

13. O parágrafo 550.3 do Regulamento do Pessoal foi modificado para esclarecer que o pessoal de serviços linguísticos (tradutores e revisores) se qualifica para um aumento acelerado dentro do mesmo grau, mas somente se passarem no exame de aptidão num idioma oficial não exigido na descrição de suas funções.

Medidas disciplinares

14. O parágrafo 1110.1.1 do Regulamento do Pessoal foi modificado para limitar a retenção de uma reprimenda escrita na ficha de um funcionário a um período de cinco anos, após o qual será removida do histórico do funcionário.

15. O novo parágrafo 1110.1.2 do Regulamento do Pessoal foi introduzido para diferenciar uma reprimenda de uma censura escrita. Uma censura é aplicada em casos de má conduta mais grave e fica retida permanentemente na ficha do funcionário.

16. O novo parágrafo 1110.1.5 do Regulamento do Pessoal foi acrescentado para permitir a perda de um ou mais níveis dentro de um grau como alternativa à redução no grau (atual parágrafo 1110.1.4 do Regulamento).

Suspensão até o fim da investigação

17. O parágrafo 1120 do Regulamento do Pessoal foi revisado para torná-lo mais preciso e esclarecer que a suspensão continua até que se tome uma decisão final sobre a questão.

SEÇÃO III

Modificações do Regulamento do Pessoal consideradas necessárias à luz da experiência e para agilizar os procedimentos

Salários e subsídios conexos

18. Conforme indicado na Seção I, os reajustes dos salários do pessoal profissional da OPAS — inclusive o Diretor, Diretor Adjunto e Subdiretor — são geralmente propostos anualmente em resultado das decisões tomadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas

(4)

CE150/26 (Port.) Página 4

e para manter coerência com a escala salarial do Sistema Comum. Atualmente, o Comitê Executivo aprova o reajuste dos salários do Diretor Adjunto e Subdiretor e confirma o reajuste feito pelo Diretor nos salários de outros profissionais. Segundo o parágrafo 330.4 do Regulamento, porém, o Conselho Diretor ou a Conferência Sanitária Pan-Americana deve aprovar qualquer reajuste do salário do Diretor.

19. Para simplificar o processo administrativo relativo a reajustes dos salários do pessoal profissional devidos a decisões tomadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, propõe-se uma modificação do parágrafo 3.1 do Regulamento do Pessoal para estipular que o salário do Diretor também seja aprovado pelo Comitê Executivo (Anexo B).

SEÇÃO IV

Ação do Comitê Executivo

20. Solicita-se que o Comitê Executivo examine as modificações do Regulamento e Estatuto do Pessoal da RSPA contidas neste documento e considere a aprovação do projeto de resolução incluído no Anexo C.

(5)

A N E X O A M o d if ic a ci o n es d el R eg la m en to d el P er so n a l d e la O fi ci n a S a n it a ri a P a n a m e ri ca n a r ea li za d a s p o r la D ir ec to ra d esd e la 1 4 8 se si ó n d el C o m it é E je cu ti v o T E X T O A N T E R IO R T E X T O N U E V O 3 3 0 . S U E L D O S 3 3 0 .1 L o s su el d o s b ru to s b ási co s est ar án su je to s a la s si g u ie n te s co n tr ib u ci o n es : 3 3 0 .1 .1 P ar a el p er so n al d e la s ca te g o rí as p ro fe si o n al y su p er io r: In g re so g ra v a b le (E n E U A $ ) P o rc en ta je d e la c o n tr ib u ci ó n p a ra f u n ci o n a ri o s co n fa m il ia re s a c a rg o ( se g ú n s e d ef in e en l o s a rt íc u lo s 3 1 0 .5 .1 y 3 1 0 .5 .2 ) (% ) P ri m er o s $ 5 0 .0 0 0 1 9 L o s si g u ie n te s $ 5 0 .0 0 0 2 8 L o s si g u ie n te s $ 5 0 .0 0 0 3 2 R es to d e lo s p ag o s g ra v ab le s 3 5 E l m o n to d e la c o n tr ib u ci ó n d e lo s fu n ci o n ar io s si n c ó n y u g e n i h ij o s a ca rg o se rá i g u al a l a d if er en ci a en tr e el su el d o b ru to d e lo s d ist in to s g ra d o s y e sc al o n es y e l su el d o n et o c o rr es p o n d ie n te si n fa m il ia re s a ca rg o . 3 3 0 . S U E L D O S 3 3 0 .1 L o s su el d o s b ru to s b ási co s est ar án su je to s a la s si g u ie n te s co n tr ib u ci o n es : 3 3 0 .1 .1 P ar a el p er so n al d e la s ca te g o rí as p ro fe si o n al y su p er io r: In g re so g ra v a b le (E n E U A $ ) P o rc en ta je d e la c o n tr ib u ci ó n p a ra f u n ci o n a ri o s co n fa m il ia re s a c a rg o ( se g ú n s e d ef in e en l o s a rt íc u lo s 3 1 0 .5 .1 y 3 1 0 .5 .2 ) (% ) P ri m er o s $ 5 0 .0 0 0 1 9 1 5 L o s si g u ie n te s $ 5 0 .0 0 0 2 8 2 1 L o s si g u ie n te s $ 5 0 .0 0 0 3 2 2 7 R es to d e lo s p ag o s g ra v ab le s 3 5 3 0 E l m o n to d e la c o n tr ib u ci ó n d e lo s fu n ci o n ar io s si n c ó n y u g e n i h ij o s a ca rg o se rá i g u al a l a d if er en ci a en tr e el su el d o b ru to d e lo s d ist in to s g ra d o s y e sc al o n es y e l su el d o n et o c o rr es p o n d ie n te si n fa m il ia re s a ca rg o . CE150/26 (Port.) Anexo A

(6)

A N E X O A M o d if ic a ci o n es d el R eg la m en to d el P er so n a l d e la O fi ci n a S a n it a ri a P a n a m e ri ca n a r ea li za d a s p o r la D ir ec to ra d esd e la 1 4 8 se si ó n d el C o m it é E je cu ti v o T E X T O A N T E R IO R T E X T O N U E V O 5 5 0 . A U M E N T O D E S U E L D O D E N T R O D E L M IS M O G R A D O . . . E l p er ío d o d e se rv ic io se r ed u ci rá a d ie z m ese s en e l ar tí cu lo 5 5 0 .2 .1 y a v ei n te m ese s en e l ar tí cu lo 5 5 0 .2 .2 e n e l ca so d e lo s fu n ci o n ar io s q u e, m ed ia n te la ap ro b ac ió n d e u n ex am en p re sc ri to , h ay an d em o st ra d o c o m p et en ci a en u n a se g u n d a le n g u a o fi ci al d e la O fi ci n a. L o s fu n ci o n ar io s cu y a le n g u a m at er n a se a u n o d e lo s id io m as o fi ci al es d e la O fi ci n a te n d rá n q u e d em o st ra r co m p et en ci a en o tr o id io m a o fi ci al . E st a n o rm a se ap li ca al p er so n al d e la s ca te g o rí as p ro fe si o n al y su p er io r, c o n e x ce p ci ó n d e lo s ti tu la re s d e u n c o n tr at o t em p o ra l d e co n fo rm id ad c o n l o d is p u est o e n e l ar tí cu lo 4 2 0 .4 y d el p er so n al q u e p re st e se rv ic io s a co n fe re n ci as y o tr o s fu n ci o n ar io s d e se rv ic io s co n n o m b ra m ie n to s d e co rt a d u ra ci ó n d e co n fo rm id ad c o n e l ar tí cu lo 1 3 2 0 , p o r ej em p lo , tr ad u ct o re s, e d it o re s, r ev iso re s e in té rp re te s. 5 5 0 . A U M E N T O D E S U E L D O D E N T R O D E L M IS M O G R A D O . . . E l p er ío d o d e se rv ic io se r ed u ci rá a d ie z m ese s en e l ar tí cu lo 5 5 0 .2 .1 y a v ei n te m ese s en e l ar tí cu lo 5 5 0 .2 .2 e n e l ca so d e lo s fu n ci o n ar io s q u e, m ed ia n te la ap ro b ac ió n d e u n ex am en p re sc ri to , h ay an d em o st ra d o c o m p et en ci a en u n a se g u n d a le n g u a o fi ci al d e la O fi ci n a. L o s fu n ci o n ar io s cu y a le n g u a m at er n a se a u n o d e lo s id io m as o fi ci al es d e la O fi ci n a te n d rá n q u e d em o st ra r co m p et en ci a en o tr o id io m a o fi ci al . E l p er so n al d e se rv ic io s li n g ü íst ic o s (t ra d u ct o re s y ed it o re s) so lo p u ed e re ci b ir el au m en to ac el er ad o d en tr o d el m ism o g ra d o si ap ru eb a el ex am en d e co m p et en ci a li n g ü íst ic a en u n a le n g u a o fi ci al q u e n o est é re q u er id a d en tr o d e su d esc ri p ci ó n d e p u est o . E st a n o rm a se ap li ca a l p er so n al d e la s ca te g o rí as p ro fe si o n al y su p er io r d e ac u er d o c o n l o d ef in id o e n l o s ar tí cu lo s 4 2 0 .2 y 4 2 0 .3 . N o se ap li ca a , co n e x ce p ci ó n d e lo s ti tu la re s d e u n c o n tr at o t em p o ra l d e co n fo rm id ad co n lo d is p u est o en el ar tí cu lo 4 2 0 .4 y d el p er so n al q u e p re st e se rv ic io s a co n fe re n ci as y o tr o s fu n ci o n ar io s d e se rv ic io s co n n o m b ra m ie n to s d e co rt a d u ra ci ó n d e co n fo rm id ad co n el ar tí cu lo 1 3 2 0 , p o r ej em p lo , tr ad u ct o re s, ed it o re s, r ev iso re s e in té rp re te s. CE150/26 (Port.) Anexo A - 2 -

(7)

A N E X O A M o d if ic a ci o n es d el R eg la m en to d el P er so n a l d e la O fi ci n a S a n it a ri a P a n a m e ri ca n a r ea li za d a s p o r la D ir ec to ra d esd e la 1 4 8 se si ó n d el C o m it é E je cu ti v o T E X T O A N T E R IO R T E X T O N U E V O 1 1 1 0 . M E D ID A S D IS C IP L IN A R IA S . . . 1 1 1 0 .1 .1 am o n est ac ió n p o r esc ri to f ir m ad a p o r el G er en te d e H R M ; 1 1 1 0 .1 .2 su sp en si ó n t em p o ra l si n p ag o ; 1 1 1 0 .1 .3 re te n ci ó n d e au m en to s d e su el d o d en tr o d el m ism o g ra d o ; 1 1 1 0 .1 .4 re d u cc ió n d e g ra d o ; 1 1 1 0 .1 .5 tr asl ad o a u n p u est o d el m ism o g ra d o o d e g ra d o in fe ri o r; 1 1 1 0 .1 .6 d est it u ci ó n p o r co n d u ct a in d eb id a; 1 1 1 0 .1 .7 d est it u ci ó n i n m ed ia ta p o r fa lt a g ra v e. 1 1 1 0 . M E D ID A S D IS C IP L IN A R IA S . . . 1 1 1 0 .1 .1 am o n est ac ió n re p ri m en d a p o r esc ri to f ir m ad a p o r el G er en te d e H R M q u e se co n se rv ar á en el ex p ed ie n te d e p er so n al d el fu n ci o n ar io d u ra n te ci n co añ o s, p er ío d o tr as el cu al se el im in ar á d el ex p ed ie n te ; 1 1 1 0 .1 .2 am o n est ac ió n p o r esc ri to q u e se c o n se rv ar á en e l ex p ed ie n te d e p er so n al d el f u n ci o n ar io d e m an er a p er m an en te ; 1 1 1 0 .1 .2 3 su sp en si ó n t em p o ra l si n p ag o ; 1 1 1 0 .1 .3 4 re te n ci ó n d e au m en to s d e su el d o d en tr o d el m is m o g ra d o ; 1 1 1 0 .1 .5 re d u cc ió n d e u n o o v ar io s esc al o n es d en tr o d el m ism o g ra d o ; 1 1 1 0 .1 .4 6 re d u cc ió n d e g ra d o ; 1 1 1 0 .1 .5 7 tr asl ad o a u n p u est o d el m ism o g ra d o o d e g ra d o in fe ri o r; 1 1 1 0 .1 .6 8 d est it u ci ó n p o r co n d u ct a in d eb id a; 1 1 1 0 .1 .7 9 d est it u ci ó n i n m ed ia ta p o r fa lt a g ra v e. CE150/26 (Port.) - 3 - Anexo A

(8)

A N E X O A M o d if ic a ci o n es d el R eg la m en to d el P er so n a l d e la O fi ci n a S a n it a ri a P a n a m e ri ca n a r ea li za d a s p o r la D ir ec to ra d esd e la 1 4 8 se si ó n d el C o m it é E je cu ti v o T E X T O A N T E R IO R T E X T O N U E V O 1 1 2 0 . S U S P E N S N D U R A N T E L A IN S T R U C C N D E U N E X P E D IE N T E S i en c aso d e co n d u ct a in d eb id a p o r u n f u n ci o n ar io se j u zg a q u e la c o n ti n u ac ió n e n e l d ese m p eñ o d e su s fu n ci o n es, d u ra n te l a in v est ig ac ió n d el asu n to , p u ed e in fl u ir in d eb id am en te en lo s re su lt ad o s d e ést a o se r p er ju d ic ia l p ar a lo s in te re se s d e la O fi ci n a, p o d rá su sp en d er se a l in te re sa d o d e su s fu n ci o n es, c o n o si n su el d o . E n e l m o m en to d e la su sp en si ó n , se c o m u n ic ar án p o r esc ri to a l in te re sa d o l as r az o n es y l a d u ra ci ó n p ro b ab le d e la su sp en si ó n , así c o m o su si tu ac ió n m ie n tr as ést a d u re . E n c aso d e su sp en si ó n si n su el d o , n o se ac u m u la rá ti em p o d e se rv ic io m ie n tr as d u re l a m ism a. S i lo s ca rg o s re su lt ar an i n fu n d ad o s, s e le a b o n ar á el su el d o r et en id o y se l e ac re d it ar á el t ie m p o d e se rv ic io a l fu n ci o n ar io . 1 1 2 0 . S U S P E N S N D U R A N T E L A IN S T R U C C N D E U N E X P E D IE N T E S i e E n c aso d e p re su n ta co n d u ct a in d eb id a p o r u n f u n ci o n ar io , si se j u zg a q u e la c o n ti n u ac ió n e n e l d es em p eñ o d e su s fu n ci o n es , d u ra n te l a in v est ig ac ió n d el a su n to , p u ed e in fl u ir i n d eb id am en te en l o s re su lt ad o s ést a d e la i n v est ig ac ió n o se r p er ju d ic ia l p ar a lo s in te re se s d e la O fi ci n a, p o d rá su sp en d er se a l in te re sa d o d e su s fu n ci o n es , co n o si n su el d o a la e sp er a d e q u e se t o m e u n a d ec isi ó n f in al c o n r es p ec to a l asu n to . E st a su sp en si ó n p u ed e se r co n o si n su el d o . E n el m o m en to d e la su sp en si ó n , se co m u n ic ar án p o r esc ri to a l in te re sa d o l as ra zo n es y l a d u ra ci ó n p ro b ab le d e la su sp en si ó n , así c o m o su si tu ac ió n m ie n tr as ést a d u re . E n c aso d e su sp en si ó n si n su el d o , n o se a cu m u la rá t ie m p o d e se rv ic io m ie n tr as d u re la m ism a. S i lo s ca rg o s re su lt ar an in fu n d ad o s, se l e ab o n ar á el su el d o r et en id o y se l e ac re d it ar á el ti em p o d e se rv ic io a l fu n ci o n ar io . CE150/26 (Port.) Anexo A - 4 -

(9)

A N E X O A A p én d ic e A -1 E sc a la d e s u e ld o s p a r a l a s c a te g o a s p ro fe si o n a l y s u p e r io r : su e ld o s b r u to s a n u a le s y e q u iv a le n te s n e to s d e sp u é s d e d e d u c ir l a s c o n tr ib u c io n e s d e l p e r so n a l, c o n e fe c to a p a r ti r d e l 1 d e e n e r o d e l 2 0 1 2 (e n d ó la re s d e l o s E st a d o s U n id o s) E S C A L Ó N E S C a te g o a I II II I IV V V I V II V II I IX X X I X II X II I X IV X V * * * * * D -2 B ru to 1 4 1 2 2 7 1 4 4 2 2 3 1 4 7 2 2 1 1 5 0 2 2 7 1 5 3 3 5 1 1 5 6 4 7 6 N et o D 1 1 2 0 9 6 1 1 4 2 8 3 1 1 6 4 7 1 1 1 8 6 5 9 1 2 0 8 4 6 1 2 3 0 3 3 N et o S 1 0 2 9 8 1 1 0 4 8 2 7 1 0 6 6 6 6 1 0 8 5 0 0 1 1 0 3 2 9 1 1 2 1 4 7 * * * * * D -1 B ru to 1 2 9 0 4 7 1 3 1 6 7 8 1 3 4 3 0 4 1 3 6 9 3 6 1 3 9 5 6 8 1 4 2 1 9 7 1 4 4 8 3 0 1 4 7 5 4 9 1 5 0 0 9 3 N et o D 1 0 3 2 0 4 1 0 5 1 2 5 1 0 7 0 4 2 1 0 8 9 6 3 1 1 0 8 8 5 1 1 2 8 0 4 1 1 4 7 2 6 1 1 6 6 4 5 1 1 8 5 6 5 N et o S 9 5 3 9 4 9 7 0 6 2 9 8 7 2 8 1 0 0 3 8 8 1 0 2 0 4 7 1 0 3 7 0 2 1 0 5 3 4 9 1 0 6 9 9 6 1 0 8 6 3 8 * * * P -5 B ru to 1 0 6 7 1 8 1 0 8 9 5 5 1 1 1 1 9 5 1 1 3 4 3 0 1 1 5 6 7 0 1 1 7 9 0 5 1 2 0 1 4 7 1 2 2 3 8 4 1 2 4 6 2 2 1 2 6 8 6 0 1 2 9 0 9 9 1 3 1 3 3 6 1 3 3 5 7 5 N et o D 8 6 9 0 4 8 8 5 3 7 9 0 1 7 2 9 1 8 0 4 9 3 4 3 9 9 5 0 7 1 9 6 7 0 7 9 8 3 4 0 9 9 9 7 4 1 0 1 6 0 8 1 0 3 2 4 2 1 0 4 8 7 5 1 0 6 5 1 0 N et o S 8 0 7 3 4 8 2 1 8 6 8 3 6 3 3 8 5 0 7 9 8 6 5 2 4 8 7 9 6 3 8 9 4 0 2 9 0 8 3 8 9 2 2 7 2 9 3 7 0 3 9 5 1 3 2 9 6 5 5 6 9 7 9 8 1 * * * P -4 B ru to 8 7 9 3 3 8 9 9 2 9 9 1 9 2 4 9 3 9 1 9 9 5 9 1 6 9 7 9 1 0 9 9 9 0 8 1 0 2 0 5 9 1 0 4 2 1 9 1 0 6 3 7 7 1 0 8 5 4 0 1 1 0 6 9 6 1 1 2 8 5 6 1 1 5 0 1 8 1 1 7 1 7 8 N et o D 7 2 4 6 7 7 4 0 4 4 7 5 6 2 0 7 7 1 9 6 7 8 7 7 4 8 0 3 4 9 8 1 9 2 7 8 3 5 0 3 8 5 0 8 0 8 6 6 5 5 8 8 2 3 4 8 9 8 0 8 9 1 3 8 5 9 2 9 6 3 9 4 5 4 0 N et o S 6 7 4 8 3 6 8 9 1 8 7 0 3 5 4 7 1 7 8 4 7 3 2 1 5 7 4 6 4 5 7 6 0 7 4 7 7 5 0 0 7 8 9 2 4 8 0 3 4 9 8 1 7 7 0 8 3 1 9 1 8 4 6 1 2 8 6 0 3 0 8 7 4 4 7 * * P -3 B ru to 7 2 2 6 7 7 4 1 1 4 7 5 9 6 2 7 7 8 0 8 7 9 6 5 7 8 1 5 0 3 8 3 3 4 8 8 5 1 9 9 8 7 0 4 6 8 8 8 9 2 9 0 7 4 2 9 2 5 8 6 9 4 4 3 7 9 6 2 8 2 9 8 1 2 8 N et o D 6 0 0 9 1 6 1 5 5 0 6 3 0 1 0 6 4 4 6 8 6 5 9 2 9 6 7 3 8 7 6 8 8 4 5 7 0 3 0 7 7 1 7 6 6 7 3 2 2 5 7 4 6 8 6 7 6 1 4 3 7 7 6 0 5 7 9 0 6 3 8 0 5 2 1 N et o S 5 6 0 9 1 5 7 4 3 3 5 8 7 7 7 6 0 1 1 8 6 1 4 6 2 6 2 8 0 3 6 4 1 4 3 6 5 4 8 8 6 6 8 2 8 6 8 1 7 0 6 9 5 0 8 7 0 8 4 7 7 2 1 8 2 7 3 5 2 1 7 4 8 5 9 * P -2 B ru to 5 9 2 6 7 6 0 9 2 0 6 2 5 7 1 6 4 2 2 5 6 5 8 7 7 6 7 5 2 8 6 9 1 8 2 7 0 8 3 2 7 2 4 8 5 7 4 1 3 9 7 5 7 9 0 7 7 4 4 3 N et o D 4 9 8 2 1 5 1 1 2 7 5 2 4 3 1 5 3 7 3 8 5 5 0 4 3 5 6 3 4 7 5 7 6 5 4 5 8 9 5 7 6 0 2 6 3 6 1 5 7 0 6 2 8 7 4 6 4 1 8 0 N et o S 4 6 7 3 0 4 7 9 1 5 4 9 0 9 6 5 0 2 7 9 5 1 4 6 1 5 2 6 4 5 5 3 8 4 7 5 5 0 4 6 5 6 2 5 1 5 7 4 5 2 5 8 6 5 0 5 9 8 5 4 P -1 B ru to 4 6 3 9 9 4 7 8 7 8 4 9 3 4 8 5 0 8 9 1 5 2 4 7 6 5 4 0 6 3 5 5 6 5 3 5 7 2 4 3 5 8 8 2 7 6 0 4 1 5 N et o D 3 9 4 3 9 4 0 6 9 6 4 1 9 4 6 4 3 2 0 4 4 4 4 5 6 4 5 7 1 0 4 6 9 6 6 4 8 2 2 2 4 9 4 7 3 5 0 7 2 8 N et o S 3 7 2 0 2 3 8 3 5 9 3 9 5 1 6 4 0 6 7 1 4 1 8 2 7 4 2 9 8 2 4 4 1 3 8 4 5 2 8 0 4 6 4 1 6 4 7 5 5 3 D = T as a ap li ca b le a l o s fu n ci o n ar io s co n c ó n y u g e o h ij o s a ca rg o . S = T as a ap li ca b le a l o s fu n ci o n ar io s si n c ó n y u g e n i h ij o s a ca rg o . * = E l p la zo n o rm al q u e d eb e tr an sc u rr ir p ar a q u e u n f u n ci o n ar io t en g a d er ec h o a u n a u m en to d e su el d o e n tr e es ca lo n es c o n se cu ti v o s d et ro d el m is m o g ra d o e s d e u n a ñ o ; se ex ce p tú an l o s es ca lo n es m ar ca d o s co n u n a st er is co , en c u y o c as o e l fu n ci o n ar io d eb e h ab er se d es em p eñ ad o d u ra n te d o s añ o s en e l es ca ló n a n te ri o r. CE150/26 (Port.) - 5 - Anexo A

(10)

A N E X O B M o d if ic a ci o n es a l E st a tu to d el P e rso n a l d e la O fi ci n a S a n it a ri a P a n a m er ic a n a ( O S P ) T E X T O A N T E R IO R T E X T O N U E V O A rt íc u lo III S u el d o s y su b si d io s a fi n es 3 .1 L o s su el d o s d el D ir ec to r A d ju n to y d el S u b d ir ec to r se rá n d et er m in ad o s p o r el D ir ec to r d e la O fi ci n a S an it ar ia P an am er ic an a co n l a ap ro b ac ió n d el C o m it é E je cu ti v o . A rt íc u lo III S u el d o s y su b si d io s a fi n es 3 .1 E l su el d o d el D ir ec to r se rá est ab le ci d o p o r el C o m it é E je cu ti v o . L o s su el d o s d el D ir ec to r A d ju n to y d el S u b d ir ec to r se rá n d et er m in ad o s p o r el D ir ec to r d e la O fi ci n a S an it ar ia P an am er ic an a co n l a ap ro b ac ió n d el C o m it é E je cu ti v o . CE150/26 (Port.) Anexo B

(11)

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

150ª

SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

Washington, D.C., EUA, 18-22 de junho de 2012

CE150/26 (Port.) ORIGINAL: INGLÊS Anexo C

PROJETO DE RESOLUÇÃO

MODIFICAÇÕES DO REGULAMENTO E ESTATUTO DO PESSOAL DA RSPA

A 150ª SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO,

Considerando as modificações do Regulamento do Pessoal da Repartição Sanitária Pan-Americana submetidas pela Diretora no Anexo A do Documento CE150/26;

Levando em conta as ações da Sexagésima Sexta Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas relativas à remuneração dos Diretores Regionais, Diretor-Geral Adjunto e Diretor-Geral;

Tendo em mente as disposições do artigo 020 do Estatuto do Pessoal e o parágrafo 3.1 do Regulamento do Pessoal da Repartição Sanitária Pan-Americana; e

Reconhecendo a necessidade de uniformidade nas condições de emprego dos funcionários da Repartição Sanitária Pan-Americana e da Organização Mundial da Saúde,

RESOLVE:

1. Confirmar, de acordo com o artigo 020 do Estatuto do Pessoal, as modificações feitas pela Diretora com vigor a partir de 1º de julho de 2012 relativas a aumento acelerado dentro do mesmo grau, medidas disciplinares e suspensão até o término da investigação.

(12)

CE150/26 (Port.)

Anexo C - 2 -

2. Estabelecer o salário anual do Diretor Adjunto da Repartição Sanitária Pan-Americana, a partir de 1º de janeiro de 2012, em US$ 172.0711 antes de deduzir as contribuições do pessoal, resultando num salário líquido modificado de US$ 133.950 (com dependentes) ou US$ 121.297 (sem dependentes).

3. Estabelecer o salário anual do Subdiretor da Repartição Sanitária Pan-Americana, a partir de 1º de janeiro de 2012, em US$ 170.643 antes de deduzir as contribuições do pessoal, resultando num salário líquido modificado de US$ 132.950 (com dependentes) ou US$ 120.297 (sem dependentes).

4. Recomendar à 28ª Conferência Sanitária Pan-Americana que reajuste o salário anual do Diretor da Repartição Sanitária Pan-Americana mediante a adoção da seguinte resolução e aprovação da modificação do parágrafo 3.1 do Regulamento do Pessoal: A 28ª CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA,

Considerando a revisão da escala de salários básicos/mínimos para as categorias profissional e superior do pessoal, a partir de 1º de janeiro de 2012,

Levando em conta a decisão, tomada pelo Comitê Executivo em sua 150º Sessão, de reajustar o salário do Diretor Adjunto e do Subdiretor da Repartição Sanitária Pan-Americana,

RESOLVE:

1. Estabelecer o salário anual do Diretor da Repartição Sanitária Pan-Americana, a partir de 1º de janeiro de 2012, em US$ 189.349 antes de deduzir as contribuições do pessoal, resultando num salário líquido modificado de US$ 146.044 (com dependentes) ou US$ 131.432 (sem dependentes).

2. Aprovar a modificação do parágrafo 3.1 do Regulamento do Pessoal, que visa a simplificar o processo de reajuste do salário do Diretor em resultado de decisões tomadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas com respeito aos salários do pessoal

profissional.

1

A menos que indicado de outra forma, todos os valores monetários neste relatório são expressos em dólares dos Estados Unidos.

(13)

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE

Repartição Sanitária Pan-Americana, Escritório Regional da

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

CE150/26 (Port.) Anexo D

Relatório sobre as implicações financeiras e administrativas do projeto

de resolução para a Secretaria

1. Tema da agenda: 6.1 Modificações do Regulamento e Estatuto da RSPA 2. Vínculo com o orçamento-programa 2012-2013:

(a) Área de trabalho: Gestão de Recursos Humanos (HRM) (b) Resultados esperados:

RER 16.3 As políticas e práticas de recursos humanos promovem: (a) a contratação e retenção de pessoas qualificadas com as competências exigidas pela Organização, (b) a gestão eficaz e equitativa do desempenho e dos recursos humanos, (c) o desenvolvimento do pessoal e (d) o comportamento ético.

3. Implicações financeiras

(a) Custo total estimado de implementação da resolução durante a sua vigência (arredondado para os US$ 10.000 mais próximos, inclui pessoal e atividades):

Insignificante

(b) Custo estimado para o biênio 2010-2011 (arredondado para os US$ 10.000 mais próximos, inclui pessoal e atividades):

US$ 130.000 em todo o sistema da ONU

(c) Parte do custo estimado em (b) que pode ser incluída nas atividades já programadas:

(14)

CE150/26 (Port.)

Anexo D - 2 -

4. Implicações administrativas

(a) Níveis da Organização em que o trabalho será realizado:

Não se aplica

(b) Pessoal adicional necessário (no equivalente de tempo integral, incluindo as habilidades necessárias):

Não se aplica

(c) Cronogramas (cronograma geral de implementação e avaliação):

As modificações do Regulamento do Pessoal devem ser implementadas a partir de 1º de julho de 2012 após aprovação pela 50ª sessão do Comitê Executivo da OPAS.

(15)

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE

Repartição Sanitária Pan-Americana, Escritório Regional da

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

CE150/26 (Port.) Anexo E

FORMULÁRIO ANALÍTICO PARA VINCULAR TEMAS DA AGENDA AOS MANDATOS DA ORGANIZAÇÃO

1. Tema da agenda: 6.1 Modificações do Regulamento e Estatuto da RSPA 2. Unidade responsável: HRM

3. Funcionários encarregados da preparação: Cindy Rowe/Nancy Machado

4. Centros colaboradores e instituições nacionais vinculados a este tema da agenda:

Não se aplica

5. Vínculo entre este tema e a Agenda de Saúde para as Américas 2008-2017:

Não se aplica

6. Vínculo entre este tema da agenda e o Plano Estratégico 2008-2012:

RER 16.3 As políticas e práticas de recursos humanos promovem: (a) a contratação e retenção de pessoas qualificadas com as competências exigidas pela Organização, (b) a gestão eficaz e equitativa do desempenho e dos recursos humanos, (c) o desenvolvimento do pessoal e (d) o comportamento ético.

7. Boas práticas nesta área e exemplos de países da Região das Américas:

As modificações no Regulamento do Pessoal foram propostas para manter coerência com as decisões tomadas pela 66ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas e com a Organização Mundial da Saúde e em prol das boas práticas de gestão de recursos humanos.

8. Implicações financeiras deste tema da agenda:

Insignificantes. As implicações financeiras associadas ao aumento da escala de salários básicos/mínimos foram estimadas em US$ 65.000 por ano em todo o sistema.

Referências

Documentos relacionados

Considerando o relatório JIU/REP/2007/6 sobre Gestão do Conhecimento no Sistema das Nações Unidas (2007); que, em novembro de 2010, a Terceira Conferência Ministerial sobre a

Considerando as modificações do Regulamento do Pessoal da Repartição Sanitária Pan-Americana, submetidas pela Diretora, no Anexo A do Documento CE150/26;. Levando

Revisão da Taxa Cobrada para as Compras de Provisões de Saúde Pública para os Estados

O Artigo 7.F da Constituição da OPAS e o Artigo 8 do Regulamento Interno da Conferência Sanitária Pan-Americana estipulam que a agenda provisória da Conferência seja preparada pela

A OPAS/OMS participa nas reuniões ordinárias do Conselho por convite da Secretaria Executiva do COMISCA como organismo líder em temas de saúde na Região e pelo

O Artigo 12.C da Constituição da OPAS e o Artigo 7 do Regulamento Interno da Conselhho Diretor estipulam que a agenda provisória da Conselho preparada pela Diretora da

Um relatório sobre a elaboração do projeto de roteiro constava da agenda do 55 o Conselho Diretor da OPAS/68 o Sessão do Comitê Regional da OMS para as Américas

5.3 Atualização sobre o Fundo Mestre de Investimentos de Capital e implementação do Plano Mestre deD. Investimentos de Capital