• Nenhum resultado encontrado

Dieta Paleo Para Vegetarianos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dieta Paleo Para Vegetarianos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Dieta Paleo para vegetarianos

Não come carne, mas quer seguir a dieta Paleo?

Veja dicas para adaptar sua dieta ao conceito Paleo

A dieta Paleo é inspirada na alimentação que nossos ancestrais tinham no período Paleolítico, quando caçavam animais e comiam frutos e vegetais que a natureza oferecia. Ela é baseada no alto consumo de proteínas, principalmente vinda de todos os tipos de carne. Então, como um vegetariano pode seguir a dieta Paleo?

A resposta é adaptação. Embora seja mais difícil adaptar a dieta Paleo para quem não come carne, já que a dieta também proíbe o consumo de grãos, essa missão não é impossível. O resultado seria uma dieta vegetariana melhorada, de acordo com os princípios Paleo. Veja a seguir algumas dicas.

COMA OVOS

Os ovos são uma boa fonte de proteínas e estão entre os alimentos permitidos da dieta

Paleo. Um ovo possui cerca de 6 gramas de proteína. Um ponto positivo do ovo é a

variedade de maneiras que ele pode ser inserido no cardápio: frito, mexido, cozido, só as claras, omelete, pochê etc.

Vale lembrar que essa substituição talvez não seja uma boa ideia para quem sofre de colesterol alto. O melhor é sempre consultar um médico e nutricionista antes de começar a dieta por conta própria.

SE ALIMENTE DE ALGUNS GRÃOS

Sementes como quinoa, cânhamo e amaranto são proibidas na dieta Paleo, porque possuem carboidratos. Mas elas também podem ser uma fonte de proteína para substituir as carnes.

Portanto, a segunda dica é adicionar essas sementes em sua alimentação. A quinoa, por exemplo, pode trazer variedade ao cardápio, já que pode ser feita como arroz e macarrão. A semente de cânhamo também é conhecida por ter bastante proteína, boas gorduras e pouco carboidrato.

COMA LEGUMES GERMINADOS

Grãos e legumes não são bem-vindos na dieta Paleo, porque ela é baseada na afirmação de que feijões e outras leguminosas possuem inibidores de enzima que impedem de eles serem consumidos crus e que interferem na digestão mesmo depois de cozidos.

No entanto, esses inibidores podem ser reduzidos quando se deixa de molho ou se germina os legumes antes de cozinhá-los. Isso pode ser feito com feijões, lentilha e grão de bico, por exemplo. Para isso, basta deixar os grãos mergulhados em água em temperatura ambiente por pelo menos 24 horas antes de cozinhá-los.

EVITE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

A dieta Paleo, acima de tudo, é contra a comida industrializada e processada. Esse conceito pode ser colocado em prática tanto por quem come carne quanto por quem não come. Açúcares, aditivos químicos e óleos processados são alguns dos exemplos de alimentos proibidos da Paleo que podem ser eliminados da alimentação de um vegetariano também. Para saber mais sobre os alimentos permitidos e proibidos na dieta, leia este artigo.

(2)

CUIDADO COM GLÚTEN E LATICÍNIOS

Eliminar o glúten pode ser um pouco difícil para os vegetarianos, mas também não é impossível. Já os laticínios devem ser consumidos com cuidado na dieta Paleo, mas também são fonte de proteína e gordura. Uma sugestão é cortar os laticínios por 30 dias e reintroduzi-los aos poucos na alimentação para observar se o seu corpo reage bem a eles. Uma outra alternativa é fazer iogurte ou kefir em casa, o que elimina a lactose durante o processo de fermentação, ou tentar consumir laticínios de cabra ou ovelha.

É possível seguir a Dieta Paleo e, ao mesmo tempo, ser vegetariano?

Essa é uma pergunta que temos recebido bastante por conta dos

diversos posts do Mude.nu que mostram os excelentes resultados para a saúde que os seguidores da Dieta Paleo vêm obtendo.

Se você não conhece, a chamada Dieta Paleo prega que os seres

humanos devem comer apenas comida de verdade, ou seja, aquilo para o qual evoluímos para comer.

Durante mais de 99% da história do ser humano sobre o planeta Terra, nós fomos caçadores e coletores. Em outras palavras, comemos apenas o que podíamos caçar e coletar: carnes, ovos, sementes, plantas e frutas. Somente há cerca de 10 mil anos (o que não significa quase nada em termos evolutivos), nós dominamos a agricultura e começamos a cultivar grãos como cereais (trigo, milho, arroz etc.) e leguminosas (soja, feijão, lentilha etc.).

A partir daí, passamos a comer mais e mais do que não estamos

evoluídos para comer. Grãos são baratos, fáceis de armazenar e nos dão grande quantidade de carboidratos.

O problema é que eles também são responsáveis por quase todas as doenças modernas e problemas de obesidade que enfrentamos hoje em dia, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial e da

industrialização do setor alimentício.

A solução para emagrecer e ser saudável, demonstram vários estudos, é simplesmente voltar a comer o que evoluímos para comer: carnes, ovos, sementes, plantas e frutas.

Em termos nutricionais, isso significa uma dieta alta em proteínas e gorduras e baixa em carboidratos.

(3)

Isso significa, também, um grande problema para os vegetarianos.

Uma dieta vegetariana não é necessariamente

saudável

A maior parte das pessoas que seguem uma dieta vegetariana faz isso por uma questão ética: evitar o sofrimento dos animais.

Ser vegetariano não significa necessariamente ter uma dieta mais saudável do que as pessoas que comem carne.

Uma pessoa que passa o dia comendo batata-frita, refrigerante, pão e macarrão pode se dizer vegetariana. Afinal, ela não come nenhuma carne.

Isso está longe, no entanto, de ser uma dieta saudável. Ela só possui alimentos industrializados e com baixa densidade nutricional.

(4)

Não é o fato de ser ou não vegetariano que vai dizer se uma pessoa está ou não consumindo uma dieta saudável.

Eu sei disso porque eu mesmo já experimentei o vegetarianismo (e o veganismo crudivorista) por um ano ininterrupto.

Algumas vezes eu comia saudavelmente, outras nem tanto.

A questão, portanto, é definir como manter uma dieta vegetariana ao mesmo tempo em que se seguem os princípios da Dieta Paleo.

Seguindo os princípios da Dieta Paleo sem comer

carne

Muita gente tenta complicar a questão, mas para ser vegetariano e Paleo ao mesmo tempo, tudo o que você tem a fazer é seguir os mesmos

princípios da Dieta Paleo, porém sem comer carne. Os princípios da Dieta Paleo são os seguintes:

(5)

1. Comer apenas comida de verdade

2. Manter uma alimentação alta em gorduras e proteínas e baixa em carboidratos

O primeiro princípio é fácil de seguir por quem é vegetariano. A maioria das chamadas comidas de verdade são de origem vegetal:

frutas, verduras, legumes, raízes, sementes, nozes, castanhas etc.

O segundo princípio é um pouco mais difícil, pois os alimentos de origem vegetal, em regra, são relativamente pobres em proteínas e gorduras quando comparados com os alimentos de origem animal.

Está gostando deste texto?

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente atualizações e conteúdos exclusivos do Mude!

O que um vegetariano tem a fazer, nesse caso, é substituir a carne por outros alimentos que sejam ricos em proteínas e gorduras. Alimentos como:

Ovos: os ovos de galinha (especialmente de galinha caipira) são

considerados um dos melhores alimentos que o ser humano pode consumir, por conterem proteínas, gorduras e vários

micronutrientes. Se você não é vegano, o ovo é a sua melhor opção para substituir a carne.

Abacate: mais de 75% das calorias de um abacate vêm do melhor

tipo de gordura que você pode consumir. Além disso, ele também possui cerca de 4 gramas de proteínas e de 10 gramas de fibras. Isso sem contar os micronutrientes.

Nozes e castanhas: as nozes e as castanhas também são boas

fontes de gordura a partir de vegetais, podendo complementar o que um vegetariano deixa de consumir de gordura ao parar de comer carne.

(6)

Azeite e óleo de coco: esses óleos vegetais são opções para

vegetarianos complementarem seu consumo de gordura e também servem para cozinhar, inclusive para os veganos que se recusam a usar manteiga para preparar os alimentos (por favor, jamais inclua margarina no seu cardápio).

Laticínios: queijos, leite integral e iogurte natural também são

alimentos que os vegetarianos que não são veganos podem

consumir para obter proteínas e gorduras. Apenas fique longe dos desnatados, pois a remoção de gordura não é algo que você vá querer. Outra boa opção para complementar proteínas é o uso do suplemento whey protein, quando recomendado por um

nutricionista.

A alimentação vegetariana já é restritiva. Quando você combina com a Dieta Paleo, fica ainda mais restrito, pois não poderá consumir também nenhum alimento industrializado.

O maior problema, como se vê, é em relação ao consumo de proteínas. Para isso, existe um pequeno segredo…

(7)

A Dieta Paleo recomenda a restrição no consumo de grãos. Isso porque comer grãos é a maneira mais rápida para você engordar.

Os grãos, especialmente o trigo, a soja e o milho, vêm sendo utilizados de forma indiscriminada pela indústria dos alimentos para elaborar uma enorme variedade de “comida pronta”.

Só que, conforme vários estudos comprovam, nem todos os grãos são iguais. O arroz, por exemplo, é um cereal que não possui glúten, diferente de outros como trigo, cevada, centeio e até mesmo aveia.

Já o feijão, o grão-de-bico e a lentilha são leguminosas que não possuem tantos antinutrientes como a soja.

Há muito tempo os vegetarianos sabem que a combinação de cereal (tudo o que nasce em espigas) e leguminosas (tudo o que nasce em bagas) fornece boa parte das proteínas de que o ser humano necessita.

(8)

Assim, se por questões éticas, você não come carne nem pode substituí-la por ovos e substituí-laticínios, a sua melhor opção para obter proteínas é a combinação de cereais e leguminosas.

E, dentro dessa combinação, a opção mais fácil no Brasil é o tradicional arroz com feijão.

Siga os princípios Paleo e evite sobretudo a soja e o trigo, mas inclua arroz com feijão no seu cardápio, ou qualquer outra combinação de cereal sem glúten com leguminosas.

Outra boa opção é você germinar esse grãos e consumir seus brotos, o que resolveria a questão dos antinutrientes neles presentes.

Conclusão: dá para ser vegetariano e Paleo?

A resposta simplificada para esta pergunta é sim, se você considerar que ser Paleo é comer apenas o que somos evoluídos para comer.

O que você tem a fazer é seguir os princípios Paleo e substituir a carne por outras fontes de proteínas e gorduras (especialmente ovos e

laticínios, se você não for vegano, ou combinação de cereal e leguminosa, em qualquer caso).

Pode não ser exatamente tão saudável quanto a Dieta Paleo

recomendada pelos estudos mais recentes, porém ainda é mil vezes melhor do que a alimentação moderna ocidental, repleta de açúcar, trigo, gordura trans e produtos industrializados.

Referências

Documentos relacionados

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

Por outro lado, em outro estudo também realiza- do no Brasil, que envolveu 170 idosos com 60 anos etários ou mais, com pelo menos um ano de educa- ção formal, não houve diferença

Estudar) a) importância) da) marca) em) negócios) start`up,) desde) a) sua) criação,) passando) pelo)desenvolvimento)até)aos)objetivos)que)se)pretendem)alcançar,)permite)fazer)com)

Cancerogenidade Categoria 1B H350 Mutagenecidade em células germinativas Categoria 2 H341 Toxicidade reprodutiva Categoria 1B H360F Toxicidade aguda (por

O trabalho de investigação clínica na área da abdominoplastia em causa foi desenvolvido no serviço de cirurgia plástica do centro hospitalar de São João e da faculdade de medicina

que concerne à transferência de alunos do escolas de país estrangei- ro para outras filiadas a um dos sistemas do ensino a que se refere a Constituição Federal e as Leis nº 4.024/61

Café da manhã e saída do hotel em ônibus até o Tronchetto, onde tomaremos o barco que rodeia Veneza, para chegar na Praça de São Marcos, onde se iniciará a

9 SILVA, NICOLLE ANDRESSA DOS ANJOS CARDOSO, JULIA GEMINIANI ANDRADE BAPTISTA, MONICA FERONI DE CARVALHO, ALICE BOUSKELA, JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI ARTIGO: 4281 TITULO: