• Nenhum resultado encontrado

01 - ENEM BR AMARELA 47 ; BRANCA 87 ROSA 49 AZUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01 - ENEM BR AMARELA 47 ; BRANCA 87 ROSA 49 AZUL"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

01 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 47 ; BRANCA – 87 – ROSA – 49 – AZUL - 50 -

O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo. Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada por ferro metálico sob altas temperaturas, conforme a equação química:

3 C2H2(g) --- C6H6 (L)

A energia envolvida nesse processo pode ser calculada indiretamente pela variação de entalpia das reações de combustão das substâncias participantes, nas mesmas condições experimentais:

1. C2H2 (g) + 5/2 02(g) 2 C02 (g) + H20 (1) ∆HC 0 = -310 kcal/mol 2. C6H6(L) +15/2 O2 (g) 6 CO2(g) + 3 H2O(L) ∆HC 0 = - 780 kcal/mol A variação de entalpia do processo de trimerização, em kcal, para a formação de um mol de benzeno é mais próxima de:

a) – 1.090 b) – 150 c) – 50 d) + 157 e) + 470

R: Letra: B

[ x3 ]1. C2H2 (g) + 5/2 02 (g) 2 C02 (g) + H20 (L) ∆HC0 = -310 kcal/mol [  ] 2. C6H6(L) +15/2 O2 (g) 6 CO2(g) + 3 H2O(L) ∆HC 0 = - 780 kcal/mol 1. 3 C2H2 (g) + 15/2 02 (g) 6 C02 (g) + 3 H20 (L) ∆HC0 = -930 kcal/mol 6 CO2(g) + 3 H2O(L) C6H6(L)+ 15/2 O2 ∆HC 0 = + 780 kcal/mol 3 C2H2(g) C6H6 (L) ∆HC 0 = - 150 kcal/mol.

FÍSICO-QUÍMICA - TERMOQUÍMICA – LEI DE HESS –

Comentada também quando abordamos o assunto POLÍMERO, foi falado em MONÔMERO e TRÍMERO.

QUESTÃO MEDIANA – HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA 02 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 49 ; BRANCA – 65 – ROSA – 88 – AZUL - 72 -

Uma pessoa é responsável pela manutenção de uma sauna úmida. Todos os dias cumpre o mesmo ritual : colhe folhas de capim-cidreira e algumas folhas de eucalipto. Em seguida, coloca as folhas na saída do vapor da sauna, aromatizando-a, conforme representado na figura.

(2)

PROF. HANNS WEBER

As substâncias que dão aroma são extraídas das folhas de capim-cidreira e eucalipto e arrastados pelo vapor de água.

FÍSICO-QUÍMICA – PROPRIEDADES COLIGATIVAS – TONOSCOPIA

Comentada também quando abordamos o INÍCIO DA QUÍMICA com TATUPI , quando falamos em FEROMÔNIOS e, em diversas outras ocasiões.

QUESTÃO FÁCIL – HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA

03 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 57 ; BRANCA – 80 – ROSA – 55 – AZUL - 58 -

A minimização do tempo e custo de uma reação química, bem como o aumento na sua taxa de

conversão, caracterizam a eficiência de um processo químico. Como consequência, produtos podem chegar ao consumidor mais baratos. Um dos parâmetros que mede a eficiência de uma reação química é o seu rendimento molar (R, em%), definido como:

n produtos

R = X 100 n reagente limitante

em que n corresponde ao número de mols. O metanol pode ser obtido pela reação entre brometo de metila e hidróxido de sódio, conforme a equação química;

CH3Br + NaOH CH3OH + NaBr

As massas molares ( em g/mol) desses elementos são: H = 1; C = 12; O = 16; Na= 23; Br = 80.

O rendimento molar da reação, em que 32 g de metanol foram obtidos a partir de 142,5 g de brometo de metila e 80 g de hidróxido de sódio, é mais próximo de:

a) 22%. b) 40% c) 50% d) 67% e) 75%

R: Letra: D

Massa molar do CH3Br = 12 x1 + 1 x 3 + 80 X 1 = 95 g/mol Massa molar do NaOH = 23 x1 + 16 x 1 + 1 X 1 = 40 g/mol Massa molar do CH3OH = 12 x1 + 1 x 4 + 16 X 1 = 32 g/mol

Número de mols de CH3Br = massa / Peso Molecular = 142,5 g/ 95 = 1,5 mol Número de mols de NaOH = massa / Peso Molecular = 80,0 g/ 40 = 2,0 mol

CH3Br + NaOH CH3OH + NaBr

1 mol 1 mol 1 mol 1 mol

1,5 mols 1,5 mols logo o Reagente em excesso é 0,5 mol de NaOH Enquanto o Reagente Limitante é o CH3Br

Quantidade de mol do produto obtido CH3OH = 32g / 32 = 1 mol, portanto n produtos = 1 mol

R = X 100 n reagente limitante = 1,5 mol

R = 66,7% ou 67%

QUÍMICA GERAL – ESTEQUIOMETRIA -

Semelhante a inúmeras questões trabalhadas em sala com reagentes limitantes e em excesso.

(3)

04 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 58 ; BRANCA – 88 – ROSA – 61 – AZUL - 46 -

Em sua formulação, o spray de pimenta contém porcentagens variadas de oleorresina de Capsicum, cujo princípio ativo é a capsaicina, e um solvente (um álcool como etanol ou isopropanol). Em contato com os olhos, pele ou vias respiratórias, a capsaicina causa um

efeito inflamatório que gera uma sensação de dor e ardor, levando à cegueira temporária. O processo é desencadeado pela liberação de neuropeptídios das terminações nervosas.

Como funciona o gb de pimenta. Disponível em: hl\p:1/pessoas.hsw,uol.com.br.

Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Quando uma pessoa é atingida com o spray de pimenta nos olhos ou na pele, a lavagem da região atingida com água é ineficaz porque a

a) reação entre etanol e água libera calor, intensificando o ardor.

b) solubilidade do princípio ativo em água é muito baixa, dificultando a sua remoção.

c) permeabilidade da água na pele é muito alta, não permitindo a remoção do princípio ativo. d) solubilização do óleo em água causa um maior espalhamento além das áreas atingidas.

e) ardência faz evaporar rapidamente a água, não permitindo que haja contato entre o óleo e o solvente.

R: Letra: B

A capsaicina que é o princípio ativo presente nooleorresina de Capsicum, está dissolvido nos álcoois ETANOL e ISOPROPANOL que são substâncias polares, porém, MENOS POLARES DO QUE A ÁGUA, isso faz com que a capsaicina tenha uma MENOR solubilidade em água, o que dificulta sua remoção.

QUÍMICA GERAL – SOLUBILIDADE – LIGAÇÕES QUÍMICAS POLARES E APOLARES - Comentada com bastante frequência durante o decorrer do curso.

QUESTÃO MEDIANA – HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA 05 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 60 ; BRANCA – 90 – ROSA – 63 – AZUL - 48 -

A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1 ).

Figura 1

A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.

(4)

PROF. HANNS WEBER

Figura 2

Ofsponível em: http://parksparkproject.com, Acesso em: ao ago. 2013 (adaptado).

Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a)

a) queima de gás metano. b) armazenamento de gás carbônico.

c) decomposição aeróbica das fezes. d) uso mais eficiente de combustíveis fósseis. e) fixação de carbono em moléculas orgânicas.

R: Letra: A

O biodigestor provoca a decomposição das fezes dos animais liberando o gás metano (CH4), que é o nosso conhecido GÁS NATURAL, fonte de enegia utilizado como combustível para equipamentos no parque em questão.

QUÍMICA ORGÂNICA – PETRÓLEO – COMBUSTÍVEIS, etc...

Comentada com bastante frequência em aulas quando o assunto era aproveitamento de energias, inclusive de biodigestores e do lixo, etc....

QUESTÃO FÁCIL – HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA – COLÉGIO EQUIPE 06 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 62 ; BRANCA – 69 – ROSA – 65 – AZUL - 60 -

O carvão ativado é um material que possui elevado teor de carbono, sendo muito utilizado para a remoção de compostos orgânicos voláteis do meio, como o benzeno. Para a remoção desses compostos, utiliza-se a adsorção. Esse fenômeno ocorre por meio de interações do tipo intermoleculares entre a superfície do carvão (adsorvente) e o benzeno (adsorvato, substância adsorvida).

No caso apresentado, entre o adsorvente e a substância adsorvida ocorre a formação de:

a) Ligações dissulfeto. b) Ligações covalentes. c) Ligações de hidrogênio. d) Interações dipolo induzido - dipolo induzido. e) Interações dipolo permanente -

dipolo permanente. R: Letra: D

Como o carvão ativado e o benzeno são apolares, ocorrerá a formação de interações dipolo induzido-dipolo induzido, um tipo das FORÇAS DE van der WAALAS, mas, especificamente as estudadas por LONDON.

QUÍMICA GERAL – LIGAÇÕES QUÍMICAS – INTERAÇÕES INTERMOLECULARES – FORÇAS DE van der WAALS.

Comentada quando do estudo das FORÇAS de van der WAALS ( DEBYE, LONDON e KEASON) e o fenômeno da adsorção foi estudado de novo, quando do estudo da ELETROQUÍMICA, no ELETRODO PADRÃO DE HIDROGÊNIO quando da adsorção entre o HIDROGÊNIO gás e a PLATINA metal .

(5)

07 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 64 ; BRANCA – 47 – ROSA – 67 – AZUL - 88 -

A magnetohipertermia é um procedimento terapêutico que se baseia na elevação da temperatura das células de uma região específica do corpo que estejam afetadas por um tumor. Nesse tipo de tratamento, nanopartículas magnéticas são fagocitadas pelas células tumorais, e um campo magnético

alternado externo é utilizado para promover a agitação das nanopartículas e consequente aquecimento da célula.

A elevação de temperatura descrita ocorre porque:

a) o campo magnético gerado pela oscilação das nanoparticulas é absorvido pelo tumor.

b) o campo magnético alternado faz as nanopartículas girarem, transferindo calor por atrito.

c) as nanopartlculas interagem magneticamente com as células do corpo, transferindo calor.

d) o campo magnético alternado fornece calor para as nanopartículas que o transfere às células do

corpo.

e) as nanopartículas são aceleradas em um único sentido em razão da interação com o campo magnético, fazendo-as colidir com as células e transferir calor.

R: Letra: B

Se você imagina as nanopartículas magnéticas como se fossem minúsculos imãs sob ação de um campo magnético, sendo este alternado, as nanopartículas irão girar, vibrar e oscilar, provocando a transferência de calor por atrito e colisões.

FÍSICA - ELETROMAGNETISMO.

Comentada poucas vezes em sala de aula quando abordados tratamento de câncer, através de quimioterapia, radioterapia, quimioterapia seletiva e essa magnetoterapia. Uma abordagem muito superficial, é verdade.

QUESTÃO DIFÍCIL - HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA 08 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 65 ; BRANCA – 48 – ROSA – 68 – AZUL - 89 -

O aquecimento de um material por irradiação com micro-ondas ocorre por causa da interação da onda eletromagnética com o dipolo elétrico da molécula. Um importante atributo do aquecimento por mi cro-ondas é a absorção direta da energia pelo material a ser aquecido. Assim, esse aquecimento é seletivo e dependerá, principalmente, da constante dielétrica e da frequência de relaxação do material. O gráfico mostra a taxa de aquecimento de cinco solventes sob irradiação de micro-ondas

(6)

PROF. HANNS WEBER

No gráfico, qual solvente apresenta taxa média de aquecimento mais próxima de zero, no intervalo de O s a 40 s?

a) H2O b) CH3OH c) CH3CHOH

d) CH3CH2CH20H e) CH3CH2CH2CH2CH2CH3 R: Letra: E

Pelo enunciado descobre-se que há uma interação da onda eletromagnética com o dipolo elétrico da molécula logo, das moléculas apresentadas, todas são polares, exceto, a da letra E- HEXANO que é apolar. Observando o gráfico, verifica-se que no intervalo de tempo solicitado, a temperatura do hexano é CONSTANTE, por conseguinte, a taxa média de aquecimento será próxima de zero.

QUÍMICA GERAL – LIGAÇÕES QUÍMICAS – POLARIDADE

Uma questão em que o conhecimento sobre ligações químicas é necessário, no entanto a OBSERVAÇÃO e a LEITURA de GRÁFICO é FUNDAMENTAL, devido a isto, consideramos a questão como MEDIANA.

QUESTÃO MEDIANA – HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA – COLÉGIO EQUIPE 09 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 67 ; BRANCA – 84 – ROSA – 59 – AZUL - 51 -

Em meados de 2003, mais de 20 pessoas morreram no Brasil após terem ingerido uma

suspensão de sulfato de bário utilizada como contraste em exames radiológicos. O sulfato de

bário é um sólido pouquíssimo solúvel em água, que não se dissolve mesmo na presença de

ácidos. As mortes ocorreram porque um laboratório farmacêutico forneceu o produto

contaminado com carbonato de bário, que é solúvel em meio ácido. Um simples teste para

verificar a existência de íons bário solúveis poderia ter evitado a tragédia. Esse teste consiste em tratar a amostra com solução aquosa de HCl e, após filtrar para separar os compostos insolúveis de bário, adiciona-se solução aquosa de H2SO4

sobre o filtrado e observa-se por 30 min.

TUBINO, M.; SIMONI, J. A. Reffetindo sobre o caso Celobar®. Qufmfca Nov.i, n. 2, 2007 (adaptado). A presença de íons bário solúveis na amostra é indicada pela:

a) liberação de calor. b) alteração da cor para rosa.

c) precipitação de um sólido branco. d) formação de gás hidrogênio. e) volatilização de gás cloro.

R: Letra: C

Como diz o enunciado- trata-se a amostra com solução aquosa de HCl – portanto: BaCO3(s) + 2 HCl(aq)  BaCl2(aq) + H2O(L) + CO2(g)

Seguindo o enunciado - após filtrar para separar os compostos insolúveis de bário, adiciona-se solução aquosa de H2SO4 - :

BaCl2(aq) + H2SO4(aq)  BaSO4(s)↓(ppt branco) + 2 HCl(aq) QUÍMICA GERAL - FUNÇÕES INORGÂNICAS – SAIS - SOLUBILIDADE

Uma questão muito frequente em sala de aula, devido ao acidente causado. Funções inorgânicas com um pouco de Reações Químicas. Torna-se fácil, devido sua utilização em diversos testes .

(7)

10 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 68 ; BRANCA – 85 ; ROSA – 60 ; AZUL - 52 -

Os feromônios são substâncias utilizadas na comunicação entre indivíduos de uma espécie. O primeiro

feromônio isolado de um inseto foi o bombicol, substância produzida pela mariposa do bicho-da-seda.

O uso de feromônios em ações de controle de insetos-praga está de acordo com o modelo preconizado

para a agricultura do futuro. São agentes altamente específicos e seus compostos químicos podem ser

empregados em determinados cultivos, conforme ilustrado no quadro.

SUBSTÂNCIA INSETO CULTIVO

Sitopkilius spp Milho

Migdolus fryanus Cana de açúcar

Anthonomus rubi Morango

Grapholita molesta Frutas

Scrobipalpuloides

absoluta Tomate

Considerando essas estruturas químicas, o tipo de estereoisomeria apresentada pelo bombicol é também apresentada pelo feromônio utilizado no controle do inseto

a) Sitophilus spp. b) Mígdolus fryanus. c) Anthonomus rubi. d) Grapholita molesta. e) Scrobipalpuloides absoluta.

R: Letra: E

O bombicol apresenta isomeria espacial (estereoisomeria) geométrica ou cis-trans. O único feromônio que apresenta isomeria cis-trans é

(8)

PROF. HANNS WEBER

QUÍMICA ORGÂNICA – ISOMERIA GEOMÉTRICA – CIS e TRANS – Z e E.

Assunto muito discutido na aula de número 11 tanto no HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA quanto no COLÉGIO EQUIPE, onde em prova caiu estrutura semelhante ao Bombikol. Classificada por mim como MEDIANA por exigir conhecimento específico.

QUESTÃO MEDIANA para FACIL – HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA – COLÉGIO EQUIPE

11 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 70 ; BRANCA – 59 ; ROSA – 82 ; AZUL - 78 -

Após seu desgaste completo, os pneus podem ser queimados para a geração de energia. Dentre os gases gerados na combustão completa da borracha vulcanizada, alguns são poluentes e provocam a

chuva ácida. Para evitar que escapem para a atmosfera, esses gases podem ser borbulhados em uma

solução aquosa contendo uma substância adequada. Considere as informações das substâncias listadas

no quadro.

Dentre as substâncias listadas no quadro, aquela capaz de remover com maior eficiência os gases

poluentes é o(a):

a) fenol. b) piridina. c) metilamina.

d) hidrogenofosfato de potássio. e) hidrogenosulfato de potássio.

R: Letra: D

A vulcanização da borracha, descoberta de GOODYEAR, coloca enxofre para formarem ligações cruzadas fazendo com que a borracha deixe de ser pegajosa no verão e dura e quebradiça no inverno.

Na queima da borracha, ocorre a combustão do elemento enxofre, produzindo o gás poluente SO2 que, na presença da água da chuva, produz a tal “chuva ácida”, contendo ácido sulfúrico (H2SO4).

Para remover esse gás que é um ÓXIDO ÁCIDO, devemos borbulhá-lo em uma solução de CARÁTER BÁSICO (apresenta íons OH–) para neutralizá-lo.

Quanto MAIOR a CONSTANTE DE IONIZAÇÃO DA BASE, MAIOR O CARÁTER BÁSICO da solução e, portanto, mais eficiente na remoção de SO2.

Entre as três substâncias básicas citadas (piridina, metilamina e hidrogenofosfato de potássio), o HIDROGÊNO FOSFATO DE POTÁSSIO apresenta MAIOR VALOR DA CONSTANTE DE EQUILÍBRIO= CONSTANTE DE IONIZAÇÃO = 2,8 . 10–2.

(9)

QUÍMICA ORGÂNICA – POLÍMEROS e FÍSICO-QUIMICA – CONSTANTE DE IONIZAÇÃO=CONSTANTE DE EQUILÍBRIO - QUÍMICA GERAL – FUNÇÕES ÓXIDOS E

NEUTRALIZAÇÕES

Uma bela questão, por exigir conhecimentos químicos variados, pode ser classificada como difícil, embora os assuntos tenham sido muito debatidos em sala de aula tanto no HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA como no COLÉGIO EQUIPE na parte de POLÍMERO e FORÇA ÁCIDA em química orgânica, minha parte específica..

QUESTÃO DIFÍCIL - HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA – COLÉGIO EQUIPE 12 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 71 ; BRANCA – 52 ; ROSA – 83 ; AZUL - 81 -

A lipofilia é um dos fatores fundamentais para o planejamento de um fármaco. Ela mede o grau de afinidade que a substância tem com ambientes apoiares, podendo ser avaliada por seu coeficiente de partição.

Em relação ao coeficiente de partição da testosterona, as lipofilias dos compostos 1 e 2 são, respectivamente:

a) menor e menor que a lipofilia da testosterona. b) menor e maior que a lipofilia da testosterona. c) maior e menor que a lipofilia da testosterona.

d) maior e maior que a lipofilia da testosterona. e) menor e igual à lipofilia da testosterona.

R: Letra: D

Quanto mais APOLAR a substância, maior será o seu coeficiente de partição. Na molécula de testosterona, o grupo X é uma hidroxila (OH), de caráter polar.

Nos compostos 1 e 2, o grupo X corresponde a H e CH3, respectivamente. Ambos são apolares.

As lipofilias dos compostos 1 e 2 são maiores do que a lipofilia da testosterona. QUÍMICA ORGÂNICA – COMPOSTOS ORGÂNICOS – QUIMICA GERAL – LIGAÇÕES

QUÍMICAS – POLARIDADE DAS LIGAÇÕES

Embora os compostos sejam orgânicos resolve-se a questão pelo conceito de polaridade das ligações, assunto de ligações químicas da QUÍMICA GERAL.

(10)

PROF. HANNS WEBER

13 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 74 ; BRANCA – 55 ; ROSA – 86 ; AZUL - 84 -

Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a

temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior.

O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá:

a) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico.

b) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio.

c) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio.

d) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor especifico menor que a de plástico.

e) com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura. R: Letra: A

O tato percebe o fluxo de calor da pele para a bandeja.

O alumínio retira o calor com fluxo maior que o plástico, daí a sensação térmica diferente para sistemas com temperaturas iguais. A condutividade térmica do alumínio é maior que a do plástico e, por isso, a bandeja metálica promoverá uma perda de calor para o gelo mais rápida o que provoca um derretimento mais rápido.

FÍSICO-QUÍMICA – TERMOQUÍMICA

Uma questão fácil e muito prática, envolvendo conceitos de calor específico e das leis da termodinâmica.

QUESTÃO FÁCIL - HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA 14 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 78 ; BRANCA – 72 ; ROSA – 56 ; AZUL - 64 -

TEXTO I

Biocélulas combustíveis são uma alternativa tecnológica para substituição das baterias convencionais.

Em uma biocélula microbiológica, bactérias catalisam reações de oxidação de substratos

orgânicos. Liberam elétrons produzidos na respiração celular para um eletrodo, onde fluem

por um circuito externo até o cátodo do sistema, produzindo corrente elétrica. Uma reação

típica que ocorre em biocélulas microbiológicas utiliza o acetato como substrato.

AQUINO NETO, S. Preparação e caracterização de bioanodos para biocélula e combustével etanol/O2..DisponJvel em: www.~es.usp.br. Acesso em: 23 Jun. 2015 (adaptado).

TEXTO II

Em sistemas bioeletroquímicos, os potenciais padrão (E0) apresentam valores

característicos. Para as biocélulas de acetato, considere as seguintes semirreações de

redução e seus respectivos potenciais:

2 CO2 + 7 H+ + 8 e  CH3COO- + 2 H2O E0 = - 0,3 V O2 + 4 H+ + 4 e  2 H2O E0 = + 0,8 V

SCOTT, K; YU, E. H. Microbial elecirochemlcal and tuel cells: fundamentais and appllcations. Woodhead Publlahlng Serie, ln Enargy, n. 88, 2016 (adaptado).

(11)

Nessas condições, qual é o número mínimo de biocélulas de acetato, ligadas em série, necessárias para se obter uma diferença de potencial de 4,4 V?

a) 3 b) 4 c) 6 d) 9 e) 15

R: Letra: B

Temos que E0O2 > E0 CO2

Cálculo do ∆E0 da biocélula unitária:

O2 sofre redução e CH3COO sofre oxidação.

Cátodo: positivo – 2 O2 + 8 H+ + 8 e  4 H2O + 0,8 V

Ânodo: negativo – CH3COO - + 2 H2O  2 CO2 + 7 H+ + 8e + 0,3 V CH3COO - + 2 O2 + H+  2 H2O + 2 CO2 ∆E0 = +1,1 V

Cálculo do número mínimo de biocélulas: 1 pilha --- 1,1 V

X pilhas --- 4,4 V X = 4

FÍSICO-QUÍMICA – ELETROQUÍMICA - PILHAS

Uma questão medianamente difícil embora trabalhada a exaustão em sala de aula. Um pequeno detalhe, não muito comum nos problemas é a procura do número de pilhas.

MEDIANA para DIFÍCIL - HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA 15 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 82 ; BRANCA – 57 ; ROSA – 71 ; AZUL - 80 -

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que

nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos.

IPCC, 2014. Cllmate Change 2014: syntllesrs report. Olsponlve, em: http://ar5·syt.lpcc.ch. Acmiso em: 22 out. 2015

(adaptado).

Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?

a) Construção de usinas eólicas. b) Tratamento de resíduos sólidos.

c) Aumento da eficiência dos veículos.

d) Adoção de agricultura sustentável de baixo carbono.

e) Criação de diques de contenção em regiões costeiras. R: Letra: E

O aumento dos gases de efeito estufa provoca a elevação da temperatura da atmosfera e o derretimento do gelo sobre os continentes, o que eleva o nível dos oceanos, podendo inundar as regiões costeiras.

Uma estratégia de adaptação a essa nova realidade envolve a construção de diques de contenção em regiões costeiras.As demais estratégias são elementos de mitigação.

QUÍMICA AMBIENTAL – EFEITO ESTUFA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Uma questão fácil, muito comentada em sala de aula quando se falou em outras soluções, que foi feito em Santa Catarina ao se fixar colunas de 3 a 4 pneus usados em cima dos arrecifes naturais e, espera-se o recobrimento dos pneus pelos corais.

(12)

PROF. HANNS WEBER

16 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 83 ; BRANCA – 60 ; ROSA – 75 ; AZUL - 67 -

Primeiroem relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar

para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta toma-se bafo

e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e

se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se

nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se

água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos

parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.

PLATÃO, Timeu-Crilias , Coimbra; CECli, 2011. Do ponto de vista da ciência moderna, os "quatro elementos" descritos · por Platão correspondem, na verdade, às fases sólida, líquida, gasosa e plasma da matéria. As transições entre elas são hoje entendidas como consequências macroscópicas de transformações sofridas pela matéria em escala microscópica.

Excetuando-se a fase de plasma, essas transformações sofridas pela matéria, em nível microscópico, estão associadas a uma:

a) troca de átomos entre as diferentes moléculas do material. b) transmutação nuclear dos elementos químicos do material. c) redistribuição de prótons entre os diferentes átomos do material.

d) mudança na estrutura espacial formada pelos diferentes constituintes do material.

e) alteração nas proporções dos diferentes isótopos de cada elemento presente no material. R: Letra: D

Mudanças de estado estão associadas a estado de agregação molecular. a) Não troca de átomos pois não houve formação de novas substâncias

b) Muito menos uma transmutação nuclear alterando os elementos envolvidos c) Redistribuindo prótons iriam aparecer novos elementos, com novos números

atômicos

d) Mudou o estado de agregação muda o volume ocupado pelo material e) É uma transformação de estado físico e não na estrutura nuclear.

QUÍMICA GERAL – MUDANÇA DE ESTADOS

Uma questão facílima até por eliminação. Vista em diversas ocasiões durante o desenrolar da programação, inclusive em filósofos grego, quando se falou de ANAXÍMEDES DE MILETO (slide 12 – Aula 3) e de PLATÃO. Lembrar que os átomos tinham formas geométricas. Aula de número 3 nos slides 47 à 53, sobre PLATÃO.

FÁCIL - HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA – COLÉGIO EQUIPE 17 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 84 ; BRANCA – 61 ; ROSA – 76 ; AZUL - 68 -

Para cada litro de etanol produzido em uma indústria de cana-de-açúcar são gerados cerca

de 18 L de vinhaça que é utilizada na irrigação das plantações de cana-de-açúcar, que

contém teores médios de nutrientes N, P e K Iguais a 357 mg/L, 60 mg/L e 2 034 mg/L,

respectivamente.

SILVA, M, A, S,; GRIEBELER, N. P.; BORGES, L. C . .Uso de vinhaça e Impactos nas r>ropriedades <fo solo e lençol freatlco. Revista Brasllelra de Engenharia Agricola e Ambiental, n. 1, 2007 (adaptado). Na produção de 27 000 L de etanol, a quantidade total de fósforo, em kg, disponível na vinhaça será mais próxima de:

a) 1 b) 29 c) 60 d) 170 e) 1.000

(13)

Calculando a quantidade de vinhaça produzida:

1L de etanol –––––---–– 18L de vinhaça 27 000L de etanol ––––––– x L de vinhaça x = 18 . 27 000L = 486.000 l de vinhaça Calculando a quantidade de fósforo (P) disponível:

1L de vinhaça –----–––---––– 60mg de P 4,86 . 105 L de vinhaça ––––––– y y = 60 . 4,86 . 105mg = 29,16 . 106mg de P ∴ 1 kg---1.000.000 mg Z Kg---29,16 . 106 mg Z = 29,16 Kg = 26 Kg

QUÍMICA GERAL – ESTEQUIOMETRIA - Semelhante a inúmeras questões trabalhadas em sala.

QUESTÃO FÁCIL - HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA 18 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 85 ; BRANCA – 62 ; ROSA – 77 ; AZUL - 69 -

Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido

de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas.

Consequentemente, a qualidade nutricionaldesses alimentos pode diminuir à medida que os

níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas

décadas.

BLOOM, A. J. et ai. Nitrate assltl'lilalion is lnhibi!ed by elevated co, lfJ lie,kl..grown wheat. Nature Cllmate Change, n, 4, abr. 2:014 (adaptado),

Nesse contexto. a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de:

a) amido. b) frutose. c) lipídeos. d) celulose. e) proteínas. R: Letra: E

A baixa absorção de nitrato pelo trigo irá prejudicar inicialmente a produção de proteínas, visto que estas são moléculas orgânicas que têm nitrogênio em sua composição.

QUÍMICA ORGÂNICA – BIOQUÍMICA - PROTEÍNAS

Assunto debatido em sala de aula quando foi apresenta a Aula 28 em forma de exercícios, sobre os fertilizantes N ;P ; K. e Proteínas.

QUESTÃO FÁCIL - HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA – COLÉGIO EQUIPE 19 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 85 ; BRANCA – 63 ; ROSA – 78 ; AZUL - 70 -

Pesquisadores recuperaram DNA de ossos de mamute (Mammuthus primigeníus)

encontrados na Sibéria, que tiveram sua idade de cerca de 28 mil anos confirmada pela

técnica do carbono-14.

FAPESP. DNA de mamute é revelado. Oisponivel em: http://agencla.fapesp.br.

Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado),

A técnica de datação apresentada no texto só é possível devido à:

a) proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera ao longo dos anos. b) decomposição de todo o carbono-12 pressente no organismo após a morte.

(14)

PROF. HANNS WEBER

R: Letra: A

A técnica de datação apresentada no texto só é possível devido à proporção conhecida entre carbono-14 e carbono-12 na atmosfera ao longo dos anos, pois essa proporção é constante com o decorrer do tempo.

Proporção 14C e 12C no ar Idade dos ossos do mamute compara

Proporção 14C e 12C no osso

O carbono 12 não é radioativo, isso elimina as alternativas b, d e e. A alternativa c é totalmente incorreta. Logo, a fixação do 14 C ocorre somente no organismo vivo através da fotossíntese.

FÍSICO – QUÍMICA - RADIOATIVIDADE

Assunto muito comentado e debatido em sala de aula por ocasião da Aula de número 10 questão 02 (semelhante e onde foi comentado o processo da datação do 14C.

QUESTÃO FÁCIL - HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA 20 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 88 ; BRANCA – 71 ; ROSA – 78 ; AZUL - 76 -

Nucleófilos (Nu-) são bases de Lewis que reagem com haletos de alquila. por meio de uma reação

chamada substituição nucleofllica (SN), como mostrado no esquema:

R-X + Nu--+ R-Nu + X -(R = grupo alquila e X = halogênio)

A reação de SN entre metóxido de sódio (Nu-= CH3O-) e brometo de metila fornece um composto orgânico pertencente à função

a) éter. b) éster. c) álcool. d) haleto. e) hidrocarboneto

R: Letra: A

Reagentes Nucleófilos ou Nucleofílicos (Nu-) como tem carga negativa, são bases de Lewis e, atraem reagentes com carga positiva.

R – X + Nu -  R – Nu + X

-Como na questão pede a reação do metóxido de sódio CH3ONa onde o Nu- = CH3O com o brometo de metlla CH3Br:

CH3Br + CH3O  CH3 – O – CH3 + Br formou, pois, um ÉTER. QUÍMICA ORGÂNICA – REAÇÕES ORGÂNICAS

Assunto visto, detalhadamente, na Aula de número 30, com demais reações orgâmicas.

QUESTÃO MEDIANA - HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA – COLÉGIO EQUIPE 21 - ENEM – BR – 2016 - AMARELA – 89 ; BRANCA – 50 ; ROSA – 79 ; AZUL - 86 -

Os tensoativos são compostos capazes de interagir com substâncias polares e apoiares. A parte iônica dos tensoativos interage com substâncias polares, e a parte lipofílica Interage com as apoiares. A estrutura orgânica de um tensoativo pode ser representada por:

(15)

Ao adicionar um tensoativo sobre a água, suas moléculas formam um arranjo ordenado.

Esse arranjo é representado esquematicamente por:

R: Letra: C

Tensoativo apresenta uma parteamiga de gordura(lipofílica) e uma outra parte amiga de água, ou seja, polar.

A água sendo uma molécula polar, interage com a parte polar do tensoativo, originando o esquema C:

QUÍMICA ORGÂNICA – REAÇÕES ORGÂNICAS

Assunto visto, detalhadamente, na Aula de número 30, com demais reações orgâmicas.

QUESTÃO MEDIANA - HANNS WEBER – CURSO QUÍMICA – COLÉGIO EQUIPE RESUMO GERAL – PROVA QUÍMICA – NATUREZAS ENEM 2016

DIFICULDADE DAS QUESTÕES:

QUESTÕES CONSIDERADAS FÁCEIS – 10 QUESTÕES CONSIDERADAS MEDINAS – 08 QUESTÕES CONSIDERADAS DIFÍCEIS – 03 ALTERNATIVAS CONSIDERADAS CORRETAS:

LETRA A: 04 LETRA B: 05 LETRA C: 03 LETRA D: 05 LETRA E: 04

ASSUNTOS DE QUÍMICA E EM GERAL ABORDADOS: QUÍMICA GERAL: 07 QUESTÕES

FÍSICO-QUÍMICA: 05 QUESTÕES QUÍMICA ORGÂNICA: 07 QUESTÕES QUÍMICA AMBIENTAL: 01 QUESTÃO

FÍSICA QUE SE RESOLVE COM CONHECIMENTO DE QUÍMICA: 01 QUESTÃO

Referências

Documentos relacionados

A alta produtividade dos mangues fornece uma grande quantidade de matéria orgânica e nutrientes os quais são levados para as águas das baias e enseadas

a de Benedicta Maria Duque Vieira, Liberdade e Justiça sob o signo da Revolução de 1820 (Lisboa, 2020) e os livros da autoria de Vital Moreira e José Domingues sob o

Para a indicação do próximo artigo, Gallo (ibidem) escreve que o autor problematiza o que denomina &#34;excessos de governo&#34; nas instituições escolares. Para indicar o

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

Considerando a formação da equipe de trabalho, o tempo de realização previsto no projeto de extensão e a especificidade das necessidades dos catadores, algumas

Flutuação populacional de coleópteros coletados com armadilhas modelo Carvalho-47 adaptado, instaladas na borda (A) e interior (B) do fragmento da Mata Atlântica, durante o período

A pesquisa mostra que a guerra civil no Zaire e conflitos em Ruanda e Uganda diminuíram ainda mais as chances de. sobrevivência desses animais, que em alguns anos poderão estar

O pacote graphicx possui um conjunto extenso de comandos para lidar com a inser¸ c˜ ao de imagens num texto L A TEX. Wichura, The PiCTEX Manual, 3rd ed, Personal TEX