• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA Orientações para a Redação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA Orientações para a Redação"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA Orientações para a Redação

I - Proposta de Redação

A proposta de redação do vestibular do ITA pode ser composta de textos verbais, não verbais (foto ou ilustração, do tipo charge ou tira) ou de ambos. Desde 2005, o tema para redação não é explicitado. É pedido ao candidato que articule os textos da proposta de

redação a outros textos da prova, relacionados ao tema da proposta. A expectativa da

banca avaliadora é de que, a partir desses textos, o candidato seja capaz de extrair o tema da redação.

A redação deve ser um texto dissertativo/argumentativo, coerente, claro e escrito de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa. Vale lembrar que um texto dissertativo não se caracteriza apenas pelo formato de 4 ou 5 parágrafos: um inicial, 2 ou 3 de desenvolvimento de idéias e um final. É necessário que as ideias contidas nos parágrafos

sejam articuladas entre si, que o texto apresente progressão temática, e que o candidato

defenda um ponto de vista sobre o tema.

Assim, um primeiro passo para a escrita de uma boa redação é a leitura cuidadosa de toda a prova e o atendimento à proposta de redação. Os erros mais comuns dos candidatos são fuga do tema, tratamento parcial do tema (quando são considerados apenas os textos da proposta de redação) e textos que, embora tratem de aspectos do tema, não são dissertativos/argumentativos, pois os parágrafos não são articulados entre si; cada um deles é apenas um comentário independente.

II - Avaliação da Redação

A avaliação da redação do vestibular do ITA obedece a quatro critérios, que, somados, totalizam 10,0 pontos, conforme explanação a seguir:

1) Tema – nota mínima zero e máxima 3,0 pontos

Neste item, é avaliada a capacidade do candidato de ler os textos verbais e não verbais (as imagens) da proposta de redação e relacionar os temas comuns dos textos da prova.

O candidato deve ler com atenção as instruções para a escrita da redação. (Veja a seguir a seção Comentário de uma proposta de redação – Vestibular 2011).

São considerados aspectos negativos na avaliação da redação textos que tratam apenas do tema da proposta da redação, ou textos que trazem paráfrases dos textos da prova ou cópia de trechos deles.

2) Tipo de texto – nota mínima zero e máxima 3,0 pontos

Neste item, é avaliada a capacidade do candidato de escrever um texto dissertativo/argumentativo e sustentar um ponto de vista sobre o tema, baseando-se em argumentos consistentes. É avaliada a capacidade do candidato de escolher e relacionar as informações sobre o tema e sua posição crítica diante dele.

São aspectos negativos na avaliação da redação a ausência de um ponto de vista, a circularidade de ideias, a falta de progressão temática, a quebra da linha argumentativa, como também conclusão que não apresenta conexão com o exposto no texto ou mesmo a falta de conclusão.

(2)

3) Coesão e coerência – nota mínima zero e máxima 2,0 pontos

Em coesão e coerência, é avaliada a capacidade do candidato de articular os argumentos, construir um texto coerente e informativo e de usar com propriedade os mecanismos de coesão textual (conjunções, pronomes, tempos verbais etc.). É avaliada a capacidade de organização do texto em frases e parágrafos.

São aspectos negativos as contradições entre frases de um mesmo parágrafo ou entre parágrafos, o uso inadequado de palavras e expressões, parágrafos que, embora tratem do tema, não são articulados entre si.

4) Modalidade (conformidade com a norma padrão) – nota mínima zero e máxima 2,0 pontos Neste item, é avaliada a capacidade do candidato de expor com clareza e precisão suas ideias e de escrever segundo a norma padrão da Língua Portuguesa, seguindo as prescrições das gramáticas normativas referentes à ortografia, morfologia, sintaxe, pontuação etc.

Procedimento para avaliação

Cada redação é identificada apenas por um número e é avaliada por dois professores, independentemente, sem que saibam quem é o candidato. É a denominada “correção cega”.

Para cada redação, é atribuída uma nota, seguindo os quatro critérios apresentados anteriormente. Se entre as avaliações dos dois professores a discrepância for até 2,0 pontos da nota final da redação, ou se as discrepâncias para os critérios (1) e (2) for até 1,5 e para os critérios (3) e (4), até 1,0 ponto, é feita a média aritmética das notas dos dois professores, média que será a nota final da redação. Se, após as avaliações dos dois professores, houver discrepância acima de 2,0 pontos para a nota final da redação ou acima de 1,5 para os critérios (1) e (2) ou acima de 1,0 ponto para os critérios (3) e (4), a redação é avaliada por um terceiro professor e feita a média entre as notas finais mais próximas. Se ainda assim houver discrepância entre as notas, os professores que avaliaram a redação e o coordenador geral da banca examinadora avaliam novamente a redação.

As notas finais são registradas em um programa computacional que fará a classificação dos candidatos. O registro das notas é conferido independentemente por dois profissionais.

Banca examinadora

A avaliação das redações do Vestibular do ITA é feita presencialmente por professores de Língua Portuguesa, todos formados em Letras em reconhecidas universidades brasileiras e com vasta experiência no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, especificamente no ensino de redação, ou produção de textos, como comumente se denomina. Alguns desses professores são ainda pós-graduados em reconhecidas universidades brasileiras.

Todos os professores da banca avaliadora foram preparados para o trabalho de avaliação das redações do Vestibular do ITA.

(3)

INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO

A charge reproduzida abaixo circulou pela rede Internet. Com base nas ideias sugeridas pela charge, redija uma dissertação em prosa, na folha a ela destinada, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser feita com caneta azul ou preta.

Na avaliação de sua redação, serão considerados:

a) clareza e consistência dos argumentos em defesa de um ponto de vista sobre o assunto; b) coesão e coerência do texto; e

c) domínio do português padrão.

(4)

Questão 40. Considere o poema ao lado, de Ronaldo Azeredo: Esse texto

I. explora a organização visual das palavras sobre a página. II. põe ênfase apenas na forma e não no conteúdo da mensagem. III. pode ser lido não apenas na sequência horizontal das linhas. IV. não apresenta preocupação social.

Estão corretas

A ( ) I e II. B ( ) I, II e III. C ( ) I e III. D ( ) II e IV. E ( ) todas.

INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO

Observe a foto abaixo. A partir dela, e considerando os textos desta prova, redija uma dissertação em prosa, na folha a ela destinada, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser feita com caneta azul ou preta.

Na avaliação de sua redação, serão considerados:

a) clareza e consistência dos argumentos em defesa de um ponto de vista sobre o assunto; b) coesão e coerência do texto; e

c) domínio do português padrão. (Serão aceitos os dois Sistemas Ortográficos em vigor, conforme Decreto 6.583, de 29/09/2008.)

Atenção: A Banca Examinadora aceitará qualquer posicionamento ideológico do candidato.

Você poderá usar para rascunho de sua redação as páginas em branco dos cadernos de questões desta prova e da prova de Inglês. O rascunho não será considerado para avaliação de sua redação.

(5)

Questão 38. O trecho anterior, relacionado ao enredo do romance, cria um cenário que prepara o leitor para o conflito entre:

A ( ) espécies do mundo natural. B ( ) nativos e a natureza. C ( ) índios e escravos. D ( ) tribos indígenas. E ( ) colonizador e nativos.

Questão 39. No contexto da obra, a personificação da natureza I. descreve um cenário fiel ao ambiente natural.

II. exibe a grandiosidade da natureza do país.

III. antecipa as características determinantes dos dois protagonistas masculinos. Está correto o que se afirma apenas em

A ( ) I. B ( ) I e II. C ( ) I e III. D ( ) II. E ( ) II e III.

Questão 40. Considere o poema ao lado, de Ana Cristina César (1952-1983).

Fisionomia

não é mentira é outra a dor que dói em mim é um projeto de passeio em círculo um malogro do objeto em foco a intensidade de luz de tarde no jardim é outra a dor que dói O título do poema está relacionado ao eu-lírico por um conflito de natureza

A ( ) amorosa. B ( ) social. C ( ) física. D ( ) existencial. E ( ) imaginária.

INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO

Observe a charge ao lado. A partir dela, e considerando os textos desta prova cujos temas se aproximam ao da charge, redija uma dissertação em prosa, na folha a ela destinada, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser feita com caneta azul ou preta. Na avaliação de sua redação, serão considerados: a) clareza e consistência dos argumentos em

defesa de um ponto de vista sobre o tema; b) coesão e coerência do texto; e

c) domínio do português padrão. (Serão aceitos os dois Sistemas Ortográficos em vigor, conforme Decreto 6.583, de 29/09/2008.)

Atenção: A Banca Examinadora aceitará

qualquer posicionamento ideológico do candidato. Você poderá usar para rascunho de sua redação as páginas em branco dos cadernos de questões desta prova e da prova de Inglês. O rascunho não será considerado para avaliação de sua redação.

(6)

Questão 39. A narrativa

I. desenvolve-se num universo fantástico, corroborado pela subversão da linguagem.

II. não retrata as experiências afetivas entre Miguilim e as outras personagens, pois o foco está nas ações dele. III. é escrita em terceira pessoa, mas a história é filtrada pela perspectiva do menino Miguilim.

Está(ão) correta(s)

A ( ) apenas I. B ( ) apenas I e II. C ( ) apenas II. D ( ) apenas III. E ( ) todas.

Questão 40. Os diminutivos do segmento contribuem para criar uma linguagem

A ( ) afetada. B ( ) afetiva. C ( ) arcaica. D ( ) objetiva. E ( ) rebuscada.

REDAÇÃO

Leia a tirinha ao lado. A partir dela, e

considerando os textos desta prova cujos temas se aproximam ao da tirinha, redija uma dissertação em prosa, na folha a ela destinada, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser feita com caneta azul ou preta. Na avaliação de sua redação, serão considerados: a) clareza e consistência dos argumentos em

defesa de um ponto de vista sobre o assunto; b) coesão e coerência do texto; e

c) domínio do português padrão.

Atenção: A Banca Examinadora aceitará

qualquer posicionamento ideológico do candidato.

http://spinorbitalatomico.blogspot.com.br. Acesso em: 20/06/2012

Você poderá usar para rascunho de sua redação as páginas em branco deste caderno e do caderno de questões da prova de Inglês. O rascunho não será considerado para avaliação de sua redação.

(7)

REDAÇÃO

Abaixo, há considerações de alguns cineastas sobre cinema.

1. Num filme, o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação. (Charles Chaplin,

1889-1977, cineasta britânico)

2. O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho. (Orson Welles, 1915-1985, cineasta

americano)

3. O cinema é um modo divino de contar a vida. (Federico Fellini, 1920-1993, cineasta italiano) 4. Cinema é a fraude mais bonita do mundo. (Jean Luc Godard, 1930, cineasta francês)

5. Muitas vezes, se usa a palavra “cinematográfico” como sinônimo de uma coisa excepcional: “Não sei o quê é

cinematográfico!” Muitas vezes, o cinema é um acúmulo de momentos escolhidos, a dedo: a paisagem mais linda, com a luz mais incrível, com o momento mais emocionante, enfim... Só que eu estava interessada numa coisa muito mais simples. E, às vezes, as pessoas me perguntam: “Você trabalhou de um jeito até mais documental, às vezes. Por quê? Você queria que fosse mais verdadeiro?” Aí, eu falo: “Não! Não é isso!” Eu acho que qualquer coisa é uma construção. O documentário também é uma construção. Nada é mais ou menos verdadeiro. O que existe é a verdade de um filme. Interna. (Transcrição de parte da entrevista com a cineasta brasileira Sandra Kogut, constante do DVD do filme Mutum, 2007. Sandra Kogut é diretora e coautora do roteiro do filme, que foi inspirado na obra Pequenas histórias, de Guimarães Rosa.)

Instruções:

Considerando a relação entre as declarações dos cineastas e os textos da prova sobre o mesmo tema, redija uma dissertação em prosa, sustentando um ponto de vista sobre o assunto.

- A redação deve ser feita na folha a ela destinada, respeitando os limites das linhas, com caneta azul ou preta. - A redação deve obedecer à norma padrão da língua portuguesa.

- Dê um título para sua redação.

Na avaliação de sua redação, serão considerados:

a) clareza e consistência dos argumentos em defesa de um ponto de vista sobre o assunto; b) coesão e coerência do texto; e

Referências

Documentos relacionados

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Contudo, sendo um campo de pesquisa e de atuação muito específico e novo no Brasil, ainda existe uma série de dificuldades para a eleição de parâmetros de conservação

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Como estamos abordando o nível fundamental, o sentido do texto se dá a partir de uma “oposição semântica”, que é mediada pela existência de um elemento básico e comum aos

Cada unidade curricular da instituição de acolhimento deve corresponder a 1 (uma) unidade curricular no IPAM-Lisboa. Aprovada a Proposta de Reconhecimento de Estudos, o estudante