• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DE RISCOS AMBIENTAIS NO ESTOQUE DE SECOS E CÂMARAS FRIAS DE UM SUPERMERCADO DE ATACADO E VAREJO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DE RISCOS AMBIENTAIS NO ESTOQUE DE SECOS E CÂMARAS FRIAS DE UM SUPERMERCADO DE ATACADO E VAREJO."

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DE RISCOS AMBIENTAIS NO

ESTOQUE DE SECOS E CÂMARAS

FRIAS DE UM SUPERMERCADO DE

ATACADO E VAREJO.

adriano cosmo do nascimento (universidade salgado de oliveira )

adrianocosmo01@gmail.com

marcos antonio da silva (universidade salgado de oliveira )

marcuss7756@gmail.com

antonio machado de souza neto (universidade salgado de oliveira )

machado-axe@hotmail.com

Helder Henrique Lima Diniz (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção )

Helderhld@gmail.com

O presente trabalho tem por finalidade avaliar as condições de trabalho no Estoque seco e nas Câmaras frias em um supermercado, localizado na cidade de Recife - PE, a fim de verificar os riscos ambientais sob os quais os trabalhadores estãoo expostos e pro

Palavras-chave: : Riscos ambientais. Supermercado. Cargas secas. Câmaras frias. APR. Prevenir acidentes.

(2)

1 Introdução

As grandes empresas do segmento de varejo (Supermercados) não possuem uma cultura prevencionista voltada ao reconhecimento, controle, redução ou eliminação dos riscos à saúde e a integridade física dos seus trabalhadores. Tal condição traz consequências desagradáveis: Doenças Ocupacionais e Acidentes de Trabalho. Tanto o empregador quanto os empregados saem prejudicados por essas consequências. Quando se possui o mapeamento dos Riscos Ambientais existentes no ambiente de trabalho, pode-se reduzir, evitar e controlar as ocorrências de acidentes e doenças ocupacionais.

A análise preliminar de riscos é uma técnica simples, porém bastante utilizada pelas empresas que se preocupam com a segurança e saúde dos seus trabalhadores, tendo como objetivo identificar riscos existentes nas atividades ou ambientes de trabalho e prevenir acidentes, tornando os locais de trabalho adequados para realização das atividades (ALEVEDO, 1999).

Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo identificar e avaliar os riscos ambientais sob os quais os trabalhadores estão expostos no estoque seco e nas câmaras frias em um supermercado, localizado na cidade de Recife - PE, e com isso propor melhorias. Para identificação dos riscos ambientais serão feitas inspeções in loco nas áreas do depósito de cargas secas e nas câmaras frias do supermercado, serão realizadas medições dos agentes físicos presentes, observação das atividades realizadas, entrevistas com os funcionários dos referidos setores e aplicação de APR. Os resultados encontrados serão avaliados e comparados com aqueles descritos em normas e na legislação pertinente.

1.1 Objetivo Geral

Identificar as condições de trabalho no Estoque seco e nas Câmaras frias em um supermercado a fim de verificar os riscos ambientais sob os quais os trabalhadores estão expostos e propor melhorias.

(3)

Utilizar ferramenta APR para análise dos riscos ambientais e da operação; Realizar avaliação quantitativa dos agentes ambientais identificados; Verificar o atendimento das Normas Regulamentadoras;

Apresentar resultados e propor melhorias.

2 Referencial Teórico 2.1 Segurança no Trabalho

Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, pode-se citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios.

Atualmente, observa-se, que inúmeras pessoas passam grande parte de suas vidas no ambiente de trabalho (CARDELLA, 2011). Portanto, o ideal é que, o local de trabalho proporcione ambientes agradáveis e saudáveis para os funcionários, para que possam trabalhar de forma segura.

2.2 Acidente de Trabalho

A legislação trabalhista brasileira (Lei nº 8213) define acidente de trabalho como aquele que decorre do exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

2.3 Gestão dos Riscos

Para se conseguir a eliminação ou mitigação da ocorrência de acidentes de trabalho, bem como de doenças ocupacionais é imprescindível que se tenha implementado um gerenciamento dos riscos existentes no ambiente/processo. Diversas técnicas de identificação e análise de riscos vêm sendo desenvolvidas e aplicadas nas organizações. A utilização dessas técnicas torna possível controlar um maior número de fatores que intervêm no processo, resultando no crescimento qualitativo e quantitativo da produção(ARAÚJO, 2009).

(4)

2.4 Análise Preliminar de Risco (APR)

Análise Preliminar de Risco (APR) trata-se de uma técnica/metodologia de avaliação prévia dos presentes riscos envolvidos na realização de um determinado trabalho. Consiste no detalhamento minucioso de cada etapa do trabalho assim como, dos riscos envolvidos (ILDA, 2005).

Segundo Mattos e Másculo (2011), a APR é utilizada para identificar fontes de perigo, consequências e medidas corretivas simples, sem aprofundamento técnico, resultando em tabela de fácil leitura. A técnica é de especial importância na investigação dos sistemas novos de alta inovação e pouco conhecidos e quando a experiência em riscos na sua operação é carente ou deficiente. Também pode ser utilizada como ferramenta de visão geral de segurança, revelando aspectos que pode passar despercebidos.

Os resultados da APR são comumente registrados em formulário, conforme estrutura da APR mostrada no Quadro 1, que exibeos perigos identificados, bem como as causas e os danos causados, levando em consideração na avaliação dos riscos a probabilidade para acontecer o acidente e a gravidade, com isso, obtendo o valor considerável para o risco.

Quadro 1 – Estrutura de Análise Preliminar de Risco

Fonte: Pantaleão (2018)

(5)

Araújo, 2009(2011) afirma que a medida qualitativa de risco pode ser classificada a partir de duas variáveis: frequência (probabilidade das causas) e severidade (efeito do perigo).

A frequência se classifica nas seguintes categorias: A – extremamente remota, B – Remota, C – Pouco provável, D – Provável e E – Frequente como ilustrado no quadro 2 a seguir.

Quadro 2. – Categorias de Frequência dos cenários da APR.

Fonte: Araújo, 2009

A severidade se classifica como: I – Desprezível e não ocorrendo nenhuma lesão, II – Marginal, onde há ocorrência de lesões leves com no máximo 15 dias de afastamento, III – Crítico, com lesões de gravidade moderada e IV – Catastrófico, com lesões graves ou mortes como mostrado no quadro 3, a seguir.

Quadro 3. – Categorias de Severidade dos cenários da APR.

Fonte: Araújo, 2009

A partir da correlação entre frequência e severidade promove-se uma matriz de classificação de risco, sendo eles: 1 - Baixo, 2 – Moderado e 3 – Alto, mostrado no quadro 4, a seguir.

(6)

Fonte: Araújo, 2009

No quadro 4 pode-se observar as cores correspondentes a cada categoria de risco e a respectiva numeração. Ao avaliar o risco, deve-se escolher uma classificação para gravidade e probabilidade segundo o quadro 2 e cruzar as duas informações no quadro 4, obtendo-se então o número e a cor que representa o risco. Já a classificação e descrição final de cada categoria do risco pode ser vista no quadro 4.

2.4.1 Riscos ambientais e normas regulamentadoras

Antes de se desenvolver estudo sobre os riscos ambientais e normas regulamentadoras relacionadas, deve-se observar a definição de risco. Segundo Maia (2010, p. 13), riscos é “[...] tudo o que pode causar acidentes, ou seja, tudo com potencialidade ou probabilidade de causar acidentes”

A NR – 9, que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Na literatura consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Além

(7)

3 Metodologia

3.1 Delineamento da pesquisa

A pesquisa foi desenvolvida através da pesquisa bibliográfica (Cervo e Berviam, 2006) que utilizou assuntos relacionados a identificação e análise dos riscos ambientais, bem como o atendimento das legislações vigentes de saúde e segurança do trabalho nos setores analisados, sendo a discussão de dados realizada sob os paradigmas qualitativo e quantitativo, utilizando-se de trabalhos científicos da área de utilizando-segurança do trabalho e inspeção de utilizando-segurança, entre outros.A pesquisa pode ser considerada descritiva, pois conforme Cervo e Berviam (2006, p. 66) “uma pesquisa descritiva visa observar, registrar, analisar e correlacionar fenômenos ou fatos, sem interferir no ambiente analisado. É o tipo mais usado nas ciências sociais”.

3.2 Forma de Coleta de Dados

A coleta de dados foi realizada da seguinte forma, utilizou-se os dados disponibilizados pela empresa do período de janeiro de 2017 a junho de 2018 que são caracterizados como dados secundários, segundo Mattar (1996). Referente aos afastamentos de funcionários por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais dos setores da empresa objeto de estudo, bem como pelo número de multas geradas pelos órgãos fiscalizadores, sofridas pelo não atendimento das legislações vigentes. Após este procedimento, foram feitas observações in loco que são caracterizados como dados primários, conforme Mattar (1996), e o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos funcionários, entrevistas sobre uso de EPI's e condições de trabalho, foram realizadas medições de iluminância e de temperatura nos setores da empresa objeto de estudo. Segue quadro 5, com estrutura do questionário realizado com os colaboradores que operam nas câmaras frias e no depósito de cargas secas, no período de agosto a outubro de

2018. Ver apêndice A e B.

(8)

Fonte: Autores (2018)

3.3 Forma de Análise dos Dados

Para análise dos dados coletados, foi realizado um estudo comparativo entre os resultados obtidos nas medições de iluminância e temperatura com o que preconiza as Normas Regulamentadoras do ministério do Trabalho. Ainda para análise dos dados coletados, identificação das medidas de controle e para elaboração do plano de ação foi utilizada a Análise Preliminar de Risco (APR), uma metodologia qualitativa estruturada para identificar os potenciais perigos decorrentes da própria operação dos setores objeto de estudo, onde é avaliado cada um dos perigos identificados, as suas causas, os métodos de detecção disponíveis e os efeitos sobre os trabalhadores.

4 Resultados

Medições feitas com o uso de Luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.

As medições foram realizadas nos ambientes/postos de trabalho, os níveis de iluminamento, verificados na avaliação, foram observando-se as atividades e rotinas desenvolvidas pelos trabalhadores, sendo realizadas no campo de trabalho onde se realizam as tarefas visuais do trabalhador, ou na falta deste a um plano horizontal a 0,75 cm paralelo ao piso. A Iluminância e sua distribuição nas áreas de trabalho e no entorno imediato têm um maior impacto em como uma pessoa percebe e realiza a tarefa visual de forma rápida, segura e confortável.

Para lugares onde a área específica é desconhecida, a área onde a tarefa pode ocorrer é considerada a área de tarefa. Todos os valores de Iluminância especificados nestaNorma são Iluminâncias mantidas e proporcionam a segurança visual no trabalho e as necessidades do desempenho visual. Logo após a medição de dados referente à iluminação, trabalho visou-se a comparação com os níveis mínimos estabelecidos pela NR-17, Portaria 3214/78 MTb, conforme classificação por tipo de atividade, de acordo com NBR-5413, “Iluminamento de Interiores” da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2013).

(9)

A partir desta comparação, identificou-se que todos as medições realizadas estão abaixo do que determina a NBR utilizada como parâmetro conforme pode ser verificado nos resultados mostrados na tabela 1, a seguir.

Tabela 1 – Níveis de iluminância em cada setor.

Fonte: Autores (2018)

Em seguida, utilizando um Termômetro de Bulbo Seco (Medidor de Temperatura) modelo PROTEMP 2 e Marca CRIFFER.

Com o instrumento ilustrado acima, realizou-se o monitoramento contínuo das temperaturas nas Câmaras Frias com intuito de obter a temperatura média de funcionamento e por consequência determinar a real exposição dos colaboradores que acessam esses ambientes, que são eles: recebimento, fatiados, antecâmara, resfriados e congelados, conforme sequenciais tabelas e gráficos a seguir.

(10)

Fonte: Autores (2018)

A tabela 2, acima, nos apresenta os valores das aferições da câmara fria no setor de recebimento, aferições essas que foram realizadas no intervalo de duas em duas (2 horas) e ao final nos apresenta a temperatura média da referida câmara. O gráfico 1, a seguir, mostra uma melhor visualizaçãoda variação da temperatura noreferido setor durante o período de aferição.

Gráfico 1 – Análise de variação da temperatura na área de recebimento.

Fonte: Autores (2018)

A tabela 3, abaixo, nos apresenta os valores das aferições da câmara fria no setor de fatiados, aferições essas que foram realizadas no intervalo de duas em duas horas e ao final nos apresenta a temperatura média da referida câmara.

(11)

Fonte: Autores (2018)

O gráfico 2, a seguir, mostra uma melhor visualizaçãoda variação da temperatura noreferido setor durante o período de aferição.

Gráfico 2 – Análise de variação da temperatura na área de fatiados

Fonte: Autores (2018)

Para que a câmara para armazenamento frigorificado possa trabalhar em regime bastante estável de temperatura, deve-se instalar uma antecâmara, particularmente para operações a baixas temperaturas. Essa antecâmara assume um papel de barreira de proteção, reduzindo a entrada de ar quente, o que trará economia de energia. A temperatura da mesma pode variar. Encontra-se a seguir tabela e gráfico, com dados da aferição de temperatura do respectivo setor.

(12)

Fonte: Autores (2018)

O gráfico 3 mostra uma melhor visualizaçãoda variação da temperatura noreferido setor durante o período de aferição.

Gráfico 3 – Análise de variação da temperatura na área Ante-Câmara.

Fonte: Autores (2018)

A tabela 5 apresenta os valores das aferições da câmara fria no setor de resfriados, aferições essas que foram realizadas no intervalo de duas em duas horas e ao final nos apresenta a temperatura média da referida câmara.

(13)

Fonte: Autores (2018)

O gráfico 4 mostra uma melhor visualizaçãoda variação da temperatura noreferido setor durante o período de aferição.

Gráfico 4 – Análise de variação de temperatura na área de resfriados

Fonte: Autores (2018)

A tabela 6 apresenta os valores das aferições da câmara fria no setor de congelados, aferições essas que foram realizadas no intervalo de duas em duas horas e ao final nos apresenta a temperatura média da referida câmara.

Tabela 6 – Aferição de temperatura no setor de congelados.

Fonte: Autores (2018)

O gráfico 5 demonstra uma melhor visualizaçãoda variação da temperatura noreferido setor durante o período de aferição.

(14)

Fonte: Autores (2018)

Logo após a medição de dados referente à temperatura, trabalho visou-se demonstrar os níveis médios de temperatura do local. Os resultados obtidos são mostrados no Quadro 6.

Quadro 6 - Resultados médios obtidos.

Fonte: Autores (2018)

Durante a coleta de dados utilizou-se os dados disponibilizados pela empresa do período de janeiro de 2017 a junho de 2018, Dados estes que se referem aos números de afastamentos de funcionários por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais dos setores da empresa objeto de estudo, bem como pelos Processos trabalhistas e fiscalizadores e valores de multas geradas pelo não atendimento das legislações vigentes.

(15)

Fonte: SESMT da empresa objeto de estudo

O Quadro 7, mostra quantitativamente os acidentes e doenças ocupacionais fornecidos pela empresa objeto de estudo com maior relevância nos setores. Para melhor visualização, gerou-se um gráfico com as informações passadas pela empresa em questão e os principais pontos que são eles: Acidentes sem afastamento, com afastamento menor que 15 dias, afastamentos maior que 15 dias e as doenças mais relevantes que no caso foram: Pneumonia e Lombalgia. Os dados encontram no gráfico 6.

Gráfico 6 - Percentual de acidentes/ doenças ocupacionais mais relevantes

Fonte: Autores (2018)

Como havia ocorrido problemas de acidente e doenças no período em que constam os dados passados pelo SESMT da empresa objeto de estudo, realizou-se um checklist/questionários para os colaboradores para verificar se ambos setores (Câmaras frias e Depósitos de cargas

(16)

secas) atendiam as normas regulamentadoras (NBR). O resultado encontra-se nos quadros e gráficos, a seguir.

Quadro 8 – Questionário/Checklist feito aos colaboradores das câmaras frias

Fontes: Autores (2018)

Para melhor visualização dos dados obitidos através dos questionários, os mesmos foram representados no gráfico 7 abaixo. Dentro dos itensque estavam no questionário 59% não atendem as normas regulamentadoras, 12% não se aplicam a setor e 29% atendem as normas - um número muito baixo.

Gráfico 7 – Atendimento de Requisitos Legais nas câmaras frias

Fontes: Autores (2018)

(17)

Quadro 9 – Atendimento dos requisitos legais nas câmaras frias

Fonte: Autores (2018)

De acordo com os dados a quantidade de itens que não atendem as normas foi superior aos demais.,41%, não se aplicaram ao setor 29% e estavam atendendo as normas 30% dos itens – um número muito baixo como pode-se visualizar melhor no gráfico 8.

Gráfico 8 – Atendimento de Requisitos Legais no depósito de cagas secas

Fonte: Autores (2018)

Por não atender todas as normas, a empresa objeto de estudo acabou recebendo denúncias perante ao Ministério do Trabalho, e entre as causas,a mais relevante foi a condenação no valor de R$ 2.000.000,00 pelo não cumprimento das determinações contidas na NR15 e NR16 referente a exposição ao frio e atividades realizadas em câmaras frias como mostrado no quadro 9.

(18)

Fonte: RH da empresa objeto de estudo

4.1 Aplicação da APR

A análise preliminar de riscos é basicamente um estudo antecipado e detalhado sobre todas as etapas do trabalho a serem executadas em determinado local, a fim de identificar seus possíveis problemas ou riscos e propor melhorias através de medidas preventivas e/ou corretivas. A análise preliminar de risco (APR) dos setores avaliados disposto nos quadros 10 e 11, a seguir, são compostas por uma correlação entre frequência, severidade e o nível de risco de cada atividade.

(19)

Fonte: Autores (2018)

Realizou-se a análise para verificação dos ricos através das atividades dos colaboradores, essas atividades são: retirada dos produtos do interior dos caminhões utilizando Transpaleteira Hidraulica manual, transporte das cargas Paletizadas para a Ante-câmara, transporte e armazenamento das cargas no interior das câmaras frias, arrumação e separação de produtos para abastecer os pontos de venda na Loja.

(20)

Quadro11 – APR aplicada no depósito de cargas secas

Fonte: Autores (2018)

Realizou-se a análise para verificação dos ricos através das atividades dos colaboradores, essas atividades são: a retirada dos produtos do interior dos caminhões utilizando Transpaleteira Hidráulica manual, transporte das cargas Paletizadas para a área de recebimento, transporte e armazenamento das cargas no Depósito nas estruturas de porta

(21)

De acordo com a metodologia utilizada para avaliação dos riscos, os que apresentaram maior índice de gravidade foram exposição a ambientes com frio extremo (câmaras frias) e esforço físico intenso (Cargas secas).O risco de serviços realizados em câmaras frias está conectado ao tipo e à quantidade do agente, ao tempo de exposição e à sensibilidade do organismo do trabalhador.

Em serviços como os realizados em câmaras frias e no depósito de cargas secas, o Equipamento de Proteção Individual (EPI) tem a função de proteger individualmente o empregado de possíveis lesões quando da ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Cumpre fixar que o EPI não evita os acidentes em si, mas protege o empregado quando o risco estiver ligado ao exercício da função e à exposição ao agente.

Após o levantamento dos dados iniciais, realizou-se uma análise dos mesmos com o auxílio de algumas ferramentas para que se possa obter o melhor resultado possível.

4.2 Análise

Com o auxílio do Ishikawa buscou-se identificar as causas e efeitos concebendo um melhor mapeamento visual, como é demostrado nas figuras 1 e 2.

Figura 1 – Ishikawa para as ocorrências nas câmaras frias

Fonte: Autores (2018)

Através do mapeamento das causas e feitos dos principais problemas nos setores, identificou-se que maior ponto de melhoria está nas falhas de máquinas e equipamentos, pois nas câmaras frias há falha nos dispositivos de abertura das portas pela parte interna das mesmas, falta de alarme ou outro sistema de comunicação possibilitando um possível aprisionamento e como consequência disso, causar doenças ocupacionais e até morte do colaborador. Vale salientar

(22)

que a falta de um dispositivo (alarme para aprisionamento) não atende as diretrizes da Norma NR-36, mais conhecida como NR-frigorífico. O segundo risco com grande gravidade é o esforço físico intenso. Devido a isso também foi realizada uma análise do mesmo para que possa encontrar as principais causas, como ilustrado na figura 2.

Figura 2 – Ishikawa para as ocorrências no depósito de cargas secas

Fonte: Autores (2018)

4.3 Plano de Ação

Elaborou-se um plano de ação para a observação, levantamento de dados e analise de todos os dados referentes a problemática, utilizando a ferramenta de qualidade 5w1h para auxiliar nesta etapa de pesquisa conforme a figura 3, a seguir.

(23)

Fonte: Autores (2018)

4.4 Execução

Nessa etapa é a aplicação de forma sistemática e prática das etapas anteriores. Depois de observar os potencias problemas, definir a problemática que deseja focar e planejar as ações a serem feitas, é o momento de quantificar e transformar as ações idealizadas em ações realizadas.

(24)

Por meio das inspeções in loco, aplicação de checklist e aplicação da ferramenta de Análise Preliminar de Riscos APR, foi possível realizar a identificação dos riscos presentes nas atividades / setores objeto de estudo, bem como, das não conformidades com as Normas Regulamentadoras e Consolidação das Leis do Trabalho, onde pode-se propor melhorias, através de medidas preventivas e/ou corretivas.

As visitas in loco proporcionaram a realização de análise detalhada das atividades executadas, bem como das condições ambientais, realizou-se avaliações quantitativas dos agentes Frio e Luminância, comparando os resultados obtidos com os parâmetros determinados nas legislações vigentes. Aplicou-se um Checklist nos setores objeto de estudo, com isso verificou-se um elevado percentual do não atendimento de requisitos legais. Realizamos aplicação da Análise Preliminar de Riscos (APR), onde a ferramenta se mostrou bastante eficaz,possibilitando a caracterização dos riscos, fazendo a relação entre à probabilidade e à gravidade envolvidas em determinada atividade, facilitando a interpretação dos resultados.

Sugeriu-se medidas preventivas e corretivas para todos riscos levantados na APR. Para os riscos com maior índice de gravidade, aplicamos o Ishikawa para identificar suas causas e assim gerar um plano de ação utilizando a ferramenta 5W1H, onde sugeriu-se de forma estruturada, as ações necessárias para que as causas geradoras dos problemas, sejam eliminadas.

Foi proposto a extensão das ações e um planejamento para implementação da ferramenta Análise Preliminar de Riscos (APR), para os demais setores da empresa objeto de estudo.

(25)
(26)

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 8995-1 Iluminação de Ambientes de Trabalho Parte 1: Interior. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www.abrasnet.com.br/. Acesso em: 21 set. 2018.

ALEVATO, H. M. R. Trabalho e Neurose: enfrentando a tortura de um ambiente em crise. Rio de Janeiro: Quartet, 1999.

ARAÚJO, Giovanni M. de., Elementos do Sistema de Gestão de SMSQRS – Teoria da Vulnerabilidade, 2ª Ed, Gerenciamento Verde Editora e Livraria Virtual, Rio de Janeiro, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5413: níveis de iluminância. Rio de Janeiro: ABNT, 1992. 13p.

BARBOSA FILHO, Antônio Nunes. Segurança do trabalho & gestão ambiental.4. ed. São Paulo: Atlas 2011. BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego, NR-09 - Programa de prevenção de riscos ambientais, NR-15 – Atividades e operações insalubres, Manual de Legislação, 72. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

CARDELLA, Benedito. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística. São Paulo: Atlas, 2011.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P.A. Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo, afiliada, 2006.

ILDA, Itiro, Ergonomia Projeto e Produção, 2. ed. Ed. Edgard Blucher, São Paulo, 2005.

LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991. Disponível em

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8213cons.htm>

MAIA, Marcio Ruiz. Técnico em Segurança do Trabalho. In: Centro de Educação APOEMA, 2002. Disponível em: http://files.marcioruizmaia.webnode.com.br/ 200000046-754807641c/AULA% 2004.pdf. Acesso: em: 12 set. 2018.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. São Paulo: Atlas, 1996.

MATTOS, Ubirajara A. O. de., MÁSCULO, Francisco S., Higiene e segurança do trabalho, Elsevir Ed., Rio de Janeiro, 2011.

______. NR-9 – Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA

Disponível em: http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR-09. Acesso em: 22 set. 2018. ______. NR-17- Ergonomia, Disponível em: http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR17. Acesso em: 22 set. 2018.

NUNES, Flávio de Oliveira. Segurança e saúde no trabalhador: esquematizada: normas regulamentadoras 01 a 09 e 28. 2.ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2014.

PANTALEÃO, Sergio Ferreira – Acidente de Trabalho – responsabilidade do empregador? – 2014. Guia Trabalhista. Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/acidente_resp_empregador.htm. Acesso em: 25 set. 2018.

(27)

Questionário realizado no setor de câmaras frias

(28)

Apêndice B

Questionário realizado no setor de depósito de cargas secas

Referências

Documentos relacionados

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Effects of the bite splint 15-day treatment termination in patients with temporomandibular disorder with a clinical history of sleep bruxism: a longitudinal single-cohort

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Neste artigo busco pensar Américo de Castro como empresário concessionário de companhias ferro carril e em outras atividades relacionadas à construção civil e que de- pendiam