• Nenhum resultado encontrado

Todas as Orações Da Biblia - Herbert Lockyer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Todas as Orações Da Biblia - Herbert Lockyer"

Copied!
290
0
0

Texto

(1)
(2)

Todas as orações

da Bíblia

por

Herbert Lockyer

Copyright © 1959

(3)

Prefácio do Editor

Tirando o livro dos Salmos, que já é um grande livro de orações por si só,

a Bíblia registra nada mais nada menos do que 650 orações confirmadas,

dos quais pelo menos 450 delas são respostas.

Há uma riqueza de material expositivo para pregadores nas orações da

Bíblia, cada um dos quais é exposta para nossa instrução e benefício

espiritual. Esboços expositivos normalmente incluí muitas orações, e este

livro vai se revelar um tesouro de iluminação espiritual e edificação.

Todas as orações da Bíblia é um livro não só para os pregadores,

professores e obreiros cristãos. Ele também será um valioso recurso

devocional para o culto da família, para a leitura diária da Bíblia, e para a

própria oração, em seguida, a exposição do autor, o levará a um momento

de adoração e crescimento espiritual. Este livro formidável deve continuar

a ser um clássico espiritual a todos os santos que crêem que é "através da

oração é que compreendemos a eternidade."

(4)

I. Orações no Antigo Testamento

O antigo testamento é onde encontramos um grande celeiro de oração na bíblia, foi onde a oração foi iniciada e onde podemos obter uma revelação completa e ambragende sobre a oração, no antigo testamento registra varios pedidos de orações, respostas e frutos da oração, no Novo Testamento, temos um amplo registro de evidência com base no antigo testamento sobre a eficácia da oração, que é um canal comunicação entre o homem e o céu. Como esses homens santos do passado poderam vencer grandes desafios em suas vidas! Quando grandes montanhas se encontrava em sua frente e não faziam ideia de como poderiam supera-las, eles se voltavam para cima onde eles levantaram os olhos para o Deus que fez as montanha, com uma confiança inabalável. Às vezes, a sua aproximação a Deus foi um tanto incomum, familiar, e ousado, mas eles foram ouvidos a respeito de seus temores.

As oração dos patriarcas e profetas, era mais do que rencitar frases repetidas ou bonitas, na verdade oração para eles era um derramamento do coração. Diante dos perigos, perseguições, dores e privações, eles naturalmente se voltaram para Deus em sua necessidade, acreditando que Ele era capaz de redimi-los de todas as suas angústias. Se eles sabiam pouco da filosofia da oração, eles certamente sabia muito sobre o poder da oração, como a nossa meditação nesse livro sobre orações irá revela.

Genesis

O homem é descrito como sendo "um animal de oração." Quando ele começar a Orar? Como ele originalmente se aproximar de Deus? Quais foram as primeiras palavras a serem proferidas pela criatura em uma conversa com o Criador? Em qualquer fase do estudo bíblico realizado, deve ser dada atenção ao que o Dr. AT Pierson chama de, "A Lei da Primeira citação". A primeira referência de uma verdade bíblica normalmente simboliza qualquer evolução futura das mesmas, e é assim que chegamos ao tema da oração.

O que é oração? Simplimente não seria um desejo, oportunidade e privilégio de falar com Deus? Quem mais poderia Adão ter falando, além do próprio Deus, tão logo que Eva foi criada, disse: "Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne" ( 2:23, 24 ). Em seguida, o diálogo angustiante entre Deus e os nossos primeiros pais, revela o quão cedo o homem tinha aprendido a falar com Deus ( 3: 9-13 ). Desde o início da humanidade vemos o que a oração é, como Robert Burns expressou, " Oração é uma correspondência fixa com o céu." A oração familiar, evidentemente, começou quando a primeira família foi formada.

(5)

Nós não podemos ser ignorantes ao fato da maneira em que Adão se dirigiu a Deus em ( 3:12 ), e Caim respondeu-lhe em ( 4, 9 ), parecia estar faltando uma reverência devida a Ele como declara-lo três vezes Santo. Às vezes, como veremos mais claramente à medida que prosseguimos, que a línguagem da oração é por vezes um pouco desafiante.

A história da oração começa

( 04:26 )

Em seguida, os homens começaram a invocar o nome do Senhor. - Gênesis 4: 26b

Vários expositores referem-se a este versículo como o primeiro lugar na Bíblia onde a oração é mencionada. "Então os homens começaram a invocar o nome do Senhor." Mas não podemos concordar que foi só agora, no ano 235 do mundo, a data do nascimento de Enos, que os homens começaram, pela primeira vez desde a queda a louvar a Deus por meio da oração e adoração. Acreditamos que os nossos primeiros pais naturalmente e instintivamente conversavam com Deus. Com a criação do homem, a oração era uma imposição da sua própria natureza ", um instinto do próprio homem, anelando pelo seu Criador." Judeus eruditos deram-nos as várias formas de oração, no qual Adão dirigia a Deus em busca de perdão.

João Milton apresenta Adão propando a Eva um conselho aapropriado

O melhor que podemos fazer, e em vez de ficamos Olhando para o seu julgamento sobre o nossos erro,

Nos nos protassemos em reverencia diante Dele e confessar

Humildemente nossas faltas, e mendigar o seu perdão com lágrimas Até Molhar o chão, e com os nossos clamores enchermos o ar?

A referência no texto diante de nós, então, não pode ser o início de oração individual, mas de adoração social. Os herdeiros de Deus de Adão e Eva começou a desenvolver "o instinto mais profundo da alma do homem", como Carlyle descreve adoração. A margem lê: "Então, os homens começaram a chamar-se pelo nome do Senhor." Com a vinda de Enos, os homens eram conscientes de sua fraqueza, e, buscando refúgio em Deus, queria ser distinguido como homens que temiam, e que desejaram fazer a Sua vontade. A santidade, até então desconhecida, foi agora associado ao nome Jeová. Um escritor sugere que esta pode ter dado origem à prática comum aos judeus durante séculos de dar nomes às crianças em que o nome de Deus está entrelaçada.

(6)

Oração e progresso espiritual

( Gênesis 5: 21-24 ; Hebreus 11: 5, 6 , Jude 14, 15 )

E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém: Enoque andou com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas: E todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos, Enoque andou com Deus : e ele não estava; porque Deus o levou. - Gênesis 5: 21-24

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe: pois aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. - Hebreus 11: 5, 6

E também Enoque, o sétimo depois de Adão, profetizou destes, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que ímpio cometido, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. - Jude 14, 15

Em oito versos o Espírito Santo nos dá a breve biografia ainda abençoada de Enoque, que "andava com Deus." Amos fez a pergunta: "Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?" ( 3: 3 ). Com Deus como seu companheiro de viagem, Enoque deve ter mantido ininterrupta comunhão com Ele, embora a Bíblia não nos dá nenhuma das orações do patriarca orou. O mesmo também é verdadeiro para Noé, que, como Enoque "andou com Deus" ( 6, 9 ). Em Gênesis 6 a 9, Deus é encontrada fazendo toda a conversa. Sem resposta do Noah é registrado a menos que seja a maldição ea benção do capítulo 9: 25-27 .

Que comunhão divina estes dois santos pré-inundação deve ter experimentado! A declaração repetida sobre Enoque andando com Deus sugere que ele era um santo progressiva, para caminhar implica progresso e progresso espiritual depende de comunhão ininterrupta com o céu. A palavra hebraica para "andar" significa "ir na habitual." Assim progresso na santidade era o hábito de este antigo santo. Em meio às preocupações da vida familiar e da corruptness do seu tempo, Enoque e Noé agradou a Deus. Foi Andrew Bonar, que sugeriu que Deus e Enoque foram o hábito de andar e falar diariamente e então Deus um dia disse ao seu companheiro: "Você veio até aqui todos os dias da nossa longa peregrinação juntos, agora vir todo o caminho para casa com Me. " Assim, "ele não era, porque Deus o levou".

(7)

A oração eo Altar

( Gênesis 12-13 )

Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. - Gênesis 12: 1

E o Senhor apareceu a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra, e edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente, e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. - Gênesis 12: 7, 8

Até ao lugar do altar, que tinha feito lá no primeiro, e ali Abraão invocou o nome do Senhor. - Gênesis 13: 4

E Abrão mudou as suas tendas, e foi habitar na planície de Manre, que está em Hebron, e edificou ali um altar ao Senhor. - Gênesis 13:18

Adoração, comunhão e promessa são todos ligados no chamado de Deus a Abraão, e em sua invocar o nome do Senhor. Como Abraão respondeu à revelação que ele recebeu, não nos é dito. Dentro da Aliança feita com Abraão havia o pensamento subjacente que a vida verdadeira família depende do reconhecimento da família de Deus.

Abraão, "o manancial de vida hebraica herói", era um homem do altar, que ele construiu antes que ele invocou o nome do Senhor ( 12: 7 ; 13: 8 ). Matthew Henry diz de "o amigo de Deus", "Onde quer que ele tinha uma tenda, Deus tinha um altar, e um altar santificado pela oração. Ele construiu seu próprio altar que ele não pode participar com os idólatras na adoração oferecido sobre a deles."

A palavra "altar" significa "abate-lugar", e é típica do fato de que o caminho para Deus é aspergido com o sangue do Redentor. Para o cumprimento de sua missão, Abraão precisava de perdão, orientação, conforto, força, coragem e sabedoria para que ele iria implorar, sabendo que o nome do Senhor, como uma torre forte, cobriu a fidelidade, misericórdia e onipotência que ele precisaria.

O altar também indica que desde os primeiros tempos, o sacrifício acompanhado de oração e adoração. Deus teve de ser abordado por seus suplicantes com os presentes, bem como palavras. Buscando a Deus o povo teve que sacrificar a Ele ( Esdras 4: 2 ). Isaac igualmente reconhecida a mesma relação íntima entre o sacrifício ea oração ( 26:25 ). Essa combinação também era característico das religiões pagãs.Quando os filisteus capturaram Sansão, que acompanhou o seu louvor a Dagon com sacrifícios

(8)

( Juízes 16:22 ). Sacrifício e oração de intercessão foram combinados por Jó ( 42: 8 ) e Samuel ( I Samuel 7: 6 ,9 ). Nesta era de graça o nosso acesso a Deus é possível graças a Ele, que se tornou o nosso Altar e da Oferta matéria ( Hebreus 10:19 ; 13:10 ).

Nos livros anteriores da Bíblia, Deus aparece a falar mais com o homem, que o homem faz a Deus. Comandos foram dadas e promessas feitas, e no início dos santos tinha pouco a fazer além de cumprir os mandamentos e acreditar nas promessas ( 12: 1-3 ; Veja também 28: 14-18 ). Como impressionante é o silêncio de Abraão quando a Voz Divina ordenou-lhe que oferecesse seu filho em sacrifício ( 22: 2 )!Pode ser que nós muito falar em nossos períodos de oração. Nós não desenvolveram a arte de ouvir a voz de Deus falando aos nossos corações através de Sua Palavra. Que a graça ser nossa a cultivar o lado da escuta da oração!

Abraão, como amigo de Deus, foi em termos íntimos com seu amigo. Um velho divino comentando sobre a prática de Abraão de oração dá-nos estes dois thoughts-

1. Todo o povo de Deus está orando pessoas. Logo você vai encontrar um homem vivo sem respirar, como um cristão viver sem oração.

2. Milhares de pessoas que aprovariam se na posição vertical com Deus deve ser constante e perseverante na religião. Abraão não deixou sua religião por trás dele, como muitos fazem, quando viajam.

Oração por um herdeiro

( Gênesis 15 )

Então disse Abrão: Senhor Deus, que me hás de dar, pois ando sem filhos, eo mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que me tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. - Gênesis 15: 2, 3

Abraão teve que aprender que os atrasos de Deus não foram desmentidos. Vinte * de cinco anos atrás, ele recebeu a promessa: "Não temas, Abrão.: Eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande"Podemos perguntar para ele crescer desanimado e questionando a validade da promessa recebida ( 12: 1-3 )? Ele desejava o dom visível de uma criança, sem a qual, Eliezer de Damasco, seu mordomo de confiança, seria seu herdeiro. Mas a promessa de um filho foi renovada e Abraão creu em Deus ( 15: 6 ). A palavra "acredita" é "alterado". Ele disse: "Amém" a Deus. Um sinal foi pedida e dada. Uma longa previsão de 400 anos foi concedida a Abraão e sua fé foi fortalecida. A lição que se reúnem a partir de sua oração é que o que Deus prometeu, Ele vai cumprir-em seu próprio bom tcumprir-empo. Como precisamos do "Amém" da fé!

(9)

Não apenas espere, mas cuidado; Ore na porta de esperança, e cantar, O dedo de Fé no trinco.

Oração-a linguagem de uma aflicão

( Gênesis 16 )

E o anjo do Senhor disse-lhe: Eis que estás com a criança, e tu terás um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porque o Senhor ouviu a tua aflição. - Gênesis 16:11

Se é verdade que "a oração não conhece o idioma, mas um grito", então, neste, o capítulo ainda sugestivo curto triste, temos um capítulo da vida. Hagar oferecido um grito coração sentiu na hora da sua profunda necessidade. Palavras amargas tinha sido arremessado para ela por Sarai, sua patroa, Hagar e estava angustiado, triste e solitária, e fugiu para o deserto. Então nós temos uma sentença assertiva ainda um tanto original, "O Senhor ouviu a tua aflição. " Podemos ver e sentir aflição, mas ouvir é algo de que só Deus é capaz. Necessidade de Hagar era a sua oração, e no seu deserto Deus conheci. Parecia difícil de voltar a partir do que ela tinha fugido, mas na obediência, Hagar encontrou descanso e alegria. Tratamento severo deu a luz a um dos ditados mais belas da Bíblia, El-Rói. Possivelmente Hagar nunca teria conhecido a Deus, como ela veio a conhecê-Lo, tinha ela nunca sentiu a angústia do ferro entrando em sua alma. A viagem mais difícil tem um clímax abençoado quando o objetivo é Deus.

Hagar foi consolado pela promessa que Deus lhe deu ( 16:10, 11 ). Ismael veio, o filho de uma promessa que Deus tinha feito a Hagar, que viria a ser o progenitor de uma grande multidão. Assim, o espírito abatido da humilde serva foi consolado quando se deu conta de que as promessas de Deus são tão suaves como as Suas ameaças são alarmantes. A oração do coração de Hagar, sem língua, mas a sua própria necessidade de profundidade, foi respondida de forma abundante. É sempre assim com nós mesmos. Nossa necessidade é a oração Deus ouve e ao que ele responde.

Oração e Revelação

( Gênesis 17 )

E disse Abraão a Deus, O que viva Ismael diante de ti! - Gênesis 17:18

Este capítulo notável justifica a descrição de Abraão como "o amigo de Deus" ( Tiago 2:23 ). Dr. FB Meyer, em seu estudo sobre Abraham diz: "Seria quase parece como se estes dois capítulos, 17 e 18, foram escritos para mostrar a familiaridade e intimidade que existia entre o Deus eterno eo homem que teve a honra de ser chamado Seu amigo. "

(10)

No capítulo, Abraão teve o privilégio de presenciar alguma manifestação visível da presença do Senhor ( v. 1 ) que o levou a cair em seu rosto ( v. 3 ). Os índios norte-americanos colocam seus ouvidos para o chão quando eles querem ouvir a aproximação de um inimigo-Abraham inclina a alma para a terra e ouve a voz de Deus ( v. 17 ). Características peculiares de oração de intercessão de Abraão por Ismael pode ser noted-

1. É a primeira oração registrada em forma, foi um pedido de um pai, em nome de seu filho. 2. Foi uma oração pedindo mais do que Deus tinha se oferecido para doar.

3. Foi uma oração de receber uma resposta imediata. A súplica humilde do patriarca acreditar recebeu a resposta rápida de um gracioso e Deus, ouvindo-oração "Quanto a Ismael, também te tenho ouvido" ( v. 20 ).

O exemplo de Abraão é um farol, orientando os pais a um Deus que ouve a oração para as crianças. Infelizmente, às vezes, interesses egoístas na parte de trás de nossas orações para nossos descendentes tornam difícil para Deus responda!

Oração por uma cidade perversa

( Gênesis 18 , 19 )

E chegando-se Abraão, e disse, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinqüenta justos na cidade; porventura também destruir e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; e que o justo seja como o ímpio, que estão longe de ti: Não fará justiça o Juiz de toda a terra? E disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, então eu pouparei o lugar todo por causa deles. E Abraão respondeu e disse: Eis que eu tenho tomado contra mim, para falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza; porventura não faltarem cinco de cinqüenta justos; porventura destruir toda a cidade por causa dos cinco? E ele disse: Se eu achar ali quarenta e cinco, não vou destruí-lo. E falou-lhe, mais uma vez, e disse: Porventura haverá quarenta encontrados lá. E ele disse, eu não vou fazer isso por causa dos quarenta. E ele disse-lhe: Oh não deixe que o Senhor esteja com raiva, e eu falarei; porventura há trinta deverá ser encontradas lá. E ele disse, eu não vou fazer isso, se eu achar ali trinta. E ele disse: Eis que eu tenho tomado contra mim, para falar ao Senhor: Se porventura haverá vinte encontrados lá. E ele disse: Não a destruirei por causa dos vinte. E ele disse: Oh não deixe que o Senhor esteja com raiva, e eu vou falar ainda, mas desta vez: Porventura dez devem ser encontrados lá. E ele disse: Não a destruirei Por causa dos dez. E o Senhor seguiu o seu caminho, logo que acabou de falar com Abraão, e Abraão voltou para o seu lugar. - Gênesis 18: 23-33

Um estudo de orações da Bíblia revela como Deus, agindo como um investigador humano, deixou sua morada celestial para a terra para familiarizar-se com fatos sobre

(11)

aqueles que precisavam ou a Sua bênção ou condenação ( 11: 5 ; 18: 20-22 ). É encorajador saber que Deus nunca age para o bem ou para o mal em relação a qualquer das suas criaturas sem uma plena compreensão e apreciação de todas as circunstâncias. O que Deus viu em Sodoma é muito comum na vida noturna de toda a cidade, ou seja, o meio-dia de inferno.

Oração de intercessão de Abraão também nos ensina que sempre que nos aproximamos do Senhor, o Altíssimo, devemos reconhecer que o seu trono é uma das Graça ( Hebreus 4:16 ), e que, porque é um privilégio vir diante dEle, devemos pensar em nós mesmos como pó e cinzas em sua vista ( 18: 2 ). Devemos nos humilhar diante dele ( I Pedro 5: 6 ). A única maneira de se é para baixo. não pode haver verdadeira oração além de profunda humildade, ou humildade de espírito. Robert Browning escreveu "daquela varanda da alma, que é dobrar-se-levanta-lo também." Humildade, então, é o primeiro essencial da oração eficaz.

Enfrentando a fúria desoladora de um Deus justamente indignado, Abraão teve um resort, um privilégio, ele poderia orar por culpados Sodoma. Com sua oração começa "um dos exemplos mais notáveis de intercessão humana para serem cumpridas nos com toda a extensão da revelação divina, aquele em que o concurso e simpatizando benevolência de Abraão, por um lado, ea clemência surpreendente e paciência de Deus , por outro lado, são retratados em cores como o lápis de inspiração só poderia apresentar. " intercessão de Abraão por Sodoma proves-

1. A benevolência dos homens bons.

2. A importância dos justos para um mundo perverso. 3. A bondade de Deus para com o culpado.

4. A humildade que deve sempre caracterizar a oração.

5. A eficácia da oração de intercessão. Essa oração é sempre caro-é suor do santo da alma. Abraão carregava em seu coração os pecados e tristezas de Sodoma. Ele "morava onde eles moravam".

Mas chegou um momento em que sua intercessão cessou. Por que Abraão terminar seu apelo às dez justos? Matthew Henry sugere ", ou porque ele possuía eles mereciam morrer, se não houvesse tantos como dez, como a cômoda da vinha, que consentiu a figueira estéril deve ser cortada, se o julgamento de mais um ano não fez que é útil, Lucas 13: 9 ., ou porque Deus conteve seu espírito de pedir mais " Quando Deus finalmente determinou a ruína de um lugar, Ele proíbe-o para receber oração. No que se refere a Judá, Deus disse a Jeremias: "Não te Ore por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem fazer intercessões para mim, pois eu não te ouvirei" ( 07:16 ; 14:11 ). Jesus chorou e orou para Jerusalém, sem efeito. Nem todos os gritos de coração para as cidades e os pecadores são respondidas.

(12)

Oração depois de um lapso

( Gênesis 20 )

Orou Abraão a Deus, e Deus sarou Abimeleque, ea sua mulher e as suas servas; e que tiveram filhos. Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão. - Gênesis 20:17, 18

Intercessões de Abraão para Abimeleque, bem como para Sodoma ( 18:22 ), enfatiza a necessidade eo valor da intercessão, como uma fase de oração, tão visível na Bíblia ( 20: 7-17 ). Samuel que considerava intercessão como parte de seu dever oficial, a negligência de que era um pecado ( I Samuel 12:23 ), clamou a Deus para um povo perigo-assaltar ( I Samuel 7: 3 , 8 ; 12:19 ). Tanto Moisés e Samuel se pusessem diante de Deus em favor do Seu povo. Moisés foi um profeta incomparável em que quase todos foram suas orações intercessões ( Deuteronômio 34:10 ; Êxodo 32:31 ), e seu poder de intercessão foi reconhecido por aqueles para quem ele orava ( Números 12:13 ; 21: 7 ). Mais tarde, esperamos voltar a este tema absorção dos Profetas como intercessores. Muitas vezes deixamos Deus eo homem por causa de nossa falta de desejo por intercessão-o serviço mais caro que um cristão pode tornar predominante. João Knox poderia implorar: "Ó Deus, dá-me a Escócia ou eu morro." Deus lhe deu na Escócia, e sua fama como um intercessor foi tão marcante que "Bloody Mary" confessou que temia as orações de João Knox mais do que um exército de soldados.

Oração de Obediência

( Gênesis 22 )

E o anjo do Senhor lhe bradou desde o do céu, e disse: Abraão, Abraão: e ele disse: Eis-me aqui - Gênesis 22:11

Neste capítulo memorável de modo ilustrativo do Calvário, e eloqüente com as provações e os triunfos da fé de Abraão, muito se fala da sua obediência, mas tão pouco de sua resposta para a voz de Deus.Tudo o que temos é a breve resposta: "Eis-me aqui" ( 22:11 ). Professor McFadyen chama a atenção para o fato de "que as orações são muitas vezes ausente quando devemos naturalmente esperar que eles."

Em algumas ocasiões, quando as orações que parecem mais natural e apropriado, eles primam pela ausência. Isto é verdade para Jacó e notícias de seus filhos ( 37:34 ; 45:28 ), também de José, que, embora conhecido pela sua piedade, deve ter orado muito nas crises de sua vida. A Bíblia, no entanto, não carrega nenhum registro das orações José oferecidos.

Abraão manifestou uma disponibilidade deliberada para o cumprimento da ordem divina ( 22: 9, 10 ). Nós somos culpados de ir tão longe e, em seguida, parar de curta

(13)

duração ( Atos 15:38 ), mas Abraão foi tão longe quanto Deus quer que ele vá. O nome que ele deu para o lugar onde Deus providenciou um substituto para Isaac, Jeová-jireh- era uma expressão de fé equivale a uma oração ( 22:14 ).

Oração para a noiva

( Gênesis 24 )

E ele disse: Senhor, Deus de meu senhor Abraão, peço-te, envia-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão. Eis que estou aqui no poço de água; e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água, e deixe-o vir a passar, que a donzela a quem eu disser: Abaixa o teu cântaro, peço-te, para que eu beba; e ela disser: Bebe, e darei a teus camelos também de beber: que o mesmo seja aquela que tu nomeado para o teu servo Isaque; e assim eu saberei que tu usou de benevolência para meu mestre. - Gênesis 24: 12-14

Eliezer de Damasco, servo ou mordomo mais velho de Abraão, foi contratado para encontrar uma noiva para Isaac e veio, confiando em Deus para orientação, para a cidade de Naor. Em sua jornada, o servo devotamente rezou para o sucesso e sua oração é notável, um escritor do século XVIII nos diz, por três coisas-

1. Para a fé em que foi oferecido.

2. Para os pontos de vista corretos sobre o caráter de Deus expressa. 3. Para o sinal para que se presume a oração para pedir.

Tal oração feita com total confiança na fidelidade divina era a certeza de ser atendida, e foi diretamente e imediatamente respondeu a por Deus. Sucesso em busca convocado expressão de gratidão. Além disso, a oração do servo de orientação, bonito na expressão, indica como os primeiros santos parecem ser em termos familiares com Deus. Orações, então, eram simples, direta e infantil. O servo orou por um sinal específico para guiá-lo para a mulher certa para Isaque ea resposta veio quase imediatamente, antes que ele acabasse de falar com Deus. Haveria menos lares desfeitos no mundo de hoje, se apenas mais oração havia subido para orientação na escolha de um companheiro de vida.

A oração é um gesto de agradecimento. Com um coração grato ao servo louvou a Deus por sua orientação e bondade ( 24:26, 27 ). De passagem, podemos aprender algo sobre o lugar e postura de oração. Aesfera de oração pouco importa-o espírito é muito importante ( João 4: 20-24 ). Ao lado dos camelos ajoelhados no poço, Eliezer ajoelhou-se e apreajoelhou-sentou ajoelhou-seu pedido. A oração nos campos e em uma encosta ( 28: 18-20 ), prova que Deus não faz acepção de pessoas. Quanto à postura, o servo "adorado", ou mais literalmente, "prostrou-se."

(14)

Oração para uma esposa estéril

( Gênesis 25: 19-23 )

E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto ela era estéril; eo Senhor se aplacou para com ele, e Rebeca, sua mulher, concebeu. E os filhos lutavam dentro dela; e ela disse: Se assim é, por que sou eu assim? E ela foi consultar o Senhor. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois tipos de pessoas devem ser separadas das tuas entranhas: e um povo será mais forte do que as outras pessoas; eo mais velho servirá ao mais novo. - Gênesis 25: 21-23

Que Deus ouve e responde a oração é provado pela petição de Isaac para sua esposa sem filhos, Rebeca ( 25:21 ) e na oração de Leah para a concepção ( 30:17 ). Depois de vinte anos de vida conjugal Rebeca ainda não tem filhos, que condicionam a levou a ser censurado pelas filhas de Canaã, bem como um teste para a fé de Isaac. Em sua necessidade, Isaac virou-se para Deus e orou, e como a sua oração foi na linha do propósito de Deus, era a certeza de ser respondidas ( I João 5:14 ). Note, também, que Rebekah "perguntou" do Senhor. Aqueles vinte anos de espera mostrar que Deus não apressar o cumprimento de Seu plano. É interessante notar que Isaac teve que esperar 20 anos antes de Jacó nasceu. Mais tarde, Jacó se esforçou para antecipar Providência pela prática de fraude, mas teve de esperar 20 anos depois de ter recebido a bênção de Isaac antes que ele recebeu a bênção do Senhor ( Gênesis 27:23 com 32:29 ).

A oração para muda coisas

( Gênesis 26 )

E o Senhor apareceu-lhe na mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai: não temas, porque eu sou contigo, e te abençoarei, e multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo de Abraão. E edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor, e armou a sua tenda, e ali servos cavaram um poço. Então Abimeleque veio a ele de Gerar, com Aüzate, seu amigo, e Ficol, o chefe do seu exército. E Isaac disse-lhes: Por que viestes ter comigo, visto que vós me odeiam, e enviou-me para longe de você? E eles disseram: Temos visto claramente que o Senhor é contigo: e nós dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti, e façamos um pacto contigo; Isso nos farás nenhum mal, como nós te não temos tocado, e como temos feito a ti somente o bem, e te deixamos ir em paz Agora tu és o bendito do Senhor. -Gênesis 26: 24-29

É impossível medir as mudanças provocadas pela oração. O capítulo diante de nós abrange uma notável transformação na vida de Isaac, cuja história começa com problemas e termina em triunfo. A transição foi o resultado da oração. Burgess e Proudlove em seu volume mais útil, Vigiando Oração, soma-se a verdade desse capítulo em três palavras-Violência, Visão, Vitória.

(15)

1. Violência (17-23). O fracasso de Isaac (7), decorrente do medo do homem resultou em conflito. Apesar das promessas de Deus, não lemos de qualquer sacrifício ou oração por parte de Isaac. Ele falhou em sua testemunha, mas Deus não o abandonou (12-14). Isaac veio a perceber, porém, que não foi o suficiente para cavar novamente bem de seu pai: ele deve retornar a Deus de seu pai.

2. Vision (24-25). Deus se encontrou com medo de Isaac com um "Não temas", e através de uma visão Isaac foi transformado, tanto assim, que "ele edificou um altar e invocou o nome do Senhor."

3. vitória (26-28). Filisteus tinham incomodado Isaac, mas não agora. Deus estava com o Seu servo restaurado e seus inimigos sabiam que (28). A prática da presença de Deus torna possível uma qualidade distintiva da vida. Uma vida de adoração e santidade está em contato com sua fonte.

Oração como voto

( Gênesis 28 )

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, de modo que eu volte para a casa do meu pai em paz; então o Senhor será o meu Deus: E esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus, e de tudo o que me deres eu te darei a décima a ti. - Gênesis 28: 20-22

Israel, sendo um povo terreno, suas orações eram mais ou menos relacionada com as coisas da terra, aumento da família, tribo, nação, rebanhos e bens materiais ( 28: 3 ). Poder dado por Deus para multiplicar é equivalente a bênção ( 01:22 ; 28: 3 ). Jacó, revelando sua seriedade, fez um voto, parecia como se estivesse dirigindo uma barganha com Deus ( 28: 20-22 ). Muitas vezes, a atitude da pessoa em oração é: "Ora, Deus, Você faz isso para mim, e então eu vou fazer isso para você. "

Como sugestivo é a frase: "Este lugar é a porta dos céus" (17). Este lugar! Qualquer lugar onde Deus permite descer a escada é um Bethel. O lugar onde você está agora podem tornar-se a porta do Céu para a vossa alma.

Deus habita não apenas onde, O'er poeira santo, Os sinos doces saudar a manhã mais bela de sete; Onde quer que simples amor popular, orar e confiança,

(16)

Oração Sobre o Injustiçado irmão

( Gênesis 32 )

E Jacó disse, ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, o Senhor, que me disseste: Volta para a tua terra e à tua parentela, e eu vou lidar bem contigo: eu não sou digno da menor de todas as misericórdias e de toda a verdade, que tu mostrou ao teu servo; porque com o meu cajado passei este Jordão; e agora volto em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo, para que não venha, e me fira, ea mãe com os filhos. E tu disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que não pode ser contada, por numerosa .... E Jacó ficou só; e lutou com ele um homem até o romper do dia. E quando ele viu que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; ea juntura da coxa de Jacó era fora do comum, enquanto lutava com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. E ele disse. Eu não te deixarei ir, se me não abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse, Jacó. E ele disse: O teu nome será mais Jacó, mas Israel: pois como príncipe tu tens poder com Deus e com os homens e tens prevalecido. E Jacó lhe perguntou, e disse: Mostra-me, peço-te, o teu nome. E ele disse: Por que é que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali, - Gênesis 32: 9-12 , 24-29

Aqui está um capítulo apropriadamente ilustrando como a oração intensamente fervorosa de um justo pode muito. A oração de Jacó é uma das orações mais devotos, fervorosos e bem sucedidas registrados na Bíblia. Resumindo sua oração, note-

1. Ele se aproximou de Deus como o Deus de seu pai- um Deus no pacto. O apelo foi à fidelidade divina. Elias orou da mesma maneira ( I Reis 18:36 ). Esta característica comum fala da continuidade da história nacional e da ligação gracioso que unia os adoradores para os santos do passado.

2 Ele se dirigiu a Deus como seu próprio Deus. promessas Jacó implora de Deus para si mesmo, bem como a seu pai. Quando Jacó encontrou os anjos de Deus no caminho ( 32: 1 ), e chegou a pedir ao Wrestler Divino, ele empregou um modo de endereço, acrescentando grande poder de orações do Antigo Testamento.

3 Ele acrescentou à sua oração um profundo espírito de auto-humilhação. Ele veio para ver como ele era indigno da misericórdia divina. Com reverência, Jacó declarou-se incapaz de receber o mínimo das misericórdias de Deus. Tudo veio antes dele-engano em relação ao pai: truques de Esaú e de Laban. O que mais ele poderia fazer, mas suplicar a Deus para livrá-lo? Mas antes que Deus pudesse responder a oração de Jacó, ele teve de lidar com Jacó.

4 Ele apresentou sua petição como um crente, profundamente preocupados com a manifestação da glória divina. Alfred Thomas em grandes orações do Antigo Testamento, assim escreve de Jacó- "ele mesmo nasceu em resposta à oração, apesar de

(17)

suas derrotas e manchas de caráter, através do qual ele deixa uma impressão menos favorável sobre a mente do que qualquer um dos dois patriarcas com quem se une em igual honra no Novo Testamento, era o próprio, evidentemente, um crente firme em oração É digno de nota que o exemplo de Jacó é citado pelo primeiro e último dos Profetas Menores (. Oséias 12: 3, 4 , 12 ; Malaquias 1: 2 ) ".

5. Ele ilustrou a importância e eficácia do sério, oração fervorosa e agonizante em circunstâncias em dificuldades. Ele era, naturalmente, um pouco negativa em seu pedido. Sua mente consciência-ferira levou-o a Orar para que ele possa ser entregue a partir do irmão que ele havia ofendido.

6 Ele mostra que o caminho mais seguro para prevalecer com os homens é a prevalecer com Deus. Jacó passa "da ousadia de auto-confiança para a ousadia da fé", e torna-se Israel, o Príncipe de Deus. A mão que tocou tendão de Jacó, tocou-lhe a alma e mudou o usurpador em um santo.

Jubilosa confissão de Jacó foi que ele tinha visto a Deus face a face ( v. 30 ). J. Afiado, em veia poética, resume, para cada um de nós a experiência profunda de Jacó.

Senhor, tenho lutado pela noite livelong Não parta,

Também não me deixe assim, em situação triste e cansado, Quebrantados de coração;

Onde devo ligar, se Tu deves ir embora, E me deixe aqui neste mundo frio para ficar?

Eu não tenho nenhum outro tipo de ajuda, sem comida, sem luz, Nenhuma mão para orientar,

A noite é escura, a minha casa não está à vista, O caminho inexperiente;

Não me atrevo a arriscar no escuro

sozinho-Eu não posso encontrar meu caminho, se Tu desaparecido.

Ainda não posso discernir ti, como tu és; Mais deixe-me ver,

Eu não posso suportar a idéia de que eu devo passar Longe de Ti:

Eu não te deixarei ir, se não te abençoar.

(18)

Oração-O movimento de um fogo oculto

( Gênesis 39-41 ; 45: 5 , 7, 8 , 50:20 , 24 )

E eles disseram-lhe: Nós temos um sonho, e não há o interprete E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? me dizer-lhes, peço-vos. - Gênesis 40: 8

E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim: Deus dará Faraó uma resposta de paz. - Gênesis 41:16

Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós, para que vos me vendido para cá, porque Deus me enviou adiante de vós, para conservar a vida. - Gênesis 45: 5

Mas, quanto a vós, pensei que o mal contra mim; mas Deus o tornou em bem, para levar a efeito, como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. - Gênesis 50:20

A ausência de qualquer menção de oração na vida de José é impressionante. "Ocasiões suficiente havia para isso", diz o professor McFadyen. "Por muito tempo ele trilhou o caminho do sofrimento Ele foi necessitados, aflitos e maltratados Foi através de uma disciplina difícil de incompreensão, perseguição e prisão, que ele alcançou seu lugar ao lado do rei Além disso, ele era um homem de nobre piedade...; mas nunca é dito que ele orou. " No entanto, ele deve ter feito, longo e difícil.

Todo o teor de sua vida sugere uma enorme sensação de presença e providência de Deus como um estudo das seguintes referências provam claramente ( 40: 8 ; 41:16 , 25 , 28 , 32 , 39 , 45: 5 , 7, 8 ; 50:20 , 24). "O poder de controle que o pensamento de Deus exerceu sobre ele recebe sua ilustração mais brilhante em sua resposta memorável para a mulher que o tentados ( 39: 9 ). " No entanto, não há registro de uma oração que ele ofereceu para a libertação de tal tentação sedutora. O próprio José era uma oração. Tal homem consciente de Deus deve ter vivido em plena harmonia com Deus.

Oração para a bênção sobre as tribos

( Gênesis 48 , 49 )

O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; ea ele se congregarão os povos se ....

Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará; e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e do ventre: As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade das colinas eternas: elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto daquele que foi separado de seus irmãos. - Gênesis 49:10 , 25, 26

(19)

A vida estranha e multifacetada de Jacó está chegando ao fim, e como o faz, o patriarca se volta para Deus, e ora por bênção sobre as tribos. Essa bênção é na forma de uma oração. Jacó lembrou o privilégio seus antepassados tinham em sendo permitida a caminhar pela vida no gozo do favor divino. Lembrou-se da misericórdia de Deus concedido para si mesmo na prestação de necessidades temporais;lembrou-se de Peniel, e teceu suas lembranças em uma oração, que se tornou a expressão do seu amor ( v. 10 ). O amor pode encontrar melhor forma de ajudar um ente querido do que a oração fervorosa e acreditar ( Gálatas 4:19 ; 06:18 ).

Horas finais de Jacó nos mostrar como morrer bênção e rezando! "Israel disse a José: Eis que eu morro" ( 48:21 ), mas ele morreu com os olhos para o céu. Que o nosso fim seja como o dele! Jesus orou como Ele morreu, não apenas para seus amigos, mas inimigos. Todos os que morrem no Senhor, deve ter as suas últimas horas perfumado com orações para os outros.

Exodus

Êxodo, a partir do qual temos o termo de saída, ou seja, "partida", é outro livro da Bíblia provando como homens os santos antigos veio com ousadia diante de Deus crendo que a oração foi- "O nervo delgado que move os músculos da onipotência."

Em termos gerais, este segundo livro do Pentateuco ensina que a redenção é essencial para qualquer relacionamento com um Deus santo. Se pensamos em adoração, salvação ou em última instância, o céu a mesma verdade applies- "Ninguém vem ao Pai senão por mim " ( João 14: 6 ). Quanto mais verdade se desdobrou em Êxodo é que mesmo um povo redimido não pode ter comunhão com Deus, a menos que constantemente purificado da contaminação do pecado. A oração respondida é dependente de pureza. "Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá" ( Salmo 66:18 ).

Outra característica deste livro dramático é a apresentação de Moisés como um poderoso intercessor. Ele personifica a verdade que Tiago declares- "A oração eficaz fervorosa de um justo pode muito" ( 05:16). Intercessões poderosas eram mais do que um jogo para as murmurações de Israel.

(20)

A oração expressa como um gemido

( Êxodo 1 , 2 )

E sucedeu que, no decorrer do tempo, que o rei do Egito morreu: e os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram, eo seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. - Êxodo 02:23

Os gemidos do povo de Deus nos dois primeiros capítulos de Êxodo foi considerado orações nos ouvidos de Deus ( 02:23 ). E lemos que "Deus ouviu o seu gemido, lembrou-se Deus ... Deus olhou ... Deus viu sua situação" ( 2, 23-25 ). Paulo nos lembra dos gemidos do Espírito Santo, em relação à sua intercessão em nosso favor ( Romanos 8:27 ). Muitas vezes as orações são muito profundas e muito intenso para palavras. Eles são um pouco como um suspiro soltou do coração do que quaisquer declarações formais, como as dos israelitas eram ( 02:11 ). No entanto, tal angústia inarticulado, movidos pelo Espírito Santo, é compreendido por Deus e ele respondeu ao seu clamor.

A oração como diálogo

( Êxodo 3 , 4 )

Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que eu deveria ir a Faraó, e que eu deveria trazer os filhos de Israel para fora do Egito? E disse: Certamente eu serei contigo; e isto será um sinal para ti, o que te enviei: Quando tu levou o povo para fora do Egito, servireis a Deus neste monte. E disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o nome dele? o que devo dizer-lhes? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE EU SOU, e ele disse: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. - Êxodo 3: 11-14

E disse Moisés ao Senhor, ó meu Senhor, eu não sou eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E o Senhor disse-lhe: Quem fez a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. E ele disse: Ó meu Senhor, envia, peço-te, por mão daquele a quem tu hás de enviar. - Êxodo 4: 10-13

Como ela é rentável para passar por este capítulo notável sublinhando as frases-chave ", disse Moisés a Deus" e "Deus disse a Moisés:" ( 3:13, 14 , etc). A verdadeira oração é um canal de nós dois sentidos falar com Deus: Deus nos fala. Quando Moisés buscava a Deus sobre a responsabilidade de levar o povo para fora do Egito a sua oração se lê

(21)

como um diálogo, cheio de vida, no qual um orador parece discutir com o outro. Como dominou a conversa foi por perguntas e respostas! O capítulo inteiro é caracterizado pela beleza literária (Veja 3: 10-12 ; 4: 10-13 ). Um outro exemplo da fala de Deus ao homem e vice-versa pode ser encontrada no Livro de Jonas ( 4: 9-11 ).

Quando desafogar nossos corações a Deus, devemos ouvir para que Ele fale conosco através da Sua Palavra. A oração é inútil a menos que recebamos alguma resposta dele. Talvez, como com Moisés, pode ser uma palavra que não estão dispostos a ouvir, ou uma palavra, podemos discutir sobre e encolher de como Moisés fez. A parte mais valiosa da oração, tornando-a viva e criativa, ou seja, como podemos concluir a nossa conversa com Deus: "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve."

Outra característica das orações de Moisés é o reconhecimento do senhorio do Uno se aproximou. Seu uso muitas vezes repetida do termo, Senhor, com base na comissão recebida ( 3: 13-15 ), é impressionante ( 04:10 , 13 ; 05:22 ; Veja Gênesis 18: 23-32 ). A Paternidade de Deus também foi reconhecido que era natural, vendo Israel era conhecido como o filho de Jeová ( 4:22, 23 ).

Moisés tinha 80 anos de idade quando ele foi chamado para a maior missão de sua vida e não pode ser condenado por suas acusações ( 4: 10-18 ). Os três sinais, "a vara", "a lepra" e "água derramado como sangue", assegurou a Moisés que Deus iria realizar para ele. "Envie alguém," Moisés respondeu ao chamado de Deus ( 4:13 ), e assim as honras foram compartilhadas com Aaron. Recusando-se total confiança em Deus, Moisés teve de tomar o segundo melhor. Enquanto ele provou ser uma ajuda a Moisés, Arão também foi um julgamento e um obstáculo.

A oração como queixa

( Êxodo 5-7 )

E Moisés ao Senhor, e disse: Senhor, por que fizeste assim maltratou a este povo? por que é que tu me enviaste? Pois desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele tem maltratado a este povo;nenhuma sorte livraste o teu povo. - Êxodo 5:22, 23

Depois de sua visita frustrada de Faraó, Moisés parece beirar a impertinência quando ele se dirigiu a Deus ( 5:22, 23 ), que era o mesmo espírito que ele se manifesta quando as pessoas cansadas de maná, queixou-se a Moisés, e Moisés subiu a Deus um pouco irritado sobre o assunto ( Números 10: 11-15 ). Deus, no entanto, encontrou-se a impaciência de Moisés com paciência e consideração ( 6: 1 ). Moisés teve de aprender que a resposta ao chamado de Deus nunca é fácil ou um caminho de sucesso ininterrupto. Deus não disse quando Ele iria entregar o seu povo das mãos de Faraó. Ele nem sempre responde no tempo que queremos. Uma comissão renovada era necessário para mais decepções aparentes ( 06:28 , 30 ). Oração resultados verdadeiros na obediência. "Moisés e Arão fizeram como o Senhor ordenara" (07:20 ).

(22)

Oração vem junto com a Onipotência

( Êxodo 8-10 )

E Moisés saiu da cidade de Faraó, e estendeu as mãos ao Senhor; e os trovões e granizo cessaram, ea chuva não caiu mais sobre a terra. - Êxodo 09:33

E Faraó chamou a Moisés ea Arão na pressa; e ele disse: Pequei contra o Senhor vosso Deus, e contra vós. Agora, pois, perdoa, peço-te o meu pecado somente desta vez, e orai ao Senhor vosso Deus, que tire de mim mais esta morte. E saiu da presença de Faraó, e orou ao Senhor. E o Senhor trouxe um vento ocidental fortíssimo, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no Mar Vermelho; não ficou um só gafanhoto em todos os termos do Egito. - Êxodo 10: 16-19

Em suas competições com Faraó, Moisés inclinou-se pesadamente sobre Deus, que, no desencadeamento das forças da natureza, mostrou-se que todo o poder é Sua, para ser usado em nome de Sua própria.

Mãos estendidas em direção a Deus, ou um santuário sagrado, é outra das posturas bíblicos de oração (veja I Reis 08:12 ). Abra as mãos aos céus indicam a necessidade humana e divina capacidade de enfrentá-lo ( 09:29 ; 17:11 ). Charles Wesley pegou o significado de o levantar das mãos, quando ele wrote-

Pai, eu esticar minhas mãos a Ti, Nenhum outro tipo de ajuda eu sei; Se Tu retirar a ti mesmo de mim,

Ah! aonde irei?

Como o tempo para a libertação de Israel da escravidão se aproximava, Moisés, lemos, "orou ao Senhor" ( 10:18 ), e com a força do original deve ser, pelo menos, inferir que Moisés orou com grande fervor e intensidade de espírito, se não com a energia especial do enunciado. Essas poderosas intercessões de sua não eram meros conjuntos de palavras, repetidas mecanicamente, mas fervorosa, súplicas intensas, produzindo resultados surpreendentes ( 14:30, 31 ). O ministério de intercessão de Moisés nos ensina, pelo menos, dois importantes

lessons-1. Devemos estar prontos e dispostos a orar por todos os homens, mesmo os homens maus. 2. Temos de nos esforçar para preservar e controlar o nosso temperamento para com os outros,

orando por eles carinhosamente, qualquer que seja a provocação que possam acumular sobre nós.

(23)

A oração como Louvor

( Êxodo 15 )

Então cantaram Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e falaram, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque triunfou gloriosamente: o cavalo eo seu cavaleiro; lançou no mar. O Senhor é a minha força eo meu cântico, e se tornou a minha salvação: ele é o meu Deus, e eu o louvarei; Deus de meu pai, e eu o exaltarei. O Senhor é homem de guerra: o Senhor é o seu nome. Carros de Faraó eo seu exército; fosse lançado ao mar: os seus escolhidos capitães foram submersos no Mar Vermelho. Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra. A tua destra, ó Senhor, é gloriosa em poder, a tua destra, ó Senhor, destroça o inimigo. E com a grandeza da tua excelência derrubas os que se levantam contra ti; envias o teu furor, que os devora como restolho. E com o sopro de tuas narinas as águas estavam reunidos, as correntes pararam como montão; os abismos congelado no coração do mar. O inimigo disse, vou buscar, alcançarei, repartirei os despojos; meu desejo será satisfeito sobre eles; Vou desenhar a minha espada, a minha mão os destruirá. Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu: afundaram-se como chumbo em grandes águas. Quem é semelhante a ti, Senhor, entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, admirável em louvores, operando maravilhas? Estendeste a tua mão direita, ea terra os tragou. Na tua tens misericórdia conduziu o povo que remiste; tu guiou a tua força a tua santa habitação. Os povos ouviram e estremeceram; dores apoderaram-se os habitantes da Palestina. Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos de Moabe, tremor se apoderou-se; todos os habitantes de Canaã derreter. Espanto e pavor cairá sobre eles; pela grandeza do teu braço eles serão o imóvel como uma pedra; até que o teu povo passasse, ó Senhor, até que passe o povo, que tu compra. Tu os, e plantá-las no monte da tua herança, no lugar, ó Senhor, que fizeste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram. O Senhor reinará para sempre e sempre. Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, eo Senhor fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco no meio do mar. - Êxodo 15: 1-19

As famosas baladas de guerra de Moisés, como o Cântico de Débora ( Juízes 5 ), são orações de gratidão a Deus por vitórias sobre os inimigos de Israel. Essa guerra-poesia era um tributo poético ao Senhor, seu grande homem de guerra ( 15: 3 ). A oração-canção de ação de graças, será observado, foi oferecido a Deus, e não a Moisés. A expressão prática da oração-canção era uma nova dedicação a Deus, que cercaram o seu povo sobre com uma canção de libertação.

(24)

Oração em Perigo

( Êxodo 17 )

E fez Josué como Moisés lhe dissera, e pelejou contra Amaleque; e Moisés, Arão e Hur subiram ao topo da colina. E aconteceu que, quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel e quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. Mas as mãos de Moisés eram pesadas; por isso tomaram uma pedra, ea puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado eo outro do outro lado; e suas mãos firmes até o pôr-do-sol. - Êxodo 17: 10-12

Os murmúrios de um povo entregue a Deus deve ter sido uma tentativa de Moisés, que foi tratado pelos grumblers como se ele fosse responsável por sua adversidade ( 17: 4 ). Como ele gritou para a proteção contra contenda!

Em Refidim temos o lugar eo poder da oração em meio às flutuações de batalha ( 17, 8-16 ). Moisés, o intercessor no monte, veio a sentir que a mão desarmada de oração era mais poderosa que os exércitos.Enquanto Josué lutou, Moisés orou. À medida que a luta continuou abaixo, outra briga continuou no topo da colina. O livramento maravilhoso de Israel do Egito tirou do Jethro uma oração sentida no coração ( 18:10 ). O pleno reconhecimento de Deus jamais deveria ascender a Ele, como Ele mostra o Seu poder.

Outro exemplo clássico da resposta divina a fé sustentada e intercessão exibido por Moisés e Arão e Hur foi a Grande Guerra de 1939-1945, quando Deus virou a maré da batalha, resultando em "O Milagre de Dunquerque."

É facilmente visto que o ministério de Moisés como intercessor no morro prefigura o de Cristo, o Grande Sumo Sacerdote, que vive no céu para defender e interceder por sua própria na terra ( Hebreus 7:25 ).

Outro diálogo entre Deus e Moisés pode ser rastreada quando Moisés falou com Deus e Deus lhe respondia por uma voz ( 19: 19-24 ).

(25)

Oração aos Necessitados

( Êxodo 22: 22-24 )

Ye não deve afligir qualquer viúva ou órfão. Se afligirdes de algum modo os, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor; E a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; e vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos. - Êxodo 22: 22-24

Quando as viúvas e os órfãos não têm linguagem, mas um grito ( 22:23 ), Deus registra o grito. Ele não é indiferente às orações dos aflitos quando pleitear livramento de injustiça. Se tribunais humanos não conseguem administrar a justiça, Deus intervém para entregar os seus que clamam a Ele dia e noite. "O Tribunal Chancelaria do Céu" está aberto para pleitear, julgar e vingar a causa dos oprimidos ( Jeremias 49:11, 12 ).

Sua verdade sempre está seguro

Ele salvou os oprimidos, ele alimenta os pobres E ninguém encontrar sua promessa vã.

Oração pela Atraso do merecido Julgamento

( Êxodo 32 )

E Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. No entanto, agora, se tu, perdoa o seu pecado; e se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. - Êxodo 32:31, 32

Que outra homenagem a Moisés, como o incomparável profeta-intercessor, este angustiante e oferece capítulo profundamente comovente! Como ele poderia orar por um povo apóstata em língua atingindo alturas incomparáveis de devoção auto-sacrificial! (Veja também Deuteronômio 9: 26-29 .) No monte, o lugar de intercessão, Moisés apelou a Israel. Apesar da revolta de Israel contra Deus e sua deslealdade para com Moisés, ele entrou na brecha, como Deus encorajou seu servo para interceder por outros. Muito poucos de nós estão dispostos e prontos para ficar na brecha ( Ezequiel 22:30 ). Com que paixão Paulo poderia pleitear seus parentes segundo a carne ( Romanos 10: 1 )!

(26)

A justa ira de Moisés era permitido ( 32:19, 20 ). Foi justa indignação, a raiva de um homem bom. Não havia nada de média nem mesquinho sobre isso. "Só quem ama muito sabe o que é sentir-se que a raiva que é enobrecedor e divino." A oração mais comovente na Bíblia é a oração incompleta de Moisés: "No entanto, agora, se tu, perdoa o seu pecado" Por que o traço nesta frase? Por que é quebrado e incompleto? Houve uma pausa na voz de Moisés, como sua confissão e intercessão por pessoas pecadoras produziu um silêncio momentâneo? "Aqui era uma oração com a Cruz no seu coração. "

Primeira oração de Moisés para Israel

( 32: 9-14 )

Porém Moisés suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Senhor, por que se queixa a tua ira contra o teu povo, que tu tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal que ele trouxe-os para fora, para matá-los nos montes e para consumi-matá-los da face da terra? Desligue da tua ira feroz, e arrepende-te deste mal contra o teu povo. Lembre-se de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais juraste por ti mesmo, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado darei à sua sementes, e eles herdarão lo para sempre. E o Senhor se arrependeu do mal que dissera havia de fazer ao seu povo. - Êxodo 32: 11-14

Em sua jornada para Canaã, os israelitas acamparam por orientação divina na base do Monte Sinai, onde Deus propôs um convênio sublime com eles. Mas enquanto Moisés estava no monte recebendo a Lei, Israel abaixo era culpado de uma exposição de depravação que nunca foi paralelo. Na própria vista das manifestações mais maravilhosas do poder e glória divina, o povo, milagrosamente alimentados, vestidos, e levou, curvou-se diante de um ídolo sem sentido. A indignação de Deus foi despertada. Moisés intercedeu pelo povo. A resposta de Deus praticamente significava: "Se você interceder por eles, minhas mãos estão atadas, e eu não posso executar a vingança merecida." O que a oração tem poder! Old João Trapp diz: "Capaz, depois de uma espécie, de transfundir uma paralisia na mão da Onipotência. "

Examinando a oração de Moisés, achamos composta por três vezes plea-

1. Que Deus não iria refletir sobre sua própria sabedoria, por tão pouco tempo destruir o que Ele havia empregado tanto poder preservar.

2. Que ele não daria vantagem aos egípcios a glória sobre a ruína de uma raça a quem tanto odiava. 3. Que ele iria se lembrar de Suas promessas convênio de Abraão, Isaac e Jacó.

Como eficaz é a oração! Moisés prevaleceu ( Salmo 106: 23 ). Quão maravilhoso é a tolerância e condescendência de Deus.

(27)

Segundo Oração de Moisés

( Êxodo 32: 30-34 )

E Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. No entanto, agora, se tu, perdoa o seu pecado; e se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. - Êxodo 32:31, 32

Moisés, o mais manso dos homens, não demorou a ter uma ira santa disparar seu seio. A mancha lançada sobre a glória divina pela fusão bezerro-monumento da loucura e Moisés causou loucura de correr em Deus ídolo pedaços de Israel. Reduzindo-a a pó, Moisés forçou as pessoas a se misturar com água e beber.

Prostrando-se diante do propiciatório, Moisés suplicou pelo perdão do povo que lhe havia dado muitas dores de cabeça. Ele confessou o seu grande pecado, e mais uma vez a oração foi bem sucedida. Deus dignou-se a ouvir a oração humilde, importuna de Seu servo, e perdoou Israel.

Gire, no entanto, a advertência de Jeremias 15: 1 .

Terceiro Oração de Moisés

( Êxodo 33: 12-23 )

E disse Moisés ao Senhor: Olha, tu dizes-me: Faze subir a este povo, e tu não me fazes saber a quem hás de enviar comigo. No entanto, disseste, te conheço por nome, e também achaste graça aos meus olhos.Agora, pois, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, me mostrar agora o teu caminho, para que eu te conheça, para que ache graça aos teus olhos, e considera que esta nação é teu povo. E ele disse: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. E disse-lhe: Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir daqui. Para onde deve ser conhecido aqui que eu eo teu povo tenho achado graça aos teus olhos? não é no que vais com a gente? por isso devem ser separados, eu eo teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra. E o Senhor disse a Moisés, eu vou fazer também isto que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome. E ele disse: Peço-te, mostra-me a tua glória. E ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e se compadecerá de quem eu tiver misericórdia, e mostrarei misericórdia de quem eu me compadecer. E ele disse: Tu não podes ver o meu rosto, pois hão ninguém me ver e viver. E o Senhor disse: Eis que há um lugar junto a mim, e tu ficar sobre uma rocha: E virá para passar, quando a minha glória, passando, que eu te porei numa fenda da rocha, e cobrirá te com a minha mão quando eu passar por: E eu vou tirar a mão, e verás minhas partes traseiras, mas meu rosto não deve ser visto. - Êxodo 33: 12-23

(28)

Pela terceira vez, Moisés está prostrada diante de Deus, com uma oração que parece ser uma continuação ou renovação do que já tinha oferecido ( 32:31 ). Esta súplica mais fervorosa de Moisés nos leva a considerar a eficácia notável da Oração. Moisés está diante sozinho e reza. Ele ora por uma nação

"Mais detestável àquela hora,

Sodoma do que em sua época teve pow'r ser; "

e ele prevaleceu. Orar, Moisés assegura o perdão ea bênção para todos. Deus escutou um homem, e milhares são abençoados. Poucos foram honrados como Moisés, a quem foi concedida uma visão completa, sem nuvens da glória divina. Descendo do monte com uma "alegria indizível e cheia de glória", ele AIL inconscientemente refletiu a glória da presença divina.

A chave-verso deste capítulo impressionante é o único a dizer-nos que "o Senhor falou a Moisés face a face" ( 33: 9 ). Não foi uma conversa one-way, porém, Moisés falou com o Senhor ( 33:12 ).

Oração e Transfiguração

( Êxodo 34 )

E aconteceu que, quando Moisés desceu do Monte Sinai com as duas tábuas do testemunho na mão de Moisés, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele. - Êxodo 34:29

A verdadeira natureza de Deus brilha fora das poderosas orações do Antigo Testamento. Atributos divinos formaram a base de expressão. Para os santos de todas as idades, a oração é a pena ao ver que "Deus é misericordioso e compassivo, lento para a cólera, e abundante em benignidade e em verdade" ( 34: 6 ; Veja Deuteronômio 04:31 ; Salmos 86:15 ; 105: 8 ; 145: 8 ; Daniel 9: 9 ). A mensagem central da Bíblia é a misericórdia de Deus, eo que vem a Ele em arrependimento e sinceridade, de modo nenhum sábio ser expulso.

O resultado da comunhão com Deus era uma fisionomia transfigurada. Moisés, porém, não sabiam o que a pele do seu rosto resplandecia ( 34:29 ). De um maior que Moisés é dito que, "enquanto orava, a aparência do seu rosto se alterou, e as suas vestes se branca e resplandecente" ( Lucas 09:29 ). Oração inspirado pelo Espírito é sempre o segredo de uma vida transfigurada ( Salmo 34: 5 RV).

(29)

Levítico

Parece um pouco estranho que um livro que trata quase exclusivamente da forma de aproximação a Deus, não menciona a oração. Mesmo com a apresentação das primícias, nenhuma oração de gratidão foi oferecido ( 23:10 ). A ausência de oração também é perceptível na consagração dos sacerdotes ( 08:12 , 36 ) e com outras várias ofertas ( Números 28 ). O nono capítulo, que descreve um serviço de solenidade peculiar, só carrega a alusão breve à oração ( 9:22 ). Uma igualmente breve alusão está associada com as cerimônias imponentes associados com o Grande Dia da Expiação ( 16:12 ). Apesar de não ser mencionado explicitamente, presume-se que a oração eo louvor acompanhado de todos os serviços do Tabernáculo.

O plano eo propósito de todas as ofertas levíticas simbolizar o sangue derramado é a única base de aproximação a Deus. Além da obra consumada da cruz, o homem não tem acesso a Deus ( João 14: 6 ).Ousadia para entrar no santuário, depende do sangue de Jesus ( Hebreus 10:19, 20 ). Temos um altar, mesmo Jesus que santifica Seu povo com seu próprio sangue ( Hebreus 13:10 , 12 ). A Epístola aos Hebreus é a contraparte do Novo Testamento e os comentários de Levítico.

Ao deixarmos este terceiro livro do Pentateuco julgamos apropriado para chamar a atenção para o fato marcante do reconhecimento público dos pecados dos pais, bem como os dos adoradores. Os pecados dos séculos estão ligados, a idade para idade, por uma cadeia de pecado ( 26:40 ; Jeremias 02:25 ; 14:30; Esdras 9: 7 ; Neemias 9: 2 ).

Números

Estamos acostumados a associar "murmúrios" com o Livro dos Números, e com razão, pois é um eloquente livro com os pecados e tristezas de resmungos. Mas é também um livro provando que a oração é o nosso ar vital respiração nossa nativa. Moisés é o líder com uma oração-carga para o seu povo. Os dez primeiros capítulos de Números são dominados pela frase: "O Senhor disse a Moisés." Não até chegar ao décimo primeiro capítulo lemos de Moisés orando ao Senhor ( 11: 2 ). No entanto, ele deve ter muitas vezes respondeu a voz do Senhor, durante a ordenação divina do exército de Israel.

A oração como benção

( Números 6: 24-27 )

O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti: O Senhor levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz. - Números 6: 24-26

(30)

Não há nada solto, barato ou irreverente nas orações bíblicas. Declarações sinceras levar uma imponência solene, como pode ser visto na tríplice bênção sacerdotal de Moisés sobre o povo. O mesmo é verdade para a invocação de três vezes de Jacó ( Gênesis 48:15 , 16 . Ver Daniel 9:19 ). Judeus piedosos poderia traçar a Trindade na bênção tríplice de Moisés.

Oração para a preservação e proteção

( Números 10:35, 36 )

E aconteceu que, partindo a arca, Moisés disse: Levanta-te, Senhor, e os teus inimigos sejam dispersos; e deixar os que te odeiam fujam diante de ti. E, quando ela pousava, dizia: Volta, ó Senhor, para os muitos milhares de Israel. - Números 10:35, 36

Ere o povo de Deus se encaminha marcha do dia, uma breve petição, poeticamente expressa, foi oferecido para a proteção contra os inimigos. Antes de um assalto, os sacerdotes encorajou os soldados, lembrando-lhes que eles não lutar sozinho, mas que seu Deus estava sempre com eles ( Deuteronômio 20: 2 ). O fim de um conflito, bem como o seu início, foi o compromisso de Deus ( 10:36 ). Guerras modernas provar que a paz garantida a um preço terrível pode ser facilmente dissipada.

Há algo impressionante sobre a solene oração que precede a remoção da Arca e também santificar seu lugar de descanso à noite. O exemplo de Moisés em invocar a bênção de Deus de manhã e à noite, enquanto em marcha é digno de ser imitado. À medida que começamos a cada dia devemos retirar-se para o nosso armário e elogiar a nós mesmos e tudo o que representam a Deus. No final do dia, quando a escuridão se reúne, o reconhecimento e gratidão da boa providência e cuidado vigilante de Deus também deve ser a nossa.

Oração para a remoção do Juízo

( Números 11: 1, 2 )

E quando as pessoas reclamaram, ele desagradou ao Senhor, eo Senhor o ouviu; e sua ira se acendeu; eo fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu os que estavam nas extremidades do campo. Então o povo clamou a Moisés; e quando Moisés orou ao Senhor, eo fogo se apagou. - Números 11: 1, 2

A rapidez com que um povo privilegiado reclamou! Divinamente guiado e alimentado, o povo ainda murmurou. Como eles "viajaram até ao lugar que o Senhor tinha dado," quanto tempo eles caíram para reclamar pelo caminho. Seus murmúrios baixos, se não for ouvida por Moisés, foram certamente já ouviu falar do Senhor. Súbita, julgamento de fogo tomou conta do host. As pessoas ouviram a Moisés que, a aprendizagem da razão para uma visitação tão divino, mais uma vez intercedeu. Como Israel deveria ter

(31)

sido grato por ter como um defensor na mão e um que estava disposto a entrar em incumprimento e, tendo poder com Deus, prevalecer em seu nome. Louvado seja Deus, temos um intercessor mais dispostos, Todo-Poderoso que Moisés!

Oração de um coração desanimado

( Números 11: 10-35 )

E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo? E por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste o peso de todo este povo sobre mim? Concebi eu porventura todo este povo? Eu o concebi-los, para teres dize-me, Leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais? De onde eu deveria ter carne para dar a todo este povo? porquanto choram diante de mim, dizendo: Dá-nos carne que possamos comer. Eu não sou capaz de levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim. E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, do lado, se tenho achado graça aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria. - Números 11: 11-15

Aqui nós temos uma ilustração das orações petulantes da Bíblia. Outros profetas deprimidos oraram por morte na mão divina ( Jó 6: 8 ; I Reis 19: 4 ; Jonas 4: 3 ). Se somente Moisés tinha aprendido a descansar com a alegria de tudo o que Deus é em si mesmo o quão diferente sua oração teria sido ( 11:23 ; Isaías 59: 1 ).

Não admira que Moisés deu lugar aos seus sentimentos. O que um fardo que ele carregava! A murmuração irracional das pessoas levou a melhor sobre ele. Desgostoso com o maná divinamente fornecidos, eles ansiavam por as iguarias do Egito, esquecendo-as olarias, capatazes, opressores e da picada do chicote. O acúmulo de cuidados e provas cansado e desanimado a Moisés, assim ele clamou a Deus, em linguagem um tanto estranho para um líder do povo.

Deus, porém, não tomou conhecimento de oração inconsistente e reclamando de Seu servo. Moisés estava sobrecarregado, e Deus sabia e gentilmente proporcionado alívio. Feliz foi para Moisés, que Deus não "severamente marcar sua culpa." Moisés orou errado, mas Deus, em graça e benevolência sabia como responder à oração de um coração desanimado.

Oração de um homem manso

( Números 12 )

E Moisés clamou ao Senhor, dizendo: Sara-a agora, ó Deus, peço-te. - Números 00:13

Murmurando ainda está diante de nós, só que desta vez é limitado, caindo em cima de Moisés, em vez de em Deus. Miriam e Arão, irmã e irmão de Moisés, foram bufou, porque eles não foram consultados na escolha dos setenta anciãos. Ciumento e

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

09:15 - 10:00 Aula híbrida sobre: Para os alunos presenciais: atividade prática – E-Class Não é necessário enviar atividade Dodgeball e Rouba-bandeira. Para os alunos

Para Vilela, embora a locação de bens móveis não seja contrato de prestação de serviços (aquele que dá origem a uma obrigação de fazer, enquanto a locação gera a obrigação

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação