• Nenhum resultado encontrado

recebe público recorde em Pirassununga

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "recebe público recorde em Pirassununga"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Academia da Força Aérea

recebe público recorde em

Pirassununga

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), abriu seus portões neste domingo (23/08) para o público acompanhar as manobras da Esquadrilha da Fumaça, visitar aeronaves e conhecer um pouco mais sobre a carreira militar. O evento “Domingo Aéreo” atraiu mais de 93 mil pessoas, recorde de visitantes num dos mais tradicionais eventos da aviação militar.

(2)

Foi a primeira vez que Viviane, de 17 anos, participou do evento. “Convenci meu pai que precisávamos estar aqui! Queria assistir à Esquadrilha da Fumaça e visitar o Gripen”. A família percorreu 611 km, saindo de madrugada do Rio de Janeiro para prestigiar o evento.

(3)

Além da maquete do Gripen NG, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), também estiveram em exposição para visitação as aeronaves T-25 Universal e T-27 Tucano, utilizadas na formação dos Oficiais Aviadores, as aeronaves de caça F-5 Tiger, as aeronaves transporte C-105 Amazonas e C-130 Hércules e os helicópteros H-60 Black Hawk. A Marinha compareceu com a aeronave AF-1B (A-4 Skyhawk II) e a Polícia Militar de São Paulo com o helicóptero Esquilo. Já o Exército esteve presente com viaturas utilizadas pelo 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

A população também conheceu as formas de ingresso na FAB e um pouco mais sobre a carreira militar, motivo que trouxe Leonardo Gomes, de 12 anos, ao estande da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). “Meu sonho é ser piloto. Hoje pude conversar com alguns alunos, isso me animou muito para prestar a prova e realizar meu sonho”, disse.

(4)

Os visitantes foram convidados a colaborar com a doação de um 1kg de alimento. Ao todo foram recolhidas aproximadamente 19 toneladas, outro recorde quebrado neste domingo. Os alimentos serão distribuídos para entidades assistenciais da região de Pirassununga (SP).

(5)

Para o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, o evento é uma oportunidade de aproximação dos militares com a comunidade. “Não só a população tem a oportunidade de nos conhecer, como nós também temos a chance de nos apresentar, divulgar a nossa missão, equipamentos e estrutura”, ressaltou.

Esquadrilha da Fumaça adota

sistema de planejamento de

missões aéreas

(6)

A aeronave A-29 Super Tucano, novo avião utilizado pela Esquadrilha da Fumaça, trouxe mais possibilidades de uso de recursos tecnológicos. Um deles é o registro de dados de voo pelo computador de bordo, cujos arquivos podem ser interpretados pelo Sistema de Planejamento de Missões Aéreas (PMA), usado para planejar atividades de voo, em missões conjuntas, manobras ou ações rotineiras.

O PMA permite visualizar os dados em 2D, em que é possível ver o voo com as referências no solo, e em 3D.

“A Esquadrilha poderá utilizar o software para avaliar a precisão de suas acrobacias e o efeito visual das mesmas, uma v e z q u e o P M A é c a p a z d e f o r n e c e r v i s u a l i z a ç õ e s tridimensionais dos voos das aeronaves”, explica o Capitão Diego Geraldo do Instituto de Estudos Avançados (IEAV).

(7)

A unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) desenvolveu o software também usado em todas as unidades aéreas da Força Aérea Brasileira em debriefings após o voo, como, por exemplo, validar o resultado de um combate. “O EDA realiza muitos deslocamentos ao longo do ano para cumprir o calendário de apresentações e o PMA pode auxiliar no planejamento dos translados aéreos”, finaliza.

Na segunda quinzena de junho, dois pilotos estiveram no Instituto para aprimorar o conhecimento das funcionalidades disponíveis do software, especialmente a parte 3D.

“Com a reprodução em 3D, o piloto consegue refazer o voo virtualmente e conseguir lembrar os acontecimentos com mais detalhes para tirar as lições de aprendizado. A ferramenta ajuda a reavivar a memória do piloto”, afirma o Tenente Nilson Rafael Oliveira Gasparelo, piloto da posição ala esquerda externa da Fumaça.

(8)

Chefe da Navegação da Esquadrilha da Fumaça, responsável por planejar os deslocamentos do grupo para as apresentações, o software gera significativa economia de tempo e recursos humanos. “O trabalho que eu precisava de um dia para fazer m a n u a l m e n t e , o p r o g r a m a n o s a j u d a a e x e c u t a r e m aproximadamente uma hora, além de oferecer mais confiabilidade dos dados”, exemplifica o Tenente Gasparelo.

A próxima apresentação da Esquadrilha da Fumaça está marcada para o dia 23 de agosto na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

(9)

FONTE e FOTOS: FAB

Esquadrilha

da

Fumaça

participa de desfile aéreo de

7 de setembro em Brasília

(10)

As comemorações do Dia da Independência do Brasil voltam a contar com a presença do Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA neste ano, durante o desfile aéreo em Brasília (DF). Esta é a primeira vez que a Esquadrilha da Fumaça irá sobrevoar a Esplanada dos Ministérios com sete aeronaves A-29 Super Tucano com fumaça branca. O desfile deverá começar às 9h no próximo domingo, dia 7 de setembro.

O EDA estará presente no desfile após um ano sem participar deste evento, devido ao programa de implantação da aeronave A-29 Super Tucano no Esquadrão. Vale ressaltar que a Esquadrilha não fará demonstração aérea, pois, conforme comunicado abaixo, as apresentações estão suspensas por período indeterminado.

Além da Esquadrilha da Fumaça, vários outros Esquadrões da Força Aérea Brasileira participarão do evento comemorativo aos 192 anos da Independência do Brasil.

Comunicado

(11)

Fumaça – está com suas demonstrações suspensas, tendo em vista a substituição da aeronave T-27 Tucano pelo A-29 Super Tucano. O processo teve início no ano de 2013 e, atualmente, toda a adaptação à aeronave e desenvolvimento dos displays de demonstração pela equipe estão, praticamente, finalizados. Contudo, adequações técnicas necessárias em alguns sistemas das aeronaves estão sendo implantadas a fim de possibilitarem a realização dos voos de demonstração, motivo pelo qual a agenda do EDA permanece suspensa por período indeterminado. Informamos, ainda, que todas as notícias sobre o A-29 na Esquadrilha da Fumaça e o retorno das apresentações são divulgadas em nosso site www.eda.aer.mil.br e no da Força Aérea Brasileira (FAB).

DIVULGAÇÃO: Seção de Comunicação Social do EDA

EDA avalia o A-29 Super

Tucano

em

diferentes

(12)

Para avaliar o desempenho das aeronaves A-29 Super Tucano na realização das manobras em condições de baixa altitude e menor temperatura, um grupo de 31 militares do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) se deslocou nesse domingo (01/06) para realizar treinamento na Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul.

A missão deve contribuir também para que as equipes de pilotos, de manutenção e de apoio logístico possam treinar deslocamentos fora da sede da Esquadrilha, localizada em Pirassununga (SP). Além disso, a BASM apresenta uma pista de uso exclusivo militar para emprego operacional que será utilizado pelo EDA.

O treinamento conta com nove aviões A-29 Super Tucano e um C-105 Amazonas do Esquadrão Onça (1º/15º GAV). Participam ainda do grupo, 13 pilotos, um Especialista em Aviões, um Médico e uma equipe de Comunicação Social, além de 13 Graduados Especialistas em Manutenção de Aeronaves e um representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), que irá fornecer suporte técnico.

(13)

FOTO: Ilustrativa

Esquadrilha da Fumaça realiza

treinamento no Rio Grande do

Norte

Durante o período de 15 de março a 2 de abril, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, participa de treinamento em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Grande região. No total, foram deslocados cerca de 40 militares, entre pilotos, mecânicos e equipe de apoio, além de representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), que concede suporte técnico.

(14)

Segundo o comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, o objetivo da missão é o treinamento dos pilotos, das equipes de manutenção e de apoio logístico em deslocamentos à longa distância. O transporte da equipe foi realizado com nove aeronaves A-29 Super Tucano e um C-130 Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), da Base Aérea do Galeão (RJ).

O Comandante ainda ressalta que as maiores vantagens do treinamento estão no intercâmbio de experiências entre as equipes do EDA e do Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade baseada na capital potiguar e que opera a aeronave Super T u c a n o h á m a i s t e m p o n a F o r ç a A é r e a , a p r á t i c a d e procedimentos de emergência no simulador de soo do A-29, existente na BANT, e a realização de treinos operacionais ao nível do mar. Outro benefício da BANT está na pista a ser utilizada pela equipe do EDA, de uso exclusivo militar para emprego operacional.

Essa missão é mais uma que acontece fora da sede do Esquadrão, Pirassununga (SP), após o início do “Programa de Implantação da Aeronave A-29 Super Tucano na Esquadrilha da Fumaça”. A primeira aconteceu na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, em dezembro de 2013, para treinos em elevada altitude. Esses treinamentos não são abertos ao público e a Esquadrilha ainda n ã o t e m u m a d a t a p r e v i s t a d e r e t o r n o d a a g e n d a d e demonstrações.

Esquadrilha da Fumaça entra

de férias a partir do dia 23

(15)

de dezembro

A equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) entra em recesso a partir do dia 23 de dezembro com término previsto para 24 de janeiro de 2014. O ano de 2013 foi marcado pela última demonstração e despedida da aeronave T-27 Tucano na Esquadrilha da Fumaça e pelo início do “Programa de Implantação Operacional da Aeronave A-29 Super Tucano”.

Neste ano, a Esquadrilha recebeu mais três pilotos novos que v o a r ã o n a s p o s i ç õ e s d e n º 3 , 5 e 6 , d o i s g r a d u a d o s especialistas nas áreas de Manutenção de Aeronaves e de Serviços Administrativos; e mais quatro soldados para auxiliarem nos trabalhos das seções. Em 2014, o grupo irá retornar os treinamentos com o Super Tucano e dará início à formação dos novos pilotos em suas respectivas posições. Não há, ainda, data definida para retorno das demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

Referências

Documentos relacionados

A) Não, pois com dois alto-falantes a intensidade do som é duplicada. B) Sim, devido ao fenômeno da refração, nos pontos onde houver a superposição da crista de uma onda e o vale

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO O atendimento de vazamento só deve ser efetuado por pessoal treinado em manuseio de hipoclorito de sódio;.. Precauções pessoais:

A investigação colaborativa sobre as próprias práticas, realizada no contexto do projecto, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento profissional dos professores,

Razão Social: Clinica Osteus Centro de Ortopedia e Clínica Médica LTDA. BRASMEDE. Razão Social: FJV Mergulhão & Cia LTDA- EPP Endereço: Tv. TERAPIA OCUPACIONAL

AZUL E LINDO PLANETA TERRA RUTH ROCHA EDITORA SALAMANDRA. A MENINA DO FEIJÃO

Os estudos preliminares da fauna cavernícola, foi realizado em duas cavidades existentes – Gruta do 4º Patamar (SP-290) setor 1 e setor 2 e a “Gruta 3” – no período de abril

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de