• Nenhum resultado encontrado

AGENTE DE TRÂNSITO E TRANSPORTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGENTE DE TRÂNSITO E TRANSPORTE"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

PORTUGUÊS

O texto servirá de base para as questões de 01 a 06:

A Última Crônica

A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: “assim eu quereria o meu último poema”. Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.

Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.

Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês.

O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho – um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular. A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.

São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: “Parabéns pra você, parabéns pra você…” Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura – ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido – vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.

“Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.”

Fernando Sabino

QUESTÃO 01

É incorreto afirmar sobre o texto lido:

A) O texto é narrado em primeira pessoa e a temática gira em torno de acontecimentos comuns do cotidiano, matéria do gênero crônica;

B) No primeiro parágrafo, usando uma função metalinguística, o autor descreve a essência do gênero crônica e revela que está à procura da matéria par construir sua última crônica;

C) As personagens escolhidas pelo autor para a última crônica foram um casal e uma criança que, humildemente, comemoravam o aniversário, no fundo do botequim;

D) Ao observar o homem, a mulher e a filha, o narrador percebe que eles se sentem fazendo algo que não é de costume, que é comer fora de casa, talvez pela situação financeira da família;

(2)

QUESTÃO 02

Leia as afirmativas sobre algumas palavras do texto: I. As palavras “perspectiva” e “convivência” possuem

mais letras que fonema; II. Em: “criança” e “sua” há hiato;

III. Nas palavras “animalzinho” e “pratinho” há encontro consonantal;

IV. Em: “Gávea” e “circunstancial” há ditongo. São corretas as afirmações apenas em: A) I e II; B) II e III; C) II e IV; D) I e III; E) III e IV. QUESTÃO 03

As palavras “Humildemente” e “Coca-Cola” são formadas, respectivamente, por:

A) Derivação sufixal e composição por justaposição; B) Derivação prefixal e composição por justaposição; C) Derivação sufixal e composição por aglutinação; D) Derivação parassintética e composição por

aglutinação;

E) Derivação prefixal e composição por aglutinação.

QUESTÃO 04

Assinale a opção em que há erro na indicação da classe gramatical da palavra destacada:

A) “A perspectiva me assusta.” - Pronome pessoal oblíquo;

B) “onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.” - Pronome relativo;

C) “...deixa-se acrescentar pela presença de uma

negrinha de seus três anos...” - Substantivo;

D) “...Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram...” - Preposição;

E) “A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom.” - Adjetivo.

QUESTÃO 05

Em: “Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso”. Indique o tempo e o modo em que o verbo destacado está conjugado:

A) Pretérito mais que perfeito do indicativo; B) Futuro do presente do indicativo;

C) Futuro do pretérito do indicativo; D) Pretérito imperfeito do subjuntivo; E) Pretérito imperfeito do indicativo.

QUESTÃO 06

Observe os períodos do texto: I. “A perspectiva me assusta.”

II. “Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida.”

III. “Não sou poeta e estou sem assunto.” Assinale a alternativa correta:

A) Os períodos I e II são simples, formados de oração absoluta;

B) No período II há uma oração principal e uma oração subordinada adjetiva explicativa;

C) No período III há duas orações coordenadas assindéticas;

D) No período II há uma oração principal e uma subordinada adjetiva restritiva;

E) No período III há uma oração coordenada assindética e uma oração coordenada sindética adversativa.

(3)

O texto servirá de base para as questões de 07 a 09:

Redes sociais são ferramentas de avaliação para contratação de profissionais

Especialista em RH dá dicas para profissional ficar atento ao conteúdo no perfil das redes sociais.

Manter uma imagem inadequada nas redes sociais pode atrapalhar o sucesso profissional, comprometendo as chances de garantir uma oportunidade no mercado de trabalho. É o que aponta a recente pesquisa realizada com 230 gerentes de RH dos Estados Unidos e Reino Unido, pela AVG Technologies, com base em quatro mil jovens entre 18 e 25 anos de 11 países. De acordo com o estudo, 60 % dos americanos entrevistados disse não conferir os perfis virtuais antes de se candidatar a uma vaga de emprego.

Segundo o consultor de carreiras, especialista em recursos humanos e presidente do Instituto Passadori de Educação Corporativa, Reinaldo Passadori, as redes sociais são utilizadas por recrutadores como critério de avaliação de candidatos. “O perfil é visualizado em sites de relacionamento como Facebook e Twitter para que os empregadores tenham uma visão do profissional, e como ele se comporta fora do ambiente de trabalho”, declara.

A pesquisa revela que o Linkedin não é a única ferramenta utilizada no processo seletivo. A maioria dos recrutadores também checa os perfis dos candidatos em diferentes redes sociais. Passadori ressalta que não adianta ter uma página apresentável no Linkedin, se os perfis nas outras redes caracterizam um profissional diferente. “Isto pode gerar desconfiança nos recrutadores, e o candidato perde a oportunidade de participar da seleção”, afirma.

Passadori dá algumas dicas para que o profissional fique atento ao conteúdo do perfil nas redes sociais: – Aparência do candidato

Coloque boas fotos no perfil e álbuns, pois os recrutadores analisam as imagens que você posta na rede. – Personalidade

Evidencie os hobbies que pratica e viagens de estudos ou de trabalho que já fez, por exemplo, são indicadores que podem agradar os recrutadores.

– Qualificação profissional

Inclua no perfil virtual as qualificações e experiências profissionais que você possui para comprovar aquilo que está no currículo que enviou para empresa.

– Atenção nos comentários

Cuidado com os comentários e críticas feitas na rede à última empresa onde trabalhou, isto pode prejudicar o candidato e causar uma má postura profissional aos olhos dos recrutadores.

Fonte: Assessoria de comunicação www.buscajovem.org.br

QUESTÃO 07

Por suas características, o texto acima pertence ao gênero: A) Artigo de opinião; B) Crônica argumentativa; C) Conto; D) Notícia; E) Relato pessoal. QUESTÃO 08

“Em: “De acordo com o estudo, 60 % dos americanos entrevistados disse não conferir os perfis virtuais antes de se candidatar a uma vaga de emprego.” O elemento coesivo destacado tem valor semântico de:

A) Concessão; B) Conformidade; C) Condição; D) Comparação; E) Conclusão. QUESTÃO 09

Na oração: “as redes sociais são utilizadas por

recrutadores como critério de avaliação de candidatos.”

O termo destacado exerce função sintática de: A) Agente da passiva; B) Complemento nominal; C) Objeto indireto; D) Predicativo do sujeito; E) Adjunto adnominal. QUESTÃO 10

Marque a opção que contraria a Norma Culta da Língua: A) “Como mestra, a vida ensina mal”;

B) “Lembro-me de que a vida é curta e a velhice logo chega”;

C) O povo chamava-o maluco;

D) A maior parte dos candidatos estão preparados para a prova;

(4)

QUESTÃO 11

A palavra jiboia não recebe acento gráfico. Assinale a opção em que está correto o uso do acento na palavra destacada:

A) Era uma mulher completamente atéia; B) Observava o vôo livre dos pássaros;

C) Eles têm que se prepararem para os exames; D) Muitos não crêem que exista vida após a morte; E) Li a epopéia de Homero.

QUESTÃO 12

Marque a opção em que há erro no emprego do sinal indicativo de crase:

A) Referi-me àquele candidato que respondeu a todas as questões;

B) Fui à Curitiba e achei tudo lá maravilhoso; C) Entreguei a carta à Lúcia e ela a leu pensativa; D) Às pressas ela chegou e rapidamente saiu; E) Aspirava à viagem a Natal.

QUESTÃO 13

Assinale a alternativa em que há erro no emprego da palavra destacada:

A) Fazia dias que estava recolhido a sua cela, sem falar com ninguém;

B) O homem fez a cessão de seus bens para que os filhos não brigassem por herança;

C) Havia ali um cocho de nascença que pedia esmolas para viver;

D) Era preciso coser a roupa antes de usá-la;

E) Desapercebido, não trouxera os documentos dos quais precisaria.

QUESTÃO 14

Assinale a opção em que foram empregados corretamente os sinais de pontuação nas frases de Machado de Assis:

A) A moral é uma, os pecados são diferentes.

B) De todas as coisas humanas a única, que tem o fim em si mesma é a arte.

C) Deus para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.

D) Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa em que o destino, para escrever um novo caso precisa de apagar o caso escrito.

E) Não tive filhos não transmiti, a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.

QUESTÃO 15

Assinale a alternativa que, de acordo com a norma-padrão, preserva a relação de sentido do período: “Se pensamos em concretizar algum sonho, devemos, pois, traçarmos uma meta para alcança-lo e, por conseguinte, colocarmos em prática todo o planejamento para que nosso desejo se torne realidade.”

A) “Embora pensamos em concretizar algum sonho, devemos, portanto, traçarmos uma meta para alcança-lo e, por conseguinte, colocarmos em prática todo o planejamento para que nosso desejo se torne realidade.”

B) “Se pensamos em concretizar algum sonho, devemos, no entanto traçarmos uma meta para alcança-lo e, por isso, colocarmos em prática todo o planejamento para que nosso desejo se torne realidade.”

C) “Porque pensamos em concretizar algum sonho, devemos, entretanto traçarmos uma meta para alcança-lo e, então, colocarmos em prática todo o planejamento para que nosso desejo se torne realidade.”

D) “Visto que pensamos em concretizar algum sonho, devemos, contudo traçarmos uma meta para alcança-lo e, por conseguinte, coalcança-locarmos em prática todo o planejamento para que nosso desejo se torne realidade.”

E) “Caso pensemos em concretizar algum sonho, devemos, por isso, traçarmos uma meta para alcança-lo e, portanto, coalcança-locarmos em prática todo o planejamento para que nosso desejo se torne realidade.”

(5)

RACIOCÍNIO LÓGICO

QUESTÃO 16

Em tempos de política o “nacionalismo” se exacerba e cada candidato quer mostrar que ama muito a sua nação. Na recente campanha presidencial, onde os presidenciáveis Dilma Rousseff e Aécio Neves disputaram o cargo foram abordados os mais diversos assuntos, tais com educação e trabalho. Desses discursos foram extraídas duas proposições, citadas a seguir:

p: Educação é fundamental para o desenvolvimento da nação

q: O trabalho dignifica o homem

A afirmação: “Se o trabalho não dignifica o homem, então

a educação não é fundamental para o desenvolvimento da nação”, é com certeza FALSA quando:

A) Se p é falsa e q é falsa; B) Se p é verdadeira e q é falsa; C) Se p é falsa e q é verdadeira; D) Se p é verdadeira e q é verdadeira; E) Nada se pode concluir.

QUESTÃO 17

Uma jaca de massa 10kg contém 99% de água. Após deixa-la exposta ao sol por algum tempo, um agricultor verificou que alguma água tinha evaporado deixando-a com 98% de água. Após a evaporação a nova massa da jaca, em quilos, é: A) 5; B) 6; C) 7; D) 8; E) 9. QUESTÃO 18

Considere a tabela-verdade mostrada abaixo. 𝑝 𝑞 𝑝 → 𝑞 𝑝 ↔ 𝑝 V V

V F F V F F

Para preencher corretamente as duas últimas colunas devemos usar: A) 3V e 5F; B) 4V e 4F; C) 6V e 2F; D) 5V e 3F; E) 2F e 6V. QUESTÃO 19

Dada a proposição condicional: “Se não anulo o voto,

então sou honesto”. Das expressões citadas abaixo:

(1) Não anular o voto é condição suficiente para ser honesto;

(2) Ser honesto é condição necessária para não anular o voto;

(3) Não anulo o voto somente se sou honesto. São equivalentes a condicional dada:

A) Somente 1 e 2; B) Somente 1 e 3; C) 1, 2 e 3; D) Somente 2 e 3; E) Nenhuma. QUESTÃO 20

Uma turma tem aulas às segundas, quartas e sextas, das 13h às 14h e das 14h às 15h. As matérias são Matemática, Física e Química, cada uma com duas aulas semanais, em dias diferentes. O número de modos que o horário dessa turma pode ser feito é:

A) 62; B) 24; C) 36; D) 50; E) 48.

(6)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 21

O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, com sede no Distrito Federal e presidido pelo dirigente do órgão máximo executivo de trânsito da União, possui na sua composição os seguintes membros:

I. Um representante do Ministério da Ciência e Tecnologia;

II. Um representante do Ministério da Educação e do Desporto;

III. Um representante do Ministério do Exército; IV. Dois representantes do Ministério dos Transportes; V. Um representante do Ministério da Saúde;

VI. Um representante da Agência Nacional de Transportes Aéreos.

Assinale a alternativa correta:

A) Apenas as alternativas I, II, III e V estão corretas; B) Apenas as alternativas III, IV, V e VI estão incorretas; C) Apenas as alternativas IV, V e VI estão corretas; D) Apenas as alternativas IV e VI estão corretas; E) Apenas as alternativas I, II e V estão incorretas.

QUESTÃO 22

Ao aproximar-se de local com fluxo que se cruza e que não há sinalização, o condutor de veículo terrestre deverá proceder da seguinte forma:

A) O condutor deve conceder a preferência de passagem para aquele que estiver circulando na ciclovia;

B) O condutor deve conceder a preferência de passagem para aquele que estiver circulando na rodovia, quando esta tiver mais de um fluxo proveniente dela;

C) O condutor deve conceder a preferência de passagem para aquele que estiver circulando na rotatória; D) O condutor deve conceder a preferência de passagem

para aquele que estiver circulando pela esquerda do condutor;

E) O condutor deve acelerar e ultrapassar pela esquerda do condutor que estiver circulando na rotatória.

QUESTÃO 23

O barulho é uma característica dos grandes centros urbanos da qual não se pode fugir, principalmente, quando falamos em trânsito. Porém, os ruídos causados pelos veículos poderiam ser amenizados caso os condutores fossem conscientes e obedecessem à legislação. Nas áreas hospitalares, onde é proibido buzinar, eles fazem "vista grossa" à sinalização, incomodando os pacientes com sua impaciência. Fonte: Buzinas incomodam pacientes em hospitais.

Fonte: diariodonordeste.verdesmares.com.br.

Ao ler o trecho da reportagem e tomando por base o disposto na lei n º 9.503/97, o condutor de veículo só poderá fazer uso da buzina, desde que:

A) Em um toque longo, para fazer advertência necessária a fim de evitar acidente;

B) Em um toque médio para chamar a atenção de pedestre que atravesse na via, enquanto o sinal de pedestres permanece fechado;

C) Em um toque breve, para chamar atenção de situação de engarrafamento;

D) Em um toque breve; fora das áreas urbanas, quando for necessário avisar de acidente na via;

E) Em um toque breve, fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

QUESTÃO 24

Os ciclomotores são muito utilizados pela população, todavia, as regras que regem este meio de transporte nem sempre são observadas. Levando-se em consideração a colocação acima disposta e analisando os itens a seguir, podemos dizer que a legislação está sendo observada no caso:

A) Pedro conduz seu ciclomotor pela esquerda da pista, sempre mantendo distância da faixa de rolamento a sua direita;

B) Pedro, diligente, conduz seu ciclomotor pela direita da pista de rolamento, procurando estar no centro da faixa mais à direita; ou no bordo direito da pista sempre que não há acostamento ou faixa própria; C) João conduz seu ciclomotor pelas vias de trânsito

rápido, sempre que vislumbra a possibilidade de trafegar por elas;

D) Joaquim conduz seu ciclomotor pela esquerda e pela direita, mas sempre mantendo-se no centro da faixa; E) Fernanda conduz seu ciclomotor no bordo esquerdo da

pista sempre que não há acostamento ou faixa própria para ciclomotores.

(7)

QUESTÃO 25

Ao estudar o Código de Trânsito Brasileiro, verificamos vários dispositivos legais que são muito utilizados na rotina de passageiros, pedestres e condutores. Desta forma, assinale o item que se encontra em comunhão com os ditames da lei 9.503/97:

A) A ultrapassagem de um veículo por outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecendo a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda;

B) Os veículos que se deslocam sobre trilhos terão de aguardar a passagem dos demais, respeitadas as normas de circulação;

C) Nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos, o veículo deverá ser posicionado no sentido contrário ao do fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas; D) A velocidade máxima não poderá ser inferior à metade

da velocidade mínima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via;

E) As crianças com idade inferior a sete anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN.

QUESTÃO 26

João dirigia sua caminhonete, por uma rodovia sem sinalização indicativa de velocidade máxima permitida. Para saber qual a velocidade máxima permitida na rodovia, aplicaremos o art. 61 do Código de Trânsito Brasileiro, que traz como velocidade permitida:

A) Cento e dez quilômetros por hora; B) Noventa quilômetros por hora; C) Oitenta quilômetros por hora; D) Sessenta quilômetros por hora; E) Trinta quilômetros por hora.

QUESTÃO 27

Os veículos são identificados por características gravadas no seu chassi ou no monobloco, conforme dispõe o CONTRAN. Todavia, a identificação externa é feita por meio de placas dianteiras ou traseiras, tendo estas que obedecerem as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.

Como agente é necessário que haja conhecimento sobre os mais variados tipos e especificações necessárias na placa. Seguindo este raciocínio, como seria possível elucidar a dúvida do agente de trânsito e transporte que viu uma placa de cor verde e amarela da Bandeira Nacional.

Diante deste fato, assinale qual dos itens está correto: A) As placas com as cores verde e amarela da Bandeira

Nacional serão usadas somente pelos veículos de representação pessoal do Presidente e do Vice-Presidente da República, dos Vice-Presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, do Presidente e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Ministros de Estado, do Advogado-Geral da União e do Procurador-Geral da República;

B) Os veículos de representação dos Presidentes dos Tribunais Federais, dos Governadores, Prefeitos, Secretários Estaduais e Municipais, dos Presidentes das Assembleias Legislativas, das Câmaras Municipais, dos Presidentes dos Tribunais Estaduais e do Distrito Federal, e do respectivo chefe do Ministério Público e ainda dos Oficiais Generais das Forças Armadas terão placas na cor verde lodo;

C) As placas com as cores verde e amarela da Bandeira Nacional serão usadas somente pelos veículos de representação pessoal dos Presidentes dos Tribunais Federais, dos Governadores, Prefeitos, Secretários Estaduais e Municipais, dos Presidentes das Assembleias Legislativas, das Câmaras Municipais, dos Presidentes dos Tribunais Estaduais e do Distrito Federal, e do respectivo chefe do Ministério Público e ainda dos Oficiais Generais das Forças Armadas; D) As placas com as cores verde e amarela da Bandeira

Nacional serão usadas somente pelos veículos de representação pessoal do Presidente e do Vice-Presidente da República;

E) As placas com as cores verde e amarela da Bandeira Nacional serão usadas por Governadores, Prefeitos, Secretários Estaduais e Municipais, e para os Presidentes das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais.

(8)

QUESTÃO 28

Para a expedição de Certificado de Registro de Veículo, segundo o artigo 122 do Código de Trânsito Brasileiro, o órgão executivo de trânsito consultará o cadastro do RENAVAM e exigirá do proprietário os seguintes itens: A) Nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor, ou

documento equivalente expedido por autoridade competente; novo certificado de registro de veículo e comprovante de residência;

B) Nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor, ou documento equivalente expedido por autoridade competente; documento fornecido pelo Ministério das Relações Exteriores, quando se tratar de veículo importado por membro de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes; C) Novo certificado de registro de veículo; comprovante

de residência; documento fornecido pelo Ministério das Relações Exteriores, quando se tratar de veículo importado por membro de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes; D) Certificado de registro do veículo; licenciamento

mensal; comprovante de transferência de propriedade; Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruído; certidão negativa de roubo e furto de veículo; comprovante de quitação de débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito vinculados ao veículo;

E) Certificado de Licenciamento Anual; comprovante de transferência de prioridade, quando for o caso, conforme modelo e normas estabelecidas pelo CONTRAN; Registro Nacional de Transportadores Rodoviários, no caso de veículos de carga; comprovante de aprovação de inspeção veicular e de poluentes e ruído, quando for o caso, conforme regulamentações do CONTRAN e do CONAMA.

QUESTÃO 29

Assinale a alternativa errada:

A) Não será expedido novo Certificado de Registro de Veículo enquanto houver débitos fiscais e de multas de trânsito e ambientais, vinculadas ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas;

B) As informações sobre o chassi, o monobloco, os agregados e as características originais do veículo deverão ser prestadas ao RENAVAM pelo fabricante ou montadora, antes da comercialização, no caso de veículo nacional;

C) Para a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo será exigida apresentação de carteira de motorista (CNH), válida, e comprovante de endereço do dono anterior do veículo;

D) Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei;

E) A nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor é documento necessário para a expedição do Certificado de Registro de Veículo.

(9)

QUESTÃO 30

Sr. José quer comprar um carro, mas possui muitas dúvidas a sobre o licenciamento, como proceder, que medidas ele deve tomar e qual deve evitar. Neste caso analise os itens abaixo:

I. No caso de transferência de residência ou domicílio, é válido o local de origem do licenciamento, durante o exercício da mudança;

II. Ao comprar um veículo novo, o licenciamento será feito primeiro e o registro depois;

III. Os veículos novos não estão sujeitos ao licenciamento e terão sua circulação regulada pelo CONTRAN durante o trajeto entre a fábrica e o Município de destino;

IV. No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

Das situações acima relatadas, estão em desacordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro:

A) I e II; B) I, II e III; C) II e IV; D) III e IV; E) II. QUESTÃO 31

Jânio, pequeno empreendedor, quer abrir uma empresa de condução de escolares; porém, ele deve seguir os parâmetros estabelecidos pela lei brasileira. Diante deste fato, assinale a alternativa que possui o item que deve ser observado por ele:

A) Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares deve ter pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;

B) Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares devem conter cintos de segurança em número igual a um terço da sua lotação; C) Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares deve conter equipamento registrador manual de velocidade e tempo;

D) O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve ser habilitado na categoria B;

E) O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve ter idade superior a vinte anos.

QUESTÃO 32

O Código de Trânsito Brasileiro traz normas dispositivas sobre a habilitação de pessoas para conduzirem veículos. Deste modo, assinale o item que está em consonância com os artigos que dispõe sobre habilitação:

A) Para possuir carteira de habilitação é necessário que condutor tenha concluído, pelo menos, o nível médio de escolaridade;

B) Os condutores habilitados, na categoria B, são os de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

C) Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros o condutor deverá ser maior de vinte anos;

D) O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado nas categorias C, D ou E;

E) São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 6 (seis) lugares, excluído o do motorista.

(10)

QUESTÃO 33

Numa seleção para motoristas de veículo de grande porte (categoria D e E), cuja carga será produto perigoso, os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos: I. Ser maior de vinte e um anos;

II. Estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E; III. Não ter cometido nenhuma infração grave ou

gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos seis meses;

IV. Ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN.

Devem ser observados os requisitos: A) I, II e IV; B) II e IV; C) III e IV; D) II e III; E) I e IV. QUESTÃO 34

O DETRAN-CE realiza exames do programa CNH popular em várias cidades do estado, de forma a beneficiar várias pessoas.

Os candidatos que desejarem submeter-se ao processo para aquisição da habilitação deverão participar de exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:

A) I - de aptidão física e mental; II - de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; III - de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se; IV - escrito, sobre legislação de trânsito;

B) I - exame de vista; II - teste prático na rua; III - de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; IV - escrito, sobre legislação de trânsito; V - direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se;

C) I - tornar-se penalmente imputável; II - prova de redação sobre o sistema brasileiro de trânsito; III - de aptidão psicológica e física; IV - exame prático; de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se; V - escrito, sobre legislação de trânsito;

D) I - de aptidão física e mental; II- escrito, sobre legislação de trânsito; III - de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; IV - de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se;

E) I - exame de vista; II - teste prático na rua; II- escrito, sobre legislação de trânsito; III - de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN; IV - de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se.

(11)

QUESTÃO 35

João, que completa vinte anos de idade em 01 de dezembro de 2014, é habilitado nas categorias B e C, mas está com planos de trabalhar no transporte de grandes cargas alimentícias; para isso é necessário que ele observe os seguintes itens:

I. Se possui, no mínimo, um ano de carteira C; II. Se possui, no mínimo, um ano de carteira B;

III. Aguardar, até final de dezembro de 2014, para poder preencher o requisito de idade;

IV. Aguardar, até final de dezembro de 2015, para preenche o requisito de idade.

Os itens que devem ser observados por João, para que possa realizar seus planos de levar pelo país cargas alimentícias, são:

A) Apenas os itens I e II; B) Apenas o item III; C) Apenas os itens I e III; D) Apenas os itens II e III; E) Apenas os itens I, II e IV.

QUESTÃO 36

Ruas sujas, bueiros e esgotos entupidos, trânsito, risco de ferir pedestres, ciclistas, motociclistas e outros motoristas, além de multa e pontos na CNH. Estas são algumas consequências do péssimo hábito de atirar lixo pela janela do carro. Ainda assim, muitos motoristas insistem, inclusive nos países de primeiro mundo.

Pesquisa realizada na Inglaterra pela Green Flag em maio do ano passado revelou que cerca de 9 milhões de motoristas jogaram lixo nas vias públicas. Embora o Brasil não tenha estudos como este, a coisa aqui não é muito diferente.

Os objetos mais atirados pelos lambões são pontas de cigarro, alimentos, embalagens de alimentos, garrafas e latas, e até tecidos. Fonte: autobraz. com.br

O Código de Trânsito Brasileiro traz no seu bojo a classificação deste tipo de infração e a punição que deve sofrer o motorista que violar a lei. Diante deste fato, marque o item que contém a classificação e a punição correta:

A) Infração – leve; penalidade – multa;

B) Infração – média; penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;

C) Infração – grave; penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;

D) Infração – média; penalidade – multa; E) Infração – gravíssima; penalidade – multa.

Pontas de cigarro 29 milhões Alimentos 17,4 milhões Embalagens 11,8 milhões Garrafas e latas 6,2 milhões Tecidos 5,2 milhões

(12)

QUESTÃO 37

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é documento essencial para todo conduto de veículo automotor e elétrico. Dentre suas características podemos citar: I. A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao

condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, ou seja, reincidente em infração média;

II. Ao candidato aprovado, nos exames de habilitação para dirigir, será conferida Carteira Nacional de Habilitação, com validade de um ano;

III. É obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor estiver à direção do veículo;

IV. A validade da Carteira Nacional de Habilitação está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental.

Assinale a alternativa que contém somente itens corretos, de acordo com o CTB:

A) I e II; B) I, II e III; C) I, II, III e IV; D) II, III e IV; E) I, III e IV.

QUESTÃO 38

Assinale o item que está em consonância com os dispositivos legais do Código de Trânsito Brasileiro: A) É permitido dirigir veículo automotor ou elétrico,

portando Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias;

B) Além do aprendiz e do instrutor, o veículo utilizado na aprendizagem poderá conduzir apenas mais dois acompanhantes;

C) É possível entregar a direção do veículo à pessoa com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo;

D) É permitido Confiar ou entregar a direção de veículo à pessoa que por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança, quando este for o único condutor habilitado;

E) Incorre em infração gravíssima o condutor que se utiliza de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus.

QUESTÃO 39

Sasha dirigia seu veículo automotor pela avenida, quando ultrapassou o sinal vermelho; todavia, o condutor da via transversal era mais diligente e evitou o acidente. Não bastando o incidente, a mesma condutora transitou pela contramão da direção de uma via sinalizada de sentido único de circulação. Diante do fato relatado, as infrações cometidas por Sasha classificam-se em:

A) Grave e média; B) Gravíssima e grave; C) Gravíssima e leve; D) Grave e gravíssima; E) Gravíssima e gravíssima. QUESTÃO 40

Ricardo está estudando para a prova de agente de trânsito e transporte e seu professor lhe fez as seguintes afirmações:

I. Eu poderei seguir a ambulância que está atendendo meu irmão, que sofreu um acidente de moto; pelo fato de ser um parente meu quem está nela;

II. Eu incorro em infração, caso deixe de dar passagem a veículos de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados;

III. Estou correto em manter-me na faixa da esquerda, quando conduzo meu veículo em velocidade lenta. Assinale a alternativa correta:

A) Somente o item I está correto, pois é um caso excepcional tratado pelo Código de Trânsito Brasileiro; B) Os itens II e III estão corretos;

C) O item II está em conformidade com o disposto no Código de Trânsito Brasileiro;

D) O item III está em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro e o item I está de acordo;

(13)

QUESTÃO 41

As penalidades são aplicadas a condutores, proprietários de veículo, a embarcador e a transportadores. De acordo com o

Código de Trânsito Brasileiro, caberá sempre ao proprietário a seguinte responsabilidade:

A) Pela infração referente à prévia regularização e preenchimento das formalidades e condições exigidas para o trânsito do veículo na via terrestre, conservação e inalterabilidade de suas características, componentes, agregados, habilitação legal e compatível de seus condutores, quando esta for exigida, e outras disposições que deva observar; B) De responder pela infração todos os preceitos

dispostos no Código de Trânsito Brasileiro;

C) Pelas infrações decorrentes de atos praticados na direção do veículo;

D) Pela infração relativa ao transporte de carga com excesso de peso nos eixos ou no peso bruto total, quando simultaneamente for o único remetente da carga e o peso declarado na nota fiscal, fatura ou manifesto for inferior àquele aferido;

E) Pela infração relativa ao transporte de carga com excesso de peso nos eixos ou quando a carga proveniente de mais de um embarcador ultrapassar o peso bruto total.

QUESTÃO 42

As infrações punidas com multa de valor correspondente a 120 (cento e vinte) UFIR podem ser exemplificadas, no Código de Trânsito Brasileiro, pelos Art. 237 “Transitar com o veículo em desacordo com as especificações, e com falta de inscrição e simbologia necessárias à sua identificação, quando exigidas pela legislação” e Art. 240 “Deixar o responsável de promover a baixa do registro de veículo irrecuperável ou definitivamente desmontado”. De acordo com o CTB, as infrações acima exemplificadas classificam-se em:

A) Infração de natureza gravíssima; B) Infração de natureza grave; C) Infração de natureza média; D) Infração de natureza leve;

E) Ambas são infrações que não admitem a penalidade de multa, somente medida administrativa.

QUESTÃO 43

A suspensão do direito de dirigir pode ser aplicada nos seguintes casos:

I. A suspensão do direito de dirigir será aplicada quando o infrator atingir, no período de 12 (doze) meses, a contagem de 20 (vinte) pontos;

II. A suspensão do direito de dirigir será aplicada quando o infrator dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência;

III. A suspensão do direito de dirigir será aplicada ao infrator que se submeter ao teste do etilômetro e sua medição for maior ou igual a 0,04mg/L (miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado).

Assinale a alternativa correta:

A) Somente os itens I e II estão errados; B) Somente os itens II e III estão corretos; C) Somente o item I está correto;

D) Somente o item III está errado; E) Os itens I e III estão errados.

QUESTÃO 44

Um caminhão, que leva na sua carroceria três mil quilogramas de produtos perecíveis, foi parado pelo agente de trânsito José; o qual verificou a habilitação do motorista como apenas de categoria B; assim como verificou a presença de pneus “carecas” e outros fatores que ferem as condições de circulação em segurança do veículo nas vias públicas. Diante do fato, a atitude mais correta a ser tomada pelo agente é:

A) O veículo poderá ser retido, a critério do agente, pois não se dará a retenção imediata, quando se tratar de veículo que transporte produto perecível;

B) Por se tratar de veículo que transporta produto perecível, o agente deverá aplicar a multa e liberar o veículo;

C) O veículo poderá ser retido somente pelo fato de o condutor estar portando carteira de habilitação diferente da do veículo que esteja conduzindo;

D) O veículo poderá ser retido, a critério do agente, pelo fato de o condutor estar portando carteira de habilitação diferente da do veículo que esteja conduzindo;

E) O veículo deverá ser retido imediatamente, pois não oferece condições de segurança para circulação em via pública, assim como pelo fato de o condutor estar portando carteira de habilitação de categoria diferente da do veículo conduzido.

(14)

QUESTÃO 45

São espécies de crime e de infrações de trânsito:

I. Deixar o condutor do veículo, na ocasião do acidente, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública;

II. Transpor, sem autorização, bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivos auxiliares, deixar de adentrar às áreas destinadas à pesagem de veículos ou evadir-se para não efetuar o pagamento do pedágio; III. Participar, na direção de veículo automotor, em via

pública, de corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada;

IV. Dirigir veículo de transporte escolar sem portar a autorização para o mesmo.

Assinale a alternativa que classifica corretamente os dispositivos:

A) I – crime; II – crime; III – crime; IV – infração; B) I – infração; II – crime; III – infração; IV – crime; C) I – crime; II – infração; III – crime; IV – infração; D) I – crime; II – infração; III – infração; IV – crime; E) I – infração; II – infração; III – crime; IV – infração.

QUESTÃO 46

O Código de Trânsito Brasileiro adota as seguintes definições:

I. Dispositivo de reflexão e refração da luz utilizado na sinalização de vias e veículos (olho-de-gato);

II. Movimento em ângulo, à esquerda ou à direita, de mudança da direção original do veículo;

III. Todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações. Assinale a alternativa que contém as definições corretas para cada item mencionado:

A) I - CATADIÓPTRICO; II - INTERSEÇÃO; III - CONVERSÃO; B) I - FREIO DE SERVIÇO; II - CRUZAMENTO; III - ILHA; C) I - CATADIÓPTRICO; II - CRUZAMENTO; III -

INTERSEÇÃO;

D) I - BONDE; II - CONVERSÃO; III - CATADIÓPTRICO; E) I - CATADIÓPTRICO; II - CONVERSÃO; III - INTERSEÇÃO.

QUESTÃO 47

Faz parte do processo de habilitação o cadastro das informações do condutor __________.

Assim como é necessário, para a expedição do Certificado de Registro de Veículo, que o órgão executivo de trânsito consulte o cadastro __________ e exija do proprietário documentos como _______________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco:

A) no RENACH; do RENAVAM; a nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor;

B) no licenciamento anual; do RENAVAM; o RENACH; C) no RENACH; do RENAVAM; a carteira de habilitação da

mesma categoria do veículo; D) no RENAVAM; da tara; o RENACH;

E) na carteira de habilitação da mesma categoria do veículo; Do RENACH; o RENAVAM.

QUESTÃO 48

Ao passar por um pedágio, o motorista James evadiu-se no intuito de não efetuar o pagamento do referido pedágio. Ao evitar a parada do local, o mesmo incorreu em infração, que o sujeitará a:

A) Multa e serão computados cinco pontos na sua carteira de habilitação;

B) Retenção do veículo e multa;

C) Multa e serão computados sete pontos na sua carteira de habilitação;

D) Multa e serão computados quatro pontos na sua carteira de habilitação;

E) Multa e serão computados três pontos na sua carteira de habilitação.

(15)

QUESTÃO 49

Ao colidir com outro carro numa via muito movimentada, Sasha deve tomar algumas medidas para garantir a segurança de todos. Sabendo que no caso não há feridos, são medidas que Sasha deve tomar:

A) Ligar para o SAMU e informar do acidente, após isto poderá seguir seu percurso normalmente;

B) Ele deve sinalizar a via, de modo a começar antes do local do acidente, devendo ser feita de forma a ser vista antes da visualização do ocorrido nos dois sentidos (ida e volta);

C) Deve confrontar o outro motorista, a fim de poder resolver logo a situação formada;

D) Deve evadir-se do local, para evitar engarrafamento e transtornos maiores no trânsito;

E) Ele deve sinalizar a via, a no máximo um metro de distância do acidente ocorrido, no sentido em que ele vinha percorrendo.

QUESTÃO 50

Clarisse estava viajando para o interior onde seus pais moram, quando começou uma tempestade que modificaram as condições atmosféricas, iniciando muita chuva e vento. Nesta situação, a motorista deve:

A) Reduzir a marcha, acender as luzes do carro e se o tempo estiver muito ruim, ela deve sair da estrada e esperar por condições melhores para dirigir;

B) Aumentar a marcha e acender as luzes do carro; C) Frenar de forma brusca, para evitar que cause

acidente;

D) Parar na via e sinalizar com material luminoso, a pelo menos 60 passos longos, do local do onde parou; E) Parar na via e ligar o pisca-alerta e faróis do carro, até

Referências

Documentos relacionados

A Domyos recusa qualquer responsabilidade relativamente a recla- mações por perdas ou danos infligidos a qualquer pessoa ou a qualquer bem, tendo por origem a utilização

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Corrente Convencional de Não Funcionamento – Inf Valor estipulado da corrente para o qual o fusível não deve fundir durante o tempo convencional. Corrente Convencional

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma