• Nenhum resultado encontrado

Floresta, MT, Brasil, Amazônicos - PPGBioAgro, UNEMAT, Campus de Alta Floresta, MT, Brasil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Floresta, MT, Brasil, Amazônicos - PPGBioAgro, UNEMAT, Campus de Alta Floresta, MT, Brasil."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 2975 CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FRUTOS E SEMENTES DO MARACUJÁ-AMARELO (Passiflora edulis Sims f. Flavicarpa Degener) Eliane Cristina Moreno1; Poliana Vicente Tiago2; Fernanda Saragosa Rossi³; Ana

Aparecida Bandini Rossi4 1

Bióloga, Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT. Campus de Alta Floresta, MT, Brasil, e-mail: elicmbio@gmail.com.

2

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos - PPGBioAgro, UNEMAT, Campus de Alta Floresta, MT, Brasil. 3

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, Campos dos

Goytacatez, RJ, Brasil. 4

Doutora em Genética e Melhoramento. Laboratório de Genética vegetal e Biologia Molecular. Profa da faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias, PPGBioAgro,

PMGP e PPG- Bionorte. UNEMAT, Campus de Alta Floresta, MT, Brasil.

Recebido em: 31/03/2015 – Aprovado em: 15/05/2015 – Publicado em: 01/06/2015 RESUMO

O maracujá-amarelo é um fruto pertencente à família Passifloraceae, gênero

Passiflora, sendo o Brasil o maior produtor mundial da espécie. O presente estudo

objetivou analisar os caracteres morfológicos de frutos e sementes de Passiflora

edulis f. Flavicarpa. O trabalho foi realizado em duas populações distribuídas nos

municípios de Alta Floresta e Carlinda, MT. Para a descrição da morfologia do fruto foram utilizados 50 frutos, 25 para cada população, retirados aleatoriamente do montante coletado nas populações analisadas. Para a descrição da morfologia das sementes foram utilizadas 100 sementes de cada população. A população Carlinda apresentou os melhores valores para as características largura, espessura, massa do fruto, espessura do pericarpo e número de sementes por fruto. A população Alta Floresta apresentou a melhor média para a característica comprimento do fruto. A característica largura das sementes apresentou a maior média para a população de Alta Floresta, e as características comprimento e espessura das sementes mostrou-se maior na população de Carlinda. Desta forma os resultados demonstraram que houve variabilidade entre as populações estudadas.

PALAVRAS – CHAVE: Fruticultura; Frutos e Sementes; Variabilidade Genética. CHARACTERIZATION MORPHOMETRIC FRUIT AND SEEDS PASSION OF

YELLOW (Passiflora edulis Sims f. Flavicarpa Degener) ABSTRACT

The yellow passion fruit belongs to the Passifloraceae family, genus Passiflora, and Brazil is the largest producer of the species. This study aimed to analyze the morphological characters of the fruits and seeds from Passiflora edulis f. Flavicarpa. The study was conducted in two populations distributed in Alta Floresta and Carlinda, municipalities of Mato Grosso state. We used fifty fruits, twenty-five for each population, randomly taken from the amount collected for a description of the fruit

(2)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 2976 morphology. And a hundred seeds were used in each population, for the description of their morphology. Carlinda population showed the best fruit characteristics values for width, thickness, mass, pericarp thickness and number of the seeds per fruit. Alta Floresta population presented the best average for length of the fruit. The seeds width had the highest average in Alta Floresta population. And seeds length and thickness were higher in Carlinda population. In this manner the results showed that there was variability among the populations studied.

KEYWORDS: Fruit Farming; Fruits and Seeds; Genetics Variability. INTRODUÇÃO

O Brasil é considerado centro de origem de aproximadamente 139 espécies de Passiflora e o maior centro de diversidade genética do gênero (BERNACCI et al., 2013). O maracujazeiro-azedo (Passiflora edulis Sims) é a espécie mais cultivada e consumida no país (MELETTI et al., 2011), com produção estimada de 920.000 toneladas em uma área cultivada de 62.200 hectares, em 2010 (IBGE, 2014).

As espécies de Passiflora são cultivadas por suas propriedades alimentícias, ornamentais e medicinais, mas, principalmente, pela qualidade dos seus frutos. Estima-se que mais de 60% da produção brasileira de maracujá amarelo seja destinada ao consumo in natura e o restante destinado às indústrias de processamento, sendo o suco o principal produto (CLARO & MONTEIRO, 2010). Tendo este elevados teores de acidez, sabor forte, é rico em vitaminas e possui propriedades sedativas (CUNHA, 2013).

Além de atender ao mercado interno, a fruticultura brasileira também vem ganhando espaço no mercado internacional, com frutas tropicais, subtropicais e de clima temperado, aumentando assim o volume das exportações e o número de empresas exportadoras (FONSECA, 2010). Deste modo, a cultura do maracujazeiro vem ocupando um lugar de destaque na fruticultura tropical, um segmento que se expandiu como um todo nos últimos 30 anos, representando uma boa opção entre as frutas por oferecer o mais rápido retorno econômico (MELETTI et al., 2010).

As sementes podem ser consideradas como a principal forma de propagar as espécies, bem como de propiciar a sobrevivência das plantas em condições adversas (SERT et al., 2009). No maracujazeiro a propagação é realizada preferencialmente por sementes devido à facilidade de execução e simplicidade da infra-estrutura necessária no viveiro (SOUSA et al., 2010).

A biometria dos frutos constitui um instrumento importante para detectar a variabilidade genética dentro de populações de uma mesma espécie, e as relações entre esta variabilidade e os fatores ambientais, fornecendo importantes informações para a caracterização dos aspectos ecológicos como o tipo de dispersão, agentes dispersores e estabelecimento das plântulas (CARVALHO et al., 2003). Já a classificação das sementes por tamanho ou por peso é uma estratégia que pode ser adotada para uniformizar a emergência das plântulas e para a obtenção de mudas de tamanho semelhante ou de maior vigor (CARVALHO & NAKAGAWA, 2000).

Desta forma a caracterização morfológica de frutos e sementes pode auxiliar no entendimento do processo de germinação, na viabilidade e vigor das sementes (MATHEUS & LOPES, 2007), sendo estas características importantes para futuros trabalhos envolvendo melhoramento genético da espécie, bem como para sua conservação. Portanto, o presente estudo objetivou analisar os caracteres morfológicos de frutos e sementes de Passiflora edulis f. Flavicarpa.

(3)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 2977 MATERIAL E MÉTODOS

O estudo foi realizado em duas populações de Passiflora edulis distribuídas em duas áreas: população I - Sítio Ono, localizada na Comunidade Santa Helena no Município de Alta Floresta, MT (AF); população II – localizada no Sítio Santana na linha 13, Comunidade Belém no Município de Carlinda MT (CA).

O município de Alta Floresta possui uma área de 8.982,08 Km2, encontra-se no extremo norte do Estado de Mato Grosso, distante 830 km da capital Cuiabá, com altitude de 283 m, possuindo latitude 09º 52' 32" S e uma longitude de 56º 05' 10" W, temperatura média anual de 26ºC.

O município de Carlinda possui uma área de 2.426,09 km², encontra-se no extremo norte do Estado de Mato Grosso, possuindo latitude 09º57'29" sul e a uma longitude 55º49'56" W, estando a uma altitude de 290 m, cuja temperatura média anual é de 26ºC.

Para a descrição da morfologia do fruto foram utilizados 50 frutos, 25 de cada população, retirados aleatoriamente. Foram analisados os seguintes caracteres: comprimento, largura e espessura dos frutos utilizando o paquímetro digital Montoyo e as medidas de peso foram obtidas através da balança de precisão. Na descrição da morfologia das sementes foram utilizados 25 frutos de cada população sendo as polpas removidas dos frutos, totalizando 100 sementes de cada genótipo. Para as medidas de comprimento, largura e espessura das sementes, utilizou-se paquímetro digital e as medidas de peso foram obtidas em balança de precisão.

O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Ciências Biológicas do Campus Universitário de Alta Floresta. Todas as análises foram realizadas pelo programa estatístico Sisvar 5.0 (FERREIRA, 2003).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os frutos do maracujazeiro-azedo são arredondados, tipo baga, com casca verde adquirindo a coloração amarela quando maduros (Figura 1 e Figura 2).

FIGURA 1. Detalhes dos frutos das duas populações de Passiflora edulis estudadas. A) População AF; B) População CA. Fonte: Autores (2009).

As sementes envoltas por mucilagens são utilizadas no preparo de suco, ricas em fibras e estão disponíveis em grande quantidade, podendo ser explorada como uma boa fonte de fibra alimentar (Figura 2). Estudos verificaram que as sementes

(4)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 2978 cruas de Passiflora edulis são ricas em lipídeos, fibras dietéticas insolúveis e solúveis, proteínas e carboidratos (CHAU & HUANG, 2004).

FIGURA 2. Detalhes do fruto maduro de Passiflora edulis. A) Fruto inteiro; B e C) Fruto aberto com detalhes da semente. Fonte: Autores (2009).

Os resultados demonstraram que na população AF o comprimento dos frutos variou de 60,07 mm a 79,57 mm com média de 70,15 mm. Enquanto que na população CA o comprimento dos frutos variou de 57,69 mm a 80,88 mm ficando com uma média de 68,57 mm (Tabelas 1 e 2), concordando com resultados encontrados por MELETTI et al. (2010) onde o comprimento do fruto de P. edulis variou de 54 mm a 104 mm.

(5)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 2979 TABELA 1. Valores médios do comprimento, largura, espessura, espessura do

pericarpo (mm), número de sementes e massa do fruto (g) de

Passiflora edulis na população AF, desvio padrão (DP).

Características Mínimo Média Máximo DP

Comprimento 60,07 70,15 79,57 6,14 Largura 50,93 60,20 72,26 6,02 Espessura 51,25 60,12 71,90 5,95 Massa 48,06 108,28 149,27 31,99 Espessura Pericarpo 1,84 3,58 5,15 1,03 Numero de semente 68 215,76 339 87,20

Verificou-se, que os frutos da população AF apresentaram o maior comprimento médio (70,15) em relação aos frutos da população CA (68,57). Enquanto que para as demais características analisadas do fruto as médias foram maiores para a população CA.

TABELA 2. Valores médios do Comprimento, largura, espessura, espessura do pericarpo (mm), número de sementes e peso do fruto de Passiflora

edulis na população CA, desvio padrão (DP).

Características Mínimo Média Máximo DP

Comprimento 57,69 68,57 80,88 6,51 Largura 53,52 65,44 76,48 6,54 Espessura 54,97 65,52 74,04 5,52 Massa 3,77 178,04 8,16 1,12 Espessura Pericarpo 55 5,60 315 82,15 Numero de semente 97,50 106,52 150,50 31,00

Em relação ao número de sementes por fruto a população AF apresentou de 68 a 339, com média de 215,76; e a população CA apresentou um número variando entre 97,50 a 150,50 com média de 106,52 (Tabela 3), demonstrando assim que os frutos que apresentaram um maior número de sementes foram encontrados na população AF. Diferindo-se dos resultados obtidos por NASCIMENTO et al. (2003) onde constataram uma média de 281 sementes por fruto.

(6)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 2980 g em relação aos frutos da população AF que apresentaram uma média de 128,28 g (Tabela 3). Ambas as populações apresentaram média abaixo da encontrada por LIRA FILHO (1995) em estudo com a utilização da casca do maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Degener) na produção de geléia, onde a média foi de 217,80 g.

Observa-se na tabela 3 que em relação ao comprimento do fruto não houve diferença estatística entre as populações. Enquanto que para as características largura, espessura, peso, número de sementes e espessura do pericarpo do fruto houve diferença estatística entre elas, onde a população CA apresentou as maiores médias.

TABELA 3. Valores médios de cada característica avaliada do fruto para ambas as populações (AF e CA). Comprimento de fruto (CF); largura do fruto (LF); espessura do fruto (EF); massa do fruto (MF); espessura do pericarpo (EP); número de semente por fruto (NSF).

Médias seguidas por letras diferentes na coluna diferem estatisticamente pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

Em relação à característica comprimento das sementes verificou-se que na população AF variou de 5,12 mm a 6,74 mm com média de 5,85 mm e na população CA variou de 5,18 mm a 6,44 mm com média de 5,88 mm (Tabelas 4 e 5). Foi observado uma média de comprimento da semente maior na população CA.

TABELA 4. Valores médios de comprimento, largura e espessura (mm) de sementes de Passiflora edulis na população AF, desvio padrão (DP).

Características Mínimo Média Máximo DP

Comprimento 5,12 5,85 6,74 0,31 Largura 4,32 4,31 4,44 0,20 Espessura 1,78 1,81 1,96 0,09 Frutos Populações CF(mm) LF(mm) EF(mm) MF (g) EP(mm) NSF(mm) AF 70,15 a 60,20 b 60,12 b 108,28 b 3,58 b 215,76 b CA 68,57 a 65,44 a 65,52 a 178,04 a 5,60 a 106,52 a Média 69,36 62,82 62,82 143,16 4,59 161,14 C.V. (%) 6,84 8,11 7,23 39,61 23,00 38,69

(7)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 2981 A largura média das sementes foram 4,31 mm para a população AF e 4,07 mm para a população CA, onde AF teve variação da largura de 4,32 a 4,44 mm e em CA 3,46 a 5,14 mm, observando-se, pelos valores das médias, sementes com maior largura em AF em relação à população CA (Tabelas 4 e 5).

Para a característica espessura da semente as médias para a população AF variaram de 1,78 mm a 1,96 mm, ficando com uma média de 1,81 mm, já para a população CA a espessura variou de 1,80 mm a 1,82 mm, ficando com uma média de 1,86 (Tabelas 4 e 5).

TABELA 5. Valores médios de Comprimento, largura e espessura (mm) de sementes de Passiflora edulis na população CA, desvio padrão (DP).

Características Mínimo Média Máximo DP

Comprimento 5,18 5,88 6,44 0,28

Largura 3,46 4,07 5,14 0,22

Espessura 1,80 1,86 1,82 0,12

Em relação às características comprimento e espessura da semente as populações não diferiram estatisticamente. Já para a característica largura da semente houve diferença estatística entre as populações, onde a população AF apresentou uma maior média (Tabela 6).

TABELA 6. Comparação entre as médias para as populações Alta Floresta (AF) e Carlinda (CA). Características analisadas: Comprimento da semente (CS), largura da semente (LF) e espessura da semente (ES).

Médias seguidas por letras diferentes na coluna diferem estatisticamente pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

Nos estudos realizados por MAGALHÃES (2010) intitulado, Caracterização de frutos e sementes e germinação de Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Degener e

Passiflora cincinnata Mast, o mesmo constatou uma diferença do presente trabalho,

nas características comprimento das sementes apresentou uma média de 6,50 mm Sementes Populações CS LS ES AF 5,87 a 4,24 a 1,89 a CA 5,88 a 4,07 b 1,86 a Média 5,88 4,15 1,88 C.V. (%) 4,91 5,67 6,94

(8)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 2982 e na espessura das sementes encontrou o valor de 1,76 mm. Quanto à largura das sementes ambos os estudos obtiveram resultados semelhantes, com média de 4,35 mm, ressaltando que as diferenças entre os caracteres trabalhados estão associadas à variabilidade genética de cada espécie.

CONCLUSÃO

Houve variação nos caracteres morfológicos avaliados, indicando que a variabilidade genética está presente nestas espécies alógamas, favorecendo assim a seleção em programas de melhoramento.

A população Carlinda apresentou os melhores valores para as características largura, espessura, massa do fruto, espessura do pericarpo e número de sementes por fruto. A população Alta Floresta apresentou a melhor média para a característica comprimento do fruto.

A característica largura das sementes apresentou a maior média para a população de Alta Floresta, e as características comprimento e espessura das sementes mostrou-se maior na população de Carlinda.

REFERÊNCIAS

BERNACCI, L.C.; CERVI, A.C.; MILWARD‑DE‑AZEVEDO, M.A.; NUNES, T.S.;

IMIG, D.C.; MEZZONATO, A.C. Lista de espécies da flora do Brasil: Passifloraceae. Rio de Janeiro: Jardim Botânico, 2013. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB182>. Acesso em: 23 nov. 2013. CARVALHO, J.E.U.; NAZARÉ, R.F.R.; OLIVEIRA, W.M. Características físicas e físico-químicas de um tipo de bacuri (Platonia insignis Mart.) com rendimento industrial superior. Revista Brasileira de Fruticultura, v.25, p.326-328, 2003.

CARVALHO, N.M.; NAKAGAWA, J. Sementes: ciência, tecnologia e produção. 4.ed. Jaboticabal: FUNEP, 588p., 2000.

CHAU, C. F.; HUANG, Y. L. Characterization of passion fruit seed fibres: a potential fibre source. Food Chem. London, v. 85, n. 2, p. 189-194, 2004.

CLARO, R.M.; MONTEIRO, C.A. Renda familiar, preço de alimentos e aquisição domiciliar de frutas e hortaliças no Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 44, n. 6, p.1014-1020, 2010.

CUNHA, M. Produtividade e características de frutos de pomares de maracujá implantados com sementes originais e reaproveitadas do híbrido BRS Gigante Amarelo. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília - DF. 46 p. Dissertação de Mestrado. 2013.

FERREIRA, D.F. SISVAR 5.0 Sistema de Análises Estatísticas. Lavras: UFLA, 2003.

(9)

ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11 n.21; p. 2015 2983 acondicionado em embalagens de vidro e de pet. 2010. 91f. Dissertação (mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos.) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRARIA E ESTATÍSTICA. Maracujá: área plantada e quantidade produzida. Brasília-DF. Disponível em: http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 22 abr. 2014.

LIRA FILHO, J. F. Utilização da casca do maracujá amarelo (Passiflora edulis f.

flavicarpa Degener) na produção de geléia. Dissertação (Mestrado em Tecnologia

de Alimentos). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 132p, 1995.

MAGALHÃES, A. C. B. Caracterização de frutos e sementes e germinação de

Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Degener e Passiflora cincinnata Mast.

Universidade Estadual de Feira de Santana. Bahia. Dissertação de Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais. 71p., 2010.

MATHEUS, M.T.; LOPES, J.C.; Morfologia de frutos, sementes e plântulas e germinação de sementes de Erythrina variegata L. Revista Brasileira de Sementes, vol. 29. N 3. P 8-15. 2007.

MELETTI, L. M. M. Avanços na cultura do maracujá no Brasil. Revista Brasileira Fruticultura. Jaboticabal. N 33: p 83 – 91., 2011.

MELETTI, L.M.M.; OLIVEIRA, J.C.; RUGGIERO, C. Maracujá. Jaboticabal: FUNEP, (Série Frutas Nativas, 6), 2010.

NASCIMENTO, W. M. O.; TOMÉ, A. T.; OLIVEIRA, M. S. P.; MÜLLER, C. H.; CARVALHO, J. E. U. Seleção de progênies de maracujazeiro-amarelo (Passiflora

edulis f. flavicarpa) quanto à qualidade de frutos. Revista Brasileira de

Fruticultura, Jaboticabal, v.25, n.1, p. 186-188, 2003.

SERT, M.A.; BONATO, C.M.; SOUZA, L.A. Germinação de sementes. In: SOUZA, L.A..(Org). SEMENTES E PLÂNTULAS – Germinação, estrutura e adaptação. Ponta Grossa: TODAPALAVRA, 279p, 2009.

SOUSA, L. B.; MELO, L. F.; FREITAS, R. C. A.; SETUBAL, J. W.; REZENDE, D. F. Germinação e emergência de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 5: 190 – 194, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Por sua vez, na investigação realizada por Galvão e Robles (2014), sobre a análise do transporte de produtos frigoríficos como um nicho de mercado rentável, apesar dos custos de

A Via Brasil MT-320 é a sociedade constituída para operar um trecho compreendendo 188,2 km de extensão das rodovias MT-320 e MT-208, passando pelos municípios de Alta Floresta, Nova

O ato de rodar um programa utilizando o Library não é restrito e o envio de um programa é coberto somente se seu conteúdo constituir de um trabalho baseado no Library (independente

Não constitui hipótese de incidência do IPI a revenda de embalagens usadas que acondicionaram matérias- -primas ou produtos intermediários empregados pelo contribuinte no

lembrou que, enquanto a vacinação não avançar em escala mundial, de forma democrática, nem mesmo a população dos países que hoje são donos das vacinas estará a salvo, já que as

O resultado básico e diluído por ação é calculado mediante a divisão do resultado líquido do período pela quantidade média de ações ordinárias existentes

Diante do exposto, este estudo teve por objetivo analisar a distribuição espacial segundo o risco relativo (RR) para microcefalia e descrever o comportamento dos casos

Entre as mulheres, a maior proporção de beneficiárias pertencia às Ciências Biológicas, seguidas pelas Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas,