• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E QUALIDADE E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO CURITIBA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E QUALIDADE E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO CURITIBA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Mantenedora: Escola Tecnológica de Curitiba – ETC Rua Itacolomi, 450 – Portão

CEP: 81070-150 - Curitiba-PR – Telefone: 3246-7722 - Fax: 3248-0246

MANUAL DO ALUNO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

PÓS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E QUALIDADE E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

CURITIBA 2019

(2)

2 APRESENTAÇÃO DO CURSO

Os cursos da FATECPR , tem um diferencial do mercado, com a mudança social e politica, o mercado profissional procura profissionais com amplo conhecimento , ou seja não somente focado em uma área, mas que possibilite a integração deste agente com outros agentes da instituição. Por isso nossos cursos de especialização e MBA ganharam uma nova estrutura, com um único objetivo formar profissionais de forma integral. Um curso de pós-graduação lato sensu a partir de 320 horas/aula ( 18 meses) de duração. Além de prática, exercício de construção de artigos científicos e participação no Centro de empreendedorismo social FATECPR.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais em inicio de carreira tenham os seguintes objetivos:

• Tornar-se um líder de equipe

• Aprimorar competências em gestão de pessoas

• Adquirir o preparo necessário para a gestão de processos organizacionais

• Acelerar sua carreira por meio do desenvolvimento de competências gerenciais

• Especializar seus conhecimentos

• Sair habilitado inclusive para ser professor de cursos técnicos e superiores.

POR QUE FAZER UMA PÓS LATO SENSU NA FATECPR?

A formação integral é fator determinante para engajar e alinhar equipes a objetivos organizacionais. A FATECPR elaborou o programa de pós-graduação especificamente para atender ao desenvolvimento de profissionais de equipes em início de carreira que enfrentam este desafio, assim como para atualização de profissionais que já se encontram no mercado. Este programa inovador desenvolve primeiramente uma visão multifuncional de uma organização, utilizando-a a seguir como fundamento no aperfeiçoamento das competências relacionadas à gestão de pessoas e formação de equipes, Direitos Humanos e conhecimentos acadêmicos. Entre os vários temas abordados, inicia-se o curso com fundamentos da administração, tais como habilidades interpessoais, análises econômicas

(3)

3

e financeiras, operações, marketing e, por fim, se especializa em gestão de pessoas (vide estrutura curricular). Esta estrutura permite também a possibilidade de uma titulação adicional em Docência para o Ensino Superior.

O corpo docente da FATECPR é composto por renomados profissionais, que contam não só com uma ampla experiência de mercado, mas também com as mais atualizadas técnicas de ensino- aprendizagem.

A diversidade de conhecimentos e backgrounds dos alunos também compõe a riqueza do processo de aprendizagem. O aluno da FATECPR é constantemente estimulado a dividir suas experiências e habilidades, aproximando a realidade do seu dia a dia ao conteúdo dado em sala de aula e, assim, aprimorar sua habilidade para identificar questões críticas do negócio, com posicionamento e argumentos lógicos.

POR QUE ESTUDAR NA FATECPR? Carreiras

O Núcleo de Carreiras é uma área de conexão entre alunos e mercado de trabalho. Por meio de atividades, eventos, divulgação de oportunidades e canais de relacionamento, compartilha experiências, estimula a troca de ideias e apoia a comunidade FATECPR na inserção e desenvolvimento profissional.

Ferramentas e atividades que o Núcleo de Carreiras disponibiliza:

• Painel de Oportunidades Profissionais e Painel de Currículos: o Núcleo administra o Painel de Oportunidades Profissionais, um sistema on-line de recrutamento de estágios, trainees e posições efetivas. Esse painel visa facilitar a comunicação entre o mercado de trabalho, a Escola e os alunos. As empresas divulgam suas posições, bem como têm acesso ao Painel de Currículos de nossos Alunos.

• Painéis e Encontros Temáticos: são promovidos debates, mesas-redondas, cursos, workshops, palestras, atividades para networking entre outras.

• Sessões para discussão sobre a trajetória profissional.

• FATECPR Networking: é uma rede de relacionamentos que acontece sempre na Semana Tecnológica. Estimulamos a troca de experiência e discussões sobre diferentes áreas e setores de atuação.

(4)

4

Trata-se de um processo contínuo e autocrítico. Cada programa de pós graduação e MBA possui um conjunto de objetivos de aprendizagem que define o perfil esperado de seu egresso. O desenho pedagógico dos programas – grade curricular, conteúdos, métodos de ensino e instrumentos pedagógicos – está a serviço do desenvolvimento desses objetivos. A fim de monitorar a eficácia do ensino, os alunos passam por avaliações distribuídas estrategicamente ao longo de sua trajetória no curso. Diante dos resultados, a FATECPR realiza a gestão da aprendizagem revisando práticas e desenho pedagógicos, com vistas a aprimorar continuamente o ensino e alcançar o aprendizado almejado.

Centro de Empreendedorismo & Ensino Pesquisa

A atuação do CENTRO DE EMPREENDEDORISMO & Ensino Pesquisa segue uma trilha planejada para incentivar e preparar mais e melhores empreendedores e intraempreendedores nos cursos de pós-graduação.

O que é feito ?

• Disciplinas de empreendedorismo e intraempreendedorismo.

• Disciplinas de criação e desenvolvimento de empresas e administração empreendedora

• Competições: Competição de empreendedorismo para alunos e ex- alunos de graduação e pós e de projetos de consultoria para alunos de graduação.

• Eventos: Palestras, conferências e workshops

Mentoring: Orientação de novos empreendedores e empresários • Parcerias: Com entidades que apoiam o

empreendedorismo em Curitiba e no Paraná.

Processo Seletivo

Etapas

1 – AULA INAUGURAL

Não é obrigatória, mas, consideramos fundamental, a participação do candidato no Encontro com a Coordenação, momento em que são passadas todas as informações sobre o programa. Uma ótima

(5)

5

oportunidade para conhecer as nossas instalações, tirar possíveis dúvidas e entender como o curso pode atender às suas expectativas e necessidades profissionais.

Pré-requisitos

Graduação em curso de nível superior

2 – Entrevista de Admissão e entrega de documentos

O Candidato FATECPR deve passar pela admissão ao Programa, entrevista com a coordenação de curso ou secretária de curso e no dia deverá levar obrigatoriamente os seguintes documentos:

• Cópia do RG • Cópia do CPF

• Cópia do Comprovante de endereço • Cópia do Histórico Escolar da Graduação

• Cópia do Diploma de Graduação ou Comprovante de Colação de Grau • Termo de Ciência do Programa

3 – Análise e aprovação pelo Comitê de Admissão

O desempenho do candidato em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão. Os candidatos aprovados são convocados para a matrícula e os reprovados devidamente informados.

A aprovação é válida tanto para realização da matrícula da campanha atual como para os três próximos trimestres.

Informações Gerais Turmas Módulos rotativos Local do curso FATEC-PR Matrícula

Terão direito a matricula os candidatos que forem aprovados no processo seletivo do respectivo programa, obedecendo-se ao número de vagas oferecido pelo programa por período letivo.

(6)

6

Disciplinas cursadas em programas de Pós-Graduação da FATECPR a partir de 2019, poderão ser aceitas como equivalentes respeitando os seguintes critérios:

a) A disciplina não foi efetivamente utilizada para obtenção de certificado de conclusão da instituição anterior;

b) O conceito final da disciplina tenha sido de nota 8 (oito) ou mais, comprovada por meio da apresentação de histórico escolar;

c) Apresentação da ementa da disciplina com carga horária, contendo o nome e titulação do Professor.

O aluno deverá, após realização da matrícula, requerer a equivalência no atendimento ao aluno, que será analisada pela Coordenação Acadêmica não cabendo recurso para a decisão. Serão aproveitadas, no máximo, 04 (quatro) disciplinas, as quais serão objeto de dispensa e equivalência no histórico, sendo lhes atribuída nota 7,0 (sete).

Frequência

A presença e permanência nas aulas são obrigatórias, sendo necessária frequência de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina, podendo o aluno faltar um dia e meio apenas em cada

módulo de três encontros e um dia nos módulos de dois encontros. Trancamento do Programa

O trancamento do Programa consiste na suspensão dos serviços prestados pela FATECPR em face de uma solicitação formal do aluno a essa Instituição nos períodos indicados em calendário acadêmico. O período máximo de trancamento do Programa é de 1 ( semestres) períodos letivos. O Trancamento deverá ser solicitado com 60 dias de antecedência do próximo módulo, e ocorrerá a suspensão dos descontos adquiridos. O aluno terá 6 meses para voltar a cursar sobre pena de

caducidade das disciplinas cursadas. Critérios de Aprovação em Disciplinas

O sistema de avaliação poderá utilizar diversos instrumentos com pesos relativos de cada elemento da avaliação, suas descrições, datas de realização e entrega serão apresentados no plano de aulas de cada disciplina. A avaliação consiste a partir do 2º semestre de 2018. O programa tem como avaliação duas formas com pesos diferentes sendo: Avaliação de forma escrita, quantitativas no valor de nota 4,0 a ser aplicada no 2º encontro da disciplina período da tarde com 1h30 mim de duração a partir 14h30 às 16h00. O aluno que faltar sem justificativa terá que pedir 2º chamada e pagar o valor conforme a tabela de preços da Instituição de Ensino. A 2º forma de avaliação será o trabalho discente

(7)

7

efetivo (TDE)m com peso 6,0 a ser entregue após 15 dias do último encontro da disciplina via protocolo na secretaria. Os professores terão até final de cada semestre para entrega das notas. Caso o aluno nçao entregue o TDE terá que pedir reposição de trabalho e terá que pagar no valor da 2º chamada conforme a tabela de preços da Instituição de Ensino, caso tenha justificativa pagará a metade do valor.

Critérios para Conclusão do Curso

Será considerado aprovado no Programa e terá direito ao recebimento de Certificado de Conclusão, o aluno que:

a) Tiver sido aprovado em todas as disciplinas;

b) Obtiver média global das notas finais de todas as disciplinas aprovadas igual ou superior ao limite de 7,0 (sete);

c) Participação no Fórum de encerramento cumprindo 8h de participação formal;

d) Tiver concluído de forma satisfatória quaisquer atividades adicionais do currículo do Programa inclusive estágios de observação e Centro de empreendedorismo.

e) O aluno que apresentar trabalhos no Fórum de iniciação cientifica terá certificado a parte de participação.

Prazo de Conclusão do Curso

O prazo máximo de conclusão do Programa é de (18 meses), descontando-se o período em que o aluno permanecer com o Programa trancado nos termos do Regulamento.

TDE PREVISÃO LEGAL:

TRABALHO EFETIVO ACADEMICO:

Segundo Emílio Rodrigues Junior e Fabricio Juliano Fernandes “A respeito da possibilidade de ensino por meio do TDE, não é preciso, necessariamente, a presença do tutor em todas as atividades desenvolvidas. O aluno pode organizar o tempo de estudo a seu modo. Tal flexibilidade pode ser positiva se aliada ao principio da autonomia e organização do estudante. Ele, ao escolher os horários de estudo, sentir-se-á responsável por si e pela sua formação e, ao mesmo tempo, levará em consideração sua predisposição física e emocional para o aprendizado naquele momento.

Ainda no aspecto legal, é importante destacar que as Instituições de Ensino Superior, podem ofertar, em cursos presenciais devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, disciplinas ou parte da carga horária das disciplinas, na modalidade semipresencial. Em conformidade com a de Portaria 4.059, de 10 de dezembro 2004, tal

(8)

8

prática é possível mesmo em instituições que ainda não tenham sido credenciadas para a modalidade de EaD. Assim as Instituições de Ensino Superior estão autorizadas a oferecer até 20% da carga horária de uma disciplina ou da carga horária total de um curso na modalidade semipresencial (BRASIL.MEC, 2004).

As instituições de Ensino Superior por meio da Resolução Nº 2, de 18 de junho de 2007, dispõem sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Por exemplo, para carga horária mínima de curso de 2.400 horas, com 20% de carga-horária semipresencial terá 480 horas, para carga-horária mínima de 2.700 horas, 540 horas corresponderá aos 20% da carga-horária semipresencial (BRASIL.MEC, 2007a).

Considerando o disposto na legislação e a possibilidade de oferecer disciplinas de forma semipresencial, faz-se necessário projetar um modelo pedagógico de EAD que possibilite o alcance pleno dos objetivos educacionais da mesma forma que no oferecimento de disciplinas presenciais. Nesse sentido, o planejamento pedagógico/tecnológico precisa ser pensado e implementado de forma sistemática e devem se sobrepor aos interesses econômicos das Instituições no caso a FATECPR, organizou para cada módulo de Ensino o Trabalho Acadêmico Efetivo, o aluno cursa 8h ou 4h presenciais, e como complementação 8h de TDE, com apoio do professor do módulo. Cada trabalho se torna um artigo cientifico a ser entregue ao professor para avaliação”.

Também levamos em conta a Resolução 03/2007

Art. 2º Cabe às Instituições de Educação Superior, respeitado o mínimo dos duzentos dias letivos de trabalho acadêmico efetivo, a definição da duração da atividade acadêmica ou do trabalho discente efetivo que compreenderá:

I – preleções e aulas expositivas;

II – atividades práticas supervisionadas, tais como laboratórios, atividades em biblioteca,

Iniciação científica, trabalhos individuais e em grupo, práticas de ensino e outras atividades no caso das licenciaturas.

Este trabalho oportuniza o aluno a Iniciação Cientifica dando ênfase a escrita e pesquisa de artigos acadêmicos.

TDE PÓS GRADUAÇÃO:

Ao final de cada módulo , o professor da disciplina irá entregar uma atividade avaliativa para o aluno sendo:

(9)

9 Trabalho cientifico

Trabalho Prático Peso 6,0

Prazo de entrega 15 dias após o último dia de aula, impresso e protocolado na secretária da FATECPR.

AVALIAÇÃO PÓS GRADUAÇÃO E MBA:

No último dia de aula o professor irá aplicar no 2º período de aula ( tarde), uma avaliação sendo uma avaliação formal com peso 4,0.

( Os alunos que não atingirem a média 7,0 terão que refazer o módulo no próximo semestre letivo).

Serão aceitas justificativas de falta: • Trabalho ( até 3 justificativas)

• Médico

• Acompanhamento familiar em caso de doença

• Licença maternidade ou serviço militar.

FÓRUM DE ENCERRAMENTO DE CURSO ABERTO PARA COMUNIDADE Agora nossos alunos precisam rapenas realizar um artigo como finalização de curso e de forma obrigatória terá que participar do FÓRUM de encerramento, aonde o aluno poderá apresentar trabalhos em salas temáticas ou assistir os debates.

O aluno tem que cumprir 8 horas de Fórum, e o aluno que ser participante ativo receberá certificação a parte além de publicação de seu trabalho na revista cientifica da FATECPR.

O FÓRUM é aberto ao público e estudantes de outras IES, cumprindo seu papel social, em levar conhecimento a TODA comunidade.

(10)

10

CALENDÁRIO PÓS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E QUALIDADE E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Disciplina Carga horária Datas

Gestão de custos industriais e gerenciamento 16 horas Presenciais + 8 TDE

26/01/2019 09/02/2019 Controladoria de gestão 16 horas Presenciais +

8 TDE

23/02/2019 09/03/2019 Metodologia de pesquisa 16 horas Presenciais +

8 TDE

16/03/2019 30/03/2019 Marketing aplicado à produção de qualidade 16 horas Presenciais +

8 TDE

13/04/2019 27/04/2019 Orientação de Trabalho de Conclusão de

Curso

16 horas Presenciais + 8 TDE

11/05/2019 25/05/2019 Ergonomia aplicada a ambiente do trabalho 16 horas Presenciais +

8 TDE

01/06/2019 15/06/2019 Gestão de Processos (Visão Lean e Projeto) 16 horas Presenciais +

8 TDE

29/06/2019 13/07/2019 Planejamento de Produção – Prod. PUXADA E

TOC

16 horas Presenciais +

8 TDE 17/08/201927/07/2019 Engenharia do Trabalho e Riscos quimicos,

biológicos e físicos

16 horas Presenciais + 8 TDE

31/08/2019 14/09/2019

Gestão de Projetos 16 horas Presenciais +

8 TDE 28/09/2019 19/10/2019 Gerenciamento de Riscos 16 horas Presenciais +

8 TDE 23/11/2019 07/12/2019 Prevenção de Controle de Controle de Riscos

em Máquinas e Equipamentos

16 horas Presenciais + 8 TDE

25/01/2020 08/02/2020

Seminário TCC 72 horas Encontro agendado

Referências

Documentos relacionados

A educação em saúde tem papel primordial no processo de prevenção e reabilitação, pois, o diálogo e a troca de informações entre o paciente, o profissional e sua

Entretanto, para integrar o brincar na educação da criança é preciso incluir atividades lúdicas no seu cotidiano, estimulando o desenvolvimento integral da mesma e oferecendo a ela

E é justamente por uma doença respiratória, sistema do qual a boca faz parte, que a personagem morre, sendo a boca um dos primeiros objetos da sexualidade

Nesse sentido, entende-se que escola deveria procurar desenvolver um trabalho baseado em brincadeiras, incentivando as crianças por meio do brincar, pois seria um passo

Kulčar 40 , encontrou benefícios semelhantes (Tabela 3) e, além disso, ao acompanhar os membros permanentes do grupo por um período de 10 anos, constatou uma

A origem do nome Açaí é que nós justamente tivemos o trabalho né, foi o processo foi feito com o SEBRAE né, foi dado as aulas pra nós, aí então, lá no curso ela pediu pra

A função gerente de obras torna-se cada vez mais necessária na construção civil, pois o setor está cada vez mais desenvolvendo e aprimorando a área de coordenação

Na Nova Zelândia em sistemas pastoris as vacas produzem em média 17 litros de leite ao dia, enquanto nos produtores analisados neste estudo a média de